O plano de mobilidades prevê o envio de 5 docentes, não docentes e técnicos para realizarem cursos estruturados e outros 4 em mobilidades de job shadowing. Este plano tem uma intencionalidade estratégica que é promover uma aprendizagem internacional em duas fases.
Numa 1ª fase, um pequeno grupo de participantes frequenta um curso estruturado. Após o regresso, o grupo sistematizará as aprendizagens, discute a sua aplicabilidade e necessidade de adaptação, levanta novas questões e necessidades de aprendizagens e partilha tudo isto dentro das organizações do Consórcio. Na 2ª fase, será realizada a atividade de job shadowing numa escola relevante dentro do tema do curso, aprofundando-o, através da observação das aprendizagens do curso aplicadas a contextos reais das dinâmicas e desafios na sua implementação.
Prevê-se assim dar resposta às cinco áreas de melhoria identificadas - inovação pedagógica e curricular, fortalecimento da aprendizagem centrada no aluno e da escola inclusiva, adaptação e preparação tecnológica, inovação da gestão e organização escolar e atualização da formação de docentes e não docentes, bem como às cinco áreas de competências a adquirir/reforçar no staff – pedagógicas; técnicas; metodológicas; sociais, pessoais e linguísticas (desenvolvimento pessoal); e globais (relativas às necessidade e objetivos do PDE)
A integração das aprendizagens por todas as organizações do Consórcio, mas também ao nível dos agentes educativos do concelho e região, passará por apresentações e discussões internas, ações de formação, acompanhamento de experiências e projetos piloto, documentação e registo da aprendizagem e planificação estratégica.
Com este projeto, estamos a contribuir para melhorar a preparação das futuras gerações no campo das competências digitais, mas também da aprendizagem ao longo da vida, da participação e da cidadania e da capacidade de trabalhar e inovar. Com isto reforça-se o bem-estar, a competitividade e a coesão das nossas sociedades. Por outro lado, o projeto trará, pelo menos a nível regional, uma visibilidade e valorização das TIC muito importantes para provocar debates sérios sobre temas preocupantes junto dos jovens e não só, tais como a segurança na internet, a privacidades, o potencial de aprendizagem e informação ou as ferramentas utilitárias para o dia-a-dia das pessoas.