Notícias APVM

Holanda

Holanda

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Número de respostas: 0

HOLANDA

h


Membro Fundador da U.E.

Capital: Amesterdão
Sede do Governo: Haia
Superfície: 41.526 km2
Língua: Neerlandês (Holandês), frísio, inglês e alemão
Religião: Cristã (40% católicos romanos, 34% protestantes)
Moeda: EURO

_______________________________________________________________

Território
Estado da Europa Ocidental, banhado pelo Mar do Norte, confrontando com a Alemanha e a Bélgica. Com uma superfície de 41.526 km2, as suas características topográficas e hidrográficas (grande parte da superfície do país está abaixo do nível do mar), assim como a instabilidade do litoral, levaram à realização ao longo dos séculos de gigantescos trabalhos de preservação e de conquista de novas terras através da construção de diques, secagem e saneamento de lagos e pântanos que deram origem aos polders, terrenos conquistados aos mares. Trata-se de um país quase plano onde apenas as regiões do sudeste apresentam montes e colinas. Os Países Baixos são, popularmente, denominados Holanda, que na verdade corresponde a duas das suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul.

Economia
A posição central dos Países Baixos contribuiu para a internacionalização da sua economia. Assim, o comércio e os transportes são dois dos sectores mais importantes. Este país possui uma das maiores marinhas mercantes do Mundo, apoiada por dois grandes portos: Roterdão e Amesterdão. Dispõe de indústrias de transformação muito diversificadas: siderurgia, mecânica, estaleiros navais, produtos eléctricos (Philips), química (Unilever e outras), alimentar e do tabaco. A exploração de petróleo e de gás natural reveste-se igualmente de importância económica significativa.
A agricultura é intensiva e de alto rendimento, destacando-se as produções de trigo, beterraba, cevada, aveia e batata. A floricultura e a horticultura constituem grandes fontes de riqueza, exportando grandes quantidades de flores e legumes. A criação de gado, particularmente nos sectores bovino, suíno e de aves, tem também importância na economia do país.