Notícias APVM

Homenagem ao Professor Tomé Borges

Homenagem ao Professor Tomé Borges

por Prof.ING Helena Narciso -
Número de respostas: 0

Professor Tomé Borges

É com grande pesar que o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias se despede de um Homem que dedicou toda a sua vida ao ensino, à gestão escolar, ao desporto e à pedagogia aplicada e diferenciada.

Homem determinado, corajoso e que seguia com determinação os seus objetivos pedagógicos.

Contribuiu decisivamente para a implementação no nosso concelho de muitas Escolas, muitas delas inseridas em meios rurais com a Freiria, Maxial, Campelos e por último a Escola Padre Vítor Melícias em Boavista-Olheiros. Deu vida a projetos que ainda hoje se mantêm prioritários e dinâmicos.

O seu empenho e dedicação ao ensino marcaram um conjunto de profissionais que com ele colaboravam e que foram estimulados a desempenhar a sua função sempre com elevada qualidade ‘pedagógica.

Criou condições para a prática do desporto escolar na Escola Padre Vítor Melícias, tendo como objetivo a implementação do ténis de mesa, modalidade que muito acarinhava. Assim, a nossa Escola obteve sempre os melhores resultados nesta modalidade.

É bom lembrar a causa que abraçou com o povo Timorense, tendo geminado a nossa Escola com Soibada ( Timor-Leste).

Muitas personalidades passaram por esta Escola, dando testemunhos de vida importantes. Desde Xanana Gusmão a D. Ximenes Belo.

Foi a sua paixão pelo ensino e pelo desporto que deixou em nós, professores, auxiliares, alunos e antigos alunos uma profunda consternação e saudade pelo Homem, pelo Professor e pelo exemplo de dedicação que a todos nos deixou.

Até sempre Professor Tomé Borges!

Cá estamos para continuar o seu sonho.

Descanse em Paz.

 

A Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias