Fórum Notícias

Observação do Eclipse do Sol

Observação do Eclipse do Sol

por Prof. Matilde Rebelo -
Número de respostas: 0

es

No próximo dia 20 de março, 6ª feira, a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol, ou seja, haverá um Eclipse Solar. Este eclipse será visível em Portugal entre as08:00h e as 10:00h (aproximadamente).

Para possibilitar uma observação segura deste fenómeno natural, e se as condições atmosféricas o permitirem, o agrupamento, com a colaboração do ATV (Académico de Torres Vedras), dinamizará duas sessões de observação do Sol utilizando telescópio, através do método da projeção, que terão lugar nas duas escolas de segundo e terceiro ciclos. Estas sessões possibilitarão, para além da observação do Eclipse Solar, a observação das manchas solares.  

Uma vez que haverá aulas durante o período do eclipse, os alunos poderão visualizar o mesmo durante o intervalo das 09:20h ou, se o professor assim o entender, em parte do horário da aula. 

IMPORTANTE: A observação do Eclipse obedece a um conjunto de regras de segurança. Não se deve em caso algum observar o eclipse diretamente nem através de objetos como óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, folhas de alumínio ou outros objetos não certificados, correndo-se o risco de causar lesões graves para os olhos. Para saberes tudo sobre regras de segurança clica AQUI.