melicias
Curriculum Vitae

Frei Vítor José Melícias Lopes, nasceu em 25 de Julho de 1938 na freguesia do Ramalhal, concelho de Torres Vedras.

Ingressou no Seminário Menor da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, em Montariol, Braga (1949), professou solenemente na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) em 1959, e a 29 de Julho de 1962 foi ordenado sacerdote na Igreja Paroquial de Carnide.
Concluiu, sucessivamente, o curso de Filosofia/Teologia do Seminário Franciscano da província Portuguesa da Ordem Franciscana (1962), a licenciatura em Direito canónico no Pontifício Ateneu Antoniano de Roma (1965), na situação de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e a licenciatura em Direito na Universidade Clássica de Lisboa (1973).


Para além das funções inerentes ao sacerdócio, é presidente da União das Misericórdias Portuguesas da Confederação Internacional das Misericórdias e desempenha inúmeros cargos em Portugal e no estrangeiro, fundamentalmente nas áreas da solidariedade social, ensino e ainda junto de instituições de utilidade pública sem fins lucrativos.
Tem colaborado na elaboração de enciclopédias, livros e artigos na imprensa nacional e internacional e é autor de vários livros.
Foi ainda agraciado com diversas condecorações e distinções honoríficas, nomeadamente: grande oficial da Ordem de Benemerência (1983), grã-cruz da ordem de Mérito (1993), medalha de mérito municipal e grau de prata da Câmara Municipal de Torres Vedras (1990).
Para além das actividades de apoio e sensibilização que tem dedicado ás classes mais desfavorecidas, é de realçar, paralelamente, o seu recente papel em prol da população timorense, na qualidade de comissário para o Apoio à Transição em Timor Leste.
Diário da República - Despacho nº 24772/2000 (2ª série) de 4 de Dezembro

Última alteração: domingo, 8 de julho de 2012 às 01:33