Notícias APVM

Goalball

Goalball

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

DESPORTO ESCOLAR 3º ENCONTRO DE GOALBALL - Zona Oeste

EB do Cadaval

10 de fevereiro de 2016

O Goalball é um desporto adaptado para pessoas invisuais ou de baixa visão, podendo incluir também jogadores visuais, pois todos jogam vendados. Joga-se em silêncio e com uma bola com guizos, sendo necessário identificar a trajetória da bola pela audição. O objetivo do jogo, como se percebe pelo nome, GOAL=GOLO e BALL=BOLA, é a marcação de mais golos que o adversário.

Este encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 23 alunos praticantes, organizados em 7 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Realizaram-se 7 jogos (de 10 minutos - 5’ cada parte), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas das três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se num ambiente de convívio e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

VÊ AS FOTOS AQUI!