APVM
No âmbito do Projeto Rios e do Programa Eco-Escolas, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV), foi concretizado pelo 6ºB, a visita de outono, à secção do Rio Sizandro, adotada anteriormente, conforme orientações definidas a nível nacional.
A visita realizou-se no dia 22 de outubro com um conjunto diversificado de atividades experimentais, orientadas pela técnica Rita Ramos (CEATV), nomeadamente: observação e registo da fauna, flora e condições atmosféricas, locais; medição da largura do leito do rio; medição da temperatura e da profundidade da água; análise da água quanto à presença de possíveis poluentes; captura e identificação de espécies, (devolvidas ao rio no final da atividade. Não foi possível observar mais espécies, porque a água estava lamacenta, devido a trabalhos num campo adjacente ao rio). Fez-se também recolha do lixo existente no local e concluiu-se a atividade com uma corrida de barquinhos de papel, em que todos se divertiram.
Pretende-se com esta atividade fazer uma sensibilização ativa e participada para as questões ambientais, nomeadamente, as que se relacionam com a qualidade da água, a biodiversidade e o respeito pela natureza.
Fotos AQUI
O coordenador do Projeto Rios As coordenadoras do Programa Eco-Escolas (EPVM)
José Simões Fernanda Silva
Idália Miranda
No dia 16 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com o tema “Direito aos alimentos por uma vida e um futuro melhor”.
Na Escola Básica Padre Vítor Melícias, a atividade consistiu no reforço do lanche com fruta fresca com o contributo da empresa Emergosol.
No átrio da escola sede encontra-se uma exposição sobre o guia com 10 (+1) recomendações para uma alimentação saudável elaborado através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), para ser trabalhada pelos alunos na disciplina de Ciências Naturais.
A BECRE contribuiu com uma exposição alusiva ao tema no 1º piso da escola.
Os professores de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, Programa Eco Escolas e BECRE levaram os alunos a refletir, uma vez mais, sobre a temática da alimentação, nomeadamente, promover a segurança alimentar, melhorar o nível de nutrição e combater o desperdício alimentar, enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 2.
Na Escola Básica Gaspas Campello, foram distribuídas peças de frutas, espetadas de frutas e panquecas de aveia.
Com as turmas 6ºAC e 6ºBC, na Biblioteca da Escola Gaspar Campello, realizou-se a palestra e conto da história "O Frigorífico da Magui".
Desde já agradecemos a colaboração de toda a comunidade escolar nesta atividade, com especial agradecimento para:
- Empresa Emergosol
- Sr. Samuel da SM FRUTAS E LEGUMES pela oferta da variedade de fruta
- à turma 8ºBC que preparou as espetadas de fruta
- à equipa das panquecas saudáveis - turma 6ºBC
- à equipa da limpeza - turma 9ºBC
As fotos AQUI
A cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas, decorreu no dia 10 de outubro, em Torres Novas.
O Agrupamento foi representado por um grupo de alunos das escolas GC e PVM e pelas professoras coordenadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino.
Os professores, Rosário Lopes e Rui Silva, Diretora e Adjunto, respetivamente, participaram também no evento, para receberem a distinção “Eco-Agrupamento”, uma vez que, todas as escolas do agrupamento foram galardoadas com a Bandeira Verde, pelo trabalho realizado no âmbito da educação ambiental, durante o ano letivo 2023/24.
Para além da entrega da bandeira, os alunos participaram em vários ateliês sobre a temática da sustentabilidade e no final, foram brindados com um concerto da cantora Carolina de Deus.
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas
As fotos AQUI
Atualização da notícia após inauguração da exposição
No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade, decorreu no passado dia 25 de setembro, no CEA, a inauguração da exposição das portas do projeto “Às portas dos ODS”. Este projeto surgiu no ano letivo 2022-23 quando as professoras coordenadoras do programa Eco-Escolas, na EBPVM, lançaram o desafio no Eco-Conselho. Cada turma, do 2º e 3º ciclos, escolheu o ODS que preferia trabalhar e, ao longo do ano, nas aulas de Cidadania, Ciências Naturais, CRIAR, ET, EV, AEDT e outras. Assim, foi feito trabalho de pesquisa que inspirou a decoração da porta correspondente ao ODS de cada Turma. No Dia do Ambiente as portas estavam decoradas, no entanto, nem todas as turmas terminaram o trabalho.
No ano letivo 2023-24, o projeto foi retomado e concluído. Foi um trabalho que envolveu todas as turmas e muitos professores.
Após a exposição das “Portas” no átrio da EBPVM, no final do ano letivo 2023-24, ter sido visitada por técnicos do CEA, foi enviado um convite, para serem expostas nas instalações do CEA.
Estiveram presentes na inauguração da exposição, que estará patente até novembro, alunos e professores, que participaram neste projeto. Alguns alunos fizeram uma breve apresentação do trabalho realizado, seguiu-se a interpretação do Hino Eco-Escolas pelos alunos do Clube Bué D’Artes e, finalmente, assistiram a uma ação de sensibilização dinamizada pela equipa “AR”, que está a participar no projeto “Viagem pelo clima”.
Durante a ação, os alunos foram desafiados a formar grupos de trabalho para desenvolver e apresentar ideias sobre temas relacionados com os ODS. De realçar a participação dos alunos em todos os momentos da atividade.
As fotos AQUI
______________________________________________________________________________________________
Os alunos da Escola Básica Padre Vítor Melícias, no âmbito do Programa ECO-ESCOLAS, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024 decoraram 17 portas, alusivas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS).
As mesmas estarão expostas no Centro de Educação Ambiental de 25 de setembro, dia da inauguração, a 29 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade.
https://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/197752
As Coordenadoras
Fernanda Silva
Idália Miranda