Notícias APVM

Notícias do 

RePercutir_Espetáculo Comemorativo do 10º Aniversário do Ribombar

por Prof.POR Anabela Azevedo -

RePercurtir

ESPETÁCULO COMEMORATIVO

10º ANIVERSÁRIO DO RIBOMBAR

No próximo dia 16/6, cumprindo o programa de comemorações apresentado em Conselho Pedagógico, vai realizar-se no Teatro Cine, pelas 21:30h, o "RePercutir" - Espetáculo Comemorativo do 10º Aniversário do Ribombar.

Trata-se de um espetáculo elaborado só com percussão. Teremos 90 minutos de vários tipos de percussão, desde a tradicional portuguesa, até à africana, passando por várias latitudes e ambientes culturais, onde a percussão corporal e as coreografias marcam presença.

A produção é da AnimEsp - Associação Cultural e conta com os seus diversos projetos, para além de dois grupos convidados. Convida-se toda a comunidade educativa a assistir a este espetáculo inédito.

Não se irão arrepender!

A entrada é livre. 

VÊ AQUI O CARTAZ!!

Visita de Estudo ao Jardim Zoológico

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO AO JARDIM ZOOLÓGICO

5º ANO

No passado dia 20 de abril realizou-se uma visita de estudo com o 5º Ano ao Jardim Zoológico de Lisboa,no âmbito da disciplina de Ciências Naturais com a finalidade de levar os alunos a compreender a importância da proteção da biodiversidade animal e a conservação das espécies ameaçadas.

- Programa pedagógico com visita guiada;

- Baía dos Golfinhos.

vê as fotos AQUI!

BECRE_Concurso HARRY POTTER

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CONCURSO HARRY POTTER

Integrado na semana da leitura, a BECRE implementou o concurso do Harry Potter, no qual participaram todas as turmas do 2º e 3º ciclo. Os alunos transformaram-se nos professores de Hogwarts, desenharam as criaturas fantásticas e conheceram algumas artes mágicas da escola de Harry Potter.

As fotos AQUI

Atividade "Só depende de nós"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Só depende de nós….

Na manhã do dia 4 de abril de 2017, encerramento do 2.º período na escola básica Padre Vítor Melícias, optámos por convidar os nossos encarregados de educação para passarem um dia divertido com os seus educandos.

Com o apoio e disponibilidade da docente de AFD, Diana Silveiro, desenvolveu-se um conjunto de atividades desportivas, no pátio exterior da escola, onde participaram em simultâneo pais, alunos, professores e assistentes operacionais.

Foi uma experiência enriquecedora para todos. Vários elementos mostraram vontade de, oportunamente, a repetir .

As fotos AQUI

Torneio do Mata

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Departamento de Educação Física e Desporto Escolar

TORNEIO DE JOGO DO MATA – 2ºCICLO

No âmbito das atividades do Plano Anual, realizou-se no dia 31 de março, no pavilhão da EBPVM, o Torneio de Jogo do Mata para todos os alunos do 2º ciclo.

O quadro competitivo previa uma competição entre as equipas do 5º ano e outra competição entre as equipas do 6ºano, tendo as turmas se apresentado com duas ou três equipas de constituição mista. Cada equipa realizou três jogos na 1ª fase de apuramento e outros três jogos na 2ª fase de classificação. No final realizou-se a final de ciclo, entre as equipas campeãs do 5º e do 6º ano.

Os professores de Educação Física ficaram muito agradados com a atitude positiva, o envolvimento, o respeito e o espírito desportivo demonstrado por todos os alunos, o que fez com que o torneio não só se realizasse um muito bom ambiente, como fosse muito agradável de assistir. Dentro do regulamento, todos os alunos deram o seu melhor, as diversas dificuldades inerentes a situações competitivas como esta foram sendo superadas passo a passo e todos se mantiveram em prova até ao final do torneio, sem desistências nem grandes “fitas”. Foi bonito de se ver e por isso, todos os alunos estão de PARABÉNS, e de algum modo, todos são vencedores!

A equipa CAMPEÃ de 5ºano é a Equipa 2 do 5ºC, constituída pelo Bernardo Piedade, Rodrigo Mota, Gustavo Andrade, Maria Bernardes, Catarina Costa e Simão Jorge.

A equipa CAMPEÃ de 6ºano é a Equipa 2 do 6ºC, constituída pelo Tiago Santos, Bruna Rodrigues, Daniela Ferreira, Rodrigo Cunha, Gustavo Cunha e Joni Velayos.

No final do torneio, realizou-se a final entre estas duas equipas, tendo saído vencedora, e portanto CAMPEÃ DE 2º Ciclo, a equipa de 5ºano (5C2).

Foi uma manhã muito ativa e divertida, em que todos se respeitaram e aceitaram.

Que venham mais momentos assim!

Vê as FOTOS AQUI!

Farol - Comunidade de Aprendizagem - Pré-Inscrições 2017/2018

por Prof.EDF Rui Ruas -

O projeto Farol, desenvolvido na EB de Orjariça, inclui crianças desde os 5 (último ano da educação pré-escolar) aos 10 anos de idade (1º ciclo do ensino básico).

o
Tem como objetivos promover a responsabilidade, autonomia, respeito, espírito crítico, poder de decisão, espírito colaborativo, autoestima e realização pessoal das crianças.

o

Os encarregados de educação interessados em matricular os seus educandos no referido projeto devem preencher a ficha de pré-inscrição, em anexo, enviando-a preenchida para o mail farol@apvm.net ou entregar nos Serviços Administrativos do Agrupamento.

Matiné de Fado no FAROL – Fado Farol

por Prof.EDF Rui Ruas -

No passado dia 12 de Março, na Comunidade de Aprendizagem O Farol, realizou-se uma Matiné de Fados denominada Fado Farol.

o

O evento foi delineado e preparado para possibilitar o envolvimento de todos: educadores, professores, crianças e famílias, empenharam-se em dar o seu melhor, para que, através do contributo de cada um, pudessem viver experiências colaborativas, promotoras do desenvolvimento integral das crianças “faroleiras”. Foram verdadeiros momentos de aproximação, envolvimento e celebração da vida da própria comunidade.

o

Contudo, o seu principal objetivo foi o de envolver os pequenos alunos na organização do evento, promovendo a sua responsabilidade, autonomia, respeito, espírito crítico, poder de decisão, espírito colaborativo, autoestima e realização pessoal. De salientar que as crianças (entre os 6 e os 12 anos) participaram em muitas tarefas, tendo sido elas que criaram as ilustrações que deram origem ao cartaz e aos convites para o evento, decoraram a sala, pintaram as criativas toalhas de mesa, aceitaram inscrições, realizaram um trabalho prévio de gestão de recursos, receberam e encaminharam os convidados para as respetivas mesas, venderam e serviram cafés/sobremesas, serviram à mesa, apresentaram o espetáculo, cantaram o fado (sim, também cantaram!) e arrumaram a sala. Sem o envolvimento de todas as crianças (cerca de 35 alunos e suas famílias), nada teria acontecido duma forma tão fresca, genuína, encantadora e simplesmente inesquecível.

o

Simultaneamente, pretendeu-se também angariar alguma verba para a própria comunidade, pelo que os apoios a esta iniciativa foram os mais diversos, tendo-se conseguido tudo o que mais se necessitava dentro da própria comunidade. Salienta-se a participação benemérita dos fadistas Mónica Severino e João Manuel Martins, que conjuntamente com a fadista e “mãe faroleira”, Sílvia Filipe, foram muito bem acompanhados por Fernando Silva na guitarra portuguesa e Eduardo Lemos na guitarra clássica. Com estes fadistas estiveram também em palco as lindíssimas vozes de Ângela Teodoro, Diana Gomes, Filipa Rodrigues, Joana Ghira, Lara Domingos, Lara Silva, Sofia Gomes e Matilde Belchior.

o

A este momento de festa não poderia faltar o patrono do agrupamento, o Sr. Padre Vítor Melícias, o qual teve oportunidade de expressar o seu contentamento e alegria pelo trabalho realizado, abrindo as portas da esperança para um futuro onde a luz do Farol ilumine cada vez mais os corações das crianças, das suas famílias e de todos os professores e colaboradores duma escola que respeita a individualidade de cada um e onde a educação pelo coração é uma prioridade. 

o

Vê AQUI as FOTOS

Natação

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR

Natação Adaptada

No âmbito do Projeto do Desporto Escolar e com a contribuição da Física de Torres Vedras na cedência da piscina, o agrupamento tem vindo, nos últimos anos letivos, a oferecer a prática da NATAÇÃO ADAPTADA para alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

No corrente ano letivo foram já quatro os encontros interescolas (Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Ericeira) em que os alunos do agrupamento participaram, realizando com muito empenho e sucesso as provas de 25 metros Costas e 25 metros Livres (Crol). Nestes encontros participaram alunos de 10 escolas da zona oeste, coexistindo simultaneamente provas regulares e de natação adaptada.

Considerando que o “saber nadar” é indiscutivelmente uma competência para a vida, principalmente num concelho perto do mar, bem como a possibilidade de podermos usufruir da utilização da piscina gratuitamente, e certos de que a prática da natação se reveste de significativa importância para alunos com NEE, nomeadamente a nível do desenvolvimento das suas competências psicomotoras, bem como a nível do desenvolvimento da sua autonomia, perseverança e autoestima, autoconfiança e capacidade de transferência das aquisições para outras atividades do dia-a-dia, é importante manter e alargar esta oportunidade de desenvolvimento a mais alunos do nosso agrupamento.

São todos bem-vindos!

As fotos, AQUI!

vídeo:

Valentine's Day

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VALENTINE’S DAY

Como já vem sendo hábito, comemorou-se o Dia de S. Valentim, no âmbito da disciplina de Inglês, em parceria com Educação Visual.

Foram elaborados trabalhos pelos alunos das seguintes turmas: A, B e C do 8º ano; A e B do 9º ano.

Os trabalhos do 8º ano estiveram expostos nas vitrinas do átrio da escola.

Os alunos do 9º ano produziram painéis de grandes dimensões que ficarão expostos no corredor do 1º andar.

Agradece-se a colaboração de todos os intervenientes:

professoras Helena Narciso e Célia Duarte e seus alunos.

VÊ AS FOTOS AQUI

Goalball

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 3º ENCONTRO DE GOALBALL - Zona Oeste

EB do Cadaval

10 de fevereiro de 2016

O Goalball é um desporto adaptado para pessoas invisuais ou de baixa visão, podendo incluir também jogadores visuais, pois todos jogam vendados. Joga-se em silêncio e com uma bola com guizos, sendo necessário identificar a trajetória da bola pela audição. O objetivo do jogo, como se percebe pelo nome, GOAL=GOLO e BALL=BOLA, é a marcação de mais golos que o adversário.

Este encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 23 alunos praticantes, organizados em 7 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Realizaram-se 7 jogos (de 10 minutos - 5’ cada parte), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas das três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se num ambiente de convívio e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

VÊ AS FOTOS AQUI!

Mês dos Afetos na Biblioteca de Campelos

por Prof.ING Helena Narciso -

 Durante o mês de fevereiro os alunos da Escola Básica de Campelos abordaram o tema dos afetos em articulação com a disciplina de inglês .

 Os alunos foram incentivados à leitura de um bom livro, “Fall in love with a good book”, e partindo de algumas histórias, “O que é o amor?” e “O homem bestial”, escreveram mensagens subordinadas aos temas: “Amigo é…; “O que é o amor...?” e “What do you love doing?”

Os alunos do  5º e 6º anos realizaram corações com diversos materiais que estão expostos na biblioteca.

As FOTOS aqui

HOMENAGEM À PROFESSORA MARGARIDA CECÍLIO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

HOMENAGEM À PROFESSORA MARGARIDA CECÍLIO

15/02/2017, 15h

Na sequência da partida da nossa querida amiga e professora Margarida, mais uma flor deste nosso jardim terrestre que nos foi subitamente levada, a Direção do Agrupamento, os seus professores, funcionários e os nossos alunos e ex-alunos decidiram prestar-lhe uma pequena e singela homenagem, à qual se juntará igualmente o nosso Patrono, Padre Vítor Melícias.

Neste dia irão ser lançados 53 balões brancos (a sua idade) que seguirão repletos de pequenas mensagens (que deverão trazer já escritas num pequeno retângulo de papel) pretendendo-se que estes lhe levem a mensagem de que, apesar da sua partida, ela permanecerá para sempre nos nossos corações.

O seu sorriso, alegria, determinação e força de viver serão para sempre recordados e desejamos agora que descanse em paz, como merece.

Nesta conformidade, convidamos todos aqueles que se queiram juntar a nós nesta homenagem a estarem presentes na nossa escola no próximo dia 15/02 (4ª.feira) pelas 15h.

Encontro com a escritora Paula Ruivo _ BECRE Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Encontro com a Escritora Paula Ruivo

na Biblioteca de Campelos

Nos dias 23 e 24 de janeiro a escritora Paula Ruivo esteve na Biblioteca Escolar de Campelos para apresentar a sua obra “Não quero ser o que sinto…”

Os alunos do 2º e do 3º ciclo leram parte da obra em sala de aula e debateram a temática do bullying. Na biblioteca realizaram um painel com palavras-chave sobre a obra. Os encontros decorreram de forma muito animada, o 8º BC apresentou um rap e os alunos do 5º e 6º anos partilharam alguns finais da história inventados por eles.

Obrigado a todos os docentes que se envolveram nestes encontros.

Janeiro de 2017

As fotos AQUI!

DE - DESPORTOS GÍMNICOS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

  DE - DESPORTOS GÍMNICOS

No passado dia 12 de dezembro de 2016, o grupo de DE de Desportos Gímnicos, participou no 2º encontro da competição, na Escola Básica do Maxial em Torres Vedras. O nosso agrupamento foi representado por 12 alunos da Escola Básica de Campelos e da APVM, sendo 9 praticantes e 3 juízes. Todos competiram no nível 1 do Minitrampolim ou Tapete, tendo 4 alunos participado na prova combinada (Minitrampolim e Tapete). Foi uma manhã desportiva agradável, com muito convívio e confraternização entre praticantes da modalidade das diferentes escolas participantes. Os resultados desportivos também foram bastante positivos destacando-se o 1ºlugar, do aluno Bruno Piedade, na prova combinada e o 4ºlugar da aluna Inês Cabaça no Minitrampolim. Na prova combinada, a mesma aluna ficou em 5º lugar, num total de 22 atletas.

Resultados dos Alunos:

2ªconcentração de DE - Desportos Gímnicos

CLASSIFICAÇÕES MINITRAMPOLIM - NÍVEL 1 -

FEM (40 ATLETAS)

4º - Inês Cabaça - 76,65 pontos

8º - Marisa Santos - 71,40 pontos

12º- Érica Gomes - 62,90 pontos

26º - Bebiana Leonardo - 49,65 pontos

27º - Carolin Nascimnto - 48,90 pontos

TAPETE - NÍVEL 1 - FEM (30 ATLETAS)

7º- Inês Cabaça - 23,60 pontos

13º- Carolina Martinho - 20,10 pontos

19º - Matilde Machado - 19,70 pontos

20º - Carolina Henriques - 18,40 pontos

23º - Maria Rodrigues - 16,60 pontos

25º - Carolina Nascimento - 13,70 pontos

29º - Marisa Santos - 0 pontos

PROVA COMBINADA (MINITRAMPOLIM E TAPETE) - 22 ATLETAS

5º- Inês Cabaça - 49,15 pontos

17º- Carolina Nascimento - 30 pontos

21ºMarisa Santos 23,80

MINITRAMPOLIM - NÍVEL 1 - MASC. (5 ALUNOS)

5ºBruno Piedade - 52,90 pontos

TAPETE - NÍVEL 1 - MASC (1 ALUNO)

1º Bruno Piedade - 16,70 pontos

PROVA COMBINADA NÍVEL 1 - MASC.( MINITRAMPOLIM E TAPETE) - 5 ATLETAS

1º Bruno Piedade - 34,33 pontos

ALUNOS PARTICIPANTES:

- Isabel Martins (Juíz) - 5ºBC Nº7

- Carolina Nascimento - 6ºBC Nº5

- Carolina Henriques - 6ºBC Nº4

- Maria Rodrigues - 6ºBC Nº16

- Matilde Machado - 6ºBC Nº19

- Érica Gomes- 7ºBC Nº4

- Bruno Piedade - 8ºAC Nº2

- Carolina Martinho 6ºB Nº10

- Nadine Henriques (Juíz) 7ºB Nº20

- Filomena Clemente (Juíz) 7ºC Nº6

- Inês Cabaça 7ºC Nº9

- Marisa Santos 8ºB Nº18

VÊ AS FOTOS AQUI!

DIA MUNDIAL DO BRAILLE

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA MUNDIAL DO BRAILLE 04/01/2016

ESTE DIA FOI ASSINALADO NO APVM

A sala de Educação Especial (domínio visual) esteve aberta entre as 8.30 e as 10.30 para uma atividade de Braille, onde os alunos interessados puderam conhecer um pouco sobre a grafia Braille e aprenderam a escrever o seu nome na mesma.

as fotos aqui:

Hortas escolares sustentáveis

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Hortas escolares sustentáveis

De forma a desenvolver o projeto Hortas Bio coordenado pela professora Lélia Narciso, tivemos uma ação de sensibilização com Vasco Batista do Centro de Educação Ambiental, ensinando as várias técnicas de compostagem e as boas práticas de desenvolvimento sustentável.

Aqui ficam as fotos da atividade

Goalball - 2º Encontro 13/12/2016

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 2º ENCONTRO DE GOALBALL- Zona Oeste

ES Henriques Nogueira – Torres Vedras 13 de dezembro de 2016

Este segundo encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 28 alunos praticantes, organizados em 8 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Realizaram-se 8 jogos (de 10 minutos – 5 minutos cada parte), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre as três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se em ambiente de camaradagem e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

De salientar que para além de ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, ao nos desconetar da visão, estimula a audição, ativando outros canais de concentração e de ação consciente.

Vê as fotos aqui!

Dia Nacional Língua Gestual Portuguesa_A-dos-Cunhados

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL

No passado dia 15 de novembro a EB de A-dos –Cunhados assinalou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Orientados pela monitora Mara Jorge os alunos, professores e auxiliares da nossa escola reproduziram frases em língua gestual alusivas aos temas “As mãos falam” e “Todos diferentes, todos iguais”.

Encontro com a escritora Sílvia Filipe BECRE-Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Encontro com a Escritora Sílvia Filipe

na BE de Campelos

No dia 17 de novembro a escritora e professora Sílvia Filipe esteve na Biblioteca de Campelos a apresentar o seu novo livro “Gema, a galinha muito verde”.

Realizaram-se duas sessões muito animadas com a participação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Os alunos gostaram de conhecer este novo livro, colocaram questões à escritora e foi lançado o desafio de imaginar o fim da história de Gema, a galinha muito verde.

A equipa da biblioteca agradece a disponibilidade da professora Sílvia Filipe e o momento fantástico que nos proporcionou.

Prof. Marta Rodrigues

As fotos, AQUI!

Classificações do Badminton do Agrupamento

por Prof.EDF Rui Ruas -

No passado dia 14 de novembro, os nossos alunos deslocaram-se a Alenquer, à escola Secundária Damião de Goes, onde participaram no primeiro encontro de Badminton com excelentes classificações. Os alunos do nosso Agrupamento venceram os escalões de Infantis A Masculinos, Infantis B Femininos e Masculinos, Juvenis Femininos e ainda obtiveram um segundo lugar nos Juvenis Masculinos! Parabéns a todos!!!

Vejam em anexo as Classificações completas do torneio (com os nossos alunos assinalados a amarelo)

e o Ranking provisório da Zona Sul da região OESTE

Halloween

por Prof.POR Anabela Azevedo -

APVM

 2016

Tem estado patente no átrio da escola a tradicional exposição comemorativa do Halloween.

Os trabalhos expostos foram realizados pelos alunos do 5º e do 6º Ano de escolaridade.

Participaram ainda os alunos do Percurso Curricular Alternativo.

O tema foi trabalhado privilegiando a abordagem dos animais que simbolizam o Halloween.

Agradece-se a todos os intervenientes a colaboração empenhada e criativa!

As fotos, AQUI

Halloween na Escola Básica de Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Halloween na Escola Básica de Campelos

Durante o mês de outubro os alunos da Escola Básica de Campelos comemoraram o “Halloween” em articulação com o Departamento de Línguas Estrangeiras, Expressões e a Biblioteca Escolar.

Na disciplina de Inglês os alunos, exploraram o vocabulário relacionado com os símbolos de Halloween focando-se nos animais. Articulando com o Departamento de Expressões, os alunos do 5º e 6ºanos criaram animais e outros elementos decorativos que foram expostos no átrio da escola e na Biblioteca Escolar. Na Biblioteca, os alunos exploraram histórias e canções relacionadas com este tema, realizaram sopas de letras e foi lançado o Desafio de Escrita Criativa “Receitas Fantásticas” partindo do “Caldeirão das Palavras”.

Obrigado a todos os alunos e professores que se envolveram nesta atividade.

Outubro de 2016

FOTOS

Desafio de Escrita “Receitas Fantásticas”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Desafio de Escrita “Receitas Fantásticas”

Durante o mês de outubro os alunos da Escola Básica de Campelos trabalharam os temas “Alimentação” e “Halloween” na Biblioteca Escolar em articulação com o departamento de português, expressões e de inglês.

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo exploraram a história “O dia em que a barriga rebentou” de José Fanha e os alunos do 2º ciclo ouviram algumas receitas da obra “O livro das receitas malucas” de José Jorge Letria. Partindo destas histórias foi-lhes proposto um Desafio de Escrita Criativa. Cada grupo retirou do “Caldeirão das palavras” quatro palavras – chave, um verbo, um adjetivo, um nome e um ingrediente fantástico. Misturou-se tudo com muita imaginação e assim estão a nascer “Receitas Fantásticas” elaboradas pelos alunos em pequenos grupos de trabalho ou em contexto de turma.

Com as receitas elaboradas será posteriormente compilado um e-book.

Parabéns a todos os alunos e professores que aceitaram este desafio de escrita criativa.

Professora Bibliotecária Marta Rodrigues, outubro de 2016

FOTOS

IV semana da visão

por Prof.POR Anabela Azevedo -

IV SEMANA DA VISÃO

No âmbito da IV Semana da Visão, organizada pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do concelho de Torres Vedras (GADV), decorreu na Escola Básica da Fonte Grada uma iniciativa chamada Conversas revelando a (D)Eficiência, onde utentes do GADV puderam partilhar as suas histórias, dando a conhecer aos alunos como é viver com problemas visuais graves.

A seguir, os alunos puderam realizar algumas atividades de olhos vendados dinamizadas pelos utentes do GADV, nomeadamente utilizar a bengala branca, jogar jogos de tabuleiro e utilizar o computador com leitor de ecrã.

Foi uma tarde diferente que muito lhes agradou. Penso que esta experiência contribuiu para a sua formação cívica, num claro apelo à sua humanidade e respeito pelos outros e pela diferença.

Mais info e fotos em:

http://n1piscardolhos.blogspot.pt/2016/10/iv-semana-da-visao-dia-3-conversas.html

1º Encontro de Goalball PVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO DE GOALBALL - Zona Oeste

EB Padre Vítor Melícias – Torres Vedras

27 de outubro de 2016

Este primeiro encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 25 alunos praticantes e dois secretários de mesa, organizados em 8 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEE.

A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE. Em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, este encontro foi também enquadrado na Semana da Visão, realizada pelo seu Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Realizaram-se 8 jogos (de 10 minutos em tempo corrido), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas das três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se em ambiente de camaradagem e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

De salientar que para além de ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, ao nos desconetar da visão, estimula a audição, ativando outros canais de concentração e de ação consciente.

“Precisam-se” mais (sempre muitos) jogadores de Goalball !

AQUI as fotos!

Dia Mundial da Alimentação

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para efetuar a respetiva comemoração, a empresa Biofrade cedeu gentilmente produtos biológicos para a confeção de uma sopa de abóbora.

Como o referido dia calhava a um domingo, a sopa foi servida na quinta feira, dia 20.

Os testemunhos que recolhemos dos alunos foram de que a sopa estava boa! Por isso parabéns desde já à Biofrade e à equipa do refeitório pelo trabalho desenvolvido.

Bom trabalho

Dia Mundial da Alimentação EB1 da A dos Cunhados

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"Dia Mundial da Alimentação"

dias 16 e 17 de outubro  

No dia 16 de tarde com a ajuda de um padeiro (pai de uma aluna do 4º ano) aprendemos a fazer pão e observámos vários tipos de farinha. Com a ajuda de uma avó de um aluno do 3º ano aprendemos a fazer doce de abóbora.

No dia 17 fizemos atividades desportivas, de expressão plástica e comemos o pão com o doce de abóbora que fizemos no dia anterior).

Os alunos da EB de A-dos-Cunhados

Vejam as imagens!

Dia Mundial da Alimentação

por Prof.MAT Idália Miranda -

Dia Mundial da Alimentação 

São objetivos do Dia Mundial da Alimentação:

  •   Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  •   Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  •   Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  •   Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  •   Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Em 2016 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”.

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), foram realizadas iniciativas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais nas duas escolas de 2º e 3º ciclos, no passado dia 17 de outubro, que envolveram as seguintes atividades:

- concurso do melhor individual de refeição realizado pelos alunos; 

- exposição de trabalhos dos alunos, nomeadamente individuais de tabuleiro, rodas dos alimentos e pirâmides da alimentação mediterrânica; 

- distribuição de gelatinas e salada de fruta; 

- realização de uma prova cega de alimentos.

Todas as atividades decorreram de forma muito positiva e contaram com o empenho e boa participação de todos. 

Os docentes envolvidos realçam a importante colaboração de assistentes operacionais da EBPVM  para a realização das gelatinas e saladas de fruta, sem a qual esta atividade em particular não se teria conseguido concretizar.

o

Algumas imagens AQUI

 

(Editado por Prof. Helena Narciso em Segunda, 24 Outubro 2016, 12:17)

Arranque do Ano Letivo 2016/2017

por Prof.ING Helena Narciso -

Na escola Básica Padre Vítor Melícias, no arranque do ano letivo 2016 / 2017, os encarregados de educação foram  recebidos de uma forma um pouco diferente. Na entrada da escola preparada para sua vinda, encontrava-se um poema / cartaz com a finalidade de lhes apresentar o lema para o ano que decorrerá.

Após as informações gerais, cada encarregado de educação foi convidado a deixar uma mensagem de encorajamento aos seus educandos, em contrapartida foi-lhes entregue uma pequena recordação com uma mensagem para relembrar que o trabalho coletivo é imprescindível para alcançar o sucesso.

Sendo a escola um espaço de todos e para todos foi reforçado o pedido para que haja colaboração e envolvimento de todos no processo ensino – aprendizagem, sendo dado já um primeiro passo que consistiu na elaboração de um painel com as mensagens individuais, seguindo o lema: “Só depende de nós…”.

No primeiro dia de aulas, os alunos depararam-se com as mensagens dos encarregados de educação, estando já a preparar uma resposta para os mesmos.

 Foi um arranque em que a comunidade educativa assumiu postura e objetivos ambiciosos, ao nível da cooperação e do trabalho de equipa, que todos pretendem atingir, para criarmos juntos uma Escola melhor.

o

Imagens AQUI

SKIP - Um Dia ao Ar Livre - EB Ponte de Rol

por Prof.ING Helena Narciso -

Acreditamos que brincar leva as crianças a tornarem-se pessoas mais equilibradas no seu futuro.

O Dia de Aulas ao Ar Livre é uma campanha global criada para celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem fora da sala de aula. Queremos mostrar que é a brincar e a aprender ao ar livre que as crianças potenciam as suas capacidades e são mais felizes! Ainda assim, brincar e aprender fora da sala de aula não faz parte dos fundamentos do sistema educativo na maior parte do mundo. Nós queremos mudar esta situação. No dia 6 de outubro participámos nesta iniciativa do SKIP e foi muito divertido! Juntaram-se os pais, avós, auxiliares, professoras, educadoras e Docentes de AEC e foi um dia muito bem passado.

Todos queremos repetir esta atividade.

0

As imagens AQUI

o

A campanha do SKIP

0O

EB da Ponte de Rol

Dia do Animal na EB Ponte do Rol

por Prof.ING Helena Narciso -

Atividade realizada no dia  4 Outubro "Dia do Animal"

 De manhã recebemos a escola de elite  K9, uma escola de treino canino especializada que nos mostrou vários exemplos de treinos de sociabilização e obediência com cães. Foi muito giro e até pudemos brincar um pouco com alguns dos cães.

 

De tarde recebemos a APA que nos veio visitar e falar um pouco do trabalho que realizam nesta associação. Ficámos todos muito sensibilizados e com vontade de ser voluntários. Brincámos e demos muitos mimos às cadelas que nos visitaram. Obrigada "Alice" e "Lola", vocês são muito fofinhas.

0

Vê as imagens!

0

Os alunos da EB Ponte de Rol

Dia da Música na EB Ponte de Rol

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 3 de outubro, recebemos a Banda de Música da Ponte do Rol que nos fez um mini concerto, explicou as diferenças entre os instrumentos e deixou-nos experimentar a tocar alguns dos instrumentos que existem numa banda filarmónica.

Foi muito divertido, ficámos com vontade de nos inscrever na banda para poder tocar nos concertos.

0

Vê algumas imagens

0

Os alunos da EB Ponte de Rol

Livro "Não quero ser o que sinto"

por Prof.ING Helena Narciso -

As palavras escritas, faladas, cantadas e, sobretudo, as palavras sentidas na apresentação do livro "Não quero ser o que sinto", da autora Paula Ruivo e uma  edição da " Alfarroba", fizeram eco! E acreditamos que esse eco chegou até aos corações de muitos, mesmo muitos! Um livro, cujas ilustrações resultaram da seleção de desenhos elaborados por jovens artistas, entre os quais um da Ana Beatriz Silva e outro da Érica Fernandes, alunas da Escola Básica Padre Vítor Melícias! No Apvm há TALENTO! Brevemente, iremos ter a visita da autora. Fiquem atentos!...

o

o

AQUI os desenhos da Beatriz e da Érica!

O Problema do Mês está de volta!

por Prof. Matilde Rebelo -

PM


Imagem adaptada daqui

 

FAZ LUZ COM AS TUAS IDEIAS:

PARTICIPA NO PROBLEMA DO MÊS

 

 

 

Olá a todos: Famílias, Alunos, Assistentes Técnicos e Operacionais, Professores/Educadores

 

O Problema do Mês está de volta e com ele um conjunto de novos desafios e quebra-cabeças, histórias que nos trazem momentos de boa disposição e partilha de ideias.

 

- Mas o que é isso do Problema do Mês

É uma atividade dinamizada pelo grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e na qual toda a comunidade educativa pode participar. Para tal, basta estarem atentos à primeira 2ª feira de cada mês, em que serão disponibilizados três problemas: um para os alunos de 2º ciclo, um para os alunos de 3º ciclo e um para pais/famílias, docentes, assistentes técnicos e operacionais.

 

- Onde consultar o problema?

Na plataforma moodle (com ligação a partir da página inicial) e nas escolas 2º/3ºciclos (junto à sala de Matemática e na Biblioteca Escolar).

 

- Até quanto e onde se pode entregar?

Prazo: até à segunda feira seguinte à disponibilização (segunda 2ª feira do mês);

Como: 1) em mão, a um professor de Matemática; 2) colocando-o numa caixa disponível para o efeito, na sala de professores das escolas de 2º/3º ciclos ou 3) enviando a resposta por mail para mat@apvm.net

 

- Basta escrever a solução do problema?

Para ser atribuída a pontuação total é necessário, para além da resposta, indicar como se chegou ao resultado, por intermédio de esquemas/desenhos, palavras ou cálculos.

 

- É preciso participar todos os meses?

Não. Cada participante pode participar sempre que queira, não sendo necessário participar em todas as edições. 

 

Todas as dúvidas ou questões que persistam poderão ser esclarecidas enviando um mail para mat@apvm.net, contactando diretamente um professor de Matemática ou respondendo a esta mensagem.

 

Libertem o vosso lado matemático e participem nesta atividade! 

 

Esta aventura, que começa AQUI

10 anos do Ribombar - Homenagem ao Prof. Fernando Ferreira

por Prof.EDF Rui Ruas -

Este é o ano do nosso 10º Aniversário. Celebraremos com um conjunto de eventos, que têm a ver com a nossa atividade. Para iniciarmos esta comemoração teríamos que lembrar o Prof. Fernando Ferreira, Presidente do Conselho Executivo em 2006, que acreditou no Projeto e o tornou possível.

Como infelizmente nos deixou em 2010, iremos prestar-lhe esta homenagem na sua terra natal, a Benedita, onde se encontra sepultado.
Da comitiva, farão parte, a Dra Ana Cristina Ferreira, esposa do Prof. Fernando, o nosso Patrono, Pe. Vitor Melícias e a nossa Diretora Dra. Elizabete Jerónimo

Serão bem-vindos todos os que quiserem juntar-se a nós!...

Para os que desejarem deslocar-se connosco, por favor inscrevam-se. Os lugares disponíveis no autocarro são limitados e serão preenchidos por ordem de inscrição. 

   - 

Programa:

  • 08:30h - Saída do Autocarro da Escola Pe. Vitor Melícias
  • 10:00h - Início da homenagem em Frente à Junta de Freguesia
  • 10:30h - Missa celebrada pelo Sr Pe. Vitor Melícias, por alma do homenageado
  • 11:15h - Arruada de Bombos com o Ribombar até ao cemitério
  • 11:45h - Cerimónia com a deposição de uma coroa de flores no túmulo
        • Momento musical com Gaitas de Foles - Amazing Grace
        • Breve cerimónia presidida pelo Pe. Melícias

Anexo HomenagemFernando05102016.jpg

Dia Europeu sem carros

por Prof.ING Helena Narciso -

A data, 22 de setembro, visa sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas ou partilhar carro.

Faz a diferença!

O Ribombar continua a "bombar"...

por Prof.EDF Rui Ruas -
No passado dia 11 de junho, o Ribombar participou em mais um Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, em Braga.
O grupo participa pelo terceiro ano consecutivo, neste evento, que é o maior da Península Ibérica e conta já com 27 edições.
Neste evento participámos com 9 gigantones, 5 da Promotorres e 4 nossos. Depois do Frei Simpático, estreado no Verão de 2014, na Embaixada do Carnaval de Torres às Marchas de Lisboa e dos dois "Mimos" estreados no Carnaval deste ano, foi a vez de estrear o "Saloio" neste evento.
Foi uma jornada de convívio entre os 32 grupos participantes, experiência verdadeiramente enriquecedora para os alunos que participaram.

gigantones em braga

Lançamento do Livro 5ºA_Planeta Global

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Lançamento do Livro do 5ºA "Planeta Global"

A interdisciplinaridade das disciplinas de  Português,EV/ET e BECRE permitiu o lançamento do livro do 5ºA com o título "Planeta Global".

O convidado especial, o Escritor Luís Filipe Rodrigues deu um enfoque à promoção da escrita e estimulou os alunos a desenvolverem a sua criatividade e imaginação.

Na assistência contámos com a presença dos pais e de representantes da​​ RBE e da Biblioteca Municipal.

Parabéns a todos os intervenientes!

Vê as fotos aqui!

Projeto Arte e Literacia Matemática_4B

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Os alunos da turma 4B da Escola Básica Padre Vítor Melícias, no dia 6 de junho e no âmbito do Projeto Arte e Literacia Matemática, realizaram, conjuntamente com alguns encarregados de Educação, atividades de Expressão Fisico - Motora e exercícios de yoga.

A atividade foi organizada e orientada pela docente da turma, Paulina Antunes, e a docente da respetiva AEC, docente Lúcia Gaspar.

Alunos e pais disfrutaram de um momento diferente e tornaram-no único!

Louvamos a coragem que demonstraram ao aceitarem este desafio. Parabéns e Obrigada a todos.

Aqui ficam as FOTOS!

VÊ AQUI O VÍDEO:

https://onedrive.live.com/redir?resid=1A2D9D88D4EFBD6F!174&authkey=!AON_AUmqcxfJv-Y&ithint=video%2cmp4

“Tempos Brilhantes” - EB1 Sobreiro Curvo

por Prof.GEO Artur Santos -

Lançado o desafio “A Cavalo num burro” promovido pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a turma 5SC da Escola Básica do Sobreiro Curvo aceitou o repto e realizou a curta metragem com o título “Tempos Brilhantes”.

Parabéns pelo empenho e dedicação!

Professor Filipe Rodrigues

Concurso de Inglês "Reading Challenge"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CONCURSO DE INGLÊS

"READING CHALLENGE"

Vencedores do Concurso de Inglês "Reading Challenge", numa parceria com a BECRE!

Parabéns à turma do 6ºA que correspondeu entusiasticamente ao desafio da sua professora.

1º lugar: Inês Cabaça

2º lugar: Airton Santos

3º lugar: Filomena Clemente

DIA DA EUROPA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O dia 9 de maio, Dia da Europa, assinala o aniversário da “Declaração de Schuman” e a ideia da criação de um Continente Unido e em Paz!

Este dia foi comemorado no nosso Agrupamento com a realização de uma feira gastronómica nas duas escolas básicas de 2º e 3º ciclos.

Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!

Vê as fotos, AQUI!

A Semana da Leitura na Escola Básica de Campelos

por Prof. Isabel Dias -

 A Semana da Leitura

na Escola Básica de Campelos

A Semana da Leitura na Escola Básica de Campelos foi planeada para que fosse vivida com e por toda a Comunidade Educativa...

 Em que todos se sentissem parte de um todo, em que a ligação e a partilha faz parte de um caminho comum que nos faz crescer e aprender...

 Assim…

na segunda-feira, iniciámos as visitas dos alunos do 1º ciclo aos seus colegas do 2º e 3º ciclos, oferecendo-lhes a leitura de poemas, atividade que se prolongou pela semana toda…

 na terça-feira, a Biblioteca de Campelos esteve cheia de pequenos e grandes leitores que aí participaram nas atividades da hora do conto e  dos 15 minutos de Leitura…

 quarta-feira foi o dia de visita dos alunos do Pré-escolar da Cabeça Gorda... a descoberta de uma Biblioteca desenhada e pensada para crianças e jovens... a descoberta da escola dos irmãos...

 na quinta-feira, os jardins da Escola Básica de Campelos “vestiram-se” de Girassóis com as 191 frases das emoções de quem lê… alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação...

 e foi assim que concluímos no final... afinal GOSTAMOS DE LER!

... Aqui ficam as fotos para recordar...

15 min de Leitura

Poemas-1º Ciclo

Hora do conto-Cabeça Gorda

Palavras ao vento

Fase Final de Badminton do Oeste - Infantis

por Prof.EDF Rui Ruas -

O nosso Agrupamento tornou a brilhar com excelentes resultados em mais uma fase final do Desporto Escolar do Oeste. Apuraram-se para esta fase final três jogadores da Escola de Campelos e todos atingiram classificações excelentes:

- no escalão de infantis A masculinos, o Rafael Almeida, ficou em 1º lugar, numa final muito bem disputada e decidida no último ‘set’.
- no escalão de infantis A femininos, a Inês Carreira, ficou em 2º lugar, noutra final de muito bom nível e equilibrada. No mesmo escalão, a Beatriz Lúcio, ficou em 5º lugar.

-

AQUI a notícia completa / Vê as Fotos AQUI

Campeonatos Regionais de Ténis de Mesa

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns ao grupo-equipa de Ténis de Mesa do nosso agrupamento!

A participação nos campeonatos regionais foi um sucesso, com a nossa equipa iniciada feminina, constituída pela Mariana Antunes e pela Raquel Silva, a sagrar-se vice-campeã regional, com o mesmo número de vitórias da equipa vencedora. O primeiro lugar foi decidido apenas pela diferença de um set.

A nível individual, a Raquel Silva obteve o 5º lugar e a Mariana Antunes o 7º lugar da geral, resultados que são também muito bons, dado o nível da competição.

O nosso aluno Luís Resina teve também uma excelente participação como árbitro, tendo sido muito elogiado pela organização e nomeado para arbitrar as finais da competição.

Parabéns a todos os alunos e aos professores responsáveis pelo grupo: a professora Lina Gonçalves e o professor Bruno Trindade.

Para ver algumas fotografias da competição, CLIQUE AQUI

Dia da Mãe / Mother's Day

por Prof.ING Helena Narciso -

 

    As turmas A, B e C do 5º Ano realizaram uma atividade alusiva à efeméride, em articulação interdisciplinar de Educação Visual, Educação Tecnológica e Inglês. Os alunos elaboraram trabalhos em 3D acompanhados de mensagens em Inglês (com tradução em Português) que os alunos irão oferecer às suas mães.

   Entretanto foram expostos, na vitrina lateral localizada junto ao Gabinete de Enfermagem, para a comunidade educativa.

FOTOS AQUI [+]

À la découverte de Villenave d'Ornon

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"À descoberta de Villenave d'Ornon"

"À la découverte de Villenave d'Ornon"

7 de abril 2016

No passado dia 7 de abril, todos os Agrupamentos de Escolas de Torres Vedras assinalaram o "Dia de Villenave d'Ornon", dia comemorativo escolhido para divulgar atividades diversas promovidas com o objetivo de divulgar e levar os alunos a "descobrir" a geminação existente entre as nossas duas cidades.

Nas escolas do nosso Agrupamento (Padre Vítor Melícias e Gaspar Campelo), esteve patente uma exposição intitulada "À la découverte de Villenave d'Ornon", que permitiu dar a conhecer aos nossos alunos e a toda a comunidade educativa, um pouco mais sobre a nossa "cidade-irmã".

Nas aulas de francês e no circuito televisio interno do agrupamento "APVM TV", todos puderam visionar o vídeo comemorativo do 20º aniversário da geminação entre as duas cidades e, igualmente, um vídeo preparado gentilmente pelo Presidente da Câmara de Villenave d'Ornon, Mr. Patrick Pujol, que deixou uma mensagem simpática dirigida aos nossos alunos.

Após o visionamento dos vídeos e da visita à exposição sobre a cidade, os alunos, agrupados em equipas de três, procuraram as respostas com vista ao preenchimento de um questionário sobre a geminação, previamente preparado pelos docentes de francês do agrupamento.

A cada equipa vencedora foi entregue uma lembrança!

Vê as fotos, AQUI!

AUTORRETRATO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Autorretrato

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS DE FRANCÊS E EDUCAÇÃO VISUAL

Desenvolvendo uma atividade de interdisciplinaridade  e combinando conteúdos programáticos das disciplinas de Educação Visual e Francês, os alunos do 7.º ano da Escola Básica de Campelos trabalharam a técnica do autorretrato, completando a sua apresentação com um adjetivo em língua francesa que os caracterizasse.

A exposição de autorretratos ganhou vida na última semana do 2.º período, preenchendo o corredor de cores, formas e olhares...

As fotos, AQUI!

2ª edição da “Agora escolhe!” – Mostra de oferta formativa e orientação vocacional de Torres Vedras.

por Prof.EDF Rui Ruas -

A Câmara Municipal e a Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras promovem nos dias 15 e 16 de abril a 2ª edição da “Agora escolhe!” – Mostra de oferta formativa e orientação vocacional de Torres Vedras.

Este evento decorre no Pavilhão Expo - Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, onde estarão em exposição as ofertas formativas das entidades formadoras do concelho.

O dia 15 de abril está destinado a alunos finalistas do 9º ano de escolaridade do concelho, com visitas organizadas.

No dia 16 de abril (sábado), entre as 15h e as 19h, a mostra de oferta formativa e orientação vocacional está aberta ao público em geral, com entrada gratuita e a oferta de atividades para os jovens e as suas famílias, através da presença do Parque Aventura Cova da Baleia com diversas atividades e da UDIJ - Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil.

Durante a tarde de sábado terá lugar, às 16h00, uma palestra dedicada a pais, encarregados de educação e alunos do 9.º ano de escolaridade, com o tema "Pais Orientadores, Filhos Vencedores", orientada pelo Professor Barroso Júnior. Esta sessão é dinamizada em parceria com a Northear, Educação Integral & Carreira e tem como objetivos possibilitar uma reflexão acerca da importância que os pais têm no processo de apoio ao jovem estudante e disponibilizar técnicas e instrumentos para uma orientação eficaz.

Visite-nos!

Anexo CARTAZagora_escolhe01601.jpg

Projeto "Agrupar"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Candidatura ao Programa Gulbenkian

Qualificação das Novas Gerações

Educação Especial 2016

O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias,  juntamente com o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e a Câmara Municipal de Torres Vedras, através do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, formalizaram uma candidatura ao Programa Gulbenkian, criando o Projeto "Agrupar", que pretende dar uma melhor resposta aos alunos com deficiência visual das escolas de referência do concelho.

Consulta, AQUI, o Projeto de Candidatura.

E se fosse eu?

por Prof.EDF Rui Ruas -

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”
6 de abril de 2016

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) encontram-‑se a preparar o lançamento de “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.

A ação decorrerá no próximo dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, em todas as escolas, através de uma sessão no decurso da qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. Neste dia, cada aluno será desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas.

Ateliês de Matemática 4B e 5B

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO 

“A Arte e a Literacia Matemática”.

ATELIÊS DE MATEMÁTICA

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

No dia dezassete de março, as turmas 4B e 5B participaram, conjuntamente, num desafio matemático no âmbito do projeto “A Arte e a Literacia Matemática”.

Organizaram-se vários ateliês com jogos e atividades matemáticas. Para entrar em cada ateliê era necessário preencher um “passaporte” com uma atividade matemática.

O principal objetivo deste trabalho e deste projeto é sensibilizar, de forma lúdica, para a importância da matemática e a sua presença real e contínua no quotidiano.

Do registo da atividade, efetuado pelos alunos, destacam-se as seguintes frases:

“Quero repetir” – Mariana Paiva, Rui Almeida;

“Vou querer fazer de novo, mas gostava que tivesse mais áreas e mais passaportes… mais diversão” – Ricardo Tomé;

“Gostei foi muito engraçado e divertido” Vlad, Filipe Dias, Marta Marques;

"Gostei muito do dia de ontem, antes de fazermos os jogos tínhamos de fazer uma ficha pequena.” – Mariana Paiva;

“O meu grupo não foi a duas categorias mas nenhum de nós ficou desanimado. O importante é que nos divertimos.” – Simão Jorge;

“Hoje fizemos muitos jogos como: computadores, jogos, geometria e medida, etc.” Elisabete;

“Foi muito giro mas o tempo foi pouco.” Renato Vaza;

“A Matemática é difícil mas afinal também é divertida.” Letícia Santos.

VÊ AQUI AS FOTOS!

5º Encontro de Goalball - Desporto Escolar

por Prof.EDF Rui Ruas -

Realizou-se no dia 11 de março de 2016, no pavilhão da Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, o 5º Encontro de Goalball no âmbito do Desporto Escolar – Oeste.

Neste encontro participaram 28 alunos, distribuídos em 3 equipas de cada uma das 3 escolas participantes – Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola Básica do Cadaval e Escola Básica Padre Vítor Melícias.

Em representação do nosso agrupamento estiveram três equipas:

Equipa 1 – Mariana Gualdino (5ºA), Carina Romão (5ºA), Joni Velayos (5ºB) e Daniel Pereira (6ºB)

Equipa 2 – Tiago Tojal (5ºA), Carolina Lourenço (5ºC) e Daniel Mouro (7ºC)

Equipa 3 – Bruna Rodrigues (5ºA), André Batista (5ºA) e Lara Abreu (5ºB).

Relembramos que este jogo foi inicialmente concebido para pessoas com dificuldades de visão, mas que nele podem participar todas as pessoas, independentemente do seu grau de visão, pois todos os jogadores serão totalmente vendados, ficando assim em igualdade de circunstâncias.

Com equipas formadas por três jogadores, o jogo decorre em silêncio total (é proibido falar). Como os jogadores estão vendados, utiliza-se uma bola com guizos, o que permite aos jogadores identificar a trajetória da bola pelo som. Ganha a equipa que marcar mais golos (sempre que a bola ultrapassa a linha final do campo, defendido pela equipa adversária).

De salientar que, os nossos jogadores são significativamente mais novos e mais pequenos, e somos a única escola que inclui jogadores de baixa visão ou invisuais.

Por esse facto, os resultados obtidos são excelentes, pois as nossas equipas “bateram-se” de igual para igual … tendo os resultados finais sido bastantes equilibrados.

De salientar ainda que todos os alunos acompanharam muito bem os dois alunos com mais dificuldades de visão, os quais também tiveram oportunidade de demonstrar os seus progressos na modalidade. Parabéns Daniel e Bruna!

Gratos pelo empenho e SEMPRE simpática representação.

Somos APVM!

Anexo P1170509.JPG
Anexo P1170511.JPG
Anexo P1170514.JPG
Anexo P1170515.JPG
Anexo P1170516.JPG
Anexo P1170519.JPG
Anexo P1170521.JPG
Anexo P1170525.JPG
Anexo P1170527.JPG
Anexo P1170529.JPG
Anexo P1170530.JPG
Anexo P1170531.JPG
Anexo P1170534.JPG
Anexo P1170535.JPG
Anexo P1170536.JPG
Anexo P1170541.JPG
Anexo P1170544.JPG
Anexo P1170545.JPG
Anexo P1170549.JPG
Anexo P1170554.JPG
Anexo P1170555.JPG
Anexo P1170562.JPG
Anexo P1170563.JPG
Anexo P1170564.JPG
Anexo P1170568.JPG
Anexo P1170569.JPG
Anexo P1170572.JPG
Anexo P1170573.JPG
Anexo P1170574.JPG
Anexo P1170575.JPG
Anexo P1170576.JPG
Anexo P1170577.JPG
Anexo P1170578.JPG
Anexo P1170594.JPG
Anexo P1170596.JPG
Anexo P1170597.JPG
Anexo P1170607.JPG
Anexo P1170614.JPG
Anexo P1170615.JPG
Anexo P1170617.JPG
Anexo P1170626.JPG
Anexo P1170628.JPG
Anexo P1170629.JPG
Anexo P1170633.JPG
Anexo P1170634.JPG
Anexo P1170635.JPG
Anexo P1170636.JPG
Anexo P1170644.JPG
Anexo P1170645.JPG
Anexo P1170646.JPG
Anexo P1170649.JPG
Anexo P1170651.JPG
Anexo P1170660.JPG
Anexo P1170664.JPG
Anexo P1170666.JPG
Anexo P1170669.JPG
Anexo P1170671.JPG
Anexo P1170744.JPG

Apuramento para os Campeonatos Regionais do Desporto Escolar - Badminton e Ténis de Mesa

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns aos nossos alunos Mariana Antunes (9ºA); Raquel Silva (9ºA) e Nuno Luís (7ºB), que se apuraram nas finais locais do Ténis de mesa do Desporto Escolar para representar a região Oeste nos Campeonatos Regionais.

 
No Badminton, a Mariana Antunes apurou-se também para os Campeonatos Regionais, pelo que está duplamente de PARABÉNS.
 

Apresentação do Projeto Farol na Conferência Luso-Finlandesa "Que escola para o futuro?"

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns a todos os envolvidos no projeto FAROL que foi muito apreciado na conferência e que nos mostra que vale a pena mudar! A apresentação, realizada por alunos, professores e pais demonstrou bem o significado de "Comunidade Educativa".

 

Transcrevo-vos abaixo a mensagem da Prof. Lina Gonçalves, mãe, professora e uma das grandes dinamizadoras do projeto:

 

"...a apresentação da nossa Comunidade Farol foi um sucesso nas Conferências “Que escola para o Futuro. Currículo e práticas educativas na Finlândia e em Portugal”, que decorreram ontem em Torres Vedras e hoje em Lisboa. A nossa comunidade está uma vez mais de parabéns e é com muito orgulho que faço parte deste projeto. Ontem e hoje foram momentos de muita emoção, orgulho e simultaneamente de incentivo para continuarmos este caminho. Quero deixar um agradecimento especial ao Rui Estrela, Ana Claúdio, João Chamiça, Ana Feliciano, Ana Clara Bray, Margarete Jonas, Ana Rodeia e é claro aos nossos pequenos faroleiros Afonso, Ema, Filipa, Inês, Margarida, Pedro B. e Sancha que subiram ao palco e nos representaram a todos de um modo genuíno e brilhante. Um agradecimento ainda à Carla Ghira e Magda Porta por todo o apoio prestado na elaboração dos suportes de apresentação ( textos e documento de apresentação)..."

 

Em breve, disponibilizaremos a gravação da apresentação do projeto FAROL nesta conferência Luso-Finlandesa.

 

Entretanto, podem ver AQUI algumas imagens da conferência.

 

Anexo FarolConferencia15032015.jpg

VE PORT 7º

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 7º ANO

"O Cavaleiro da Dinamarca",

"MUSEU Calouste Gulbenkian"

No passado dia 29 de fevereiro, os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa, acompanhados pelos professores Otília Miranda, Fátima Lopes, Engrácia Prazeres, Isabel Abade, Ana Rodrigues, Luís Lopes e Solange Correia.

No período da manhã, assistiram à representação da peça "O Cavaleiro da Dinamarca", pela Companhia de Teatro O SONHO e, no período da tarde, fizeram uma visita ao Museu Calouste Gulbenkian.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Português e História e revelou-se bastante importante para a consecução de alguns dos objetivos previstos nos programas das referidas disciplinas.

O plano da visita foi cumprido, tendo os alunos colaborado positivamente durante o decorrer das duas.

Vê as fotos, AQUI

Concurso PANGEA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

101 alunos de 2º e 3º ciclos participam no Concurso PANGEA

Atividade inserida no tema aglutinador do Agrupamento para 15/16: Pensar Global(Mente)

Na semana de 29 de fevereiro a 4 de março os alunos de 2º e 3º ciclos do agrupamento foram convidados a participar no Concurso Pangea. Este concurso, citando a página oficial (http://www.concurso-de-pangea.com.pt/) “apresenta-se como uma forma divertida e motivadora de unir estudantes de regiões diferentes, de sistemas de ensino diferentes, de níveis socioeconómicos diferentes numa só atividade, que devido ao importante papel que cumpre no desenvolvimento cognitivo do ser humano e na sociedade, é cada vez mais promovida: a matemática.”

Nesta atividade é dinamizada pela associação sem fins lucrativos “Egitim Plataformu – Associação de Educação Académica”, em parceria com várias instituições públicas e privadas.

Os alunos foram convidados pelos seus professores de Matemática a participar na 1ª fase deste concurso, tendo aceite o convite um total de 29 alunos da Escola Básica Padre Vítor Melícias e 72 alunos da Escola Básica de Campelos. Os resultados estarão brevemente disponíveis para consulta pelos alunos participantes na página do concurso.

Para a 2ª fase do concurso serão apurados os melhores 100 alunos de cada ano de escolaridade em cada uma das zonas – Norte e Sul do país.

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais agradece a todos os alunos a sua participação, que possibilitou assim mais uma representação da escola num evento de âmbito internacional e deseja a todos um bom resultado!

Clica para ver AS FOTOS

Campeonato de SuperTmatik

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Campeonato SuperTmatik: Pensar + para Pensar Melhor

 Atividade inserida no tema aglutinador do Agrupamento para 15/16: Pensar Global(Mente)

No dia 2 de março, 4ª feira, pelas 14:30h, realizou-se o campeonato interturmas de cálculo mental – SuperTmatik – nas duas escolas com 2º e 3º ciclos do agrupamento. Foram apurados um campeão e vice-campeão por escola e por ano de escolaridade.

Este campeonato surgiu na sequência dos jogos dinamizados com os alunos pelos professores de Matemática e posterior apuramento do campeão e vice-campeão de cada turma. Na Escola Básica Padre Vítor Melícias o campeonato decorreu no 2ºciclo, sendo que na Escola Básica de Campelos este foi dinamizado nas turmas de 2º e 3º ciclos.

Os vencedores, indicados na tabela abaixo, irão disputar no mês de abril, em data ainda a definir, a final online, com os vencedores de escolas de todo o mundo.

Escola Básica de Campelos:

Escola Básica Padre Vítor Melícias:

A todos deixamos os nossos parabéns e desejamos uma excelente final, com a certeza de que estaremos bem representados!

+informações sobre o campeonato em http://www.eudactica.com/

Vê as fotos, AQUI!

Visita de Estudo do 9º ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 9º ANO

"AUTO DA BARCA DO INFERNO",

"MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA"

No passado dia 23 de fevereiro, os alunos do 9º ano da Escola/Sede  do Agrupamento e da Escola dos Campelos deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa, acompanhados pelos professores Anabela Azevedo, Cristina Matias, Cristina Belizário, Engrácia Rodrigues e Márcio Cunha.

No período da manhã, assistiram à representação da peça "Auto da Barca do Inferno", pela Companhia de Teatro O SONHO e, no período da tarde, fizeram uma visita guiada ao Museu da Presidência da República.

As atividades decorreram de acordo com o que foi planificado pelas disciplinas de Português e de História e de acordo com os objetivos preconizados por ambas as disciplinas aquando da sua organização.

A visita decorreu muito bem, tendo os alunos revelado bastante interesse em ambas as atividades.

Vê as fotos, AQUI

ST Valentin

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Logo após o dia de São Valentim, a cor vermelha passou a dominar paredes e vitrinas da Escola sede, bem como o átrio da Escola de Campelos, com os trabalhos realizados pelos alunos de Francês do 3.º Ciclo - postais, quadros, corações...

As mensagens presentes nos mesmos consistiram em citações, quadras ou referências culturais francófonas ligadas à música, à literatura, à pintura e ao cinema. Todas elas com um mote comum: incluírem a palavra-chave AMOUR, ligada a esta efeméride.

Parabéns a todos os participantes!

Vê as fotos, AQUI

Atividades de S. Valentim

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ATIVIDADE DE S. VALENTIM

GRUPO DISCIPLINAR INGLÊS

Como já vem sendo hábito, foi comemorado o Dia de S. Valentim, atividade dinamizada pelo grupo disciplinar de Inglês, em ambas as escolas do agrupamento. Na Padre Vítor Melícias, foi abordada a temática dos afetos pelos alunos de 7º e 8º ano.

Foram produzidas frases em Inglês, posteriormente inseridas em suporte de cartaz e em 3D no âmbito de Educação Visual, num trabalho de parceria pedagógica.

Estiveram expostos no átrio da escola para toda a comunidade educativa. Os alunos das turmas A, B e C do 9º Ano realizaram um trabalho de pesquisa de letras de músicas inglesas versando o tema do amor. Elaboraram depois uma playlist intitulada "My love song ", disponível em suporte digital.

Em Campelos, foi construído um painel, tipo patchwork, com mensagens alusivas ao tema, cuja autoria é dos alunos de 7º, 8º e 9º ano. Ainda em Campelos, a BECRE foi decorada com painéis e uma árvore em 3D contendo mensagens temáticas de S. Valentim.

Vê as fotos AQUI

Campeonato de Goalball _ Fonte Grada

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ação de sensibilização para a prática do Goalball na escola básica da Fonte Grada.

Decorreu no dia 22 de fevereiro uma ação de sensibilização sobre o Goalball, de forma a promover a prática desta modalidade e de sensibilizar os alunos da sala da professora Susana, para questões relacionadas com a baixa visão ou cegueira, uma vez que um dos alunos dessa sala tem problemas visuais.

Foi uma experiência enriquecedora onde todos os alunos puderam experimentar a modalidade. Para além de terem aprendido as regras básicas do jogo, tiveram um comportamento muito bom, respeitando o silêncio necessário e cumprindo com o que lhes foi pedido.

Esta atividade foi promovida pelo professor Fernando Martins e pela professora Susana Guerra.

Vê as fotos AQUI!

Desporto Escolar Badminton

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Realizou-se, no dia 16 de fevereiro, a terceira jornada do quadro competitivo de badminton, no Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena - Malveira, no qual estiveram representados 32 alunos nosso Agrupamento (21 da EB de Campelos e 11 da EB PVM).

 

O nosso agrupamento torneou a brilhar com excelentes resultados, dos quais se destacam 3 primeiros lugares (Inês Carreira, Rafael Almeida e Rodrigo Silva) e 3 segundos (Beatriz Lúcio, Bianca Loureiro e Mariana Antunes).

 

Todos os atletas que participam nos grupos/ equipa de badminton de ambas as escolas estão de parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do nosso Agrupamento com estes resultados!

 

Os resultados completos podem ser consultados na página do Desporto Escolar da página Moodle do APVM, assim como o ranking acumulado de todas as concentrações.

 

Os alunos infra foram apurados para a fase final, na qual vão representar o nosso agrupamento:

  • Rafael Almeida
  • Inês Carreira
  • Beatriz Lúcio
  • Mariana Antunes
  • Rodrigo Silva
  • Daniela Ferreira
  • Rúben Silva

 

Os professores responsáveis pelos grupos equipa

Marco Crispim e Rui Ruas

Desporto Escolar Voleibol

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Realizou-se, no dia 17 de fevereiro, a segunda jornada do quadro competitivo de voleibol, na escola básica Padre Vítor Melícias

 

Neste encontro participaram 3 equipas, entre as quais a equipa de voleibol do nosso agrupamento.

 

Tal como tinha acontecido nos torneios anteriores, os jogos foram todos muito bem disputados, com muito equilíbrio e resultado incerto. As 3 equipas obtiveram um resultado favorável e outro desfavorável, o que denota o equilíbrio desta série. A equipa do nosso agrupamento ganhou o jogo contra a equipa da EB de Freiria e perdeu contra a EB e S de Sobral de Monte Agraço, que assim continua a comandar a série de apuramento.

 

Todos os atletas que participam no grupo/ equipa de voleibol estão de parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do nosso Agrupamento com estes resultados!

 

O professor responsável pelo grupo equipa

Marco Crispim

Desporto Escolar - Voleibol feminino

por Prof. Isabel Dias -

VOLEIBOL FEMININO

No passado dia 27 de janeiro realizou-se o 1º Encontro do quadro competitivo de Voleibol da Fase Local, escalão Iniciados Femininos, Série Centro. Os

jogos decorreram no pavilhão da Escola Básica Padre Vítor Melícias e contaram com a participação das alunas do Grupo Equipa de Voleibol do nosso

Agrupamento, da Escola Internacional de Torres Vedras e da Escola Básica Visconde de Chanceleiros, Merceana.

Neste Torneio, a nossa Equipa acabou por vencer os dois jogos realizados, sempre com o resultado final de 2-1 em sets (25-14; 26-28; 15-8 contra a EITV;

25-17; 25-20; 5-15 contra a Merceana). Como se pode verificar pelos resultados, todos os jogos foram bem disputados, sempre pautados pelo equilíbrio

técnico entre as equipas participantes, do primeiro ao último set. De momento, a nossa Equipa lidera a série de apuramento para a fase seguinte.

O Encontro decorreu sempre num ambiente saudável de aprendizagem e convívio entre as alunas e professores das três escolas participantes. Os jogos

foram arbitrados por um árbitro do nosso Agrupamento e dois árbitros de uma das escolas visitantes.

Todas as atletas que participam no Grupo Equipa de Voleibol estão de Parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do

nosso Agrupamento com estes resultados!

O professor responsável pelo Grupo Equipa de Voleibol Feminino

Bruno Trindade

Concurso de trabalhos de Natal_Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Na penúltima semana do 1.º período, os átrios das Escolas Padre Vítor Melícias e Gaspar Campelos foram ganhando contornos e cores de Natal, com os vários trabalhos realizados pelos alunos de Francês do 3.º Ciclo a darem forma a uma exposição de Natal.

No dia 16 de dezembro, na escola Gaspar Campelos, procedeu-se à eleição dos três trabalhos que iriam ser premiados, tarefa que não se revelou nada fácil para o júri composto pela professora Clara Espadinha, pela assistente operacional Fernanda Rodrigues e pelo aluno Tomás Francisco, do 6ºAC.

Assim, conquistou o 1.º lugar, o trabalho realizado pela aluna Carolina Agostinho, do 7.ºBC. O 2.º prémio foi atribuído ao trabalho da aluna Maria Calixto, do 9.ºAC e o trabalho do aluno André Garcia, do 9.ºBC, ficou em 3.º lugar.

Paralelamente, destacaram-se os trabalhos das alunas Inês Filipe e Verónica Henriques, do 8ºAC, e do aluno Raul Faria, do 9ºAC, pelas suas mensagens.

Na Escola Padre Vítor Melícias, no dia 17 de dezembro, procedeu-se ao mesmo tipo de eleição, composto o júri pelas professoras de Educação Visual, Célia Duarte e Sílvia Filipe e pela assistente técnica, Patrícia Costa. As professoras de Francês serviram para desempate na escolha dos trabalhos e análise da produção escrita.

Uma vez que existiram diversos trabalhos apresentados, com grande criatividade, imaginação e revelando muito empenho por parte dos alunos, a dificuldade foi enorme em encontrar os vencedores, e daí ter-se decidido atribuir diversas menções honrosas.

Assim, conquistou o 1.º lugar, o trabalho realizado pela aluna, Rita Santos do 7.ºA, o 2.º prémio foi atribuído ao trabalho das alunas, Samira, Samanta e Diana, do 9.ºC e o trabalho das alunas, Beatriz e Tatiana, do 7.ºA ficou em 3.º lugar.

As Menções Honrosas foram atribuídas aos alunos:

- Ana Carolina, 7.º A;

- Bárbara, 7.º A;

- Luís Reis, 7.º C;

- Mariana Ferreira, 8.ºA;

- Rafaela, 8.ºC;

- Mariana Antunes, 9.ºA;

- Ana Franco e Henrique Batista, 9.ºB;

- Rita e Margarida, 9.ºC;

- Filipa, 9.ºC

Parabéns a todos os participantes!

Joyeux Noel et une Bonne Année 2016

AQUI AS FOTOS DOS TRABALHOS.

Feira do livro_Biblioteca de Campelos

por Prof. Isabel Dias -

Era uma vez o Natal

Era uma vez um livro

A Feira do Livro vai decorrer na Biblioteca da Escola Básica de Campelos e tem descontos em todos os livros que lá estão à venda.

Vale a pena visitar!

Neste Natal, vamos oferecer livros! Sim?

Siiiiiimmm!!!!

 

De 7 a 11 de dezembro de 2015

"O Autorretrato"

por Prof. Isabel Dias -

De acordo com o Plano Anual de Atividades, a disciplina de Francês  projetou um trabalho de interdisciplinaridade com  a disciplina de Educação Visual, intitulado “O Autorretrato”.

Os alunos do 7.º ano da APVM autocaracterizaram-se, retratando-se em simultâneo.

As professoras felicitam os alunos pelo empenho, criatividade e elevada qualidade dos trabalhos apresentados.

Para ver as fotos clique AQUI

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Azevedo em Quinta, 3 Dezembro 2015, 12:53)

gabinete de Saúde - Atendimento e informações

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Gabinete de Saúde

O Gabinete de Saúde funciona nas escolas Básica Padre Vítor Melícias e na Escola Básica de Campelos e destina-se a prestar apoio no âmbito da Saúde, podendo disponibilizar, apoio técnico com enfermeiras do Centro de Saúde de Torres Vedras, com a psicóloga do Agrupamento e/ou ainda com professores. Pretende-se contribuir para um desenvolvimento saudável.

Clica AQUI para saberes mais!

Concurso "Árvore de Natal Reciclada"-Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Concurso “Árvore de Natal Reciclada”

O Concurso visa a construção de Árvores de Natal Recicladas originais e criativas, não existindo limitações em termos de participantes e materiais de construção das mesmas.

1- Destinatários

O Concurso encontra-se aberto a todos os alunos, sendo possível a participação individual ou de grupos da mesma turma.

2- Disposições específicas

As imposições técnicas serão as seguintes:

a) Aceitam-se todas as expressões e técnicas artísticas;

b) Não podem exceder uma área superior a 1 metro quadrado (m2);

c) Cada candidato/grupo só poderá participar com a realização de uma árvore;

d) Os trabalhos deverão estar devidamente identificados com nome e turma;

e) As árvores de Natal submetidas a concurso deverão estar em condições de serem expostas e devem ser facilmente transportáveis (móveis).

3- Apreciação e seleção dos trabalhos

Os critérios de apreciação serão os seguintes:

a) Criatividade/ inovação

b) Qualidade estética

c) Adequação temática

d) Utilização de materiais reutilizáveis.

4- Júri

Os trabalhos serão avaliados por um Júri, constituído por três elementos:

2 professores do Eco-escolas e 1 professor das Artes.

5- Prémio

a) Ao melhor trabalho de cada ciclo, serão atribuídos 3 pontos na grelha anual do Eco-Escolas contando para a turma mais Eco da escola;

b) Os três melhores trabalhos serão divulgados na página do moodle.

6-Disposições Finais

a) Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na sala A-PAR no dia 30 de novembro de 2015;

b) Todos os trabalhos produzidos ficarão em exposição na escola.

c) Os trabalhos serão devolvidos aos concorrentes no final do Concurso;

d) O Eco-Escolas não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio, causado durante a guarda ou exposição das obras originais;

e) Caberá ao Júri decidir sobre casos omissos neste Regulamento;

f) Das decisões do Júri não haverá recurso.

Campelos, 9 de novembro de 2015

Halloween_Campelos

por Prof. Isabel Dias -

Halloween Campelos

As docentes de inglês de Campelos fizeram uma  exposição de trabalhos para a comemoração do Halloween   que esteve  exposta no átrio da escola.   Os  alunos, com o apoio das suas famílias,  empenharam-se  na realização dos trabalhos, tendo produzido trabalhos bastante elaborados em vários tipos de materiais.

As professoras gostariam de agradecer aos alunos e familiares envolvidos , bem como à professora de E.V.T. , Antonieta Lopes, que colaborou na realização dos trabalhos do 2º ciclo e à Assistente Operacional  Fernanda Rodrigues  que foi uma preciosa ajuda na organização da exposição .

Ver Fotos AQUI

Movimento Missionário de Professores

por Prof. Isabel Dias -

MOMIP

Movimento Missionário de Professores

No passado dia 2 de novembro, estiveram presentes na Biblioteca de Campelos dois elementos do MOMIP (Movimento Missionário de Professores), numa ação de sensibilização para angariação de material escolar, que será enviado para Moçambique.

Esta iniciativa esteve a cargo do Clube Europeu, que até dezembro recolhe o material recebido e o entregará posteriormente ao MOMIP.

Participe!

Veja AQUI as fotos

Halloween

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No âmbito do Plano Anual de Atividades a disciplina de Inglês comemorou o Halloween. As turmas de 5º e 6º anos realizaram trabalhos alusivos ao tema, tendo os mesmos sido expostos no átrio da escola, como já vem sendo hábito.

Nas turmas de 5º ano, as disciplinas de Inglês, Educação Visual e Educação Tecnológica trabalharam em parceria pedagógica. A exposição dos trabalhos resultantes desta parceria irá estar patente ao público posteriormente, no Centro Ambiental da Câmara Municipal.

Agradece-se a colaboração dos alunos envolvidos e também da Professora Casimira Godinho, que contribui com duas abóboras para decoração do espaço.

As fotos da exposição AQUI

Não ao desperdício alimentar!

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 16 de outubro, o Clube Eco-Escolas, em colaboração com alguns alunos do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, assinalou o Dia Mundial da Alimentação com uma ação contra o desperdício alimentar.

Foram realizadas pesagens dos desperdícios que os alunos que almoçaram na cantina deixaram nos tabuleiros, tendo-se contabilizado um total de 2715,22 gramas de comida que foi para o lixo!
Os resultados podem ser consultados no documento em anexo.

Programa + Saúde da CMTV

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA

+ SAÚDE

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Para conhecer as atividades a desenvolver no âmbito deste programa consulte o cartaz e o desdobrável em anexo!
Quanto aos passeios pedestres serão organizados pela autarquia, estes serão devidamente divulgados junto dos alunos, encarregados de educação, familiares e amigos.
A participação de cada um é livre ....e até pode ser um bom programa de atividade física e de convívio para essas datas.

Mexam-se ...  pela vossa saúde !

Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco-Escolas

por Prof.ING Helena Narciso -

Na passada quarta feira, dia 14, o Ribombar abriu a Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco Escolas, ao som da "Laurindinha" acompanhados com as palmas dos milhares de alunos de todo o país, presentes no Pavilhão da ExpoTorres.

Foi a primeira atuação, das muitas que se esperam neste ano letivo, em que o Ribombar chegará aos 10 anos de atividade.

Ribombar!

por Prof. Isabel Dias -

Dia 7/10/2015 -  Hoje, de tarde, decorreu o 2º ensaio do ano letivo 2015/16, com um número interessante de 30 elementos. 12 são sobreviventes do ano passado e 18 novas inscrições. Este ano estaremos muito perto do recorde atingido em 2010, com 40 elementos. Obrigado a todos! O desafio para este ano vai ser muito estimulante, até porque contamos, ainda, com a possibilidade de haver mais elementos de Campelos, já que conseguimos negociar o transporte de, pelo menos, 8 elementos. Serão mais 5 a juntar aos 3 que nos acompanharam no ano transato. Vamos lá RIBOMBAR!!!

 
E no próximo dia 14, cabe ao RIBOMBAR, animar a abertura da Cerimónia da Entrega das Bandeiras, na ExpoTorres... Dia 14, às 14h... A ANIMAÇÂO É CONNOSCO... Não há malta como esta, com o RIBOMBAR é sempre em Festa!!!

Ação de Formação "À la Rencontre de Villenave d'Ornon"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

FORMAÇÃO "À LA RENCONTRE DE VILLENAVE D'ORNON"

setembro de 2015

No âmbito do projeto de geminação entre Torres Vedras e Villenave d'Ornon

As docentes do grupo disciplinar de Francês, Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, realizaram a segunda parte da sua ação de formação, "À la rencontre de Villenave d'Ornon" que decorreu entre quatro e oito de setembro, em Villenave d’Ornon, cidade geminada com o Município de Torres Vedras. Esta formação surgiu a partir de um convite feito às docentes, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da continuidade da ação de formação, levada a cabo em novembro de 2014, promovida pelo mesmo Centro de Formação.

Esta ação teve como objetivos:

- “Aprofundar o conhecimento da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon e os seus principais atores;

- “Desenvolver o conhecimento de aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da mesma cidade;

- “Compreender as dinâmicas culturais e associativas de Villenave; -“Promover o encontro entre agentes educativos das duas cidades;

-“Partilhar experiências e materiais pedagógicos;

-"Promover o desenvolvimento de competências de comunicação de professores e alunos;

- “Integrar, em sala, o conhecimento dos diferentes aspetos de Villenave d’Ornon;

- “Ancorar o desenvolvimento de competências em língua francesa na realidade da geminação”;

- “Adquirir conhecimentos que sustentem a criação do Dia de Villenave d’Ornon nos agrupamentos de escolas de Torres Vedras.

Durante cinco dias as docentes tiveram oportunidade de viver, ver e partilhar in loco, como é Villenave d'Ornon, como são de uma forma geral os Villenavais, pois conviveram com os seus principais atores e agentes educativos, que de diversas formas lhes deram a conhecer os aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da região, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das suas competências linguísticas em língua francesa. Para que tudo isto fosse possível, foi levado a cabo um programa criterioso e rigoroso, pela equipa do comité de geminação, da Câmara de Villenave d’Ornon, sob a orientação de monsieur Joel Raynaud.

O programa integrou receções oficiais com todos os agentes educativos presentes: Presidente da Câmara de Villenave d’Ornon e da Câmara Municipal de Torres Vedras, respetivamente monsieur Patrick Pujol e Dr. Carlos Miguel; Joel Raynaud responsável do comité de geminação; Nadine Dulucq, responsável pelo pelouro da Cultura e Educação; monsieur Barraud, diretor do colégio de Chambéry; Drª Hélia Morais, diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã; Drª Ana Isabel Miguel, no papel de formadora desta ação e dinamizadora desta iniciativa e Drª Ana Dulce Santos, no papel de formadora, bem como as respetivas famílias que acolheram as nove docentes.  Para além das iniciativas referidas, o programa contemplava ainda algumas visitas a locais, que nos proporcionaram também um conhecimento mais aprofundado das caraterísticas geográficas, económicas, históricas e socioculturais, desta região de Aquitaine, com um enfoque especial na vistita a escolas da cidade, já que se tratava de uma comitiva de professores, nomeadamente, a escola Jules Verne, (com alunos desde o berçário até ao 6.º ano); a escola primária, Jules Michelle e o Liceu de Chambéry. As docentes envolvidas, para além de terem tido acesso a toda a logística destes espaços, assistiram a aulas da primária (3.º e 4.º anos), bem como, a aulas do ensino básico (7º, 8º e 9º anos), quer do curso geral, quer profissional, onde puderam trocar impressões com os seus pares.

As docentes Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, agradecem às entidades dinamizadoras deste projeto, Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e respetivas formadoras, Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como, à diretora do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Drª Elisabete Jerónimo, a oportunidade que lhes foi dada, de poderem fazer parte deste grupo que lhes permitiu criar laços, quer pessoais quer profissionais, assim como enriquecer os seus conhecimentos no que concerne, à cultura e civilização francesas e aperfeiçoar as suas competências linguísticas na língua estrangeira que lecionam.

Aqui fica o testemunho da nossa estada!

Problema do Mês - Uma atividade para alunos e muito mais!

por Prof. Matilde Rebelo -

PM

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desafia a comunidade educativa, pelo segundo ano consecutivo, a participar na atividade "Problema do Mês".

Esta iniciativa consiste no convite à resolução de problemas como forma de desenvolver o raciocínio matemático e, simultaneamente, de promover momentos de boa disposição e convívio entre os elementos da comunidade educativa.

Este ano temos uma novidade - também os encarregados de educação poderão participar de forma autónoma. Assim, todas as primeiras 2ªs feiras de aulas de cada mês serão propostos três problemas diferentes, em três categorias:

- Alunos de 2º ciclo;

- Alunos de 3º ciclo;

- Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.

Todas as informações acerca do problema do mês, incluindo o regulamento e os enunciados dos problemas, serão disponibilizadas nesta página e afixados nas escolas de 2º e 3º ciclos do agrupamento.  

Este desafio inicia no mês de outubro e será já no dia 5 de outubro que serão lançados os primeiros problemas.

Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas com um professor de Matemática ou enviadas para o endereço de mail mat@apvm.net.

Participem!

Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

por Prof.GEO Artur Santos -
Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

a
PEIXE:

 Bacalhau com natas
CARNE:
Carne assada com batata no forno

SOBREMESA:
Buffet de doces
BEBIDAS:
Vinho / Sumos / Água / Café / Digestivos



Dia 17 de julho de 2015, pelas 13 horas, na Escola Sede do Agrupamento.

Pode fazer a sua inscrição aqui ou nos locais habituais
(até 15 de julho)
PREÇO: 8 €

Ginástica

por Prof.GEO Ana Caldeira -
No passado dia 28 de Abril realizou-se no Agrupamento de Escolas da Lourinhã o Torneio de Encerramento de Desportos Gímnicos do desporto escolar. Foi o finalizar de um ano de trabalho e empenho por parte dos alunos assim como de uma participação muito positiva nos torneios do quadro competitivo. 
No torneio de encerramento os alunos para além da apresentação de uma coreografia tiveram a oportunidade de conviver com outros alunos de outras escolas participando nas atividades planeadas para esse dia. 
Todos os alunos que participaram no grupo de desportos gímnicos está de PARABÉNS pelo o empenho e dedicação. 
A professora responsável