Fórum dos Alunos

Informação importante

Informação importante

por ex-Prof. Neuza Duarte -
Número de respostas: 3

Caros alunos,

Gostaria de vos voltar a falar na nossa mascote, o cãozinho que estava abandonado e que foi adoptado pela escola. Muitas escolas têm adoptado animais, uma vez que o respeito pelos animais é também um valor importante, que revela a sensibilidade e HUMANIDADE de cada um de nós.

Ninguém é obrigado a gostar de cães, nem sequer a fazer-lhes festas ou cuidar deles, mas ninguém tem o direito de os maltratar.

Ouvi falar num "abaixo-assinado" ridículo e absurdo, contra a presença do cão na escola. Alguns alunos disseram-me que assinaram, sem sequer ler nada...NUNCA SE ASSINA NADA SEM LER COM ATENÇÂO ou saber COM RIGOR do que se trata.

Não há qualquer projecto para pôr as turmas a cuidar do cão, nem sequer a limpar os seus "cocós". O cão ficará solto e fará as suas necessidades nas ervas, por isso ninguém precisa de se preocupar.

Já agora, se expulsássemos todos os alunos que sujam a escola, não sei se sobrariam muitos....

O cão pertence à ESCOLA, mas serão alguns professores, com a colaboração do professor Fernando e dos funcionários que cuidarão do animal.

O aluno que teve essa iniciativa está a demonstrar ser uma pessoa muito irresponsável e mentirosa, porque está a transmitir falsidades aos colegas. Além disso, parece estar a revelar um lado mesquinho, insensível e cruel! Será que é mesmo assim ou terá sido precipitado?  Quero acreditar que terá sido uma "parvoeira" de alguém que quer dar nas vistas da pior forma... Se esse aluno parar para pensar, verá que está a ter um comportamento vergonhoso.

O que é que esse aluno pretende? Que deitemos fora o animal como se fosse lixo?

Todos nós devemos conversar com ele e ajudá-lo a ser menos impulsivo, para que não se transforme numa pessoa tão desagradável.

Vamos provar que somos uma escola moderna e solidária, cheia de pessoas sensíveis e de bom carácter, capazes de gestos nobres e elevados!

Obrigada a todos que têm colaborado nesta "adopção".

Prof. Neuza

 

Em resposta a 'ex-Prof. Neuza Duarte'

Re: Informação importante

por Utilizador apagado -

Exma. professora

Penso que deve reler e repensar o que escreveu.

Não parace ter muita noção do que é o direito pela liberdade de expressão e de opinião.

Acho que o seu "comunicado" é ridículo e absurdo, nem parece que foi escrito por uma Sra. Professora.

Assim como acho "ridículo e absurdo", a presença de um cão na escola.

Cito:"Todos nós devemos conversar com ele e ajudá-lo a ser menos impulsivo, para que não se transforme numa pessoa tão desagradável." e comento: frase lamentável.

joaquim pinto

(pai) e (encarregado de educação).

 

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: Informação importante

por ex-Prof. Neuza Duarte -

Exmo. Encarregado de Educação:

Lamento que seja essa a sua posição.

A questão essencial neste assunto está relacionado com o facto de o referido aluno ter baseado o seu "abaixo-assinado" numa mentira, ou seja, transmitiu aos colegas informações que não eram correctas e isso é inadmissível.

É óbvio que todos têm o direito à sua liberdade de expressão, mas não assente em falsidades.

O referido aluno deveria ter procurado saber se realmente havia algum projecto que envolvia os alunos e a mascote da escola, que não prejudica nada, nem ninguém. Sendo assim, reitero as minhas palavras, ao caracterizar tal comportamento e julgo ser importantíssimo que o supracitado discente tenha a noção de que a mentira é algo condenável, não lhe parece?

Os alunos que o desejem, colaboram nesta campanha, àqueles que nada pretendam dar absolutamente nada lhes será exigido, como é óbvio.

O respeito pelos mais fracos e desprotegidos inclui também o respeito e protecção aos animais. Valor este essencial na formação da personalidade dos alunos, que, cada vez mais, de forma geral, revelam materialismo, indiferença pelos problemas deste mundo, caindo num egoísmo que se vai desenvolvendo de forma assustadora. A família e a escola deverão ter um papel importante nesta questão.

Lamento que tudo esteja bem e "normalizado" na consciência de muitas pessoas, se um animal vaguear, durante semanas, nas proximidades da escola, a morrer de fome, de sede, com parasitas, a constituir um perigo para a saúde pública, podendo até provocar um acidente. Isso seria o NORMAl, assim estaria tudo bem e a escola estaria a cumprir o seu papel, não é verdade?

É claro que não poderemos salvar todos os animais, mas, se fizermos algo por apenas um, já estamos a fazer a diferença.

Agradeço a sua colaboração neste fórum, uma vez que a discussão de ideias é sempre saudável. Outros assuntos referentes aos discentes são igualmente passíveis de útil discussão, como a indisciplina na escola ( e em tantas outras), onde os professores passam as aulas a pedir, ridiculamente, que os alunos se calem, de modo a poderem falar, visto que, para os alunos, é absolutamente NORMAL falar e bincar descontraidamente durante as actividades lectivas.

Este é apenas um tópico e tantos outros haveria para abordar, questões onde a participação dos Encarregados de Educação é absolutamente fundamental.   

Estarei sempre à disposição para a discussão salutar de ideias.

Cordialmente

Neuza Duarte

 

Em resposta a 'ex-Prof. Neuza Duarte'

Re: Informação importante

por Utilizador apagado -

Olá Professores e Alunos...

Estou de acordo com aquilo que dizem,mas a verdade é que estão tão preocupados com o cãozinho,que ele fugiu...

Já no principio desta história"esquisita",não achei bem um animal estar num ambiente escolar,e penso tambem que o pobre bicho devia ter dono...

É tudo...

P.S O dono do animal pode nao ser dos melhores,mas isso nao nos dá o direito de o "retirar" do espaço deles...

OS ANIMAIS DEVEM SER LIVRES