Notícias APVM

Notícias do 

Corrente do Bem - 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

Ao longo deste ano letivo a nossa escola trabalhou o projeto “A corrente do Bem”, tendo como grandes objetivos a promoção de comportamentos adequados e atitudes que proporcionem o bem-estar de todos, sempre baseado no respeito pelos outros.

A nossa regra de ouro foi «Não faça aos outros o que não queres para ti».

Na escola esforçámo-nos para não corrermos nos corredores, para falarmos em segredo, para não batermos nem magoarmos os colegas.

Na sala e na Biblioteca ouvimos histórias com grandes lições e entendemos que precisamos de raiva mas não para bater, apenas para seguir em frente e para aprender.

Ao longo do ano muitos foram os progressos e sentimo-nos bem com os resultados alcançados, os quais nos trouxeram força para continuarmos a melhorar no próximo ano.

“Vais ver como é bom cumprir para vencer e perceber que a escola é para aprender e brincar. Anda connosco. Esquece o lutar!"

Vê o Vídeo !

                                                    

Projeto Yoga com crianças – EBI Padre Vítor Melícias 1º ciclo

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No seguimento do projeto iniciado no ano letivo anterior, “Yoga com crianças”, os alunos das turmas 4B e 3B, usufruíram semanalmente de aulas de yoga.

Na prática de yoga com crianças, o objetivo é orientar toda a sua vitalidade para o desenvolvimento harmonioso, ao nível físico, mental, emocional e social, sem forçar nada apenas a incentivar a criança a expandir a sua criatividade, a ouvir os seus sons internos (respiração e batimentos cardíacos) e a executar posturas físicas que promovem a flexibilidade, a resistência e uma boa coordenação corporal.

Além do desenvolvimento físico e respiratório, o yoga atua ao nível do sistema nervoso promovendo o relaxamento e a concentração, tão necessários ao saber estar na escola.

Testemunhos dos alunos sobre as aulas de Yoga

Gostei das aulas…

Diverti-me muito…

Gostei muito, a parte que mais gostei foi a 1ª parte, onde fazemos jogos…

As aulas são giras…

Eu gostava de fazer bem os exercícios…

Gostei dos exercícios todos que fizemos e dos jogos…

Gostei de fazer o menino, a cobra e a árvore…

Era bom…

Sentia-me bem e feliz…

Sentia-me calmo/a…

Gostei da professora…

Parecia que o meu corpo não se mexia, mas estava a mexer…

Eu na Saudação ao Sol, sentia-me bem…

Sentia o meu coração, sentia todo o meu corpo…

Sentia-me bem e o corpo mole…

Sinto o meu coração a bater…

Sentia-me bem depois das aulas de yoga, porque fazia muito relaxamento…

Senti a respiração…

Ouvi o meu estômago e o coração…

Senti-me calma, os pensamentos maus vão-se embora…

[vê as fotos aqui]

Desporto Escolar - Golfe

por Prof.ING Helena Narciso -

Aproxima-se o final do ano lectivo e concluiu-se já o circuito de Golfe do Desporto Escolar da região Oeste no qual, mais um ano, voltámos a estar presentes.

Tendo participado com jogadores nos três níveis de prova – Principiantes, Intermédios e Avançados, obtivemos as seguintes classificações:

Principiantes masculinos:

1 º lugar – Claúdio Duarte – 6 º A

2 º lugar – Ivo Ferreira – 7 º D

4 º lugar – Nuno Caseirito – 6 º A

17 º lugar – João Paulo Oliveira – 7 º D

Intermédios Masculinos

2 º lugar – Mihai Ene – 6 º B

4 º lugar – Luís Lopes – 8 º A

5 º lugar – Frederico Monteiro – 5 º B

Avançados Masculinos (Resultado Net)

2 º lugar – Renato Silva (aluno da ES Madeira Torres que continua a treinar com a nossa escola)

3 º lugar – João Barros - 7 º B

5 º lugar – David Abreu – 8 º C

6 º lugar – Lucas Barros (aluno da ES Madeira Torres que continua a treinar com a nossa escola)

Parabéns aos nossos jogadores e esperamos que para o ano mantenham o seu empenho e a sua vontade de progredir na modalidade.

Registamos também o nosso agradecimento ao Campo de Golfe do Vimeiro e ao Campo Real por nos disponibilizarem os seus espaços para trabalhar com os alunos, permitindo assim desenvolver o Golfe.

A professora responsável

Rosa Helena Oliveira

As fotos AQUI

Exame DELFscolaire 2012

por Prof.POR Anabela Caldeira -
ds

da

Pelo terceiro ano consecutivo, os docentes de francês da nossa escola prepararam alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2012, os quais conferem o diploma de nível A1, A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. 

Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Francês de Portugal. 

Alguns dos alunos abaixo mencionados têm vindo ao longo destes três anos e de uma forma gradual a realizar exames com maior grau de dificuldade. Assim, os alunos que iniciaram no ano letivo 2009/2010, concluíram com sucesso o exame B1, e alguns dos alunos que realizaram o exame A1 no ano letivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 com igual sucesso. 

Este exame compreende as seguintes competências: 

-  Compreensão oral; 
-  Compreensão escrita; 
-  Produção escrita; 
- Produção oral. 

Constatamos, mais uma vez, que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca são em vão, não esquecendo que alguns alunos abaixo citados concorreram em pé de igualdade com alunos do secundário. 

Felicitamos, assim,  os alunos participantes: 

Exame nível A1 
7ºA 
- Miguel Martins da Cunha – 69,5%

7ºB 
- Ana Catarina Germano Marçal – 60% 
- Ana Rita dos Santos Capelas – 71% 
- Gonçalo Filipe Rito – 60% 
- João António Santos Avelar – 68,5% 
- Tiago Cristiano Portela da Silva – 66,5% 

7ºC 
- André Miguel Garcia – 53% 
- Ana Mafalda Roque – 70,5% 
- Felícia Chercez – 67% 
- Mariana Filipa Abreu – 59,5% 
- Rodrigo Mendes Farinha – 61% 

8ºA 
- Luís Carlos da Silva Lopes – 74% 
- Sílvia Daniela Machado – 67,5% 

8ºB - Honório Vinicius de Oliveira - 71,5% 

Exame nível A2 

6º D 
- Loic Policarpo Andrade – 81% 

8ºA 
- Bebiana Gomes Martins – 81,5% 
- Carolina Miranda Francisco – 60,5% 
- Maria Margarida Mendes Antunes - 78,5% 

9ºA 
- Solange Filipa Fernandes Jordão – 64,5 
- Beatriz Ferreira da Costa – 60% 

9ºB 
- Beatriz Ferreira da Costa – 60% 
- Bruna Raquel Dinis Rodrigues – 76% 
- Patrícia Roque Moreira – 80% 

 Exame nível B1 

8ºA 
- Maurice dos Santos – 73% 

9ºA 
- Cristiano Emanuel Ribeiro Esteves – 61,5% 
- José Gabriel da Silva Figueiredo – 56,5% 

9ºB 
- Daniela Sofia Antunes Rodrigues – 72,5% 

 Nos Félicitations! 


 Les professeurs: 

Agostinho Castro 
Anabela Reis 
Margarida Cecílio

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento e Museu da Carris

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 25 de Maio fomos a uma visita de estudo ao Museu da Carris e ao Pavilhão do Conhecimento. Participaram na visita as turmas da Professora Paula, Raquel, Nancy, Jesus, a Professora Marta, Manuela e Alexandra.

No Museu da Carris vimos muitos eléctricos e autocarros de antigamente e aprendemos um pouco sobre a história dos transportes. No Pavilhão do Conhecimento fizemos várias actividades e experiências.

No Museu da Carris andámos num eléctrico de 1901, tinha 111 anos. Já tinha transportado os reis! A Carris foi fundada em 1901 por dois senhores brasileiros.

Depois fomos ao Pavilhão do Conhecimento, tínhamos três salas para de visitar. Na primeira sala vimos a exposição “O mar é Fixe” onde havia uma piscina de bolas, um barco onde espreitávamos lá para dentro e várias atividades relacionadas com diversas espécies de barcos. Na segunda sala havia coisas de tecnologia para explorar: a cortina de sabão, experiências com o som, luz, força, como tirar fotografias, etc. Na última sala havia um espaço/parque onde podíamos brincar e experimentar outras actividades.

A visita foi muito divertida e aprendemos coisas novas.

[vê as fotos aqui]

Semana das línguas, das ciências sociais e humanas e da leitura - de 14 a 18 de maio!

por Prof.POR Anabela Caldeira -

SEMANA DA COOPERAÇÃO

Entre os dias 14 e 18 de maio decorreu a SEMANA DA COOPERAÇÃO, que envolveu diversos departamentos do nosso Agrupamento.

Ao longo da semana dinamizaram-se várias atividades, o dia do Pré-Escolar, com a colaboração do Grupo RiBombar, do Projeto Cant’um conto e da nossa exímia cantora, professora Sílvia Filipe; seguiram-se, o dia do 4º ano, o dia do Francês, o dia do Português e o dia do Inglês, desenvolveram-se atividades de leitura, com Histórias da Cooperação, o Muro da Paz e dos Direitos Humanos, dramatizações e o encontro com o escritor José Fanha, em colaboração com a BECRE, não esquecendo ainda os magníficos trabalhos que ilustraram a Semana da Cooperação, com que nos presentearam os alunos e professores do departamento de Expressões e cuja exposição se encontra patente no Mercado Municipal.

Um obrigado a todos aqueles que se empenharam para que esta semana pudesse ser um sucesso e aqui fica um especial agradecimento, aos alunos do Curso CEF de Cozinha e à sua formadora, professora Sílvia Santos, pelo seu empenho e excelente colaboração na confeção de saborosos petiscos relacionados com a gastronomia portuguesa, francesa e inglesa, que em muito contribuíram para o sucesso desta semana. Esperamos que continuem a deliciar-nos com as vossas “saborosas” refeições.

Dia do Pré-Escolar

por Prof.ING Helena Narciso -

Os  Jardins de Infância do APVM, no dia 16 de maio de 2012, reuniram-se no Parque Verde da Várzea durante o período da manhã no V Encontro do Pré Escolar.

 Colaboraram neste evento a comunidade educativa: BECRE, grupo Ribombar, Projeto Cant’um conto, participação de professores, alunos e encarregados de educação que dinamizaram sessões de jogo, movimento e dança. Contamos mais uma vez com a participação dos alunos da ESCO, com a dinamização de várias atividades. A GNR de Torres Vedras esteve presente com uma sessão cinotécnica lúdica e pedagógica e houve também o apoio ao nível da segurança da PSP.

Após o tempo de atividades programadas as crianças puderam conviver e partilhar brincadeiras e um almoço de piquenique. Para finalizar o encontro foi feita uma troca de “corações criativos” realizados pelas crianças. Entre todos vivenciamos e partilhamos momentos divertidos como mostram as imagens…

Agradecemos a colaboração de todos os que contribuíram para o sucesso deste evento nomeadamente a Direção do Agrupamento.

Bem hajam!

As fotos, AQUI

Teatro "O Nabo Gigante"

por Prof.ING Helena Narciso -

Teatro O Nabo Gigante

No dia 12 de maio, no teatro-cine de Torres Vedras, teve lugar a apresentação do teatro O Nabo Gigante. Este conto tradicional russo foi escrito por Alexis Tolstoi, no século XIX e adaptado para texto dramático pelo 6ºA, na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Ana Cláudio e Agostinho Castro. As personagens animais foram representadas por bonecos articulados elaborados na disciplina de Educação Visual e Tecnológica com as professoras Olga Correia e Sílvia Filipe. A dramatização foi acompanhada por coro e orquestra (5ºA, 6ºC e Clube Som da Malta) conduzidos pela professora Natércia Silva.

Este projeto nasceu de um desafio da Fábrica das Histórias que escolheu O Nabo Gigante para trabalhar o tema da Cooperação no âmbito do Ano Europeu das Cooperativas.

O teatro-cine encheu para ver o teatro e as Curtas Infantis – animações realizadas por algumas escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância a partir das personagens do mesmo conto e todos foram muito aplaudidos.

Após a apresentação do teatro, os participantes foram brindados com uns doces elaborados pelos alunos do CEF de Cozinha.

Os alunos participantes adoraram a experiência – foi inesquecível!

O espetáculo vai ser novamente realizado no próximo dia 27 de maio, no Centro social de S. Sebastião, no Sobreiro Curvo.

Informação elaborada pelos alunos do 6ºA

Fotos: António Abreu e professor J. Pinto Gonçalves      AQUI

Visita ao Convento de Mafra e Olaria 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 18 de maio de 2012, as turmas 6B e 3B da escola Padre Vítor Melícias realizaram uma visita de estudo ao convento de Mafra e a uma Olaria da aldeia Típica de José Franco no Sobreiro.

O objetivo da visita, no âmbito do estudo do meio, era para os alunos conhecerem o meio local, monumentos, factos e datas sobre a história do nosso País.

No convento a visita foi orientada por guias (a criada Maria Joaquina e a princesa Maria Bárbara) que recriaram a época de D. João V, exemplificando como se vivia no séc. XVIII. Os alunos conheceram, de forma lúdica, os vários espaços do convento, desde corredores, salas, aposentos dos reis, enfermaria, Biblioteca entre outros.

Após a visita os alunos almoçaram no jardim do Cerco donde partiram para a aldeia típica de José Franco.

Já na Olaria, o senhor Armando explicou-lhes todo o processo manual de transformação do barro. Observaram o oleiro a trabalhar, as peças a secar, a pintura e a cozedura num forno elétrico. As peças eram vendidas numa loja da aldeia típica, a qual visitaram também como a ajuda de um guia.

O regresso à escola aconteceu por volta das 16 horas.

As fotos, AQUI

Exposição alusiva ao tema da COOPERAÇÃO _ Mercado Municipal de Torres Vedras. A não perder!

por Prof.POR Anabela Caldeira -
Exposição do Mercado Municipal - “COOPERAÇÃO” 

m

Com base na nomeação do ano de 2012 como “Ano da Cooperação”, este APVM mobilizou a comunidade educativa no sentido de promover a união de esforços e vontades na realização de um projeto comum. 

Todo o trabalho realizado nas nossas escolas em torno daquele tema aglutinador esteve centrado nos valores que a própria cooperação envolve: a (inter) ajuda, a partilha, a união, a amizade, … sendo o CORAÇÃO símbolo por excelência dessa forma de interação entre todos. 

A exposição, aberta ao público durante o mês de maio/2012 no espaço do Mercado Municipal de Torres Vedras, é o resultado visível e material de como se envolveu esta comunidade educativa no desenvolvimento de um campo - que não se restringe ao conhecimento - mas, e sobretudo, à promoção de valores de que a sociedade atual tanto carece. 

Fica o louvor a quem tanto deu, partilhou e tornou possível esta colorida e “rica” exposição (de corações!).

Eletricidade no 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 26 de abril de 2012 vieram à escola do 1º ciclo EBI Padre Vitor Melicias o professor Nuno Taxa e dois alunos, Ricardo Santos e João Silva para explicarem alguns assuntos sobre a eletricidade.

Com esta apresentação os alunos da turma 6B compreenderam a importância da eletricidade e os cuidados a ter na sua utilização.

Durante esta aula, os alunos realizaram experiências com lâmpadas, uma bússola, uma campainha e uma ventoinha.

Mostraram que estes objetos funcionavam através da eletricidade.

Aprenderam ainda que uma pilha tem dois polos, um positivo e um negativo, e que, os eletrões são corpos minúsculos que não se veem a olho nu.

Após a exposição de conteúdos e a realização de experiências, a turma elaborou várias atividades de registo que contemplaram vários tipos de texto (notícia, carta, texto instrucional, poético) e pesquisas sobre o assunto.

Os trabalhos encontram-se registados na página da turma na plataforma Moodle.

Os alunos da turma 6B e a professora agradecem a disponibilidade e amabilidade do professor Nuno e dos alunos João e Ricardo.

aqui as fotos

Visita de Estudo do 5º ano_Centro interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Visita de estudo dos alunos do 5º ano ao Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça

No dia 9 de maio, os alunos do 5º ano acompanhados pelos professores de HGP, rumaram aos campos da batalha de Aljubarrota( em S. Jorge),onde assistiram a uma simulação interativa da batalha e tomaram contato com protótipos das armas utilizadas.

A visita terminou com um passeio pelos campos onde as tropas estavam estacionadas e eclodiu a refrega.

Após o almoço, no parque de merendas do espaço visitado, o grupo dirigiu-se ao Mosteiro da Batalha a fim de observar o estilo gótico do monumento, tendo de seguida rumado ao Mosteiro de Alcobaça, onde realizou uma visita detalhada.

As fotos, aqui!

Encontro de bombos: O Ritmo da Escola invadiu a cidade de Torres Vedras...

por Prof.POR Anabela Caldeira -
O Ritmo da Escola Invadiu a Cidade de Torres Vedras...


Pelas nove horas da manhã, já a azáfama era grande nos dois locais da cidade onde estava previsto começar e acabar o primeiro desfile: o Jardim da Graça e a Praça do Mercado Municipal. As equipas de voluntários do "Staff" ajudavam a montar as mesas para o grupo que ai ficaria, alguns dos elementos mais velhos do RiBombar, ajudavam a montar o som, enquanto no Convento da Graça se faziam os preparativos para a receção aos grupos. Em permanente contacto com os responsáveis dos grupos participantes íamos, com os elementos da PSP, acertando a logística dos diversos percursos e os respetivos horários. 

Pelas 10:30h, hora prevista, iniciávamos o desfile, com três percursos diferentes em direção ao local de encontro, a Praça do Mercado Municipal, onde já se encontrava o grupo Eco Sound, que devido a dificuldades de mobilidade do grupo, dado tratar-se de um grupo que usa percussões feitas a partir de material reciclado, faria toda a sua atuação no local. 

De acordo com a numeração previamente estabelecida, e com a excelente colaboração dos elementos voluntários do nosso "Staff", 20 alunos dos 8º e 9º anos, e as professoras Ana Cláudio e Natércia Silva, tudo decorreu com relativa fluência e normalidade. 

O Grupo Batucando, seguiu o percurso 1, o Borabombar, o 2, o BungaRitmo, o 3, o Dagadágada, o 1, o Eclodir Azul, o 2 e o Ribombar o 3. 

O Grupo de Amares - Braga, havia entretanto comunicado que estava atrasado, pelo que decidimos avançar com o desfile e marcar o local de chegada para este grupo, no Mercado, onde iriam decorrer as exibições. A preciosa colaboração da PSP, ao colocar um batedor à frente do autocarro, à saída da A8, permitiu ao grupo Escolábombar chegar a tempo de fazer a sua exibição e integrar-se no programa que estava delineado. 

Por volta das 11h, de acordo, com o programado deu-se início às exibições dos grupos na Praça do Mercado. foram cerca de 90 minutos, de muito ritmo e animação, que culminou numa atuação conjunta de todos os participantes, cerca de duas centenas, ao rimo bem português da Chula. Os Gaiteiros do Ribombar fizeram soar a melodia e todos em uníssono fizeram troar os seus bombos, caixas, timbalões e outras percussões, que numa cadência bem ritmada se fizeram ouvir por todo o centro histórico da cidade. Fica aqui um video ilustrativo desse momento:

 Finda a atuação foi entregue a todos os grupos um saco, com algumas lembranças, material promocional da cidade e do concelho, bem com o uma placa comemorativa e uma caixa de pasteis de feijão, oferta da Fábrica Coroa. 

Mas a jornada não terminaria aqui, a parte mais árdua do dia estava para vir, um desfile dos grupos até à escola anfitriã, a EBI Pe Vitor Melícias, onde, após 2,2Km sob um sol intenso e um calor abrasador, chegámos finalmente por volta das 13:30h. Pelo meio, uma pequena paragem de cada grupo junto da ESCO, onde os alunos daquela escola nos aguardavam e aplaudiam com entusiasmo todos os grupos que ali se exibiam. 

 Chegados à escola cada um deu o seu melhor em mais uma exibição de cada grupo, no nosso espaço Multiusos. Já passava das 14h, quando chegou o merecido almoço, servido a todos no refeitório da escola. Não fora o lanche a meio da manhã, oferecido pela Câmara Municipal e o apetite seria muito mais voraz, atendendo ao esforço feito durante a longa caminhada. 

Dos participantes recolhemos a satisfação por terem participado nesta jornada de convívio e troca de experiências, promentendo encontrar-nos, muito em breve em qualquer outro evento do género. 

Da nossa parte a sensação do dever cumprido e a satisfação por pertencermos a uma escola que é dinâmica, empreendedora, criativa e motivadora. 

Agradecer à direção do Agrupamento pelo apoio recebido desde a fase de conceção até à concretização; aos alunos voluntários, aos funcionários que connosco colaboraram e aos professores que nos apoiaram, desde a elaboração do cartaz, à construção das placas identificativas, até à operacionalização; 

 À Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente que, desde a primeira hora apoiou o evento; às Juntas de Freguesia de S. Pedro e Santiago e Ponte do Rol e aos patrocinadores Sr. Carlos Antunes, do Moinho do Paúl e Sr Renato Valente, da Farmácia Sta Cruz e Laboratório Valanálises. 

Por Fim, ao nosso patrono, Sr Padre Vitor Melícias que manifestou sempre um grande apoio ao Grupo Ribombar e a este evento e, embora não podendo ter estado presente como estava previsto, não deixou de vir à escola no final do compromisso que o impediu de estar no evento à hora combinada, manifestar o seu apoio e justificar a sua ausência pessoalmente. 

Por fim, agradecer a todos os elementos do Ribombar, aos atuais e aos que ao longo destes seis anos, connosco dividiram e partilharam grandes jornadas de convívio, por esse Portugal fora, pela realização pessoal e profissional que nos têm proporcionado e que neste grande evento, esteve, mais uma vez, patente.

Aqui ficam as fotos do evento:

Concursos de Contratação de Escola para recrutamento de pessoal docente

por Prof.GEO Artur Santos -
ESCLARECIMENTO

Sendo vários os candidatos a colocarem questões referentes aos concursos de "contratação de escola" para recrutamento de pessoal docente para os 2 horários colocados a concurso, um para o grupo 620 (ANEXO 1) e outro para o grupo 510 (ANEXO 2), esclarece-se o seguinte:
Os concursos de "contratação de escola" regem-se pelo Decreto-Lei 35/2007, de 15 de fevereiro;

De acordo com o ponto 2 do artigo 6º desse normativo "cabe ao órgão de direção executiva da escola fixar os critérios objetivos de seleção em que assenta a decisão de contratar, colhido o parecer vinculativo do conselho pedagógico";

Assim sendo, o Conselho Pedagógico, em reunião de 15 de julho de 2011, decidiu que na definição dos critérios para seleção de docentes dos grupos de recrutamento definidos, dever-se-iam ter em conta as seguintes orientações:
- incluir em 1º lugar condição que permita dar continuidade aos professores do Agrupamento de Escolas, desde que seja do interesse destes e da Escola;
- considerar as condições do concurso nacional;

Deste modo, os candidatos selecionados, para ambos os grupos de recrutamento são profissionalizados (2º critério) e escolhidos primeiramente pelo critério da graduação profissional, colocado por ordem.
Mais, se informa, que no caso do grupo 620, os três primeiros candidatos não estavam interessados, por razões diversas e pessoais, de acordo com o contacto telefónico efectuado pela direção deste Agrupamento. Assim, o candidato selecionado, seguindo a ordem na lista encontra-se na 4ª posição.
As listas ordenadas encontram-se publicadas em anexo, salvaguardando-se que apenas os dados referentes ao candidato colocado são verificados.
8 de maio de 2012
A Diretora
Elisabete Mª Galvão Jerónimo


Anexo 1: Grupo 620
Anexo 2: Grupo 510

Projeto Palavras Sentidas_Partilha de Palavras e Antologia Poética _ 19/04 - Teatro Cine Ferreira da Silva

por Prof.POR Anabela Caldeira -
PROJETO PALAVRAS SENTIDAS 2012



No passado dia 19 de abril, teve lugar no Teatro-Cine Ferreira da Silva, mais uma apresentação inserida no âmbito do projeto Palavras Sentidas, que todos os anos nos proporciona momentos inesquecíveis de poesia.

A cerimónia contou com a já habitual Partilha de Palavras – momento de declamação de poemas de autores portugueses – e ainda com a entrega de prémios aos alunos cujos poemas foram selecionados, na primeira fase do concurso, para integrar a Antologia Poética.

A nossa escola esteve, mais uma vez, à altura do acontecimento:

Escalão A – 2º ciclo
1ºPrémio:
Mariana Silva e Samuel Ventura – 6ºA

Escalão B – 3º ciclo
1ºPrémio:
Daniela Rodrigues – 9º B

3ºPrémio:
Bebiana Antunes – 8ºA


Parabéns a TODOS os alunos que contribuíram com a sua excelente participação!

Parabéns aos professores responsáveis por este projeto, pelo facto de incentivarem o gosto pela poesia nas camadas mais jovens da população escolar!

pp
p
pp

Sessão de Sensibilização “Prevenção do Tabagismo”

por Prof.ING Helena Narciso -

  No âmbito do Programa de Educação para a Saúde e inserido na temática da prevenção dos consumos, realizou-se no dia 23 de abril, uma sessão de sensibilização de prevenção do tabagismo destinada aos alunos do 7º ano, sob a orientação do Doutor Luís Saboga Nunes, professor na Escola Nacional de Saúde Pública. Esta sessão teve como objetivos alertar os alunos para os efeitos nocivos do tabaco, assim como prestar esclarecimentos sobre a dependência física e psicológica do mesmo. No final da sessão os alunos puderam efetuar voluntariamente o teste ao monóxido de carbono existente no organismo.

 

As fotos AQUI

Feira da Saúde

por Prof.ING Helena Narciso -

Nos dias 13, 14 e 15 de Abril, realizou-se uma Mostra de Serviços de Saúde e Bem – Estar, promovido pela CMTV, no âmbito do projeto “Torres Vedras Saudável”. O nosso agrupamento, reforçando a parceria que tem vindo a desenvolver neste projeto, fez-se uma vez mais representar no evento, tendo ficado a coordenação do mesmo a cargo da equipa PES que promoveu e dinamizou o stand do agrupamento, com o apoio de outros docentes. A participação dos alunos do CEF de cozinha, orientados pela docente Sílvia Santos, foi um dos pontos altos do evento nas várias demonstrações que realizaram da cozinha saudável, muito apreciada pelo público. O tema central do stand incidiu na alimentação saudável e foi decorado com trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, tendo também promovido os produtos biológicos que alguns Jardins de Infância cultivaram nas suas hortas.

A equipa PES agradece a colaboração de todos os que se disponibilizaram para a concretização desta atividade, em especial às educadoras Manuela Filhó, Maria do Carmo Silva, Fátima Pires e professoras Eduarda, Celeste Simões, Nancy Pinto, Olga Correia e Ana Rodeia. Felicitamos igualmente os alunos de cozinha pelo profissionalismo e empenhamento demonstrados, mais uma vez, em representação do agrupamento.

  A Coordenação do PES

AQUI  algumas das fotos das atividades dinamizadas

aqui o texto elaborado pelos alunos do 5ºA!

Notícia da Semana da Leitura/PNL 2012

por Prof.ING Helena Narciso -

Decorreu de 12 a 16 de Março a Semana da Leitura /PNL na Biblioteca Escolar do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias.

Durante esta animada semana os alunos envolveram-se em atividades de leitura e partilha de trabalhos. Todas as turmas receberam a visita de alunos do 4º ano que partilharam leituras sobre a história “A árvore dos abraços” e “Quem mexeu no meu queijo?”.

Na biblioteca decorreram várias sessões de “Chá frio com letras” onde partilhamos histórias, lengalengas, poesias e outros trabalhos. Os alunos do JI/CAIC da Boavista também estiveram connosco.

O professor de música de AEC aceitou o nosso desafio e realizámos duas sessões de “Palavras Cantadas”, que muito agradaram a toda a comunidade escolar.

Este ano contámos com a presença de duas mães que vieram contar histórias aos alunos. Muito obrigado pela experiência.

Iniciámos a construção de um “Biombo com Histórias”, com materiais reciclados, que vai servir para expor trabalhos.

Agradecemos o envolvimento de todos os docentes, alunos e comunidade escolar. Obrigada a todos.

As fotos AQUI

17 a 22 de março de 2012 - Visita de Estudo a França (Paris, Versailles, Tours e Poitiers)

por Prof.POR Anabela Caldeira -
ve

O grupo de professores de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias promoveu uma visita de estudo a França, com o objetivo de promover o enriquecimento dos alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico mas também a nível pessoal e humano. Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 17 e 22 de março de 2012 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.

O programa foi o seguinte:

• 1º dia Em viagem;

• 2º dia18/03 - Paris - Disneyland;

• 3º dia19/03 - Paris: Catedral de Notre Dame, Museu do Louvre, subida à Torre Eiffel, passeio em “Bateau Mouche” e passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe, etc. e passeio a pé pelas ruas da cidade;

• 4º dia 20/03 - Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre; partida para Versailles e visita ao palácio e partida para Tours;

• 5º dia21/03 - Poitiers: Visita ao Futuroscope e regresso a Portugal após o espetáculo final “Le mystère de la note bleue”.

A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação, boa disposição e bom comportamento de todos os participantes, segundo a opinião da própria agência organizadora. Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível, que culminará com a devolução do guião de exploração dos locais visitados, distribuído aos alunos no início da visita, pelos professores de francês.

De salientar o bom serviço prestado pela agência Pinto Lopes Viagens, na pessoa dos seus colaboradores Freddy Castro e Carlos Costa, que nos acompanharam ao longo de toda a viagem, a quem muito agradecemos pelo apoio, orientação e excelente disposição. 

Obrigado a todos!

Aqui ficam as imagens:

Caminhada ao Castro do Zambujal

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 20 de Março, realizou-se na nossa EBI, uma caminhada aberta à participação da comunidade educativa, na qual participaram mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.

O percurso não foi muito fácil, principalmente para quem não está habituado a caminhar, pois tinha cerca de 13 Km e algumas subidas acentuadas …

O trajeto foi delineado para passar por diferentes marcos do património da nossa cidade - FORTE DE S.VICENTE, CONVENTO DO VARATOJO e CASTRO DO ZAMBUJAL – todos representativos de conjunturas históricas muito diferentes. Para uma melhor compreensão dos locais visitados, tivemos a valorosa colaboração do professor Moedas Duarte, da Associação do Património de Torres Vedras, que, com toda a sua simpatia nos desvendou a “magia” que emerge de cada um destes locais.

A caminhada decorreu ambiente alegre e descontraído, tendo-se cumprido plenamente os objetivos propostos.

De salientar a fantástica colaboração dos alunos das três turmas de CEF, os quais demonstraram grande responsabilidade e disponibilidade na organização deste evento. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO.

Parabéns a todos os caminheiros … particularmente àqueles que há uns dias atrás pensavam que não conseguiam aguentar 13Km. Poder-se-á agora perguntar : “Agora que já sabem que afinal são capazes, de que mais serão capazes e ainda não o sabem? O que se segue?”

E como o caminho se faz caminhando, quem sabe quando teremos outra oportunidade de caminhar todos juntos … até breve!

AQUI as fotos!

Concurso "Fotografar o Mar"

por Prof.ING Helena Narciso -

O mar, uma maravilha natural aqui tão perto. Observa o mar com “outros” olhos e capta as melhores imagens.

Entrega duas das tuas melhores fotografias até dia 31 de Maio, às professoras Fernanda Silva ou Idália Miranda.

 

Participa!

Comemoração do Dia da Terra - Concurso

por Prof.ING Helena Narciso -

Concurso - “ Um planeta de resíduos sem lixo”

No dia 22 Abril comemora-se o “Dia da Terra”, nosso planeta, nossa casa, mas nem sempre bem tratada.

Com o objetivo de alertar toda a comunidade para o estado atual do planeta, propomos a construção de um “Planeta Terra” utilizando apenas resíduos.

Este concurso está aberto à participação de todos os alunos da Escola - 1º, 2º e 3º ciclos.

O prazo de entrega dos trabalhos será no dia 21 de Abril (professoras – Fernanda Silva ou Idália Miranda).

Usa a tua imaginação e surpreende-nos.

O “nosso” planeta agradece.

Palavras Sentidas

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Projeto Palavras Sentidas

No dia 7 de março de 2012, na BECRE, realizou-se mais uma vez um concurso de declamação de poesia, tendo participado os alunos do 2º e 3º ciclos.
Este concurso integra-se no projeto “Palavras Sentidas” que envolve alunos de várias escolas que irão declamar poemas de autores portugueses ou da sua própria autoria, no dia 18 de abril, no Teatro Cine, em Torres Vedras.
Do 2º ciclo houve 9 participantes, tendo saído como vencedores:
• 1º lugar - Mariana Silva e Samuel Ventura, do 6ºA;
• 2º/3º lugar – Inês Santos, Joana Gomes e Margarida Vitorino, do 6ºA, e Beatriz Onofre, do 6ºD.
No 3º ciclo, houve 22 participantes, tendo ficado nos primeiros lugares:
• 1º lugar- Joana Boaventura e Zaqueu Umbelino, do 8ºC;
• 2º lugar - Rafaela Camões, do 7ºA;
• 3º lugar - Daniela Rodrigues, do 9ºB e Bebiana Martins, do 8ºA.

AQUI podes ver as fotos da atividade.


Parabéns a todos os participantes nesta iniciativa.


7ºD

(Editado por Prof. Helena Narciso Rodrigues em Thursday, 8 March 2012, 14:16)

JI de Penafirme - Carnaval 2012

por Prof.POR Anabela Caldeira -
JI DE PENAFIRME

CARNAVAL 2012

O JI de Penafirme concorreu a um concurso de expressão plástica promovido pelo grupo "Marias Cachuchas" com o tema "O Carnaval de Torres Vedras", tendo obtido o primeiro lugar de trabalho coletivo comum triptico. 

t

O prémio foi entregue no Mercado Municipal pelas 14h horas no sábado dia 25 com algumas das crianças da sala da  Educadora Teresa Mourão de Almeida.

Também no que se refere ao Carnaval e relativamente à participação deste JI no Corso Escolar, as pranchas de surf feitas pelas crianças encontram-se em exposição na montra principal da Loja ManelSport, no centro de Torres Vedras.


Parabéns!

Grupo de Educação Física - Caminhada de escola ao Castro Zambujal

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Colegas,

No próximo dia 20 de março realizar-se-á uma caminhada de escola ao Castro Zambujal.

A saída da escola está prevista para as 9h, em direção ao Varatojo, e o regresso por volta das 14h30m.

Os alunos terão de ser acompanhados por professores da turma, num rácio de dez alunos por professor, pelo que os diretores de turma deverão proceder à inscrição dos grupos de alunos das suas turmas e indicar o nome dos professores responsáveis pelos mesmos, em documento que se encontra afixado na sala de professores.

Para qualquer dúvida contactem um elemento do grupo de Educação Física.

Espera-se que todos adiram entusiasticamente a esta iniciativa e que possamos concretizar mais uma grande atividade que envolverá toda a comunidade educativa.

17/02 - CARNAVAL 2012 - Corso Escolar - APVM

por Prof.POR Anabela Caldeira -

CARNAVAL 2012

CORSO ESCOLAR!

No dia 17 de fevereiro, a nossa escola participou "em peso" em mais um corso escolar do Carnaval de Torres Vedras. 

Estiveram envolvidos nesta iniciativa os alunos dos Jardins de Infância, escolas do 1º ciclo e EB 2,3 do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, acompanhados dos respetivos professores, o grupo de percussões RiBombar e também o Clube Bué d'Artes, que muito contribuiram para a animação do desfile.

Este ano contámos também com a presença de dois professores da Escola de Soibada, que se encontram entre nós por um período de dois meses, no âmbito da geminação entre as duas escolas.

De salientar ainda, que o grupo de Repercussões RiBombar, contribuiu ainda para a animação dos Corsos de Carnaval de Domingo e Terça-feira, como já vem sendo hábito.

Mas, melhor que as palavras ...

                                                    ... aqui ficam as imagens!

A Arte, o Amor e a Poesia

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, os alunos da turma CEF CC2, levaram a cabo, uma vez mais, a produção de poesias da sua autoria para comemorarem o dia de São Valentim.

Também os alunos de  Educação Visual, do 8ºano, através da sua professora, Célia Duarte,  juntaram-se a esta atividade contribuindo com um décor mais vivo e realista  desta   fase de enamoramento e paixão, com a apresentação dos seus trabalhos.

AQUI fica um testemunho das produções da exposição “A Arte, o Amor e a Poesia”.

 

São Valentim na APVM

por Prof.ING Helena Narciso -
De 10 a 23 de Fevereiro esteve patente no Átrio da escola a exposição de trabalhos alusivos ao dia de São Valentim. Estes trabalhos foram realizados pelos alunos de Inglês dos 2º e 3º Ciclos e na elaboração de alguns deles houve a colaboração do Clube Companhia das Artes. 
Também o CEF de Cozinha 2 se associou a esta comemoração tendo apresentado e servido, no dia 14, um magnífico bolo, brigadeiros e deliciosas espetadas de fruta. A estes alunos e à sua formadora, Sílvia Santos, um agradecimento especial por terem tornado este dia mais "doce"! 

Podem ver AQUI uma pequena amostra dos trabalhos realizados e atividades desenvolvidas!

Encontro de "Nadadores Geniais" - 8 de janeiro

por Prof.POR Anabela Caldeira -
ENCONTRO DE “NADADORES GENIAIS


No dia 08 de janeiro, na piscina da Física em Torres Vedras, realizou-se um encontro de natação de alunos de Educação Especial das EBIs Padre Vitor Melícias e Padre Francisco Soares.

Com muita alegria e muito entusiasmo realizaram-se jogos de equipa e provas individuais, tendo todos os alunos recebido uma recordação deste evento de confraternização e convívio,

Uma experiência a repetir.
Até à próxima!!!!

aqui as fotos.

Corta-Mato

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Corta-Mato Desporto Escolar

No dia 01 de fevereiro de 2012 os nossos alunos (1º, 2º e 3º ciclos) participaram no Corta-Mato Fase Regional do Desporto Escolar que decorreu na Várzea em Torres Vedras. A participação dos nossos atletas decorreu de forma muito positiva e entusiasta.

Inauguração do monumento do Carnaval

por Prof.GEO Ana Caldeira -
RiBombar

Começou o Carnaval de Torres Vedras 2012...


Com a inauguração do Monumento do Carnaval, iniciou-se, oficialmente, o Carnaval mais Português de Portugal.

O Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2012, com o tema “Deuses do Desporto”, foi inaugurado hoje dia 4 de fevereiro, na praça da República, pelas 11h00.

A inauguração foi antecedida de um desfile, com partida da praça em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras e contou com vários elementos da Confraria do Carnaval, Ministros e Matrafonas, Fidalgos, grupo RiBombar e cabeçudos.

O RiBombar teve a seu cargo a animação do evento e encabeçou o desfile que uniu a Praça do Mercado Municipal com a Praça da República.


Teatro debate « Nem muito simples, nem demasiado complicado»

por Prof.ING Helena Narciso -
No âmbito do programa Educação para a Saúde e Sexualidade, e de acordo com o PAA, a coordenação do PES promoveu, no dia 24 de Janeiro, uma atividade destinada aos alunos do 9º ano e alunos dos Cursos de Educação e Formação sobre a temática dos Relacionamentos e da Sexualidade. O espetáculo de debate teatral, designado «Nem muito simples, nem demasiado complicado», dinamizado pela companhia de teatro Usina, permitiu aos nossos jovens uma abordagem diferente na apresentação e tratamento de questões relacionadas com as suas experiências ao nível dos relacionamentos afetivos, dando-lhes a possibilidade de interagirem abertamente com os atores e com os seus pares, através da discussão das situações tipo ali apresentadas e com as quais se identificaram verdadeiramente.
A atividade excedeu as expetativas de alunos e docentes ali presentes, tendo os alunos demonstrado um comportamento exemplar durante todo espectáculo, revelador da importância destas problemáticas para o seu desenvolvimento.

As fotos AQUI

Campanha de recolha de Alimentos

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito do tema do Plano Anual de Atividades “ A Cooperação” a turma do 7º A em conjunto com alguns professores vai desenvolver um projeto de recolha de alimentos para atribuir a alunos/famílias da escola que necessitam de auxílio. Sendo assim, para que seja possível angariar diversos bens essenciais foram atribuídos a cada turma alimentos diferentes.

A Campanha decorrerá durante todo o mês de fevereiro e os alimentos poderão ser entregues na Triagem.

Apelamos ao vosso espírito de solidariedade, pois um gesto por mais pequeno que seja, pode sempre fazer a diferença!

Cada ano de escolaridade pode contribuir com tipos específicos de alimentos: consulte AQUI a tabela!

Campanha de Solidariedade para Timor

por Prof.ING Helena Narciso -

Campanha de recolha de brinquedos, jogos e livros para Timor

A Direção da Escola agradece a todos os Alunos, Professores, Educadoras, Assistentes Técnicas, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação pela participação de todos. A nossa campanha foi um sucesso e todo o material recolhido já se encontra a caminho de Timor.

Obrigada a todos.

Relembramos que já se encontram a decorrer novas campanhas de solidariedade. Participe.


Projeto Brigada Verde

por Prof.ING Helena Narciso -

Para  o  ambiente proteger,  um destino adequado  os resíduos devem ter!

No âmbito do Programa Eco Escolas, no presente ano letivo iremos dinamizar o Projeto Brigada Verde. Uma das atividades deste projeto é a recolha de resíduos para que possam ter o tratamento mais adequado, óleo alimentar usado, pilhas, rolhas de cortiça, toners e tinteiros, resíduos elétricos e eletrónicos de pequeno e grande porte e tampinhas de plástico.

Estes resíduos poderão ser entregues na escola e serão convertidos em pontos, atribuídos à respetiva turma, de acordo com a tabela do regulamento.

Agradecemos desde já a vossa colaboração. Vamos todos ajudar o ambiente!

Para mais informações contata as professoras Fernanda Silva e Idália Miranda.

Todas as informações estarão brevemente disponíveis na página da Eco Escola no moodle da escola.

4, 5 e 6 de3 janeiro - Cumpriu-se a Tradição!... Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Cumpriu-se a Tradição!...

Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

d

Começámos logo pela manhã. Às 8:30h do dia 4, quarta feira, lá estavam todos os convocados para esse dia. Dia que amanhecera solarengo, com um lindo céu azul, apesar de frio. Assim, em muitas das escolas seria possível, como aconteceu, cantar ao ar livre.

Duas carrinhas, cedidas pelas Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, partiam lotadas rumo ao Externato de Penafirme, onde se iniciaria a jornada.

O grande objetivo das Janeiras deste ano era angariar livros e brinquedos, para enviar para as crianças de Timor Leste, numa Campanha lançada a nível do Agrupamento: "Um Livro ou um Brinquedo Para Timor".

 Depois de cantarmos para a Direção do Externato, foi a vez da sala do JI, ainda a meio gás, uma vez que as crianças vão chegando até às 9:30h e ainda estavam poucas à hora da nossa atuação.

Mas havia que prosseguir, rumo ao complexo onde funcionam a EB1 e o JI da Póvoa de Penafirme. Cumprida esta etapa, rumámos à Maceira, a sede da Junta de Freguesia era a nossa primeira paragem, seguindo de imediato para a EB1. Aqui fomos brindados com uma cantiga de Janeiras em resposta às nossas, o que habitualmente acontece, acabando os dois grupos a cantar em conjunto.

Prosseguimos em direção à EB1 de A dos Cunhados, onde fomos recebidos com alguns mimos. No final final tivemos direito a chá e sumo com um bolo muito saboroso, que, àquela hora, soube muito bem e permitiu fazermos o resto da jornada com o estômago um pouco mais aconchegado.

A cena repetiu-se no JI da mesma localidade e, prosseguimos, mais doces ainda do que tínhamos chegado.

Dirigimo-nos à EB1 do Sobreiro Curvo e posteriormente ao JI. Aqui recebemos a confirmação de que a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, já tinha chegado à sede da Junta e para lá nos dirigimos, logo de seguida.

Depois de termos cantado as nossa janeiras, no local, terminámos o primeiro dia, na EB1 das Palhagueiras, entre uma colher de sopa e uma garfada de esparguete, já que as crianças estavam no seu período de almoço, já no refeitório.

Aqui ficam as fotos desta atividade!

Viagem de Estudo a França _ INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA E. EDUCAÇÃO

por Prof.POR Anabela Caldeira -

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA

17 A 22 de Março de 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA ENCARREGADOS EDUCAÇÃO

1 – Todos os menores não acompanhados pelos titulares do poder paternal precisam de uma autorização de saída de menores para o estrangeiro, reconhecida pelo notário, por advogado ou solicitador, a saber:

a) Se os pais forem casados, bastará o reconhecimento da assinatura de um dos progenitores e a autorização de saída deverá vir acompanhada de fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

b) Se os pais forem divorciados, deverá ser feita uma autorização por cada um dos progenitores OU por quem possui o poder paternal, devendo essa autorização vir acompanhada de uma cópia autenticada do acórdão do tribunal ou da certidão do registo civil que o ateste e ainda da fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

c) No caso de pai ou mãe falecido, a autorização deve vir acompanhada de uma cópia autenticada da certidão de óbito e também de uma fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização.

2 – No caso de alunos de nacionalidade estrangeira, deve ser verificada a exigência por parte de estados terceiros de eventuais vistos ou outros documentos específicos, para efectuarem a viagem.

3 – Aconselha-se a que, atempadamente, solicitem o Cartão Europeu de Seguro de Doença, online - www.portaldasaude.pt ou na loja do cidadão.

Clique, para aceder:

Minuta da autorização de saída

Apólice da Companhia de Seguros – Vitória Seguros

Até dia 16/1 - Campanha de recolha de material para Timor-Leste

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Campanha de recolha de material para Timor-Leste

UM LIVRO UM BRINQUEDO

No âmbito da geminação entre o nosso Agrupamento e a Escola Pré-Secundária de Soibada, Timor-Leste, decorrerá até ao dia 16 de janeiro de 2012, uma campanha de recolha de material a enviar. Aceitam-se brinquedos (sem serem elétricos ou a pilhas – em Timor só há eletricidade disponível 6 horas por dia, das 18h às 24h), livros em português (recebem-se manuais escolares de língua portuguesa para o nível da iniciação da leitura e escrita) e material escolar diverso.

A apresentação relacionada com a viagem efetuada este verão a Soibada, estará disponível a partir de amanhã na página da escola; os professores podem aceder-lhe em “professores server – imagens da escola – 2011/2012 – Timor”.

Apresentação do PowerPoint sobre a visita a Timor-Leste

Cântico timorense - clica para ouvires

Encontro com o Contador de Histórias Evaldo Barros - 9 de dezembro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

ENCONTRO COM O CONTADOR DE HISTÓRIAS

EVALDO BARROS

No dia 9 de Dezembro o contador de histórias Evaldo Barros esteve em vários estabelecimentos do nosso Agrupamento para nos contar o “ Auto de Natal”.

Tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo os alunos do Jardim de Infância da Ribeira de Pedrulhos, da Fonte Grada , do Paúl e da Ponte do Rol.

Às 17:30h, realizou-se no refeitório da escola sede uma sessão aberta às famílias que contou com um elevado número de pais, avós e alunos do 1º ciclo da EBI.

Todos se deliciaram com a forma serena e doce com que a história foi contada, muito apropriada à quadra natalícia.

Um grande obrigado a todos os que tornaram possível estes maravilhosos momentos de partilha!...

As fotos AQUI!

Desporto Escolar - 1º encontro de Futsal - 7 dezembro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

1º ENCONTRO DE F

C

Realizou-se no dia 07 de Dezembro (4ª feira) pelas 14h00 a 1ª concentração de futsal iniciados masculinos, atividade inserida no âmbito do Desporto Escolar.

Avaliação da atividade: Nesta 1ª concentração de Futsal – escalão iniciados masculinos, série C, a Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias participou com um total de 10 alunos, um aluno árbitro e um secretário.

O programa da concentração foi cumprido, foram realizados o total de 3 jogos, tendo todos os alunos participado de forma equitativa nos jogos.

Resultados dos jogos:

JOGO 1 > EBI S. MONTE AGRAÇO 4 x ESCOLA E.B. CARREGADO 1

JOGO 2 > EBI S. MONTE AGRAÇO 1 x EBI PADRE VÍTOR MELÍCIAS 5

JOGO 3 > EBI PADRE VÍTOR MELÍCIAS 9 x ESCOLA E.B. CARREGADO 3

Os jogos foram bastante disputados, estando a arbitragem a cargo de alunos das várias escolas participantes. Os alunos que representaram a EBIPVM estão de parabéns pelos resultados obtidos.

Prof. responsável: Maurício Farinha

Exposição de Natal

por Prof.ING Helena Narciso -

Está patente desde a última semana de aulas do 1º Período uma exposição de trabalhos alusiva ao tema do Natal. No âmbito das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual, Inglês e Francês e, ainda, do Clube Companhia das Artes, os alunos realizaram diversos trabalhos bastante criativos, mostrando muito empenho na elaboração dos mesmos. Estão todos de parabéns!

aqui as fotos de alguns dos trabalhos.

Desporto Escolar - 1º Encontro de Natação Oeste Sul - 30/11

por Prof.POR Anabela Caldeira -

DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO de NATAÇÃO – Oeste Sul Torres Vedras – 30 de Novembro

n

Organizado por 5 escolas da nossa cidade, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, Escola de 2º e 3º Ciclos de São Gonçalo, Escola Secundária Henriques Nogueira e Escola Secundária Madeira Torres, decorreu no âmbito das competições do Desporto Escolar, na piscina da Física, em Torres Vedras, no dia 30 de Novembro de 2011, o 1º Encontro de Natação da Zona Oeste/Sul.

Participaram neste encontro mais de 200 alunos de 10 escolas. Para além das 5 escolas organizadoras participaram também a Escola Básica Integrada do Carregado, Escola de 2º e 3º Ciclos de Mafra, Escola de 2º e 3º Ciclos António Bento Franco (Ericeira), Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer), Escola Secundária José Saramago (Mafra).

A nossa escola fez-se representar apenas por 3 alunos, Henrique Batista (6ºB) e Diogo Bento e Pedro Ferreira (8ºB), os quais participaram em duas provas cada, tendo-se classificado nos seguintes lugares:

25 Mariposa – Pedro Ferreira 2 º Lugar – 21”06

50 Livres - Pedro Ferreira 3 º Lugar – 36”94

25 Livres – Henrique Batista 5 º Lugar – 21”12

50 Costas – Henrique Batista 2 º Lugar – 1’02”03

50 Costas – Diogo Bento 2 º Lugar – 51”41

50 Bruços – Diogo Bento 1 º Lugar – 50”44

Muitos parabéns, amigos. Representaram muito bem a nossa escola.

Espera-se agora que mais alunos adiram à festa da natação.

As fotos, aqui!

Dinamização de Sala de Jogos de Tabuleiro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Dinamização de uma sala de jogos de tabuleiro

(Abalone e Ouri)

ao

           

Informação : No dia 15 de Dezembro de 2011, das 10h30min às 11h55min nas salas 23 e 24 irá decorrer uma atividade com jogos de tabuleiro.

Os jogos serão realizados a pares.

Consulta aqui as regras dos jogos:

1º Encontro de Boccia

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Realizou-se no passado dia 16 de Novembro de 2011, na E. B. Fernão do Pó no Bombarral, o 1º encontro de Boccia do Desporto Escolar, com a participação do aluno Gualter Ricardo, do 6º A, em representação da EBI Padre Vítor Melícias.

O Boccia é um desporto reconhecido a nível mundial, praticado por pessoas portadoras ou não de deficiência motora, sendo actualmente uma modalidade praticada nos Jogos Paralímpicos.

Joga-se com seis bolas azuis e seis bolas vermelhas, com o objectivo de colocá-las o mais perto possível da bola branca (bola alvo), que é lançada estrategicamente pelos jogadores para dentro de um campo de 12,5m x 6m.

Tendo sido este o primeiro contacto com uma competição deste género por parte do nosso aluno, este teve uma prestação honrosa, tendo o seu desempenho técnico sido elogiado pela coordenadora nacional da modalidade.

[vê as fotos aqui]

Visita de estudo à Casa-Museu Fundação Medeiros e Almeida e à Fundação Calouste Gulbenkian

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No passado dia 10 de novembro, os alunos do 8ºano, fizeram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Francês, à Casa-Museu Fundação Medeiros e Almeida, onde visualizaram inúmeras peças francesas dos séculos XVIII/XIX/XX, relativas a porcelana, relojoaria, ourivesaria, pintura, tapeçaria, e mobiliário.

Foram confrontados com a cultura e civilização francesa, através de questões e explicações da guia, relativamente a Napoleão Bonaparte e a Luís XIV, e com a vida e obra de Medeiros e Almeida.

De tarde tiveram a oportunidade de terem uma visita guiada na Fundação Calouste Gulbenkian sobre a exposição de pintura impressionista com obras do séc. XIX - “A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa”.

Um dia diferente para estes alunos onde o interesse e a boa disposição imperaram.

[vê as fotos aqui]

Olimpíadas da Matemática

por Prof.ING Helena Narciso -

A prova da 1ª eliminatória decorreu no dia 09 de Novembro de 2011, das 15.15 às 17.30, no refeitório da EBI.

Participaram alunos do 2º ciclo e do 3º ciclo.

O grupo de Matemática congratula-se pela participação e empenho destes alunos.

A 2ª eliminatória terá lugar no dia 11 de Janeiro de 2012.


Comemoração do S. Martinho na EBI

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Na nossa cidade é feriado municipal no dia de S. Martinho, por isso fizemos a celebração na véspera.

Parecia um dia normal, igual a todos os outros mas foi um dia diferente e muito especial.

No intervalo comemos castanhas assadas e bebemos groselha.

As castanhas estavam quentinhas, acabadinhas de sair do forno.

Depois a turma 6B apresentou o teatro da Maria Castanha e uma dança, na Biblioteca, às várias turmas da nossa escola e à turma do jardim de infância da Boavista.

Já nas salas fizemos várias atividades de expressão plástica, pesquisamos sobre os castanheiros, fizemos receitas com castanhas e descobrimos que os ouriços podem ser dos castanheiros, do mar, e muitas coisas divertidas.

Este dia foi muito divertido e fez-nos lembrar outro dia também muito divertido que tivemos na nossa escola, foi a celebração do dia de Todos os Santos e do Pão por Deus.

Nesse dia com a colaboração dos encarregados de educação fizemos as Broas dos Santos na nossa escola.

Cada aluno colaborou com frutos secos, alguns pais ajudaram a amassar a massa e depois foram cozidas no forno, no refeitório da nossa escola. A seguir comemos e saboreámos as deliciosas broas. Com a colaboração de todos é bom festejar.

Texto coletivo Turma 6B

Clica aqui para ver as fotos

CC2_Concurso: "A minha sobremesa tem pastel de feijão"

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 11 de Novembro de 2011, feriado municipal, a turma do CC2 participou no Concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão”, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade e do “1º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras”.

Da parte da manhã os alunos deslocaram-se à EBI para confecionar a sua sobremesa: “Pastel de Feijão com creme de limão e menta”. Para tal confecionaram os seus próprios pasteis e o necessário creme de limão. Pelas 13horas deslocaram-se ao pavilhão multiusos para empratarem e exporem a sua sobremesa. Pelas 14horas, o júri, composto por dois chefes de cozinha e uma proprietária de um restaurante, iniciaram a sua avaliação das sobremesas apresentadas pelos sete concorrentes: AEPVM, Sotopal, Saborear, Moinho da Paúl, Império, Vasco Teixeira e Paloma Branca.

Mais tarde várias pessoas tiveram a oportunidade de provar os pastéis de feijão confecionados pelos nossos alunos, incluindo o Sr. Presidente da Câmara de Torres Vedras, bem como alguns Vereadores e Presidentes de Junta. Estiveram também presentes, no apoio aos seis representantes a Diretora e Sub Diretor da nossa escola. Registe-se com muita satisfação que o agrado foi geral. Estão portanto, e mais uma vez, de PARABÉNS os nossos alunos e a professora Sílvia Santos.

Os resultados do concurso foram anunciados às 17 horas. Desta vez não fomos distinguidos com nenhum prémio, mas afinal ganhámos à mesma. Após termos observado os alunos empenhados, a dar o melhor que sabiam e podiam, a prescindir de um dia feriado, a estarem disponíveis para representar com profissionalismo a escola que frequentam e sobretudo a terem muito gosto naquilo que fazem … como poderíamos perder?

Por outro lado, quando é que se aprende mais? Quando se perde ou quando se ganha? Pois … temos agora uma ótima oportunidade para refletirmos e podermos aprender com os nossos próprios erros – o que fizemos que podíamos ter feito melhor? Como podemos fazer da próxima vez para atingirmos os resultados que desejamos?

Mais do que simplesmente participar, importa aprender, crescer e melhorar. Na próxima oportunidade seremos com certeza melhores!

PARABÉNS a Todos!

[vê aqui as fotos]

Sessão Solene de abertura do ano letivo 2011/2012 - 4 de novembro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO

2011/2012

Na passada Sexta Feira, dia 4 de Novembro, pelas 21:30h, teve lugar, na Casa da Cultura de Ponte do Rol, a Abertura Solene de mais um ano letivo, no APVM. A sessão serviu, também, para distribuir os Diplomas de Mérito Académico e Desportivo aos alunos que se distinguiram, no ano transato.

Este ano, optou-se por um modelo de celebração diferente, com um programa protocolar mais recheado. Desde logo, porque contou com a presença do patrono, o Sr. Pe. Vitor Melícias. Por outro lado porque a Direção, quis tornar este dia mais significativo para os alunos distinguidos, oferecendo um jantar, confecionado pelos alunos do 2º ano do CEF de Cozinha. Este jantar, contou ainda com a presença dos membros do Conselho Geral do Agrupamento e com a equipa que organizou o evento, para além dos membros da Direção.

Após o jantar, todos se deslocaram até à Ponte do Rol, para assistirem ou participarem no espetáculo.

Os Clubes, Som da Malta, Bué D'Artes e Ribombar, contribuiram com a maior parte dos números apresentados, mas o CEF de Eletricidade, o Grupo "Wonderful Girls", grupo de dança constituído por alunas do 9º Ano, os alunos que participaram no Encontro de Poesia, Palavras Sentidas e a aluna Bruna Lino, ao acordeão, complementaram o elenco.

Para além destas intervenções, foram visionados dois vídeos; um em que foram recordadas as atividades desenvolvidas no ano anterior e o outro com momentos vividos pela delegação que se deslocou no verão passado a Timor, no âmbito da geminação com a escola de Soibada.

Os alunos distinguidos, num total de 28, foram também passando pelo palco para receberem os respectivos Diplomas de Mérito, das mãos de ex alunos de Mérito, convidados para o efeito.

Também um grupo de alunos que no ano passado se submeteram ao exame DELF Scolaire, de Francês, receberam os respetivos certificados, nesta cerimónia.

Foram ainda distribuídos prémios aos melhores leitores do Agrupamento, intitulados Diplomas do Viajante.

A Câmara Municipal esteve representada na pessoa da Sra. Vereadora da Educação Engª Laura Rodrigues.

A abertura do evento coube à Diretora do Agrupamento, Dra. Elisabete Jerónimo e o encerramento ao Pe. Vitor Melicias.

Com a sala repleta, esta cerimónia decorreu como se esperava, com muita animação e intensa participação de todos os presentes.

Clica aqui para ver as fotos!


No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Visita de estudo à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

c

No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz, onde puderam conviver com as dificuldades da navegação na época de quinhentos.

Esta visita foi conduzida por uma guia que entusiasticamente explicou aos alunos todos os pormenores relativos à vida quotidiana dos marinheiros nas descobertas, tendo os alunos sido convidados a dramatizar algumas cenas marcantes da época.

Na segunda parte da visita rumámos ao Mosteiro dos Jerónimos onde os alunos puderam observar o estilo Manuelino e ouviram explicações sobre a construção do mosteiro e a viagem de Vasco da gama à Índia.

Concluíram a visita com um jogo para consolidação de conhecimentos.

Profs. HGP Isabel Amado Jorge Leal Teresa Carmo

As fotos, AQUI!

Comemoração do Halloween

por Prof.ING Helena Narciso -
Está patente no Átrio da Escola uma exposição de trabalhos alusivos à época de Halloween. A pedido dos professores de Inglês, muitos alunos dos 2º e 3º Ciclos realizaram diferentes tipos de trabalhos repletos de criatividade e empenho.
A exposição de trabalhos foi montada com a colaboração dos alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha que, igualmente, confeccionaram um saboroso bolo que foi distribuído aos alunos no intervalo grande da tarde do dia 31 de Outubro. Fica aqui o agradecimento do grupo de Inglês à professora Sílvia e a estes alunos.


História da Educação Especial

por Prof.POR Anabela Caldeira -

m

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

                                                                     Fernando Pessoa

A Educação Especial No Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias 1999/2011

Vista através das práticas educativas desenvolvidas segundo o Modelo Inclusivo proposto por:

L.M.Correia (2002,2003)

Seguindo este modelo de intervenção sempre foi política educativa deste agrupamento privilegiar as N.E.E. no seio da própria sala de aula, existindo para o efeito um discurso educacional desde o social, ao legislativo e ao psicopedagógico.

Relativamente ao processo desenvolvido atente-se às práticas implementadas inicialmente, aquando da instalação desta escola e segundo o Dec. Lei n.º 319/91:

1. Conhecimento dos alunos para determinar a realização académica e social, passando para o efeito pela identificação do aluno; estilos de aprendizagem; interesses; capacidades; necessidades; ambientes de aprendizagem (académicos, sócio-emocionais, comportamentais e físicos) estando esta prática exclusivamente vocacionada para o conhecimento e não para rotular para segregar.

2. Planificação apropriada com base nesse conhecimento: elaborada a partir do Projecto Educativo; Avaliação Preliminar; P.E.I. (Avaliação Compreensiva) da responsabilidade da equipa interdisciplinar .

3. Intervenção adequada, que podia estar orientada para três situações distintas:

Preliminar (carácter preventivo) baseando-se na avaliação preliminar sendo a intervenção da Edu. Especial a título consultivo. Podiam aplicar-se Adequações Curriculares.

Compreensiva (carácter educacional) avaliação exaustiva.

Transaccional (carácter vocacional e pré-profissional) Esta última era desenvolvida quando não eram atingidos objectivos do currículo comum, para facilitar a inserção na sociedade e mundo laboral. Obedecia a programas de transacção individualizados, com alterações curriculares significativas, ensino aprendizagem em cooperação e actividades comunitárias.

Figuras Educacionais

Assistente ou auxiliar de acção educativa (tivemos uma única experiência)

(Registo de assiduidade, vigilância nas recreios, supervisão nas refeições, tarefas instrucionais, assistência ao professor da educação especial, apoio a alunos com critérios estabelecidos nas programações individuais, participar nos trabalhos de grupo)

Professor de educação especial

Técnico especializado com funções de consultoria a professores, pais, cooperação no ensino e apoio directo enquadrado na componente dos serviços de educação especial, caso estivesse prescrito no PEI.

Funções do Professor de educação especial

Adequava o currículo comum para facilitar a aprendizagem da criança com N.E.E.

Propunha ajuda suplementar e serviços que o aluno necessitasse para sucesso dentro e fora da sala de aula.

Colaborava com o professor da turma.

Trabalhava directamente com o aluno com N.E.E. na sala de aula ou sala de apoio a tempo parcial, se determinado no PEI do aluno.

Outros recursos serviços especializados

Psicologia; Assistência Social; Terapias; Médicos; Enfermeiros; Responsáveis pela avaliação e elaboração da intervenção adequada para alunos com N.E.E. nas suas áreas da especialidade.

Apoios Educativos

Visava um conjunto de intervenções prescritas pelas programações para munir o aluno de competências para a inserção futura na sociedade autonomizando-o e responsabilizando-o.

Figuras Educacionais

Professor de apoio educativo

Possui habilitação própria e devia desenvolver competências no aluno numa área determinada.

Com esta linha de orientação metodológica se desenvolveu o trabalho da Educação Especial, desde o início da sua abertura até 2008, data em que entrou em vigor um novo modelo de intervenção consubstanciado no DECRETO-LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO.

Contributo da Educação Especial no Agrupamento para a implementação da diferenciação de práticas pedagógicas conducentes à Inclusão de Todos os Alunos

1999/2000 - Acção de sensibilização destinada a auxiliares de acção educativa “Relações Pedagógicas e Histórias de Vida”.

1999/2000 – Começava um ciclo de formações e sensibilizações internas aos professores da escola, tendo o seu início em cada ano lectivo, no âmbito da Política Educativa relativa à Inclusão e que procurava simultaneamente acolher e aproximar os novos docentes nas relações interpessoais.

2002/03 – Decorrente da acção de Formação “ Escola Inclusiva, um Horizonte a Descobrir”, resultou uma brochura em que todos os intervenientes na formação deram o seu contributo através das reflexões individuais que a mesma suscitou.

2001/2002, desenvolveu-se a Acção de Formação “Observar para Melhor Intervir”, com a duração de 28 horas, destinada a auxiliares de acção educativa.

Os Projectos que a seguir se enunciam encontravam-se enquadrados no Desp. n.º 22 /SEEI/96, que aprovava medidas de combate à exclusão escolar, definindo o enquadramento legal para os currículos alternativos.

A Educação Especial nos apoios indirectos de então fomentou os seguintes projectos pedagógicos:

1999/2001- “Reencontro com a Escola e Com a Vida” foi um projecto para um 5.º ano de escolaridade destinado a alunos que estavam vocacionados ao fracasso não só escolar mas fundamentalmente para a vida.

2000/2001 - “Um Novo Jeito de Caminhar” – destinado a alunos dum 7.º ano de escolaridade, todos com retenções, e um percurso escolar à altura problemático.

Neste mesmo ano lectivo a promoção de um outro projecto com as mesmas características aplicado a alunos dum 8.º ano também com idênticas dificuldades e denominado “Projectar o Futuro”.

Não foram projectos de sucesso para todos mas foram projectos que agarraram à escola muitos dos alunos envolvidos e que inicialmente estavam predestinados ao fracasso e insucesso.

Em 2001/02 com a legislação em vigor, Decreto-lei 6/2001 de 18 de Janeiro, avançava mais um projecto com a colaboração da Educação Especial, a implementação na escola da flexibilização curricular.

Neste ano lectivo salienta-se também a promoção de um programa para o desenvolvimento de competências sociais, destinado a alunos dum 6.º ano de escolaridade, que apresentavam graves problemas ao nível do comportamento, com base no programa de Margarida Gaspar de Matos.

Devido ainda aos problemas de comportamento em 2000/01, promoveu-se uma Unidade de Atendimento, que tinha como objectivo atender todo e qualquer aluno que necessitasse duma intervenção urgente e imediata de acompanhamento individualizado.

A estratégia passava por tentar compreender o que se passava com os alunos através duma ficha que tinham de preencher, altura potenciada para tentar descontrair e “quebrar o gelo”, para depois aprofundar as respostas obtidas. Analisadas as respostas e colocando em evidência alguns factores, os mesmos eram transmitidos ao director de turma e dependendo das situações o estudo poderia passar ainda por entrevista ao encarregado de educação e encaminhamentos vários se necessário.

2001/02, decorrente de um Círculo de Estudos, “Para uma Escola Inclusiva” projectou-se e aplicou-se mais um projecto, “Parceria em Contexto de Sala de Aula”, pretendendo desenvolver um trabalho de parceria no âmbito da pedagogia diferenciada aplicada a dois níveis: dos professores, com a colaboração entre colegas, ou pares pedagógicos com partilha de sala de aula e ou ao nível dos alunos contemplando o trabalho autónomo ou o trabalho em grupo ou pares.

No mesmo ano lectivo fomentou-se no âmbito dos apoios indirectos a Sala de Estudo Acompanhado. O objectivo era contribuir para a promoção de aquisições de métodos de estudo e de trabalho que permitissem aos alunos realizar com maior autonomia a aprendizagem e desenvolver a capacidade de aprender a aprender.

No ano lectivo de 2004/05 foi aprovado e implementado mais um projecto “Trajectos Especiais”, que visava um trabalho de tutoria pedagógica, proposto pela Educação Especial, no acompanhamento de alunos ao abrigo do Desp. N.º 22/SEE/96 de 19 de Junho.

Quanto aos apoios directos os alunos portadores de NEE, recebiam os mesmos nas áreas de: Escola, Casa, Comunidade, Recreação e Lazer e Aprendizagem Pré-Profissional para os que tinham idade para a integrar.

Embora sem grandes condições logísticas e poucos recursos materiais as actividades eram desenvolvidas. As pequenas refeições e outras actividades de culinária muito simples, preparavam-se na sala de apoio, com as loiças e panelas trazidas de casa.

As janelas serviam de exaustor e a loiça lavava-se em alguidares.

O mesmo espaço servia para isso e todas as outras actividades referenciadas.

Quanto às saídas de socialização, imprescindíveis em currículos funcionais, uma carrinha tornava-se imprescindível, mas a escola não a possuía.

A Associação de Pais promoveu então uma noite de fados e com a benevolência também de outras figuras muito queridas à causa, foi possível adquirir a mesma, que acabou por servir a escola naquela e noutras valências.

No ano lectivo de 2007/08 foi implementada uma “loja de decoração”, fomentada e desenvolvida pela Educação Especial, no seio da própria escola, com artigos realizados pelos alunos com NEEcp. A receita revertia para a viagem final de ano lectivo destinada a esta população escolar.

De salientar que os alunos portadores de NEEcp, têm tido a oportunidade de vivenciar experiências únicas através das viagens finais de ano lectivo.

 Através do desenvolvimento de um trabalho com objectivos, em que os alunos com NEECP são intervenientes activos do processo e com a colaboração imprescindível da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, alguns destes alunos já tiveram oportunidade de viajar de avião, nomeadamente através duma visita pedagógica à Ilha da Madeira, bem como ao Algarve e praia de Santa Cruz.

Se as experiências para muitos destes alunos foram únicas e estamos crentes inesquecíveis, para nós professores, não o foram menos. A riqueza das interacções e a alegria contagiante desses momentos ficarão para sempre gravados na nossa memória.

2009/10 - Por não existir a possibilidade de desenvolver uma acção de formação/sensibilização no âmbito da dislexia, por decisão da Direcção, mas considerando contudo a Educação Especial, a pertinência da informação e esclarecimento neste âmbito, foi divulgado nos conselhos de turma onde frequentavam alunos em condição de dislexia uma pequena informação escrita, folheto, tentando esclarecer e informar acerca da temática sinalizada.

Com a aplicação da LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO, uma reviravolta processual se impôs filtrando cada vez mais o que é considerada situação elegível para os serviços da Educação Especial.

Desta forma relembra-se que este Decreto-Lei visa a criação de condições para a adequação do processo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação num ou mais domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente.

No desenvolvimento das nossas funções temos que salientar a colaboração indispensável que as diferentes Direcções nos têm dispensado. Sem essa cooperação o trabalho da Educação Especial ficava inevitavelmente comprometido.

No presente ano lectivo 2011/12, salientamos o esforço, colaboração e empenho da actual Direcção da Escola, que tem reconhecido e valorizado o trabalho a desenvolver em prol desta população escolar que já por si é muito frágil e necessitada.

Para que se entenda esta perspectiva devemos registar que actualmente contamos com quatro espaços de trabalho distintos, onde é possível desenvolver verdadeiros currículos funcionais, a alunos com NEEcp, nomeadamente: Área Escola; Área Casa; Área Comunidade; Área Recreação e Lazer; Transição para a Vida Pós –Escolar.

Numa outra vertente de salientar que após largos anos de solicitações, levantamentos e exposições podemos hoje coroar estes esforços vistos através do resultado final. Assim salientamos a possibilidade de contarmos com técnicos de Intervenção Específica nomeadamente uma psicóloga da escola e duas terapeutas da fala, estas últimas colocadas através dum projecto de parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão, imprescindíveis para um trabalho em equipa mais fortalecido e profissional.

 Como Escola de Referência à Deficiência Visual, ainda existe um caminho muito longo a percorrer. Faltam recursos humanos e materiais fundamentais para o apoio a alunos cegos e com baixa-visão, o que nos preocupa e inquieta.

Todos nós, Professores do Ensino Regular, Professores da Educação Especial, Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, Técnicos de Intervenção Específica e todos os que direta ou indirectamente trabalham e defendem esta população escolar, são inequivocamente a pedra angular para o sucesso destes alunos.

O Sucesso Deles é o Sucesso de Todos Nós.

Comemoração do Dia da Alimentação pelo 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 14 de Outubro de 2011, os alunos do 1º ciclo comemoraram o dia da alimentação.

Durante a semana realizamos na biblioteca a roda dos alimentos, com materiais reciclados.

Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre os vários grupos da roda dos alimentos e também sobre as regras para uma alimentação saudável.

Todas as turmas trouxeram fruta para fazermos uma salada de fruta conjunta.

A salada de fruta tinha uma diversidade de frutas: manga, abacaxi, laranja, pêra e maçã, banana e maracujá do Brasil, ricas em vitaminas e sais minerais. Estava mesmo boa e deliciosa. Vários alunos repetiram a salada de fruta. Foi um lanche muito saudável e animado.

Turma 6B (1º Ciclo)

Trabalho realizado por: Beatriz, Raquel e Hugo.

Vê aqui as fotos da atividade

RiBombar - 22/10 - Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

por Prof.POR Anabela Caldeira -

RiBombar

Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

22 de outubro 2011

 

A Associação Vivenciarte realizou no passado sábado, 22 de outubro de 2011, um Encontro Pedagógico subordinado ao tema: Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação".

O encontro teve lugar na ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e contou com a presença da Sra. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues e da Ex Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge.

A animação da Sessão de Abertura esteve a cargo do RiBombar que, com toda a sua expressividade rítmica, arrancou fortes e ritmados aplausos dos participantes do encontro que, praticamente lotavam o auditório da ESCO.

Deixamos aqui um video deste evento:

CEF de Cozinha visita o Património Local

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 18 de outubro, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Atual e Cozinha2, os alunos do CEF de Cozinha realizaram uma visita de estudo ao centro histórico da cidade, a fim de consolidarem conhecimentos adquiridos no seu trabalho de pesquisa sobre o património histórico da cidade.

Os alunos Leonardo e Miguel Alves elaboraram o roteiro da visita, enquanto os outros alunos fizeram a leitura, no local, das características dos monumentos pesquisados: Paços do Concelho, Igreja de S. Pedro, Chafariz dos Canos, Castelo, Igreja da Mesericórdia, Igreja e Convento da Graça, Museu Municipal, Jardim e Monumento Comemorativo das Guerras Peninsulares.

Por fim, visitaram a Fábrica Coroa, dos Pastéis de Feijão, onde observaram as etapas de produção e degustaram os famosos doces regionais.

Acompanharam os alunos as professoras Teresa Carmo e Sílvia Santos.

[vê aqui as fotos]

J.I. de Ponte do Rol de Parabéns!

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

O J.I. de Ponte do Rol aderiu, em grande força, ao Projeto Eco-escolas: é o segundo ano que é galardoado com a Bandeira Verde (escola amiga do ambiente)!

Movidos por uma grande vontade de cuidar do nosso Planeta e empenhados na mudança de atitudes para preservar a sua qualidade ambiental, alargaram o projeto a toda a comunidade e a outros parceiros. Assim, aderiram à campanha Geração Depositrão (recolha de pequenos electrodomésticos) e foram contemplados, com dois prémios: numa fase, uma impressora, que foi um importante recurso para uso no J.Infância; numa fase posterior e recente, receberam 50 bicicletas que foram distribuídas pelas crianças envolvidas no projeto.

Esta foi uma das 10 escolas do Pais que mais resíduos recolheu: cerca de 2047kg, que se traduziu em 40,94kg por aluno!!!

Sentem todos uma maior responsabilidade de levar esta missão mais longe, pois conseguiram melhorar, de forma visível, o ambiente envolvente, seguindo a linha Orientadora do nosso Agrupamento de Escolas: “Melhorar é Possível”. Assim a campanha vai continuar e conta-se com a colaboração de todos!

A Direção do APVM congratula-se com esta iniciativa e felicita a comunidade educativa pelo envolvimento e interesse demonstrados.

“O futuro do nosso Planeta depende das ações das nossas crianças” – in artigo enviado pelo J.I. e publicado no jornal local.

[vê as fotos aqui]

Comemoração do Dia da Alimentação

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Na próxima 2ªfeira, dia 17, como já vem sendo habitual no nosso agrupamento, vamos comemorar o dia mundial da alimentação.
Nesse sentido, a equipa PES, associou-se ao CEF de Cozinha e trabalhou a alimentação saudável, incidindo nas frutas e nas plantas aromáticas, como forma de prevenir e combater algumas doenças dos tempos modernos.
Assim, pelas 10h00,no bar, o CC2 e algumas turmas do 7º ano, irão presentear-nos com os seus trabalhos que incluem a degustação,(a que já nos habituaram), de frutas frescas e exposição de plantas aromáticas.
Convida-se toda a comunidade escolar a participar...
 
A equipa PES

Esclarecimento sobre concurso de contratação de escola para recrutamento de pessoal docente

por Prof.ING Helena Narciso -
ESCLARECIMENTO
 
Sendo vários os candidatos a colocarem questões referentes aos concursos de "contratação de escola" para recrutamento de pessoal docente e em particular em relação a um desses concursos, esclarece-se o seguinte:
 
Os concursos de "contratação de escola" regem-se pelo Decreto-Lei 35/2007, de 15 de fevereiro;
De acordo com o ponto 2 do artigo 6º desse normativo "cabe ao órgão de direção executiva da escola fixar os critérios objetivos de seleção em que assenta a decisão de contratar, colhido o parecer vinculativo do conselho pedagógico";
Assim sendo, o Conselho Pedagógico, em reunião de 15 de julho de 2011, decidiu que na definição dos critérios para seleção de docentes dos grupos de recrutamento definidos, dever-se-iam ter em conta as seguintes orientações:
     - incluir em 1º lugar condição que permita dar continuidade aos professores do Agrupamento de Escolas, desde que seja do interesse destes e da Escola;
     - considerar depois as condições do concurso nacional;
Deste modo, na generalidade dos concursos de "contratação de escola", com exceção dos concursos referentes à contratação de técnicos para a lecionação das disciplinas técnicas dos cursos CEF, foi estabelecido como primeiro critério de seleção o facto dos candidatos terem conhecimento do meio social/cultural envolvente em que a escola/agrupamento se encontra e, consequentemente conhecimento das turmas em questão, ou seja, o equivalente a terem lecionado no Agrupamento no ano letivo anterior, de forma a dar continuidade imediata à concretização de projetos iniciados e à implementação de soluções encontradas para problemas detetados no ano transato;
O critério seguinte e os demais, são aplicados, sucessivamente, para proceder a situações de desempate criadas pela aplicação do critério anterior (ver resumo dos critérios de seleção);
As listas ordenadas encontram-se publicadas em anexo, salvaguardando-se que apenas os dados referentes ao candidato colocado são verificados. 
 
No caso do concurso para a contratação de um professor de informática(grupo 550) para um horário de turmas CEF, com 18 horas, a concurso desde as Necessidades Residuais esclarece-se ainda que:
      - A docente aceite (selecionada) na data de 4 de outubro (a primeira na lista de graduação do concurso, de acordo com os critérios acima mencionados) lecionou neste Agrupamento nos últimos 2 anos letivos (2009/2010 e 2010/2011) dando assim sequência ao trabalho iniciado no ano transato nas várias turmas de CEF (referentes ao horário em causa).
 
Entretanto, este Agrupamento de Escolas, na pessoa da sua Diretora e, na sequência dos vários pedidos de esclarecimento por parte de alguns candidatos a este horário, interroga-se sobre as razões da não colocação dos mesmos em "bolsa de recrutamento", dado como os próprios afirmam, são profissionalizados e, uma vez que o horário em causa está a concurso desde as Necessidades Residuais, nunca tendo sido colocado nenhum docente, tal como acontece desde os últimos 2 anos, neste grupo de recrutamento e, no nosso Agrupamento de Escolas.
 
Em relação ao concurso para contratação de um professor de Educação Especial (grupo 930), para um horário anual de 22 horas, esclarece-se também que:
       - O concurso encontra-se em análise, de acordo com os critérios definidos em Conselho Pedagógico, no entanto o 1º critério não se aplica dado que nunca esteve ninguém colocado, neste grupo de recrutamento, desde a homologação deste Agrupamento como Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão (2008).
 
6 de outubro de 2011
A Diretora
Elisabete Mª Galvão Jerónimo

Comemoração do Dia Mundial da Música

por Prof.POR Anabela Caldeira -

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

No dia 1 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Música. Como não era um dia letivo, o Grupo de Educação Musical através do Clube da Música e o Clube Bué D'Artes, decidiram assinalar a efeméride no dia 30 de Setembro.

Para tal, organizaram uma apresentação, com alunos da escola que se dedicam à prática de algum instrumento, preparando números de conjunto em que os mesmos eram solistas.

Para além disso, contámos com um convidado muito especial, o Sr. Alfredo Cunha, excelente violinista, membro da extinta, "Nova Orquestra Torreense".

Assim, demos a conhecer os instrumentos e mostrámos que os mesmos estão acessíveis, desde que haja vontade e dedicação, para a sua aprendizagem e execução.

Alunos participantes:

1 - Beatriz Marques 9º C - Canção Vocês sabem lá – Acompanhamento com teclado

2 - Margarida Antunes 8º A - Canção Eu Sei – Play back musical

3 - Inês Santos 6º A – Clarinete Divertimento - Acompanhamento de Violino e Guitarra e Metalofone

4 - Bruna Lino 6º B – Acordeão 2 Valsas - solo

5 - Diogo Gonçalves 9º C e José Gabriel 9º B - Gaita de Foles Pasodoble Português - Acompanhamento de Concertina e Percussão; Saia da Carolina - Acompanhamento de Piano e Percussão

6 - Mafalda Roque 7º C – Flauta Alecrim – Acompanhamento de Flauta, Guitarra e Violino

7 – Convidado - Alfredo Cunha – Violino Viva España e Fado do Estudante - Acompanhamento de Guitarra

8 - Clube Bué D’Artes - Canção Music

9 - Tiago Santos 9º C – Bateria; Rui Antunes CEF Inf – Baixo Elétrico -  Woman no Cry - Acompanhamento com teclado, guitarra e violino.

 Os professores de Ed. Musical, Natércia Silva e Pinto Gonçalves, asseguraram a logística e o acompanhamento das peças ao piano, guitarra, concertina, flauta e melatofone.

A Apresentação decorreu no espaço multiusos da escola, durante o intervalo da manhã, entre as 9:45h e as 10:30h, com muita participação por parte de alunos, professores e funcionários que aplaudiram calorosamente os nossos artistas.

Para além disso, durante o dia a APVM TV, realizou uma emissão com programas relacionados com a música, como um vídeo com fotos de instrumentos musicais e alguns concertos.

Partilhamos aqui um vídeo com imagens do evento:

Turma Verde de 2010/2011

por Prof.ING Helena Narciso -

Na sequência do Projecto Brigada Verde, realizaram-se várias actividades no âmbito da Educação Ambiental. Realça-se a participação ativa de todas as turmas da escola, incluindo o 1ºciclo. De acordo com o que foi estipulado em regulamento próprio, a turma que somou mais pontos foi o 8ºA do ano lectivo 2010- 2011. O prémio será atribuído brevemente.

CEF de Cozinha - 2º Ano - XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL - APVM distinguido com Menção Honrosa

por Prof.POR Anabela Caldeira -

XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL

APVM distinguido com Menção Honrosa

Os alunos da Turma do CEF de Cozinha - 2º Ano, mesmo estando em período de férias disponibilizaram o seu tempo livre para participar na XVI FEIRA DO ARROZ DOCE, a qual se realizou na Paúl, no passado fim-de-semana.

Acompanhados pela professora Sílvia Santos, introduziram novidades no certame: fazer o arroz doce no momento, sendo servido ainda quentinho e confeccionar diferentes tipos de Arroz Doce: à Portuguesa, de Côco, de Chocolate, e Sem Ovos.

A iniciativa teve grande adesão do público tendo o Agrupamento servido cerca de 450 taças de Arroz Doce.

Como não poderia deixar de ser, os nossos alunos participaram também no concurso, tendo sido incluídos na difícil categoria dos Restaurantes. Foi com todo o mérito que, entre 12 concorrentes, o Arroz Doce à Portuguesa confeccionado pelos nossos alunos e pela nossa professora, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

A todos estes alunos e à professora, pela sua disponibilidade e boa disposição, pela sua perseverança e competência, os nossos sinceros PARABÉNS!

É um orgulho ser representado assim ... Bem Hajam!

Vê aqui as fotos do evento

Concurso Logótipo Óleão - Vencedora: Joana Dias 8ºA

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Concurso Logótipo Oleão

j

No âmbito do Programa Eco-escolas foi lançado o concurso “ Logotipo para o Oleão”. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica, por alunos da turma 8º A, sob a supervisão da professora Margarida Silva.

O vencedor foi a Joana Miranda Dias.

p Joana!

AQUI todos os trabalhos!

Laboratório Aberto - 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Laboratório Aberto

08/06/2011

No passado dia 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram as turmas 8º A, 9º A e 9º C, que monitorizaram a actividade com os mais pequenos.

É de salientar que estes alunos participaram de forma muito activa e empenhada, pelo que os professores envolvidos nesta actividade agradecem a sua colaboração.

As fotos da actividade AQUI!

XXII Festa da Criança - Oeste Infantil

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Decorreu no espaço da Expotorres, mais uma “Grande Festa da Criança – Oeste Infantil”, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração de Agrupamentos de Escolas do concelho e de outras Instituições civis e militares.

Este ano o tema aglutinador do certame foi "Volta a Portugal" e o do nosso agrupamento “O Pomar do Sr. Rocha”, já que pudemos nele assumir o papel de agricultor e apanhar as tão deliciosas pêras rocha pelo “pomar”. No final, era inclusive possível saborear esta famosa fruta e receber uma das várias receitas possíveis de confeccionar com pêra – “Gelado de pêra”.

O Grupo de Trabalho responsável pela Actividade Oeste Infantil do nosso Agrupamento, dinamizador do evento, agradece a colaboração de todos os que nela participaram e colaboraram (alunos, docentes, não docentes e empresas – Campotec, Ferpal, Novodia).

[vê as fotos aqui]

Parceria CEF_Coz_1 e Agrupamento de Escolas de Campelos

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
No dia 16 de Junho de 2011, os alunos do Curso de Cozinha 1, deslocaram-se à sede da Associação de Campelos para consolidação da parceria realizada entre os alunos do 7º ano de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Campelos e o CEF de Cozinha 1 do nosso agrupamento. Os alunos do 7º ano de Artes Visuais projectaram e executaram maquetas de bolos para eventos e os nossos alunos confeccionaram o bolo vencedor.

Estamos todos de parabéns pela iniciativa que foi muito apreciada pela comunidade educativa de Campelos. Parabéns aos nossos alunos e à Chef Sílvia que, mais uma vez, coordenou com grande entusiasmo toda a equipa.

Bem hajam e boas férias CC1.

A Presidente da CAP
Teresa Carmo

Desporto Escolar - Andebol de Praia

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Praia de Sta Rita
08 Junho 2011 

Mais uma vez os grupos-equipa de Andebol terminaram as suas actividades com um grande convívio de andebol na praia de Sta Rita. 

Estiveram presentes 7 escolas, divididas por 3 campos e cerca de 160 alunos, que se divertiram imenso praticando uma variante do andebol, que nesta altura do ano anima imensas praias do país. 

No final houve a “banhoca” da ordem e um almoço volante bastante reconfortante. 

A todos um bom ano desportivo e académico.  

DELF SCOLAIRE 2011

por Prof.POR Anabela Caldeira -

DELF SCOLAIRE 2011

eg

Mais uma vez os docentes da nossa escola prepararam alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2011, os quais conferem o diploma de nível A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Franco-Portugais de Lisboa.

Alguns dos alunos que realizaram o exame A1 no ano lectivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 com sucesso.

Constatamos ainda que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca é em vão.

Saliente-se que alguns alunos abaixo supracitados concorreram em pé de igualdade com alunos do ensino secundário, com uma faixa etária muito superior e não tendo, até à data do exame, sido leccionadas três unidades temáticas do 1ºano de francês.

Felicitamos os alunos participantes:

Exame A1

7ºA Bebiana Gomes Martins – 89,5%

     Carolina Miranda Francisco – 78%

     Maria Margarida Mendes Antunes - 86,5%

7ºC Joana Antunes Boaventura – 85,5%

8ºA Solange Filipa Fernandes Jordão – 71%

     Tiago André Batista Gonçalves – 81%

8ºB Benoliela de Jesus Baptista Benoliel – 64,5%

     Beatriz Ferreira da Costa – 79,5%

     Bruna Raquel Dinis Rodrigues – 77%

     Patrícia Roque Moreira – 93,5%

9ºA Ana Maria Martins Casimiro – 84%

Exame A2

8ºA Cristiano Emanuel Ribeiro Esteves – 72,5%

     José Gabriel da Silva Figueiredo – 65,5%

     Kevin dos Santos Rocha – 74%

     Sara Carvalho da Silva Rocha – 76%

8ºB Daniela Sofia Antunes Rodrigues – 77,5%

Nos Félicitations!

Les professeurs: Agostinho Castro    e    Margarida Cecílio

29 de Maio: O RiBombar no PORTUGAL A RUFAR 2011 - Seixal -

por Prof.POR Anabela Caldeira -

PORTUGAL A RUFAR 2011

SEIXAL - 29 DE MAIO

No passado dia 29 de Maio, o Seixal vibrou com o Dia do Bombo, momento alto do Portugal a Rufar 2011.

 O Programa anunciava:

  • Domingo, 29 de Maio, junto à Baia do Seixal | DIA DO BOMBO

No dia 29 de Maio cumpre-se o bombo. Vindos de todo o país, chegam ao Seixal centenas de tocadores compondo um cortejo sem fim.

- 11h00 às 12h30 - Grande Desfile do Dia do Bombo com início na Mundet até ao Largo dos Restauradores;

- 12h30 - Espectáculo com a Grande Orquestra PAR' 11 com participação de todos os tocadores;

- 14h30 - Actuação individual dos grupos participantes animando a zona histórica do Seixal;

- 16h00 - Festa de despedida no Largo Luíz de Camões;

- 17h00 - Encerramento do PAR' 11.

 E foi assim. centenas de Bombos ecoaram naquele dia pela zona histórica do Seixal, chegando até ao Tejo, ali ao lado.

Foi uma jornada de são e alegre convívio entre jovens de todas as idades, dos 7 aos 70, celebrando o Bombo e a percussão. O Ribombar acrescentou, este ano, o colorido das Gaitas de Foles encantando quantos nos ouviam ao longo do percurso do desfile e, durante a tarde no local que nos foi destinado para as actuações.

Partilhamos aqui o vídeo das fotos recolhidas durante o evento.

Golfe - Torneio de Encerramento

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

DESPORTO ESCOLAR

No dia 25 de Maio realizou-se no campo de Golfe do Vimeiro o Torneio de Encerramento que juntou todos os praticantes da modalidade, ou seja todos os golfistas das diferentes escolas do Oeste que participaram nos diferentes escalões: principiantes, intermédios e avançados.

Num torneio cuja classificação já não pontuava para o ranking, em que alguns dos nossos jogadores jogaram no escalão acima e com bastante calor, os nossos jogadores realizaram um percurso de nove buracos, tendo-se aplicado de forma muito empenhada e concentrada na prova, tendo obtido as classificações seguintes:

Escalão de Intermédios – Mihai Ene - 5 º B – 1 º Lugar

Escalão de Avançados – João Barros - 6 º B – 1 º Lugar

Escalão de Avançados - David Abreu - 7 º C – 3 º Lugar

Escalão de Avançados - Victor Codita -7 º C – 4 º Lugar

Escalão de Avançados - Filipe Freitas -7 º C – 6 º Lugar

Também o nosso ex-aluno Lucas Barros, que apesar de frequentar a Escola Secundária Madeira Torres continua a treinar connosco, por sermos Escola de Referência em Golfe, participou neste torneio, tendo-se classificado em 2 º lugar, no nível de avançados.

No final deste torneio procedeu-se à entrega das medalhas aos cinco primeiros classificados de cada nível, correspondendo aos resultados alcançados no ranking. Assim, destacam-se os resultados obtidos pelos alunos:

Mihai Ene – 4 º lugar no escalão de principiantes

David Abreu – 3 º lugar no escalão de Intermédios

João Barros – 2 º lugar – escalão de avançados

Lucas Barros – 3 º lugar – escalão de avançados

Renato Silva - 5 º lugar – escalão de avançados

A todos os nossos jogadores parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela forma exemplar com que se empenharam, quer nos treinos quer nos torneios.

[vê as fotos aqui]

27/05 - C.E.F. – C.C.2 - almoço pedagógico no C.T da Quinta da Lapa em Matacães

por Prof.POR Anabela Caldeira -

C.E.F. – C.C.2

Almoço pedagógico no C.T. da Qta das Lapas

Matacães/Monte Redondo

27 Maio 2011

Na sequência de uma visita de estudo ao Centro Terapêutico da Quinta das Lapas (Dianova) os alunos do CEF-CC2 comprometeram-se a realizar um almoço para toda a comunidade (cerca de 35 pessoas), o que veio a concretizar-se neste dia. Quer o pessoal técnico, quer os utentes no final da refeição solicitaram a presença dos alunos no refeitório saudando-os com uma enorme salva de palmas e pedindo-lhes que voltassem sempre que possível. A Direcção solicitou junto dos professores presentes a possibilidade da realização de um protocolo, para a organização de futuras iniciativas e possível integração dos nossos alunos em actividade de estágio profissional nesta Comunidade.

A iniciativa culminou com algumas actividades desportivas, onde o futebol foi o expoente máximo.

O convívio entre todos foi sempre a nota dominante e mais um vez os alunos intervenientes tiveram um comportamento exemplar e de grande prestigio para a nossa escola.

Aqui ficam as fotos da actividade

Visita de estudo à Biofrade e ao Porto de Pesca de Peniche

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 12 de Maio de 2011, a turma do 8ºA participou numa visita de estudo à Biofrade (Produção Agrícola Biológica) e ao Porto de Pesca de Peniche.

Esta visita de estudo foi realizada no âmbito de Área de projecto e de Geografia.

Na parte da manhã os alunos dirigiram-se à Biofrade onde viram como se processava uma produção biológica e as suas características.

Na parte da tarde dirigiram-se ao Porto de pesca de Peniche para ver como funcionava o descarregamento de peixe e a lota (venda de peixe no porto).

aqui as fotos

Visita de estudo ao Museu das Comunicações e ao Museu da Electricidade

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Foi no passado dia 20 de Maio que os alunos dos cursos CEF de Operação e Instalação de Sistemas Informáticos e de Electricidade de Instalações se deslocaram ao Museu das Comunicações e ao Museu da Electricidade.

No Museu das Comunicações tiveram a oportunidade de visitar duas das exposições patentes: a Casa do Futuro - onde assistiram a demonstrações de Domótica (robótica aplicada à habitação) - e Comunicar na República - onde tiveram oportunidade de ver a evolução dos vários sistemas de comunicação nos últimos 100 anos.

No Museu da Electricidade tiveram a oportunidade de aprender como através da combustão do carvão se produzia electricidade para alimentar a cidade de Lisboa. Posteriormente, ficaram a conhecer um pouco sobre as novas energias - renováveis e limpas.

Entre os dias 9 e 13 de Maio decorreu a já habitual semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu

por Prof.POR Anabela Caldeira -

sl

c

c

9 a 13 de Maio

Entre os dias 9 e 13 de Maio decorreu a já habitual semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu, uma vez que esta semana coincide sempre com a comemoração do Dia da Europa.

O Departamento de Línguas agradece a excelente participação dos CEF 1 e 2 de Cozinha e dos seus formadores na confecção de saborosos petiscos relacionados com a gastronomia portuguesa, francesa, inglesa, espanhola e italiana que em muito contribuíram para o sucesso desta semana.

Mais uma vez os nossos formandos mostraram o magnífico trabalho que têm vindo a realizar e que enche de orgulho o Agrupamento.

Esperamos que continuem a deliciar-nos com as vossas “saborosas” refeições.

As fotos, aqui!

PROJECTO PALAVRAS SENTIDAS - Sessão "Partilha de Palavras" - 19 de Maio de 2011

por Prof.POR Anabela Caldeira -
PROJECTO PALAVRAS SENTIDAS

C



No âmbito do projecto Palavras Sentidas, decorreu, no passado dia 19, no Teatro-Cine Ferreira da Silva de Torres Vedras, mais uma sessão do Projecto Palavras Sentidas - Partilha de Palavras.

A sessão de leitura expressiva e declamação de textos poéticos contou com a participação de alunos e professores da nossa escola e ainda das escolas: Secundária Henriques Nogueira, Secundária da Lourinhã, Secundária Madeira Torres, EB 2,3 da Freiria).

A nossa escola arrecadou, mais uma vez, vários prémios:

Escalão A

1º Prémio:

Beatriz Bernardes, Miguel Cunha, Tiago Santos e Tomás Cardoso – APVM

“Todos iguais, todos diferentes” de João Paulo

2º Prémio:

Mariana Silva, Inês Santos, Joana Gomes e Margarida Vitorino – APVM

“A Estrela” de Amadeu Baptista


Escalão B

1ºPrémio:

Daniela Rodrigues – APVM

“As pessoas sensíveis” de Sophia de Mello Breyner Andresen


2º Prémio:

Leonardo Martins – APVM

“Cântico Negro” de José Régio


Parabéns a TODOS, pela excelente participação!


Clica aqui para veres as fotos!

Desporto Escolar: Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa do Desporto Escolar

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Sérgio Fialho, do 9º A, sagrou-se Campeão Nacional Individual de Juvenis nos Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa do Desporto Escolar que se realizaram nos dias 20,21 e 22 de Maio de 2011 em Santiago do Cacém.

As alunas Ana Beatriz Miranda do 9º C e Virgínia Santos do 7º B obtiveram o 4º lugar em Equipas de Juvenis Femininos.

Tomás Malaquias, que se sagrou Campeão Regional há quinze dias atrás, obteve ainda o 9º lugar.

PARABÉNS A TODOS!

[Vê as fotos aqui]

17 de Maio: as turmas de CEF CC1 e CC2 deslocaram-se a São Martinho do Porto para exercitar as suas competências na área das actividades náuticas, nomeadamente da canoagem.

por Prof.POR Anabela Caldeira -

CANOAGEM

CEF CC1 E CC2

17 DE MAIO

S Martinho do Porto

CN

No passado dia 17 de Maio as turmas de CEF CC1 e CC2 deslocaram-se a São Martinho do Porto para exercitar as suas competências na área das actividades náuticas, nomeadamente da canoagem.

Participaram 11 alunos do CC1 e 5 alunos do CC2, que apoiados em terra pelas professoras Ana Rodeia e Sílvia Santos e no mar pelos professores Emanuel e Pedro Espeçada demonstraram enormes capacidades de adaptação a novas actividades em meio aquático.

Durante cerca de 2 horas remámos na baia de S Martinho de Porto, fazendo manobras com as canoas que os professores Francisco e Nuno da Escola de S.Martinho nos tinham emprestado. De salientar o grande espírito de equipa e a boa camaradagem nas situações mais difíceis.

O dia esteve excelente para a prática da canoagem e o período de relaxamento e almoço passou-se com um sol espectacular que nos permitiu secar e “trabalhar para o bronze” numa praia deserta com uma água numa temperatura excelente.

Os objectivos foram cumpridos e mais uma vez o comportamento dos alunos foi de enaltecer quer no empenho nas tarefas solicitadas, quer nos horários a cumprir.

QUE BOM É FAZER “SAÍDAS” ASSIM!!!

As fotos aqui!

Visita de Estudo ao Litoral Torriense

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
No dia 13 de Maio de 2011 os alunos do 4ºano da EBI Padre Vítor Melícias foram conhecer o Litoral Torriense. 

Esta visita foi organizada pelo Centro de Educação Ambiental. 

Fomos aprender muitas coisas sobre a Natureza, os animais e plantas do nosso Concelho, e as zonas protegidas. 

Vimos várias plantas nas dunas, como por exemplo: verbasco, uma planta em via de extinção, chorão, uma planta invasora, cordeirinho das areias, também vimos aves e estudámos os nomes e as características dos peixes da nossa costa. 

Na hora do almoço fomos a um pinhal em Santa Cruz e divertimo-nos muito. Depois fomos para a Praia de Santa Rita e de Porto Novo e acabámos o nosso guião da visita. 

Fizemos experiências muito bonitas e aprendemos muito sobre a nossa costa. 

4 de Maio - O RIBOMBAR no encontro de grupos de Bombos de escola - Montijo

por Prof.POR Anabela Caldeira -

RiBombar

Encontro de Bombos de Escolas

MONTIJO

4 de Maio

No dia 4 de Maio, Quinta Feira, realizou-se mais um encontro de Grupos de Bombos de Escolas, da Região de Lisboa. Tal como no ano transacto, em Alfornelos, o RiBombar marcou presença.

Depois da Concentração dos grupos na Praça da República, junto à Câmara Municipal, seguiu-se um desfile de cerca de 1500m entre este local e a Escola D. Pedro Varela, sede do Grupo Batucando, organizador do evento.

Estiveram presentes os seguintes grupos: Batucando, da EB2,3 D. Pedro Varela, Montijo; CERCIMA, do Montijo; Dágadagadá, da EB2,3 de Alfornelos, Amadora; Paradidle, da EB2,3 Fernando Pessoa, dos Olivais; PAS, da Escola Professor Agostinho da Silva, de Casal de Cambra, Amadora; Miguel Torga, da Escola Miguel Torga e o RiBombar, do Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, de Torres Vedras.

Já na Escola, todos os grupos desfilaram pelo palco onde se exibiram individualmente. No final, ao som das Gaitas de Foles do "RiBombar" e do "Dagadagada", todos os grupos fizeram ecoar os seus bombos ao ritmo da Chula.

Foi mais uma jornada de convívio entre todos estes grupos, com a promessa de, no próximo ano repetir a experiência e... quem sabe... em Torres Vedras.

Aqui partilhamos as fotos recolhidas durante o encontro, que devido a um pormenor técnico, são, na sua maioria a preto e branco.

Campeonato Regional de Golfe

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 4 de Maio realizou-se no campo de Golfe do Bom Sucesso o Campeonato Regional, que abrange os alunos apurados do escalão de avançados, no qual participaram os alunos Renato Silva do 9 º A e João Barros do 6 º B.

Realizando um percurso de 9 buracos, num campo agradável de jogar e com uma bonita vista para a Lagoa de Óbidos, os nossos jogadores aplicaram-se de forma empenhada na prova e conseguiram classificar-se nos dois primeiros lugares da classificação Net. Renato Silva, em 1 º lugar e João Barros na segunda posição.

Também o nosso ex-aluno Lucas Barros, que apesar de frequentar a Escola Secundária Madeira Torres, continua a treinar connosco, por sermos Escola de Referência em Golfe, participou neste Torneio, tendo ganho a Prova de Skills - bola mais perto do green.

Parabéns a todos pelo seu empenho e pelo seu comportamento exemplar.

Vê as fotos!

5 de Maio: 4º Encontro do Pré-Escolar

por Prof.POR Anabela Caldeira -

4º Encontro do Pré Escolar

5 de Maio

Realizou-se no dia 5 de Maio, o 4º Encontro do Pré Escolar, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, nos Jardins do Alcabrichel em A dos Cunhados. Nele participaram cerca de 300 crianças dos Jardins de Infância deste Agrupamento com excepção do J.I. do Sobreiro Curvo (por ter uma visita de estudo calendarizada para essa data).

Dinamizaram este evento cerca de 100 crianças e jovens, dos quais 1 turma de alunos da ESCO, a turma do 8º C, alunos da EB1 da Boavista, 1 estagiária da ESCO do Curso de Animadora Sócio Cultural, o Ribombar, idosos do Centro de Dia do Sobreiro Curvo e de A dos Cunhados, além das docentes Sílvia Filipe, Natércia Silva, Fernanda Silva, Lina Gonçalves e Graça Lourenço.

Os alunos do CEF de cozinha, também participaram confeccionando o almoço.

Ao longo da manhã, as crianças foram realizando diversas actividades que culminaram com um piquenique nos relvados dos Jardins do Alcabrichel.

Foi uma manhã cheia de sol, alegria e movimento.

Aqui ficam as imagens:

 

4 de Maio - actividades no Agrupamento: Encontro com o escritor Isaac Barradas e cermónia do chá, acompanhada de histórias no JI da Ribeira de Pedrulhos

por Prof.POR Anabela Caldeira -

4 de Maio

No próximo dia 4 de Maio, estará na nossa escola O Escritor Isaac Barradas, a pedido de alguns alunos, que  seguirá, posteriormente para a escola Secundária de Henriques Nogueira para continuar a divulgação do seu trabalho.

Também no dia 4, no JI da Ribeira de Pedrulhos decorrerá uma cerimónia de Chá, acompanhada de Histórias. Os Contadores de Histórias são os protagonistas desta actividade.

Semana das Línguas e das Ciências Sociais e Humanas - 9 a 13 de Maio de 2011

por Prof.POR Anabela Caldeira -

SEMANA DAS LÍNGUAS E DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

SL

Decorrerá entre os dias 9 e 13 de Maio a já habitual Semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu!

Para saberes mais sobre as actividades que irão decorrer ao longo desta semana, consulta o programa e o cartaz da semana:

programa da semana 

Cartaz

Agradecimento aos alunos dos Cursos CEF de Cozinha

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

ALMOÇO DE PÁSCOA

12 de Abril de 2011

AGRADECIMENTO

No dia 12 de Abril realizou-se na escola sede o ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO dos docentes e auxiliares do nosso Agrupamento, tendo o mesmo sido confeccionado pelos alunos dos CEF de Cozinha da EBI.

Pela variedade, qualidade e sabor da comida ... hummm ... os nossos sinceros PARABÉNS! Pela disponibilidade, generosidade, dedicação, simpatia e profissionalismo ... dos professores, mas sobretudo dos alunos do CC1 e alguns alunos do CC2, os nossos AGRADECIMENTOS!

Olhamos-vos com um sorriso de alegria e esperança no futuro.

BEM HAJAM!

Aqui ficam as fotos do evento!

No dia 06 de Abril de 2011º, os alunos do CC1 participaram na CAMINHADA CONTRA A FOME organizada pela Escola Secundária Madeira Torres, num percurso de 20Km, desde a nossa escola até à Praia Azul

por Prof.POR Anabela Caldeira -

CAMINHADA ESCOLA-PRAIA AZUL

E chegaram TODOS lá!

bb

No dia 06 de Abril de 2011º, os alunos do CC1 participaram na CAMINHADA CONTRA A FOME organizada pela Escola Secundária Madeira Torres, num percurso de 20Km, desde a nossa escola até à Praia Azul.

Para além do enorme sucesso, digno de admiração, de TODOS os alunos terem completado os 20kms, é de referir o facto de todos terem entregue um produto alimentar para uma instituição de Ajuda Humanitária.

É ainda de salientar o espírito de boa disposição, persistência, colaboração, aceitação e solidariedade demonstrado por todos os alunos.

 

GRANDES CAMINHEIROS …

SERÃO UM DIA, GRANDES COZINHEIROS!

As fotos da actividade, aqui!

ENCONTRO COM... quatro escritoras em simultâneo no nosso Agrupamento - 15/03/2011

por Prof.POR Anabela Caldeira -

ENCONTRO COM...

quatro escritoras em simultâneo no nosso Agrupamento

 

No passado dia 15 de Março estiveram no nosso Agrupamento quatro escritoras para um encontro em simultâneo com os alunos, a saber:

 

  • EB1 de Sobreiro Curvo - Escritora SARA RODRIGUES
  • EB1 da Boavista - Escritoras CLARA CAMPOS e LEONOR DE NORONHA
  • EB1 da Maceira - Escritora Isabel Morgado

 

Aqui ficam as fotos da actividade!

Participação nas actividades da Quinzena da Floresta e da Água

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 18 de Março os alunos do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias participaram nas actividades da Quinzena da Floresta e da Água promovidas pelo Centro de Educação Ambiental, que se realizaram em Santa Cruz.

Os alunos estiveram motivados e envolveram-se nas actividades ao ar livre, aprendendo assim a proteger a floresta e a água.

Como estávamos a terminar a Semana da Leitura tivemos um momento de partilha de histórias e deixámos também histórias às árvores.

Foi um dia interessante em que o sol nos brindou com a sua companhia.

Árvores invadem o Mercado Municipal - Exposição do Agrupamento Padre Vítor Melícias no Mercado Municipal

por Prof.ING Helena Narciso -

Uma vez que se comemora neste ano de 2011 o Ano Internacional da Floresta, o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias escolheu como tema aglutinador do seu Plano Anual de Actividades “A Floresta”. Neste âmbito foi sugerido pelo grupo de Educação Visual e Tecnológica que os alunos de todo o Agrupamento criassem uma árvore imaginária, a partir de um tronco pré definido.

Foram criadas árvores temáticas, abstractas, tridimensionais utilizando várias técnicas de expressão plástica e, sempre que possível, materiais reutilizáveis.

A empresa municipal Promotorres, indo ao encontro da vontade do Agrupamento de levar à comunidade o que de melhor se faz nas nossas escolas/jardins de infância,  solicitou a colaboração do grupo de expressões do nosso Agrupamento para decorar o espaço do mercado municipal seguindo o tema “Ambiente e Alimentação Saudável” durante os meses de Março e Abril.

No seguimento desta proposta nasceu esta exposição tornando o nosso mercado municipal numa verdadeira “floresta imaginária”…

Visita de Estudo do 8º ano _ Teatro "Falar Verdade a Mentir", Mosteiro dos Jerónimos e Museu da Marinha - 3/3/2011

por Prof.POR Anabela Caldeira -

VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO

No   passado dia  3 de  Março os  alunos do  8º  ano e  dos Cursos  de Educação e Formação de Cozinha, Electricidade e Informática, deslocaram-se em visita de estudo ao Teatro, para assistir à representação da peça "Falar Verdade a Mentir", pela Companhia de Teatro O Sonho.

Da parte da tarde, os alunos dividiram-se em grupos e visitaram, de forma alternada, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Marinha.

A actividade decorreu conforme o previsto e foram alcançados os objectivos preconizados na planificação da mesma.

Clica aqui para veres as fotos!

Ao encontro da Natureza:Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela

por Prof.POR Anabela Caldeira -

Ao Encontro da Natureza - Visita de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias a Loriga, Serra da Estrela.

Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela.

Chegámos a Loriga por volta das 12:30h e após o almoço, foi tempo de arrumar as bagagens no local onde iríamos pernoitar, a antiga Escola Primária.

Largadas as bagagens, esperava-nos a primeira actividade: Visita à Central Hidroeléctrica da Srª do Desterro, em S. Romão. Uma visita muito curiosa e enriquecedora, porque permitiu aos alunos perceber como, a partir da água e da sua força motriz, se pode produzir energia eléctrica.

De regresso a Loriga, mais uma actividade: Um passeio pela História em contacto com a Natureza. Chamámos-lhe a "Rota da História". Deixámos o autocarro na estrada e seguimos a pé, pela calçada Romana, em direcção ao Caixão da Moura - que não tem nada a ver com os Mouros, dado tratar-se de um túmulo de origem visigótica. Os jovens entusiasmaram-se com os pormenores da Calçada Romana e o que ela representa, colocando questões sobre a época em que Viriato vigiava os montes, enquanto os invasores Romanos se deslocavam por estas vias. O túmulo, também foi mais um elemento interessante nesta viagem aos locais, que retratam a origem milenar de Loriga.

 No segundo dia, a alvorada foi dada ainda antes da 7h. O Pequeno Almoço foi tomado na própria escola onde dormimos, seguindo-se a arrumação das bagagens, que seriam levantadas logo após o Almoço. Havia que despachar, uma vez que o tempo estava incerto e a equipa da Pista de Ski que partia de Loriga à 8h, iria informar-nos da possibilidade ou impossibilidade de cumprirmos a actividade prevista.

E assim foi. Às 8h estávamos junto ao autocarro prontos para o que desse e viesse. A informação que chegou foi recebida efusivamente por todos. Sim, era possível subir à Torre e brincar na neve, na Pista de Ski. Chegámos à Torre por volta das 9h e, depois de tratar das questões burocráticas na Estância, pudemos iniciar a actividade com Trenós e Donuts.

De regresso a Loriga fizemos uma curta passagem pelo "Mirante", para apreciar a paisagem e registar algumas fotos, parámos na Loja de Artesanato da Residencial O Vicente, onde alguns dos jovens compraram lembranças e alguns produtos regionais, para oferecer aos pais.

Depois do almoço, fomos recolher as bagagens à escola e após as últimas compras na Loripão e na Loja de Artesanato Moderna & Pitoresca, fizemo-nos à estrada, tendo chegado a Torres Vedras por volta das 19h30m.

AQUI FICAM ALGUNS VÍDEOS DA VISITA!



Semana da leitura

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Realizou-se entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de Março mais uma Semana da Leitura, no âmbito das actividades do Departamento de línguas, grupo de Língua Portuguesa, em articulação com a BECRE.

Da programação constaram as actividades como exposições, leitura em sala de aula promovida por personalidades convidadas, decoração do bairro com frases literárias, encontro com o escritor Isaac Barradas, dramatizações e ainda a Feira do Livro Usado.

Para todos os que de uma forma ou de outra colaboraram connosco e contribuíram para que esta actividade fosse um sucesso, o nosso muito obrigado.

Departamento de Línguas
BECRE

O Pedro e o Lobo no Jardim de Infância da Boavista

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 15 de Fevereiro, quatro alunos da turma C do 9ºano, desenvolveram uma actividade de leitura expressiva no Jardim de Infância da Boavista. O conto escolhido foi o Pedro e o Lobo, integrado no tema aglutinador do agrupamento, “A floresta”.

Esta actividade foi organizada no âmbito da Área de Projecto e constituiu a delícia dos mais pequenos que ficaram muito entusiasmados com a visita dos alunos mais velhos da EBI Padre Vítor Melícias.

Vê as fotos

“Comemoração do Dia De S.Valentim”

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No passado dia 14 de Fevereiro realizou-se um conjunto de exposições no âmbito do Dia de S.Valentim, organizadas pelo grupo de Português em parceria com as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e na Área de Formação de Cozinha.

Participaram as turmas:8ºB, 8ºC e 8ºCC1.

É de salientar a qualidade do trabalho produzido e o empenho revelado pelos alunos.

A turma 8ºCC1 agradece aos alunos do 9ºA e à professora Paula Vilela a montagem dos painéis intitulados “A arte e a poesia”.


Semana da Música- 21/02 - RiBombar participa na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo

por Prof.POR Anabela Caldeira -

RiBombar

Participação na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, em Mira Sintra 

 No dia 21 de Fevereiro, o RiBombar deslocou-se a Mira Sintra, para participar na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo.

Foi mais uma jornada de convívio e de promoção do grupo junto de outra comunidade escolar, que nos recebeu de forma entusiástica.

Ao Professor Hernâni Santos, agradecemos o convite e a hospitalidade, bem como à Direcção do Agrupamento de Escolas.

Participação no Corta-Mato Escolar Oeste - 16 de Fevereiro 2011

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Realizou-se no dia 16 de Fevereiro, no Parque da Várzea o Corta-Mato Escolar – Fase EAE Oeste com a participação das escolas do Oeste.

A nossa escola fez-se representar por 37 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que participaram nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores. Relativamente aos resultados é de destacar individualmente:
• o 4º lugar da Joana Boaventura do 7º C em Infantis B,
• o 8º lugar da Catarina Vieira do 8 ºA em Iniciados,
• o 19 º lugar do Daniel Mendes do 9º B, em Juniores,
• e a participação neste evento de 5 alunos do 1º ciclo,
em provas com uma média de 150 participantes.

Salienta-se a participação de todos os alunos que representaram a nossa escola (alguns já em anos consecutivos) de forma exemplar, concluindo as suas provas de forma digna e empenhada, e revelando ao longo das mesmas uma boa aptidão física, apesar do mau tempo verificado.

Pela sua presença e esforço, parabéns a todos!

Nota: Os resultados completos podem ser vistos em http://sites.google.com/site/desportoescolaroeste/

O Grupo de Educação Física

RiBombar - 5/02/2011 - INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

por Prof.POR Anabela Caldeira -

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

RiBombar

Iniciou-se hoje, dia 5 de Fevereiro, a edição 2011 do Carnaval mais Português de Portugal - O Carnaval de Torres Vedras.

Com a Inauguração do Monumento do Carnaval, foi dado o pontapé de saida para o Carnaval de Torres 2011. O RiBombar, marcou presença nesta cerimónia, que levou o Cortejo Carnavalesco, desde o Mercado Municipal até à Praça da República, onde se procedeu à referida inauguração.

No Cortejo integraram-se os membros da Confraria do Carnaval, os Ministros e as Matrafonas, alguns Grupos que se destacaram no ano transacto, os habituais "Cabeçudos" e o RiBombar.

Aqui partilhamos fotos e video do evento