FORMAÇÃO "À LA RENCONTRE DE VILLENAVE D'ORNON"
setembro de 2015
No âmbito do projeto de geminação entre Torres Vedras e Villenave d'Ornon
As docentes do grupo disciplinar de Francês, Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, realizaram a segunda parte da sua ação de formação, "À la rencontre de Villenave d'Ornon" que decorreu entre quatro e oito de setembro, em Villenave d’Ornon, cidade geminada com o Município de Torres Vedras. Esta formação surgiu a partir de um convite feito às docentes, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da continuidade da ação de formação, levada a cabo em novembro de 2014, promovida pelo mesmo Centro de Formação.
Esta ação teve como objetivos:
- “Aprofundar o conhecimento da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon e os seus principais atores;
- “Desenvolver o conhecimento de aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da mesma cidade;
- “Compreender as dinâmicas culturais e associativas de Villenave; -“Promover o encontro entre agentes educativos das duas cidades;
-“Partilhar experiências e materiais pedagógicos;
-"Promover o desenvolvimento de competências de comunicação de professores e alunos;
- “Integrar, em sala, o conhecimento dos diferentes aspetos de Villenave d’Ornon;
- “Ancorar o desenvolvimento de competências em língua francesa na realidade da geminação”;
- “Adquirir conhecimentos que sustentem a criação do Dia de Villenave d’Ornon nos agrupamentos de escolas de Torres Vedras.
Durante cinco dias as docentes tiveram oportunidade de viver, ver e partilhar in loco, como é Villenave d'Ornon, como são de uma forma geral os Villenavais, pois conviveram com os seus principais atores e agentes educativos, que de diversas formas lhes deram a conhecer os aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da região, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das suas competências linguísticas em língua francesa. Para que tudo isto fosse possível, foi levado a cabo um programa criterioso e rigoroso, pela equipa do comité de geminação, da Câmara de Villenave d’Ornon, sob a orientação de monsieur Joel Raynaud.
O programa integrou receções oficiais com todos os agentes educativos presentes: Presidente da Câmara de Villenave d’Ornon e da Câmara Municipal de Torres Vedras, respetivamente monsieur Patrick Pujol e Dr. Carlos Miguel; Joel Raynaud responsável do comité de geminação; Nadine Dulucq, responsável pelo pelouro da Cultura e Educação; monsieur Barraud, diretor do colégio de Chambéry; Drª Hélia Morais, diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã; Drª Ana Isabel Miguel, no papel de formadora desta ação e dinamizadora desta iniciativa e Drª Ana Dulce Santos, no papel de formadora, bem como as respetivas famílias que acolheram as nove docentes. Para além das iniciativas referidas, o programa contemplava ainda algumas visitas a locais, que nos proporcionaram também um conhecimento mais aprofundado das caraterísticas geográficas, económicas, históricas e socioculturais, desta região de Aquitaine, com um enfoque especial na vistita a escolas da cidade, já que se tratava de uma comitiva de professores, nomeadamente, a escola Jules Verne, (com alunos desde o berçário até ao 6.º ano); a escola primária, Jules Michelle e o Liceu de Chambéry. As docentes envolvidas, para além de terem tido acesso a toda a logística destes espaços, assistiram a aulas da primária (3.º e 4.º anos), bem como, a aulas do ensino básico (7º, 8º e 9º anos), quer do curso geral, quer profissional, onde puderam trocar impressões com os seus pares.
As docentes Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, agradecem às entidades dinamizadoras deste projeto, Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e respetivas formadoras, Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como, à diretora do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Drª Elisabete Jerónimo, a oportunidade que lhes foi dada, de poderem fazer parte deste grupo que lhes permitiu criar laços, quer pessoais quer profissionais, assim como enriquecer os seus conhecimentos no que concerne, à cultura e civilização francesas e aperfeiçoar as suas competências linguísticas na língua estrangeira que lecionam.
Aqui fica o testemunho da nossa estada!