Lançamento do Livro 5ºA_Planeta Global

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Lançamento do Livro do 5ºA "Planeta Global"

A interdisciplinaridade das disciplinas de  Português,EV/ET e BECRE permitiu o lançamento do livro do 5ºA com o título "Planeta Global".

O convidado especial, o Escritor Luís Filipe Rodrigues deu um enfoque à promoção da escrita e estimulou os alunos a desenvolverem a sua criatividade e imaginação.

Na assistência contámos com a presença dos pais e de representantes da​​ RBE e da Biblioteca Municipal.

Parabéns a todos os intervenientes!

Vê as fotos aqui!

Projeto Arte e Literacia Matemática_4B

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Os alunos da turma 4B da Escola Básica Padre Vítor Melícias, no dia 6 de junho e no âmbito do Projeto Arte e Literacia Matemática, realizaram, conjuntamente com alguns encarregados de Educação, atividades de Expressão Fisico - Motora e exercícios de yoga.

A atividade foi organizada e orientada pela docente da turma, Paulina Antunes, e a docente da respetiva AEC, docente Lúcia Gaspar.

Alunos e pais disfrutaram de um momento diferente e tornaram-no único!

Louvamos a coragem que demonstraram ao aceitarem este desafio. Parabéns e Obrigada a todos.

Aqui ficam as FOTOS!

VÊ AQUI O VÍDEO:

https://onedrive.live.com/redir?resid=1A2D9D88D4EFBD6F!174&authkey=!AON_AUmqcxfJv-Y&ithint=video%2cmp4

“Tempos Brilhantes” - EB1 Sobreiro Curvo

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

Lançado o desafio “A Cavalo num burro” promovido pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a turma 5SC da Escola Básica do Sobreiro Curvo aceitou o repto e realizou a curta metragem com o título “Tempos Brilhantes”.

Parabéns pelo empenho e dedicação!

06_EB_SobreiroCurvov2.flv

Professor Filipe Rodrigues

Concurso de Inglês "Reading Challenge"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CONCURSO DE INGLÊS

"READING CHALLENGE"

Vencedores do Concurso de Inglês "Reading Challenge", numa parceria com a BECRE!

Parabéns à turma do 6ºA que correspondeu entusiasticamente ao desafio da sua professora.

1º lugar: Inês Cabaça

2º lugar: Airton Santos

3º lugar: Filomena Clemente

DIA DA EUROPA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O dia 9 de maio, Dia da Europa, assinala o aniversário da “Declaração de Schuman” e a ideia da criação de um Continente Unido e em Paz!

Este dia foi comemorado no nosso Agrupamento com a realização de uma feira gastronómica nas duas escolas básicas de 2º e 3º ciclos.

Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!

Vê as fotos, AQUI!

A Semana da Leitura na Escola Básica de Campelos

por Prof. Isabel Dias -

 A Semana da Leitura

na Escola Básica de Campelos

A Semana da Leitura na Escola Básica de Campelos foi planeada para que fosse vivida com e por toda a Comunidade Educativa...

 Em que todos se sentissem parte de um todo, em que a ligação e a partilha faz parte de um caminho comum que nos faz crescer e aprender...

 Assim…

na segunda-feira, iniciámos as visitas dos alunos do 1º ciclo aos seus colegas do 2º e 3º ciclos, oferecendo-lhes a leitura de poemas, atividade que se prolongou pela semana toda…

 na terça-feira, a Biblioteca de Campelos esteve cheia de pequenos e grandes leitores que aí participaram nas atividades da hora do conto e  dos 15 minutos de Leitura…

 quarta-feira foi o dia de visita dos alunos do Pré-escolar da Cabeça Gorda... a descoberta de uma Biblioteca desenhada e pensada para crianças e jovens... a descoberta da escola dos irmãos...

 na quinta-feira, os jardins da Escola Básica de Campelos “vestiram-se” de Girassóis com as 191 frases das emoções de quem lê… alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação...

 e foi assim que concluímos no final... afinal GOSTAMOS DE LER!

... Aqui ficam as fotos para recordar...

15 min de Leitura

Poemas-1º Ciclo

Hora do conto-Cabeça Gorda

Palavras ao vento

Fase Final de Badminton do Oeste - Infantis

por Prof.EDF Rui Ruas -

O nosso Agrupamento tornou a brilhar com excelentes resultados em mais uma fase final do Desporto Escolar do Oeste. Apuraram-se para esta fase final três jogadores da Escola de Campelos e todos atingiram classificações excelentes:

- no escalão de infantis A masculinos, o Rafael Almeida, ficou em 1º lugar, numa final muito bem disputada e decidida no último ‘set’.
- no escalão de infantis A femininos, a Inês Carreira, ficou em 2º lugar, noutra final de muito bom nível e equilibrada. No mesmo escalão, a Beatriz Lúcio, ficou em 5º lugar.

-

AQUI a notícia completa / Vê as Fotos AQUI

Campeonatos Regionais de Ténis de Mesa

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns ao grupo-equipa de Ténis de Mesa do nosso agrupamento!

A participação nos campeonatos regionais foi um sucesso, com a nossa equipa iniciada feminina, constituída pela Mariana Antunes e pela Raquel Silva, a sagrar-se vice-campeã regional, com o mesmo número de vitórias da equipa vencedora. O primeiro lugar foi decidido apenas pela diferença de um set.

A nível individual, a Raquel Silva obteve o 5º lugar e a Mariana Antunes o 7º lugar da geral, resultados que são também muito bons, dado o nível da competição.

O nosso aluno Luís Resina teve também uma excelente participação como árbitro, tendo sido muito elogiado pela organização e nomeado para arbitrar as finais da competição.

Parabéns a todos os alunos e aos professores responsáveis pelo grupo: a professora Lina Gonçalves e o professor Bruno Trindade.

Para ver algumas fotografias da competição, CLIQUE AQUI

Dia da Mãe / Mother's Day

por Prof.ING Helena Narciso -

 

    As turmas A, B e C do 5º Ano realizaram uma atividade alusiva à efeméride, em articulação interdisciplinar de Educação Visual, Educação Tecnológica e Inglês. Os alunos elaboraram trabalhos em 3D acompanhados de mensagens em Inglês (com tradução em Português) que os alunos irão oferecer às suas mães.

   Entretanto foram expostos, na vitrina lateral localizada junto ao Gabinete de Enfermagem, para a comunidade educativa.

FOTOS AQUI [+]

À la découverte de Villenave d'Ornon

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"À descoberta de Villenave d'Ornon"

"À la découverte de Villenave d'Ornon"

7 de abril 2016

No passado dia 7 de abril, todos os Agrupamentos de Escolas de Torres Vedras assinalaram o "Dia de Villenave d'Ornon", dia comemorativo escolhido para divulgar atividades diversas promovidas com o objetivo de divulgar e levar os alunos a "descobrir" a geminação existente entre as nossas duas cidades.

Nas escolas do nosso Agrupamento (Padre Vítor Melícias e Gaspar Campelo), esteve patente uma exposição intitulada "À la découverte de Villenave d'Ornon", que permitiu dar a conhecer aos nossos alunos e a toda a comunidade educativa, um pouco mais sobre a nossa "cidade-irmã".

Nas aulas de francês e no circuito televisio interno do agrupamento "APVM TV", todos puderam visionar o vídeo comemorativo do 20º aniversário da geminação entre as duas cidades e, igualmente, um vídeo preparado gentilmente pelo Presidente da Câmara de Villenave d'Ornon, Mr. Patrick Pujol, que deixou uma mensagem simpática dirigida aos nossos alunos.

Após o visionamento dos vídeos e da visita à exposição sobre a cidade, os alunos, agrupados em equipas de três, procuraram as respostas com vista ao preenchimento de um questionário sobre a geminação, previamente preparado pelos docentes de francês do agrupamento.

A cada equipa vencedora foi entregue uma lembrança!

Vê as fotos, AQUI!

AUTORRETRATO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Autorretrato

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS DE FRANCÊS E EDUCAÇÃO VISUAL

Desenvolvendo uma atividade de interdisciplinaridade  e combinando conteúdos programáticos das disciplinas de Educação Visual e Francês, os alunos do 7.º ano da Escola Básica de Campelos trabalharam a técnica do autorretrato, completando a sua apresentação com um adjetivo em língua francesa que os caracterizasse.

A exposição de autorretratos ganhou vida na última semana do 2.º período, preenchendo o corredor de cores, formas e olhares...

As fotos, AQUI!

2ª edição da “Agora escolhe!” – Mostra de oferta formativa e orientação vocacional de Torres Vedras.

por Prof.EDF Rui Ruas -

A Câmara Municipal e a Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras promovem nos dias 15 e 16 de abril a 2ª edição da “Agora escolhe!” – Mostra de oferta formativa e orientação vocacional de Torres Vedras.

Este evento decorre no Pavilhão Expo - Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, onde estarão em exposição as ofertas formativas das entidades formadoras do concelho.

O dia 15 de abril está destinado a alunos finalistas do 9º ano de escolaridade do concelho, com visitas organizadas.

No dia 16 de abril (sábado), entre as 15h e as 19h, a mostra de oferta formativa e orientação vocacional está aberta ao público em geral, com entrada gratuita e a oferta de atividades para os jovens e as suas famílias, através da presença do Parque Aventura Cova da Baleia com diversas atividades e da UDIJ - Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil.

Durante a tarde de sábado terá lugar, às 16h00, uma palestra dedicada a pais, encarregados de educação e alunos do 9.º ano de escolaridade, com o tema "Pais Orientadores, Filhos Vencedores", orientada pelo Professor Barroso Júnior. Esta sessão é dinamizada em parceria com a Northear, Educação Integral & Carreira e tem como objetivos possibilitar uma reflexão acerca da importância que os pais têm no processo de apoio ao jovem estudante e disponibilizar técnicas e instrumentos para uma orientação eficaz.

Visite-nos!

Anexo CARTAZagora_escolhe01601.jpg

Projeto "Agrupar"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Candidatura ao Programa Gulbenkian

Qualificação das Novas Gerações

Educação Especial 2016

O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias,  juntamente com o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e a Câmara Municipal de Torres Vedras, através do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, formalizaram uma candidatura ao Programa Gulbenkian, criando o Projeto "Agrupar", que pretende dar uma melhor resposta aos alunos com deficiência visual das escolas de referência do concelho.

Consulta, AQUI, o Projeto de Candidatura.

E se fosse eu?

por Prof.EDF Rui Ruas -

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”
6 de abril de 2016

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) encontram-‑se a preparar o lançamento de “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.

A ação decorrerá no próximo dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, em todas as escolas, através de uma sessão no decurso da qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. Neste dia, cada aluno será desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas.

Ateliês de Matemática 4B e 5B

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO 

“A Arte e a Literacia Matemática”.

ATELIÊS DE MATEMÁTICA

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

No dia dezassete de março, as turmas 4B e 5B participaram, conjuntamente, num desafio matemático no âmbito do projeto “A Arte e a Literacia Matemática”.

Organizaram-se vários ateliês com jogos e atividades matemáticas. Para entrar em cada ateliê era necessário preencher um “passaporte” com uma atividade matemática.

O principal objetivo deste trabalho e deste projeto é sensibilizar, de forma lúdica, para a importância da matemática e a sua presença real e contínua no quotidiano.

Do registo da atividade, efetuado pelos alunos, destacam-se as seguintes frases:

“Quero repetir” – Mariana Paiva, Rui Almeida;

“Vou querer fazer de novo, mas gostava que tivesse mais áreas e mais passaportes… mais diversão” – Ricardo Tomé;

“Gostei foi muito engraçado e divertido” Vlad, Filipe Dias, Marta Marques;

"Gostei muito do dia de ontem, antes de fazermos os jogos tínhamos de fazer uma ficha pequena.” – Mariana Paiva;

“O meu grupo não foi a duas categorias mas nenhum de nós ficou desanimado. O importante é que nos divertimos.” – Simão Jorge;

“Hoje fizemos muitos jogos como: computadores, jogos, geometria e medida, etc.” Elisabete;

“Foi muito giro mas o tempo foi pouco.” Renato Vaza;

“A Matemática é difícil mas afinal também é divertida.” Letícia Santos.

VÊ AQUI AS FOTOS!

5º Encontro de Goalball - Desporto Escolar

por Prof.EDF Rui Ruas -

Realizou-se no dia 11 de março de 2016, no pavilhão da Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, o 5º Encontro de Goalball no âmbito do Desporto Escolar – Oeste.

Neste encontro participaram 28 alunos, distribuídos em 3 equipas de cada uma das 3 escolas participantes – Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola Básica do Cadaval e Escola Básica Padre Vítor Melícias.

Em representação do nosso agrupamento estiveram três equipas:

Equipa 1 – Mariana Gualdino (5ºA), Carina Romão (5ºA), Joni Velayos (5ºB) e Daniel Pereira (6ºB)

Equipa 2 – Tiago Tojal (5ºA), Carolina Lourenço (5ºC) e Daniel Mouro (7ºC)

Equipa 3 – Bruna Rodrigues (5ºA), André Batista (5ºA) e Lara Abreu (5ºB).

Relembramos que este jogo foi inicialmente concebido para pessoas com dificuldades de visão, mas que nele podem participar todas as pessoas, independentemente do seu grau de visão, pois todos os jogadores serão totalmente vendados, ficando assim em igualdade de circunstâncias.

Com equipas formadas por três jogadores, o jogo decorre em silêncio total (é proibido falar). Como os jogadores estão vendados, utiliza-se uma bola com guizos, o que permite aos jogadores identificar a trajetória da bola pelo som. Ganha a equipa que marcar mais golos (sempre que a bola ultrapassa a linha final do campo, defendido pela equipa adversária).

De salientar que, os nossos jogadores são significativamente mais novos e mais pequenos, e somos a única escola que inclui jogadores de baixa visão ou invisuais.

Por esse facto, os resultados obtidos são excelentes, pois as nossas equipas “bateram-se” de igual para igual … tendo os resultados finais sido bastantes equilibrados.

De salientar ainda que todos os alunos acompanharam muito bem os dois alunos com mais dificuldades de visão, os quais também tiveram oportunidade de demonstrar os seus progressos na modalidade. Parabéns Daniel e Bruna!

Gratos pelo empenho e SEMPRE simpática representação.

Somos APVM!

Anexo P1170509.JPG
Anexo P1170511.JPG
Anexo P1170514.JPG
Anexo P1170515.JPG
Anexo P1170516.JPG
Anexo P1170519.JPG
Anexo P1170521.JPG
Anexo P1170525.JPG
Anexo P1170527.JPG
Anexo P1170529.JPG
Anexo P1170530.JPG
Anexo P1170531.JPG
Anexo P1170534.JPG
Anexo P1170535.JPG
Anexo P1170536.JPG
Anexo P1170541.JPG
Anexo P1170544.JPG
Anexo P1170545.JPG
Anexo P1170549.JPG
Anexo P1170554.JPG
Anexo P1170555.JPG
Anexo P1170562.JPG
Anexo P1170563.JPG
Anexo P1170564.JPG
Anexo P1170568.JPG
Anexo P1170569.JPG
Anexo P1170572.JPG
Anexo P1170573.JPG
Anexo P1170574.JPG
Anexo P1170575.JPG
Anexo P1170576.JPG
Anexo P1170577.JPG
Anexo P1170578.JPG
Anexo P1170594.JPG
Anexo P1170596.JPG
Anexo P1170597.JPG
Anexo P1170607.JPG
Anexo P1170614.JPG
Anexo P1170615.JPG
Anexo P1170617.JPG
Anexo P1170626.JPG
Anexo P1170628.JPG
Anexo P1170629.JPG
Anexo P1170633.JPG
Anexo P1170634.JPG
Anexo P1170635.JPG
Anexo P1170636.JPG
Anexo P1170644.JPG
Anexo P1170645.JPG
Anexo P1170646.JPG
Anexo P1170649.JPG
Anexo P1170651.JPG
Anexo P1170660.JPG
Anexo P1170664.JPG
Anexo P1170666.JPG
Anexo P1170669.JPG
Anexo P1170671.JPG
Anexo P1170744.JPG

Apuramento para os Campeonatos Regionais do Desporto Escolar - Badminton e Ténis de Mesa

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns aos nossos alunos Mariana Antunes (9ºA); Raquel Silva (9ºA) e Nuno Luís (7ºB), que se apuraram nas finais locais do Ténis de mesa do Desporto Escolar para representar a região Oeste nos Campeonatos Regionais.

 
No Badminton, a Mariana Antunes apurou-se também para os Campeonatos Regionais, pelo que está duplamente de PARABÉNS.
 

Apresentação do Projeto Farol na Conferência Luso-Finlandesa "Que escola para o futuro?"

por Prof.EDF Rui Ruas -

Parabéns a todos os envolvidos no projeto FAROL que foi muito apreciado na conferência e que nos mostra que vale a pena mudar! A apresentação, realizada por alunos, professores e pais demonstrou bem o significado de "Comunidade Educativa".

 

Transcrevo-vos abaixo a mensagem da Prof. Lina Gonçalves, mãe, professora e uma das grandes dinamizadoras do projeto:

 

"...a apresentação da nossa Comunidade Farol foi um sucesso nas Conferências “Que escola para o Futuro. Currículo e práticas educativas na Finlândia e em Portugal”, que decorreram ontem em Torres Vedras e hoje em Lisboa. A nossa comunidade está uma vez mais de parabéns e é com muito orgulho que faço parte deste projeto. Ontem e hoje foram momentos de muita emoção, orgulho e simultaneamente de incentivo para continuarmos este caminho. Quero deixar um agradecimento especial ao Rui Estrela, Ana Claúdio, João Chamiça, Ana Feliciano, Ana Clara Bray, Margarete Jonas, Ana Rodeia e é claro aos nossos pequenos faroleiros Afonso, Ema, Filipa, Inês, Margarida, Pedro B. e Sancha que subiram ao palco e nos representaram a todos de um modo genuíno e brilhante. Um agradecimento ainda à Carla Ghira e Magda Porta por todo o apoio prestado na elaboração dos suportes de apresentação ( textos e documento de apresentação)..."

 

Em breve, disponibilizaremos a gravação da apresentação do projeto FAROL nesta conferência Luso-Finlandesa.

 

Entretanto, podem ver AQUI algumas imagens da conferência.

 

Anexo FarolConferencia15032015.jpg

VE PORT 7º

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 7º ANO

"O Cavaleiro da Dinamarca",

"MUSEU Calouste Gulbenkian"

No passado dia 29 de fevereiro, os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa, acompanhados pelos professores Otília Miranda, Fátima Lopes, Engrácia Prazeres, Isabel Abade, Ana Rodrigues, Luís Lopes e Solange Correia.

No período da manhã, assistiram à representação da peça "O Cavaleiro da Dinamarca", pela Companhia de Teatro O SONHO e, no período da tarde, fizeram uma visita ao Museu Calouste Gulbenkian.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Português e História e revelou-se bastante importante para a consecução de alguns dos objetivos previstos nos programas das referidas disciplinas.

O plano da visita foi cumprido, tendo os alunos colaborado positivamente durante o decorrer das duas.

Vê as fotos, AQUI

Concurso PANGEA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

101 alunos de 2º e 3º ciclos participam no Concurso PANGEA

Atividade inserida no tema aglutinador do Agrupamento para 15/16: Pensar Global(Mente)

Na semana de 29 de fevereiro a 4 de março os alunos de 2º e 3º ciclos do agrupamento foram convidados a participar no Concurso Pangea. Este concurso, citando a página oficial (http://www.concurso-de-pangea.com.pt/) “apresenta-se como uma forma divertida e motivadora de unir estudantes de regiões diferentes, de sistemas de ensino diferentes, de níveis socioeconómicos diferentes numa só atividade, que devido ao importante papel que cumpre no desenvolvimento cognitivo do ser humano e na sociedade, é cada vez mais promovida: a matemática.”

Nesta atividade é dinamizada pela associação sem fins lucrativos “Egitim Plataformu – Associação de Educação Académica”, em parceria com várias instituições públicas e privadas.

Os alunos foram convidados pelos seus professores de Matemática a participar na 1ª fase deste concurso, tendo aceite o convite um total de 29 alunos da Escola Básica Padre Vítor Melícias e 72 alunos da Escola Básica de Campelos. Os resultados estarão brevemente disponíveis para consulta pelos alunos participantes na página do concurso.

Para a 2ª fase do concurso serão apurados os melhores 100 alunos de cada ano de escolaridade em cada uma das zonas – Norte e Sul do país.

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais agradece a todos os alunos a sua participação, que possibilitou assim mais uma representação da escola num evento de âmbito internacional e deseja a todos um bom resultado!

Clica para ver AS FOTOS

Campeonato de SuperTmatik

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Campeonato SuperTmatik: Pensar + para Pensar Melhor

 Atividade inserida no tema aglutinador do Agrupamento para 15/16: Pensar Global(Mente)

No dia 2 de março, 4ª feira, pelas 14:30h, realizou-se o campeonato interturmas de cálculo mental – SuperTmatik – nas duas escolas com 2º e 3º ciclos do agrupamento. Foram apurados um campeão e vice-campeão por escola e por ano de escolaridade.

Este campeonato surgiu na sequência dos jogos dinamizados com os alunos pelos professores de Matemática e posterior apuramento do campeão e vice-campeão de cada turma. Na Escola Básica Padre Vítor Melícias o campeonato decorreu no 2ºciclo, sendo que na Escola Básica de Campelos este foi dinamizado nas turmas de 2º e 3º ciclos.

Os vencedores, indicados na tabela abaixo, irão disputar no mês de abril, em data ainda a definir, a final online, com os vencedores de escolas de todo o mundo.

Escola Básica de Campelos:

Escola Básica Padre Vítor Melícias:

A todos deixamos os nossos parabéns e desejamos uma excelente final, com a certeza de que estaremos bem representados!

+informações sobre o campeonato em http://www.eudactica.com/

Vê as fotos, AQUI!

Visita de Estudo do 9º ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 9º ANO

"AUTO DA BARCA DO INFERNO",

"MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA"

No passado dia 23 de fevereiro, os alunos do 9º ano da Escola/Sede  do Agrupamento e da Escola dos Campelos deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa, acompanhados pelos professores Anabela Azevedo, Cristina Matias, Cristina Belizário, Engrácia Rodrigues e Márcio Cunha.

No período da manhã, assistiram à representação da peça "Auto da Barca do Inferno", pela Companhia de Teatro O SONHO e, no período da tarde, fizeram uma visita guiada ao Museu da Presidência da República.

As atividades decorreram de acordo com o que foi planificado pelas disciplinas de Português e de História e de acordo com os objetivos preconizados por ambas as disciplinas aquando da sua organização.

A visita decorreu muito bem, tendo os alunos revelado bastante interesse em ambas as atividades.

Vê as fotos, AQUI

ST Valentin

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Logo após o dia de São Valentim, a cor vermelha passou a dominar paredes e vitrinas da Escola sede, bem como o átrio da Escola de Campelos, com os trabalhos realizados pelos alunos de Francês do 3.º Ciclo - postais, quadros, corações...

As mensagens presentes nos mesmos consistiram em citações, quadras ou referências culturais francófonas ligadas à música, à literatura, à pintura e ao cinema. Todas elas com um mote comum: incluírem a palavra-chave AMOUR, ligada a esta efeméride.

Parabéns a todos os participantes!

Vê as fotos, AQUI

Atividades de S. Valentim

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ATIVIDADE DE S. VALENTIM

GRUPO DISCIPLINAR INGLÊS

Como já vem sendo hábito, foi comemorado o Dia de S. Valentim, atividade dinamizada pelo grupo disciplinar de Inglês, em ambas as escolas do agrupamento. Na Padre Vítor Melícias, foi abordada a temática dos afetos pelos alunos de 7º e 8º ano.

Foram produzidas frases em Inglês, posteriormente inseridas em suporte de cartaz e em 3D no âmbito de Educação Visual, num trabalho de parceria pedagógica.

Estiveram expostos no átrio da escola para toda a comunidade educativa. Os alunos das turmas A, B e C do 9º Ano realizaram um trabalho de pesquisa de letras de músicas inglesas versando o tema do amor. Elaboraram depois uma playlist intitulada "My love song ", disponível em suporte digital.

Em Campelos, foi construído um painel, tipo patchwork, com mensagens alusivas ao tema, cuja autoria é dos alunos de 7º, 8º e 9º ano. Ainda em Campelos, a BECRE foi decorada com painéis e uma árvore em 3D contendo mensagens temáticas de S. Valentim.

Vê as fotos AQUI

Campeonato de Goalball _ Fonte Grada

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ação de sensibilização para a prática do Goalball na escola básica da Fonte Grada.

Decorreu no dia 22 de fevereiro uma ação de sensibilização sobre o Goalball, de forma a promover a prática desta modalidade e de sensibilizar os alunos da sala da professora Susana, para questões relacionadas com a baixa visão ou cegueira, uma vez que um dos alunos dessa sala tem problemas visuais.

Foi uma experiência enriquecedora onde todos os alunos puderam experimentar a modalidade. Para além de terem aprendido as regras básicas do jogo, tiveram um comportamento muito bom, respeitando o silêncio necessário e cumprindo com o que lhes foi pedido.

Esta atividade foi promovida pelo professor Fernando Martins e pela professora Susana Guerra.

Vê as fotos AQUI!

Desporto Escolar Badminton

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Realizou-se, no dia 16 de fevereiro, a terceira jornada do quadro competitivo de badminton, no Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena - Malveira, no qual estiveram representados 32 alunos nosso Agrupamento (21 da EB de Campelos e 11 da EB PVM).

 

O nosso agrupamento torneou a brilhar com excelentes resultados, dos quais se destacam 3 primeiros lugares (Inês Carreira, Rafael Almeida e Rodrigo Silva) e 3 segundos (Beatriz Lúcio, Bianca Loureiro e Mariana Antunes).

 

Todos os atletas que participam nos grupos/ equipa de badminton de ambas as escolas estão de parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do nosso Agrupamento com estes resultados!

 

Os resultados completos podem ser consultados na página do Desporto Escolar da página Moodle do APVM, assim como o ranking acumulado de todas as concentrações.

 

Os alunos infra foram apurados para a fase final, na qual vão representar o nosso agrupamento:

  • Rafael Almeida
  • Inês Carreira
  • Beatriz Lúcio
  • Mariana Antunes
  • Rodrigo Silva
  • Daniela Ferreira
  • Rúben Silva

 

Os professores responsáveis pelos grupos equipa

Marco Crispim e Rui Ruas

Desporto Escolar Voleibol

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Realizou-se, no dia 17 de fevereiro, a segunda jornada do quadro competitivo de voleibol, na escola básica Padre Vítor Melícias

 

Neste encontro participaram 3 equipas, entre as quais a equipa de voleibol do nosso agrupamento.

 

Tal como tinha acontecido nos torneios anteriores, os jogos foram todos muito bem disputados, com muito equilíbrio e resultado incerto. As 3 equipas obtiveram um resultado favorável e outro desfavorável, o que denota o equilíbrio desta série. A equipa do nosso agrupamento ganhou o jogo contra a equipa da EB de Freiria e perdeu contra a EB e S de Sobral de Monte Agraço, que assim continua a comandar a série de apuramento.

 

Todos os atletas que participam no grupo/ equipa de voleibol estão de parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do nosso Agrupamento com estes resultados!

 

O professor responsável pelo grupo equipa

Marco Crispim

Desporto Escolar - Voleibol feminino

por Prof. Isabel Dias -

VOLEIBOL FEMININO

No passado dia 27 de janeiro realizou-se o 1º Encontro do quadro competitivo de Voleibol da Fase Local, escalão Iniciados Femininos, Série Centro. Os

jogos decorreram no pavilhão da Escola Básica Padre Vítor Melícias e contaram com a participação das alunas do Grupo Equipa de Voleibol do nosso

Agrupamento, da Escola Internacional de Torres Vedras e da Escola Básica Visconde de Chanceleiros, Merceana.

Neste Torneio, a nossa Equipa acabou por vencer os dois jogos realizados, sempre com o resultado final de 2-1 em sets (25-14; 26-28; 15-8 contra a EITV;

25-17; 25-20; 5-15 contra a Merceana). Como se pode verificar pelos resultados, todos os jogos foram bem disputados, sempre pautados pelo equilíbrio

técnico entre as equipas participantes, do primeiro ao último set. De momento, a nossa Equipa lidera a série de apuramento para a fase seguinte.

O Encontro decorreu sempre num ambiente saudável de aprendizagem e convívio entre as alunas e professores das três escolas participantes. Os jogos

foram arbitrados por um árbitro do nosso Agrupamento e dois árbitros de uma das escolas visitantes.

Todas as atletas que participam no Grupo Equipa de Voleibol estão de Parabéns pela dedicação, esforço e empenho nos treinos e por elevar o nome do

nosso Agrupamento com estes resultados!

O professor responsável pelo Grupo Equipa de Voleibol Feminino

Bruno Trindade

Concurso de trabalhos de Natal_Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Na penúltima semana do 1.º período, os átrios das Escolas Padre Vítor Melícias e Gaspar Campelos foram ganhando contornos e cores de Natal, com os vários trabalhos realizados pelos alunos de Francês do 3.º Ciclo a darem forma a uma exposição de Natal.

No dia 16 de dezembro, na escola Gaspar Campelos, procedeu-se à eleição dos três trabalhos que iriam ser premiados, tarefa que não se revelou nada fácil para o júri composto pela professora Clara Espadinha, pela assistente operacional Fernanda Rodrigues e pelo aluno Tomás Francisco, do 6ºAC.

Assim, conquistou o 1.º lugar, o trabalho realizado pela aluna Carolina Agostinho, do 7.ºBC. O 2.º prémio foi atribuído ao trabalho da aluna Maria Calixto, do 9.ºAC e o trabalho do aluno André Garcia, do 9.ºBC, ficou em 3.º lugar.

Paralelamente, destacaram-se os trabalhos das alunas Inês Filipe e Verónica Henriques, do 8ºAC, e do aluno Raul Faria, do 9ºAC, pelas suas mensagens.

Na Escola Padre Vítor Melícias, no dia 17 de dezembro, procedeu-se ao mesmo tipo de eleição, composto o júri pelas professoras de Educação Visual, Célia Duarte e Sílvia Filipe e pela assistente técnica, Patrícia Costa. As professoras de Francês serviram para desempate na escolha dos trabalhos e análise da produção escrita.

Uma vez que existiram diversos trabalhos apresentados, com grande criatividade, imaginação e revelando muito empenho por parte dos alunos, a dificuldade foi enorme em encontrar os vencedores, e daí ter-se decidido atribuir diversas menções honrosas.

Assim, conquistou o 1.º lugar, o trabalho realizado pela aluna, Rita Santos do 7.ºA, o 2.º prémio foi atribuído ao trabalho das alunas, Samira, Samanta e Diana, do 9.ºC e o trabalho das alunas, Beatriz e Tatiana, do 7.ºA ficou em 3.º lugar.

As Menções Honrosas foram atribuídas aos alunos:

- Ana Carolina, 7.º A;

- Bárbara, 7.º A;

- Luís Reis, 7.º C;

- Mariana Ferreira, 8.ºA;

- Rafaela, 8.ºC;

- Mariana Antunes, 9.ºA;

- Ana Franco e Henrique Batista, 9.ºB;

- Rita e Margarida, 9.ºC;

- Filipa, 9.ºC

Parabéns a todos os participantes!

Joyeux Noel et une Bonne Année 2016

AQUI AS FOTOS DOS TRABALHOS.

Feira do livro_Biblioteca de Campelos

por Prof. Isabel Dias -

Era uma vez o Natal

Era uma vez um livro

A Feira do Livro vai decorrer na Biblioteca da Escola Básica de Campelos e tem descontos em todos os livros que lá estão à venda.

Vale a pena visitar!

Neste Natal, vamos oferecer livros! Sim?

Siiiiiimmm!!!!

 

De 7 a 11 de dezembro de 2015

"O Autorretrato"

por Prof. Isabel Dias -

De acordo com o Plano Anual de Atividades, a disciplina de Francês  projetou um trabalho de interdisciplinaridade com  a disciplina de Educação Visual, intitulado “O Autorretrato”.

Os alunos do 7.º ano da APVM autocaracterizaram-se, retratando-se em simultâneo.

As professoras felicitam os alunos pelo empenho, criatividade e elevada qualidade dos trabalhos apresentados.

Para ver as fotos clique AQUI

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Azevedo em Quinta, 3 Dezembro 2015, 12:53)

gabinete de Saúde - Atendimento e informações

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Gabinete de Saúde

O Gabinete de Saúde funciona nas escolas Básica Padre Vítor Melícias e na Escola Básica de Campelos e destina-se a prestar apoio no âmbito da Saúde, podendo disponibilizar, apoio técnico com enfermeiras do Centro de Saúde de Torres Vedras, com a psicóloga do Agrupamento e/ou ainda com professores. Pretende-se contribuir para um desenvolvimento saudável.

Clica AQUI para saberes mais!

Concurso "Árvore de Natal Reciclada"-Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Concurso “Árvore de Natal Reciclada”

O Concurso visa a construção de Árvores de Natal Recicladas originais e criativas, não existindo limitações em termos de participantes e materiais de construção das mesmas.

1- Destinatários

O Concurso encontra-se aberto a todos os alunos, sendo possível a participação individual ou de grupos da mesma turma.

2- Disposições específicas

As imposições técnicas serão as seguintes:

a) Aceitam-se todas as expressões e técnicas artísticas;

b) Não podem exceder uma área superior a 1 metro quadrado (m2);

c) Cada candidato/grupo só poderá participar com a realização de uma árvore;

d) Os trabalhos deverão estar devidamente identificados com nome e turma;

e) As árvores de Natal submetidas a concurso deverão estar em condições de serem expostas e devem ser facilmente transportáveis (móveis).

3- Apreciação e seleção dos trabalhos

Os critérios de apreciação serão os seguintes:

a) Criatividade/ inovação

b) Qualidade estética

c) Adequação temática

d) Utilização de materiais reutilizáveis.

4- Júri

Os trabalhos serão avaliados por um Júri, constituído por três elementos:

2 professores do Eco-escolas e 1 professor das Artes.

5- Prémio

a) Ao melhor trabalho de cada ciclo, serão atribuídos 3 pontos na grelha anual do Eco-Escolas contando para a turma mais Eco da escola;

b) Os três melhores trabalhos serão divulgados na página do moodle.

6-Disposições Finais

a) Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na sala A-PAR no dia 30 de novembro de 2015;

b) Todos os trabalhos produzidos ficarão em exposição na escola.

c) Os trabalhos serão devolvidos aos concorrentes no final do Concurso;

d) O Eco-Escolas não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio, causado durante a guarda ou exposição das obras originais;

e) Caberá ao Júri decidir sobre casos omissos neste Regulamento;

f) Das decisões do Júri não haverá recurso.

Campelos, 9 de novembro de 2015

Halloween_Campelos

por Prof. Isabel Dias -

Halloween Campelos

As docentes de inglês de Campelos fizeram uma  exposição de trabalhos para a comemoração do Halloween   que esteve  exposta no átrio da escola.   Os  alunos, com o apoio das suas famílias,  empenharam-se  na realização dos trabalhos, tendo produzido trabalhos bastante elaborados em vários tipos de materiais.

As professoras gostariam de agradecer aos alunos e familiares envolvidos , bem como à professora de E.V.T. , Antonieta Lopes, que colaborou na realização dos trabalhos do 2º ciclo e à Assistente Operacional  Fernanda Rodrigues  que foi uma preciosa ajuda na organização da exposição .

Ver Fotos AQUI

Movimento Missionário de Professores

por Prof. Isabel Dias -

MOMIP

Movimento Missionário de Professores

No passado dia 2 de novembro, estiveram presentes na Biblioteca de Campelos dois elementos do MOMIP (Movimento Missionário de Professores), numa ação de sensibilização para angariação de material escolar, que será enviado para Moçambique.

Esta iniciativa esteve a cargo do Clube Europeu, que até dezembro recolhe o material recebido e o entregará posteriormente ao MOMIP.

Participe!

Veja AQUI as fotos

Halloween

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No âmbito do Plano Anual de Atividades a disciplina de Inglês comemorou o Halloween. As turmas de 5º e 6º anos realizaram trabalhos alusivos ao tema, tendo os mesmos sido expostos no átrio da escola, como já vem sendo hábito.

Nas turmas de 5º ano, as disciplinas de Inglês, Educação Visual e Educação Tecnológica trabalharam em parceria pedagógica. A exposição dos trabalhos resultantes desta parceria irá estar patente ao público posteriormente, no Centro Ambiental da Câmara Municipal.

Agradece-se a colaboração dos alunos envolvidos e também da Professora Casimira Godinho, que contribui com duas abóboras para decoração do espaço.

As fotos da exposição AQUI

Não ao desperdício alimentar!

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 16 de outubro, o Clube Eco-Escolas, em colaboração com alguns alunos do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, assinalou o Dia Mundial da Alimentação com uma ação contra o desperdício alimentar.

Foram realizadas pesagens dos desperdícios que os alunos que almoçaram na cantina deixaram nos tabuleiros, tendo-se contabilizado um total de 2715,22 gramas de comida que foi para o lixo!
Os resultados podem ser consultados no documento em anexo.

Programa + Saúde da CMTV

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA

+ SAÚDE

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Para conhecer as atividades a desenvolver no âmbito deste programa consulte o cartaz e o desdobrável em anexo!
Quanto aos passeios pedestres serão organizados pela autarquia, estes serão devidamente divulgados junto dos alunos, encarregados de educação, familiares e amigos.
A participação de cada um é livre ....e até pode ser um bom programa de atividade física e de convívio para essas datas.

Mexam-se ...  pela vossa saúde !

Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco-Escolas

por Prof.ING Helena Narciso -

Na passada quarta feira, dia 14, o Ribombar abriu a Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco Escolas, ao som da "Laurindinha" acompanhados com as palmas dos milhares de alunos de todo o país, presentes no Pavilhão da ExpoTorres.

Foi a primeira atuação, das muitas que se esperam neste ano letivo, em que o Ribombar chegará aos 10 anos de atividade.

Ribombar!

por Prof. Isabel Dias -

Dia 7/10/2015 -  Hoje, de tarde, decorreu o 2º ensaio do ano letivo 2015/16, com um número interessante de 30 elementos. 12 são sobreviventes do ano passado e 18 novas inscrições. Este ano estaremos muito perto do recorde atingido em 2010, com 40 elementos. Obrigado a todos! O desafio para este ano vai ser muito estimulante, até porque contamos, ainda, com a possibilidade de haver mais elementos de Campelos, já que conseguimos negociar o transporte de, pelo menos, 8 elementos. Serão mais 5 a juntar aos 3 que nos acompanharam no ano transato. Vamos lá RIBOMBAR!!!

 
E no próximo dia 14, cabe ao RIBOMBAR, animar a abertura da Cerimónia da Entrega das Bandeiras, na ExpoTorres... Dia 14, às 14h... A ANIMAÇÂO É CONNOSCO... Não há malta como esta, com o RIBOMBAR é sempre em Festa!!!

Ação de Formação "À la Rencontre de Villenave d'Ornon"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

FORMAÇÃO "À LA RENCONTRE DE VILLENAVE D'ORNON"

setembro de 2015

No âmbito do projeto de geminação entre Torres Vedras e Villenave d'Ornon

As docentes do grupo disciplinar de Francês, Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, realizaram a segunda parte da sua ação de formação, "À la rencontre de Villenave d'Ornon" que decorreu entre quatro e oito de setembro, em Villenave d’Ornon, cidade geminada com o Município de Torres Vedras. Esta formação surgiu a partir de um convite feito às docentes, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da continuidade da ação de formação, levada a cabo em novembro de 2014, promovida pelo mesmo Centro de Formação.

Esta ação teve como objetivos:

- “Aprofundar o conhecimento da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon e os seus principais atores;

- “Desenvolver o conhecimento de aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da mesma cidade;

- “Compreender as dinâmicas culturais e associativas de Villenave; -“Promover o encontro entre agentes educativos das duas cidades;

-“Partilhar experiências e materiais pedagógicos;

-"Promover o desenvolvimento de competências de comunicação de professores e alunos;

- “Integrar, em sala, o conhecimento dos diferentes aspetos de Villenave d’Ornon;

- “Ancorar o desenvolvimento de competências em língua francesa na realidade da geminação”;

- “Adquirir conhecimentos que sustentem a criação do Dia de Villenave d’Ornon nos agrupamentos de escolas de Torres Vedras.

Durante cinco dias as docentes tiveram oportunidade de viver, ver e partilhar in loco, como é Villenave d'Ornon, como são de uma forma geral os Villenavais, pois conviveram com os seus principais atores e agentes educativos, que de diversas formas lhes deram a conhecer os aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da região, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das suas competências linguísticas em língua francesa. Para que tudo isto fosse possível, foi levado a cabo um programa criterioso e rigoroso, pela equipa do comité de geminação, da Câmara de Villenave d’Ornon, sob a orientação de monsieur Joel Raynaud.

O programa integrou receções oficiais com todos os agentes educativos presentes: Presidente da Câmara de Villenave d’Ornon e da Câmara Municipal de Torres Vedras, respetivamente monsieur Patrick Pujol e Dr. Carlos Miguel; Joel Raynaud responsável do comité de geminação; Nadine Dulucq, responsável pelo pelouro da Cultura e Educação; monsieur Barraud, diretor do colégio de Chambéry; Drª Hélia Morais, diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã; Drª Ana Isabel Miguel, no papel de formadora desta ação e dinamizadora desta iniciativa e Drª Ana Dulce Santos, no papel de formadora, bem como as respetivas famílias que acolheram as nove docentes.  Para além das iniciativas referidas, o programa contemplava ainda algumas visitas a locais, que nos proporcionaram também um conhecimento mais aprofundado das caraterísticas geográficas, económicas, históricas e socioculturais, desta região de Aquitaine, com um enfoque especial na vistita a escolas da cidade, já que se tratava de uma comitiva de professores, nomeadamente, a escola Jules Verne, (com alunos desde o berçário até ao 6.º ano); a escola primária, Jules Michelle e o Liceu de Chambéry. As docentes envolvidas, para além de terem tido acesso a toda a logística destes espaços, assistiram a aulas da primária (3.º e 4.º anos), bem como, a aulas do ensino básico (7º, 8º e 9º anos), quer do curso geral, quer profissional, onde puderam trocar impressões com os seus pares.

As docentes Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, agradecem às entidades dinamizadoras deste projeto, Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e respetivas formadoras, Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como, à diretora do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Drª Elisabete Jerónimo, a oportunidade que lhes foi dada, de poderem fazer parte deste grupo que lhes permitiu criar laços, quer pessoais quer profissionais, assim como enriquecer os seus conhecimentos no que concerne, à cultura e civilização francesas e aperfeiçoar as suas competências linguísticas na língua estrangeira que lecionam.

Aqui fica o testemunho da nossa estada!

Problema do Mês - Uma atividade para alunos e muito mais!

por Prof. Matilde Rebelo -

PM

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desafia a comunidade educativa, pelo segundo ano consecutivo, a participar na atividade "Problema do Mês".

Esta iniciativa consiste no convite à resolução de problemas como forma de desenvolver o raciocínio matemático e, simultaneamente, de promover momentos de boa disposição e convívio entre os elementos da comunidade educativa.

Este ano temos uma novidade - também os encarregados de educação poderão participar de forma autónoma. Assim, todas as primeiras 2ªs feiras de aulas de cada mês serão propostos três problemas diferentes, em três categorias:

- Alunos de 2º ciclo;

- Alunos de 3º ciclo;

- Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.

Todas as informações acerca do problema do mês, incluindo o regulamento e os enunciados dos problemas, serão disponibilizadas nesta página e afixados nas escolas de 2º e 3º ciclos do agrupamento.  

Este desafio inicia no mês de outubro e será já no dia 5 de outubro que serão lançados os primeiros problemas.

Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas com um professor de Matemática ou enviadas para o endereço de mail mat@apvm.net.

Participem!

Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

a
PEIXE:

 Bacalhau com natas
CARNE:
Carne assada com batata no forno

SOBREMESA:
Buffet de doces
BEBIDAS:
Vinho / Sumos / Água / Café / Digestivos



Dia 17 de julho de 2015, pelas 13 horas, na Escola Sede do Agrupamento.

Pode fazer a sua inscrição aqui ou nos locais habituais
(até 15 de julho)
PREÇO: 8 €

Ginástica

por Prof.GEO Ana Caldeira -
No passado dia 28 de Abril realizou-se no Agrupamento de Escolas da Lourinhã o Torneio de Encerramento de Desportos Gímnicos do desporto escolar. Foi o finalizar de um ano de trabalho e empenho por parte dos alunos assim como de uma participação muito positiva nos torneios do quadro competitivo. 
No torneio de encerramento os alunos para além da apresentação de uma coreografia tiveram a oportunidade de conviver com outros alunos de outras escolas participando nas atividades planeadas para esse dia. 
Todos os alunos que participaram no grupo de desportos gímnicos está de PARABÉNS pelo o empenho e dedicação. 
A professora responsável

Projeto FAROL

por Prof.EDF Rui Ruas -
farol

Para dar resposta a vontades expressas por encarregados de educação e alunos, vai dar-se início a uma Comunidade de Aprendizagem (percurso de aprendizagem diferenciada), na qual o processo de ensino está centrado no aluno, respeitando os interesses / ritmos / talentos individuais.

O professor tem o papel de tutor/ orientador no desenvolvimento desta metodologia de projeto, onde os valores de cidadania e participação ativa na comunidade são privilegiados.

Informem-se junto da escola sede do agrupamento ou através dos contactos abaixo:

tel: 261 334 200

email: farol@apvm.net

Descarreguem AQUI a ficha de pré-inscrição.

Canoagem

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Os professores do grupo de Educação Especial da Escola Básica Padre Vítor Melícias organizaram a saída de socialização, final, conjuntamente com o professor José Simões, no âmbito da oficina tecnológica. 

    Esta saída realizou-se no dia 2 de junho de 2015 e teve início, pelas 8. 30, com uma atividade de canoagem proposta pelo professor José Simões, na Foz do rio Sisandro. A qual, decorreu conforme o planeado e contou com a entusiasta participação e bom comportamento de todos os alunos que quiseram estar presentes. 

    Seguiu-se uma pequena viagem até Vale da Borra, para a realização de um almoço buffet no restaurante típico “O Camelo”.  

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Azevedo em Quarta, 3 Junho 2015, 11:32)

Peça "De trombas..."

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Os Contadores de Histórias apresentaram no Teatro Cine a peça "De trombas..."

Estão de parabéns, pela história inventada, pela interpretação e pelo cenário. Os coordenadores da atividade foram: professoras Ana Cláudio, Natércia Silva e Olga Correia.

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA_ 14 A 19 DE MARÇO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Os professores do grupo disciplinar de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias dinamizaram uma visita de estudo a França, com o objetivo de promover o enriquecimento dos alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico, mas também a nível pessoal e humano.

Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 14 e 19 de março de 2015 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.

O programa foi o seguinte:

1º dia –14/03- Em viagem;

2º dia – 15/03 - Paris - Disneyland;

3º dia – 16/03 - Paris: Cathédrale de Notre Dame, Musée du Louvre, Tour Eiffel, passeio em “Bâteau Mouche”, passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe e passeio a pé pelas ruas da cidade, sobretudo junto da Opera Garnier;

4º dia – 17/03 - Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre; partida para Versailles, visita ao palácio e partida para Poitiers;

5º dia – 18/03 - Poitiers: Visita ao Futuroscope e regresso a Portugal após o espetáculo final “FÉERIE NOCTURNE LADY Ô”

A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação, boa disposição e bom comportamento de todos os participantes. Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível, que culminou com a devolução do guião de exploração dos locais visitados, distribuídos aos alunos pelos professores de Francês no início da viagem.

De salientar o bom serviço prestado pela agência Pinto Lopes Viagens, na pessoa dos seus colaboradores a nível logístico e organizativo, dos motoristas (senhores Sá, Costa e Rui) e do nosso Guia Ricardo Alpuim, excelente profissional, que nos acompanharam ao longo de toda a viagem e a quem muito agradecemos pelo apoio, orientação e excelente disposição.

Obrigado a todos! Aqui ficam as imagens:

À LA PROCHAINE !!

 

Semana da Leitura EB1 Maceira_fevereiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Semana da Leitura, na E. B. 1 de Maceira

 de 23 a 27 de fevereiro.

Iniciativas Realizadas:
 
Atividades relacionadas com a Leitura dos Enc. de Educação com os seus educandos
Feira do Livro aberta à comunidade
Participação das educadoras do Centro Social, Recreativo e Cultural da Maceira: apresentação de três histórias com sombras chinesas.

AQUI as fotos!

À prova de fogo: Ana Alexandra Tomé apresenta livro na EB23 de Campelos

por Prof. Isabel Dias -
  À prova de fogo: Ana Alexandra Tomé apresenta livro na EB23 de Campelos

No passado dia 17 de março, na EB23 de Campelos, esteve presente Ana Alexandra Tomé, autora do livro À prova de fogo, lançado no mercado em novembro último pela Chiado Editora. O livro aborda as diversas perspetivas dos sentimentos patentes nos familiares dos Bombeiros, quando estes partem rumo ao desconhecido que é um mar de chamas numa floresta densa. Tudo pode acontecer...

A autora, natural dos Campelos, conversou com os alunos do 3.º Ciclo sobre o livro que escreveu, mas também da sua experiência enquanto esposa de um Bombeiro Voluntário. Numa conversa agradável, e com participação ativa dos alunos, respondeu a questões e satisfez muitas das curiosidades relacionadas com esta missão tão nobre, a de ser Bombeiro.
Aqui fica o nosso sincero OBRIGADO...
O livro está à venda na Feira do Livro (EB23 de Campelos) e custa 10 €parte dos quais reverte a favor da Liga de Bombeiros Voluntários.

Veja Aqui as Fotos

Eclipse Solar

por Prof.GEO Ana Caldeira -

No dia 20 de março, 6ª feira, a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol, ou seja, haverá um Eclipse Solar. Este eclipse será visível em Portugal entre as 08:00h e as 10:00h (aproximadamente).

Para possibilitar uma observação segura deste fenómeno natural, e se as condições atmosféricas o permitirem, o agrupamento, com a colaboração do ATV (Académico de Torres Vedras), dinamizará duas sessões de observação do Sol utilizando telescópio, através do método da projeção, que terão lugar nas duas escolas de segundo e terceiro ciclos. Estas sessões possibilitarão, para além da observação do Eclipse Solar, a observação das manchas solares.  

IMPORTANTE: A observação do Eclipse obedece a um conjunto de regras de segurança.

Não se deve em caso algum observar o eclipse diretamente nem através de objetos como óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, folhas de alumínio ou outros objetos não certificados, correndo-se o risco de causar lesões graves para os olhos.

Para saberes tudo sobre regras de segurança clica aqui: http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/

Equipa de Voleibol Feminino apurada em 1º lugar da sua série

por Prof.EDF Rui Ruas -

A equipa de voleibol feminino apresenta até este momento um saldo espetacular de 6 jogos, 5 vitórias e apenas uma derrota. Com a última concentração terminou a 1ª fase, na qual o nosso Agrupamento ficou em 1º lugar da sua série, indo agora disputar a fase final com as equipas vencedoras das outras duas séries. Lê a notícia COMPLETA

Anexo IMG_1459.JPG

Alunos Apurados para as Fases Finais de Badminton do Desporto Escolar

por Prof.EDF Rui Ruas -

O grupo-equipa de Badminton voltou a obter resultados espetaculares no último encontro, realizado em 25/2 na EPVM. No escalão de Infantis, o Daniel Amado (EPVM) venceu novamente a competição; nos iniciados femininos, a Mariana Antunes (EPVM) também venceu novamente, tendo terminado esta primeira fase com 3 vitórias em outros tantos encontros. No escalão de Iniciados masculinos, o Mauro Vargas (EPVM) regressou à competição com um brilhante 2º lugar.Nos Juvenis vencemos o torneio feminino através da Catarina Silva (Campelos) e o Tomás Costa (Campelos) obteve um difícil 2º lugar numa competição muito disputada e de bom nível técnico.

Os excelentes resultados obtidos no conjunto dos 3 encontros da primeira fase, levaram a que vários dos nossos jogadores se tenham apurado para a fase final nos seus escalões. Em anexo, podem consultar os rankings da nossa zona e a organização da competição da fase final de iniciados e juvenis.

Palestra sobre contos, mitos e lendas

por Prof. Isabel Dias -

No próximo dia 11 de março, pelas 14:30h, vai realizar-se uma sessão de formação, com Isabel Morgado, sobre contos, mitos e lendas, intitulada "Semeando Histórias".

As bibliotecas do agrupamento convidam todos os colegas a participar neste evento.

As inscrições devem ser efetuadas  na grelha que se encontra afixada para esse efeito, nas salas de professores.

Participa!

St. Valentine's Day

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ST' VALENTINE'S DAY

À semelhança de anos anteriores, o Grupo Disciplinar de Inglês desenvolveu, em conjunto com os  seus alunos, diversos trabalhos alusivos à comemoração do dia de S. Valentim, tendo a atividade culminado com a exposição dos trabalhos realizados no átrio das escolas Padre Vítor Melícias e Gaspar Campello.

Vê aqui as fotos!

exposição na Padre Vítor Melícias

exposição na Gaspar Campello

Sessão de Astronomia_27 de fevereiro_Forte de S.Vicente

por Prof.POR Anabela Azevedo -

A 27 de fevereiro o Céu vai estar mais perto!

Forte de S. Vicente, a partir das 21:00h

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz (tema aglutinador do Agrupamento), está a associar-se ao ATV na divulgação, junto da comunidade educativa, de uma sessão de observação de Astronomia.

Esta sessão, gratuita, terá lugar no próximo dia 27 de fevereiro, 6ª feira, no Forte de S. Vicente (que se situa a cerca de 1200 metros da sede de Agrupamento), a partir das 21:00h.

Se as condições meteorológicas o permitirem, será possível ver, através de telescópio, o planeta Júpiter e as suas principais 4 luas, bem como a nossa Lua em fase crescente. Para além disso, será projetado numa das paredes da capela do Forte de S. Vicente, o mapa do céu, utilizando o software livre Stellarium.

Esta é uma iniciativa gratuita e dirigida a toda a comunidade educativa e população em geral.

No dia 27, vem ver o Céu mais perto e aprender algumas curiosidades científicas sobre Astronomia!

Corta-Mato - 21 janeiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR 2014/2015

Os alunos do nosso Agrupamento, de ambas as escolas, participaram no Corta-Mato fase regional, que se realizou em Torres Vedras, no parque da Várzea, no dia 21 de janeiro.

Todos participaram de forma empenhada e correta.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Lina Gonçalves

As fotos, AQUI!

Consulta os resultados finais!

Olimpíadas da Matemática

por Prof.GEO Ana Caldeira -
EB 2,3 de Campelos na 2ª Eliminatória das Olimpíadas de Matemática
"Com a inscrição de uma colega minha nas Olimpíadas de Matemática, decidi por brincadeira entrar também nessa acentura para testar o meu conhecimento e para viver um pouco a experiência do nervosismo que se sente antes, durante e depois da prova.
Quando sairam os resultados da primeira fase da prova, os meus colegas vieram contar que eu tinha passado à fase seguinte.
No dia 14 de janeiro, lá estava eu com o André Garcia, do 8ºA CP e a professora Matilde Rebelo, na Escola Secundária Madeira Torres para realizarmos a segunda eliminatória.
Foi uma experiência divertida, da qual me vou lembrar para sempre. Até ao dia de hoje aguardamos os resultados."
Mariana Rodrigues, 7ºB CP"

VISITA DE ESTUDO DO 9º ANO

por Prof.GEO Ana Caldeira -

       No passado dia 9 de janeiro de 2015, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, História e Educação Visual. No período da manhã assistiram ao espetáculo teatral “Auto da Barca do Inferno”, pela companhia de teatro “O Sonho”. No período da tarde visitaram o Museu de Arte Antiga.

       Os alunos participaram com interesse nesta atividade e São Pedro ajudou. Estava um lindo dia de sol, pelo que foi possível almoçar tranquilamente no Jardim 9 de Abril e apreciar as vistas de Lisboa e do Tejo, a partir deste miradouro. 

Jogos de tabuleiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No dia 15 de dezembro o grupo de matemática dinamizou na sala 7 (da escola Padre Vítor Melícias) a atividade “Jogos de Tabuleiro” , Abalone e Ouri.

Os alunos que participaram revelaram interesse e comportamento adequado ao desenvolvimento da atividade.

Clica AQUI para veres as fotos

Trabalhos de Natal_Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

NATAL EM FRANCÊS

No âmbito da disciplina de Francês os alunos realizaram diversos trabalhos alusivos à época Natalícia, que envolveram postais de Natal e maquetas diversas, entre outros, contendo mensagens de Natal para toda a comunidade escolar.

Aqui ficam as fotos!

Visita de Estudo 7º ano_Teatro e Museu Oriente

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO 7º ANO

TEATRO E MUSEU DO ORIENTE

No âmbito da disciplina de Português, no dia 27 de novembro, os alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias foram a Lisboa assistir à peça de teatro, "O Cavaleiro da Dinamarca", na companhia de teatro -"O Sonho", baseado na obra do mesmo nome, de Sophia de Mello B. Andersen e que tem sido objeto de estudo em sala de aula.

Desta forma, os alunos tiveram a possibilidade de contactar com a realidade teatral e complementar os seus conhecimentos em relação à obra e ao texto dramático.

Em interdisciplinaridade com a disciplina de História, da parte da tarde, os alunos tiveram uma visita monitorizada na Fundação Oriente - Museu Oriente, onde lhes foram transmitidos inúmeros conhecimentos e onde presenciaram diversas vertentes da cultura e civilização orientais.

As fotos falam por si...

Clica AQUI para veres as fotos!

Presépios de Natal

por Prof.GEO Ana Caldeira -

No âmbito do projeto “A primeira roda”, promovido pelo departamento de educação especial, estão expostas cabanas e figuras de presépio no átrio da escola.

 As cabanas foram construídas sob a orientação do Professor José Simões e os presépios sob a orientação das professoras de educação especial que em partilha de saberes levam esta exposição à comunidade educativa.

Vê as fotos aqui

Olimpíadas da Matemática

por Prof. Isabel Dias -

Participação do Agrupamento nas XXXIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática

 

Na passada 4ª feira dia 12 de novembro, entre as 15h30 e as 17h30, decorreu na EB 2,3 de Campelos a primeira eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, na qual participaram 19 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade daquela escola. A participação nesta prova está organizada por 3 categorias, tendo em conta o ano de escolaridade dos alunos. Estiveram em competição 4 alunos na Categoria Pré-Olimpíadas (5º ano), 9 alunos na Categoria Júnior (6º e 7º anos) e 6 alunos na Categoria A (8º e 9º anos). Os resultados dos alunos que participaram serão divulgados no início do mês de dezembro.

Esta é a XXXIII edição das Olimpíadas de Matemática, uma iniciativa organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática. A segunda eliminatória, a nível concelhio, realizar-se-á no dia 14 de janeiro de 2015, sendo a eliminatória nacional em Rio Maior, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, entre 19 e 22 de março. Todas as informações bem como as provas deste e dos últimos anos podem ser consultadas em http://www.spm.pt/olimpiadas.

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais deixa desde já os parabéns aos 19 alunos que responderam positivamente à proposta de participar nesta iniciativa e que mostraram que a Matemática pode não ser fácil mas é um desafio a enfrentar.

É importante saber que, por cada problema que resolvemos, ficamos mais inteligentes!

E quanto a isso de resolver problemas… fiquem atentos que brevemente haverá novidades para miúdos e graúdos!

Halloween

por Prof.GEO Ana Caldeira -

ATIVIDADE DE HALLOWEEN

Realizou-se uma vez mais a comemoração de HALLOWEEN, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Inglês.

Estiveram envolvidas todas as turmas de 2º e 3º ciclos que apresentaram trabalhos de excelente qualidade, tendo os mesmos sido expostos no átrio da escola.

As professoras de Inglês agradecem a todos os alunos, professores e encarregados de educação que colaboraram nesta atividade.

Vê aqui as fotos da EB de Campelos

Vê aqui as fotos da EB Padre Vítor Melícias

Trabalhos Realizados no dia da Bengala Branca

por Prof.EDF Rui Ruas -

Aqui ficam imagens de alguns trabalhos realizados pelos nossos alunos das EB1s de Boavista e Fonte Grada, a propósito da comemoração do dia internacional da Bengala Branca.

"Muitas vezes os cegos não são percebidos pela comunidade, mas muitas vezes revelam-se mais espertos que nós próprios."
   Gonçalo Silva 5ºA
"O valor do ser humano está acima de qualquer deficiência que ele possa ter."
   Inês Cabaça-5ºA
Anexo IMG_7370.JPG
Anexo IMG_7371.JPG
Anexo IMG_7372.JPG
Anexo IMG_7373.JPG
Anexo IMG_7375.JPG
Anexo IMG_7409.JPG

Transporte dos alunos da EB 2,3 de Campelos para a EBI P. Vítor Melícias

por Prof. Matilde Rebelo -

EB 2,3 de Campelos

Provas Nacionais de Português e Matemática / Provas de Equivalência à Frequência

 

Informam-se todos encarregados de educação e alunos de 6º ano da EB 2,3 de Campelos que farão provas finais nesta 2ª fase do seguinte:

  • À semelhança da 1ª fase, todas as provas se realizarão na EBI Padre Vítor Melícias;
  • O transporte dos alunos para as provas ficará à responsabilidade dos respetivos encarregados de educação;
  • Os alunos deverão estar na EBI Padre Vítor Melícias até 30 minutos antes do início de cada uma das provas (às 09:00h, no caso das provas finais de Português e Matemática);
  • Sugere-se que voltem a consultar a informação prova relativa às provas finais, disponíveis na página inicial no moodle, nomeadamente no que se refere ao material necessário;
  • O calendário das provas pode ser consultado AQUI.

No caso de haver alguma questão relativa a este assunto, sugere-se que sejam contactados os serviços administrativos da escola sede do agrupamento (EBI P. Vítor Melícias).

A todos desejamos o maior sucesso nestas provas. Bom trabalho a todos.

Período de Acompanhamento Extraordinário

por Prof. Matilde Rebelo -

PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO EXTRAORDINÁRIO

 

 

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação de 6º ano do seguinte:

Os alunos que ficaram Não Aprovados e os que ficaram Aprovados com nível inferior a 3 a Português ou a Matemática após as Provas Finais, ficam automaticamente inscritos na 2ª fase. Estes alunos deverão comparecer no período de acompanhamento extraordinário, que decorrerá de acordo com o calendário abaixo indicado.

Todos os encarregados de educação que não pretendam que os seus educandos frequentem o referido período de acompanhamento, deverão contactar o respetivo diretor de turma.

 

Calendarização - 6º Ano

 

EBI P. Vítor Melícias e EB 2,3 de Campelos

  

 

Matemática 6º Ano

Português 6º Ano
23/06 (2ªF)  14:00h - 15:30h 15:45 - 17:15h 
25/06 (4ªF) 09:00h - 10:30h   10:45h - 12:15h 
27/06 (6ªF)  09:00h - 10:30h   10:45h - 12:15h 
30/06 (2ªF)  10:45h - 12:15h 09:00h - 10:30h  
02/07 (4ªF)  10:45h - 12:15h 09:00h - 10:30h  
04/07 (6ªF)  10:45h - 12:15h 09:00h - 10:30h  

 

Mais se informa que, no que diz respeito ao Período de Acompanhamento Extraordinário de 4º ano, a informação chegará brevemente ao conhecimento dos respetivos Encarregados de Educação.

 

Provas Finais 9º ano - Transporte dos alunos da EB 2,3 de Campelos

por Prof. Matilde Rebelo -

TRANSPORTE PARA AS PROVAS FINAIS DE 9º ANO

ALUNOS DA EB 2,3 DE CAMPELOS

 

Informam-se todos os Alunos de 9º ano da EB 2,3 de Campelos e respetivos encarregados de educação, que o transporte para as provas finais de Português (dia 17 de junho) e de Matemática (dia 23 de junho) de Campelos para a EBI Padre Vítor Melícias terá lugar às 08:00h.

O transporte será efetuado no autocarro da União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, a quem desde já agradecemos a colaboração.

A todos os alunos de 9º ano do Agrupamento desejamos um bom trabalho nas Provas Finais!

 

 

Golfe

por Prof.GEO Ana Caldeira -

GOLFE - Circuito de Golfe – Desporto Escolar – Oeste

2013-2014

Aproximando-se o final do ano letivo, terminou já o circuito de Golfe do Desporto Escolar da região Oeste, no qual mais um ano voltámos a estar presentes.

Este ano participámos apenas com alunos do escalão de principiantes, os quais deram os primeiros passos na aprendizagem do golfe.

Em virtude da agregação das escolas que alargou o nosso agrupamento, o grupo/equipa integrou também alunos da escola 2-3 de Campelos, em cujo estabelecimento se retomou a prática da modalidade.

Com um conjunto de quatro torneios, disputados ao longo do ano, nos campos de golfe do Campo Real (Turcifal) e no Bom Sucesso em Óbidos, os nossos golfistas mostraram sempre comportamento correto, associado a uma atitude empenhada de querer aprender mais e de gosto pela modalidade.

No final do circuito obtivemos entre outras, as seguintes classificações:

Principiantes femininos:

1º lugar – Débora Vieira – 7 º A da Escola Básica 2-3 de Campelos

2 º lugar – Márcia Pereira – 5 º B da Escola Básica 2-3 de Campelos

3 º lugar – Raquel Faria – 6 º B da Escola Básica 1-2-3 Padre Vítor Melícias

Principiantes masculinos:

7 º lugar – André Oliveira – 5 º B da Escola Básica 2-3 de Campelos

9 º lugar Guilherme Santos - 5 º B da Escola Básica 2-3 de Campelos

11º lugar Gustavo Santos - 5 º B  e Pedro Cavalheiro 6 º A

 da Escola Básica 2-3 de Campelos

14 º Bruno Piedade – 5 º C da Escola Básica 2-3 de Campelos

15 º Samuel Canoa – 5 º A da Escola Básica 2-3 de Campelos

17º Gonçalo Cruz – 6 º A da Escola Básica 2-3 de Campelos

20 º Henrique Garcia – 5 º A da Escola Básica 2-3 de Campelos

23º João Lopes – 5 º A da Escola Básica 1-2-3 Padre Vítor Melícias e

Marco Henriques - 5 º B da Escola Básica 2-3 de Campelos

25º Rodrigo Gregório – 6 º B da Escola Básica 2-3 de Campelos

31 º Vasco Faria - 6 º A da Escola Básica 2-3 de Campelos

Parabéns aos nossos jogadores e esperamos que para o ano mantenham o seu empenho e a sua vontade de progredir na modalidade.

Registamos também o nosso agradecimento ao Campo de Golfe do Campo Real e do Bom Sucesso por nos disponibilizarem os seus espaços para trabalhar com os alunos, permitindo assim desenvolver o Golfe.

                                                        A professora responsável

                                                        Rosa Helena Oliveira

                                                                  

Teatro "Sonho de chapéu" e filmes de animação

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
    A Fábrica das Histórias desafiou as escolas para criarem histórias a partir de três elementos: peixe, chapéu e caranguejo. As histórias conseguidas, concretizaram-se numa peça de teatro - Sonho de chapéu - e em filmes de animação: Os Zombies (EB Pe. Vítor Melícias), A Paz entre dois mundos (EB A-dos-Cunhados), O cahpéu do espantalho (JI Ponte do Rol) e O quarto dos brinquedos (JI Vale Pereiro).
O filme de animação "Os Zombies", resultou do trabalho realizado pelas turmas 5ºA, 6ºA e 6ºD, contando com a colaboração do Ribombar e dos professores Artur Santos e J. Pinto Gonçalves.
A peça de teatro juntou o Clube dos Contadores de Histórias e as turmas referidas. Contou ainda com a participação da aluna Catarina Margarido. Os adereços, os chapéus, resultaram do projeto desenvolvido pelas turmas de Educação Visual e Educação Tecnológica com as turmas do 2º ciclo.
Os professores responsáveis pelo projeto, na EB Pe Vítor Melícias, agradecem a todos o apoio, a dedicação e o empenho.
Ana Cláudio, Olga Ferreira e José Simões
Teatro - Sonho de Chapéu"
Animação - Os Zombies - EB Padre Vítor Melícias
Animação - O chapéu do palhaço - JI da Ponte do Rol
Animação - O quarto dos brinquedos - JI de Vale de Pereiro 
Animação - A paz entre dois mundo - EB1 de A-dos-Cunhados

Delfsscolaire

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Exames Delfscolaire

No passado dia 8 de maio, a Escola Padre Vítor Melícias, através do Grupo Disciplinar de Francês, foi uma vez mais representada nos exames Delfscolaire, realizados no centro de exames da Escola Secundária Madeira Torres.

Cinco alunos das turmas, A, B e C do 7.ºano da nossa escola, realizaram com sucesso o exame, de nível A1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Francês de Portugal.

A nossa escola juntamente com a Escola Secundária Madeira Torres foram as únicas envolvidas nestes exames. Saliente-se que estes 5 alunos foram os únicos a realizarem este nível de exame, já que todos os outros eram alunos do ensino secundário e candidatos aos níveis A2 e B1.

Os alunos são avaliados em quatro parâmetros distintos: Compreensão e Expressão Oral e Produção Escrita e Produção Oral, como se pode comprovar através do quadro, que anexamos.

O grupo disciplinar de Francês felicita os alunos abaixo referidos pelo seu empenho e trabalho e pelos seus excelentes resultados.

- 7.º A - Daniela Abreu – 86,50

- Raquel Silva – 74,50

- 7.ºB - Cátia Monteiro – 80,50

- José Leal e Silva – 65,00

- 7.ºC - Bento Silva Costa – 88,50

Consulta aqui o documento

Semana das Línguas_Francês

por Prof. Isabel Dias -

Agradecimento

Como é habitual, o grupo disciplinar de Francês, apresenta à comunidade escolar, trabalhos realizados pelos alunos, de acordo com as unidades temáticas abordadas em sala de aula. Assim, este ano, os alunos do 9.º ano, da Escola Básica de Campelos, elaboraram trabalhos alusivos a Instituições Humanitárias Francesas e Organizações Mundiais, e que se encontram expostos na escola. A docente que leciona a disciplina elogia a qualidade dos trabalhos apresentados e o cumprimento nas datas de entrega dos mesmos.

Na Escola Básica Padre Vítor Melícias, os alunos do 9.º ano elaboraram trabalhos alusivos a Instituições Humanitárias Francesas e Organizações Mundiais, bem como sobre o Meio Ambiente. Os alunos do 7.º ano fizeram maquetes de casas, sobre a temática “La maison”, usando terminologia correspondente ao seu trabalho e que se encontram expostos na escola.

Alguns alunos da turma 7.º C, na aula de Educação Visual segundo orientação da sua professora, Olga Correia, fizeram trabalhos de pintura e colagem em platex e cartão e elaboração de maquetes retratando aspetos da cultura e civilização Francesas.

O grupo disciplinar de Francês agradece a todos aqueles que contribuíram e fizeram com que esta atividade fosse possível de se realizar.

Veja aqui as fotos

Caminhada do Agrupamento

por Prof. Isabel Dias -
Agradecimento
Quero aproveitar para agradecer em nome do Departamento de Educação Física a todos os professores, pessoal não docente e aos encarregados de educação que participaram nesta caminhada, os nossos agradecimentos pela forma e disponibilidade demonstrada na execução deste evento, que juntou as duas escolas básicas do agrupamento e a EB1 de A dos Cunhados.
Os nossos sinceros agradecimentos e um BEM HAJAM pela valiosa colaboração.
Prof. Pedro Espeçada

Sessão de cinema _ EMRE

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CONVITE 

A disciplina de Educação Moral Religiosa Evangélica tem o prazer de convidar toda a escola, para assistir ao filme COURAGEOUS (Corajosos), que se irá realizar no dia 9 de Maio pelas 20h na escola Padre Vítor Melícias.

Esta atividade será uma boa oportunidade para se estreitar laços entre pais, filhos, professores e funcionários.

No final da sessão haverá um pequeno convívio com chá e bolinhos!

A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!

Sinopse: «Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas podem oferecer. No entanto, ao final do dia, eles enfrentam um desafio do qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pai (...) apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto.»

Em anexo vai o cartaz de divulgação do filme.

Os melhores cumprimentos,

Professora da disciplina,

Rute Ferreira

Voleibol Campelos

por Prof.GEO Ana Caldeira -

 

Resultados finais

 

Infantis masculinos

1º classif.- 7º A ‘The gringos’

2º classif.- 7º B ‘Já foste’

3º classif.- 7º A ‘The flag’

 

Iniciados masculinos

Vencedor da série A – 9º A ‘Macho men’

Vencedor da série B – 8º B ‘Furiosos’

 

Vencedor da final: – 9º A ‘Macho men’

 

Iniciados femininos

1º classif.- – 9º A ‘Bad girls’

2º classif. – 8º A ‘Team A’

3º classif. – 9º B

4º classif. – 8º B

5º classif. – 7º A ‘The smurfinas’

 

                    O  Grupo de Educação Física

                                    Fotos aqui

Visita de estudo 7º ano

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Realizou-se no dia 11 de março uma visita de estudo, com todas as turmas do 7ºano do agrupamento, ao teatro,  para assistir à representação da peça,  “O Cavaleiro da Dinamarca”  e à Fundação Calouste Gulbenkian, ao museu, para visualizar a exposição, “ A volta ao mundo em dez obras de arte”, e tomar conhecimento de toda a dinâmica do mesmo.

Esta visita foi interdisciplinar, englobando as disciplinas de Português, Francês e História.

Os alunos foram muito recetivos à atividade, e demonstraram curiosidade e interesse no saber.

A relação entre pares, no almoço convívio, foi muito salutar.

Fotos aqui

Regional de Natação do Oeste_Encontro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR AEPVM

ENCONTRO DE APURAMENTO PARA O REGIONAL DE NATAÇÃO

- OESTE 13 de Março –

Piscina Municipal das Caldas da Rainha

Realizou-se na Piscina Municipal das Caldas da Rainha, no dia 13 de Março, o Encontro de Apuramento para o Regional de Natação - Oeste, no qual participaram cerca 200 alunos de todas as Escolas Básicas e Secundárias do Oeste que desenvolvem a modalidade da NATAÇÃO nos seus grupos-equipa do Desporto Escolar.

Do nosso agrupamento participaram 5 dos 7 alunos apurados, os quais nadaram em representação das duas escolas de 2º e 3º Ciclo (PVM e GC) do Agrupamento, os quais estiveram ACIMA DA NOSSA EXPECTATIVA, pois entre muitos nadadores federados, 5 alunos não federados conquistaram 8 medalhas (2 de 1º lugar, 3 de 2º lugar e 3 de 3º).

De realçar, e não será certamente por acaso, que foram os alunos mais assíduos aos treinos que conseguiram esta maravilhosa proeza. Para conseguirmos ser bons atletas ou bons nadadores são precisos 2T …

T de Talento, mas sobretudo T de TRABALHO! Sem trabalho é difícil subir ao pódio!

PARABÉNS!

Foram os seguintes os resultados obtidos pelos nossos alunos:

Beatriz Melo –

1º Lugar – Infantil B Feminino – 100m Estilos – 1’ 55”81

1º Lugar – Infantil B Feminino – 50m Costas – 52”09

3º Lugar – Infantil B Feminino – 50m Livres – 45”11

Nadine Fernandes –

2º Lugar - Infantil B Feminino – 25m Mariposa – 30”63

2º Lugar - Infantil B Feminino – 100m Estilos – 2’15”19

7º Lugar - Infantil B Feminino – 50m Bruços – 1’07”39

Henrique Silva –

3º Lugar – Infantil A Masculino – 25m Bruços – 29”41

2º Lugar – Infantil A Masculino – 25m Livres – 25”47

6º Lugar – Infantil A Masculino – 25m Costas – 35”82

Henrique Batista –

3º Lugar - Iniciados Masculino – 50m Costas – 52”94

6º Lugar -Iniciados Masculino – 50m Bruços – 54”01

7º Lugar - Iniciados Masculino – 50m Livres – 40”34

Mª Inês Batista –

6º Lugar – Infantis B feminino – 25m Bruços – 31”16

VÊ AS FOTOS AQUI

Visita de Estudo do 8ºano e Museu dos Coches

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de estudo do 8º ano Teatro: "Falar verdade a mentir " Museu dos coches

No passado dia 20 de fevereiro, as turmas do 8ºAno do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deslocaram-se, em visita de estudo, a Lisboa.

No período da manhã, os alunos assistiram à peça de Almeida Garrett "Falar Verdade a Mentir", encenada pela companhia de teatro "O SONHO".

No período da tarde, decorreu a visita ao Museu dos Coches, em Belém. Esta atividade foi organizada pelas disciplinas de Português e História e teve como objetivos principais proporcionar o contacto com o meio teatral e conhecer objetos que se afiguram como testemunhos de outras épocas históricas.

A visita decorreu dentro da normalidade e contou com o empenho e interesse de todos os alunos.

Aqui ficam algumas fotos.