4, 5 e 6 de3 janeiro - Cumpriu-se a Tradição!... Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Cumpriu-se a Tradição!...

Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

d

Começámos logo pela manhã. Às 8:30h do dia 4, quarta feira, lá estavam todos os convocados para esse dia. Dia que amanhecera solarengo, com um lindo céu azul, apesar de frio. Assim, em muitas das escolas seria possível, como aconteceu, cantar ao ar livre.

Duas carrinhas, cedidas pelas Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, partiam lotadas rumo ao Externato de Penafirme, onde se iniciaria a jornada.

O grande objetivo das Janeiras deste ano era angariar livros e brinquedos, para enviar para as crianças de Timor Leste, numa Campanha lançada a nível do Agrupamento: "Um Livro ou um Brinquedo Para Timor".

 Depois de cantarmos para a Direção do Externato, foi a vez da sala do JI, ainda a meio gás, uma vez que as crianças vão chegando até às 9:30h e ainda estavam poucas à hora da nossa atuação.

Mas havia que prosseguir, rumo ao complexo onde funcionam a EB1 e o JI da Póvoa de Penafirme. Cumprida esta etapa, rumámos à Maceira, a sede da Junta de Freguesia era a nossa primeira paragem, seguindo de imediato para a EB1. Aqui fomos brindados com uma cantiga de Janeiras em resposta às nossas, o que habitualmente acontece, acabando os dois grupos a cantar em conjunto.

Prosseguimos em direção à EB1 de A dos Cunhados, onde fomos recebidos com alguns mimos. No final final tivemos direito a chá e sumo com um bolo muito saboroso, que, àquela hora, soube muito bem e permitiu fazermos o resto da jornada com o estômago um pouco mais aconchegado.

A cena repetiu-se no JI da mesma localidade e, prosseguimos, mais doces ainda do que tínhamos chegado.

Dirigimo-nos à EB1 do Sobreiro Curvo e posteriormente ao JI. Aqui recebemos a confirmação de que a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, já tinha chegado à sede da Junta e para lá nos dirigimos, logo de seguida.

Depois de termos cantado as nossa janeiras, no local, terminámos o primeiro dia, na EB1 das Palhagueiras, entre uma colher de sopa e uma garfada de esparguete, já que as crianças estavam no seu período de almoço, já no refeitório.

Aqui ficam as fotos desta atividade!

Viagem de Estudo a França _ INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA E. EDUCAÇÃO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA

17 A 22 de Março de 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA ENCARREGADOS EDUCAÇÃO

1 – Todos os menores não acompanhados pelos titulares do poder paternal precisam de uma autorização de saída de menores para o estrangeiro, reconhecida pelo notário, por advogado ou solicitador, a saber:

a) Se os pais forem casados, bastará o reconhecimento da assinatura de um dos progenitores e a autorização de saída deverá vir acompanhada de fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

b) Se os pais forem divorciados, deverá ser feita uma autorização por cada um dos progenitores OU por quem possui o poder paternal, devendo essa autorização vir acompanhada de uma cópia autenticada do acórdão do tribunal ou da certidão do registo civil que o ateste e ainda da fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

c) No caso de pai ou mãe falecido, a autorização deve vir acompanhada de uma cópia autenticada da certidão de óbito e também de uma fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização.

2 – No caso de alunos de nacionalidade estrangeira, deve ser verificada a exigência por parte de estados terceiros de eventuais vistos ou outros documentos específicos, para efectuarem a viagem.

3 – Aconselha-se a que, atempadamente, solicitem o Cartão Europeu de Seguro de Doença, online - www.portaldasaude.pt ou na loja do cidadão.

Clique, para aceder:

Minuta da autorização de saída

Apólice da Companhia de Seguros – Vitória Seguros

Até dia 16/1 - Campanha de recolha de material para Timor-Leste

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Campanha de recolha de material para Timor-Leste

UM LIVRO UM BRINQUEDO

No âmbito da geminação entre o nosso Agrupamento e a Escola Pré-Secundária de Soibada, Timor-Leste, decorrerá até ao dia 16 de janeiro de 2012, uma campanha de recolha de material a enviar. Aceitam-se brinquedos (sem serem elétricos ou a pilhas – em Timor só há eletricidade disponível 6 horas por dia, das 18h às 24h), livros em português (recebem-se manuais escolares de língua portuguesa para o nível da iniciação da leitura e escrita) e material escolar diverso.

A apresentação relacionada com a viagem efetuada este verão a Soibada, estará disponível a partir de amanhã na página da escola; os professores podem aceder-lhe em “professores server – imagens da escola – 2011/2012 – Timor”.

Apresentação do PowerPoint sobre a visita a Timor-Leste

Cântico timorense - clica para ouvires

Encontro com o Contador de Histórias Evaldo Barros - 9 de dezembro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ENCONTRO COM O CONTADOR DE HISTÓRIAS

EVALDO BARROS

No dia 9 de Dezembro o contador de histórias Evaldo Barros esteve em vários estabelecimentos do nosso Agrupamento para nos contar o “ Auto de Natal”.

Tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo os alunos do Jardim de Infância da Ribeira de Pedrulhos, da Fonte Grada , do Paúl e da Ponte do Rol.

Às 17:30h, realizou-se no refeitório da escola sede uma sessão aberta às famílias que contou com um elevado número de pais, avós e alunos do 1º ciclo da EBI.

Todos se deliciaram com a forma serena e doce com que a história foi contada, muito apropriada à quadra natalícia.

Um grande obrigado a todos os que tornaram possível estes maravilhosos momentos de partilha!...

As fotos AQUI!

Desporto Escolar - 1º encontro de Futsal - 7 dezembro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

1º ENCONTRO DE F

C

Realizou-se no dia 07 de Dezembro (4ª feira) pelas 14h00 a 1ª concentração de futsal iniciados masculinos, atividade inserida no âmbito do Desporto Escolar.

Avaliação da atividade: Nesta 1ª concentração de Futsal – escalão iniciados masculinos, série C, a Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias participou com um total de 10 alunos, um aluno árbitro e um secretário.

O programa da concentração foi cumprido, foram realizados o total de 3 jogos, tendo todos os alunos participado de forma equitativa nos jogos.

Resultados dos jogos:

JOGO 1 > EBI S. MONTE AGRAÇO 4 x ESCOLA E.B. CARREGADO 1

JOGO 2 > EBI S. MONTE AGRAÇO 1 x EBI PADRE VÍTOR MELÍCIAS 5

JOGO 3 > EBI PADRE VÍTOR MELÍCIAS 9 x ESCOLA E.B. CARREGADO 3

Os jogos foram bastante disputados, estando a arbitragem a cargo de alunos das várias escolas participantes. Os alunos que representaram a EBIPVM estão de parabéns pelos resultados obtidos.

Prof. responsável: Maurício Farinha

Exposição de Natal

por Prof.ING Helena Narciso -

Está patente desde a última semana de aulas do 1º Período uma exposição de trabalhos alusiva ao tema do Natal. No âmbito das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual, Inglês e Francês e, ainda, do Clube Companhia das Artes, os alunos realizaram diversos trabalhos bastante criativos, mostrando muito empenho na elaboração dos mesmos. Estão todos de parabéns!

aqui as fotos de alguns dos trabalhos.

Desporto Escolar - 1º Encontro de Natação Oeste Sul - 30/11

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO de NATAÇÃO – Oeste Sul Torres Vedras – 30 de Novembro

n

Organizado por 5 escolas da nossa cidade, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, Escola de 2º e 3º Ciclos de São Gonçalo, Escola Secundária Henriques Nogueira e Escola Secundária Madeira Torres, decorreu no âmbito das competições do Desporto Escolar, na piscina da Física, em Torres Vedras, no dia 30 de Novembro de 2011, o 1º Encontro de Natação da Zona Oeste/Sul.

Participaram neste encontro mais de 200 alunos de 10 escolas. Para além das 5 escolas organizadoras participaram também a Escola Básica Integrada do Carregado, Escola de 2º e 3º Ciclos de Mafra, Escola de 2º e 3º Ciclos António Bento Franco (Ericeira), Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer), Escola Secundária José Saramago (Mafra).

A nossa escola fez-se representar apenas por 3 alunos, Henrique Batista (6ºB) e Diogo Bento e Pedro Ferreira (8ºB), os quais participaram em duas provas cada, tendo-se classificado nos seguintes lugares:

25 Mariposa – Pedro Ferreira 2 º Lugar – 21”06

50 Livres - Pedro Ferreira 3 º Lugar – 36”94

25 Livres – Henrique Batista 5 º Lugar – 21”12

50 Costas – Henrique Batista 2 º Lugar – 1’02”03

50 Costas – Diogo Bento 2 º Lugar – 51”41

50 Bruços – Diogo Bento 1 º Lugar – 50”44

Muitos parabéns, amigos. Representaram muito bem a nossa escola.

Espera-se agora que mais alunos adiram à festa da natação.

As fotos, aqui!

Dinamização de Sala de Jogos de Tabuleiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Dinamização de uma sala de jogos de tabuleiro

(Abalone e Ouri)

ao

           

Informação : No dia 15 de Dezembro de 2011, das 10h30min às 11h55min nas salas 23 e 24 irá decorrer uma atividade com jogos de tabuleiro.

Os jogos serão realizados a pares.

Consulta aqui as regras dos jogos:

1º Encontro de Boccia

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Realizou-se no passado dia 16 de Novembro de 2011, na E. B. Fernão do Pó no Bombarral, o 1º encontro de Boccia do Desporto Escolar, com a participação do aluno Gualter Ricardo, do 6º A, em representação da EBI Padre Vítor Melícias.

O Boccia é um desporto reconhecido a nível mundial, praticado por pessoas portadoras ou não de deficiência motora, sendo actualmente uma modalidade praticada nos Jogos Paralímpicos.

Joga-se com seis bolas azuis e seis bolas vermelhas, com o objectivo de colocá-las o mais perto possível da bola branca (bola alvo), que é lançada estrategicamente pelos jogadores para dentro de um campo de 12,5m x 6m.

Tendo sido este o primeiro contacto com uma competição deste género por parte do nosso aluno, este teve uma prestação honrosa, tendo o seu desempenho técnico sido elogiado pela coordenadora nacional da modalidade.

[vê as fotos aqui]

Visita de estudo à Casa-Museu Fundação Medeiros e Almeida e à Fundação Calouste Gulbenkian

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No passado dia 10 de novembro, os alunos do 8ºano, fizeram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Francês, à Casa-Museu Fundação Medeiros e Almeida, onde visualizaram inúmeras peças francesas dos séculos XVIII/XIX/XX, relativas a porcelana, relojoaria, ourivesaria, pintura, tapeçaria, e mobiliário.

Foram confrontados com a cultura e civilização francesa, através de questões e explicações da guia, relativamente a Napoleão Bonaparte e a Luís XIV, e com a vida e obra de Medeiros e Almeida.

De tarde tiveram a oportunidade de terem uma visita guiada na Fundação Calouste Gulbenkian sobre a exposição de pintura impressionista com obras do séc. XIX - “A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa”.

Um dia diferente para estes alunos onde o interesse e a boa disposição imperaram.

[vê as fotos aqui]

Olimpíadas da Matemática

por Prof.ING Helena Narciso -

A prova da 1ª eliminatória decorreu no dia 09 de Novembro de 2011, das 15.15 às 17.30, no refeitório da EBI.

Participaram alunos do 2º ciclo e do 3º ciclo.

O grupo de Matemática congratula-se pela participação e empenho destes alunos.

A 2ª eliminatória terá lugar no dia 11 de Janeiro de 2012.


Comemoração do S. Martinho na EBI

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Na nossa cidade é feriado municipal no dia de S. Martinho, por isso fizemos a celebração na véspera.

Parecia um dia normal, igual a todos os outros mas foi um dia diferente e muito especial.

No intervalo comemos castanhas assadas e bebemos groselha.

As castanhas estavam quentinhas, acabadinhas de sair do forno.

Depois a turma 6B apresentou o teatro da Maria Castanha e uma dança, na Biblioteca, às várias turmas da nossa escola e à turma do jardim de infância da Boavista.

Já nas salas fizemos várias atividades de expressão plástica, pesquisamos sobre os castanheiros, fizemos receitas com castanhas e descobrimos que os ouriços podem ser dos castanheiros, do mar, e muitas coisas divertidas.

Este dia foi muito divertido e fez-nos lembrar outro dia também muito divertido que tivemos na nossa escola, foi a celebração do dia de Todos os Santos e do Pão por Deus.

Nesse dia com a colaboração dos encarregados de educação fizemos as Broas dos Santos na nossa escola.

Cada aluno colaborou com frutos secos, alguns pais ajudaram a amassar a massa e depois foram cozidas no forno, no refeitório da nossa escola. A seguir comemos e saboreámos as deliciosas broas. Com a colaboração de todos é bom festejar.

Texto coletivo Turma 6B

Clica aqui para ver as fotos

CC2_Concurso: "A minha sobremesa tem pastel de feijão"

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 11 de Novembro de 2011, feriado municipal, a turma do CC2 participou no Concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão”, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade e do “1º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras”.

Da parte da manhã os alunos deslocaram-se à EBI para confecionar a sua sobremesa: “Pastel de Feijão com creme de limão e menta”. Para tal confecionaram os seus próprios pasteis e o necessário creme de limão. Pelas 13horas deslocaram-se ao pavilhão multiusos para empratarem e exporem a sua sobremesa. Pelas 14horas, o júri, composto por dois chefes de cozinha e uma proprietária de um restaurante, iniciaram a sua avaliação das sobremesas apresentadas pelos sete concorrentes: AEPVM, Sotopal, Saborear, Moinho da Paúl, Império, Vasco Teixeira e Paloma Branca.

Mais tarde várias pessoas tiveram a oportunidade de provar os pastéis de feijão confecionados pelos nossos alunos, incluindo o Sr. Presidente da Câmara de Torres Vedras, bem como alguns Vereadores e Presidentes de Junta. Estiveram também presentes, no apoio aos seis representantes a Diretora e Sub Diretor da nossa escola. Registe-se com muita satisfação que o agrado foi geral. Estão portanto, e mais uma vez, de PARABÉNS os nossos alunos e a professora Sílvia Santos.

Os resultados do concurso foram anunciados às 17 horas. Desta vez não fomos distinguidos com nenhum prémio, mas afinal ganhámos à mesma. Após termos observado os alunos empenhados, a dar o melhor que sabiam e podiam, a prescindir de um dia feriado, a estarem disponíveis para representar com profissionalismo a escola que frequentam e sobretudo a terem muito gosto naquilo que fazem … como poderíamos perder?

Por outro lado, quando é que se aprende mais? Quando se perde ou quando se ganha? Pois … temos agora uma ótima oportunidade para refletirmos e podermos aprender com os nossos próprios erros – o que fizemos que podíamos ter feito melhor? Como podemos fazer da próxima vez para atingirmos os resultados que desejamos?

Mais do que simplesmente participar, importa aprender, crescer e melhorar. Na próxima oportunidade seremos com certeza melhores!

PARABÉNS a Todos!

[vê aqui as fotos]

Sessão Solene de abertura do ano letivo 2011/2012 - 4 de novembro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO

2011/2012

Na passada Sexta Feira, dia 4 de Novembro, pelas 21:30h, teve lugar, na Casa da Cultura de Ponte do Rol, a Abertura Solene de mais um ano letivo, no APVM. A sessão serviu, também, para distribuir os Diplomas de Mérito Académico e Desportivo aos alunos que se distinguiram, no ano transato.

Este ano, optou-se por um modelo de celebração diferente, com um programa protocolar mais recheado. Desde logo, porque contou com a presença do patrono, o Sr. Pe. Vitor Melícias. Por outro lado porque a Direção, quis tornar este dia mais significativo para os alunos distinguidos, oferecendo um jantar, confecionado pelos alunos do 2º ano do CEF de Cozinha. Este jantar, contou ainda com a presença dos membros do Conselho Geral do Agrupamento e com a equipa que organizou o evento, para além dos membros da Direção.

Após o jantar, todos se deslocaram até à Ponte do Rol, para assistirem ou participarem no espetáculo.

Os Clubes, Som da Malta, Bué D'Artes e Ribombar, contribuiram com a maior parte dos números apresentados, mas o CEF de Eletricidade, o Grupo "Wonderful Girls", grupo de dança constituído por alunas do 9º Ano, os alunos que participaram no Encontro de Poesia, Palavras Sentidas e a aluna Bruna Lino, ao acordeão, complementaram o elenco.

Para além destas intervenções, foram visionados dois vídeos; um em que foram recordadas as atividades desenvolvidas no ano anterior e o outro com momentos vividos pela delegação que se deslocou no verão passado a Timor, no âmbito da geminação com a escola de Soibada.

Os alunos distinguidos, num total de 28, foram também passando pelo palco para receberem os respectivos Diplomas de Mérito, das mãos de ex alunos de Mérito, convidados para o efeito.

Também um grupo de alunos que no ano passado se submeteram ao exame DELF Scolaire, de Francês, receberam os respetivos certificados, nesta cerimónia.

Foram ainda distribuídos prémios aos melhores leitores do Agrupamento, intitulados Diplomas do Viajante.

A Câmara Municipal esteve representada na pessoa da Sra. Vereadora da Educação Engª Laura Rodrigues.

A abertura do evento coube à Diretora do Agrupamento, Dra. Elisabete Jerónimo e o encerramento ao Pe. Vitor Melicias.

Com a sala repleta, esta cerimónia decorreu como se esperava, com muita animação e intensa participação de todos os presentes.

Clica aqui para ver as fotos!


No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de estudo à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

c

No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz, onde puderam conviver com as dificuldades da navegação na época de quinhentos.

Esta visita foi conduzida por uma guia que entusiasticamente explicou aos alunos todos os pormenores relativos à vida quotidiana dos marinheiros nas descobertas, tendo os alunos sido convidados a dramatizar algumas cenas marcantes da época.

Na segunda parte da visita rumámos ao Mosteiro dos Jerónimos onde os alunos puderam observar o estilo Manuelino e ouviram explicações sobre a construção do mosteiro e a viagem de Vasco da gama à Índia.

Concluíram a visita com um jogo para consolidação de conhecimentos.

Profs. HGP Isabel Amado Jorge Leal Teresa Carmo

As fotos, AQUI!

Comemoração do Halloween

por Prof.ING Helena Narciso -
Está patente no Átrio da Escola uma exposição de trabalhos alusivos à época de Halloween. A pedido dos professores de Inglês, muitos alunos dos 2º e 3º Ciclos realizaram diferentes tipos de trabalhos repletos de criatividade e empenho.
A exposição de trabalhos foi montada com a colaboração dos alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha que, igualmente, confeccionaram um saboroso bolo que foi distribuído aos alunos no intervalo grande da tarde do dia 31 de Outubro. Fica aqui o agradecimento do grupo de Inglês à professora Sílvia e a estes alunos.


História da Educação Especial

por Prof.POR Anabela Azevedo -

m

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

                                                                     Fernando Pessoa

A Educação Especial No Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias 1999/2011

Vista através das práticas educativas desenvolvidas segundo o Modelo Inclusivo proposto por:

L.M.Correia (2002,2003)

Seguindo este modelo de intervenção sempre foi política educativa deste agrupamento privilegiar as N.E.E. no seio da própria sala de aula, existindo para o efeito um discurso educacional desde o social, ao legislativo e ao psicopedagógico.

Relativamente ao processo desenvolvido atente-se às práticas implementadas inicialmente, aquando da instalação desta escola e segundo o Dec. Lei n.º 319/91:

1. Conhecimento dos alunos para determinar a realização académica e social, passando para o efeito pela identificação do aluno; estilos de aprendizagem; interesses; capacidades; necessidades; ambientes de aprendizagem (académicos, sócio-emocionais, comportamentais e físicos) estando esta prática exclusivamente vocacionada para o conhecimento e não para rotular para segregar.

2. Planificação apropriada com base nesse conhecimento: elaborada a partir do Projecto Educativo; Avaliação Preliminar; P.E.I. (Avaliação Compreensiva) da responsabilidade da equipa interdisciplinar .

3. Intervenção adequada, que podia estar orientada para três situações distintas:

Preliminar (carácter preventivo) baseando-se na avaliação preliminar sendo a intervenção da Edu. Especial a título consultivo. Podiam aplicar-se Adequações Curriculares.

Compreensiva (carácter educacional) avaliação exaustiva.

Transaccional (carácter vocacional e pré-profissional) Esta última era desenvolvida quando não eram atingidos objectivos do currículo comum, para facilitar a inserção na sociedade e mundo laboral. Obedecia a programas de transacção individualizados, com alterações curriculares significativas, ensino aprendizagem em cooperação e actividades comunitárias.

Figuras Educacionais

Assistente ou auxiliar de acção educativa (tivemos uma única experiência)

(Registo de assiduidade, vigilância nas recreios, supervisão nas refeições, tarefas instrucionais, assistência ao professor da educação especial, apoio a alunos com critérios estabelecidos nas programações individuais, participar nos trabalhos de grupo)

Professor de educação especial

Técnico especializado com funções de consultoria a professores, pais, cooperação no ensino e apoio directo enquadrado na componente dos serviços de educação especial, caso estivesse prescrito no PEI.

Funções do Professor de educação especial

Adequava o currículo comum para facilitar a aprendizagem da criança com N.E.E.

Propunha ajuda suplementar e serviços que o aluno necessitasse para sucesso dentro e fora da sala de aula.

Colaborava com o professor da turma.

Trabalhava directamente com o aluno com N.E.E. na sala de aula ou sala de apoio a tempo parcial, se determinado no PEI do aluno.

Outros recursos serviços especializados

Psicologia; Assistência Social; Terapias; Médicos; Enfermeiros; Responsáveis pela avaliação e elaboração da intervenção adequada para alunos com N.E.E. nas suas áreas da especialidade.

Apoios Educativos

Visava um conjunto de intervenções prescritas pelas programações para munir o aluno de competências para a inserção futura na sociedade autonomizando-o e responsabilizando-o.

Figuras Educacionais

Professor de apoio educativo

Possui habilitação própria e devia desenvolver competências no aluno numa área determinada.

Com esta linha de orientação metodológica se desenvolveu o trabalho da Educação Especial, desde o início da sua abertura até 2008, data em que entrou em vigor um novo modelo de intervenção consubstanciado no DECRETO-LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO.

Contributo da Educação Especial no Agrupamento para a implementação da diferenciação de práticas pedagógicas conducentes à Inclusão de Todos os Alunos

1999/2000 - Acção de sensibilização destinada a auxiliares de acção educativa “Relações Pedagógicas e Histórias de Vida”.

1999/2000 – Começava um ciclo de formações e sensibilizações internas aos professores da escola, tendo o seu início em cada ano lectivo, no âmbito da Política Educativa relativa à Inclusão e que procurava simultaneamente acolher e aproximar os novos docentes nas relações interpessoais.

2002/03 – Decorrente da acção de Formação “ Escola Inclusiva, um Horizonte a Descobrir”, resultou uma brochura em que todos os intervenientes na formação deram o seu contributo através das reflexões individuais que a mesma suscitou.

2001/2002, desenvolveu-se a Acção de Formação “Observar para Melhor Intervir”, com a duração de 28 horas, destinada a auxiliares de acção educativa.

Os Projectos que a seguir se enunciam encontravam-se enquadrados no Desp. n.º 22 /SEEI/96, que aprovava medidas de combate à exclusão escolar, definindo o enquadramento legal para os currículos alternativos.

A Educação Especial nos apoios indirectos de então fomentou os seguintes projectos pedagógicos:

1999/2001- “Reencontro com a Escola e Com a Vida” foi um projecto para um 5.º ano de escolaridade destinado a alunos que estavam vocacionados ao fracasso não só escolar mas fundamentalmente para a vida.

2000/2001 - “Um Novo Jeito de Caminhar” – destinado a alunos dum 7.º ano de escolaridade, todos com retenções, e um percurso escolar à altura problemático.

Neste mesmo ano lectivo a promoção de um outro projecto com as mesmas características aplicado a alunos dum 8.º ano também com idênticas dificuldades e denominado “Projectar o Futuro”.

Não foram projectos de sucesso para todos mas foram projectos que agarraram à escola muitos dos alunos envolvidos e que inicialmente estavam predestinados ao fracasso e insucesso.

Em 2001/02 com a legislação em vigor, Decreto-lei 6/2001 de 18 de Janeiro, avançava mais um projecto com a colaboração da Educação Especial, a implementação na escola da flexibilização curricular.

Neste ano lectivo salienta-se também a promoção de um programa para o desenvolvimento de competências sociais, destinado a alunos dum 6.º ano de escolaridade, que apresentavam graves problemas ao nível do comportamento, com base no programa de Margarida Gaspar de Matos.

Devido ainda aos problemas de comportamento em 2000/01, promoveu-se uma Unidade de Atendimento, que tinha como objectivo atender todo e qualquer aluno que necessitasse duma intervenção urgente e imediata de acompanhamento individualizado.

A estratégia passava por tentar compreender o que se passava com os alunos através duma ficha que tinham de preencher, altura potenciada para tentar descontrair e “quebrar o gelo”, para depois aprofundar as respostas obtidas. Analisadas as respostas e colocando em evidência alguns factores, os mesmos eram transmitidos ao director de turma e dependendo das situações o estudo poderia passar ainda por entrevista ao encarregado de educação e encaminhamentos vários se necessário.

2001/02, decorrente de um Círculo de Estudos, “Para uma Escola Inclusiva” projectou-se e aplicou-se mais um projecto, “Parceria em Contexto de Sala de Aula”, pretendendo desenvolver um trabalho de parceria no âmbito da pedagogia diferenciada aplicada a dois níveis: dos professores, com a colaboração entre colegas, ou pares pedagógicos com partilha de sala de aula e ou ao nível dos alunos contemplando o trabalho autónomo ou o trabalho em grupo ou pares.

No mesmo ano lectivo fomentou-se no âmbito dos apoios indirectos a Sala de Estudo Acompanhado. O objectivo era contribuir para a promoção de aquisições de métodos de estudo e de trabalho que permitissem aos alunos realizar com maior autonomia a aprendizagem e desenvolver a capacidade de aprender a aprender.

No ano lectivo de 2004/05 foi aprovado e implementado mais um projecto “Trajectos Especiais”, que visava um trabalho de tutoria pedagógica, proposto pela Educação Especial, no acompanhamento de alunos ao abrigo do Desp. N.º 22/SEE/96 de 19 de Junho.

Quanto aos apoios directos os alunos portadores de NEE, recebiam os mesmos nas áreas de: Escola, Casa, Comunidade, Recreação e Lazer e Aprendizagem Pré-Profissional para os que tinham idade para a integrar.

Embora sem grandes condições logísticas e poucos recursos materiais as actividades eram desenvolvidas. As pequenas refeições e outras actividades de culinária muito simples, preparavam-se na sala de apoio, com as loiças e panelas trazidas de casa.

As janelas serviam de exaustor e a loiça lavava-se em alguidares.

O mesmo espaço servia para isso e todas as outras actividades referenciadas.

Quanto às saídas de socialização, imprescindíveis em currículos funcionais, uma carrinha tornava-se imprescindível, mas a escola não a possuía.

A Associação de Pais promoveu então uma noite de fados e com a benevolência também de outras figuras muito queridas à causa, foi possível adquirir a mesma, que acabou por servir a escola naquela e noutras valências.

No ano lectivo de 2007/08 foi implementada uma “loja de decoração”, fomentada e desenvolvida pela Educação Especial, no seio da própria escola, com artigos realizados pelos alunos com NEEcp. A receita revertia para a viagem final de ano lectivo destinada a esta população escolar.

De salientar que os alunos portadores de NEEcp, têm tido a oportunidade de vivenciar experiências únicas através das viagens finais de ano lectivo.

 Através do desenvolvimento de um trabalho com objectivos, em que os alunos com NEECP são intervenientes activos do processo e com a colaboração imprescindível da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, alguns destes alunos já tiveram oportunidade de viajar de avião, nomeadamente através duma visita pedagógica à Ilha da Madeira, bem como ao Algarve e praia de Santa Cruz.

Se as experiências para muitos destes alunos foram únicas e estamos crentes inesquecíveis, para nós professores, não o foram menos. A riqueza das interacções e a alegria contagiante desses momentos ficarão para sempre gravados na nossa memória.

2009/10 - Por não existir a possibilidade de desenvolver uma acção de formação/sensibilização no âmbito da dislexia, por decisão da Direcção, mas considerando contudo a Educação Especial, a pertinência da informação e esclarecimento neste âmbito, foi divulgado nos conselhos de turma onde frequentavam alunos em condição de dislexia uma pequena informação escrita, folheto, tentando esclarecer e informar acerca da temática sinalizada.

Com a aplicação da LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO, uma reviravolta processual se impôs filtrando cada vez mais o que é considerada situação elegível para os serviços da Educação Especial.

Desta forma relembra-se que este Decreto-Lei visa a criação de condições para a adequação do processo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação num ou mais domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente.

No desenvolvimento das nossas funções temos que salientar a colaboração indispensável que as diferentes Direcções nos têm dispensado. Sem essa cooperação o trabalho da Educação Especial ficava inevitavelmente comprometido.

No presente ano lectivo 2011/12, salientamos o esforço, colaboração e empenho da actual Direcção da Escola, que tem reconhecido e valorizado o trabalho a desenvolver em prol desta população escolar que já por si é muito frágil e necessitada.

Para que se entenda esta perspectiva devemos registar que actualmente contamos com quatro espaços de trabalho distintos, onde é possível desenvolver verdadeiros currículos funcionais, a alunos com NEEcp, nomeadamente: Área Escola; Área Casa; Área Comunidade; Área Recreação e Lazer; Transição para a Vida Pós –Escolar.

Numa outra vertente de salientar que após largos anos de solicitações, levantamentos e exposições podemos hoje coroar estes esforços vistos através do resultado final. Assim salientamos a possibilidade de contarmos com técnicos de Intervenção Específica nomeadamente uma psicóloga da escola e duas terapeutas da fala, estas últimas colocadas através dum projecto de parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão, imprescindíveis para um trabalho em equipa mais fortalecido e profissional.

 Como Escola de Referência à Deficiência Visual, ainda existe um caminho muito longo a percorrer. Faltam recursos humanos e materiais fundamentais para o apoio a alunos cegos e com baixa-visão, o que nos preocupa e inquieta.

Todos nós, Professores do Ensino Regular, Professores da Educação Especial, Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, Técnicos de Intervenção Específica e todos os que direta ou indirectamente trabalham e defendem esta população escolar, são inequivocamente a pedra angular para o sucesso destes alunos.

O Sucesso Deles é o Sucesso de Todos Nós.

Comemoração do Dia da Alimentação pelo 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 14 de Outubro de 2011, os alunos do 1º ciclo comemoraram o dia da alimentação.

Durante a semana realizamos na biblioteca a roda dos alimentos, com materiais reciclados.

Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre os vários grupos da roda dos alimentos e também sobre as regras para uma alimentação saudável.

Todas as turmas trouxeram fruta para fazermos uma salada de fruta conjunta.

A salada de fruta tinha uma diversidade de frutas: manga, abacaxi, laranja, pêra e maçã, banana e maracujá do Brasil, ricas em vitaminas e sais minerais. Estava mesmo boa e deliciosa. Vários alunos repetiram a salada de fruta. Foi um lanche muito saudável e animado.

Turma 6B (1º Ciclo)

Trabalho realizado por: Beatriz, Raquel e Hugo.

Vê aqui as fotos da atividade

RiBombar - 22/10 - Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

RiBombar

Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

22 de outubro 2011

 

A Associação Vivenciarte realizou no passado sábado, 22 de outubro de 2011, um Encontro Pedagógico subordinado ao tema: Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação".

O encontro teve lugar na ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e contou com a presença da Sra. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues e da Ex Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge.

A animação da Sessão de Abertura esteve a cargo do RiBombar que, com toda a sua expressividade rítmica, arrancou fortes e ritmados aplausos dos participantes do encontro que, praticamente lotavam o auditório da ESCO.

Deixamos aqui um video deste evento:

CEF de Cozinha visita o Património Local

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 18 de outubro, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Atual e Cozinha2, os alunos do CEF de Cozinha realizaram uma visita de estudo ao centro histórico da cidade, a fim de consolidarem conhecimentos adquiridos no seu trabalho de pesquisa sobre o património histórico da cidade.

Os alunos Leonardo e Miguel Alves elaboraram o roteiro da visita, enquanto os outros alunos fizeram a leitura, no local, das características dos monumentos pesquisados: Paços do Concelho, Igreja de S. Pedro, Chafariz dos Canos, Castelo, Igreja da Mesericórdia, Igreja e Convento da Graça, Museu Municipal, Jardim e Monumento Comemorativo das Guerras Peninsulares.

Por fim, visitaram a Fábrica Coroa, dos Pastéis de Feijão, onde observaram as etapas de produção e degustaram os famosos doces regionais.

Acompanharam os alunos as professoras Teresa Carmo e Sílvia Santos.

[vê aqui as fotos]

J.I. de Ponte do Rol de Parabéns!

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

O J.I. de Ponte do Rol aderiu, em grande força, ao Projeto Eco-escolas: é o segundo ano que é galardoado com a Bandeira Verde (escola amiga do ambiente)!

Movidos por uma grande vontade de cuidar do nosso Planeta e empenhados na mudança de atitudes para preservar a sua qualidade ambiental, alargaram o projeto a toda a comunidade e a outros parceiros. Assim, aderiram à campanha Geração Depositrão (recolha de pequenos electrodomésticos) e foram contemplados, com dois prémios: numa fase, uma impressora, que foi um importante recurso para uso no J.Infância; numa fase posterior e recente, receberam 50 bicicletas que foram distribuídas pelas crianças envolvidas no projeto.

Esta foi uma das 10 escolas do Pais que mais resíduos recolheu: cerca de 2047kg, que se traduziu em 40,94kg por aluno!!!

Sentem todos uma maior responsabilidade de levar esta missão mais longe, pois conseguiram melhorar, de forma visível, o ambiente envolvente, seguindo a linha Orientadora do nosso Agrupamento de Escolas: “Melhorar é Possível”. Assim a campanha vai continuar e conta-se com a colaboração de todos!

A Direção do APVM congratula-se com esta iniciativa e felicita a comunidade educativa pelo envolvimento e interesse demonstrados.

“O futuro do nosso Planeta depende das ações das nossas crianças” – in artigo enviado pelo J.I. e publicado no jornal local.

[vê as fotos aqui]

Comemoração do Dia da Alimentação

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Na próxima 2ªfeira, dia 17, como já vem sendo habitual no nosso agrupamento, vamos comemorar o dia mundial da alimentação.
Nesse sentido, a equipa PES, associou-se ao CEF de Cozinha e trabalhou a alimentação saudável, incidindo nas frutas e nas plantas aromáticas, como forma de prevenir e combater algumas doenças dos tempos modernos.
Assim, pelas 10h00,no bar, o CC2 e algumas turmas do 7º ano, irão presentear-nos com os seus trabalhos que incluem a degustação,(a que já nos habituaram), de frutas frescas e exposição de plantas aromáticas.
Convida-se toda a comunidade escolar a participar...
 
A equipa PES

Esclarecimento sobre concurso de contratação de escola para recrutamento de pessoal docente

por Prof.ING Helena Narciso -
ESCLARECIMENTO
 
Sendo vários os candidatos a colocarem questões referentes aos concursos de "contratação de escola" para recrutamento de pessoal docente e em particular em relação a um desses concursos, esclarece-se o seguinte:
 
Os concursos de "contratação de escola" regem-se pelo Decreto-Lei 35/2007, de 15 de fevereiro;
De acordo com o ponto 2 do artigo 6º desse normativo "cabe ao órgão de direção executiva da escola fixar os critérios objetivos de seleção em que assenta a decisão de contratar, colhido o parecer vinculativo do conselho pedagógico";
Assim sendo, o Conselho Pedagógico, em reunião de 15 de julho de 2011, decidiu que na definição dos critérios para seleção de docentes dos grupos de recrutamento definidos, dever-se-iam ter em conta as seguintes orientações:
     - incluir em 1º lugar condição que permita dar continuidade aos professores do Agrupamento de Escolas, desde que seja do interesse destes e da Escola;
     - considerar depois as condições do concurso nacional;
Deste modo, na generalidade dos concursos de "contratação de escola", com exceção dos concursos referentes à contratação de técnicos para a lecionação das disciplinas técnicas dos cursos CEF, foi estabelecido como primeiro critério de seleção o facto dos candidatos terem conhecimento do meio social/cultural envolvente em que a escola/agrupamento se encontra e, consequentemente conhecimento das turmas em questão, ou seja, o equivalente a terem lecionado no Agrupamento no ano letivo anterior, de forma a dar continuidade imediata à concretização de projetos iniciados e à implementação de soluções encontradas para problemas detetados no ano transato;
O critério seguinte e os demais, são aplicados, sucessivamente, para proceder a situações de desempate criadas pela aplicação do critério anterior (ver resumo dos critérios de seleção);
As listas ordenadas encontram-se publicadas em anexo, salvaguardando-se que apenas os dados referentes ao candidato colocado são verificados. 
 
No caso do concurso para a contratação de um professor de informática(grupo 550) para um horário de turmas CEF, com 18 horas, a concurso desde as Necessidades Residuais esclarece-se ainda que:
      - A docente aceite (selecionada) na data de 4 de outubro (a primeira na lista de graduação do concurso, de acordo com os critérios acima mencionados) lecionou neste Agrupamento nos últimos 2 anos letivos (2009/2010 e 2010/2011) dando assim sequência ao trabalho iniciado no ano transato nas várias turmas de CEF (referentes ao horário em causa).
 
Entretanto, este Agrupamento de Escolas, na pessoa da sua Diretora e, na sequência dos vários pedidos de esclarecimento por parte de alguns candidatos a este horário, interroga-se sobre as razões da não colocação dos mesmos em "bolsa de recrutamento", dado como os próprios afirmam, são profissionalizados e, uma vez que o horário em causa está a concurso desde as Necessidades Residuais, nunca tendo sido colocado nenhum docente, tal como acontece desde os últimos 2 anos, neste grupo de recrutamento e, no nosso Agrupamento de Escolas.
 
Em relação ao concurso para contratação de um professor de Educação Especial (grupo 930), para um horário anual de 22 horas, esclarece-se também que:
       - O concurso encontra-se em análise, de acordo com os critérios definidos em Conselho Pedagógico, no entanto o 1º critério não se aplica dado que nunca esteve ninguém colocado, neste grupo de recrutamento, desde a homologação deste Agrupamento como Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão (2008).
 
6 de outubro de 2011
A Diretora
Elisabete Mª Galvão Jerónimo

Comemoração do Dia Mundial da Música

por Prof.POR Anabela Azevedo -

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

No dia 1 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Música. Como não era um dia letivo, o Grupo de Educação Musical através do Clube da Música e o Clube Bué D'Artes, decidiram assinalar a efeméride no dia 30 de Setembro.

Para tal, organizaram uma apresentação, com alunos da escola que se dedicam à prática de algum instrumento, preparando números de conjunto em que os mesmos eram solistas.

Para além disso, contámos com um convidado muito especial, o Sr. Alfredo Cunha, excelente violinista, membro da extinta, "Nova Orquestra Torreense".

Assim, demos a conhecer os instrumentos e mostrámos que os mesmos estão acessíveis, desde que haja vontade e dedicação, para a sua aprendizagem e execução.

Alunos participantes:

1 - Beatriz Marques 9º C - Canção Vocês sabem lá – Acompanhamento com teclado

2 - Margarida Antunes 8º A - Canção Eu Sei – Play back musical

3 - Inês Santos 6º A – Clarinete Divertimento - Acompanhamento de Violino e Guitarra e Metalofone

4 - Bruna Lino 6º B – Acordeão 2 Valsas - solo

5 - Diogo Gonçalves 9º C e José Gabriel 9º B - Gaita de Foles Pasodoble Português - Acompanhamento de Concertina e Percussão; Saia da Carolina - Acompanhamento de Piano e Percussão

6 - Mafalda Roque 7º C – Flauta Alecrim – Acompanhamento de Flauta, Guitarra e Violino

7 – Convidado - Alfredo Cunha – Violino Viva España e Fado do Estudante - Acompanhamento de Guitarra

8 - Clube Bué D’Artes - Canção Music

9 - Tiago Santos 9º C – Bateria; Rui Antunes CEF Inf – Baixo Elétrico -  Woman no Cry - Acompanhamento com teclado, guitarra e violino.

 Os professores de Ed. Musical, Natércia Silva e Pinto Gonçalves, asseguraram a logística e o acompanhamento das peças ao piano, guitarra, concertina, flauta e melatofone.

A Apresentação decorreu no espaço multiusos da escola, durante o intervalo da manhã, entre as 9:45h e as 10:30h, com muita participação por parte de alunos, professores e funcionários que aplaudiram calorosamente os nossos artistas.

Para além disso, durante o dia a APVM TV, realizou uma emissão com programas relacionados com a música, como um vídeo com fotos de instrumentos musicais e alguns concertos.

Partilhamos aqui um vídeo com imagens do evento:

Turma Verde de 2010/2011

por Prof.ING Helena Narciso -

Na sequência do Projecto Brigada Verde, realizaram-se várias actividades no âmbito da Educação Ambiental. Realça-se a participação ativa de todas as turmas da escola, incluindo o 1ºciclo. De acordo com o que foi estipulado em regulamento próprio, a turma que somou mais pontos foi o 8ºA do ano lectivo 2010- 2011. O prémio será atribuído brevemente.

CEF de Cozinha - 2º Ano - XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL - APVM distinguido com Menção Honrosa

por Prof.POR Anabela Azevedo -

XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL

APVM distinguido com Menção Honrosa

Os alunos da Turma do CEF de Cozinha - 2º Ano, mesmo estando em período de férias disponibilizaram o seu tempo livre para participar na XVI FEIRA DO ARROZ DOCE, a qual se realizou na Paúl, no passado fim-de-semana.

Acompanhados pela professora Sílvia Santos, introduziram novidades no certame: fazer o arroz doce no momento, sendo servido ainda quentinho e confeccionar diferentes tipos de Arroz Doce: à Portuguesa, de Côco, de Chocolate, e Sem Ovos.

A iniciativa teve grande adesão do público tendo o Agrupamento servido cerca de 450 taças de Arroz Doce.

Como não poderia deixar de ser, os nossos alunos participaram também no concurso, tendo sido incluídos na difícil categoria dos Restaurantes. Foi com todo o mérito que, entre 12 concorrentes, o Arroz Doce à Portuguesa confeccionado pelos nossos alunos e pela nossa professora, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

A todos estes alunos e à professora, pela sua disponibilidade e boa disposição, pela sua perseverança e competência, os nossos sinceros PARABÉNS!

É um orgulho ser representado assim ... Bem Hajam!

Vê aqui as fotos do evento

Concurso Logótipo Óleão - Vencedora: Joana Dias 8ºA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Concurso Logótipo Oleão

j

No âmbito do Programa Eco-escolas foi lançado o concurso “ Logotipo para o Oleão”. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica, por alunos da turma 8º A, sob a supervisão da professora Margarida Silva.

O vencedor foi a Joana Miranda Dias.

p Joana!

AQUI todos os trabalhos!

Laboratório Aberto - 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Laboratório Aberto

08/06/2011

No passado dia 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram as turmas 8º A, 9º A e 9º C, que monitorizaram a actividade com os mais pequenos.

É de salientar que estes alunos participaram de forma muito activa e empenhada, pelo que os professores envolvidos nesta actividade agradecem a sua colaboração.

As fotos da actividade AQUI!

XXII Festa da Criança - Oeste Infantil

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Decorreu no espaço da Expotorres, mais uma “Grande Festa da Criança – Oeste Infantil”, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração de Agrupamentos de Escolas do concelho e de outras Instituições civis e militares.

Este ano o tema aglutinador do certame foi "Volta a Portugal" e o do nosso agrupamento “O Pomar do Sr. Rocha”, já que pudemos nele assumir o papel de agricultor e apanhar as tão deliciosas pêras rocha pelo “pomar”. No final, era inclusive possível saborear esta famosa fruta e receber uma das várias receitas possíveis de confeccionar com pêra – “Gelado de pêra”.

O Grupo de Trabalho responsável pela Actividade Oeste Infantil do nosso Agrupamento, dinamizador do evento, agradece a colaboração de todos os que nela participaram e colaboraram (alunos, docentes, não docentes e empresas – Campotec, Ferpal, Novodia).

[vê as fotos aqui]

Parceria CEF_Coz_1 e Agrupamento de Escolas de Campelos

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
No dia 16 de Junho de 2011, os alunos do Curso de Cozinha 1, deslocaram-se à sede da Associação de Campelos para consolidação da parceria realizada entre os alunos do 7º ano de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Campelos e o CEF de Cozinha 1 do nosso agrupamento. Os alunos do 7º ano de Artes Visuais projectaram e executaram maquetas de bolos para eventos e os nossos alunos confeccionaram o bolo vencedor.

Estamos todos de parabéns pela iniciativa que foi muito apreciada pela comunidade educativa de Campelos. Parabéns aos nossos alunos e à Chef Sílvia que, mais uma vez, coordenou com grande entusiasmo toda a equipa.

Bem hajam e boas férias CC1.

A Presidente da CAP
Teresa Carmo

Desporto Escolar - Andebol de Praia

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Praia de Sta Rita
08 Junho 2011 

Mais uma vez os grupos-equipa de Andebol terminaram as suas actividades com um grande convívio de andebol na praia de Sta Rita. 

Estiveram presentes 7 escolas, divididas por 3 campos e cerca de 160 alunos, que se divertiram imenso praticando uma variante do andebol, que nesta altura do ano anima imensas praias do país. 

No final houve a “banhoca” da ordem e um almoço volante bastante reconfortante. 

A todos um bom ano desportivo e académico.  

DELF SCOLAIRE 2011

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DELF SCOLAIRE 2011

eg

Mais uma vez os docentes da nossa escola prepararam alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2011, os quais conferem o diploma de nível A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Franco-Portugais de Lisboa.

Alguns dos alunos que realizaram o exame A1 no ano lectivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 com sucesso.

Constatamos ainda que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca é em vão.

Saliente-se que alguns alunos abaixo supracitados concorreram em pé de igualdade com alunos do ensino secundário, com uma faixa etária muito superior e não tendo, até à data do exame, sido leccionadas três unidades temáticas do 1ºano de francês.

Felicitamos os alunos participantes:

Exame A1

7ºA Bebiana Gomes Martins – 89,5%

     Carolina Miranda Francisco – 78%

     Maria Margarida Mendes Antunes - 86,5%

7ºC Joana Antunes Boaventura – 85,5%

8ºA Solange Filipa Fernandes Jordão – 71%

     Tiago André Batista Gonçalves – 81%

8ºB Benoliela de Jesus Baptista Benoliel – 64,5%

     Beatriz Ferreira da Costa – 79,5%

     Bruna Raquel Dinis Rodrigues – 77%

     Patrícia Roque Moreira – 93,5%

9ºA Ana Maria Martins Casimiro – 84%

Exame A2

8ºA Cristiano Emanuel Ribeiro Esteves – 72,5%

     José Gabriel da Silva Figueiredo – 65,5%

     Kevin dos Santos Rocha – 74%

     Sara Carvalho da Silva Rocha – 76%

8ºB Daniela Sofia Antunes Rodrigues – 77,5%

Nos Félicitations!

Les professeurs: Agostinho Castro    e    Margarida Cecílio

29 de Maio: O RiBombar no PORTUGAL A RUFAR 2011 - Seixal -

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PORTUGAL A RUFAR 2011

SEIXAL - 29 DE MAIO

No passado dia 29 de Maio, o Seixal vibrou com o Dia do Bombo, momento alto do Portugal a Rufar 2011.

 O Programa anunciava:

  • Domingo, 29 de Maio, junto à Baia do Seixal | DIA DO BOMBO

No dia 29 de Maio cumpre-se o bombo. Vindos de todo o país, chegam ao Seixal centenas de tocadores compondo um cortejo sem fim.

- 11h00 às 12h30 - Grande Desfile do Dia do Bombo com início na Mundet até ao Largo dos Restauradores;

- 12h30 - Espectáculo com a Grande Orquestra PAR' 11 com participação de todos os tocadores;

- 14h30 - Actuação individual dos grupos participantes animando a zona histórica do Seixal;

- 16h00 - Festa de despedida no Largo Luíz de Camões;

- 17h00 - Encerramento do PAR' 11.

 E foi assim. centenas de Bombos ecoaram naquele dia pela zona histórica do Seixal, chegando até ao Tejo, ali ao lado.

Foi uma jornada de são e alegre convívio entre jovens de todas as idades, dos 7 aos 70, celebrando o Bombo e a percussão. O Ribombar acrescentou, este ano, o colorido das Gaitas de Foles encantando quantos nos ouviam ao longo do percurso do desfile e, durante a tarde no local que nos foi destinado para as actuações.

Partilhamos aqui o vídeo das fotos recolhidas durante o evento.

Golfe - Torneio de Encerramento

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

DESPORTO ESCOLAR

No dia 25 de Maio realizou-se no campo de Golfe do Vimeiro o Torneio de Encerramento que juntou todos os praticantes da modalidade, ou seja todos os golfistas das diferentes escolas do Oeste que participaram nos diferentes escalões: principiantes, intermédios e avançados.

Num torneio cuja classificação já não pontuava para o ranking, em que alguns dos nossos jogadores jogaram no escalão acima e com bastante calor, os nossos jogadores realizaram um percurso de nove buracos, tendo-se aplicado de forma muito empenhada e concentrada na prova, tendo obtido as classificações seguintes:

Escalão de Intermédios – Mihai Ene - 5 º B – 1 º Lugar

Escalão de Avançados – João Barros - 6 º B – 1 º Lugar

Escalão de Avançados - David Abreu - 7 º C – 3 º Lugar

Escalão de Avançados - Victor Codita -7 º C – 4 º Lugar

Escalão de Avançados - Filipe Freitas -7 º C – 6 º Lugar

Também o nosso ex-aluno Lucas Barros, que apesar de frequentar a Escola Secundária Madeira Torres continua a treinar connosco, por sermos Escola de Referência em Golfe, participou neste torneio, tendo-se classificado em 2 º lugar, no nível de avançados.

No final deste torneio procedeu-se à entrega das medalhas aos cinco primeiros classificados de cada nível, correspondendo aos resultados alcançados no ranking. Assim, destacam-se os resultados obtidos pelos alunos:

Mihai Ene – 4 º lugar no escalão de principiantes

David Abreu – 3 º lugar no escalão de Intermédios

João Barros – 2 º lugar – escalão de avançados

Lucas Barros – 3 º lugar – escalão de avançados

Renato Silva - 5 º lugar – escalão de avançados

A todos os nossos jogadores parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela forma exemplar com que se empenharam, quer nos treinos quer nos torneios.

[vê as fotos aqui]

27/05 - C.E.F. – C.C.2 - almoço pedagógico no C.T da Quinta da Lapa em Matacães

por Prof.POR Anabela Azevedo -

C.E.F. – C.C.2

Almoço pedagógico no C.T. da Qta das Lapas

Matacães/Monte Redondo

27 Maio 2011

Na sequência de uma visita de estudo ao Centro Terapêutico da Quinta das Lapas (Dianova) os alunos do CEF-CC2 comprometeram-se a realizar um almoço para toda a comunidade (cerca de 35 pessoas), o que veio a concretizar-se neste dia. Quer o pessoal técnico, quer os utentes no final da refeição solicitaram a presença dos alunos no refeitório saudando-os com uma enorme salva de palmas e pedindo-lhes que voltassem sempre que possível. A Direcção solicitou junto dos professores presentes a possibilidade da realização de um protocolo, para a organização de futuras iniciativas e possível integração dos nossos alunos em actividade de estágio profissional nesta Comunidade.

A iniciativa culminou com algumas actividades desportivas, onde o futebol foi o expoente máximo.

O convívio entre todos foi sempre a nota dominante e mais um vez os alunos intervenientes tiveram um comportamento exemplar e de grande prestigio para a nossa escola.

Aqui ficam as fotos da actividade

Visita de estudo à Biofrade e ao Porto de Pesca de Peniche

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 12 de Maio de 2011, a turma do 8ºA participou numa visita de estudo à Biofrade (Produção Agrícola Biológica) e ao Porto de Pesca de Peniche.

Esta visita de estudo foi realizada no âmbito de Área de projecto e de Geografia.

Na parte da manhã os alunos dirigiram-se à Biofrade onde viram como se processava uma produção biológica e as suas características.

Na parte da tarde dirigiram-se ao Porto de pesca de Peniche para ver como funcionava o descarregamento de peixe e a lota (venda de peixe no porto).

aqui as fotos

Visita de estudo ao Museu das Comunicações e ao Museu da Electricidade

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Foi no passado dia 20 de Maio que os alunos dos cursos CEF de Operação e Instalação de Sistemas Informáticos e de Electricidade de Instalações se deslocaram ao Museu das Comunicações e ao Museu da Electricidade.

No Museu das Comunicações tiveram a oportunidade de visitar duas das exposições patentes: a Casa do Futuro - onde assistiram a demonstrações de Domótica (robótica aplicada à habitação) - e Comunicar na República - onde tiveram oportunidade de ver a evolução dos vários sistemas de comunicação nos últimos 100 anos.

No Museu da Electricidade tiveram a oportunidade de aprender como através da combustão do carvão se produzia electricidade para alimentar a cidade de Lisboa. Posteriormente, ficaram a conhecer um pouco sobre as novas energias - renováveis e limpas.

Entre os dias 9 e 13 de Maio decorreu a já habitual semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu

por Prof.POR Anabela Azevedo -

sl

c

c

9 a 13 de Maio

Entre os dias 9 e 13 de Maio decorreu a já habitual semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu, uma vez que esta semana coincide sempre com a comemoração do Dia da Europa.

O Departamento de Línguas agradece a excelente participação dos CEF 1 e 2 de Cozinha e dos seus formadores na confecção de saborosos petiscos relacionados com a gastronomia portuguesa, francesa, inglesa, espanhola e italiana que em muito contribuíram para o sucesso desta semana.

Mais uma vez os nossos formandos mostraram o magnífico trabalho que têm vindo a realizar e que enche de orgulho o Agrupamento.

Esperamos que continuem a deliciar-nos com as vossas “saborosas” refeições.

As fotos, aqui!

PROJECTO PALAVRAS SENTIDAS - Sessão "Partilha de Palavras" - 19 de Maio de 2011

por Prof.POR Anabela Azevedo -
PROJECTO PALAVRAS SENTIDAS

C



No âmbito do projecto Palavras Sentidas, decorreu, no passado dia 19, no Teatro-Cine Ferreira da Silva de Torres Vedras, mais uma sessão do Projecto Palavras Sentidas - Partilha de Palavras.

A sessão de leitura expressiva e declamação de textos poéticos contou com a participação de alunos e professores da nossa escola e ainda das escolas: Secundária Henriques Nogueira, Secundária da Lourinhã, Secundária Madeira Torres, EB 2,3 da Freiria).

A nossa escola arrecadou, mais uma vez, vários prémios:

Escalão A

1º Prémio:

Beatriz Bernardes, Miguel Cunha, Tiago Santos e Tomás Cardoso – APVM

“Todos iguais, todos diferentes” de João Paulo

2º Prémio:

Mariana Silva, Inês Santos, Joana Gomes e Margarida Vitorino – APVM

“A Estrela” de Amadeu Baptista


Escalão B

1ºPrémio:

Daniela Rodrigues – APVM

“As pessoas sensíveis” de Sophia de Mello Breyner Andresen


2º Prémio:

Leonardo Martins – APVM

“Cântico Negro” de José Régio


Parabéns a TODOS, pela excelente participação!


Clica aqui para veres as fotos!

Desporto Escolar: Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa do Desporto Escolar

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Sérgio Fialho, do 9º A, sagrou-se Campeão Nacional Individual de Juvenis nos Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa do Desporto Escolar que se realizaram nos dias 20,21 e 22 de Maio de 2011 em Santiago do Cacém.

As alunas Ana Beatriz Miranda do 9º C e Virgínia Santos do 7º B obtiveram o 4º lugar em Equipas de Juvenis Femininos.

Tomás Malaquias, que se sagrou Campeão Regional há quinze dias atrás, obteve ainda o 9º lugar.

PARABÉNS A TODOS!

[Vê as fotos aqui]

17 de Maio: as turmas de CEF CC1 e CC2 deslocaram-se a São Martinho do Porto para exercitar as suas competências na área das actividades náuticas, nomeadamente da canoagem.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CANOAGEM

CEF CC1 E CC2

17 DE MAIO

S Martinho do Porto

CN

No passado dia 17 de Maio as turmas de CEF CC1 e CC2 deslocaram-se a São Martinho do Porto para exercitar as suas competências na área das actividades náuticas, nomeadamente da canoagem.

Participaram 11 alunos do CC1 e 5 alunos do CC2, que apoiados em terra pelas professoras Ana Rodeia e Sílvia Santos e no mar pelos professores Emanuel e Pedro Espeçada demonstraram enormes capacidades de adaptação a novas actividades em meio aquático.

Durante cerca de 2 horas remámos na baia de S Martinho de Porto, fazendo manobras com as canoas que os professores Francisco e Nuno da Escola de S.Martinho nos tinham emprestado. De salientar o grande espírito de equipa e a boa camaradagem nas situações mais difíceis.

O dia esteve excelente para a prática da canoagem e o período de relaxamento e almoço passou-se com um sol espectacular que nos permitiu secar e “trabalhar para o bronze” numa praia deserta com uma água numa temperatura excelente.

Os objectivos foram cumpridos e mais uma vez o comportamento dos alunos foi de enaltecer quer no empenho nas tarefas solicitadas, quer nos horários a cumprir.

QUE BOM É FAZER “SAÍDAS” ASSIM!!!

As fotos aqui!

Visita de Estudo ao Litoral Torriense

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
No dia 13 de Maio de 2011 os alunos do 4ºano da EBI Padre Vítor Melícias foram conhecer o Litoral Torriense. 

Esta visita foi organizada pelo Centro de Educação Ambiental. 

Fomos aprender muitas coisas sobre a Natureza, os animais e plantas do nosso Concelho, e as zonas protegidas. 

Vimos várias plantas nas dunas, como por exemplo: verbasco, uma planta em via de extinção, chorão, uma planta invasora, cordeirinho das areias, também vimos aves e estudámos os nomes e as características dos peixes da nossa costa. 

Na hora do almoço fomos a um pinhal em Santa Cruz e divertimo-nos muito. Depois fomos para a Praia de Santa Rita e de Porto Novo e acabámos o nosso guião da visita. 

Fizemos experiências muito bonitas e aprendemos muito sobre a nossa costa. 

4 de Maio - O RIBOMBAR no encontro de grupos de Bombos de escola - Montijo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

RiBombar

Encontro de Bombos de Escolas

MONTIJO

4 de Maio

No dia 4 de Maio, Quinta Feira, realizou-se mais um encontro de Grupos de Bombos de Escolas, da Região de Lisboa. Tal como no ano transacto, em Alfornelos, o RiBombar marcou presença.

Depois da Concentração dos grupos na Praça da República, junto à Câmara Municipal, seguiu-se um desfile de cerca de 1500m entre este local e a Escola D. Pedro Varela, sede do Grupo Batucando, organizador do evento.

Estiveram presentes os seguintes grupos: Batucando, da EB2,3 D. Pedro Varela, Montijo; CERCIMA, do Montijo; Dágadagadá, da EB2,3 de Alfornelos, Amadora; Paradidle, da EB2,3 Fernando Pessoa, dos Olivais; PAS, da Escola Professor Agostinho da Silva, de Casal de Cambra, Amadora; Miguel Torga, da Escola Miguel Torga e o RiBombar, do Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, de Torres Vedras.

Já na Escola, todos os grupos desfilaram pelo palco onde se exibiram individualmente. No final, ao som das Gaitas de Foles do "RiBombar" e do "Dagadagada", todos os grupos fizeram ecoar os seus bombos ao ritmo da Chula.

Foi mais uma jornada de convívio entre todos estes grupos, com a promessa de, no próximo ano repetir a experiência e... quem sabe... em Torres Vedras.

Aqui partilhamos as fotos recolhidas durante o encontro, que devido a um pormenor técnico, são, na sua maioria a preto e branco.

Campeonato Regional de Golfe

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 4 de Maio realizou-se no campo de Golfe do Bom Sucesso o Campeonato Regional, que abrange os alunos apurados do escalão de avançados, no qual participaram os alunos Renato Silva do 9 º A e João Barros do 6 º B.

Realizando um percurso de 9 buracos, num campo agradável de jogar e com uma bonita vista para a Lagoa de Óbidos, os nossos jogadores aplicaram-se de forma empenhada na prova e conseguiram classificar-se nos dois primeiros lugares da classificação Net. Renato Silva, em 1 º lugar e João Barros na segunda posição.

Também o nosso ex-aluno Lucas Barros, que apesar de frequentar a Escola Secundária Madeira Torres, continua a treinar connosco, por sermos Escola de Referência em Golfe, participou neste Torneio, tendo ganho a Prova de Skills - bola mais perto do green.

Parabéns a todos pelo seu empenho e pelo seu comportamento exemplar.

Vê as fotos!

5 de Maio: 4º Encontro do Pré-Escolar

por Prof.POR Anabela Azevedo -

4º Encontro do Pré Escolar

5 de Maio

Realizou-se no dia 5 de Maio, o 4º Encontro do Pré Escolar, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, nos Jardins do Alcabrichel em A dos Cunhados. Nele participaram cerca de 300 crianças dos Jardins de Infância deste Agrupamento com excepção do J.I. do Sobreiro Curvo (por ter uma visita de estudo calendarizada para essa data).

Dinamizaram este evento cerca de 100 crianças e jovens, dos quais 1 turma de alunos da ESCO, a turma do 8º C, alunos da EB1 da Boavista, 1 estagiária da ESCO do Curso de Animadora Sócio Cultural, o Ribombar, idosos do Centro de Dia do Sobreiro Curvo e de A dos Cunhados, além das docentes Sílvia Filipe, Natércia Silva, Fernanda Silva, Lina Gonçalves e Graça Lourenço.

Os alunos do CEF de cozinha, também participaram confeccionando o almoço.

Ao longo da manhã, as crianças foram realizando diversas actividades que culminaram com um piquenique nos relvados dos Jardins do Alcabrichel.

Foi uma manhã cheia de sol, alegria e movimento.

Aqui ficam as imagens:

 

4 de Maio - actividades no Agrupamento: Encontro com o escritor Isaac Barradas e cermónia do chá, acompanhada de histórias no JI da Ribeira de Pedrulhos

por Prof.POR Anabela Azevedo -

4 de Maio

No próximo dia 4 de Maio, estará na nossa escola O Escritor Isaac Barradas, a pedido de alguns alunos, que  seguirá, posteriormente para a escola Secundária de Henriques Nogueira para continuar a divulgação do seu trabalho.

Também no dia 4, no JI da Ribeira de Pedrulhos decorrerá uma cerimónia de Chá, acompanhada de Histórias. Os Contadores de Histórias são os protagonistas desta actividade.

Semana das Línguas e das Ciências Sociais e Humanas - 9 a 13 de Maio de 2011

por Prof.POR Anabela Azevedo -

SEMANA DAS LÍNGUAS E DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

SL

Decorrerá entre os dias 9 e 13 de Maio a já habitual Semana das Línguas, das Ciências Sociais e Humanas e do Clube Europeu!

Para saberes mais sobre as actividades que irão decorrer ao longo desta semana, consulta o programa e o cartaz da semana:

programa da semana 

Cartaz

Agradecimento aos alunos dos Cursos CEF de Cozinha

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

ALMOÇO DE PÁSCOA

12 de Abril de 2011

AGRADECIMENTO

No dia 12 de Abril realizou-se na escola sede o ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO dos docentes e auxiliares do nosso Agrupamento, tendo o mesmo sido confeccionado pelos alunos dos CEF de Cozinha da EBI.

Pela variedade, qualidade e sabor da comida ... hummm ... os nossos sinceros PARABÉNS! Pela disponibilidade, generosidade, dedicação, simpatia e profissionalismo ... dos professores, mas sobretudo dos alunos do CC1 e alguns alunos do CC2, os nossos AGRADECIMENTOS!

Olhamos-vos com um sorriso de alegria e esperança no futuro.

BEM HAJAM!

Aqui ficam as fotos do evento!

No dia 06 de Abril de 2011º, os alunos do CC1 participaram na CAMINHADA CONTRA A FOME organizada pela Escola Secundária Madeira Torres, num percurso de 20Km, desde a nossa escola até à Praia Azul

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CAMINHADA ESCOLA-PRAIA AZUL

E chegaram TODOS lá!

bb

No dia 06 de Abril de 2011º, os alunos do CC1 participaram na CAMINHADA CONTRA A FOME organizada pela Escola Secundária Madeira Torres, num percurso de 20Km, desde a nossa escola até à Praia Azul.

Para além do enorme sucesso, digno de admiração, de TODOS os alunos terem completado os 20kms, é de referir o facto de todos terem entregue um produto alimentar para uma instituição de Ajuda Humanitária.

É ainda de salientar o espírito de boa disposição, persistência, colaboração, aceitação e solidariedade demonstrado por todos os alunos.

 

GRANDES CAMINHEIROS …

SERÃO UM DIA, GRANDES COZINHEIROS!

As fotos da actividade, aqui!

ENCONTRO COM... quatro escritoras em simultâneo no nosso Agrupamento - 15/03/2011

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ENCONTRO COM...

quatro escritoras em simultâneo no nosso Agrupamento

 

No passado dia 15 de Março estiveram no nosso Agrupamento quatro escritoras para um encontro em simultâneo com os alunos, a saber:

 

  • EB1 de Sobreiro Curvo - Escritora SARA RODRIGUES
  • EB1 da Boavista - Escritoras CLARA CAMPOS e LEONOR DE NORONHA
  • EB1 da Maceira - Escritora Isabel Morgado

 

Aqui ficam as fotos da actividade!

Participação nas actividades da Quinzena da Floresta e da Água

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 18 de Março os alunos do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias participaram nas actividades da Quinzena da Floresta e da Água promovidas pelo Centro de Educação Ambiental, que se realizaram em Santa Cruz.

Os alunos estiveram motivados e envolveram-se nas actividades ao ar livre, aprendendo assim a proteger a floresta e a água.

Como estávamos a terminar a Semana da Leitura tivemos um momento de partilha de histórias e deixámos também histórias às árvores.

Foi um dia interessante em que o sol nos brindou com a sua companhia.

Árvores invadem o Mercado Municipal - Exposição do Agrupamento Padre Vítor Melícias no Mercado Municipal

por Prof.ING Helena Narciso -

Uma vez que se comemora neste ano de 2011 o Ano Internacional da Floresta, o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias escolheu como tema aglutinador do seu Plano Anual de Actividades “A Floresta”. Neste âmbito foi sugerido pelo grupo de Educação Visual e Tecnológica que os alunos de todo o Agrupamento criassem uma árvore imaginária, a partir de um tronco pré definido.

Foram criadas árvores temáticas, abstractas, tridimensionais utilizando várias técnicas de expressão plástica e, sempre que possível, materiais reutilizáveis.

A empresa municipal Promotorres, indo ao encontro da vontade do Agrupamento de levar à comunidade o que de melhor se faz nas nossas escolas/jardins de infância,  solicitou a colaboração do grupo de expressões do nosso Agrupamento para decorar o espaço do mercado municipal seguindo o tema “Ambiente e Alimentação Saudável” durante os meses de Março e Abril.

No seguimento desta proposta nasceu esta exposição tornando o nosso mercado municipal numa verdadeira “floresta imaginária”…

Visita de Estudo do 8º ano _ Teatro "Falar Verdade a Mentir", Mosteiro dos Jerónimos e Museu da Marinha - 3/3/2011

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO

No   passado dia  3 de  Março os  alunos do  8º  ano e  dos Cursos  de Educação e Formação de Cozinha, Electricidade e Informática, deslocaram-se em visita de estudo ao Teatro, para assistir à representação da peça "Falar Verdade a Mentir", pela Companhia de Teatro O Sonho.

Da parte da tarde, os alunos dividiram-se em grupos e visitaram, de forma alternada, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Marinha.

A actividade decorreu conforme o previsto e foram alcançados os objectivos preconizados na planificação da mesma.

Clica aqui para veres as fotos!

Ao encontro da Natureza:Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ao Encontro da Natureza - Visita de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias a Loriga, Serra da Estrela.

Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela.

Chegámos a Loriga por volta das 12:30h e após o almoço, foi tempo de arrumar as bagagens no local onde iríamos pernoitar, a antiga Escola Primária.

Largadas as bagagens, esperava-nos a primeira actividade: Visita à Central Hidroeléctrica da Srª do Desterro, em S. Romão. Uma visita muito curiosa e enriquecedora, porque permitiu aos alunos perceber como, a partir da água e da sua força motriz, se pode produzir energia eléctrica.

De regresso a Loriga, mais uma actividade: Um passeio pela História em contacto com a Natureza. Chamámos-lhe a "Rota da História". Deixámos o autocarro na estrada e seguimos a pé, pela calçada Romana, em direcção ao Caixão da Moura - que não tem nada a ver com os Mouros, dado tratar-se de um túmulo de origem visigótica. Os jovens entusiasmaram-se com os pormenores da Calçada Romana e o que ela representa, colocando questões sobre a época em que Viriato vigiava os montes, enquanto os invasores Romanos se deslocavam por estas vias. O túmulo, também foi mais um elemento interessante nesta viagem aos locais, que retratam a origem milenar de Loriga.

 No segundo dia, a alvorada foi dada ainda antes da 7h. O Pequeno Almoço foi tomado na própria escola onde dormimos, seguindo-se a arrumação das bagagens, que seriam levantadas logo após o Almoço. Havia que despachar, uma vez que o tempo estava incerto e a equipa da Pista de Ski que partia de Loriga à 8h, iria informar-nos da possibilidade ou impossibilidade de cumprirmos a actividade prevista.

E assim foi. Às 8h estávamos junto ao autocarro prontos para o que desse e viesse. A informação que chegou foi recebida efusivamente por todos. Sim, era possível subir à Torre e brincar na neve, na Pista de Ski. Chegámos à Torre por volta das 9h e, depois de tratar das questões burocráticas na Estância, pudemos iniciar a actividade com Trenós e Donuts.

De regresso a Loriga fizemos uma curta passagem pelo "Mirante", para apreciar a paisagem e registar algumas fotos, parámos na Loja de Artesanato da Residencial O Vicente, onde alguns dos jovens compraram lembranças e alguns produtos regionais, para oferecer aos pais.

Depois do almoço, fomos recolher as bagagens à escola e após as últimas compras na Loripão e na Loja de Artesanato Moderna & Pitoresca, fizemo-nos à estrada, tendo chegado a Torres Vedras por volta das 19h30m.

AQUI FICAM ALGUNS VÍDEOS DA VISITA!



Semana da leitura

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Realizou-se entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de Março mais uma Semana da Leitura, no âmbito das actividades do Departamento de línguas, grupo de Língua Portuguesa, em articulação com a BECRE.

Da programação constaram as actividades como exposições, leitura em sala de aula promovida por personalidades convidadas, decoração do bairro com frases literárias, encontro com o escritor Isaac Barradas, dramatizações e ainda a Feira do Livro Usado.

Para todos os que de uma forma ou de outra colaboraram connosco e contribuíram para que esta actividade fosse um sucesso, o nosso muito obrigado.

Departamento de Línguas
BECRE

O Pedro e o Lobo no Jardim de Infância da Boavista

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 15 de Fevereiro, quatro alunos da turma C do 9ºano, desenvolveram uma actividade de leitura expressiva no Jardim de Infância da Boavista. O conto escolhido foi o Pedro e o Lobo, integrado no tema aglutinador do agrupamento, “A floresta”.

Esta actividade foi organizada no âmbito da Área de Projecto e constituiu a delícia dos mais pequenos que ficaram muito entusiasmados com a visita dos alunos mais velhos da EBI Padre Vítor Melícias.

Vê as fotos

“Comemoração do Dia De S.Valentim”

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No passado dia 14 de Fevereiro realizou-se um conjunto de exposições no âmbito do Dia de S.Valentim, organizadas pelo grupo de Português em parceria com as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e na Área de Formação de Cozinha.

Participaram as turmas:8ºB, 8ºC e 8ºCC1.

É de salientar a qualidade do trabalho produzido e o empenho revelado pelos alunos.

A turma 8ºCC1 agradece aos alunos do 9ºA e à professora Paula Vilela a montagem dos painéis intitulados “A arte e a poesia”.


Semana da Música- 21/02 - RiBombar participa na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

RiBombar

Participação na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, em Mira Sintra 

 No dia 21 de Fevereiro, o RiBombar deslocou-se a Mira Sintra, para participar na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo.

Foi mais uma jornada de convívio e de promoção do grupo junto de outra comunidade escolar, que nos recebeu de forma entusiástica.

Ao Professor Hernâni Santos, agradecemos o convite e a hospitalidade, bem como à Direcção do Agrupamento de Escolas.

Participação no Corta-Mato Escolar Oeste - 16 de Fevereiro 2011

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Realizou-se no dia 16 de Fevereiro, no Parque da Várzea o Corta-Mato Escolar – Fase EAE Oeste com a participação das escolas do Oeste.

A nossa escola fez-se representar por 37 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que participaram nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores. Relativamente aos resultados é de destacar individualmente:
• o 4º lugar da Joana Boaventura do 7º C em Infantis B,
• o 8º lugar da Catarina Vieira do 8 ºA em Iniciados,
• o 19 º lugar do Daniel Mendes do 9º B, em Juniores,
• e a participação neste evento de 5 alunos do 1º ciclo,
em provas com uma média de 150 participantes.

Salienta-se a participação de todos os alunos que representaram a nossa escola (alguns já em anos consecutivos) de forma exemplar, concluindo as suas provas de forma digna e empenhada, e revelando ao longo das mesmas uma boa aptidão física, apesar do mau tempo verificado.

Pela sua presença e esforço, parabéns a todos!

Nota: Os resultados completos podem ser vistos em http://sites.google.com/site/desportoescolaroeste/

O Grupo de Educação Física

RiBombar - 5/02/2011 - INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

RiBombar

Iniciou-se hoje, dia 5 de Fevereiro, a edição 2011 do Carnaval mais Português de Portugal - O Carnaval de Torres Vedras.

Com a Inauguração do Monumento do Carnaval, foi dado o pontapé de saida para o Carnaval de Torres 2011. O RiBombar, marcou presença nesta cerimónia, que levou o Cortejo Carnavalesco, desde o Mercado Municipal até à Praça da República, onde se procedeu à referida inauguração.

No Cortejo integraram-se os membros da Confraria do Carnaval, os Ministros e as Matrafonas, alguns Grupos que se destacaram no ano transacto, os habituais "Cabeçudos" e o RiBombar.

Aqui partilhamos fotos e video do evento

Cerimónia de Homenagem Póstuma ao Professor Fernando Ferreira - 29/01/2010

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CERIMÓNIA DE HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR FERNANDO DO COUTO FERREIRA

No passado Sábado, dia 29 de Janeiro de 2011, foi realizada uma homenagem póstuma ao Professor Fernando do Couto Ferreira, Director do nosso Agrupamento.

Nesta homenagem foi dado o nome do professor Fernando ao pavilhão gimnodesportivo, que agora passa a chamar-se Pavilhão Desportivo Fernando do Couto Ferreira.

Estiveram presentes nesta homenagem a família do homenageado, o Patrono, o Sr Padre Vítor Melícias, o Sr. presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, os Presidentes de Junta de Freguesia, das Freguesias abrangidas pelo Agrupamento: Maceira, A-dos-Cunhados, Ponte do Rol, São Pedro e Santiago e Santa Maria e toda a comunidade educativa, que praticamente lotou o pavilhão.

Esta homenagem começou pelo descerrar da Placa com o nome do Pavilhão Gimnodesportivo, ao que se seguiram os discursos das várias individualidades presentes da professora Teresa Carmo, Presidente da CAP, do Sr. Padre Vítor Melícias, do Dr. Carlos Miguel, Presidente da CM de Torres Vedras, do professor José Agostinho, em nome dos membros da Comissão instaladora da Escola e ainda dos Professores Tomé Borges e José Simões.

Nesta cerimónia houve um momento de poesia realizado pelo Clube de Contadores de Histórias. Contámos também com actuações do Som da Malta, das Gaitas de Foles do Grupo Ribombar e de canções cantadas por alunos e professores em simultâneo. Ocorreu, também, uma entrega de medalhas comemorativas da homenagem, à família e às entidades presentes..

A parte mais emocionante deste espectáculo foi o slide show de homenagem ao professor Fernando que soltou muitas lágrimas em boa parte dos presentes.

A encerrar, a melodia de John Lennon, Imagine, deu suporte a um poema alusivo ao Projecto Educativo do nosso Agrupamento, idealizado pelo homenageado, tocado e cantado ao vivo, com toda a gente de mãos dadas, como era sugerido pela letra da canção, entoando o refrão .

Foi um espectáculo bonito e muito emocionante, foi uma homenagem muito importante para a escola, agrupamento e comunidade educativa.

As fotos do evento, aqui!

Aqui fica o vídeo do momento final desta cerimónia, cuja mensagem transmite os ideais e os projectos do Professor Fernando para este Agrupamento.

Imaginei...

Desporto Escolar - 1º Encontro de Natação do Oeste - Zona Sul

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 26 de Janeiro, pelas 13h30, realizou-se o 1º Encontro de Natação do Oeste - Zona Sul, na Piscina Municipal de Alenquer.

Neste encontro estiveram alunos de 7 escolas: EBI Padre Vitor Melícias, EBI Padre Francisco Soares, EB 2,3 de São Gonçalo, ES Henriques Nogueira, ES Madeira Torres, ES Damião de Gois e EBI do Carregado.

Da nossa escola estiveram presentes quatro alunos, em oito provas, tendo obtido os seguintes resultados:

Catarina Ferreira 25 Costas – 30,33” – 4º lugar
25 Bruços – 36,00” – 2º lugar

Nilton Agostinho 25 Costas – 26,22” – 2º lugar
50 Livres – 47,78” – 2º lugar

Ofélia Carlos 25 Mariposa – 27,30” – 1º lugar
50 Livres – 49,08” – 1º lugar

Bruno Martins 100 Livres – 1’ 36,40” – 1º lugar
25 Bruços – 55,11” – 2º lugar
















Parabéns aos nadadores!
Em Fevereiro estaremos de volta, desta vez em Torres Vedras.
Vê as fotos aqui.

Concurso Brigada Verde

por Prof.ING Helena Narciso -

No sentido de estimular uma  participação mais activa dos alunos e restante comunidade educativa nas acções que visam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos oferece, serão atribuídos pontos a  todas as actividades e trabalhos desenvolvidos pelas turmas, no âmbito do Plano de acção do Programa Eco-Escolas.

Consulta aqui o regulamento

Consulta aqui a lista de actividades com a respectiva pontuação

Encontro com o escritor Alexandre Honrado

por Prof.ING Helena Narciso -
No dia 24 de Janeiro os alunos do 7º e 8º ano assistiram a uma sessão com o Escritor Alexandre Honrado e presentearam-no com a declamação de poemas. Os alunos do clube"Bué D`Artes" e "Som da Malta" musicaram algumas das poesias e o resultado foi surpeendente para o Escritor.

Novos Gaiteiros de Torres Vedras" Participam em Concerto na Igreja da Misericórdia

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"Novos Gaiteiros de Torres Vedras" Participam em Concerto na Igreja da Misericórdia

Numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, decorre neste mês de Janeiro o 1º Ciclo de Órgão da Cidade de Torres Vedras.

Integrado neste ciclo, o Coro Infantil e Juvenil de Torres Vedras, apresentou-se hoje, dia 23 de Janeiro, na Igreja da Misericórdia, em concerto com o Organista, Daniel Oliveira. A sua Maestrina, a Prfª Filomena Calado convidou-nos a participar neste concerto, após uma conversa que tivemos, há uns tempos atrás, sobre a importância da Gaita de Foles, na tradição religiosa popular, da Região Oeste.

Foi com algum entusiasmo que decidimos cooperar neste concerto, numa inovação, de certa forma arrojada, que juntou as vozes do coro, o órgão e as gaitas de foles.

Foi uma experiência muito interessante e o público presente entusiasmou-se, quando, a encerrar o concerto, se juntou a nós entoando o Adeste Fidelis, enchendo aquele belo espaço, com uma sonoridade, certamente nunca ali ouvida. Pela nossa parte, adorámos a experiência que prometemos repetir, sempre que a ocasião se proporcione.

Deixamos aqui, um conjunto de fotos deste magnifico concerto.

12 de Janeiro de 2011 - Encontro com a contadora de histórias Isabel Morgado

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -
Encontro com a contadora de histórias Isabel Morgado

A professora Isabel Morgado esteve na Biblioteca do 1º Ciclo no dia 12 de Janeiro a contar a história “ A Princesa da Neve”. Os meninos ficaram deliciados, mas também participaram contando as suas histórias.

Agora estão a realizar trabalhos para enviar à contadora de histórias, tentando descobrir o que aconteceu à princesa.

Um grande obrigado à professora Isabel.


Grupo de Cantares da EBI (Som da Malta e Ribombar) cantaram as Janeiras

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

Tal como vem acontecendo desde há cinco anos, o Clube da Música da EBI Pe. Vitor Melícias, juntou elementos dos dois grupos, Som da Malta e Ribombar e formou o Grupo de Cantares da EBI, que durante a semana que agora termina, cantou as Janeiras em todas as Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, tendo ainda estendido a tradição, às Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, à ASAS de Ponte do Rol, ao Hospital de Torres Vedras, ao Externato de Penafirme, ao Arena Shopping e à Câmara Municipal.

Mais uma vez, a colaboração da Junta de Freguesia de Ponte do Rol e da ASAS de Ponte do Rol foi essencial, na cedência das carrinhas que transportaram o Grupo. O nosso, muito obrigado!

Este ano, tendo em conta a necessidade da aquisição das Gaitas de Foles para os "Novos Gaiteiros de Torres Vedras", lançámos um desafio às escolas do Agrupamento: se cada aluno contribuísse com uma moeda, poderíamos, mais facilmente alcançar o nosso objectivo. Por outro lado, as Janeiras são uma tradição que apela à generosidade e à solidariedade para determinadas causas. Esta foi a causa que escolhemos este ano. A generosidade dos nossos alunos e dos respectivos pais rendeu cerca de 340€ que desde já agradecemos e assim, o objectivo ficou mais próximo, embora necessite de outras iniciativas, algumas delas já em curso, para ser alcançado.

No dia 4/1/2011, iniciámos esta aventura seguindo esta sequência: Junta de Freguesia de Ponte do Rol, JI de Ponte do Rol, a turma do 1º ano, no Salão Paroquial, as turmas do 2º e 3º anos, na EB1 de Ponte do Rol e turma do 4º ano na EB1 da Gondruzeira, JI de Ribeira de Pedrulhos, ASAS de Ponte do Rol, JI e EB1 de Fonte Grada, EB1 de Paúl, JI de Paúl, Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago e CAIC/JI da Boavista.

A fotógrafa de serviço, foi a Assistente Operacional, D. Emília, que também fez de motorista de uma das carrinhas e que foi um elemento importantíssimo na nossa logística. Os nossos agradecimentos também a ela.

No dia 5/1/2011, visitámos as seguintes escolas e JI's: Externato de Penafirmel, Sala do JI do Externato, JI e EB1 da Póvoa de Penafirme, EB1 da Maceira, EB1 de A-Dos-Cunhados, JI de A-Dos-Cunhados, EB1 de Sopbreiro Curvo, JI de Sobreiro Curvo, CAIC e EB1 das Palhagueiras, terminando na escola sede do Agrupamento a EBI Pe Vitor Melícias.

Com as fotos recolhidas nestes dias elaborámos os seguintes vídeos que ilustram bem esta actividade:

Comemoração do Dia Mundial do Braille - 4 de Janeiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO BRAILLE

dmb

O Dia Mundial do Braille, que se comemora a 4 de Janeiro, evoca o nascimento de Louis Braille e a sua acção em prol da integração dos cidadãos com deficiência visual.

O Braille é uma forma de escrita própria para indivíduos com deficiência visual, composta por uma célula e constituída por 6 pontos em relevo que, através de várias combinações, correspondem aos sinais e às letras do alfabeto. É lido através dos dedos e escrito numa máquina própria.

Sem este sistema de escrita os deficientes visuais, dificilmente conseguiriam ler ou escrever mensagens.

O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Escola de Referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, assinalou este dia com uma exposição no átrio da escola e, em simultâneo, a docente de Educação Especial Leonor Santos e o aluno Afonso Machado, realizaram acções de sensibilização ao Braille nas turmas de 5º Ano e numa turma de 1ºAno.

A receptividade por parte dos alunos e dos docentes envolvidos foi excelente.

Aqui ficam algumas imagens deste dia!

Parlamento dos jovens

por Prof.POR Anabela Azevedo -

1

Está a decorrer, mais uma vez, o Parlamento dos Jovens.

Este ano lectivo o tema é : “A Violência em Meio Escolar”. Na nossa escola constituíram-se duas listas que estão a elaborar propostas que visam colmatar esta problemática que afecta, muitas vezes, as nossas escolas.

Os alunos que integram as listas terão um encontro com um Deputado da Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 10 de Janeiro.

Fica atento(a) e participa nesta actividade votando nas propostas de uma das listas. Decorrerá uma Campanha Eleitoral que terá o objectivo de divulgar as propostas de cada lista.

Consulta aqui o calendário das actividades!

Entrega de Prémios do Projecto SeguraNet

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Entrega de Prémios do Projecto SeguraNet

 

d

 

No passado dia 25 de Novembro de 2010, pelas 14.30 horas, os professores Emanuel Bento e Ana Janeiro, os alunos Valéria Esteves e Simão Andrade e um elemento da direcção, professor José Simões, em representação da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, deslocaram-se à Escola Básica Vasco da Gama para receber o PRÉMIO SEGURANET pela excelente participação no projecto durante o ano lectivo 2009/ 2010.

A Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias ficou em 5º lugar numa lista de 197 escolas a concurso e que participaram no projecto SEGURANET. Este projecto tem como principal objectivo promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral, implementando uma consciencialização pública da utilização segura dos recursos web. Tendo em vista este objectivo, que consideramos primordial nesta sociedade do conhecimento, os professores da área de informática da EBI Padre Vítor Melícias, decidiram abraçar este projecto que acabou por ter resultados muito positivos levando a um reconhecimento nacional do trabalho realizado.

 

d

Grupo de Educação Especial - Lavagem de carros

por Prof.POR Anabela Azevedo -

LAVAGEM DE VEÍCULOS

cw

2ª feira - das 13h40m às 15h45m

5ª feira - das 8h20m às 12h

O grupo de Educação Especial realiza esta actividade no horário acima indicado, junto a balneário do campo de jogos.

Para utilizar este serviço preencha a ficha de inscrição que se encontra afixado na Sala de professores.

Preçário:

Lavagem

Lavagem + aspiração

Aspiração

3,5 €

6 €

3,5€

Grupo RiBombar Precisa de Gaitas de Foles... - Campanha de angariação de fundos. Colabora!

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Grupo RiBombar Precisa de Gaitas de Foles...

"Novos Gaiteiros de Torres Vedras"

Campanha de Angariação de Fundos

NIB - 0035 0822 0006 2975 0308 2

 

 

im

 

No sentido de preservar a tradição da Gaita-de-foles na Região Oeste, a EBI Pe. Vítor Melícias formou ao longo do último ano, seis novos gaiteiros. Estes alunos estão já incluídos no grupo e têm participado nas inúmeras actuações, primeiro, apenas, com os ponteiros e, posteriormente, com gaitas de aprendizagem, alugadas para o efeito.

 

Apelamos a todos os que se preocupam com a preservação do património cultural, para a importância deste investimento nos jovens, trabalhando para que a tradição se mantenha e possa perdurar na nossa região.

 

...um simples €uro não significa muito para cada um mas se todos contribuirmos multiplicaremos esse €uro por muitos e atingiremos este nobre objectivo...

 

O Objectivo é conseguir 3500€ - Orçamento que temos para a construção de 5 Gaitas Galegas

 

 

Colabora connosco! Participa nesta campanha!

Contribui através do

NIB - 0035 0822 0006 2975 0308 2



 

 

 

Inauguração da RadioActiva - 26 de Novembro às 12h - Emissão Zero com Júlio Heitor

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Emissão Zero da RadioActiva

rd

No passado dia 26, Sexta-feira, pelas 12 horas, teve lugar a Emissão Zero da RadioActiva, Projecto de Rádio Escolar da EBI Padre Vítor Melícias.

Esta emissão contou com a presença e o apadrinhamento do Júlio Heitor, Animador de Rádio da RFM, que foi entrevistado por uma aluna, durante a emissão e pelas animadoras da Radioeste, Filipa Assis e Sílvia Esteves.

Esteve, também presente a D. Paula Ferreira, Presidente da Associação de Pais, a apadrinhar o projecto.

Esta emissão contou, para além da entrevista, com um momento de poesia, com momentos de humor, curiosidades do tipo: sabias que..., culinária e, naturalmente, música.

No âmbito da Área de Projecto, Área Curricular que lecciono à Turma do 8º B, esta tem vindo a trabalhar na concretização de um projecto de rádio, que pretende contribuir para criar laços de união entre a nossa comunidade educativa.

Assim, temos vindo a fazer pesquisas e a compilar informação sobre como fazer rádio e como divulgar mensagens e informação através deste meio.

Cada aluno já criou simulações de situações próximas da realização radiofónica, através da elaboração de um guião de 30 minutos de Rádio, tendo, inclusivamente, feito uma emissão experimental em sala de aula.

Esta emissão foi o culminar do trabalho de pesquisa e de experiências pontuais nesta área que a turma tem vindo a desenvolver desde o início do ano lectivo.

Para o futuro ficarão as emissões semanais que irão decorrer à Quinta-feira, podendo aumentar a sua frequência se outros alunos e professores se predispuserem a colaborar com a Turma do 8ºB.

Aqui ficam algumas fotos da Emissão!

APVM de Luto!

por Prof.POR Anabela Azevedo -

l

O Agrupamento Padre Vítor Melícias está de luto!

Infelizmente, o professor Fernando Ferreira, nosso Director e amigo, partiu para nova morada!

Não há palavras para descrever tudo o que fez por esta nossa família! Bem-haja por todo o tempo, dedicação e simpatia que sempre demonstrou.

Ficámos, indubitavelmente mais pobres...

O corpo do professor Fernando chegará hoje durante a tarde à Capela de S. João, onde permanecerá até à manhã de 6ª.Feira, dia 3 de Dezembro. Após a missa de corpo presente às 10h seguirá para o Cemitério da Benedita, sua última morada.


Textos feitos pelos alunos, em homenagem ao professor Fernando e que se encontram registadas num painel.

vídeo

n


Vamos plantar uma árvore - EB1/JI de Póvoa de Penafirme

por Prof.POR Anabela Azevedo -

 ar

No dia 25 de Novembro a E.B.1/JI de Póvoa de Penafirme em colaboração com o Município de Torres Vedras participou no Movimento “Plantar Portugal” (MPP), um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Neste dia, com a ajuda dos funcionários e entidades da Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia de A dos Cunhados plantámos espécies autóctones, nomeadamente pinheiro manso e pinheiro bravo, em áreas devastadas pela intempérie do ano passado em Póvoa de Penafirme.

Vê as fotos aqui!

12/11/2010 - Grupo " RiBombar" no Programa da Antena1 - Portugal em Directo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Grupo " RiBombar" no Programa da Antena1 - Portugal em Directo

Na passada Sexta-Feira, 12 de Novembro, o programa Portugal em Directo, da Antena1, emitiu uma reportagem do jornalista Paulo Pinto, com o Grupo Ribombar.

"Os Novos Gaiteiros de Torres Vedras" assim se intitulava a reportagem, está disponível em Podcast, no site da RTP e no link que se disponibiliza mais abaixo, assim como o vídeo criado pelo professor Joaquim Pinto Gonçalves e que aqui partilhamos também.

É SEMPRE A BOMBAR!!!!

Ouve

o registo áudio da entrevista!

5 de Novembro - Sessão solene de abertura do ano lectivo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ss

No passado dia cinco de Novembro, a Casa da Cultura da Ponte do Rol esteve repleta com a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas padre Vítor Melícias, que assinalou a abertura de mais um ano lectivo com um serão de variedades.

Após o discurso de boas-vindas da professora Teresa Carmo, Adjunta da Direcção, deu-se início ao espectáculo com as actuações do Grupo Ribombar e Gaita de Foles, do Clube “Os Contadores de Histórias” que representou com brilhantismo a peça “O Quadro Falador” de Margarida Fonseca Santos, dos dois grupos corais de alunos do 1º ciclo, do grupo de dança de Encarregados de Educação da Maceira, e das nossas alunas Margarida Antunes e Beatriz Marques que nos presentearam com as suas magníficas vozes .

Entre as diversas actuações assistiu-se à apresentação dos diferentes Clubes e Projectos do Agrupamento, desde o Pré-Escolar e do 1º Ciclo ao Desporto Escolar e às suas várias modalidades apresentadas através de uma bonita coreografia de alunos, passando pelas actividades desenvolvidas pelo Projecto de Educação para a Saúde – PES, pelas coreografias dos Clubes Bué d’Artes,  Europeu e Companhia das Artes e ainda pelas actividades desenvolvidas pelo Projecto Eco-Escolas.

Também os nossos Cursos de Educação Formação - CEF's, não foram esquecidos e o CEF de Cozinha apresentou-nos uma demonstração da confecção de biscoitos, enquanto o CEF de Electricidade, apresentou um pequeno "sketch" em que simulava a resolução de um problema numa instalação eléctrica.

Mas, esta cerimónia não estaria completa sem que se enaltecesse o esforço de todos aqueles que trabalharam arduamente ao longo do ano transacto e que se distinguiram assim pelos bons resultados obtidos, pelo que se procedeu igualmente à entrega dos diplomas de mérito aos alunos:

Ano/Turma

Nomes

5ºA

David Marques

5ºA

Maria Beatriz Bernardes

5ºA

Miguel Cunha

5ºB

João Avelar

6ºA

Gonçalo Passos

6ºA

Jhenison Beloni

6ºA

Marco Correia

6ºB

Margarida Antunes

6ºB

Bebiana Martins

6ºB

Carolina Francisco

6ºC

Joana Boaventura

7ºA

Patricia Moreira

7ºB

Cristiano Esteves

7ºB

Kevin Rocha

7ºB

Sara Rocha

7ºB

José Gabriel

7ºC

Daniela Rodrigues

7ºD

Pedro Avelar

8ºA

Ana Rita Andrade

8ºA

Ana Margarida Freitas

8ºB

Daniel Vitorino

9ºA

Ana Marta Cunha

9ºA

Laura Antunes

9ºA

Jessica Santos

9ºB

Pedro Teodoro

9ºB

Lucas Barros

Posteriormente, foram ainda entregues certificados a um conjunto de alunos que realizou com sucesso um exame de Francês, promovido pela Aliance Française – o exame DELF de Língua Francesa.

E o espectáculo encerrou como havia começado, com o Clube da Música, desta vez com o Grupo Som da Malta que, em conjunto com o Clube “Os Contadores de Histórias”, nos deliciaram com as suas músicas e representações de uma forma contagiante.

Digno de registo foi o espírito familiar com que todo o serão decorreu, mostrando positivamente o trabalho desenvolvido com toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.

PARABÉNS A TODOS OS QUE PARTICIPARAM E CONTRIBUIRAM PARA QUE ESTE ESPECTÁCULO FOSSE POSSÍVEL!

 

 

No dia 10 de Novembro, a escola EBI Padre Vítor Melicias festejou o S. Martinho.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

S. Martinho

 

Hoje de manhã, dia 10 de Novembro, a escola EBI Padre Vítor Melicias festejou o S. Martinho.

Comemos muitas castanhas assadas e bebemos sumo de groselha.

Na sala de aula fizemos trabalhos sobre o S. Martinho: acrósticos, cantámos canções, recolhemos provérbios, adivinhas, receitas e outros trabalhos. Alguns meninos foram à biblioteca pesquisar informações sobre os castanheiros, as castanhas e sobre as tradições desta festa.

A turma do professor João apresentou duas bonitas canções de roda sobre o S. Martinho, acompanhadas ao órgão. Foi uma festa muito divertida.

 

  

Sara Esteves, Ana Beatriz - Turma 4B

Professora Marta

Veja as fotos aqui

 

Halloween - A Floresta Assombrada

por Prof.ING Helena Narciso -
No âmbito da comemoração do "Dia das Bruxas" - Halloween, esteve patente no Átrio da Escola, de 28 de Outubro a 3 de Novembro, uma mostra de trabalhos que teve como tema "A Floresta Assombrada", integrada no tema aglutinador do Agrupamento A Floresta. Os trabalhos apresentados foram fruto da imaginação e criatividade dos alunos e contaram com a colaboração dos seus professores de Inglês, Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica e do Clube Companhia das Artes. Parabéns a todos os que participaram!

Vê as fotos aqui

No dia 6 de Novembro a EBI Padre Vítor Melícias participou no lançamento do livro “O RAP na Escola” de Maria Teresa Maia Gonzalez na FNAC do Colombo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O APVM no lançamento do Livro  

“O RAP na Escola”

de Maria Teresa Maia Gonzalez

rp

No dia 6 de Novembro a EBI Padre Vítor Melícias participou no lançamento do livro “O RAP na Escola” de Maria Teresa Maia Gonzalez na FNAC do Colombo. O convite formulado resultou do encontro com a Escritora na respectiva escola e toda a dinâmica de leitura/escrita/representação que a sua presença gerou.

A escrita foi interiorizada e assumiu outras formas de arte: “O RAP na Escola” passou da palavra ao acto e foi interpretado musicalmente e contou com a excelente dinamização dos professores dos Clubes: “Sons da Malta”, “Contadores de Histórias” e “Bué D`Artes”.

Clica aqui para veres as fotos!

 Em breve poderás ver também os vídeos do evento. Fica atento!

Pão por Deus na escola e Halloween - Os alunos do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias reviveram tradições de outros tempos, recriando na escola o Pão por Deus

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Pão por Deus na escola e Halloween

Os alunos do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias reviveram tradições de outros tempos, recriando na escola o Pão por Deus. A Biblioteca Escolar propôs algumas actividades. Os alunos recitaram quadras e rimas antigas e recolheram provérbios populares desta época do ano.

Cada turma decorou o seu saco e no dia 29 de Outubro foram pedir o Pão por Deus. A turma do 3º ano animou a sessão com uma bonita canção, que aprendemos.

Em parceria com as actividades de Inglês os alunos realizaram trabalhos diversos que se expuseram no átrio e na Biblioteca.

Foi um dia muito animado e muito doce.

Clique aqui para ver as fotos.

Olimpíadas da Matemática

por Prof.ING Helena Narciso -

A prova da 1.ª eliminatória decorrerá no dia 10 de Novembro de 2010, no refeitório da escola das 15.30 às 17.30.

As listas dos alunos inscritos encontram-se afixadas na vitrina da disciplina, no átrio da Escola.

Caminhada à Nossa Senhora da Pena - CEF Cozinha 1

por Prof.POR Anabela Azevedo -

22/10/2010

A Turma do CEF de Cozinha, 1º Ano, realizou na 6ªfeira uma Caminhada à Nossa Senhora da Pena (Barro).

A alegria e a boa disposição, em doses recomendáveis de respeito e tolerância, estiveram sempre presentes, e quando assim é tudo fica mais fácil e mais colorido. Sorrir foi possível. Rir foi um prazer!

Mas nada se faz sem esforço ...

Alguém nos dizia que por um lado, nada se consegue sem tempo e dedicação ...

E por outro que, muitas vezes as oportunidades de sermos melhores vêm disfarçadas de dificuldades ... e só quando nos esforçamos e superamos essas dificuldades se dá a transformação em nós ... e aí mudamos para melhor! Ou seja, só tem valor quando isso exige de nós algum esforço ... Para muitos, a caminhada foi fácil.

Para outros não. Mas todos deram o seu melhor. Todos estiveram com o grupo. Todos se importaram com os companheiros. Todos respeitaram o ritmo, a capacidade e o modo de ser de cada um.

Por isso, estão todos de PARABÉNS!

Para a próxima estão todos convidados!

Aqui ficam as fotos!

Ranking de escolas 2010

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Atendendo à subida registada no ranking das escolas da posição 1011, em 2009, para a posição 683, em 2010, congratulamo-nos pela melhoria registada a nível nacional e também pela subida significativa registada a nível concelhio, da 9ª para a 5ª posição.

Conscientes de que o ranking nacional “vale aquilo que vale”, isto é, que se avaliam apenas os resultados brutos e não se tem em conta muitas condicionantes, como a origem social dos alunos ou o local onde os estabelecimentos de ensino se encontram implementados, muitas vezes em meios socialmente desfavorecidos, ficamos, no entanto, muito satisfeitos com os resultados obtidos.

A realidade que importa verdadeiramente assinalar é a de que estamos a registar uma melhoria progressiva, a reduzir a nossa distância face às restantes escolas do concelho e a conseguir fazer com que todo o nosso esforço não seja sistematicamente inglório e imerecido.

Assim, a mensagem a reter é a de que estamos todos de parabéns! A todos os que, de uma forma ou de outra, têm trabalhado afincadamente no sentido de serem ultrapassadas as dificuldades muito peculiares com que se debate esta comunidade escolar, o nosso muito obrigado.

                                                                                    A DIRECÇÃO

Gabinete de apoio ao aluno

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJECTO PES

GABINETE DE APOIO AO ALUNO

G A A S S

Para quaisquer dúvidas relacionadas com problemas de alimentação, actividade física, sexualidade e prevenção de consumos (substâncias ilícitas) poderás dirigir-te livremente ao Gabinete do aluno, Sala 21.

Para além de uma equipa de professores, terás ainda ao teu dispor uma nutricionista, uma psicóloga e uma enfermeira.

Não hesites! Esclarece as tuas dúvidas!

Clica aqui, para conheceres os horários de atendimento

Visita de estudo_ Caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

por Prof.POR Anabela Azevedo -
VISITA DE ESTUDO DO 6º ANO
CARAVELA VERA CRUZ
E
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS


No passado dia 18 de Outubro, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 6º ano deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa para visitar a Caravela Vera Cruz e o Mosteiro dos Jerónimos.



Clica aqui para veres as fotos da actividade

Semana da alimentação

por Prof.POR Anabela Azevedo -

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

FR

Para celebrar a semana da alimentação, realizou-se entre os dias 18 e 22 de Outubro, a distribuição gratuita de fruta aos alunos nos intervalos da manhã.

Esta iniciativa inseriu-se no projecto da alimentação saudável do PES e teve por objectivo aumentar o consumo de fruta entre a comunidade escolar.

Este comemoração contou com a participação dos alunos do 9º ano e do 2º ano do CEF de Cozinha, que todos os dias da semana distribuiram um tipo de fruta diferente.

Na sexta-feira, o destaque foi para o CEF de cozinha, que nos presenteou com a mostra de algumas frutas, trabalhadas por eles.


Aqui ficam as fotos!

Intervenção artística do Clube "Os Contadores de Histórias" - Teatro-cine de Torres Vedras - dia 7 de Outubro às 21h30m - ENTRADA LIVRE!

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CH

CT

No próximo dia 7 de Outubro, pelas 21h30m realizar-se-á uma intervenção artística do Clube "Os Contadores de Histórias" a propósito do filme "A ONDA".

A organização deste evento está a cargo do Académico de Torres Vedras.

Não perca!

A entrada é livre!

BICENTENÁRIO DAS LINHAS DE TORRES - Linhas Cruzadas - Exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano lectivo de 2009/2010 - Paços do Concelho - De 24 de Setembro a 23 de Outubro. A não perder!

por Prof.POR Anabela Azevedo -

LINHAS CRUZADAS

1

No âmbito das comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres está patente na Sala Dois Paços (Galeria Municipal), uma exposição colectiva dos projectos desenvolvidos em 2009/2010.

A exposição poderá ser visitada de 24 de Setembro a 23 de Outubro.

Clique aqui para ver as fotos da Inauguração!

Clubes: Ribombar e Gaita de Foles

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias

cm

Gostas de Música?

Gostas de Ritmo?

Gostas de Espectáculo?

Já conheces o Grupo Ribombar?

  • clica aqui para mais informações!

Se gostas de Gaita de Foles, a 2ª Fase do Projecto Ribombar, passa pela inclusão de Gaitas de Foles a tocar em conjunto com os Bombos.

  • para saber mais, clica aqui!

INSCREVE-TE!

FORMAÇÃO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - Como ajudar o meu filho(a) a ter sucesso escolar

por Prof.POR Anabela Azevedo -

FORMAÇÃO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Como ajudar o meu filho(a) a ter sucesso escolar

Formação para Pais e Encarregados de Educação (Alunos de 5º ano)

A família pode ter um papel fundamental no sucesso escolar - um dos temas mais importantes quando se fala de crianças e jovens.

Se quer saber o que pode fazer para ajudar o seu(sua) filho(a) a ser um bom(boa) aluno(a), venha!

Horário: A acção de formação decorrerá em duas sessões de 3h, num total de 6h, nos dias 21 e 28 de Setembro (3ª feira) das 18h30 às 21h30, sala 5, na EBI Padre Vítor Melícias.

Inscrições: 261322991 / 919859106 / 962372916

(nota: existe um número limite de inscrições).