Notícias APVM

Notícias do 

Literacia 3D

por Prof.POR Anabela Caldeira -

 Apurados para a segunda fase PARABÉNS AOS VENCEDORES!

0

Os alunos vencedores na literacia 3D irão representar o Agrupamento Padre Vítor Melícias em Lisboa, no mês de março, em data a confirmar.

0

0______________________________________________________

Matemática - Luís Filipe Santos Martinho (5º D)

0________________________________________

Ciência - David Alexandre Carlos dos Santos (6º C)

0________________________________________

Leitura - Lara Felipa Paiva Ferreira (7º C)

0________________________________________

Inglês - Ilie Rodrigo Marius Negarã (8º B)

_________________________________________

Postais de Natal_Inglês

por Prof.POR Anabela Caldeira -

CHRISTMAS ACTIVITYCHRISTMAS CARDS

o

A disciplina de Inglês comemorou a quadra natalícia com a realização de postais de Natal com mensagens alusivas à época.

o

Participaram os alunos do 5º e 6º ano e alguns alunos do 7º e 8º ano. Os trabalhos dos alunos de 3º ciclo foram elaborados numa parceria com a disciplina de Educação Visual.

o

Todos os postais estiveram expostos no átrio da escola para que toda a comunidade os pudesse apreciar.

o

Agradece-se a participação empenhada dos intervenientes: alunos, professores e encarregados de educação.

o

As fotos:

Christmas Cards - 2C

Christmas cards - 3C 

"FEIRA DOS USADOS"

por Prof.POR Anabela Caldeira -

"FEIRA DOS USADOS"

0

De 26 a 30 de novembro, realizou-se, uma venda de livros e de jogos usados, a “Feira dos Usados”, aberta à comunidade escolar, nomeadamente aos Encarregados de Educação. 0

0

Houve muita participação, não só na compra de livros e jogos, como na assiduidade das crianças, que continuamente acorriam à biblioteca para ver e rever os livros e não só comprar, mas também manusear e ler.

0

Na preparação da feira, alguns alunos ajudaram na montagem de puzzles e outros jogos, verificando se estavam completos.

0

Aqui ficam algumas fotos mais significativas.

"O lápis mágico de Malala"

por Prof.POR Anabela Caldeira -

"O Lápis Mágico de Malala"

0

Nos dias 14 de novembro e 13 de dezembro, a professora Ilídia Janela propôs a vinda da aluna Catarina Pereira Costa, do 7ºC, para vir contar aos nossos alunos, a história “O Lápis Mágico de Malala”. Foi com muita sabedoria que ela contou e falou da coragem e determinação desta menina, agora uma jovem, em atingir os seus objetivos.

0

Aqui ficam algumas fotos mais significativas.

"O monstro das cores e emoções"

por Prof.POR Anabela Caldeira -

"O MONSTRO DAS CORES E EMOÇÕES"

0

Nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, tivemos connosco, a professora Ana Cláudio, que nos veio contar com a magia própria de um verdadeiro contador de histórias, e do modo que só ela sabe fazer, a história tão relevante: “O Monstro das Cores”.

0

Foi muito apreciada pelas crianças, quer na parte em que a Ana contou a história, como depois na realização do atelier, em que cada aluno pôde expressar as suas emoções. Concluiu-se com um painel onde foram afixadas as emoções dos alunos de acordo com a respetiva cor. A Ana sugeriu como título do painel “O MONSTRO DAS CORES E AS EMOÇÕES”.

0

Aqui ficam algumas fotos mais significativas.

"A Terra da Mentemática"_EB1 Boavista

por Prof.POR Anabela Caldeira -

"A TERRA DA MENTEMÁTICA"

=

No dia 9 de novembro, foi apresentado, no auditório que a ESCO, gentilmente nos cedeu, o projeto “A Terra da Mentemática”. É um projeto alargado de Educação Matemática, direcionado para os alunos do 1º Ciclo.

=

Foi encenada uma peça de teatro e temas musicados pelo músico, YouTuber e promotor deste projeto, Paulo Sousa. Foram expostas de forma inédita e divertida na narrativa infantil, redigida pela YouTuber MathGurl (Inês Guimarães), com o objetivo de aproximar os alunos à área disciplinar da Matemática.

0

No final, os alunos tiveram a possibilidade de comprar o livro “A Terra da Mentemática” alusivo ao tema.

0

Houve uma grande adesão da parte dos alunos.

=

Aqui ficam algumas fotos mais significativas.

Visita de Estudo à Foz do Sizandro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

VISITA DE ESTUDO À FOZ DO RIO SIZANDRO

5ºB - 30/11/2018

Realizou-se no dia 30 de novembro, uma visita de estudo com o 5º B, à foz do rio Sizandro (Praia Azul), para observação de aves. Esta atividade foi dinamizada pelas professoras de Ciências Naturais das turmas de 5º ano e Eco-Escolas, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Os alunos tiveram o privilégio de observar através de um telescópio e binóculos, algumas espécies de aves (gaivotas de patas amarelas, galeões, galinhas de água, garças reais, entre outras), que se encontravam no local, sob orientação do ornitólogo, Hélder Cardoso, autor do “Guia das Aves da Foz do Sizandro”.

No final todos os participantes, alunos e professoras foram presenteados com o guia acima referido. De salientar o bom comportamento, interesse e participação dos alunos na atividade.

0

0

Vê as fotos AQUI!

" - Lixo + Reciclagem"

por Prof.POR Anabela Caldeira -

“  - Lixo + Reciclagem ”

0

No passado dia 20 de novembro decorreu a sessão de esclarecimento “Menos lixo mais reciclagem”, dirigida às turmas de 5º ano. A atividade foi organizada no âmbito do programa Eco-Escolas em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, no sentido de sensibilizar os mais jovens para as questões ambientais, nomeadamente, a produção excessiva de resíduos sólidos, separação e encaminhamento dos mesmos.

0

As fotos, AQUI!

Separa e Ganha

por Prof.POR Anabela Caldeira -

“Separa e Ganha”

0

Nos passados dias 19 e 20 de novembro decorreu a sessão “Separa e Ganha”, sobre Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos sólidos. A atividade foi organizada no âmbito do programa Eco-Escolas, em parceria com a empresa Valorsul (responsável pela recolha dos resíduos sólidos do Concelho de Torres Vedras) e Centro de Educação Ambiental. Foi dirigida a todas as turmas da escola, com o objetivo de sensibilizar e despertar responsabilidades relativamente a comportamentos ambientais, que dizem respeito a todos enquanto cidadãos.

0

No seguimento desta sessão, a escola foi inscrita no concurso “Separa e Ganha”. Toda a comunidade poderá colaborar depositando papel e cartão no ecoponto (contentor azul), que se encontra no topo da rua da escola sede. A quantidade será pesada e registada pela empresa que faz a recolha e os pontos reverterão para a escola.

0

Contamos com a colaboração de todos por um PLANETA melhor!

0

As fotos, AQUI!

1º Encontro de BOCCIA

por Prof.POR Anabela Caldeira -

1º Encontro de Boccia- Desporto Escolar

0

No dia 13 de novembro de 2018 realizou-se o 1º encontro de Boccia do Desporto Escolar, na nossa escola. A participação do nosso agrupamento foi uma vez mais de grande qualidade, com muito empenho e desportivismo. Os resultados obtidos pelos nossos alunos foram positivos. De salientar que a organização, incluindo a arbitragem foi da responsabilidade dos alunos mais velhos.

=

As fotos AQUI!

HALLOWEEN - EB Campelos

por Prof.POR Anabela Caldeira -

 HALLOWEEN NA EB CAMPELOS

0

Na Escola Básica de Campelos, os alunos do 2º ciclo comemoraram o “Halloween”, tendo realizado trabalhos em diversos materiais que foram expostos no átrio da escola.

O

Em articulação com a BECRE foram convidados a realizar a atividade ”Mummy hunt”, seguindo pistas em Inglês e Português. As pistas estavam relacionadas com os Temas e as cores da Biblioteca e as peças escondidas no meio dos livros.

0

As professoras agradecem a colaboração dos alunos e encarregados de educação envolvidos nesta atividade.

O

As imagens AQUI

Visita ao Champimóvel

por Prof.POR Anabela Caldeira -

VISITA AO CHAMPIMÓVEL

o

Nos passados dia 5, 6, 7 e 8 de novembro as turmas do 6º ano e as turmas B e C do 9º ano, realizaram uma visita de estudo ao “Champimóvel”, que esteve estacionado durante estes dias na Expotorres. É um projeto da fundação Champalimaud, dirigido a todas as escolas do país. Consiste num veículo que tem incorporado um simulador, onde é apresentado um vídeo interativo que simula uma viagem pelo interior de algumas partes do corpo humano, com uma grande vertente de sensibilização para a importância da investigação na área da medicina, em relação a algumas doenças do ser humano e possíveis tratamentos.

0

Os alunos participaram ativa e entusiasticamente na atividade.

AQUI ficam as fotos!

Halloween na EBPVM

por Prof.ING Helena Narciso -

Tendo como objetivo a divulgação da cultura britânica e norte americana, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades,a disciplina de Inglês celebrou a efeméride do Halloween.

Foram realizados trabalhos em cartolinas e em três dimensões pelos alunos do 2º ciclo e alguns do 3º ciclo, expostos no átrio da escola.

Agradece-se a colaboração dos alunos, professores e encarregados de educação envolvidos nesta atividade.

AS imagens AQUI

BECRE Campelos - Na Terra da Mentemática

por Prof.POR Anabela Caldeira -

BECRE - CAMPELOS

Na Terra da Mentemática

No dia 8 de novembro realizou-se na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Campelos a apresentação do projeto de Literacia Matemática “A Terra Da Mentemática”, da autoria Inês Guimarães com a colaboração de Paulo Sousa na composição musical.

=

Este novo conceito de abordagem ao estudo da matemática visa incentivar os jovens e desenvolver o gosto por esta disciplina. Contamos com a presença do famoso cantor e youtuber que animou as sessões. Estiveram presentes alunos desde o Pré-Escolar ao 2º ciclo.

0

As sessões decorreram com muita animação e as canções foram do agrado de todos, sendo esta atividade um sucesso na nossa biblioteca.

0

0

as fotos aqui!

DE - Goalball_31 outubro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO DE GOALBALL- Zona Oeste

EB Padre Vítor Melícias – Torres Vedras 31 de outubro de 2018

Este primeiro encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 28 alunos praticantes, organizados em 10 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEd. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEd.

=

Relembramos que este jogo foi inicialmente concebido para pessoas com dificuldades de visão, mas que nele podem participar todas as pessoas, independentemente do seu grau de visão, pois todos os jogadores são totalmente vendados, ficando assim em igualdade de circunstâncias (o Goalball joga-se com uma bola com guizos).

0

De referir que este encontro, para além de estar incluído na quadro competitivo do Desporto Escolar, foi também enquadrado na Semana da Visão, realizada pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual da Câmara Municipal de Torres Vedras.

0

As arbitragens e o secretariado foram realizados rotativamente por árbitros das três escolas. Dado o caráter do encontro, não se procedeu a qualquer classificação, e todos os jogos se realizaram em ambiente de saudável convívio e boa colaboração.

0

Para além de esta ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, o facto de taparmos a visão estimula a audição, sendo assim um excelente treino de outros canais de concentração e de ação consciente.

0

A representação da nossa escola teve uma prestação muito boa para jogadores tanto a nível do nível de jogo como das arbitragens e secretariado.

0

Estão todos de parabéns!

0

O Departamento de Educação Física e Desporto Escolar

AQUI as fotos!

Visita estudo Foz do Sizandro

por Prof.POR Anabela Caldeira -

visita de estudo do 5ºA

FOZ DO SIZANDRO

17/10

=

O

Realizou-se no dia 17 de outubro, uma visita de estudo com o 5º A, à foz do rio Sizandro (Praia Azul), para observação de aves. Esta atividade foi dinamizada pelas professoras de Ciências Naturais das turmas de 5º ano e Ecoescolas, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Os alunos tiveram o privilégio de observar através de um telescópio e binóculos, algumas espécies de aves (gaivotas de patas amarelas, galeões, galinhas de água, garças reais, entre outras), que se encontravam no local, sob orientação do ornitólogo, Hélder Cardoso, autor do “Guia das Aves da Foz do Sizandro”.

No final todos os participantes, alunos e professoras foram presenteados com o guia acima referido.

Aqui ficam as fotos!

Dia Mundial da Alimentação

por Prof.POR Anabela Caldeira -

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

16/10

=

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, dinamizado pelo grupo de Ciências Naturais em parceria com a professora Sílvia Santos, que orientou a turma de CEF na confeção do lanche saudável (salada de fruta, batidos, gelatina), distribuído a toda a comunidade educativa da Escola Padre Vítor Melícias.

Para a confeção da salada de fruta contou-se com a colaboração da empresa Patrícia Pilar e de todos os alunos que trouxeram uma peça de fruta.

Decorreu no espaço do bar, decorado com uma faixa alusiva ao tema, desenhada e pintada pela professora Célia Duarte e com cartazes que continham receitas e ilustrações, cedidos pela professora Ana Cláudio.

Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade.

Aqui ficam as fotos!

Autorizações de saída

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Todos os encarregados de educação, dos alunos do 2º e 3º ciclos, devem selecionar/confirmar a autorização de saída dos seus educandos.

Para isso devem seguir os seguintes procedimentos:

- No portal do agrupamento devem aceder ao netGIAE e entrar com o seu número de utilizador e respetiva password;

- Clicar em Meu Menú e selecionar Processos;

- Clicar em Dados Complementares e, em Tipo de Cartão, deve selecionar a opção pretendida;

- Clicar em Guardar (no final da página).

Agradecemos a vossa colaboração

A Direção do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Desporto escolar - Ténis de Mesa

por Prof.POR Anabela Caldeira -

DESPORTO ESCOLAR

CAMPEONATO DE TÉNIS DE MESA

Braga - julho 2018

O Agrupamento esteve presente nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, que decorreram nos dias 28, 29 e 30 de junho e 01 de julho em Braga. A nossa equipa de iniciadas femininas ficou em 4ºlugar.

As alunas: Andreia Craveiro; Lara Abreu e Melissa Lopes estão de parabéns pelo excelente resultado.

Agradecemos também ao aluno Pedro Ferreira que foi como árbitro da equipa.

As fotos AQUI!

DESPORTO ESCOLAR_GOLFE

por Prof.POR Anabela Caldeira -

GOLFE - Desporto Escolar – 2017-2018

Concluiu-se mais um ano em que com um elevado número de alunos competimos em todas as provas do Circuito da ADE Golfe Oeste, estando bem representados em todos os escalões.

Participámos em todas as provas do quadro competitivo previstas e realizadas para o escalão dos nossos jogadores, incluindo no Campeonato Regional que teve lugar em Abril, no Campo do Jamor, em Lisboa, no qual estiveram presentes os alunos avançados do 9 º BC, Gustavo Santos, Henrique Garcia e Ricardo Garrido.

Com alunos a dar os primeiros passos na modalidade e com outros a prosseguir o trabalho iniciado em anos anteriores, conseguimos obter bons resultados.

Resultados Finais GOLFE Desporto Escolar - Ranking da Zona Oeste

São de salientar as seguintes classificações:

  • Principiantes Femininos – Infantis A

1 º lugar – Diana Severiano do 5 º AC

3 º lugar – Isa Rodrigues do 5 º AC

4 º lugar – Luana Paivado 5 º AC

  • Principiantes Femininos – Infantis B

2 º lugar – Letícia Dias do 7 º BC

3º lugar – Diana Garcia do 7 º BC

  • Principiantes Masculinos – Infantis A

1 º lugar – Afonso Rodrigues do 5 º BC

3 º lugar – Simão Agostinho do 5º BC

4 º lugar – Rodrigo Fonseca do 4 º GCP

  • Principiantes Masculinos – Infantis B

1º lugar – Tiago Gomes do 6º AC

5 º lugar – Ângelo Vieira

  • Intermédios Femininos – Infantis B

1 º lugar – Raquel Dias do 7 º BC

2 º lugar– Matilde Pereira do 6 º BC

3º lugar – Inês Braga do 6 º AC

  • Intermédios Masculinos – Infantis B

2º lugar – Martim Henriques do 7 º BC

5 º lugar – Renato Guerra do 6 º BC

  • Avançados Masculinos – Iniciados (resultados Net)

1º lugar – Henrique Garcia do 9 º BC

2º lugar – Ricardo Garrido do 9 º BC

3 º lugar– Gustavo Santos do 9 º BC

  • Avançados Masculinos – Iniciados (resultados Gross)

1º lugar – Ricardo Garrido do 9 º BC

2º lugar – Gustavo Santos do 9 º BC

3 º lugar– Henrique Garcia do 9 º BC

  • Resultados Campeonato Regional Avançados Masculinos – Iniciados (resultados Net)

1º lugar – Henrique Garcia do 9 º BC

2º lugar – Ricardo Garrido do 9 º BC

  • Avançados Masculinos – Iniciados (resultados Gross)

2º lugar – Gustavo Santos do 9 º BC

Destaca-se ainda a correta e empenhada participação de todos quer nos treinos, quer nos torneios.

A professora responsável pelo grupo/equipa de Golfe

Rosa Oliveira

As fotos, aqui!

Visita de Estudo EMRC_Guimarães

por Prof.POR Anabela Caldeira -

VISITA DE ESTUDO E.M.R.C.

GUIMARÃES

Nos dias 13 e 14 de junho os alunos de EMRC do 5º ao 9º ano do Agrupamento foram a uma visita de estudo a Guimarães e ao Porto. Participaram 48 alunos que foram acompanhados por 4 professores. No decorrer da vista os alunos demonstraram um comportamento exemplar foram interessados e participativos. Para além disso, existiu partilha de experiências e espírito de entreajuda o que foi muito gratificante.

Vê as fotos AQUI!

Encontro com Escritores

por Prof.POR Anabela Caldeira -

ENCONTRO COM ESCRITORES

A Becre, em parceria com a disciplina de Português promoveu a vinda de dois escritores à escola, a saber:

  • Nuno Caravela, que apresenta aos alunos do 2º ciclo a coleção "O Bando das Cavernas";
  • Ana Pais, que apresenta ao 3º ciclo a obra "Socorro Sou uma Adolescente".

    Os alunos trabalharam as obras, na disciplina de Português, em parceria com a biblioteca.

    PARABÉNS FAROL!

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Após um longo período de análise às mais de 940 candidaturas com projetos incríveis, a Comissão de Avaliação reconheceu o Farol como um dos Projetos de Escola Amiga da Criança, atribuindo-lhe um selo.

    0

    Estamos muito orgulhosos do nosso percurso e da mudança que ele traz diariamente.

    0

    Parabéns Farol!!!!

    VE APVM_Gulbenkian e Teatro

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO

    DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA

    No passado dia 14 de maio, os alunos do 8º ano da EB. PVM deslocaram-se a Lisboa onde assistiram, no período da manhã, à representação da peça de Teatro "Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor" de Manuel António Pina, numa encenação da Companhia de Teatro O Sonho.

    No período da tarde, deslocaram-se ao Museu Calouste Gulbenkian, onde visitaram a exposição "Migrações e Cruzamentos", através de uma visita guiada.

    Foi um dia muito bem passado!

    Aqui ficam as fotos!

    PASSADIÇOS DO PAIVA - INSCRIÇÕES ATÉ 1 DE JUNHO! Convívio Pessoal Docente e Não Docente do APVM

    por Prof.GEO Artur Santos -
    PASSADIÇOS DO PAIVA - INSCRIÇÕES ATÉ 1 DE JUNHO!

    Convívio Pessoal Docente e Não Docente do APVM

    Dia 10 de julho, terça-feira.
    Saída de Campelos ou PVM pelas 7h30/8h.
    Chegada 19h, aprox.

    Transporte + inscrição nos Passadiços = 15 euros
    ALMOÇO: Piquenique (cada um leva o seu almoço)

    Becre-Campelos-Encontro com Ana Maria Magalhães

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Encontros na BE com Ana Maria Magalhães

    No dia 17 de maio a escritora esteve na Biblioteca Escolar de Campelos a apresentar as suas obras e a sua carreira como professora e escritora.

    Realizaram-se três sessões muito animadas, uma com o pré-escolar, e duas com o 1º e 2º ciclo, onde se sensibilizaram os alunos para a defesa e proteção da natureza. Os alunos do 4º ano apresentaram cartazes com mensagens partindo da leitura do livro “Há fogo na floresta”.Os alunos do 6º ano apresentaram um excerto da obra “Uma aventura em Évoramonte”.

    Foram bons momentos de partilha e de conversa à roda dos livros.

    Aqui ficam as fotos!

    Biblioteca Escolar de Campelos e Português 3º ciclo

    por Prof. Isabel Dias -

    Biblioteca Escolar de Campelos e Português 3º ciclo

    Parabéns aos 18 alunos selecionados para este Desafio Literário

     

       

        Os alunos do 3º ciclo escreveram frases sobre o tema da toxicodependência para apoiar um amigo imaginário em fase de recuperação.

    As 18 frases vencedoras irão integrar o próximo livro da Escritora Paula Ruivo a ser lançado em outubro próximo. Parabéns!

     

    Emanuel Feijão 7ºB

    Maria Rodrigues 7ºB

    Matilde Machado 7ºB

    Rita Cipriano 7ºB 

    Andreia Tomé 9ºB

    Daniela Lopes 9ºA

    Carolina Agostinho 9ºB

    Diana Marques 9ºB

    Mariana Neto Santos 9ºA

    Carina Francisco 9ºB

    Juliana Gomes 9ºB

    Margarida Batista 9ºB

    Mariana Ferreira 9ºA

    Mariana Lúcio Santos 9ºB

    Neuza Santos 9ºB

    Rodrigo Henriques 9ºA

    Vasco Tavares 9ºB

    Verónica Antunes 9ºB

    BECRE - ENCONTRO COM A ESCRITORA ANA LUÍSA PAIS

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    BECRE - ENCONTRO COM A ESCRITORA ANA LUÍSA PAIS

    No dia 26 de abril, os alunos do 3º ciclo receberam a Escritora Ana Luísa Pais. A obra "Socorro sou uma Adolescente" foi trabalhada nas turmas na aula de Português e no Projeto de Educação sexual.

    Dia Mundial do Livro EB1 da Boavista:Encontro com José Ramalho

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DIA MUNDIAL DO LIVRO

    ENCONTRO COM O ATOR JOSÉ RAMALHO

    EB1 DA BOAVISTA

    No dia 23 de abril, para comemorar o DIA MUNDIAL DO LIVRO, tivemos connosco, no auditório que a ESCO, gentilmente nos cedeu, o ator José Ramalho, diretor técnico do Centro Cultural de Caldas da Rainha, que nos presenteou com muita criatividade e de um modo extraordinário, com um dos seus espetáculos:

    “Contos do Mundo”. É um espetáculo criado a partir dos contos de Hans Christian Andersen:

    • “A Princesa e a Ervilha”

    • “A Menina dos Fósforos”

    • “O Patinho Feio”.

    Para além das quatro turmas do 1º ciclo da nossa escola, alargámos o convite ao Jardim de Infância do nosso Agrupamento.

    AQUI ficam algumas das fotos mais significativas.

    Concurso Nacional de Leitura

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

    Resultados concelhios do Concurso Nacional de Leitura.

    Alunos que passaram à fase distrital a realizar no dia 16 de maio:

    - 1º ciclo: Aluna vencedora - Madalena Seixas dos Santos (4º Ano) – EB do Turcifal – Agrup. Escolas Madeira Torres;

    - 2º ciclo: Aluno vencedor - André Antunes Mota Blanco (6º ano) – Esc. 2/3 Padre Vítor Melícias - Agrup. Escolas Padre Vítor Melícias

    3º ciclo : Aluna Vencedora Iara Vasconcelos Conde Vidal (8º ano) – Externato de Penafirme

    - Ensino Secundário: Aluno vencedor – Henrique Domingos da Silva Santos (12º ano)- Esc. Sec. Madeira Torres - Agrup. Escolas Madeira Torres

    PARABÉNS AO ANDRÉ!

    Semana da Leitura - 1º C e JI da Boavista

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

     SEMANA DA LEITURA

    BECRE -  1º CICLO E JI DA BOAVISTA

    De 13 a 21 de março, decorreu na nossa escola, a Semana Nacional da Leitura. Para comemorar este evento, realizaram-se várias atividades com o intuito de promover a Leitura, a Escrita, a Comunicação Oral… 

    • Feira do Livro 1º Ciclo e J.I Boavista (Os alunos do 1º ano fizeram a receção aos alunos do Jardim.)

    • Atividades Literárias Árvores Plásticas Conclusão da Semana da Leitura Continuação do poema “Recado” de Matilde Rosa Araújo

    • Imagem do cartaz da Semana da Leitura

    vê aqui as fotos!

    cartaz:

    Atividades do final do período_1ºciclo

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    No dia 23 de Março, no âmbito do encerramento das atividades de 2.º período, realizaram-se atividades físico e desportivas, organizadas pelo professor de AFD – Ricardo Silva.

    Familiares, professores, alunos e auxiliares tiveram oportunidade de partilhar uma manhã de convívio e de divertimento.

    Aqui ficam as fotos

    becre-EB1 PADRE VÍTOR MELÍCIAS

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    BECRE DA EB1

    PADRE VÍTOR MELÍCIAS

    HORA DO CONTO

    Ontem, dia 22 de fevereiro, a biblioteca da nossa escola foi presenteada com uma Hora do Conto muito especial! Tivemos connosco a nossa colega Ana Rita Cosme, que veio contar aos nossos alunos, a história “Huguinho no mundo dos sons”, que ela própria criou, em parceria com outras colegas e cujo o livro foi editado por “Extremoz Editora”.

    AQUI FICAM AS FOTOS:

    Literacia 3D

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Representação do agrupamento nas provas distritais da Literacia 3D

    No dia 28 de fevereiro, os alunos vencedores, a nível do agrupamento, nas provas de litercia 3D, representaram a escola no liceu D. Pedro V, em Lisboa.

    Matemática:Lara Filipa paiva Ferreira (6ºC)

    Ciência: Inês Duarte Braga (6ºA de Campelos)

    Leitura: Filomena Francisco de Oliveira Clemente (8ºC)

    Inglês: Airton Soares Cipriano Santos (8ºC)

    Muitos Parabéns!

    Valentine's day

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    VALENTINE’S DAY – PADRE VÍTOR MELÍCIAS

    Tal como já é habitual, os alunos do 3º ciclo, especificamente os de 7º e 9º ano, realizaram trabalhos alusivos à temática do Dia de S. Valentim, expostos no átrio da escola e no corredor do 1º piso.

    Foram abordadas as emoções relativas ao namoro, numa perspetiva saudável e equilibrada. A atividade desenrolou-se numa parceria entre as disciplinas de Inglês e Educação Visual.

    Agradece-se a todos os participantes, alunos e professoras.

    Vê as fotos AQUI!

    BECRE - Campelos: Planeta Limpo

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Planeta Limpo do Filipe Pinto

    No dia 22 de fevereiro o escritor Filipe Pinto esteve na Biblioteca Escolar de Campelos a apresentar o seu projeto ambiental “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” .

    Realizaram-se duas sessões muito animadas, onde se sensibilizaram os alunos para a defesa e proteção dos recursos naturais do nosso planeta. Também aprendemos sobre a triagem e a reciclagem.

    Vamos continuar a defender a Natureza…

    Todos nós devemos dar o nosso contributo…

    VÊ AS FOTOS, AQUI!

    Literacia 3D

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Alunos vencedores na literacia 3D e que representarão o agrupamento, no dia 28 de fevereiro em Lisboa: 

    - Lara Filipa Paiva Ferreira (EBVM- Matemática)

    - Inês Duarte Braga ( EB Campelos - Ciência)

    - Filomena Clemente (EBVM- Leitura)

    - Airton Santos (EBVM- Inglês)

    Muitos Parabéns!

    Atividade "Sabores da Horta"

    por Prof.EE Ana Cristina Silva -

    Realizou-se no dia 31 de janeiro, na Escola Básica de Campelos, a atividade "SABORES DA HORTA", já prevista no Plano Anual de atividades e dando continuidade à já realizada no ano letivo passado.

    Constou da confeção de um almoço pelos alunos com CEI, da responsabilidade das áreas curriculares específicas de Horticultura/Culinária, envolvendo também a área académica de Matemática e específica de Oficina Criativa. Alguns legumes confecionados foram já recolhidos da horta escolar, outros foram oferecidos e alguns comprados.

    O objetivo foi valorizar a importância da agricultura biológica, da alimentação saudável e do trabalho realizado por estes alunos que tanto têm investido nestas atividades.

    Foi elaborado um plano de trabalho feito em quatro fases. Iniciou-se com a informação à comunidade escolar da ementa e previsão de custos e nas outras três fases foram estabelecidas diariamente metas de trabalho para os três dias que antecederam a atividade.

    Como aconteceu no ano letivo passado, foi criada a zona do “MERCADINHO DA HORTA”, onde ficaram expostas alfaces e coentros  para venda.

    Além dos alunos implicados tivemos três alunos do 8º e 9º ano que se voluntariaram para participar nos turnos do almoço.

    Tivemos também a presença do nosso patrono, Padre Vítor Melícias e de Frei Miguel, do Convento de Varatojo, assim como duas encarregadas de educação.

     Os alunos participaram com muita motivação e empenho, trabalharam com eficiência e o resultado foi  muito meritoso.

    Temos recebido apreciações da atividade muito positivas que nos motivam para a repetir no final do ano letivo.

    Bem haja a quem participou! Obrigada!

    Anexo DSC_0018.JPG
    Anexo DSC_0020.JPG
    Anexo DSC_0021.JPG
    Anexo DSC_0022.JPG
    Anexo DSC_0023.JPG
    Anexo DSC_0024.JPG
    Anexo DSC_0026.JPG
    Anexo DSC_0028.JPG
    Anexo DSC_0029.JPG
    Anexo DSC_0032.JPG
    Anexo DSC_0034.JPG
    Anexo DSC_0035.JPG
    Anexo DSC_0036.JPG
    Anexo DSC_0040.JPG
    Anexo DSC_0047.JPG
    Anexo DSC_0053.JPG
    Anexo DSC_0086.JPG
    Anexo DSC_0092.JPG
    Anexo DSC_0119.JPG

    Becre Campelos_Encontro com a escritora Paula Ruivo

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    BECRE_CAMPELOS

    Encontro com a Escritora Paula Ruivo

    No dia 25 de janeiro realizou-se na Biblioteca Escolar de Campelos um encontro com a escritora Paula Ruivo e os alunos do 1º ciclo.

    A escritora apresentou o livro “E depois da fábrica de Seripiteia” e os alunos participaram com muito entusiasmo na história e em todo o encontro.

    No fim realizou-se um debate sobre a vida e obra da escritora e uma sessão de autógrafos. Lançou também um desafio literário aos alunos do 3º ciclo “Usa o teu poder” que consiste na escrita de mensagens/frases que poderão integrar o próximo livro da escritora.

    Mãos à obra…

    As fotos, AQUI!

    Apresentação de livro de Ana Rita Ferreira

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Apresentação de livro

    Ana Rita Ferreira, apresentou o seu livro "Huguinho no mundo dos sons" na biblioteca de Ponte do Rol, no Sobreiro Curvo e a autora andará em digressão pelo agrupamento... Obra indicada para os alunos do pré escolar e 1º ciclo.

    Aqui ficam as fotos!

    becre - Encontro com António Fontinha

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    BECRE

    Encontro com 

    ANTÓNIO FONTINHA

    António Fontinha é um Contador de Histórias que nos visita esporadicamente e encanta sempre a plateia que o ouve.

    A escola da Póvoa de Penafirme, as bibliotecas da Maceira, Sobreiro Curvo e Ponte do Rol assistiram a várias sessões, no dia 17 e 19 de janeiro.

    Estamos gratos pela sua presença.

    Encontro com a Escritora Isabel Alçada

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    ENCONTRO COM A ESCRITORA

    ISABEL ALÇADA

    No dia 11 de janeiro, a Escritora Isabel Alçada deslocou-se à nossa escola e fez uma apresentação da sua vastíssima obra. Os alunos receberam-na com pequenas dramatizações, preparadas nas disciplinas de português e história. Parabéns pela imaginação dos textos e da respetiva encenação. Um agradecimento à Escritora que pela terceira vez visita a nossa escola.

    Encontro com o escritor Miguel Horta

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    ENCONTRO COM O ESCRITOR MIGUEL HORTA

    No dia 3 de janeiro, na biblioteca, tivemos o prazer de ter uma sessão de leitura com o Escritor Miguel Horta. Leituras de variadas formas, foram as temáticas desta sessão.

    Muito obrigada à Biblioteca Municipal que permitiu este evento.

    CCH - "As emoções do Pai Natal"

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    CCH - "AS EMOÇÕES DO PAI NATAL"

    O Clube dos Contadores de Histórias apresentou uma pequena história natalícia, "As emoções do Pai Natal",   destinada aos alunos do 1º ciclo e que teve lugar na Biblioteca da escola!

    Aqui fica o registo em vídeo!

    Atividades 1º Período BECRE Boavista

    por Prof. Isabel Dias -

    Atividades de 1º Período na Biblioteca da Boavista

    Comemoração do São  Martinho, com recurso a um PowerPoint.

    Presença da colega Sílvia Filipe Sebastião, que nos veio contar com muita animação, a história “Gema a galinha muito verde”, de sua autoria.

    Dramatização/representação da história “Uma estrela atrás da porta” de Isabel Mendonça Soares “Histórias no Jardim”

    Observações: A professora Ana Cláudio também nos presenteou, com o seu Clube Contadores de Histórias. Foi muito interessante! A reportagem ficou a cargo da colega.

    Fotos: São  Martinho

                “Gema a galinha muito verde”

                “Uma estrela atrás da porta” 

    "Livro Livre!" - BECRE CAMPELOS

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    “Livro livre” 9º BC

    Agarra o Desafio O “Livro Livre” é um projeto criado por Francisco Bairrão Ruivo (historiador), Danuta Wojciechowska (ilustradora) e Joana Paz, que consiste na ideia dos adolescentes investigarem, recolherem testemunhos e saberem melhor o que aconteceu no 25 de abril de 1974.

    A turma 9º BC agarrou o desafio e está a desenvolver este projeto em articulação com a Biblioteca Municipal e a biblioteca Escolar.

    Cada aluno vai registar acontecimentos, contados por parentes ou amigos que viveram e lembram o que se passou durante o 25 de abril de 1974 e imortalizar esses acontecimentos escrevendo-os, acompanhados por desenhos ou fotografias.

    Cada livro será personalizado para se tornar um exemplar único e especial para cada um dos jovens escritores.

    Agora é só lançar mãos à obra e agarrar o DESAFIO…

    Vê aqui o texto elaborado pela aluna Marisa Nunes!

    Vê as fotos!

    Torneio de Ténis de Mesa_Tomé Borges

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    TORNEIO DE TÉNIS DE MESA

    No passado dia 12 de dezembro realizou-se uma vez mais o torneio prof. Tomé Borges de ténis de mesa. Esta prova desportiva teve o maior sucesso, quer pelos resultados obtidos, quer pelo número de participantes. Dos 160 atletas que competiram, 90 alunos são alunos do 2º e 3º ciclos da nossa escola. Foi provavelmente uma das maiores participações do nosso agrupamento em torneios de ténis de mesa.

    Parabéns a todos os que participaram!

    Resultados AQUI!

    AS FOTOS, AQUI!

    PAFC - Visita do Sr. Secretário de Estado da Educação

    por Prof.EDF Rui Ruas -

    Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)

    Visita do Sr. Secretário de Estado ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

    “No âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi autorizada, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho).” (in site da Direção Geral de Educação).

    -

    Assim, e deste modo, o Agrupamento faz parte de um conjunto restrito de escolas, a única no concelho de Torres Vedras, que aderiu a esta experiência, primando por continuar a inovar as suas práticas pedagógicas e tornando-as mais motivadoras e interessantes para os jovens de hoje.

    -

    À exceção dos estabelecimentos do ensino pré-escolar, todos as escolas do agrupamento estão envolvidas neste desafio, pois estão abrangidas por este projeto, ao nível do 1º Ciclo, todas as turmas de 1º ano de escolaridade e o Projeto Farol, bem como todas as turmas do 2º Ciclo do agrupamento.

    -

    Dando cumprimento ao referido despacho e no sentido de tornar as aprendizagens mais significativas, tentamos encontrar as opções que melhor se adequam aos desafios do nosso Projeto Educativo, permitindo que as aprendizagens sejam úteis no dia-a-dia, transversais e resultem num produto final de maior capacitação individual e coletiva.

    -

    Pretendemos, assim, criar espaços escolares de envolvimento, participação e  realização pessoal que permitam desenvolver nos nossos alunos as competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, tão necessárias no século XXI.

    -

    É neste âmbito que o Agrupamento Padre Vítor Melícias tem vindo a organizar encontros que poderão ser inspiradores e motivadores para seguirmos tão árduo caminho: o da mudança e atualização do sistema de ensino.

    -

    Desta vez, trata-se dum 2º Encontro a realizar na Escola Básica Padre Vítor Melícias, sob o tema “CONVERSAS PARA MUDAR A ESCOLA”, o qual conta com o privilégio da presença do Sr. Secretário de Estado, Professor Doutor João Costa, na próxima 5ªfeira, dia 07 de dezembro, a partir das 16horas.

    -

    criar 1

    criar 2

    farol 1

    farol2

    Desporto Escolar - Boccia

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    1º Encontro de Boccia- Desporto Escolar

    No dia 21 de novembro de 2017 realizou-se o 1º encontro de Boccia do Desporto Escolar, na nossa escola.

    Participaram nesta atividade desportiva cerca de 40 alunos de 3 escolas para além do nosso agrupamento.

    Os resultados obtidos pelos nossos alunos foi extraordinário, 1º e 2º lugares por equipas e 2º e 4º classificados na competição individual.

    0

    As fotos, AQUI!

    Visita de Estudo à TECNIMEDE

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Visita de estudo

    No dia 2 de novembro, os alunos do 9º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias, realizaram uma visita de estudo aos laboratórios de investigação e desenvolvimento da empresa Tecnimede, multinacional portuguesa na área farmacêutica, situada em Dois Portos.

    Esta atividade desenvolveu-se no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química e consta do projeto pedagógico da Câmara Municipal de Torres Vedras “ Ciência, o que se faz por cá”.

    Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade.

    As fotos AQUI!

    Dia do Pijama - FAROL

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DIA NACIONAL DO PIJAMA

    FAROL

    No dia 20 de novembro comemorou-se o Dia Nacional do Pijama, um dia em as crianças vão para escola de pijama... não por brincadeira ... mas porque esta indumentária simboliza o conforto, o amor e a importância da família. Neste dia, e através da exploração da história "O botão invísivel", os alunos do Farol desenvolveram uma série de atIvidades que aliaram a diversão à aprendizagem.

    Um momento fantástico, onde o trabalho de equipa e "um botão" proporcionaram a todos um sonho...uma realização... e fica a dica:

    - Façam o favor de sonhar, mesmo que seja um sonho pequenino.... porque todos os sonhos são possíveis de alcançar.... basta acreditar!

    Obrigada Elsa Jesus e Ana Nobre

    Dia do Pijama no Farol

    por Prof.1 Elsa Jesus -

    No passado dia 20 de novembro comemorou-se o Dia Nacional do Pijama e o Projeto Farol associou-se a esta causa. 

    Neste dia crianças ajudam outras crianças e reconhecem, através da ludicidade,a importância da família! Assim, através da exploração da história "O Botão Invisível", os alunos do Farol desenvolveram uma série de atividades que aliaram a diversão à aprendizagem.

    Um momento fantástico, onde o trabalho de equipa e um "botão"  proporcionaram a todos  um sonho...uma memória...e fica a dica:

    - Façam o favor de sonhar, mesmo que seja um sonho pequenino... pois todos os sonhos são possíveis de alcançar, basta acreditar!

     

    Halloween - EB dos Campelos

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

      Escola Básica de Campelos

    0

    Na Escola Básica de Campelos os alunos realizaram trabalhos para comemorar o Halloween que foram expostos no átrio da escola, no corredor das exposições e na biblioteca. Participaram as turmas do 2º e 3º cicloscom figuras e cartazes com mensagens e rimas. Foram trabalhos igualmente realizados em articulação com a disciplina de inglês (2º ciclo) e biblioteca. No 3º Ciclo, a temática foi “O Mundo de Tim Burton” com os seus filmes, personagens e citações, devidamente enquadradas nas tradições culturais do Halloween britânico e americano.

    0

    As professoras agradecem a colaboração dos alunos e Encarregados de Educação nesta atividade.

    0

    As fotos AQUI!

    DE - 1º encontro de Goalball

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO DE GOALBALL -

    Zona Oeste EB Padre Vítor Melícias

    Torres Vedras 03 de novembro de 2017 Este primeiro encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 28 alunos praticantes, organizados em 10 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

    Relembramos que este jogo foi inicialmente concebido para pessoas com dificuldades de visão, mas que nele podem participar todas as pessoas, independentemente do seu grau de visão, pois todos os jogadores são totalmente vendados, ficando assim em igualdade de circunstâncias (o Goalball joga-se com uma bola com guizos).

    0

    Embora com algum atraso (inicialmente marcado para dia 27 de outubro), este encontro foi também enquadrado na Semana da Visão, realizada pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual da Câmara Municipal de Torres Vedras.

    0

    Devido à grande diferença de idade e de escalão, realizaram-se duas séries, correspondentes a diferentes divisões. Uma divisão com os jogadores mais novos Infantis A e B da EBPVM, e uma outra com os restantes, iniciados e juvenis, das outras duas escolas. Em qualquer delas não existiu distinção de género.

    0

    Realizaram-se 9 jogos, pois o 10º jogo previsto foi cancelado devido ao insistente ruído provocado pela chuva intensa no telhado do pavilhão (o Goalball precisa de silêncio para se ouvir a bola).

    0

    As arbitragens e o secretariado foram realizados rotativamente por árbitros das três escolas. Dado o baixo número de jogadores, não se procedeu a qualquer classificação, e todos os jogos se realizaram em ambiente de saudável convívio e boa colaboração.

    0

    Para além de esta ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, o facto de taparmos a visão estimula a audição, sendo assim um excelente treino de outros canais de concentração e de ação consciente.

    0

    A representação da nossa escola teve uma prestação muito boa para jogadores que se estão a iniciar na modalidade.

    0

    Estão todos de parabéns!

    0

    AS FOTOS, AQUI!

    Visita de Estudo a Peniche_6º ano

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    VISITA DE ESTUDO A PENICHE - 6.º ANO

    No dia 26 de outubro, os alunos do 6º ano da Escola Básica de Campelos e da Escola Básica Padre Vítor Melícias, realizaram uma visita de estudo a Peniche.

    No âmbito do Projeto – Alimentação Humana- as disciplinas de Ciências Naturais e de História e Geografia de Portugal desenvolveram temáticas relacionadas com os objetivos da visita de estudo: 

    . Conhecer a História da fortaleza de Peniche;

    . Reconhecer a supressão de liberdades dos presos políticos, no Estado Novo;

    . Refletir sobre alimentação dos presos políticos, durante o Estado Novo; 

    . Conhecer as atividades e funcionamento do Porto de Pesca;

    . Compreender a importância do pescado na alimentação saudável.

    Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade.

    VÊ AS FOTOS AQUI!

    Campanha solidária do GANG4GOOD

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    O GANG4GOOD é um clube do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias que tem por missão fazer o bem sem olhar a quem.

    Foi neste contexto que os alunos deste “gang” resolveram arregaçar as mangas e lançar uma campanha de recolha de bens no apoio às vítimas dos incêndios no centro de Portugal.

    A campanha foi lançada na Escola Básica 2,3 Padre Vítor Melícias e esteve aberta desde o dia 25 de outubro até dia 30 do mesmo mês. A esta campanha associou-se também a Escola Básica de Campelos.

    Neste período de tempo foi recolhido um total de 125 unidades/embalagens de produtos variados de higiene pessoal e para a casa, as quais foram entregues por elementos do GANG4GOOD, no dia 31 de outubro no posto de recolha para as vítimas do Município de Vouzela, situado na Papelaria Essence, em Torres Vedras.

    Aguardamos com expectativa as fotos da entrega da nossa e de outras muitas ofertas com a mesma intenção, na 5ªfeira, em Vouzela.

    Às pessoas que se mobilizaram e tornaram esta ajuda possível, o nosso muito obrigado. Sabe bem fazer o bem … sem olhar a quem!

    Bem-hajam!

    AQUI ficam algumas fotos!

     

    V Semana da Visão

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    V Semana da Visão

    No âmbito da V Semana da Visão, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com o Agrupamento PVM e a Pax Optica, decorreu na EPVM uma conversa chamada "A Deficiência Visual na 1ª pessoa", onde foi possível satisfazer a curiosidade dos alunos de turmas do 6º e 7º ano e, ao mesmo tempo, falar abertamente de assuntos sérios como discriminação, barreiras arquitetónicas, formas de encarar a vida, sonhos, conquistas e dificuldades.

    Uma palavra de agradecimento ao Leonel e ao Vítor pela sua disponibilidade e exemplo.

    Dia Mundial da Alimentação-1º e 2º anos

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

    1º CICLO - 1º E 2º ANOS

    No passado dia 16 de outubro, celebrámos o Dia Mundial da Alimentação na escola básica Padre Vítor Melícias. Partilhámos as tarefas entre todos. Assim, os grupos de 1.º e 2.º anos responsabilizaram-se pela confeção de doce de abóbora com nozes e os grupos de 3.º e 4.º ano organizaram umas deliciosas pizzas de frutas.

    Nas salas trabalhámos ainda histórias, a roda dos alimentos, os provérbios sobre alimentação e muito mais...

    Durante a tarde, todos saborearam as frutas das pizzas e tostas com o doce de abóbora.

    Expusemos os doces numa linda "barraquinha", brincámos aos vendedores e oferecemos aos pais o resultado do nosso trabalho.

    Agradecemos o apoio e colaboração de todos que permitiram a realização destas atividades divertidas e enriquecedoras para todos: professores, assistentes operacionais, pais e funcionários do refeitório.

    As fotos AQUI

    Dia Mundial da Alimentação

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

    16/10/2017

    No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação,o grupo de Ciências Naturais dinamizou e proporcionou a toda a comunidade educativa da Escola Padre Vítor Melícias, um lanche saudável constituído por salada de fruta e gelatina.

    Para a confeção da salada de fruta contámos com a colaboração da empresa "Campotec" e igualmente com uma peça de fruta, que foi previamente solicitada a cada aluno, para o efeito.

    Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade.

    AQUI FICAM AS FOTOS!

    Exposição Rostos do Mundo

    por Prof.EDF Rui Ruas -

    aideglobal

    -

    De 4 de julho a 31 de agosto, a AIDGLOBAL promove, no Instituto Português do Desporto e Juventude, no Parque das Nações, a Exposição de entrada livre “Rostos do Mundo”, composta por obras da autoria dos alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras.

    -

    Esta Exposição, que integra o projeto “Educar para Cooperar: A Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, apresenta, ao público, 51 máscaras em papel reciclado, realizadas no âmbito das disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET), sob a orientação da professora Olga Ferreira. O projeto tem como objetivo aumentar o conhecimento dos alunos relativamente aos povos existentes no mundo.

    -

    Após um processo de investigação e da criação das máscaras, os jovens prepararam apresentações, dirigidas aos professores e colegas, que se traduziram em formas de defesa da Diversidade, Interculturalidade e Direitos Humanos.

    -

    Tragam as vossas famílias e venham até ao Parque das Nações conhecer estes rostos do mundo!

    -

    Cartaz da Exposição

    CIRCUITO ADE GOLFE OESTE 2016-2017 – DESPORTO ESCOLAR

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    CIRCUITO ADE GOLFE OESTE 2016-2017 – DESPORTO ESCOLAR

    Após a conclusão do quadro competitivo desta época, no qual os nossos jogadores competiram nos campos de golfe do Botado (Consolação) e no Campo Real (Turcifal), é de registar que tivemos uma boa participação em todos os escalões, quer pelo elevado número de jogadores participantes, quer pelos resultados alcançados.

    De entre as diversas classificações obtidas pelos nossos golfistas são de salientar as seguintes:

    Principiantes Femininos – Infantis A

    1 º lugar – Inês Braga do 5 º AC

    2 º lugar – Matilde Pereira do 5 º BC

    3 º lugar – Raquel Rodrigues do 5 º BC

    Principiantes Femininos – Infantis B

    1 º lugar – Raquel Dias do 6 º BC

    Principiantes Masculinos – Infantis A

    3 º lugar - Rúben Gonçalves do 5º AC

    Principiantes Masculinos – Infantis B

    2º lugar – Renato Guerra do 5º BC

    Intermédios Femininos

    1 º lugar – Inês Carreira do 6 º AC

    Intermédios Masculinos – Iniciados

    1 º lugar – Gustavo Santos do 8º BC

    2º lugar – Henrique Silva do 8 º BC

    3 º lugar – Ricardo Garrido do 8 º BC

    Parabéns a estes classificados e a todos os nossos jogadores pelo seu empenho e pelo comportamento exemplar que demonstraram ao longo de todo o ano.

    A professora responsável pelo grupo/equipa de Golfe

    Rosa Helena Oliveira

    Vê as fotos AQUI!

    "Faz e Acontece"

    por Prof.EDF Rui Ruas -

    De 3 a 28 de julho os jovens residentes no concelho de Torres Vedras poderão participar no "Faz e Acontece" e usufruir de uma experiencia vocacional pelo período de 2 semanas em contexto profissional.
    Este projeto visa possibilitar não só a obtenção de alguma formação não formal dentro das diversas áreas profissionais, como ainda a convivência direta com algumas atividades profissionais que, apesar de possuírem um cariz ocupacional, terão um papel fundamental para a sua formação e desenvolvimento pessoal/social, uma vez que estarão integrados em ambiente real de trabalho e ocupando também os seus tempos livres de uma forma benéfica e saudável.

    o

    A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que as inscrições para o projeto "Faz e Acontece", no que respeita ao período do verão (1ª e 2ª quinzena do mês de julho), iniciaram a 05/06, decorrendo até ao dia 19 do presente mês.

    o

    Para o efeito, todos os interessados deverão deslocar-se ao Posto de Informação Juvenil, das 9h às 13h e das 14h às 17h e entregar a seguinte documentação:

    o

    Ficha de inscrição (em anexo)
    Fotocopia do cartão de cidadão
    Documento indicando o IBAN
    Certificado de matrícula (para os jovens com idade inferior a 16 anos, tendo contudo terminado o 9º ano de escolaridade)
    Atestado de residência (passado pela Junta de freguesia)
    Contudo, acedendo-se ao site da CMTV, os interessados poderão obter toda esta informação, assim como à respetiva ficha de inscrição, podendo a inscrição ser ainda feita por e-mail, desde que preenchidos todos os requisitos necessários e enviados os devidos documentos digitalizados para:

    o

    pij@cm-tvedras.pt | 261 320 724

    o
    Destinatários: jovens residentes no concelho, com idades entre os 16 e os 20 anos (preferencialmente que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico)

    GOLFE - Campeonato Regional

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    GOLFE – CAMPEONATO REGIONAL DESPORTO ESCOLAR

    No dia 5 de maio realizou-se no Centro Nacional de Formação de Golfe no Jamor, o Campeonato Regional do escalão de Iniciados e Juvenis, no qual participaram os alunos Gustavo Santos e Henrique Silva, ambos da turma 8 º BC.

    Realizando um percurso de 9 buracos, os nossos jogadores aplicaram-se de forma empenhada na prova e conseguiram o apuramento para o Campeonato Nacional, o qual terá lugar de 28 de junho a 1 de julho em Lagoa no Algarve.

    Parabéns aos dois pelo seu empenho e pelo seu comportamento exemplar. A professora responsável pelo grupo/equipa de Golfe Rosa Helena Oliveira

    As fotos AQUI!

    Teatro_Clube dos Contadores de Histórias

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    CLUBE DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS

    "À procura de um sonho"

    O Clube dos Contadores de Histórias respondeu novamente ao desafio da Fábrica das Histórias e criou o teatro "À procura de um sonho". Nesta história reflete-se sobre a forma como o poder é exercido neste mundo, como nos afeta e o que faríamos nós se tivéssemos o poder. A dramaturgia e encenação foi da responsabilidade da profª Ana Cláudio com o apoio, para os objetos cénicos, da profª Célia Duarte. O apoio técnico do Teatro-cine (luzes e som) foi fundamental! O texto foi construído a partir das reflexões dos jovens.

    As primeiras imagens mostram a luta pela poder - a coroa - e as consequências que tal tem nas pessoas: pobres, esfomeadas, vítimas de poluição, sem sonhos... A chegada de um pássaro, como símbolo de liberdade e do sonho, acorda os que se arrastavam e permite que eles se descubram. Mas tudo isto era um sonho de uma menina que transmite as suas inquietações à família. O coro de atores ecoa os pensamentos e as reflexões dessa jovem. O sonho e a realidade encontram-se e a pergunta "O que farias se fosses o dono do mundo?" permitiu que a coroa passasse de mão em mão e cada um dissesse de sua justiça.

    As últimas fotos mostram a entrega dos certificados aos participantes. A última é a foto do grupo de atores com a Diretora do Agrupamento e a profª Ana Cláudio.

    As fotos são da autoria da profª Elizabete Jerónimo.

    Vê aqui as fotos!

     

    Comemoração do DIA DA AGRICULTURA, Campelos

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    DIA DA AGRICULTURA

    ECO-ESCOLAS/PROJETO HORTABIO na EB de Campelos

    No dia 19 de maio, Dia da Agricultura, desenvolveram-se várias atividades no âmbito da ECO-ESCOLAS/PROJETO HORTABIO na EB de Campelos. Pretendeu-se valorizar a importância da agricultura biológica, da alimentação saudável e do trabalho realizado pelos alunos que frequentam a área curricular específica de HORTICULTURA/CULINÁRIA.

    Assim, foi confecionado um almoço para a comunidade escolar, tendo sido a sala 4 palco do restaurante “SABORES DA HORTA”. Aqui foi servido o almoço com uma ementa previamente anunciada à comunidade escolar. Grande parte dos legumes foram recolhidos da horta escolar e os oferecidos eram garantidamente biológicos. Foi também criada a zona “MERCADINHO DA HORTA” onde ficaram expostos os legumes e vasos com vários tipos de plantas cultivadas na horta escolar da EB de Campelos.

    A atividade foi muito apreciada por todos os envolvidos.

    AQUI FICAM AS FOTOS!

    Visita de Estudo a AVEIRO

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    Visita de Estudo a

    AVEIRO

    24 DE MAIO

    No passado dia 24 de maio, treze alunos com NEE do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, acompanhados por quatro professores, deslocaram-se a Aveiro, numa visita que teve como objetivos promover as vivências e conhecimento socioculturais, visitar uma localidade cujas características foram divulgadas e estudadas nos dois 1.ºs períodos letivos e promover a autonomia dos alunos.

    A viagem correu muito bem e todos os objetivos foram cumpridos.

    AS FOTOS

    Palestra - "E depois do Adeus a Liberdade"

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    PALESTRA

    "E DEPOIS DO ADEUS A LIBERDADE", por NUNES FORTE

    9º ANO

    Decorreu no dia 31 de maio de 2017, na sede do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, uma palestra intitulada: “E Depois do Adeus a Liberdade”.

    A Conferência ilustrada com vídeos e fotos foi dirigida às turmas do 9.º ano de escolaridade. A temática incidiu sobre o 25 de abril, bem como foram abordadas outros episódios da História direta ou indiretamente relacionados com a Liberdade. A atividade foi bastante positiva e os alunos colaboraram com grande empenho.

    Aqui ficam as FOTOS!

    Visita de Estudo de Português e História_7º ANO

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    VISITA DE ESTUDO - 7º ANO

    PORTUGUÊS E HISTÓRIA

    No passado dia 25 de maio, os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa, acompanhados pelos professores Anabela Azevedo, Otília Miranda, Bruno Calçada, Engrácia Prazeres, Cristina Matias, Rosário Patrício e Armando Pinho.

    No período da manhã, assistiram à representação da peça "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira, pela Companhia de Teatro O SONHO e, no período da tarde, fizeram uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia.

    Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Português e História e revelou-se bastante importante para a consecução de alguns dos objetivos previstos nos programas das referidas disciplinas. O plano da visita foi cumprido, tendo os alunos colaborado positivamente durante o decorrer da mesma, mostrando-se interessados e participativos.

    Aqui ficam as fotos!

    Caminhada à Pista de Atletismo da Paúl - dia 18 maio 2017

    por Prof.ING Helena Narciso -
     
    Comemorando o Dia Mundial das Aulas ao Ar Livre, os professores de Educação Física organizaram uma caminhada até à pista de atletismo da Paúl, onde os alunos puderam experimentar, em local próprio, várias competições desta modalidade.
    Participaram 5 turmas - 5A, 6A, 6B, 6C, 7A - 75 alunos - 7 professores e um assistente operacional.
    A Câmara Municipal de Torres Vedras foi muito recetiva a esta nossa iniciativa, tendo disponibilizado a pista e todo o material existente.
    Na pista foram realizadas diferentes iniciativas relacionadas com as modalidades do Atletismo, como corridas e lançamentos. 
    Por convite de uma encarregada de educação, deslocamos-nos também a uma quinta de criação de burros e póneis, o que enriqueceu a caminhada.
    Esta foi certamente uma iniciativa a repetir, pois decorreu com bom tempo e sem incidentes, em bom ambiente de colaboração de todos os participantes, tendo sido do agrado dos alunos.
    0
    0
    AS FOTOS AQUI

     

    RePercutir_Espetáculo Comemorativo do 10º Aniversário do Ribombar

    por Prof.POR Anabela Caldeira -

    RePercurtir

    ESPETÁCULO COMEMORATIVO

    10º ANIVERSÁRIO DO RIBOMBAR

    No próximo dia 16/6, cumprindo o programa de comemorações apresentado em Conselho Pedagógico, vai realizar-se no Teatro Cine, pelas 21:30h, o "RePercutir" - Espetáculo Comemorativo do 10º Aniversário do Ribombar.

    Trata-se de um espetáculo elaborado só com percussão. Teremos 90 minutos de vários tipos de percussão, desde a tradicional portuguesa, até à africana, passando por várias latitudes e ambientes culturais, onde a percussão corporal e as coreografias marcam presença.

    A produção é da AnimEsp - Associação Cultural e conta com os seus diversos projetos, para além de dois grupos convidados. Convida-se toda a comunidade educativa a assistir a este espetáculo inédito.

    Não se irão arrepender!

    A entrada é livre. 

    VÊ AQUI O CARTAZ!!