Curiosidades e comemorações

Amigos de Peniche

Amigos de Peniche

por ex-Prof. Mª João Neto -
Número de respostas: 2

"Amigos de Peniche"

Amigo de Peniche, em Portugal, é uma expressão idiomática que se refere a um falso amigo. Trata-se de uma pessoa que apenas está interessada em receber e ganhar louros às nossas custas e nada nos dá em troca. No Brasil e também em Portugal , há outra expressão equivalente: Amigo da onça.

 

Reza a lenda que a expressão provem da altura das invasões napoleónicas, pois durante o cerco da cidade de Lisboa, as gentes de Peniche prometeram tentar chegar ao Porto por mar de forma a fazer desembarcar víveres, mas nunca apareceram, na verdade, parece que nem tentaram e as pessoas do Porto cada dia desesperavam mais pelos "amigos de Peniche".

 

A lenda descrita no parágrafo anterior, não tem qualquer fundamento histórico, e tal não corresponde à versão mais conhecida (e mais credível) que é a seguinte:

 

Sendo certo que a expressão tem origem nas invasões napoleónicas, no entanto a versão generalizada (e existem factos históricos que comprovam esta tese), refere-se ao facto de, sendo Portugal e a Inglaterra aliados desde há séculos, e sendo a Inglaterra a principal interessada em ter acesso aos principais portos marítimos internacionais (que a França lhe queria bloquear), era de todo o interesse, que o porto de Lisboa, se mantivesse acessível ao comércio marítimo inglês.

 

Assim, os ingleses desembarcaram em Peniche, dizendo que vinham prestar ajuda a Portugal, mas o que ficou na história foi que mal desembarcaram em terra, iniciaram imediatamente pilhagens e todo o género de barbaridades.

 

De Peniche, avançaram até Lisboa, pela rota que ficou na história como Linhas de Torres (Torres Vedras).

 

Desde esse tempo, os ingleses passaram a ser pouco considerados pelos portugueses, desconsideração essa que ainda se acentuou mais na época do Ultimato, que originou uma grande manifestação de indignação no Largo de Camões, em Lisboa.

 

Desde esse tempo, a expressão "Amigos de Peniche", passou a designar todos os falsos amigos.

 

Fonte: Wikipédia