Novo encontro com André Fernandes

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

André Fernandes é um escritor jovem, que veio ao nosso agrupamento no dia 16 de março, fazer duas palestras destinadas aos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade da EBPVM e da EBGC, as quais foram muito do agrado dos alunos. E foram eles, que nos incentivaram a trazer de novo o André numa palestra para Pais /EE e restante comunidade educativa.

Assim, por iniciativa da ASSOCIAÇÃO DE PAIS/EE DO AGRUPAMENTO PVM, em conjunto com o Gabinete de Apoio ao Aluno e com a ESCO, vamos novamente dinamizar a PALESTRA destinada apenas a ADULTOS EDUCADORES (não a alunos), ou seja, pais/EE, AO, AT, TS, no dia 05 de maio de 2023, no auditório da ESCO, pelas 21 horas.

O André tem o dom de "tocar corações" e esta é uma excelente oportunidade de, individualmente e em conjunto, se SENTIR a educação.
APAREÇAM!



(Editado por Prof.POR Anabela Azevedo - Quarta, 26 de Abril de 2023 às 13:00)

Atividades Rítmicas_ experiência de inclusão_

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Atividades Rítmicas_ experiência de inclusão

 

"No passado dia 30 de março de 2023, realizou-se no Pavilhão da Associação Desportiva do Carregado, o 2º Encontro das Atividades Rítmicas, no âmbito do Desporto Escolar. Sob a orientação da professora de Educação Física Tânia Carvalho, participaram o grupo de alunos da "Escola Ativa" do 1º ciclo e o grupo das "Atividades Rítmicas", dos 2º e 3º ciclos, da Escola Básica Gaspar Campello, igualmente acompanhados pela Professora de Educação Especial Amélia Pascoal e pelo Professor Luís Cipriano. O grau de satisfação de todos foi muitíssimo elevado, pelo gosto que sentiram em poder apresentar em público o que, ao longo de tantos treinos, com bastante esforço de todos,professora e alunos, culminou em momentos de muito prazer e  altamente apreciados. É de salientar o empenho, dedicação e força de vontade dos alunos, em ultrapassar os momentos menos bons, acreditando, sempre, que conseguiam chegar a este dia, com um resultado tão positivo e merecido.


O grupo de Educação Especial de Campelos, não pode deixar de ressaltar, o papel inclusivo da professora Tânia que, desde o início, se empenhou com os quatro alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, promovendo-lhes, além dos objetivos técnicos da atividade alcançados com muita persistência e entrega, uma melhor auto-estima, auto-imagem,  auto-segurança e gosto pelo sentido de pertença ao grupo. Uma evidência de verdadeira inclusão no nosso Agrupamento de Escolas.



O meu Projeto Scratch: alunos da turma CVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O meu Projeto Scratch

Os alunos da turma CVM, em parceria com o Serviço Educativo da Câmara Municipal de Torres Vedras desenvolveram vários projetos com a aplicação Scratch, nos quais desenvolveram competências no domínio curricular de Matemática, mais concretamente do Pensamento Computacional.

Criaram-se contextos  em que os alunos tiveram necessidade de identificar o problema, centrarem-se nos objetivos a atingir, na definição de estratégias, identificação dos elementos essenciais, ordenação das tarefas a desenvolver, seguir passos, aferir e corrigir até ao resultado.




Visita de estudo de Portuguès e História-8º ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Visitas de Estudo de Português e História 
27 de março 2023

 No âmbito das disciplinas de Português e de História do 8º ano, os professores do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, promoveram uma visita de estudo a Lisboa.

 Os alunos assistiram no período da manhã à representação da peça "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira, pela Companhia de Teatro "O SONHO" e visitaram o Museu da Carris, no período da tarde.

Os alunos participaram em todas as atividades previstas, revelando interesse e empenho.

 AQUI ficam algumas das fotos!

Dia Eco-Escolas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Dia Eco-Escolas


No dia 29 de março de 2023, comemorou-se na EPVM, mais um Dia Eco-Escolas…o vigésimo, integrado na Semana Cultural do Agrupamento.


Foi um dia repleto de atividades promotoras de cultura ambiental, dirigidas aos 1º, 2º e 3º, ciclos, dentro dos temas do Programa Eco-Escolas – resíduos, energia, mar, biodiversidade, alimentação saudável, desporto, consumismo, artesanato, divulgação dos ODS.


As turmas participaram nas atividades dinamizadas pelas coordenadoras do Programa, com a colaboração de alunos, professores, assistentes operacionais e elementos da Associação de Pais.


Do evento destacam-se: o preenchimento da Auditoria Ambiental; limpeza do espaço escolar; sessão de sensibilização “Mar à Deriva”; desfile de moda “3 R’s”; vários ateliers (“Biodiversidade criativa”; “Brincar com o vento”; “Arte dos resíduos”; “À Descoberta dos ODS”; “Arte do Macramé”; “Quando o lixo vira arte”); jogos tradicionais e jogo da alimentação saudável.


A festa iniciou com a atuação do Ribombar. Durante a manhã, com o apoio técnico de som, do DJ Pedro Ferreira, do 9º C, atuaram, com a interpretação de canções, alunos do 1º ciclo; o aluno Pedro Santos do 9º C, “A história do menorzinho” e alunos do Clube Bué d’Artes “Somos APVM”. O aluno Telmo Oliveira do 9º A, dançou “LevelUp” e assistiu-se também, ao vídeoclip “Planeta Azul”, realizado pela turma do 6ºC (no ano letivo anterior).


As coordenadoras agradecem a toda a comunidade educativa que de algum modo, contribuiu para a concretização deste Dia.

As coordenadoras do Programa Eco-Escolas – EPVM

Fernanda Silva

Idália Miranda


aqui as FOTOS!


- Rádio Ativa - Entrevista com André Fernandes

por Prof.POR Anabela Azevedo -
- Rádio Ativa -
 Entrevista com André Fernandes


No dia 16 de março, o escritor André Fernandes deslocou-se ao nosso agrupamento para fazer palestras destinadas aos alunos dos 8º e 9º anos.

Alunos do Clube de Rádio (Rádio Ativa APVM) foram ter com ele para a entrevista que agora vos partilhamos.

André Fernandes é um escritor jovem, com 5 livros editados, sendo o último, “Sobre AMOR”, uma partilha das histórias mais marcantes que ouviu, nas muitas palestras que já deu pelas escolas do país. Histórias que lhe trouxeram diferentes lições a vida e que hoje lhe permitem “tocar o coração” dos jovens e “ensinar o Amor” nas muitas palestras que continua a dar. 







Participação no Evento Regional "Capacitação das Escolas: da Visão às Prática

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

Na sequência do convite da DGE para a participação no Evento Regional "Capacitação das Escolas: da Visão às Práticas", a Equipa PTE do APVM produziu um poster que dá visibilidade às três principais ações definidas no nosso PADDE.  O Nosso PADDE pode ser consultado aqui.



Dia Internacional do Pi - GC

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No dia 14 de março comemorou-se, na Escola Básica Gaspar Campello, o Dia Internacional do Pi. Para assinalar essa data, o grupo de Matemática organizou a atividade “Consegues encontrar a data do teu aniversário?”. Nesta atividade foi proposto aos alunos que, num mar de postais expostos no corredor da escola, encontrassem na parte fracionária do número pi a sequência de números que correspondia à sua data de aniversário. Esta atividade teve como objetivo consciencializar a comunidade educativa de que a parte fracionária do número pi é infinita e não segue um padrão (não periódica). Foi ainda interessante dar a conhecer que nesta parte fracionária, curiosamente, se pode encontrar uma sequência de números que corresponde à data de nascimento de cada um de nós.


Esta atividade foi, também, dinamizada para a comunidade dos docentes.


Fica o registo fotográfico.

ver AQUI!

Rádio Ativa-Semana cultural

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Em 2022 decorreu no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias a I Semana Cultural. 

A cantora torriense Susana Félix aceitou o nosso convite e conversou com os nossos alunos. No final veio ao estúdio do Clube de Rádio Ativa APVM contar-nos como foi essa experiência. A II Semana Cultural decorrerá entre 27 e 31 de março de 2023. Fica atento!


 

 

Encontro com ANDRÉ FERNANDES

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Nas duas escolas do 2º e 3º CEB do AE Padre Vítor Melícias, em dois momentos diferentes, promovidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e pelas Bibliotecas Escolares, tivemos hoje o privilégio de receber o André Fernandes, escritor, coach e palestrante.


Nas duas palestras, existiram momentos de grande autenticidade e humildade que tocaram o coração de toda a plateia, em especial dos alunos presentes. Neste caminho, fomos magistralmente conduzidos de volta à nossa humanidade, compaixão, perdão e esperança de SERmos a nossa melhor versão.


E foi assim que fomos surpreendidos por uma verdadeira lição de AMOR e não há melhor aula do que essa!

Grata a todos os que abriram o seu coração e confiaram no poder do AMOR Gratidão especial ao André Fernandes que hoje foi a semente que tão profundamente nos tocou ...

Bem-Haja!!




Vê, as fotos, aqui!





Visita de estudo 9º ano_Teatro e Palácio da Ajuda

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visitas de Estudo de Português e História

 

14 de março 2023

 

No âmbito das disciplinas de Português e de História do 9º ano, os professores  do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, promoveram uma visita de estudo a Lisboa.


Os alunos assistiram no período da manhã à representação da peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, pela Companhia de Teatro "O SONHO" e visitaram o Palácio Nacional da Ajuda, no período da tarde.

 

Os alunos participaram em todas as atividades previstas, revelando interesse e empenho.

 

AQUI algumas das fotos!

 


Programa Erasmus+

por Prof.ING Helena Narciso -

O nosso Agrupamento está de parabéns!

0

Recebeu o Certificado de Acreditação do Programa Erasmus+

0

Com este programa são oferecidas oportunidades aos alunos, pessoal docente e não docente, assim como a técnicos de ação social, para participarem numa experiência de aprendizagem, e/ou profissional ou numa missão de ensino noutro país.

0

Estão criadas as condições para proporcionar à nossa comunidade educativa novos desafios que permitem expandir horizontes, contactos e novas amizades, ganhar mais autonomia e conhecimento e desfrutar de oportunidades enriquecedoras inesquecíveis. 

Dia da Fruta

por Prof.ING Helena Narciso -

O Projeto “DIA DA FRUTA” iniciado no ano letivo 2021/22, foi retomado no mês de janeiro de 2023 na Escola Básica Padre Vítor Melícias e na Escola Básica Gaspar Campello e destina-se aos alunos do 2.º e 3º ciclo.

0

Este projeto insere-se nas atividades desenvolvidas pelo Projeto Educação para a Saúde (PES). Tem como objetivo principal sensibilizar para a importância, junto dos alunos e das suas famílias, da inclusão de mais fruta na dieta alimentar, auxílio da luta contra a obesidade e a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da introdução ou reforço de comportamentos saudáveis.

0

A distribuição gratuita de fruta nos estabelecimentos de ensino efetua-se no período da manhã às quartas-feiras.

Lenços de Namorados. EB Gaspar Campello

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Lenços de Namorados realizados pelos alunos do terceiro ciclo na EB Gaspar Campello, em articulação com a componente curricular das disciplinas de francês, inglês e espanhol.

 

 



Biblioteca para Adultos

por Prof.ING Helena Narciso -

Arrancou este ano letivo na Biblioteca Escolar de Campelos o Projeto "Biblioteca para Adultos", integrado no Plano local de Leitura do nosso Concelho, apoiado pela Autarquia, pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Esta iniciativa pretende dar à comunidade educativa a oportunidade de requisitar livros para o domicílio e desfrutar das sessões mensais de Cinema -CinePais, momentos de partilha de ideias, de leituras e de aproximação à escola. A nossa Biblioteca Escolar está aberta à Comunidade Educativa.

Os nossos utilizadores são bem-vindos! Apareçam e desfrutem dos Livros e da Leitura!

0

0

Teatro–Debate sobre sexualidade no anfiteatro da ESCO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Os alunos do 9º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias, assistiram ao espetáculo de Teatro–Debate sobre sexualidade no anfiteatro da ESCO, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em parceria com a Câmara Municipal (Projeto + saúde), no dia 8 de fevereiro.

 

Tratou-se de uma forma de “Teatro-Debate” que abordou de maneira envolvente, direta e responsável as delicadas situações da sexualidade e da sua educação, das implicações individuais e sociais no complexo processo das várias vivências e sua necessária reflexão.

Neste espetáculo foi feita a representação de uma peça; a uma primeira representação seguiu-se, de imediato, uma segunda, durante a qual foi permitido aos alunos intervir e ensaiar, em palco, as suas propostas de alteração ao decorrer das cenas.


O espetáculo desenvolveu-se num tempo limitado – cerca de 90 minutos – sob a direção de uma “animadora” que moderou a participação dos alunos, enquadrando as suas intervenções e fazendo respeitar os diferentes pontos de vista.


O teatro ao serviço da prevenção aparece assim como um método inovador, criativo e imaginativo para oferecer aos alunos oportunidade de desenvolver conhecimentos no domínio da saúde dando-lhe, simultaneamente, a possibilidade de se questionar sobre as suas crenças, atitudes e comportamentos.


As professoras que acompanharam os alunos salientam o interesse e envolvimento dos mesmos no decorrer da atividade.






Projeto criativo - 14 de fevereiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

14 de fevereiro

Tradições portuguesaso Lenço dos Namorados  
 Novos Olhares criativos


(Atividade em curso)

Projeto criativo e funcional (utilidade prática) - Marcador de Livros
Criação "novas histórias", com mensagens criativas e motivadoras.

 

 


saber + AQUI

PROJETO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE-“ ILOVE 2 HELP”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE


Na Escola Básica Padre Vítor Melícias, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em parceria com a Câmara Municipal (Projeto + saúde), durante o 1º semestre realizaram-se as seguintes sessões informativas:

 - Sessão: “ ILOVE 2 HELP”

Exibição de filmes publicitários, ficção e curtas-metragens (dentro do âmbito das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS), seguida de um debate sobre os temas abordados nos filmes apresentados.

Esta sessão foi dinamizada nas turmas 6ºA; 6ºB e nas turmas do 7º ano, na BECRE.

- Sessão: “Quem ama cuida-se - prevenção da violência no namoro”

Nesta sessão os alunos da turma do 8ºB esclareceram dúvidas sobre temas da área da Saúde Mental e Prevenção da Violência.

- Sessão informativa sobre consumos, substâncias e dependências.

Esta sessão foi dinamizada na turma do 8ºD, com o objetivo principal, de apoiar na prevenção, a componente informativa que diz respeito à disponibilização de informação cientificamente fundamentada sobre substâncias psicoativas e/ou comportamentos aditivos, bem como à promoção de pensamento crítico sobre essa informação.

Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização destas atividades.

 







Sessão com a Escritora Andrea Ramos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No dia 19 e 25 de janeiro os 7ºs anos puderam assistir a uma sessão com a Escritora Andrea Ramos. O livro "(Muda) o meu nome" foi a obra apresentada, cuja temática dos valores poderá ser analisada em várias disciplinas.

Agradecemos à autora e respetivos convidados a vinda à nossa escola, apresentando um tema tão importante para a nossa comunidade.



Turma ECO+

por Prof.ING Helena Narciso -

No próximo dia 25 de janeiro, a partir das 8:30h, na escola sede do agrupamento, realizar-se-á a atividade TURMA ECO+, com a recolha de electrodomésticos, materiais electrónicos, pilhas e lâmpadas e tampinhas, que são enviados para tratamento adequado através do projecto Geração Depositrão, ao qual a escola aderiu há vários anos. Assim, os resíduos entregues serão atribuídos a uma turma e convertidos em pontos.

0

No final do ano lectivo, a turma que obtiver mais pontos será a TURMA ECO+. Nesse dia, os delegados Eco-Escolas estarão junto à entrada principal, a receber os materiais e a registar as quantidades a atribuir a cada turma. Agradecemos desde já a participação.

0

As coordenadoras da Eco-Escolas: Fernanda Silva & Idália Miranda

"Mercadinho de Natal" EB Póvoa de Penafirme.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"Mercadinho de Natal" 
  21 de dezembro na EB Póvoa de Penafirme.

 

Com a colaboração dos E. Educação representantes das turmas da EB P. Penafirme, vai realizar-se um "Mercadinho de Natal" conforme programa do flyer.

Para além do convívio entre todos e da apresentação da Escola (inaugurada no ano letivo transato), vai também ser hasteada a bandeira Eco Escolas.

As eventuais receitas do Mercadinho ajudarão a custear a visita de estudo, planeada para o dia 5 de Janeiro de 2023 - espetáculo "A nova Cinderela no gelo".
Todos são convidados a passar pela EB PP nesta tarde de quarta-feira!

Um agradecimento às pessoas, empresas e entidades que tornaram possível esta iniciativa!

Atividades-turma CVM da escola PVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Atividades turma 

CVM Padre Vítor Melícias


Os alunos da turma CVM da escola Básica Padre Vítor Melícias, participaram no Concurso Infantil e Juvenil  desenhos e vídeos da Qualidade, no qual lhes foi atribuído o 1.º prémio e uma menção honrosa.
Agradecemos à APQ (Associação Portuguesa da Qualidade) a possibilidade de participar nesta experiência, a qual deixou os alunos orgulhosos"
Ir para este Sway

Geração Depositrão

por Prof.POR Anabela Azevedo -

GERAÇÃO DEPOSITRÃO



No âmbito do Programa Eco-Escolas, a nossa escola foi inscrita uma vez mais no projeto “Geração Depositrão”, que consiste na Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos, lâmpadas) e pilhas/acumuladores.

Após a recolha, os resíduos são pesados, no centro de consolidação e o valor é comunicado pela ERP (Entidade Gestora de Resíduos) Portugal no final das fases de recolha, a todas as escolas participantes, que serão premiadas de acordo com as quantidades entregues.

Contamos pois, com a colaboração de TODOS na recolha destes resíduos, que poderão ser entregues e depositados no contentor vermelho junto à portaria.


Halloween, Toussaint, Dia de mertos 2022

por Prof.POR Anabela Azevedo -
COMEMORAÇÃO DO HALLOWEEN, LA TOUSSAINT E DIA DE MUERTOS


À semelhança de anos letivos anteriores, comemorou-se nas disciplinas de Língua Estrangeira (InglêsEspanhol e Francês), as datas festivas do Halloween (31 de outubro), Dia de Muertos (2 de novembro) e La Toussaint (1 de novembro).

 

Algumas das atividades aconteceram com o envolvimento interdisciplinar  das disciplinas de  Português, Oficina de Artes, BECriar.

 

Nas salas de aula foram feitas pesquisas sobre costumes e tradições, visionados vídeos e PowerPoints, filmes alusivos à época e outras atividades. No exterior existiam bancas com produtos confeccionados pelos alunos e Encarregados de Educação, espaços criativos em que os alunos decoraram/pintaram as suas abóboras e ainda um desfile de máscaras alusivo à data festiva. No átrio das escolas do agrupamento foram expostos diversos trabalhos que decoraram toda o espaço escolar assim como outros espaços, que incluiram a decoração de algumas portas de salas de aula, entre outros.

 

O resultado de todos estes trabalhos foi muito criativo, original, sustentável e surpreendente. Os docentes envolvidos enaltecem o esforço e empenho demonstrado pelos alunos e as suas famílias, salientando que o resultado alcançado superou largamente as expetativas.


Aqui fica um vídeo com algumas das atividades realizadas!





EDUCARTE+ em outubro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

EDUCARTE+ em outubro

 

O projeto EducArte+ da EB Gaspar Campello, continua centrado na dinâmica Escola/Família/Comunidade, como mote para o sucesso das nossas crianças/alunos nas diferentes áreas do seu desenvolvimento. Ao longo do mês de outubro, muitas foram as atividades desenvolvidas que abarcaram vários e diferentes territórios de conhecimento e de aprendizagem.

Em parceria com as famílias, angariámos alimentos e outros bens essenciais para duas Associações de Apoio aos Animais (APA de Torres Vedras e JAVA da Lourinhã).

Várias encarregadas de educaçãoajudaram as crianças na confeção de sacos e broas para o Pão-por-Deus (1ºCiclo) e ensinaram a confecionar scones saudáveis (JI).

Para comemorar o Dia da Alimentação, recebemos na escola alguns elementos seniores da Associação 4G, que nos ensinaram a fazer a tradicional uvada. Também, se realizaram várias atividades de escola (Circuito da Alimentação).

Durante a Assembleia de Escola, crianças e adultos falaram sobre Bullying. Inaugurámos o espaço “Banco dos Amigos”e um grupo de alunas do 4º ano, escreveu, cantou e coreografou uma canção sobre a temática.

O mês terminou com a comemoração do Halloween.As famílias decoraram abóboras para participar no concurso lançado pela Associação LoveButternut em parceria com a empresa “Patrícia Pilar”. As turmas do JI realizaram pega-monstros no laboratório de Ciências. O 1º, 2º e 3ºciclos realizaram um desfile mostrando toda a sua criatividade e originalidade.


As fotos, AQUI

 


" Viagem pelo céu noturno"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Viagem pelo céu noturno – planetário insuflável 

 

As turmas do 7º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias participaram na atividade Viagem pelo céu noturno, no dia 2 de novembro, no Centro de Educação Ambiental em Torres Vedras. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais em parceria com o serviço educativo de divulgação de ciência da Câmara Municipal de Torres Vedras "Quero ser cientista" e integra o programa Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia.  

Esta iniciativa consistiu na simulação do céu noturno com um planetário insuflável do Centro de Ciência Viva de Constância e foi possível observar as constelações e as suas formas e explorar outros temas de astronomia.  


 

 


CÁLCULO MENTAL SUPERTMATIK online

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CÁLCULO MENTAL SUPERTMATIK online



Para aprender a jogar SUPERTMATIK online – CÁLCULO MENTAL - nos modos de jogo utilizados nos Campeonatos Escolares, assiste aos vídeos demonstração clicando nos links abaixo:

Modo SOLITÁRIO:

Modo vs ROBOT:

 

JOGAR

Entra em: https://www.supertmatik.net/app/cartas/

 

Antes de iniciar o jogo devem selecionar o Tema (Cálculo Mental), o Modo (vs robot ou vs humano ou solitário) e a Categoria (5ºCM ou 6ºCM ou 7ºCM ou 8ºCM ou 9ºCM conforme o ano que frequentam 5º, 6º, 7º, 8º ou 9º ano). Devem usar os botões com forma triangular para selecionar as opções que desejarem.

 

Podem jogar como "utilizador convidado" ou fazer login antes de iniciarem os jogos para que os resultados fiquem disponíveis na área pessoal de cada aluno (PERFIL). Para treinar aconselha-se o modo solitário, por ser o mais parecido com o modo utilizado na Grande Final.

 

Até 31 de março, cada turma (através de um torneio interno) irá selecionar o seu representante para a Grande Final online do campeonato escolar de Cálculo Mental, a ocorrer no mês de maio 2023.

 

Agora só falta experimentares!!!

SUPERTMATIIK… aprender é uma brincadeira!

 

Em caso de dúvida fala com o teu professor de matemática!

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais


Trabalhos do 1º ciclo alusivos ao «Halloween»

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Trabalhos do 1º ciclo alusivos ao «Halloween»


   Em mais um ano consecutivo, os alunos do 1º ciclo e respetivas famílias foram convidados a fazer alguns trabalhos no âmbito das celebrações do «Halloween», na disciplina de Inglês. Este ano, o material base foi uma abóbora, numa parceria com a associação «Love Butternut», que encontrou como parceiro local a empresa «Patrícia Pilar».

  As abóboras foram fornecidas aos alunos que realizaram os trabalhos com as famílias e antes da exposição nas escolas e comunidade, tiveram ainda oportunidade de participar no envio da foto da sua abóbora para um concurso cujo prémio será: 4 bilhetes para o parque temático Isla Mágica. O resultado desta colaboração foi uma grande diversidade de criações artísticas em que as famílias foram inexcedíveis e o entusiamo de todos contagiante!

Para quem não teve oportunidade de visitar as exposições aqui fica um breve registo desses acontecimentos.


 

 

Demonstração de Goalball

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Demonstração de Goalball 



Integrado na IX Semana da Visão de Torres Vedras, teve lugar uma demonstração de Goalball, no dia 26 de outubro, abrangendo 14 turmas e ainda um grupo de utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, de Torres Vedras. O goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle, com a finalidade de proporcionar uma atividade desportiva aos que tinham perdido a visão nos combates da II Guerra Mundial. 


Vê o vídeo:


 

 



AS FOTOS, AQUI!


Oficina: O menino silêncio

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Oficina: O menino silêncio


 Dia 17 de outubro, na Biblioteca Escolar de Campelos realizou-se esta oficina de LEITURA com os alunos do 4.º ano, em articulação com as docentes Lúcia Fernandes e Helena Gonçalves. Obrigado PNL! Obrigado Paulo!

 

 

Dia da Alimentação - 22~23 _ EB Gaspar Campello

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Dia da Alimentação - 22~23 _ EB Gaspar Campello


Uma atividade realizada dia 17 de outubro e que envolveu a escola de forma saudável em diferentes âmbitos. A articulação de aprendizagens essenciais, através da metodologia de projeto, com a compreensão, interpretação e utilização de várias linguagens. Demos as mãos e com a participação das diferentes disciplinas (Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Criar, Ciências Naturais e Educação Física), Projeto de Educação para a Saúde e programa Eco Escolas, foi desenvolvido um trabalho que envolveu a participação de todas as turmas do 2.ºciclo da EB Gaspar Campello, quer na realização, quer na operacionalização da mesma. A todos os alunos foi solicitado que trouxessem uma peça de fruta, o que permitiu a elaboração de espetadas de fruta. 


Obrigado a todos os envolvidos, professores, alunos e assistentes operacionais que permitiram o sucesso da atividade. 


Que os nossos alunos sejam futuros cidadãos mais cooperativos, empreendedores, criativos, responsáveis e saudáveis. 


Aqui fica o vídeo da atividade:







Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Padre Vítor Melícias

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 17 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A atividade, desenvolvida pelo Projeto Educação para a Saúde (PES), consistiu no reforço do lanche com fruta fornecida pela empresa Campotec. Teve como principal objetivo sensibilizar para a importância da inclusão de mais fruta na dieta alimentar, auxílio da luta contra a obesidade e a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Os alunos aderiram com entusiasmo a esta atividade.

Os professores de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde e Programa Eco Escolas, levaram os alunos a refletir, uma vez mais, sobre a temática da alimentação, tão importante para a manutenção da saúde. A BECRE expôs um placard temático no corredor do 1º piso e estiveram, ainda, expostos alguns trabalhos realizados por alunos do 6º ano, junto ao bar.

Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade, nomeadamente à empresa Campotec.

0

As fotos AQUI+

Ementa Livresca - BECRE

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ementa Livresca - BECRE


O menu livresco recolheu livros relacionados com as bebidas, prato principal, sopa, sobremesa e seguidamente foi lido pelos alunos, apresentado à turma, em forma de rapsódia de leitura. 

No final da sessão os livros foram substituídos por uma sobremesa saudável elaborada em parceria com a Educação Especial.


Aqui ficam algumas fotos.



26ª Gala de Entrega do Galardão Eco-Escolas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No passado dia 12 de outubro decorreu em Valongo, a 26ª Gala de Entrega do Galardão Eco-Escolas.


A Escola Padre Vítor Melícias participou uma vez mais no evento, recebendo a 19º Bandeira da Eco-Escolas. A Câmara Municipal de Torres Vedras facultou o transporte dos representantes das diversas escolas do concelho que pretenderam participar na cerimónia.Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição/workshop patente em bancas de escolas e outras instituições de todo o país, com mostra e divulgação de produtos e atividades que realizam. Ao longo da tarde decorreram várias atuações, música e dança. No encerramento do dia de atividades fomos presenteados com a atuação do grupo “Be Dom”, que interpretou alguns dos seus temas, utilizando instrumentos feitos com reutilização de diversos materiais.


 A Bandeira é o prémio simbólico (galardão), que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da Escola e de toda a comunidade onde esta se insere.

Foram galardoadas todas as escolas e jardins-de-infância do nosso Agrupamento! Somos por isso, ECO-AGRUPAMENTO!


Com o objetivo de sensibilizar/alertar toda a comunidade educativa para a urgência das questões ambientais, continuaremos a implementar este programa.

 

AS FOTOS, AQUI!

Oficina com o mediador de leitura e escritor Paulo Condessa "O menino Silêncio"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Oficina com o mediador de leitura 

e escritor Paulo Condessa

"O menino Silêncio"


No dia 17 de outubro, os alunos do 4.º ano da EB Gaspar Campello irão participar numa oficina com o mediador de leitura e escritor Paulo Condessa, no âmbito da Leitura Orientada em Sala de Aula. "O menino silêncio" foi o livro escolhido para esta "maratona" de Leitura Criativa, realizada na Biblioteca Escolar, com o apoio do PNL.





Projeto “EducArte+”

por Prof.ING Helena Narciso -

A E.B. Gaspar Campello assinalou o arranque deste ano letivo 2022/23 com a apresentação do Projeto da Escola “EducArte+”. O grande objetivo deste projeto é, através das Artes, proporcionar a cooperação com toda a comunidade educativa, promovendo assim a socialização, a inclusão, as aprendizagens e o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional dos alunos. Para a concretização deste objetivo pretende-se uma parceria entre as famílias, a comunidade escolar e os docentes de todos os níveis de educação e ensino. Assim, e após a apresentação deste projeto aos encarregados de educação nas reuniões de receção, o primeiro dia de aulas foi assinalado com a construção de um painel (coração) no gradeamento à entrada da escola, onde os pais/encarregados de educação colocaram uma fita com uma mensagem alusiva à Escola. A receção às crianças/alunos foi sinalizada com a construção de um mural no átrio da escola. Todas as crianças estamparam as mãos como ato simbólico de iniciação ao Projeto EducArte+, tendo como ponto de partida o título: “ De mãos dadas crescemos juntos”. E como esta escola é feita por todos os que dela fazem parte, também todos os docentes, não docentes, técnicos/ terapeutas participaram nesta atividade. Demos assim, início a este projeto que pretendemos que seja desafiante, motivador e enriquecedor para toda a comunidade escolar/ educativa.

As imagens AQUI

"O REI MANDA... BRINCAR" EBPVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Os alunos da escola Básica Padre Vítor Melícias participaram na Semana do brincar, "O rei manda...brincar" organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelas Juntas de Freguesia no âmbito da AEC Um -dó-li-tá, a qual decorreu no parque do Choupal e proporcionou um dia repleto de brincadeiras e sorrisos.



 


Projeto de Ciências - turma BVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Projeto de Ciências desenvolvido com a turma BVM e partilhado às turmas da escola Básica Padre Vítor Melícias e encarregados de Educação. Agradecemos a colaboração das professoras Olinda e Filomena do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e aos professores da escola BPVM, tendo-se proporcionado experiências e vivências únicas aos alunos da escola e encarregados de educação.

Livro digital-3º ano DCP

por Prof.POR Anabela Azevedo -
No âmbito das atividades de promoção do Livro e da Leitura na Biblioteca de Campelos, a turma do 3.º ano DCP realizou este livro digital, partindo da contação e exploração da história. Obrigado a todos pelo empenho. 

Book titled 'A nossa Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas'Read this book made on StoryJumper

Ensino Integrado de TEATRO - 5º Ano

por Prof.ING Helena Narciso -

A partir do dia 9 de julho, no Portal das Matrículas, poderá optar pela modalidade de Ensino Integrado de Teatro para os alunos que irão frequentar o 5º ano de escolaridade no APVM no próximo ano letivo. 

0

Para mais informações contacte os SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Visita à Estufa Fria

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita à Estufa Fria
6ºA e 6ºC


No âmbito do Clube Conhecer e Valorizar o Rio Sizandro, das disciplinas de CRIAR, EV, ET, EF, CN e do Programa Eco-Escolas, realizaram-se diversas caminhadas entre a Escola e o Rio, ao longo do ano letivo, pelas turmas A e C do 6º ano. Durante os percursos foram captadas imagens com o objetivo de concorrer a um concurso de Fotografia promovido pelo CEATV, sobre o tema “À descoberta de Torres Vedras”. Nas aulas de CRIAR foi selecionada a melhor imagem e elaborada a sua memoria descritiva com o título “Por ti…Sizandro. 


A proposta apresentada pelo 6ºA foi vencedora e premiada com uma visita à Estufa Fria, na cidade de Lisboa, no dia vinte e quatro de junho. O transporte e entradas foram oferecidos pelo município. Os professores José Simões, Idália Miranda e Cidália Morais acompanharam os alunos.


Aqui ficam as fotos!

VISITA AO JORNAL BADALADAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA AO JORNAL BADALADAS


No âmbito do estudo dos meios de Comunicação, os alunos da turma BVM da escola Básica Padre Vítor Melícias, realizaram uma visita ao jornal Badaladas e tiveram a oportunidade de publicar o desdobrável que tinham realizado sobre a  água.

Agradecemos ao Diretor do Badaladas, Joaquim Ribeiro, a oportunidade que nos foi concedida e à Junta de Freguesia pela cedência de transporte.


As fotos, AQUI!

2º Concurso de Escrita para canções 2021/2022

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PLANETA AZUL


A turma 5ºC, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, participou no 2º Concurso de Escrita para canções 2021/2022, organizado pela APEM/Cantar Mais, com uma letra intitulada Planeta Azul, para a Canção à espera de palavras, composta por Luísa Sobral.  Gostaram tanto que resolveram fazer um vídeo clip. Vejam aqui!





Projeto Rios

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO RIOS


 Em estreita parceria entre o Clube Conhecer e Valorizar o Rio Sizandro, o Programa EcoEscolas, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV) e o serviço educativo “Quero ser Cientista”, foi concretizado pelo 6ºA, o objetivo de apadrinhar/adotar uma secção do Rio Sizandro. Para isso o contacto direto com o Rio fomentou o sentido de posse pelos alunos, permitiu uma sensibilização ativa e participada para as questões ambientais, que se relacionam, como exemplo, com a qualidade da água, a biodiversidade e o respeito pela natureza. 


 Foram feitas inúmeras visitas de reconhecimento e limpeza, pelo professor José Simões (sem alunos e com alunos), foram escavados degraus nas margens, construídas escadas e pontes com paletes de madeira, para permitir o acesso ao leito do Rio. Desde o primeiro período que foi mantido um contacto com o CEATV, no sentido de fazer uma inscrição nacional no “Projeto Rios” e proporcionar à turma uma visita de estudo/atividade no Rio, que se realizou no dia dois de junho, com um conjunto diversificado de atividades experimentais, orientadas pela técnica Olinda Almeida, nomeadamente: observação e registo da fauna, flora e condições atmosféricas, locais; medição da largura do leito do rio; medição da temperatura, da velocidade e da profundidade da água; análise da água quanto à presença de possíveis poluentes; captura e identificação de espécies (devolvidas ao rio no final da atividade). A candidatura foi aceite e a experiência foi concretizada, com muito agrado geral, quer de alunos e professores acompanhantes, quer das técnicas dinamizadoras do CEATV e “Quero ser Cientista”, que puderam verificar as inúmeras e importantes ações de melhoria desenvolvidas no troço do rio e, acima de tudo, o interesse dos alunos. O transporte para esta atividade foi garantido pela CMTV.


As fotos, AQUI

"Os dois lobos- Até já 9.ºs anos"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"Os dois lobos- Até já 9.ºs anos"


No âmbito das sessões "Prós e Contras" realizadas ao longo do ano letivo na Biblioteca de Campelos em articulação com a disciplina de Português e Cidadania, as turmas do 9.º AC e 9.º BC participaram numa atividade de gestão emocional com base no livro "Os dois lobos" e a "Lenda dos lobos Cherokee".

Os alunos refletiram sobre esta temática e deixaram mensagens de positivismo e mudança.

 

 

Eco-Escola - Costa Viva

por Prof.POR Anabela Azevedo -



Costa Viva

No dia 7 de junho decorreu uma vez mais, após dois anos de interrupção, a atividade “Costa Viva”, que consiste na limpeza das praias do concelho. Esta ação é promovida pela CMTV, que garante o transporte e o almoço de todos os participantes. A escola PVM participou na limpeza da praia de Santa Rita com os delegados Eco-Escolas; com  os alunos que colaboraram na dinamização do Eco PeddyPaper, que foi decorreuno passado dia 9 de maio em comemoração do Dia Eco-Escolas; com a equipa vencedora do Eco PeddyPaper e com o 6ºA, turma vencedora do concurso “Turma Eco+” (recolha de tampinhas, pilhas, lâmpadas e eletrodomésticos).


O almoço decorreu no pinhal que se localiza junto ao parque de campismo de Santa Cruz, onde todas as escolas participantes, elementos da autarquia e CEATV, partilharam um churrasco, num ambiente de alegria e descontração.


De salientar o empenho e o comportamento exemplar que todos os alunos participantes, manifestaram e que foi alvo de elogio e agradecimento por parte da técnica do CEATV, que acompanhou a atividade, Isabel Melo.


Agradecemos a colaboração de TODOS, alunos e professoras acompanhantes, Casimira Godinho e Isabel Abade.


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas

Fernanda Silva e Idália Miranda


Vê as fotos AQUI!


ECO-ESCOLAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ECO-ESCOLAS

No âmbito do Eco-escolas, está em crescimento um conjunto de 26 árvores autóctones, na escola Gaspar Campello, plantadas no dia 23 de novembro.

Assim está na plataforma da ABAE o vídeo que levamos a concurso nacional na atividade "Biodiversidade, Preservar e Regenerar".




Clube dos Contadores Histórias e turma 2º ano BVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CLUBE DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS

TURMA 2º ANO BVM

FÁBRICA DAS HISTÓRIAS


"Um lugar como nenhum" - foi o desafio da Fábrica das Histórias que uma turma de 2º ano (BVM) e o clube dos Contadores de Histórias agarraram e que levou à criação de um curta de animação  - "O caracol hipopótamo que quis ser feliz", e uma apresentação teatral -"Este presente será passado", orientados, respetivamente, pelas professoras Paulina Antunes e Ana Cláudio.

A apresentação ao público destes trabalhos, teve lugar no dia 28 de maio, no Teatro-cine de Torres Vedras, para uma assistência entusiasmada composta pelos alunos e famílias. 

Agradecemos à Fábrica das Histórias a possibilidade do desenvolvimento destes projetos que, a par das competências da oralidade e da escrita, são um estímulo para que a criatividade dos nossos alunos encontre outras formas de se expressar. 

Os nossos alunos estão de parabéns!

Veja aqui os trabalhos produzidos.



Cálculo Mental – SuperTmatik online Resultados do Campeonato escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Cálculo Mental – SuperTmatik online

Resultados do Campeonato escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo. 

  

 




O nosso Agrupamento está de parabéns com a prestação dos alunos que participaram na final do Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental 2022, a saber:


Escalão 

Finalistas 

Posição 

Total de Participantes 

5º Ano 

Rodrigo Roque - 5A 

479 

93730 

Tomás Ferreira - 5B 

580 

Martim Conrado - 5C 

881 

Gonçalo Lopes - 5AC 

1234 

Rafael Pereira - 5BC 

1269 

6º Ano 

Vasco Arez - 6A 

689 

66990 

Bianca Pereira - 6B 

669 

Rodrigo Lázaro - 6D 

788 

Daniela Nascimento - 6AC 

806 

Guilherme Monteiro - 6BC 

535 

7º Ano 

Laura Pinheiro – 7A 

310 

52290 

Lara Oliveira – 7B 

451 

Duarte Farinha – 7C 

688 

Rodrigo Paulino – 7D 

317 

Cristiano Santos – 7AC 

561 

8º Ano 

Luís Martinho – 8A 

311 

41720 

Tiago Crispim – 8B 

263 

Rafael Martinho – 8C 

198 

Patrícia Gonçalves – 8D 

575 

9º Ano 

Anastasiia Gulak – 9A 

650 

47950 

Daryna Omelianska – 9C 

83 


Os certificados de participação serão entregues na sessão solene de abertura do próximo ano letivo.


Um agradecimento muito especial a estes alunos e também a todos os outros que participaram e se empenharam nesta atividade.

No próximo ano contamos com todos para repetir.

 

SUPERTMATIK… aprender é uma brincadeira!

 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais


Os professores

 Casimira Godinho e   João Freire

Sessões “Prevenção de Consumos”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Sessões “Prevenção de Consumos”


De 26 de abril a 16 de maio, nas turmas do 9º ano, da Escola Básica Padre Vítor Melícias, foram dinamizadas, pela equipa do Académico de Torres Vedras, no âmbito do Projeto Atitude Positiva, sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a prevenção de consumos. Esta atividade decorreu nas disciplinas de Ciências Naturais e Física - Química e integra a área de intervenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências do Projeto de Educação para a Saúde. As sessões tiveram como objetivos principais: Melhorar o estado de saúde global dos jovens; Conhecer as consequências do consumo de tabaco, álcool e outras drogas; Desenvolver a assertividade e a capacidade de resistir à pressão dos pares; Prevenir os consumos em meio escolar, através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.
 
 Aqui ficam algumas das fotos:






 





Escola Segura no APVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

A Escola Segura em parceria com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, PES e SPOAS, trabalhou, neste ano letivo, com todas as turmas do quinto ano do Agrupamento, as temáticas do Bullying, ciberbullying e Segurança Rodoviária.


Os alunos foram sucessivamente alertados para a necessidade de serem cuidadosos com as pesquisas na NET, estarem atentos a colegas que necessitem de ajuda, ou e ainda a terem todo o cuidado ao circularem na estrada, quer circulem a pé,  de bicicleta, ou de carros com adultos.


Os alunos mostraram-se colaborantes com as diferentes propostas.


Aqui ficam algumas das fotos da atividade: