Notícias APVM

Ao encontro da Natureza:Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela

Ao encontro da Natureza:Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

Ao Encontro da Natureza - Visita de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias a Loriga, Serra da Estrela.

Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela.

Chegámos a Loriga por volta das 12:30h e após o almoço, foi tempo de arrumar as bagagens no local onde iríamos pernoitar, a antiga Escola Primária.

Largadas as bagagens, esperava-nos a primeira actividade: Visita à Central Hidroeléctrica da Srª do Desterro, em S. Romão. Uma visita muito curiosa e enriquecedora, porque permitiu aos alunos perceber como, a partir da água e da sua força motriz, se pode produzir energia eléctrica.

De regresso a Loriga, mais uma actividade: Um passeio pela História em contacto com a Natureza. Chamámos-lhe a "Rota da História". Deixámos o autocarro na estrada e seguimos a pé, pela calçada Romana, em direcção ao Caixão da Moura - que não tem nada a ver com os Mouros, dado tratar-se de um túmulo de origem visigótica. Os jovens entusiasmaram-se com os pormenores da Calçada Romana e o que ela representa, colocando questões sobre a época em que Viriato vigiava os montes, enquanto os invasores Romanos se deslocavam por estas vias. O túmulo, também foi mais um elemento interessante nesta viagem aos locais, que retratam a origem milenar de Loriga.

 No segundo dia, a alvorada foi dada ainda antes da 7h. O Pequeno Almoço foi tomado na própria escola onde dormimos, seguindo-se a arrumação das bagagens, que seriam levantadas logo após o Almoço. Havia que despachar, uma vez que o tempo estava incerto e a equipa da Pista de Ski que partia de Loriga à 8h, iria informar-nos da possibilidade ou impossibilidade de cumprirmos a actividade prevista.

E assim foi. Às 8h estávamos junto ao autocarro prontos para o que desse e viesse. A informação que chegou foi recebida efusivamente por todos. Sim, era possível subir à Torre e brincar na neve, na Pista de Ski. Chegámos à Torre por volta das 9h e, depois de tratar das questões burocráticas na Estância, pudemos iniciar a actividade com Trenós e Donuts.

De regresso a Loriga fizemos uma curta passagem pelo "Mirante", para apreciar a paisagem e registar algumas fotos, parámos na Loja de Artesanato da Residencial O Vicente, onde alguns dos jovens compraram lembranças e alguns produtos regionais, para oferecer aos pais.

Depois do almoço, fomos recolher as bagagens à escola e após as últimas compras na Loripão e na Loja de Artesanato Moderna & Pitoresca, fizemo-nos à estrada, tendo chegado a Torres Vedras por volta das 19h30m.

AQUI FICAM ALGUNS VÍDEOS DA VISITA!