Notícias APVM

Matiné de Fado no FAROL – Fado Farol

Matiné de Fado no FAROL – Fado Farol

por Prof.EDF Rui Ruas -
Número de respostas: 0

No passado dia 12 de Março, na Comunidade de Aprendizagem O Farol, realizou-se uma Matiné de Fados denominada Fado Farol.

o

O evento foi delineado e preparado para possibilitar o envolvimento de todos: educadores, professores, crianças e famílias, empenharam-se em dar o seu melhor, para que, através do contributo de cada um, pudessem viver experiências colaborativas, promotoras do desenvolvimento integral das crianças “faroleiras”. Foram verdadeiros momentos de aproximação, envolvimento e celebração da vida da própria comunidade.

o

Contudo, o seu principal objetivo foi o de envolver os pequenos alunos na organização do evento, promovendo a sua responsabilidade, autonomia, respeito, espírito crítico, poder de decisão, espírito colaborativo, autoestima e realização pessoal. De salientar que as crianças (entre os 6 e os 12 anos) participaram em muitas tarefas, tendo sido elas que criaram as ilustrações que deram origem ao cartaz e aos convites para o evento, decoraram a sala, pintaram as criativas toalhas de mesa, aceitaram inscrições, realizaram um trabalho prévio de gestão de recursos, receberam e encaminharam os convidados para as respetivas mesas, venderam e serviram cafés/sobremesas, serviram à mesa, apresentaram o espetáculo, cantaram o fado (sim, também cantaram!) e arrumaram a sala. Sem o envolvimento de todas as crianças (cerca de 35 alunos e suas famílias), nada teria acontecido duma forma tão fresca, genuína, encantadora e simplesmente inesquecível.

o

Simultaneamente, pretendeu-se também angariar alguma verba para a própria comunidade, pelo que os apoios a esta iniciativa foram os mais diversos, tendo-se conseguido tudo o que mais se necessitava dentro da própria comunidade. Salienta-se a participação benemérita dos fadistas Mónica Severino e João Manuel Martins, que conjuntamente com a fadista e “mãe faroleira”, Sílvia Filipe, foram muito bem acompanhados por Fernando Silva na guitarra portuguesa e Eduardo Lemos na guitarra clássica. Com estes fadistas estiveram também em palco as lindíssimas vozes de Ângela Teodoro, Diana Gomes, Filipa Rodrigues, Joana Ghira, Lara Domingos, Lara Silva, Sofia Gomes e Matilde Belchior.

o

A este momento de festa não poderia faltar o patrono do agrupamento, o Sr. Padre Vítor Melícias, o qual teve oportunidade de expressar o seu contentamento e alegria pelo trabalho realizado, abrindo as portas da esperança para um futuro onde a luz do Farol ilumine cada vez mais os corações das crianças, das suas famílias e de todos os professores e colaboradores duma escola que respeita a individualidade de cada um e onde a educação pelo coração é uma prioridade. 

o

Vê AQUI as FOTOS