24.25 A minha escola é uma família JI e EB1 Boavista

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 18 de outubro, os alunos do 3º e 4º ano da EBPVM visitaram o JI de Boavista-Olheiros para desenvolverem uma atividade de articulação.

A Atividade consistiu na contação da história "A Minha Escola é uma Família" pelos alunos do 3º e 4º ano. Após a contação da história, os alunos da EBPVM foram distribuídos pelas salas de JI para colaborarem/ajudarem/apoiarem as crianças do JI na construção de um boneco, recorrendo ao corte, pintura e colagem.
No termino da atividade, os grupos partilharam brincadeiras no exterior/recreio do JI.

Na semana de 21 a 25 de outubro, o JI deu continuidade à atividade de articulação, na construção de uma escola para todos, onde cada um colaborou com um tijolo decorado por si, dando asas à criatividade e imaginação e onde os bonecos elaborados formaram uma "ESCOLA UNIDA, UMA FAMÍLIA" .

As fotos  AQUI


24.25 Projeto Rios

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito do Projeto Rios e do Programa Eco-Escolas, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV), foi concretizado pelo 6ºB, a visita de outono, à secção do Rio Sizandro, adotada anteriormente, conforme orientações definidas a nível nacional.


A visita realizou-se no dia 22 de outubro com um conjunto diversificado de atividades experimentais, orientadas pela técnica Rita Ramos (CEATV), nomeadamente: observação e registo da fauna, flora e condições atmosféricas, locais; medição da largura do leito do rio; medição da temperatura e da profundidade da água; análise da água quanto à presença de possíveis poluentes; captura e identificação de espécies, (devolvidas ao rio no final da atividade. Não foi possível observar mais espécies, porque a água estava lamacenta, devido a trabalhos num campo adjacente ao rio). Fez-se também recolha do lixo existente no local e concluiu-se a atividade com uma corrida de barquinhos de papel, em que todos se divertiram.


Pretende-se com esta atividade fazer uma sensibilização ativa e participada para as questões ambientais, nomeadamente, as que se relacionam com a qualidade da água, a biodiversidade e o respeito pela natureza.





Fotos AQUI



O coordenador do Projeto Rios                                As coordenadoras do Programa Eco-Escolas (EPVM)

José Simões                                                                                       Fernanda Silva

                                                                                                            Idália Miranda


Logo Projeto Rios                                                          Logo Eco_Escolas


24.25 Dia da Alimentação

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 16 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com o tema “Direito aos alimentos por uma vida e um futuro melhor”.


Na Escola Básica Padre Vítor Melícias, a atividade consistiu no reforço do lanche com fruta fresca com o contributo da empresa Emergosol.


No átrio da escola sede encontra-se uma exposição sobre o guia com 10 (+1) recomendações para uma alimentação saudável elaborado através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), para ser trabalhada pelos alunos na disciplina de Ciências Naturais.


A BECRE contribuiu com uma exposição alusiva ao tema no 1º piso da escola.


Os professores de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, Programa Eco Escolas e BECRE levaram os alunos a refletir, uma vez mais, sobre a temática da alimentação, nomeadamente, promover a segurança alimentar, melhorar o nível de nutrição e combater o desperdício alimentar, enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 2.


Na Escola Básica Gaspas Campello, foram distribuídas peças de frutas, espetadas de frutas e panquecas de aveia.

Com as turmas 6ºAC e 6ºBC, na Biblioteca da Escola Gaspar Campello, realizou-se a palestra e conto da história "O Frigorífico da Magui".

 

Desde já agradecemos a colaboração de toda a comunidade escolar nesta atividade, com especial agradecimento para:

- Empresa Emergosol 

- Sr. Samuel da SM FRUTAS E LEGUMES pela oferta da variedade de fruta

- à turma 8ºBC que preparou as espetadas de fruta

- à equipa das panquecas saudáveis - turma 6ºBC

- à equipa da limpeza - turma 9ºBC



As fotos AQUI



24.25 Galardão Eco-Escolas / Bandeira Verde

por Prof.ING Helena Narciso -

A cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas, decorreu no dia 10 de outubro, em Torres Novas.


O Agrupamento foi representado por um grupo de alunos das escolas GC e PVM e pelas professoras coordenadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino.


Os professores, Rosário Lopes e Rui Silva, Diretora e Adjunto, respetivamente, participaram também no evento, para receberem a distinção “Eco-Agrupamento”, uma vez que, todas as escolas do agrupamento foram galardoadas com a Bandeira Verde, pelo trabalho realizado no âmbito da educação ambiental, durante o ano letivo 2023/24.


Para além da entrega da bandeira, os alunos participaram em vários ateliês sobre a temática da sustentabilidade e no final, foram brindados com um concerto da cantora Carolina de Deus.


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas


As fotos AQUI




24.25 A minha Escola é uma família - CED 1ºC EBPVM

por Prof.ING Helena Narciso -

Na primeira semana de outubro, a Escola de 1.º Ciclo da Padre Vítor Melícias promoveu duas atividades coletivas no âmbito dos Domínios da Cidadania e Desenvolvimento, envolvendo as quatro turmas.

A primeira atividade consistiu na contação e exploração da história “A minha escola é uma família”, apresentada por uma Encarregada de Educação. Após a narrativa, alunos e adultos colaboraram na construção de um cartaz da escola, que agora decora orgulhosamente o corredor da entrada principal.

No Dia Mundial do Animal, a escola recebeu a veterinária Teresa, da PrimeVet, que conduziu uma sessão sobre os cuidados necessários para a preservação da saúde dos animais, além de compartilhar diversas curiosidades sobre os mesmos. A atividade contou ainda com a participação de familiares dos alunos, acompanhados pelos seus animais de estimação. A semana foi encerrada com uma encantadora apresentação que incluiu cães, gatos, coelhos, tartarugas, canários, caturras, periquitos, hamsters e um dragão barbudo, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão para todos os presentes.

As fotos AQUI

24.25 Exposição Portas ODS - INAUGURAÇÃO

por Prof.ING Helena Narciso -

Atualização da notícia após inauguração da exposição


No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade, decorreu no passado dia 25 de setembro, no CEA, a inauguração da exposição das portas do projeto “Às portas dos ODS”. Este projeto surgiu no ano letivo 2022-23 quando as professoras coordenadoras do programa Eco-Escolas, na EBPVM, lançaram o desafio no Eco-Conselho. Cada turma, do 2º e 3º ciclos, escolheu o ODS que preferia trabalhar e, ao longo do ano, nas aulas de Cidadania, Ciências Naturais, CRIAR, ET, EV, AEDT e outras. Assim, foi feito trabalho de pesquisa que inspirou a decoração da porta correspondente ao ODS de cada Turma. No Dia do Ambiente as portas estavam decoradas, no entanto, nem todas as turmas terminaram o trabalho. 


No ano letivo 2023-24, o projeto foi retomado e concluído.  Foi um trabalho que envolveu todas as turmas e muitos professores.


Após a exposição das “Portas” no átrio da EBPVM, no final do ano letivo 2023-24, ter sido visitada por técnicos do CEA, foi enviado um convite, para serem expostas nas instalações do CEA.


Estiveram presentes na inauguração da exposição, que estará patente até novembro, alunos e professores, que participaram neste projeto.  Alguns alunos fizeram uma breve apresentação do trabalho realizado, seguiu-se a interpretação do Hino Eco-Escolas pelos alunos do Clube Bué D’Artes e, finalmente, assistiram a uma ação de sensibilização dinamizada pela equipa “AR”, que está a participar no projeto “Viagem pelo clima”.


 Durante a ação, os alunos foram desafiados a formar grupos de trabalho para desenvolver e apresentar ideias sobre temas relacionados com os ODS. De realçar a participação dos alunos em todos os momentos da atividade.



As fotos AQUI



______________________________________________________________________________________________


Os alunos da Escola Básica Padre Vítor Melícias, no âmbito do Programa ECO-ESCOLAS, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024 decoraram 17 portas, alusivas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS).


As mesmas estarão expostas no Centro de Educação Ambiental de 25 de setembro, dia da inauguração, a 29 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade. 


https://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/197752

As Coordenadoras

Fernanda Silva

Idália Miranda



24.25 Campanha de Ajuda aos Bombeiros Voluntários

por Prof.ING Helena Narciso -

O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias associa-se à campanha da ajuda aos Bombeiros Voluntários que andam exaustivamente a combater os fogos florestais no nosso país.
A nossa sede estará aberta para uma recolha de bens essenciais :
-Águas
-Barras energéticas
-Sumos sem gás
-Bolachas
-Comida enlatada 
-Compressas
-Soro fisiológico
-Pomada para queimaduras

O ponto de recolha será junto à Triagem no seguinte horário:
9h até 17h nos dias 18,19 e 20 Setembro.

Os bens serão entregues nos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras

Agradecemos muito a vossa colaboração

24.25 Apadrinhamento - Programa de Mentorias

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 12 de setembro teve lugar no nosso Agrupamento uma atividade enquadrada no Programa de Mentorias (Apadrinhamento). A atividade desenvolvida pelo Serviço de Psicologia, Orientação e Apoio Social (SPOAS) teve como principal objetivo promover a educação para a cidadania, fomentando a cooperação e a solidariedade, através de um plano de receção e orientação dos alunos recém-chegados do 5º ano, pelos alunos mais velhos já integrados na Escola Básica Padre Vítor Melícias e na Escola Básica Gaspar Campello. Atividades desta natureza pretendem ainda potenciar o desenvolvimento de relações interpessoais entre as várias faixas etárias da comunidade escolar.

Os alunos mais velhos, designados de padrinhos e madrinhas, ofereceram-se voluntariamente para orientar a chegada dos novos alunos (afilhados) na descoberta das escolas, dos serviços e dos funcionários. Serão figuras de referência nesta nova etapa da vida dos alunos mais novos, monitorizando o seu processo de integração escolar.

Na atividade estiveram presentes 22 padrinhos e madrinhas e 109 alunos do 5º ano.

Deixa-se um agradecimento público a todos os alunos voluntários desta iniciativa.

                                                                                                                                           A equipa do SPOAS

padrinhos
padrinhos