APVM
Terças-Feiras Doces é uma atividade organizada semanalmente pelos alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), com o objetivo de promover o envolvimento, a colaboração e a angariação de fundos no ambiente escolar.
Nesta iniciativa, os alunos preparam doces simples e caseiros, que são vendidos a um preço simbólico à comunidade educativa, incluindo colegas, professores e funcionários.
Os alunos do CAA desejam que todos tenham terças-feiras doces!
No dia 14 de Novembro, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, realizou-se o “Concurso de Sopas” na Escola Básica Gaspar Campello, em articulação com o PES, a Biblioteca Escolar, o Eco-Escolas e a Saúde Escolar.
Concorreram 8 sopas, com representação dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos revelando o envolvimento dos Encarregados de Educação e Famílias.
Na EBPVM as turmas do 6.º ano realizaram uma Exposição sobre Alimentação Saudável.
Obrigado a todos pelo empenho e participação.
Vencedores do Concurso:
1º Lugar “Sopa de Agrião” – Sopa do Centro de Aprendizagem
2º Lugar “Caldo Verde D’Avozinha” – Lara Paulo 6º BC
3º Lugar “Sopa Feijão Verde” - Neide Pinto 9º BC
Prémio de Participação “Sopa da Pedra” – Refeitório da Escola EB Gaspar Campello
As fotos AQUI
Em mais um ano consecutivo, todos os alunos do 1.º Ciclo, das docentes Ana Luísa Agostinho, Patrícia Fonseca e Raquel Cândido, levaram a cabo um conjunto de atividades ligadas ao tema do "Halloween", em que o entusiasmo e a criatividade não faltaram!
Os alunos e respetivas famílias foram desafiados, conforme o tema deste ano, a criar um "witch's pet"! Surgiram animais de estimação muito criativos e originais, do mais "sweet" ao mais "spooky", formados a partir de materiais diversificados e recicláveis, frutos de um trabalho muito original e dinâmico.
A par desta atividade, todos os alunos do 1.º Ciclo, incluindo os 1.º e 2.º anos, que contaram com a ajuda e colaboração das professoras titulares, também tiveram a oportunidade de decorarem as tradicionais abóboras do "Halloween".
Pretende-se assim, enaltecer a participação ativa das famílias, tendo a conta que o objetivo principal era a criação de momentos em que os pais participassem e interagissem na vida escolar dos filhos e nas suas respetivas aprendizagens. O resultado desta colaboração foi uma grande diversidade de criações artísticas em que as famílias foram inexcedíveis e o entusiasmo de todos, contagiante.
Veja o VÍDEO:
No final de outubro, início de novembro, é habitual a celebração intercultural do Halloween, Dia de Muertos e Pão por Deus na EBPVM. Este ano foi dinamizado pelas disciplinas de Inglês (2º Ciclo), Português (2º Ciclo) e Espanhol (3ºC). Também as disciplinas de EV/ET do 2º Ciclo colaboraram na decoração do Átrio da Escola na temática do Halloween.
A novidade foi que também o Diwali, um dos festivais mais populares da Índia e que se celebra também no Nepal e noutros países asiáticos, se juntou às celebrações. Assim, na última semana de outubro, alguns dos alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) brilharam ao participar numa atividade especial em paralelo às comemorações de Halloween. Com o tema “Diwali: a Festa das Luzes”, os alunos apresentaram um dos aspetos com maior destaque da sua cultura : o “rangoli” - desenho, habitualmente realizado no chão, com recurso a pós coloridos ou flores, celebrando assim o triunfo da luz sobre a escuridão.
No dia 5 de novembro tem lugar a atividade "A Terra Treme".
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
SITE: : https://www.aterratreme.pt/
"BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR." Como está no exemplo da imagem.
De 21 a 24 de Outubro o escritor e ilustrador Marco Taylor esteve no Agrupamento e realizámos encontros de autor na biblioteca escolar da Ponte de Rol, de Campelos, de Sobreiro Curvo e da EB Padre Vítor Melícias.
Nestes encontros estiveram presentes os alunos do pré-escolar, do 1.º ciclo e as turmas do 5.ºano.
O escritor partilhou as suas histórias e as suas ideias na construção de livros, deixando propostas para futuros trabalhos criativos. Os alunos mostraram interesse e participaram com entusiasmo nestes encontros.
Obrigado Marco pelos bons momentos de partilha!
As fotos AQUI
Revista Clube Europeu Eco+, edição nº 4
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), realizámos, durante toda a semana, na nossa Escola, diversas atividades promotoras de saúde e bem-estar, envolvendo crianças/alunos, pessoal docente e não docente. Destacamos duas que foram do agrado de todos os intervenientes.
- Circuito: “Aprender a Crescer de forma saudável”
Ao longo da manhã do dia 17, as crianças envolveram-se em atividades que promoveram e estimularam:
- A coordenação motora (dança, jogos de movimento);
- O raciocínio, atenção/concentração (construção de lotos, dominós, quebra-cabeças…);
- A descoberta de novos sabores (degustação de diferentes tipos de alimentos);
- O trabalho de parceria e entreajuda na realização de jogos e tarefas.
Ao longo das manhãs dos dias 15 e 18, as técnicas do Espaço 4G (centro de atividades de tempos livres) – Campelos, promoveram a realização de uma atividade de culinária (confeção de queques de laranja com casca). Esta atividade de parceria visou a sensibilização de adultos e crianças para a redução do desperdício alimentar.
De forma divertida, as crianças/alunos aprenderam e recordaram conceitos nas diferentes áreas do currículo/orientações curriculares, destacando-se a importância do jogo e da brincadeira como ferramentas de aprendizagem. A brincar, as crianças desenvolveram habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras.
AS FOTOS AQUI
No âmbito do Projeto Rios e do Programa Eco-Escolas, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV), foi concretizado pelo 6ºB, a visita de outono, à secção do Rio Sizandro, adotada anteriormente, conforme orientações definidas a nível nacional.
A visita realizou-se no dia 22 de outubro com um conjunto diversificado de atividades experimentais, orientadas pela técnica Rita Ramos (CEATV), nomeadamente: observação e registo da fauna, flora e condições atmosféricas, locais; medição da largura do leito do rio; medição da temperatura e da profundidade da água; análise da água quanto à presença de possíveis poluentes; captura e identificação de espécies, (devolvidas ao rio no final da atividade. Não foi possível observar mais espécies, porque a água estava lamacenta, devido a trabalhos num campo adjacente ao rio). Fez-se também recolha do lixo existente no local e concluiu-se a atividade com uma corrida de barquinhos de papel, em que todos se divertiram.
Pretende-se com esta atividade fazer uma sensibilização ativa e participada para as questões ambientais, nomeadamente, as que se relacionam com a qualidade da água, a biodiversidade e o respeito pela natureza.
Fotos AQUI
O coordenador do Projeto Rios As coordenadoras do Programa Eco-Escolas (EPVM)
José Simões Fernanda Silva
Idália Miranda
No dia 16 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com o tema “Direito aos alimentos por uma vida e um futuro melhor”.
Na Escola Básica Padre Vítor Melícias, a atividade consistiu no reforço do lanche com fruta fresca com o contributo da empresa Emergosol.
No átrio da escola sede encontra-se uma exposição sobre o guia com 10 (+1) recomendações para uma alimentação saudável elaborado através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), para ser trabalhada pelos alunos na disciplina de Ciências Naturais.
A BECRE contribuiu com uma exposição alusiva ao tema no 1º piso da escola.
Os professores de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, Programa Eco Escolas e BECRE levaram os alunos a refletir, uma vez mais, sobre a temática da alimentação, nomeadamente, promover a segurança alimentar, melhorar o nível de nutrição e combater o desperdício alimentar, enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 2.
Na Escola Básica Gaspas Campello, foram distribuídas peças de frutas, espetadas de frutas e panquecas de aveia.
Com as turmas 6ºAC e 6ºBC, na Biblioteca da Escola Gaspar Campello, realizou-se a palestra e conto da história "O Frigorífico da Magui".
Desde já agradecemos a colaboração de toda a comunidade escolar nesta atividade, com especial agradecimento para:
- Empresa Emergosol
- Sr. Samuel da SM FRUTAS E LEGUMES pela oferta da variedade de fruta
- à turma 8ºBC que preparou as espetadas de fruta
- à equipa das panquecas saudáveis - turma 6ºBC
- à equipa da limpeza - turma 9ºBC
As fotos AQUI
A cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas, decorreu no dia 10 de outubro, em Torres Novas.
O Agrupamento foi representado por um grupo de alunos das escolas GC e PVM e pelas professoras coordenadoras nos respetivos estabelecimentos de ensino.
Os professores, Rosário Lopes e Rui Silva, Diretora e Adjunto, respetivamente, participaram também no evento, para receberem a distinção “Eco-Agrupamento”, uma vez que, todas as escolas do agrupamento foram galardoadas com a Bandeira Verde, pelo trabalho realizado no âmbito da educação ambiental, durante o ano letivo 2023/24.
Para além da entrega da bandeira, os alunos participaram em vários ateliês sobre a temática da sustentabilidade e no final, foram brindados com um concerto da cantora Carolina de Deus.
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas
As fotos AQUI
Atualização da notícia após inauguração da exposição
No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade, decorreu no passado dia 25 de setembro, no CEA, a inauguração da exposição das portas do projeto “Às portas dos ODS”. Este projeto surgiu no ano letivo 2022-23 quando as professoras coordenadoras do programa Eco-Escolas, na EBPVM, lançaram o desafio no Eco-Conselho. Cada turma, do 2º e 3º ciclos, escolheu o ODS que preferia trabalhar e, ao longo do ano, nas aulas de Cidadania, Ciências Naturais, CRIAR, ET, EV, AEDT e outras. Assim, foi feito trabalho de pesquisa que inspirou a decoração da porta correspondente ao ODS de cada Turma. No Dia do Ambiente as portas estavam decoradas, no entanto, nem todas as turmas terminaram o trabalho.
No ano letivo 2023-24, o projeto foi retomado e concluído. Foi um trabalho que envolveu todas as turmas e muitos professores.
Após a exposição das “Portas” no átrio da EBPVM, no final do ano letivo 2023-24, ter sido visitada por técnicos do CEA, foi enviado um convite, para serem expostas nas instalações do CEA.
Estiveram presentes na inauguração da exposição, que estará patente até novembro, alunos e professores, que participaram neste projeto. Alguns alunos fizeram uma breve apresentação do trabalho realizado, seguiu-se a interpretação do Hino Eco-Escolas pelos alunos do Clube Bué D’Artes e, finalmente, assistiram a uma ação de sensibilização dinamizada pela equipa “AR”, que está a participar no projeto “Viagem pelo clima”.
Durante a ação, os alunos foram desafiados a formar grupos de trabalho para desenvolver e apresentar ideias sobre temas relacionados com os ODS. De realçar a participação dos alunos em todos os momentos da atividade.
As fotos AQUI
______________________________________________________________________________________________
Os alunos da Escola Básica Padre Vítor Melícias, no âmbito do Programa ECO-ESCOLAS, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024 decoraram 17 portas, alusivas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS).
As mesmas estarão expostas no Centro de Educação Ambiental de 25 de setembro, dia da inauguração, a 29 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade.
https://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/197752
As Coordenadoras
Fernanda Silva
Idália Miranda