Notícias APVM

DELFscolaire 2013

DELFscolaire 2013

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

DELFSCOLAIRE 2013

Pelo quarto ano consecutivo o grupo disciplinar de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias preparou alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2013, os quais conferem diferentes diplomas de acordo com o seu nível de aprendizagem do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Francês de Portugal.

Este diploma certifica as competências dos alunos dos ensinos básico e secundário a nível das compreensões oral e escrita e das produções oral e escrita, ao nível do quadro europeu comum de referência para as línguas da União Europeia, nos primeiros 4 níveis de dificuldade da língua francesa (A1, A2 - ensino elementar e B1, B2 – ensino independente).

Este diploma destina-se aos alunos que pretendem certificar internacionalmente as suas competências em língua francesa e/ou que queiram enriquecer o seu currículo. A certificação DELF é uma mais-valia para o curriculum vitae dos alunos que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas universidades francesas e francófonas (onde são exigidos os níveis B1 e B2), empresas francesas, multinacionais e até empresas nacionais, que também selecionam currículos pelo domínio de línguas estrangeiras dos seus candidatos.

Alguns dos alunos abaixo mencionados ao longo destes três anos têm vindo de uma forma gradativa a realizar exames com maior grau de dificuldade. Assim, os alunos que iniciaram no ano letivo 2010/2011, concluíram com sucesso este ano o exame B1, e os alunos que realizaram os exames nível A1 e B1 no ano letivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 e B2 com igual sucesso.

Mais uma vez constatamos que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca é em vão. Saliente-se que alguns alunos abaixo supracitados concorreram em pé de igualdade com alunos do secundário, com níveis de aprendizagem de língua mais avançado e o aluno, que realizou o exame, nível B2 foi o único a fazê-lo no centro de Passation da Escola Secundária Madeira Torres.

Felicitamos os alunos participantes:

Exame A2

9.ºA - Honório Vinicius Bernardino Oliveira – 66%

Exame B1

9.ºA - Bebiana Gomes Martins – 72,5% -

9.ºA - Maria Margarida Mendes Antunes - 70%

9.ºB - Carolina Miranda Francisco – 55,5%

Exame B2

9.ºB - Maurice dos Santos – 63%

Nos Félicitations!

Les professeurs:

Anabela Azevedo

Maria Otília Miranda

Margarida Cecílio