24.25 Acesso Pais/EEs

por Prof.ING Helena Narciso -

Caros Pais / EEs


Podem consultar documentos relacionados com a área ALUNOS clicando no local respetivo na página da escola.





Seguidamente, clicar em Informações para Pais/EEs. Nessa secção serão colocados diversos documentos com informações importantes, tais como as que constam da imagem: 




Devem consultar a página regularmente, como tomada de conhecimento de novas informações que possam surgir.

24.25 Histórias Inacabadas

por Prof.ING Helena Narciso -

O Clube dos Contadores de Histórias apresentou a sua peça “Histórias Inacabadas”, no teatro-cine de Torres Vedras, no dia 7 de junho. Integrado no  Desafio “Histórias Inspiradoras – Origens”, dinamizado pela Fábrica das Histórias. Parabéns!


Histórias Inacabadas

24.25 Resultados do Campeonato Escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

Cálculo Mental – SuperTmatik online

Resultados do Campeonato Escolar de Cálculo Mental – 2º e 3º Ciclo

 

Resultados SuperTMatik 

 

 


O nosso Agrupamento está de parabéns com a prestação dos alunos que participaram na final do Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental 2025:

 

Escalão

Turma

Finalistas

Posição

Total de Participantes

5º Ano

5ºA

Francisca Pinheiro 

866

79434

Inês Nascimento 

1173

5ºB

 Martim Marcolino

697

5ºC

Erica Ribeiro

1433

5ºAC

Sara Marrucho

1460

5ºBC

Patrícia Ferreira 

712

Rodrigo Lima

1341

5ºCC

Kayke Paixão

914

Martim Ribeiro

1064

6º Ano

6ºA

David Schitco

715

49626

6ºB

Rodrigo Matias

456

6ºC

Marcos da Costa

849

6ºD

Abigail Galhardo

711

6ºAC

Samuel Ortiz

528

6ºBC

Francisco Silvestre

447

7º Ano

7ºA

Salvador Antunes

81

41688

7ºB

Jorge Pereira 

341

Yaroslav Abramov

380

7ºC

David Vitorino

132

7ºD

Miguel de Oliveira

502

7ºE

Dário Varela

635

7ºAC

Sofia Santos

522

7ºBC

Francisco Matias

404

7ºCC

Martim Morais

497

8º Ano

8ºA

Rodrigo Roque

102

38718

8ºB

Tomás Ferreira

169

8ºC

Iris Avelar

569

8ºD

Simão Santos

509

8ºAC

Juliana Marques

161

8ºBC

Gonçalo Lopes

610

9º Ano

9ºA

Gustavo Franco

360

32670

9ºB

Vasco Arez

397

9ºC

Zakhar Koshel

440

9ºD

Saulo Luna

259

9ºAC

Catarina Francisco

164

9ºBC

Daniela Nascimento

500

 

Os diplomas serão entregues na sessão solene de abertura do próximo ano letivo.

Um agradecimento muito especial a estes alunos e também a todos os outros que participaram e se empenharam nesta atividade.

No próximo ano contamos novamente com todos!

 

Muito obrigado pela Vossa participação e até para o ano!

 

 

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

                                                               P´los professores de Matemática

A professora

 Casimira Godinho


24.25 Bué d'Artes

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Nos dias 9 e 11 de junho, o Clube Bué d'Artes teve a oportunidade de gravar as suas canções, nos Estúdios do Ménito Ramos, para que possamos ficar com um registo áudio que ficará para a posteridade. 

Com estas gravações, tornar-se-á possível que toda a comunidade escolar do nosso agrupamento possa ouvi-las, aprendê-las e acompanhar o clube sempre que haja oportunidade! 

As letras de todas as canções gravadas são da autoria dos elementos que constituem este grupo: Lara Roque, Leonor Oliveira, Francisco Silva, Sílvia Pinheiro, Mariana Gregório e Rodrigo Mota, sob a orientação da professora Sílvia Filipe.

Um agradecimento especial ao Afonso Cordeiro, da Escola Básica Gaspar Campelo, pela sua brilhante participação com o seu acordeão, ao professor Fernando Martins, na guitarra e percussões, à técnica assistente social Alexandra Nadine, à Elisabete Constantino (mãe da aluna Mariana), ao Ménito Ramos e, por fim, à direção do agrupamento, pelo seu apoio!

Foi uma experiência inesquecível para os alunos que participaram e esperamos, ansiosamente, pelo resultado final, o qual será partilhado com todos, assim que esteja pronto!

Boas férias e viva a Música!!!!!🎶💜

As fotos AQUI


24.25 Assembleia Final do Jogo do Munícipio

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 9 de junho, no Centro Educativo Ambiental da Câmara Municipal de Torres Vedras, realizou-se a Assembleia Final do Jogo do Município, edição 2025, com a presença da Sr.ª Vice-Presidente da Câmara Municipal - Dr.ª Ana Umbelino. 

Estiveram presentes oito alunas da Escola Básica Gaspar Campello, em representação do AE Padre Vítor Melícias, que apresentaram algumas propostas de melhoria do território, nos domínios da Igualdade de Género, Media e Segurança (a partir de vários trabalhos executados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento).

Na Assembleia Final estiveram também presentes os alunos da Escola Básica do Maxial (AE Henriques Nogueira).

Parabéns pela excelente apresentação das alunas Bruna Fontes (8ºAC), Carolina Lopes (8ºAC), Helena Gonçalves (8ºAC), Juliana Pereira (8ºAC), Olga Romão (8ºAC), Maria Martins (8ºBC), Margarida Pereira (8ºBC) e Mariana Caldeira (8ºBC).
Obrigado pela participação!

O docente: Aurélio Francisco
foto grupo

foto 1

foto 2

foto 3



24.25 Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas EBGC

por Prof.ING Helena Narciso -

As turmas de 5.º ano e a turma B do 7.º ano da EBGC, desenvolveram diversos trabalhos sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Estes trabalhos que foram realizados: 5.º ano no CRIAR e EV e no 7B, em AEDT, encontram-se expostos no átrio e corredor da EB Gaspar Campello.

As fotos AQUI

24.25 Costa Viva

por Prof.ING Helena Narciso -

 


No dia 5 de junho, realizou-se a 30.ª edição do evento “Costa Viva”, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, tendo como principal objetivo promover a consciência mundial e a ação para a proteção do ambiente. 


Esta atividade é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Espeleo Clube de Torres Vedras, a qual este ano contou com o apoio das juntas de freguesia da Silveira e da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.  


A EBPVM participou com alguns delegados Eco-Escolas e com as turmas, 6ºB e 6ºD, na limpeza da Praia Azul, na plantação de espécies autóctones, nas dunas e remoção de plantas invasoras. 


O almoço decorreu no pinhal que se localiza junto ao parque de campismo de Santa Cruz, onde todos os participantes partilharam um churrasco, num ambiente de alegria e descontração. 


Aproveitamos, no entanto, para alertar para a necessidade de contribuirmos todos, para a limpeza e conservação, do planeta em geral e das praias em particular, pois verifica-se que continua a existir muito lixo, todo resultante da atividade humana. 


Agradecemos a colaboração de TODOS, alunos e professores acompanhantes. 


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas,

Fernanda Silva e Idália Miranda 


As fotos AQUI



24.25 Dia Eco-Escolas 2025

por Prof.ING Helena Narciso -



No dia 4 de junho, comemorou-se o Dia Eco-Escolas na EBPVM. A dinamização deste Dia, é um dos elementos que constitui a metodologia de implementação do Programa Eco-Escolas.


Celebrou-se assim, o ambiente e a sustentabilidade, com atividades dirigidas a toda a comunidade educativa. Pretendeu-se, uma vez mais, envolver, motivar, inspirar e sensibilizar, todos, para a causa ambiental. 


O Dia iniciou com a atuação do grupo “Ribombar”, seguido do discurso da Diretora, professora Rosário Lopes. O Clube Bué D’Artes cantou o Hino Eco-Escolas e as turmas 8º B e 8ºD, dinamizaram bancas com venda de comida saudável. 


Às 11.30h teve início o “Eco-desfile”, organizado por alunos do 9º ano, em três escalões, 2º ciclo, 3º ciclo e adultos. O Dia culminou com a entrega de prémios aos vencedores de cada escalão do “Eco-Desfile”.  


As coordenadoras do Programa Eco-Escolas, na EBPVM, agradecem uma vez mais, a TODOS os que colaboraram na dinamização deste Dia, alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, entidades externas e Direção. 


Agradecem também, de uma forma muito especial, a TODOS os que, ao longo dos 23 anos de implementação do Programa na escola, têm participado/colaborado, diariamente, sempre com o objetivo de, através da educação ambiental, cuidar mais e melhor do “nosso” PLANETA! 

 

As coordenadoras: Fernanda Silva e Idália Miranda 


As fotos AQUI


Literacia para a Floresta

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito da Literacia para a Floresta, a escola EB Gaspar Campello dinamizou um conjunto de atividades pedagógicas e de sensibilização ambiental com as turmas dos 5º e 8º anos durante este ano letivo. Estas ações tiveram como objetivo promover o conhecimento da importância da floresta, incentivar boas práticas ambientais e fortalecer a ligação dos alunos à natureza.

As atividades incluíram duas aulas virtuais temáticas, quizzes interativos, webinares com especialistas, exposições temáticas na escola e uma saída de campo que permitiu uma observação direta do ecossistema florestal.

Um dos momentos mais marcantes foi o intercâmbio entre os alunos do 5º e do 4º ano que, em articulação com o programa Eco Escolas, participaram na colocação de ninhos, comedouros para aves e um hotel para insetos no espaço exterior da escola promovendo a biodiversidade e o respeito pelos seres vivos.

O fim das atividades culminou com um Encontro Municipal Online, no dia 3 de junho, que reuniu diversas escolas do concelho, permitindo a partilha de experiências e a reflexão conjunta sobre a preservação das florestas e o papel dos jovens na proteção do planeta.

As fotos AQUI



24.25 Autonomia à mesa: alunos do CAA em ação

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 3 de junho, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) participaram num agradável almoço no restaurante "O Pirata", numa atividade organizada com o acompanhamento dos docentes responsáveis — Prof. Andreia Reis, Prof. Gabriel Rodrigues, Prof. Dina Santos e Prof. Conceição Jaques — e da Assistente Operacional Dulce Cruz.


Para além de assinalar o encerramento do ano letivo com um momento de convívio e celebração, este momento de convívio fora do ambiente escolar permitiu aos alunos pôr em prática e desenvolver diversas competências fundamentais para a sua autonomia e inclusão social. Entre as competências trabalhadas destacam-se a comunicação interpessoal, a etiqueta à mesa, a tomada de decisões em contexto real e a adaptação a novos ambientes.


Atividades como esta têm como objetivo proporcionar experiências significativas que promovem a aprendizagem em contextos naturais, contribuindo para o desenvolvimento global dos alunos.


CAA VM


CAA EBVM


24.25 Viagem no “hippotrip”- alunos CAA da EBGC

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 29 de maio, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Gaspar Campello, acompanhados pelas docentes Amélia Neves e Ana Cristina Silva, tiveram o privilégio de “descobrir” a cidade de Lisboa numa viagem memorável, com muita diversão, riso e aventura, num veículo turístico anfíbio, denominado "Hippotrip" que os levou a "navegar" por Lisboa e a "mergulhar"no rio Tejo.


Por o veículo turístico estar sediado na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, investiu-se no conhecimento de “Conhecer Lisboa pela margem Tejo”. Conheceram “As Docas”, onde almoçaram e depois passearam a pé ao longo da margem do rio Tejo, onde viram e sentiram o movimento automóvel e de comboios da Ponte 25 de abril (vista de baixo), os parques verdes e de lazer e alguns monumentos.


Para os nossos alunos foram momentos de descoberta, de sentido crítico, de desembaraço (na procura de informações sobre transportes, horários, percursos, locais, etc.) de resistência física e sobretudo de muita alegria e espontaneidade.


Nesta viagem, desde Campelos a Lisboa e vice-versa foram sempre utilizados transportes públicos (Barraqueiro Oeste, Carris, Metro) cuja aquisição de bilhetes e informações foram sempre vivenciadas, efetuadas e partilhadas entre o grupo.


Esta visita só foi possível graças aos fundos angariados, ao longo do ano letivo, com o projeto “Sabores da Horta”, em que, semanalmente, o grupo de alunos do C.A.A. confecionaram sopas e saladas e com a realização do almoço convívio, realizado dia 15 de maio para a comunidade docente e não docente.


Para esta viagem foram convidados dois alunos da escola, do 6º ano e 9º ano, pela sua proximidade ao grupo de alunos do C.A.A.


Assim, terminou mais um ano letivo com um dia muito atrativo para todos onde não faltou a alegria, o convívio, a partilha e a inclusão.


As fotos AQUI






24.25 A minha cidade é sustentável

por Prof.ING Helena Narciso -

As turmas de 4.º ano das escolas Padre Vítor Melícias (D VM) e Sobreiro Curvo (D SC) participaram no concurso “A minha cidade é sustentável”, promovido pela Finerge S.A., através do Centro de Educação Ambiental, e conquistaram o 1.º e 2.º prémios, respetivamente. 

Este projeto proporcionou-lhes a oportunidade de explorar, de forma criativa e prática, conceitos como a sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e cidadania ambiental. A construção das maquetes foi uma experiência gratificante e resultou num recurso educativo valioso, que os levou a refletir sobre os desafios ambientais e as soluções que se poderão adotar para um futuro mais verde e consciente.

Como prémio, irão usufruir de uma visita ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Todos os alunos e professoras estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Maquete PVM

Maquete Sobreiro Curvo



24.25 "Sobra que vira obra"

por Prof.ING Helena Narciso -

As turmas CSC e DSC da EB de Sobreiro Curvo participaram no concurso "Mural Sustentável: sobra que vira obra", desafio lançado pelo Centro de Educação Ambiental, tendo conseguido o 1.º lugar no seu escalão.

O trabalho a concurso foi elaborado com lixo que não pode ser reciclado, recolhido pelos alunos e consistiu na elaboração de uma espécie endémica da nossa região (ruivaco do oeste).

Os alunos evidenciaram criatividade e dedicação, os objetivos do projeto foram alcançados, proporcionando a toda comunidade escolar uma reflexão crítica e novas perspetivas sobre o ciclo de vida dos produtos que consumimos.

Parabéns aos nossos artistas!

sobra que vira obra

24.25 Visita de Estudo Cova da Baleia CAA

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado dia 27 de maio, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Padre Vítor Melícias tiveram a oportunidade de participar numa visita inesquecível ao Parque Aventura da Cova da Baleia.


Durante este dia especial, os alunos realizaram atividades como slide, tiro ao arco e piscina, num ambiente de natureza, diversão e superação. Mais do que um simples passeio, esta saída pedagógica simbolizou a importância de proporcionar experiências diferentes e significativas a todos os alunos, reforçando que a inclusão também se faz oferecendo momentos únicos de aprendizagem, superação e convivência.


Este dia foi, também, o culminar de um ano letivo desafiante, em que o trabalho em equipa e o esforço conjunto se traduziram em conquistas importantes. A atividade contou com a participação dos docentes do CAA e da Assistente Operacional Dulce Cruz.


A concretização desta visita só foi possível graças ao dinheiro angariado através das várias iniciativas organizadas por este grupo ao longo do ano letivo.


Um agradecimento especial dirigido à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, pela constante disponibilidade e apoio, respondendo sempre de forma positiva às nossas solicitações.


Foi, sem dúvida, um momento de partilha, crescimento, superação e alegria


As fotos AQUI


24.25 Dia do 1º ano

por Prof.GEO Ana Caldeira -

No passado dia 12 de maio de 2025, realizou-se na EB Gaspar Campello (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo) o Dia do 1º Ano. Contámos também com a presença das crianças de 5/6 anos que frequentam a Creche do Menino Jesus, em Campelos.

Especificamente neste dia, pretende-se assinalar a realização do trabalho conjunto entre educadores e professores, que trabalham no mesmo edifício escolar e têm a vantagem de poder desenvolver projetos comuns. É dada a possibilidade às crianças de falarem e vivenciarem o processo de transição criando oportunidades de diálogo, de falarem umas com as outras sobre as suas expectativas e receios.

Ao longo do ano é realizado um trabalho conjunto entre docentes e entre as crianças dos dois níveis de Educação e Ensino, quer na apresentação de projetos, na partilha de trabalhos, visitas em conjunto, utilização de recursos e espaços comuns (biblioteca, refeitório, espaço exterior…) e que culmina neste dia tão especial em que os alunos mais velhos têm um papel importante ao apadrinhar, apoiar e acompanhar as crianças mais novas.

É sempre um dia pleno de emoções e aprendizagens!!!