Curiosidades e comemorações

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

por ex-Prof. Mª João Neto -
Número de respostas: 0
Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surge na sequência do rapto de uma miúdo de seis anos, Etan Patz, a 25 de Maio de 1979, em Nova Iorque. Mas só em 1983 o Presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas.


Na Europa, foi em 2002 que este dia foi assinalado pela primeira vez pela Child Focus, uma organização europeia não-governamental criada no seguimento do desaparecimento de duas meninas na Bélgica em 1998, que ficou conhecido como caso Dutroux.


O Dia Internacional da Criança Desaparecida é assinalado em Portugal numa altura em que todo o mundo segue com ansiedade o caso do desaparecimento de Madeleine McCann, criança britânica de quatro anos, a 3 de Maio de uma moradia num aldeamento turístico na Praia da Luz (Algarve), onde dormia com os dois irmãos mais novos enquanto os pais jantavam num restaurante nas imediações.

O desaparecimento de Madeleine McCann continua por esclarecer, passadas três semanas, tendo sido constituído um arguido pelas autoridades. O Instituto de Apoio à Criança (IAC), única organização portuguesa que integra a Federação Europeia para as Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente, tem a funcionar desde Maio de 2004 uma linha verde (1410) destinada exclusivamente à denúncia de desaparecimentos.

Clica nos endereços para veres se conheces algum dos desaparecidos e poderes dar conhecimento às autoridades.
Polícia Judiciária
SOS Criança