Visita de Geminação a Timor Leste

A Escola Padre Vítor Melícias efectuou uma visita de trabalho à Escola Pré Secundária de Soibada, na sequência da assinatura no passado em Timor Leste do protocolo de geminação "Rostos de Esperança" com aquele estabelecimento de ensino.

A viagem decorreu de 20 a 29 de Setembro, com três dias até Dili, três dias em solo Timorense e mais três dias na viagem de regresso, foram extremamente cansativos, mas riquíssimos na afectuosa e inesquecível recepção que todos, sem excepção nos presentearam.

Fomos recebidos em Dili, pelo Exmo. Sr. Presidente da República, Xanana Gusmão, no seu gabinete, que nos solicitou a continuidade do apoio à Escola de Soibada, mas, manifestou também o seu desejo, na ida de alunos timorenses à nossa Escola, permitindo a aproximação da língua, da cultura e educação portuguesa. 

A nossa anuência a esta proposta foi imediata, ficando a promessa de já no final deste ano lectivo ou no início do próximo possamos ter 1 ou 2 jovens em convívio connosco.

No segundo dia, visitamos Soibada, numa épica viagem de cinco horas, montanha acima, montanha abaixo, por caminhos e buracos, mais cinco horas de regresso a Dili.

Nas cerca de três horas na Escola de Soibada, o carinho da recepção foi a nota dominante. Eram enormes as expectativas de todos os nossos amigos que nos esperavam ansiosamente, com música e cânticos de agradecimento, mais a alegria que aqueles olhos transmitiam. Numa terra onde não existem instalações sanitárias e energia eléctrica, está tudo dito para descrever este lugar do mundo, onde se tem paixão por tudo o que é Português.

Agora, após esta visita vamos esperar que a nossa comunidade educativa perceba melhor esta geminação especial.
Obrigado povo de Timor Leste, pela lição que nos deste de simplicidade e esperança por um futuro melhor.

Última alteração: quarta-feira, 29 de maio de 2019 às 11:47