Lista de secções

Página principal da disciplina

  • Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

    • O PADDE tem por base o quadro conceptual dos docs orientadores desenvolvidos pela C. Europeia: o DigCompEdu e o DigCompOrg

      Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.


      A elaboração deste Plano teve em conta diversas etapas, desde:
         - recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
         - análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
         - elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
         - implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
         - monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos
            definidos no plano.

      A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

    • Descobre o que a SELFIE pode fazer pela tua escola | ALUNOS

       

       

      Descobre o que a SELFIE pode fazer pela tua escola | Professores SELFIE | Descobre o potencial digital da tua escola

       

       



      O SELFIE «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. O SELFIE apoia a compreender de que forma o Digital está integrado na escola e é utilizado pela comunidade educativa.

      Utiliza questionários para recolher as opiniões dos dirigentes escolares, professores e alunos, de forma completamente anónima e voluntária, e compila os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.



       



    • DigCompEdu Check-In


      O DigCompEdu Check-In é uma ferramenta de autorreflexão desenvolvida pelo Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, em Sevilha, em colaboração com Margarida Lucas, do CIDTFF - Universidade de Aveiro.

      Esta ferramenta de autorreflexão baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve 22 competências que se organizam em 6 áreas. As competências são explicadas de acordo com seis níveis de proficiência diferentes (A1, A2, B1, B2, C1, C2). Dirige-se a educadores (no sentido lato do termo) de todos os níveis de educação, desde o pré-escolar ao profissional, até ao ensino superior e educação de adultos. O foco do quadro é apoiar e incentivar a utilização de ferramentas digitais para melhorar e inovar a educação.

      Fonte: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DigCompEdu-S-PT?startQuiz=true&surveylanguage=EN

    • Esta ferramenta vai ajudá-lo(a) a refletir sobre a sua competência digital enquanto docente. Clique no link e responda às questões.

      Aprenda mais sobre os seus pontos fortes pessoais e as áreas onde pode melhorar a utilização que faz das tecnologias digitais para ensino e aprendizagem! Responda às 22 questões desta autorreflexão para receber feedback detalhado com dicas úteis e indicação das etapas principais no seu roteiro pessoal para inovar o ensino! piscar o olho