Trabalhos do 1º ciclo alusivos ao «Halloween»

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Trabalhos do 1º ciclo alusivos ao «Halloween»


   Em mais um ano consecutivo, os alunos do 1º ciclo e respetivas famílias foram convidados a fazer alguns trabalhos no âmbito das celebrações do «Halloween», na disciplina de Inglês. Este ano, o material base foi uma abóbora, numa parceria com a associação «Love Butternut», que encontrou como parceiro local a empresa «Patrícia Pilar».

  As abóboras foram fornecidas aos alunos que realizaram os trabalhos com as famílias e antes da exposição nas escolas e comunidade, tiveram ainda oportunidade de participar no envio da foto da sua abóbora para um concurso cujo prémio será: 4 bilhetes para o parque temático Isla Mágica. O resultado desta colaboração foi uma grande diversidade de criações artísticas em que as famílias foram inexcedíveis e o entusiamo de todos contagiante!

Para quem não teve oportunidade de visitar as exposições aqui fica um breve registo desses acontecimentos.


 

 

Demonstração de Goalball

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Demonstração de Goalball 



Integrado na IX Semana da Visão de Torres Vedras, teve lugar uma demonstração de Goalball, no dia 26 de outubro, abrangendo 14 turmas e ainda um grupo de utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, de Torres Vedras. O goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle, com a finalidade de proporcionar uma atividade desportiva aos que tinham perdido a visão nos combates da II Guerra Mundial. 


Vê o vídeo:


 

 



AS FOTOS, AQUI!


Oficina: O menino silêncio

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Oficina: O menino silêncio


 Dia 17 de outubro, na Biblioteca Escolar de Campelos realizou-se esta oficina de LEITURA com os alunos do 4.º ano, em articulação com as docentes Lúcia Fernandes e Helena Gonçalves. Obrigado PNL! Obrigado Paulo!

 

 

Dia da Alimentação - 22~23 _ EB Gaspar Campello

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Dia da Alimentação - 22~23 _ EB Gaspar Campello


Uma atividade realizada dia 17 de outubro e que envolveu a escola de forma saudável em diferentes âmbitos. A articulação de aprendizagens essenciais, através da metodologia de projeto, com a compreensão, interpretação e utilização de várias linguagens. Demos as mãos e com a participação das diferentes disciplinas (Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Criar, Ciências Naturais e Educação Física), Projeto de Educação para a Saúde e programa Eco Escolas, foi desenvolvido um trabalho que envolveu a participação de todas as turmas do 2.ºciclo da EB Gaspar Campello, quer na realização, quer na operacionalização da mesma. A todos os alunos foi solicitado que trouxessem uma peça de fruta, o que permitiu a elaboração de espetadas de fruta. 


Obrigado a todos os envolvidos, professores, alunos e assistentes operacionais que permitiram o sucesso da atividade. 


Que os nossos alunos sejam futuros cidadãos mais cooperativos, empreendedores, criativos, responsáveis e saudáveis. 


Aqui fica o vídeo da atividade:







Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Padre Vítor Melícias

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 17 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A atividade, desenvolvida pelo Projeto Educação para a Saúde (PES), consistiu no reforço do lanche com fruta fornecida pela empresa Campotec. Teve como principal objetivo sensibilizar para a importância da inclusão de mais fruta na dieta alimentar, auxílio da luta contra a obesidade e a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Os alunos aderiram com entusiasmo a esta atividade.

Os professores de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde e Programa Eco Escolas, levaram os alunos a refletir, uma vez mais, sobre a temática da alimentação, tão importante para a manutenção da saúde. A BECRE expôs um placard temático no corredor do 1º piso e estiveram, ainda, expostos alguns trabalhos realizados por alunos do 6º ano, junto ao bar.

Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização desta atividade, nomeadamente à empresa Campotec.

0

As fotos AQUI+

Ementa Livresca - BECRE

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ementa Livresca - BECRE


O menu livresco recolheu livros relacionados com as bebidas, prato principal, sopa, sobremesa e seguidamente foi lido pelos alunos, apresentado à turma, em forma de rapsódia de leitura. 

No final da sessão os livros foram substituídos por uma sobremesa saudável elaborada em parceria com a Educação Especial.


Aqui ficam algumas fotos.



26ª Gala de Entrega do Galardão Eco-Escolas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No passado dia 12 de outubro decorreu em Valongo, a 26ª Gala de Entrega do Galardão Eco-Escolas.


A Escola Padre Vítor Melícias participou uma vez mais no evento, recebendo a 19º Bandeira da Eco-Escolas. A Câmara Municipal de Torres Vedras facultou o transporte dos representantes das diversas escolas do concelho que pretenderam participar na cerimónia.Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição/workshop patente em bancas de escolas e outras instituições de todo o país, com mostra e divulgação de produtos e atividades que realizam. Ao longo da tarde decorreram várias atuações, música e dança. No encerramento do dia de atividades fomos presenteados com a atuação do grupo “Be Dom”, que interpretou alguns dos seus temas, utilizando instrumentos feitos com reutilização de diversos materiais.


 A Bandeira é o prémio simbólico (galardão), que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da Escola e de toda a comunidade onde esta se insere.

Foram galardoadas todas as escolas e jardins-de-infância do nosso Agrupamento! Somos por isso, ECO-AGRUPAMENTO!


Com o objetivo de sensibilizar/alertar toda a comunidade educativa para a urgência das questões ambientais, continuaremos a implementar este programa.

 

AS FOTOS, AQUI!

Oficina com o mediador de leitura e escritor Paulo Condessa "O menino Silêncio"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Oficina com o mediador de leitura 

e escritor Paulo Condessa

"O menino Silêncio"


No dia 17 de outubro, os alunos do 4.º ano da EB Gaspar Campello irão participar numa oficina com o mediador de leitura e escritor Paulo Condessa, no âmbito da Leitura Orientada em Sala de Aula. "O menino silêncio" foi o livro escolhido para esta "maratona" de Leitura Criativa, realizada na Biblioteca Escolar, com o apoio do PNL.





Projeto “EducArte+”

por Prof.ING Helena Narciso -

A E.B. Gaspar Campello assinalou o arranque deste ano letivo 2022/23 com a apresentação do Projeto da Escola “EducArte+”. O grande objetivo deste projeto é, através das Artes, proporcionar a cooperação com toda a comunidade educativa, promovendo assim a socialização, a inclusão, as aprendizagens e o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional dos alunos. Para a concretização deste objetivo pretende-se uma parceria entre as famílias, a comunidade escolar e os docentes de todos os níveis de educação e ensino. Assim, e após a apresentação deste projeto aos encarregados de educação nas reuniões de receção, o primeiro dia de aulas foi assinalado com a construção de um painel (coração) no gradeamento à entrada da escola, onde os pais/encarregados de educação colocaram uma fita com uma mensagem alusiva à Escola. A receção às crianças/alunos foi sinalizada com a construção de um mural no átrio da escola. Todas as crianças estamparam as mãos como ato simbólico de iniciação ao Projeto EducArte+, tendo como ponto de partida o título: “ De mãos dadas crescemos juntos”. E como esta escola é feita por todos os que dela fazem parte, também todos os docentes, não docentes, técnicos/ terapeutas participaram nesta atividade. Demos assim, início a este projeto que pretendemos que seja desafiante, motivador e enriquecedor para toda a comunidade escolar/ educativa.

As imagens AQUI

"O REI MANDA... BRINCAR" EBPVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Os alunos da escola Básica Padre Vítor Melícias participaram na Semana do brincar, "O rei manda...brincar" organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelas Juntas de Freguesia no âmbito da AEC Um -dó-li-tá, a qual decorreu no parque do Choupal e proporcionou um dia repleto de brincadeiras e sorrisos.



 


Projeto de Ciências - turma BVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Projeto de Ciências desenvolvido com a turma BVM e partilhado às turmas da escola Básica Padre Vítor Melícias e encarregados de Educação. Agradecemos a colaboração das professoras Olinda e Filomena do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e aos professores da escola BPVM, tendo-se proporcionado experiências e vivências únicas aos alunos da escola e encarregados de educação.

Livro digital-3º ano DCP

por Prof.POR Anabela Azevedo -
No âmbito das atividades de promoção do Livro e da Leitura na Biblioteca de Campelos, a turma do 3.º ano DCP realizou este livro digital, partindo da contação e exploração da história. Obrigado a todos pelo empenho. 

Book titled 'A nossa Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas'Read this book made on StoryJumper

Ensino Integrado de TEATRO - 5º Ano

por Prof.ING Helena Narciso -

A partir do dia 9 de julho, no Portal das Matrículas, poderá optar pela modalidade de Ensino Integrado de Teatro para os alunos que irão frequentar o 5º ano de escolaridade no APVM no próximo ano letivo. 

0

Para mais informações contacte os SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Visita à Estufa Fria

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita à Estufa Fria
6ºA e 6ºC


No âmbito do Clube Conhecer e Valorizar o Rio Sizandro, das disciplinas de CRIAR, EV, ET, EF, CN e do Programa Eco-Escolas, realizaram-se diversas caminhadas entre a Escola e o Rio, ao longo do ano letivo, pelas turmas A e C do 6º ano. Durante os percursos foram captadas imagens com o objetivo de concorrer a um concurso de Fotografia promovido pelo CEATV, sobre o tema “À descoberta de Torres Vedras”. Nas aulas de CRIAR foi selecionada a melhor imagem e elaborada a sua memoria descritiva com o título “Por ti…Sizandro. 


A proposta apresentada pelo 6ºA foi vencedora e premiada com uma visita à Estufa Fria, na cidade de Lisboa, no dia vinte e quatro de junho. O transporte e entradas foram oferecidos pelo município. Os professores José Simões, Idália Miranda e Cidália Morais acompanharam os alunos.


Aqui ficam as fotos!

VISITA AO JORNAL BADALADAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA AO JORNAL BADALADAS


No âmbito do estudo dos meios de Comunicação, os alunos da turma BVM da escola Básica Padre Vítor Melícias, realizaram uma visita ao jornal Badaladas e tiveram a oportunidade de publicar o desdobrável que tinham realizado sobre a  água.

Agradecemos ao Diretor do Badaladas, Joaquim Ribeiro, a oportunidade que nos foi concedida e à Junta de Freguesia pela cedência de transporte.


As fotos, AQUI!

2º Concurso de Escrita para canções 2021/2022

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PLANETA AZUL


A turma 5ºC, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, participou no 2º Concurso de Escrita para canções 2021/2022, organizado pela APEM/Cantar Mais, com uma letra intitulada Planeta Azul, para a Canção à espera de palavras, composta por Luísa Sobral.  Gostaram tanto que resolveram fazer um vídeo clip. Vejam aqui!





Projeto Rios

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO RIOS


 Em estreita parceria entre o Clube Conhecer e Valorizar o Rio Sizandro, o Programa EcoEscolas, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV) e o serviço educativo “Quero ser Cientista”, foi concretizado pelo 6ºA, o objetivo de apadrinhar/adotar uma secção do Rio Sizandro. Para isso o contacto direto com o Rio fomentou o sentido de posse pelos alunos, permitiu uma sensibilização ativa e participada para as questões ambientais, que se relacionam, como exemplo, com a qualidade da água, a biodiversidade e o respeito pela natureza. 


 Foram feitas inúmeras visitas de reconhecimento e limpeza, pelo professor José Simões (sem alunos e com alunos), foram escavados degraus nas margens, construídas escadas e pontes com paletes de madeira, para permitir o acesso ao leito do Rio. Desde o primeiro período que foi mantido um contacto com o CEATV, no sentido de fazer uma inscrição nacional no “Projeto Rios” e proporcionar à turma uma visita de estudo/atividade no Rio, que se realizou no dia dois de junho, com um conjunto diversificado de atividades experimentais, orientadas pela técnica Olinda Almeida, nomeadamente: observação e registo da fauna, flora e condições atmosféricas, locais; medição da largura do leito do rio; medição da temperatura, da velocidade e da profundidade da água; análise da água quanto à presença de possíveis poluentes; captura e identificação de espécies (devolvidas ao rio no final da atividade). A candidatura foi aceite e a experiência foi concretizada, com muito agrado geral, quer de alunos e professores acompanhantes, quer das técnicas dinamizadoras do CEATV e “Quero ser Cientista”, que puderam verificar as inúmeras e importantes ações de melhoria desenvolvidas no troço do rio e, acima de tudo, o interesse dos alunos. O transporte para esta atividade foi garantido pela CMTV.


As fotos, AQUI

"Os dois lobos- Até já 9.ºs anos"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

"Os dois lobos- Até já 9.ºs anos"


No âmbito das sessões "Prós e Contras" realizadas ao longo do ano letivo na Biblioteca de Campelos em articulação com a disciplina de Português e Cidadania, as turmas do 9.º AC e 9.º BC participaram numa atividade de gestão emocional com base no livro "Os dois lobos" e a "Lenda dos lobos Cherokee".

Os alunos refletiram sobre esta temática e deixaram mensagens de positivismo e mudança.

 

 

Eco-Escola - Costa Viva

por Prof.POR Anabela Azevedo -



Costa Viva

No dia 7 de junho decorreu uma vez mais, após dois anos de interrupção, a atividade “Costa Viva”, que consiste na limpeza das praias do concelho. Esta ação é promovida pela CMTV, que garante o transporte e o almoço de todos os participantes. A escola PVM participou na limpeza da praia de Santa Rita com os delegados Eco-Escolas; com  os alunos que colaboraram na dinamização do Eco PeddyPaper, que foi decorreuno passado dia 9 de maio em comemoração do Dia Eco-Escolas; com a equipa vencedora do Eco PeddyPaper e com o 6ºA, turma vencedora do concurso “Turma Eco+” (recolha de tampinhas, pilhas, lâmpadas e eletrodomésticos).


O almoço decorreu no pinhal que se localiza junto ao parque de campismo de Santa Cruz, onde todas as escolas participantes, elementos da autarquia e CEATV, partilharam um churrasco, num ambiente de alegria e descontração.


De salientar o empenho e o comportamento exemplar que todos os alunos participantes, manifestaram e que foi alvo de elogio e agradecimento por parte da técnica do CEATV, que acompanhou a atividade, Isabel Melo.


Agradecemos a colaboração de TODOS, alunos e professoras acompanhantes, Casimira Godinho e Isabel Abade.


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas

Fernanda Silva e Idália Miranda


Vê as fotos AQUI!


ECO-ESCOLAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ECO-ESCOLAS

No âmbito do Eco-escolas, está em crescimento um conjunto de 26 árvores autóctones, na escola Gaspar Campello, plantadas no dia 23 de novembro.

Assim está na plataforma da ABAE o vídeo que levamos a concurso nacional na atividade "Biodiversidade, Preservar e Regenerar".




Clube dos Contadores Histórias e turma 2º ano BVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CLUBE DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS

TURMA 2º ANO BVM

FÁBRICA DAS HISTÓRIAS


"Um lugar como nenhum" - foi o desafio da Fábrica das Histórias que uma turma de 2º ano (BVM) e o clube dos Contadores de Histórias agarraram e que levou à criação de um curta de animação  - "O caracol hipopótamo que quis ser feliz", e uma apresentação teatral -"Este presente será passado", orientados, respetivamente, pelas professoras Paulina Antunes e Ana Cláudio.

A apresentação ao público destes trabalhos, teve lugar no dia 28 de maio, no Teatro-cine de Torres Vedras, para uma assistência entusiasmada composta pelos alunos e famílias. 

Agradecemos à Fábrica das Histórias a possibilidade do desenvolvimento destes projetos que, a par das competências da oralidade e da escrita, são um estímulo para que a criatividade dos nossos alunos encontre outras formas de se expressar. 

Os nossos alunos estão de parabéns!

Veja aqui os trabalhos produzidos.



Cálculo Mental – SuperTmatik online Resultados do Campeonato escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Cálculo Mental – SuperTmatik online

Resultados do Campeonato escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo. 

  

 




O nosso Agrupamento está de parabéns com a prestação dos alunos que participaram na final do Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental 2022, a saber:


Escalão 

Finalistas 

Posição 

Total de Participantes 

5º Ano 

Rodrigo Roque - 5A 

479 

93730 

Tomás Ferreira - 5B 

580 

Martim Conrado - 5C 

881 

Gonçalo Lopes - 5AC 

1234 

Rafael Pereira - 5BC 

1269 

6º Ano 

Vasco Arez - 6A 

689 

66990 

Bianca Pereira - 6B 

669 

Rodrigo Lázaro - 6D 

788 

Daniela Nascimento - 6AC 

806 

Guilherme Monteiro - 6BC 

535 

7º Ano 

Laura Pinheiro – 7A 

310 

52290 

Lara Oliveira – 7B 

451 

Duarte Farinha – 7C 

688 

Rodrigo Paulino – 7D 

317 

Cristiano Santos – 7AC 

561 

8º Ano 

Luís Martinho – 8A 

311 

41720 

Tiago Crispim – 8B 

263 

Rafael Martinho – 8C 

198 

Patrícia Gonçalves – 8D 

575 

9º Ano 

Anastasiia Gulak – 9A 

650 

47950 

Daryna Omelianska – 9C 

83 


Os certificados de participação serão entregues na sessão solene de abertura do próximo ano letivo.


Um agradecimento muito especial a estes alunos e também a todos os outros que participaram e se empenharam nesta atividade.

No próximo ano contamos com todos para repetir.

 

SUPERTMATIK… aprender é uma brincadeira!

 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais


Os professores

 Casimira Godinho e   João Freire

Sessões “Prevenção de Consumos”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Sessões “Prevenção de Consumos”


De 26 de abril a 16 de maio, nas turmas do 9º ano, da Escola Básica Padre Vítor Melícias, foram dinamizadas, pela equipa do Académico de Torres Vedras, no âmbito do Projeto Atitude Positiva, sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a prevenção de consumos. Esta atividade decorreu nas disciplinas de Ciências Naturais e Física - Química e integra a área de intervenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências do Projeto de Educação para a Saúde. As sessões tiveram como objetivos principais: Melhorar o estado de saúde global dos jovens; Conhecer as consequências do consumo de tabaco, álcool e outras drogas; Desenvolver a assertividade e a capacidade de resistir à pressão dos pares; Prevenir os consumos em meio escolar, através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.
 
 Aqui ficam algumas das fotos:






 





Escola Segura no APVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

A Escola Segura em parceria com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, PES e SPOAS, trabalhou, neste ano letivo, com todas as turmas do quinto ano do Agrupamento, as temáticas do Bullying, ciberbullying e Segurança Rodoviária.


Os alunos foram sucessivamente alertados para a necessidade de serem cuidadosos com as pesquisas na NET, estarem atentos a colegas que necessitem de ajuda, ou e ainda a terem todo o cuidado ao circularem na estrada, quer circulem a pé,  de bicicleta, ou de carros com adultos.


Os alunos mostraram-se colaborantes com as diferentes propostas.


Aqui ficam algumas das fotos da atividade:


 




DIA DO ECO-ESCOLAS

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA ECO-ESCOLAS

9 de maio


 

No passado dia 9 de maio, comemorou-se o Dia Eco-Escolas em simultâneo com o Dia da Europa, integrados na Semana Cultural do Agrupamento, na Escola Básica Padre Vítor Melícias.

Foi dinamizado um Eco Peddy Paper com várias atividades, ao longo de um percurso feito no recinto escolar e que envolveu uma equipa de cada turma dos 5º, 6º e 7º anos. Da atividade constavam treze desafios sobre a temática da preservação do ambiente, que os alunos tinham de cumprir seguindo as orientações de um guião (Passaporte) e dos colegas supervisores, presentes em cada estação (alunos do 8º e 9º ano). Foram entregues medalhas às três equipas vencedoras (1º - 5ºB, 2º - 6ºC e 3º - 6ºA).

Agradecemos a todos os que contribuíram para a realização desta atividade, aos alunos que participaram entusiasticamente nos desafios, aos que colaboraram com as docentes na dinamização desta atividade e à aluna Jéssica Casimiro (7ºA), autora da ilustração do puzzle que compôs o desafio final.


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas

Fernanda Silva e Idália Miranda


As fotos, AQUI!


Sessão informativa sobre os primeiros socorros

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Sessão informativa sobre os primeiros socorros


No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, no dia 29 de Abril, os alunos do 9ºano da Escola Básica Padre Vítor Melícias, participaram numa “Sessão informativa sobre os primeiros socorros”. 


A atividade dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, em colaboração com PES, está incluída no programa “ +Saúde” da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Esta atividade visou consolidar os conhecimentos e praticar as técnicas de primeiros socorros lecionadas na aula de Ciências Naturais. 


As docentes e os alunos envolvidas nesta atividades agradecem o disponibilidade dos Bombeiros Voluntários de TV.


Aqui ficam AS FOTOS!

“CONHECER PARA PRESERVAR|O OURIÇO DO MAR”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

“CONHECER PARA PRESERVAR | O OURIÇO DO MAR”

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, no dia 3 de Maio, os alunos do 8ºC, usufruíram de uma saída de campo à Praia Azul, para observação e registo da Geodiversidade e Biodiversidade existente neste ecossistema natural. Atividade dinamizada por o Externato de Penafirme em parceria com a CMTV.


Os alunos puderam ter uma aula diferente, atingiram-se os objetivos pretendidos: dar a conhecer os valores naturais existentes no Litoral do Oeste; sensibilizar para a importância da conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade; sensibilizar para a importância da conservação dos espaços naturais do concelho de Torres Vedras.


 As fotos, AQUI!

SESSÃO DE CINEMA NA ESCOLA-EB PONTE DO ROL

por Prof.POR Anabela Azevedo -

SESSÃO DE CINEMA NA ESCOLA

No âmbito da Semana Cultural do Agrupamento, os docentes da EB Ponte do Rol organizaram uma “Sessão de Cinema Na Escola”. 
A EB Ponte do Rol proporcionou uma sessão de dois filmes aos alunos da escola na Casa da Cultura no dia 10 maio. Os filmes vistos, foram: “O Grufalão” e “A filha do Grufalão” de Julia Donaldson.
A atividade decorreu com muito sucesso, tendo sido um momento agradável e divertido para os alunos, que tiveram direito a pipocas e tudo. A Casa da Cultura tem condições ótimas para a projeção de filmes e a sua parceria com a Escola é uma mais valia.
No final do cinema, ainda tiveram oportunidade de brincar no Parque Verde da Ponte do Rol. 
Esta atividade enquadrou-se no Projeto "Cinema Na Escola" da turma CPR, que tem vindo o longo do ano a desenvolver atividades várias sobre o Cinema.












Projeto "Livro sempre à mão" - Episódio 1

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Projeto "Livro sempre à mão" - Episódio 1

Episódio 1 do Projeto "Livro sempre à mão", uma parceria da Rádio Ativa APVM com a Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Os alunos falam sobre os seus livros favoritos, num claro convite à leitura!


Avaliação do Agrupamento

por Prof.ING Helena Narciso -

O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias está novamente a implementar um processo de diagnóstico organizacional, dando cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, que diz respeito à autoavaliação das escolas. Foi adotado o modelo de Autoavaliação para a Qualidade CAF Educação (Common Assessment Framework) que visa a melhoria contínua do desempenho através da identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria.

o

Neste processo de inquirição participarão todos os elementos do pessoal docente e não docente e uma amostragem do universo de alunos e de pais e encarregados de educação.

0

O inquérito pode ser respondido entre os dias 12 e 26 de maio e é garantida a confidencialidade das respostas de todos os participantes.

0

Assim, solicitamos a vossa preciosa colaboração, através da resposta a um inquérito online. O vosso contributo é imprescindível para se ter um melhor conhecimento do funcionamento do nosso Agrupamento e consequentemente, na reformulação do Projeto Educativo.

o

O tratamento estatístico dos inquéritos é da responsabilidade de uma entidade externa ao Agrupamento.

o

Acesso:

Para acederem a este inquérito devem escolher um dos links de acordo com o grupo-alvo a que pertencem e introduzir o código que vos foi fornecido.

0

Alunos Pré-escolar/ 1º e 2º Ano : 

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1169

0

Alunos - 3º e 4º Ano:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1170

0

Alunos - 2º e 3º Ciclo:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1171 

0

Pais/EE - Pré-escolar:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1169

0

Pais/EE - 1º Ciclo:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1170

o

Pais/EE - 2º e 3º Ciclo:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1171

0

PD/PND - Pré-escolar:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1169

0

PD/PND - 1º Ciclo:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1170

0

PD/PND - 2º e 3º Ciclo:

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=1171

0

Obrigado, desde já, pelo vosso contributo.

o

Esperamos poder contar com a vossa colaboração!

0

Torres Vedras, 11 de maio de 2022

0

O Diretor,

0

Joaquim Pinto Gonçalves

Visitas de Estudo de Português e História

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Visitas de Estudo de Português e História


No âmbito das disciplinas dr Português e História, os professores dos 8º e 9º anos do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, promoveram visitas de estudo a Lisboa.


No 8º ano as turmas deslocaram-se, no período de manhã, ao auditório da Companhia de Teatro "O Sonho", para assistir à representação da peça "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira e, no período da tarde, visitaram o Museu de Marinha.


No referente às turmas do 9º ano, no período da manhã assistiram à representação da peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, pela Companhia de Teatro "O SONHO" e visitaram o Museu Militar, no período da tarde.


Os alunos participaram em todas as atividades previstas com muito interesse e empenho.


Aqui ficam algumas fotos:


1ª Semana Cultural do Agrupamento

por Prof.ING Helena Narciso -
Tendo em conta que o abrandar das medidas impostas pela pandemia já permite a realização de eventos, decidiu-se, no âmbito do PCE - Projeto Cultural de Escola, realizar este ano a "I Semana Cultural do APVM".
Trata-se de uma semana que procura contemplar todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento com, pelo menos, uma atividade cultural. Para a sua dinamização contamos com a colaboração de um número significativo de entidades parceiras, o que permite oferecer atividades diversificadas.
Esta é uma semana em que se pretende vincar a identidade do APVM como uma "escola" que aposta na diversidade cultural e na inclusão, promovendo a inovação pedagógica, através de práticas e metodologias de diferenciação com uma especial incidência no trabalho autónomo do aluno e a utilização de espaços de aprendizagem que não se centrem, apenas, na sala de aula.
Nesta semana, que decorre de 9 a 13 de maio,   os alunos vão ter experiências de aprendizagem fora do seu espaço, com agentes externos e internos, mas com dinâmicas de interação e cooperação, em certos casos intergeracional, que visam enriquecer a vertente social e cultural.
Será também, no momento da abertura, lançada a Campanha " Ser APVM - Veste a Camisola".  Foi criada uma T-Shirt para ser vestida por todos quantos queiram entrar no espírito desta semana e vestir a camisola do APVM.
Esta é também a semana da Europa e, quer na escola sede quer na EB Gaspar Campello, decorrem atividades alusivas, com especial destaque para as Feiras da Europa. 
A cerimónia de abertura desta semana terá lugar na nossa sede, na próxima segunda feira, dia 9, Dia da Europa, pelas 9h e contará com a presença do nosso Patrono, da Vice Presidente do Município e Vereadora da Cultura, Dra. Ana Umbelino, dos diversos Presidentes de Junta, das Associações de Pais e das entidades parceiras. Aguardamos a confirmação da presença da Sra. Presidente da Câmara.
0
Consulte AQUI o programa!
0

Sessão Aqui Lá, Lá Aqui – Normal é ser Diferente

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Sessão Aqui Lá, Lá Aqui – Normal é ser Diferente


No dia 21 de abril, decorreu na Escola Básica Padre Vítor Melícias, uma sessão de apresentação, seguida de debate de excertos de um documentário, disponível em (https://www.youtube.com/watch?v=2Fldk7Ob4Bs) integrado na área do “Racismo e Discriminação”.


Esta sessão foi dinamizada em parceria com a Câmara Municipal, no âmbito do Projeto + Saúde, na turma A do 9º ano, na aula de Cidadania e Desenvolvimento.


Esta sessão teve como objetivos principais: diminuir os comportamentos discriminatórios face aos cidadãos/alunos migrantes e aumentar a integração social, fomentando a interculturalidade e aceitação social.


   





Cálculo Mental – SuperTmatik online

por Prof.ING Helena Narciso -

Campeonato escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo.

0

Durante o mês de abril foram selecionados em cada turma os alunos que irão representar a escola na Grande Final online do campeonato escolar de Cálculo Mental, a ocorrer de 2 a 23 de maio. Os alunos que vão representar a escola são:

0

2º CICLO:

5º A - Rodrigo Roque

5º B - Tomás Ferreira

5º C - Martim Conrado

5º AC - Gonçalo Lopes

5º BC - Rafael Pereira

6º A – Vasco Alves Arez 

6º B - Bianca Pereira

6º D - Rodrigo Lázaro

6ºAC - Daniela Nascimento

6º BC - Guilherme Monteiro

0

3º CICLO:

7º A - Laura Pinheiro

7º B - Lara Oliveira

7º C - Duarte Farinha

7º D - Rodrigo Paulino

7º AC - Cristiano Santos

8º A - Luís Martinho

8º B - Tiago Crispim

8º C - Rafael Martinho

8º D - Patrícia Gonçalves

9º A - Anastasiia Gulak

9º C - Daryna Omeliaska

0

0

0

Agora só falta experimentares!

0

Entra em: www.supertmatik.net

0

Para jogar basta selecionar a disciplina (para além do Cálculo Mental tens outros conteúdos curriculares do Ensino Básico), o ano de escolaridade e o modo de jogo: (Solitário, vs Robot ou vs Humano).

0

SUPERTMATIK… aprender é uma brincadeira!

0

A APP, com acesso livre também nos dispositivos móveis, que alia as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem.

0

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Poetry Slam

por Prof.POR Anabela Azevedo -

POETRY SLAM 


As turmas do 5ºC e do 7.º BC desenvolveram o projeto "Poetry Slam" ao longo de duas sessões e fizeram a apresentação final em Campelos no dia 4 de abril no Centro Cultura e Animação com a presença de todos os alunos do 2.º e 3.º cclos. 

Na EBPVM a apresentação aconteceu no dia 5 de abril, com a assistência das turmas do 3º, 4º ano e do 5ºA.
"Poetry Slam" é um concurso de leitura de poesia escrita pelos próprios, sendo o júri escolhido de entre o público.
Os alunos apresentaram as suas produções escritas, tendo sido escolhidos como vencedores do 5.º C a Luz e o Martim e do 7.º BC a Binto Suare.
Esta atividade resultou de uma parceria com a Associação Emerge e a Portugal Slam, no âmbito do Projeto Cultural de Escola."







Exposição "Liberdade" no Mercado Municipal de Torres Vedras

por Prof.ING Helena Narciso -
Os alunos do 9º ano da E.B Gaspar Campello tiveram no dia 21 de abril, quinta-feira, uma aula de História diferente. Participaram na inauguração da exposição "Liberdade", uma evocação do 25 de Abril de 1974, no Mercado Municipal de Torres Vedras, onde apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas diversas disciplinas.
o
Estão patentes trabalhos das turmas da Escola Gaspar Campello e do 9ºA e do 9ºB da Escola Padre Vítor Melícias. Realça-se a qualidade artística dos mesmos, fruto da dedicação dos alunos, nas disciplinas de EV, História, Português e Criar.
0
Assista ao  Vídeo:
0
0
Partilhamos, ainda,  o vídeo da Revista Festa que registou as intervenções das entidades parceiras no ato da inauguração da Exposição:
0

"A Escola na Frismag - Partilha em Comunidade"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Na sequência da parceria que o Agrupamento de Escolas Vítor Melícias mantém com a Empresa EUGSTER & FRISMAG, esta disponibilizou um espaço para que o Agrupamento pudesse aí expor trabalhos realizados pelos seus alunos.
Assim, vamos inaugurar a primeira Exposição de trabalhos realizados pelos alunos das EB Padre Vítor Melícias e EB Gaspar Campello, no âmbito das disciplinas de Educação Visual.
A Exposição, a que atribuímos a designação de "A Escola na FRISMAG -  Partilha em Comunidade" tem como objetivo aproximar a escola da comunidade, tendo em conta que uma boa parte dos encarregados de educação dos nossos alunos trabalha nesta empresa.
Para além de, mais uma vez, a empresa dar mostra de uma grande sensibilidade ao nível da responsabilidade social que  o mundo empresarial deve ter, permite que o trabalho dos alunos saia para fora do espaço escolar e tenha impacto junto da comunidade, tornando-se motivo de orgulho, quer para os alunos quer para os pais.
No ato de inauguração, que decorrerá no dia 29 de abril pelas 9:30h, têm presença confirmada o Patrono do Agrupamento, Sr. Padre Vitor Melícias, o Administrador da Frismag, Engº João Cachatra e o Diretor do Agrupamento Prof. Pinto Gonçalves.

Aguardamos a confirmação da presença da Sra. Presidente da Câmara ou de alguém que a represente neste ato de inauguração.
A Exposição decorrerá até dia 17 de maio.

 

AQUI ficam as fotos!!

FESTA DA PRIMAVERA - EB Gaspar Campello

por Prof.POR Anabela Azevedo -

FESTA DA PRIMAVERA

EB GASPAR CAMPELLO


4 de abril


No dia 4 de abril realizou-se a Festa da primavera na Escola Básica Gaspar Campello. os alunos do 2,º e 3.º ciclos colocaram as placas de identificação nas árvores plantadas em novembro e declamaram poesias dedicadas á natureza.


Clica na imagem para abrir a apresentação!







FAROL - APRENDER A PENSAR

por Prof.POR Anabela Azevedo -



APRENDER A PENSAR – SEMÁFORO DO PENSAMENTO

FAROL - Torneio de 3 em Linha


Sob o lema de “Mais do que ganhar ou perder, o mais importante é aprender”, na manhã de5 de abril realizou-se no FAROL, um torneio do jogo romano de 3 em Linha, no qual participaram 45 alunos como jogadores e4 encarregados de educação como árbitros.

O objetivo principal desta atividade foi o de proporcionar a aplicação da metodologia do Semáforo do Pensamento, como alicerce do desenvolvimento da importante habilidade de vida de PENSAR ANTES DE AGIR.

Esta metodologia, numa analogia com um semáfororodoviário, divide a ação humana em 3 ETAPAS: Vermelho/PARAR, Amarelo/PENSAR E DECIDIR e Verde/AGIR de acordo com aquilo que se decidiu, permitindo a sua transferência e aplicação nas mais diversas áreas da vida.

O objetivo de realização deste torneio foi a criação dum espaço de incremento das competênciassócio emocionais, como a concentração, a empatia, o respeito, a persistência, a antecipação de consequências, a gestão da frustração, o adiamento da recompensa, com um impacto muito significativo no autocontrolo comportamental.

De salientar o bom comportamento dos pequenos faroleiros, que cumpriram exemplarmente as regras do jogo e do torneio, demonstrando grande respeito pelo objetivo e regras de conduta da atividade. Embora se tenham apurado os quatro primeiros lugares da competição, é de salientar que todos os jogadores estiveram muito concentrados e empenhados. Foi com orgulho e apreciação que podemos observar as várias rondas de apuramento e de eliminação. Estão todos de parabéns!!

No final, foram os alunos que arbitraram um pequeno torneio entre adultos, do qual se sagrou campeão um pai. Parabéns, também!!

Que o SEMÁFORO DO PENSAMENTO esteja presenteno nosso dia-a-dia, e nos ajude a tomar boas decisões e a concretizar melhores ações!




O ATOR PEDRO GIESTAS NO APVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -


ATOR PEDRO GIESTAS
NO APVM


No dia 6 de abril o ator Pedro Giestas visitou a EB2,3 Padre Vítor Melícias para um encontro com a turma do 5º C e o Grupo de Teatro "Contadores de Histórias" onde falou sobre a sua experiência enquanto ator. No fim, deu uma entrevista no estúdio de rádio onde falou ainda sobre o projeto Gangarilha, que está a desenvolver no nosso concelho.


Aqui fica o vídeo:



Migração do serviço de Email

por Prof.EDF Rui Ruas -

O processo de migração do email foi concluído. A partir de agora, todos devem aceder ao seu email através do outlook, conforme as orientações no pdf anexo.


O acesso ao gmail (apenas para efeitos de consulta ou download de ficheiros do google drive) vai ser mantido por mais alguns dias. No entanto, não deve ser utilizado para enviar email. 


O gmail já não está a receber novas mensagens.


Todo o correio eletrónico está a ser encaminhado para o outlook.

Percursos de Sucesso

por Prof.ING Helena Narciso -

Muitos dos nossos ex-alunos têm hoje carreiras e profissões altamente qualificadas. Quando questionados sobre a contribuição do APVM para a formação da sua personalidade e para as escolhas que fizeram, são unânimes em afirmar que a sua passagem pelo APVM foi marcante nas suas vidas. Este projeto de divulgação dos testemunhos dos nossos ex-alunos é mais um contributo para a afirmação do nosso agrupamento como um exemplo de uma "escola" Diferenciadora, Inclusiva e Inovadora onde temos a preocupação de dar aos nossos alunos todas as oportunidades para vir a ter: "Percursos de Sucesso"!

0

Regularmente serão apresentados novos episódios nesta página. Em destaque pode ver-se o mais recente. Todos os anteriores continuarão disponíveis para visualização.

0

EPISÓDIO 2

A Alexandra Sousa regressou à nossa escola onde exerce agora a função de Técnica Superior de Serviço Social.


EPISÓDIO 1

O José Gabriel Figueiredo é Mestre em Bio Medicina Molecular pela Universidade de Aveiro e candidato a Bolseiro no Doutoramento em Ciências da Reabilitação/ Neurobiologia.

O  

Recondução do Diretor do Agrupamento

por Prof.ING Helena Narciso -

Nos termos do disposto no Decreto–Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, tendo em consideração as alterações conferidas pelo Decreto–Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, nomeadamente atendendo ao Artigo 25.º, nos números 1, 2 e 3, o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deliberou, em 04 de abril de 2022, a recondução do senhor professor Joaquim Pinto Gonçalves, para o quadriénio 2022/2026, iniciando-se o novo mandato em julho de 2022. Mais se informa que, após aceitação da recondução, se desencadearam os procedimentos tendentes à homologação pela Direção Geral de Administração Escolar e subsequente tomada de posse.

A Presidente do Conselho Geral,

Helena Narciso

 

 

Radio Ativa - Inauguração do espaço Eugster Frismag

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Radio Ativa

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO EUGHSTER FRIMAG

No seguimento da Parceria de Colaboração entre a empresa Eugster&Frismag e o Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, por proposta da Direção, aprovada em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral, foi  atribuída a designação de "Espaço Eugster&Frismag" ao sector da Escola PVM onde se encontra localizada a Sala de Informática, o gabinete de Manutenção TIC e onde foi criado o Estúdio para o novo Clube Rádio Escolar.
o
A colaboração da referida empresa tem contribuído nos últimos 3 anos para a renovação do nosso equipamento informático e permitiu, já neste ano letivo avançar com a aquisição do equipamento para o novo Estúdio de Rádio.
o
Assim, decorreu nodia 23 de março, pelas 10:00h, a cerimónia de atribuição do" naming" e inauguração do Estúdio, com a presença do Sr. Engº. João Cachatra da Administração da Frismag, da Sra. Engª. Laura Rodrigues, Presidente do Município de Torres Vedras e do Patrono do APVM, Sr. Padre Vítor Melícias. Este foi um importante momento na vida do agrupamento e da sua comunidade educativa, promovendo uma das grandes mensagens do nosso patrono relativamente à "responsabilidade social das empresas", espelhada nesta importante parceria.
o
Partilhamos alguns momentos marcantes dessa manhã, nomeadamente as fotos que registam os momentos em que o nosso patrono, o administrador da Frismag e a Presidente da Câmara quiseram meter as "mãos na massa" e também eles experimentaram comandar a emissão...
0

 

 

 

Campanha Solidária

por Prof.ING Helena Narciso -

Enquanto Ação de  Amizade Solidariedade:

0

- Foi construído um “Mural” de apoio aos alunos de origem ucraniana;

0

0

- Foi realizada uma recolha de bens para doar;

0

0

- Alunos, docentes, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação empenharam-se nesta causa;

- A União de Freguesias de Torres Vedras apoiou no transporte.

o

0

Um obrigado a toda a

Comunidade Educativa!

Exposição de trabalhos sobre as Aves

por Prof.POR Anabela Azevedo -

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

         8º ano     

Está patente, a partir do dia 10 de março, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV), uma exposição de trabalhos sobre as Aves da foz do rio Sizandro, baseados no guia com o mesmo nome, da autoria do ornitólogo Hélder Cardoso. As gravuras foram feitas pelos alunos das turmas de 8º ano, da escola Padre Vítor Melícias, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Célia Duarte. Foram utilizadas várias técnicas como, lápis de grafite, lápis de cor e pastel de óleo. A arte na proteção do ambiente e da biodiversidade. Parabéns pelos excelentes trabalhos realizados!

Esta exposição resultou da parceria entre o Programa Eco-Escolas, o CEATV e a disciplina de Educação Visual.  

Convida-se toda a comunidade educativa a visitar o espaço para apreciar o detalhe e a beleza dos trabalhos expostos.


As fotos, AQUI!

 


Dia do Pi

por Prof.ING Helena Narciso -

Os alunos do 8º ano da EBPVM assinalaram o dia do Pi através de uma exposição, no átrio da entrada da escola, sobre o número Pi. Esta exposição consistiu numa apresentação dos primeiros algarismos da expansão decimal do número Pi e de algumas das caraterísticas deste número emblemático. Para além disso, também se pode ver uma mostra de origamis realizados pelos alunos.

 

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do  (pi), mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. A UNESCO aprovou, na sua 40.ª Assembleia Geral, uma moção em que proclama o dia 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.

 

Porquê a escolha do dia 14 de março?

Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número.

= Pi (letra grega do alfabeto grego)

 

Pi “vive” nas circunferências: Em cada circunferência, representa o número de vezes que o diâmetro cabe no seu perímetro.

 

Todos os alunos do 8ºano da EBPVM estão de parabéns pelo empenho demonstrado nesta atividade!

0

As fotos AQUI!

0

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Prof. João Freire

PROJETO MEMÓRIA DATAS E EFEMÉRIDES | ATIVIDADE DE CARNAVAL

por Prof.POR Anabela Azevedo -
PROJETO MEMÓRIA DATAS E EFEMÉRIDES | ATIVIDADE DE CARNAVAL 


Sendo O Carnaval uma festa que faz parte da nossa cultura e das nossas tradições, o PROJETO MEMÓRIAS DATAS E EFEMÉRIDES, em articulação com a Biblioteca Escolar Gaspar Campello e todos os grupos disciplinares,  associaram-se e realizaram no passado dia 28 de fevereiro durante a parte da manhã,  na Escola Gaspar Campello, uma variada programação de Carnaval que uniu sob um Sol radioso e campestre, alunos, professores e funcionários numa alegre e saudável convivência.


 

 

Atividade Eco-Escolas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Aproveitando toda a energia dos foliões, as coordenadoras do Programa Eco-Escolas, lançaram o desafio da limpeza do recinto exterior da escola, pelos alunos dos 2º e 3º ciclos.
Todas as turmas participaram com empenho. Parabéns!
As coordenadoras,
Fernanda Silva
Idália Miranda.


 




Animação de Carnaval na EB Gaspar Campello

por Prof.POR Anabela Azevedo -
ANIMAÇÃO DE CARNAVAL NA EB GASPAR CAMPELLO

No dia 25 de fevereiro o Grupo Equipa de Atividades Rítmicas Expressivas fez uma demonstração, efetuando duas coreografias no âmbito do carnaval. 
Foi uma demonstração surpresa mas rapidamente se juntaram muitos alunos, professores e assistentes operacionais para verem a atuação. 
Foram dez minutos de muita alegria e diversão.
Parabéns aos elementos do grupo equipa por animarem a Escola Básica Gaspar Campello!


A Natureza e a necessidade de atitudes responsáveis

por Prof.POR Anabela Azevedo -

A Natureza e a necessidade de atitudes responsáveis


A turma BVM da escola Básica Padre Vitor Melícias participou na atividade intitulada "Quem vive nas poças de maré" com o objetivo de ajudar os alunos a relacionar as características dos seres vivos com o seu habitat e a relacionar as ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.

A atividade foi muito enriquecedora para a construção de novos conhecimentos dos alunos e contou com a colaboração do Centro Ambiental de Torres Vedras a quem agradecemos.


Clica para saber mais!


https://sway.office.com/5CyqNLfpWIBh3v61



Sessão de ESCLARECIMENTO SOBRE “Grupo SanguÍneo”

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Sessão de ESCLARECIMENTO SOBRE 

“Grupo SanguÍneo”

    

       

No dia 8 de fevereiro decorreu na Escola Básica Padre Vítor Melícias, uma sessão informativa relativa à temática “Grupo Sanguíneo” para os alunos das turmas A e C do 9º Ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.


Esta sessão foi dinamizada pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, na parceria com a Câmara Municipal, no âmbito do Projeto + Saúde.


Esta sessão teve como objetivos:


§  Compreender as compatibilidades e incompatibilidades sanguíneas.

§  Conhecer o modo como é seccionado o sangue nos Bancos de Sangue.

§  Compreender a necessidade/importância de doação de sangue.


A iniciativa foi muito bem acolhida pelos alunos que revelaram grande interesse pelos conteúdos abordados, colocando questões pertinentes.

 







Fase Municipal do CNL

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Fase Municipal do CNL 

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!
No dia 17 de Fevereiro os nossos alunos participaram na Fase Municipal do CNL e representaram o agrupamento com muita force determinação.

Parabéns  pela sua participação. O aluno Rodrigo Paulino está  na fase Intermunicipal e irá a Alenquer representar o APVM pelo 3. Ciclo. 

Obrigado a todos os professores,  pais e alunos pelo seu envolvimento neste Concurso.

Viva a Leitura!






5ºC CONVIDA UTENTES DO GADV (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual)

por Prof.POR Anabela Azevedo -

5ºC CONVIDA UTENTES DO GADV (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual)

Os utentes do GADV estiveram presentes na biblioteca da Escola Padre Vítor Melícias, a convite da turma C do 5º ano, no dia 14 de janeiro. Depois de terem realizado algumas pesquisas, no âmbito da disciplina de Português, sobre as diferentes formas de comunicar e as dificuldades que algumas pessoas apresentam, esta sessão mostrou como as pessoas portadoras de cegueira ou baixa visão organizam o seu dia-a-dia.

Foi uma sessão muito interessante e rica. Graças à tecnologia, os alunos que se encontram em confinamento e uma utente do GADV, puderam participar, via teams e zoom.



AQUI ficam as fotos!

Natal Solidário - BE Campelos

por Prof.POR Anabela Azevedo -


Neste Natal, na Biblioteca Escolar de Campelos, no Clube @mbientes de Leitura, os alunos do 6.º AC e 6.º BC realizaram postais de Natal. As turmas do 2.º ano também participaram nesta atividade. 
Oferecemos os postais ao Centro Hospitalar do Oeste. Foi um "Natal Solidário".



TIK TAK Dance - Boas Festas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O Clube do Agrupamento de escolas Padre Vítor Melícias, TIK TAK Dance, deseja a todos Festas Felizes!
???
Queres participar também nas atividades deste grupo? Contacta com o teu Professor ou com o teu Diretor de Turma! DIVERTE-TE! ??

Apresentação do livro A História do Ciganinho Chico

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Apresentação do livro A História do Ciganinho Chico






No dia 14 de dezembro, a Biblioteca recebeu a visita de Bruno Gonçalves, mediador e ativista cigano e autor do livro A História do Ciganinho Chico.

Realizaram-se duas sessões de apresentação para as turmas 6ºD e 7ºD, tendo estado presentes alguns alunos de outras turmas, bem como adultos interessados.

A apresentação e a conversa que se seguiu foram interessantes e bastante elucidativas no referente à história do povo Cigano/Rom em Portugal.

O livro está disponível para leitura na Biblioteca Escolar. 






SESSÕES INFORMATIVAS SOBRE BULLYING

por Prof.POR Anabela Azevedo -


SESSÕES INFORMATIVAS SOBRE BULLYING

Na escola Básica Padre Vítor Melícias, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em parceria com a Câmara Municipal (Projeto + saúde), nos dias 3 e 30 de novembro e 13 de dezembro as turmas do 6ºB e 6ºC, participaram nas sessões informativas sobre “Bullying”.

As turmas envolvidas esclareceram dúvidas com a Drª Alexandra Seabra, do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras, sobre os temas  da área da Saúde Mental e Prevenção da Violência.

Agradecemos a colaboração de todos os que permitiram a realização destas atividades.
 
Vê as fotos, AQUI!








Atividades 1ºC - Halloween e Pão por Deus

por Prof.ING Helena Narciso -

Os alunos do 1º ciclo e respetivas famílias foram convidados a fazer alguns trabalhos no âmbito das celebrações do «Halloween» e «Pão-por-Deus». O resultado desta colaboração foi uma grande diversidade de criações artísticas que foram expostas em diferentes locais da comunidade. Para quem não teve oportunidade de visitar as exposições aqui fica um breve registo desses acontecimentos:




Encontro com a escritora Dulce Rodrigues

por Prof.POR Anabela Azevedo -


Encontro com a escritora Dulce Rodrigues



 No dia 2 de dezembro a escritora Dulce Rodrigues esteve na Biblioteca Escolar de Campelos à conversa sobre os livros com os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.

Veio apresentar o seu livro “A aventura do Barry” e o sítio http://barry4kids.net/, que está agora em época natalícia, até dia 9 de janeiro. Os encontros foram muito animados e os alunos participaram com imenso entusiasmo.

Obrigado à Dulce Rodrigues por ter estado connosco e a toda a comunidade educativa envolvida nesta atividade.


As fotos, AQUI!

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar APVM ANO LETIVO 2021/2022

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar APVM

 

ANO LETIVO 2021/2022


"Parabéns aos nossos alunos vencedores da Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura! Agora é só "fazer as malas" para a Fase Municipal.  



A coordenadora das BES APVM

 

Marta Rodrigues

 

Torres Vedras, 12 de dezembro de 2021

 

 


Fase Municipal – fevereiro 2022

 

Livros para ler e comentar:

 

1º Ciclo- “Noa”, de Susana Cardoso Ferreira, Il. Raquel Costa, Oficina do Livro, 2020 

2º ciclo – “A família da rua sem saída”, de Eve Garnett. Ed. Fábula, 2017

3º ciclo - “A história do senhor Sommer”, de Patrick Süskind. Porto Ed.

 

Os livros serão emprestados pelas Bibliotecas APVM. Esperamos tê-los disponíveis no fim da próxima semana para que possam lê-los durante a interrupção de Natal e preparar a próxima Fase do Concurso de Leitura.

 

 



Novembro - Mês da Ciência

por Prof.ING Helena Narciso -

Durante o mês de Novembro, a Câmara Municipal de Torres Vedras, promoveu a comemoração do mês da Ciência, com visitas a instituições locais, no âmbito do projeto ”A ciência que se faz por cá”. Todos os alunos do 9º ano, da escola sede, visitaram  as instalações do CENFIM – Núcleo de Torres Vedras, onde puderam realizar várias atividades, com o objetivo de conhecer “As profissões do CENFIM”. Os alunos do 9ºC visitaram as instalações da INIAV- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinário, LP., e a SMART FARM COLAB - Laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura, ambos  em Dois Portos.

Os alunos que participaram, bem como as docentes envolvidas, agradecem a todas as instituições a disponibilidade para nos receber e à Câmara Municipal de Torres Vedras que, além do transporte, disponibilizou técnicas que nos apoiaram em toda a logística.

 As professoras                     

 Isabel Abade e Fernanda Silva                                                      

Fotos AQUI


Dia da Agricultura

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA DA AGRICULTURA


Os alunos do 1º e 2º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias comemoraram o dia da agricultura. Foram realizados uns vídeos para ficar registado o momento e dar a conhecer o trabalho efetuado pelos alunos, à comunidade escolar.


VÊ AQUI OS VÍDEOS!!


 

 



Dia da fruta

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA DA FRUTA


O Projeto “DIA DA FRUTA” será implementado  no ano letivo 2021/22 nas Escola Básica Padre Vítor Melícias e na Escola Básica Gaspar Campello e destina-se aos alunos do 2.º e 3º ciclos. Este projeto insere-se nas atividades desenvolvidas pelo Projeto Educação para a Saúde (PES).


Tem como objetivo principal sensibilizar para a importância, junto dos alunos e das suas famílias, da inclusão de mais fruta na dieta alimentar, auxílio da luta contra a obesidade e a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da introdução ou reforço de comportamentos saudáveis.


A distribuição gratuita de fruta nos estabelecimentos de ensino tem a frequência de 1 dia por semana, à quarta-feira, exceto nos dias 2 e 9 de dezembro, que será à quinta-feira. A fruta será distribuída no bar das escolas nos intervalos da manhã (10h05 às 10h20) e tarde (15h10 às 15h25).




Rastreio de Visão

por Prof.ING Helena Narciso -

Na comemoração da VIII Semana da Visão,  foi realizado um rastreio de visão a alunos, pessoal docente e pessoal não docente, no dia vinte seis de outubro na Escola Gaspar Campello e nos dias vinte oito de outubro e nove de novembro na Escola Padre Vítor Melícias, no âmbito do Projeto Educação para a Saúde com a parceria do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual da Câmara Municipal de Torres Vedras e a colaboração do professor de Educação Especial (domínio visual), Fernando Martins.

Os exames foram realizados pela empresa Pax Óptica e originaram um relatório entregue a cada rastreado.

o

Fotos AQUI 

Selo Escola Saudável

por Prof.ING Helena Narciso -

A Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE) atribuiu ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias o Selo Escola Saudável em formato digital, nível avançado (o mais alto de três níveis). Este selo tem validade até ao final do ano letivo 2022/2023 e pode ser utilizado  nos documentos oficiais do agrupamento.

o

Esta distinção, concedida às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, reconhece o mérito do nosso Agrupamento que através das suas práticas contribui para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva dos nossos estabelecimentos escolares.

0

ATIVIDADE DO 5C-"Conheces a água da torneira?"SMASTV

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ATIVIDADE DO 5C - SMASTV

"Conheces a água da torneira? com Caminhada ao reservatório elevado da Cidade."


 No dia 08 de novembro,   a turma C do 5º ano participou numa  atividade designada "Conheces a água da torneira? com Caminhada ao reservatório elevado da Cidade.".


Esta sessão de sensibilização foi dinamizada pelo SMASTV (Ana Nunes e MartaCunha).


As Fotos, AQUI!

Dia da Alimentação EB1 PVMelícias

por Prof.POR Anabela Azevedo -

EB1 PADRE VÍTOR MELÍCIAS


Para celebrar o Dia da Alimentação e, enquadrado no projeto "Semear" desafiaram-se os alunos da escola Básica Padre Vítor Melícias a degustar um "copo de vegetais" (cenoura, pepino, tomate cherri e alface acompanhado com um palito de pão) o qual funcionou como passaporte para experimentarem sabores de frutas que alguns alunos desconheciam (manga e romã).
Esta celebração contou também com a colheita de algumas couves da horta escolar, bem como o tomate cherri e oregãos apanhados no entorno da escola.

Esta atividade foi do agrado dos alunos, visível nos olhares, expressões e comentários,   e de todos os intervenientes. Contou com a colaboração das famílias e foi avaliada com muito sucesso.

Gratos a todos os que tornaram possível!