No passado dia 13 de maio rumaram a Almería, para viverem uma semana de intercâmbio do projeto Erasmus+, três alunos com deficiência visual acompanhados por dois professores da Escola Padre Vítor Melícias.
Entre outros, os objetivos centravam-se na promoção da autonomia fora do seu contexto habitual no desenvolvimento das atividades básicas do seu quotidiano, passando pelo treino de orientação e mobilidade (especialmente com a utilização da bengala branca em locais desconhecidos e assim aumentar o seu autocontrolo e confiança na utilização da mesma) e possibilitando ainda um contacto com outras culturas e métodos de trabalho e conhecimento de novos equipamentos tiflotécnicos.
No decorrer desta semana o grupo foi muito bem recebido (pela @Paula a quem muito agradecemos) e pode visitar instituições de referência como o @IES Los Ángeles, o @Espaço Alma e a @ONCE.
No IES Los Ángeles, onde estivemos por duas vezes, foi possível visitar todo o espaço, conhecer a equipa educativa e uma turma que integra um aluno com deficiência visual, e perceber quais as adaptações que são postas em prática em cada situação. Conhecemos ainda alguns dos projetos que fazem acontecer com os alunos de várias turmas incluindo de formação profissional.
O espaço Alma está preparado para acolher pessoas com necessidades específicas ao nível da visão, audição e outras condições, proporcionando espaços de trabalho e salas de atividades terapêuticas como Sala de Snoezelen da qual pudemos usufruir. Neste espaço realizámos também uma atividade sensorial olfativa, onde associámos os odores a uma memória e a uma emoção e pudemos ainda sentir uma música através das vibrações transmitidas por um balão colocado por cima de uma coluna.
Na ONCE tivemos a oportunidade de conhecer um utente que beneficia da companhia de um cão guia e nos explicou não só todo o processo para a aquisição do seu companheiro como também quais os seus maiores desafios diários, especialmente nas deslocações pela cidade.
Durante a estadia foi possível visitar também alguns pontos icónicos da cidade como a Alcazaba, o Cabo Inglês, o Parque de Las Familias, a Catedral (onde assistimos a uma peça de teatro elaborada maioritariamente por pessoas com deficiência visual), o museu da guitarra e o museu arqueológico e ainda o Passeio Marítimo e espaços com o Cabo da Gata, que nos permitiam vista sobre uma paisagem inacreditável de costa junto às maravilhosas águas do Mar Mediterrâneo. Ficámos ainda a saber que Almería foi, e é, palco de inúmeros filmes, alguns deles grandes sucessos de Hollywood. Existe um local, conhecido como Mini Hollywood, onde se reproduziu um cenário do Faroeste.
A experiência foi incrivelmente enriquecedora, promoveu uma evidente ligação no relacionamento entre todos e foi palco de muitos momentos de partilha, diversão e aprendizagens.
Estamos gratos à nossa escola e aos colegas envolvidos na organização, bem como aos colegas espanhóis: ao @Gabi, @Guillermo, @Lucia, @Manolo e a todos aqueles com quem nos cruzámos durante esta experiência.
Os professores:
Fernando Martins
Joana Fernandes
Fotos AQUI