Notícias APVM

DE - 1º encontro de Goalball

DE - 1º encontro de Goalball

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

DESPORTO ESCOLAR 1º ENCONTRO DE GOALBALL -

Zona Oeste EB Padre Vítor Melícias

Torres Vedras 03 de novembro de 2017 Este primeiro encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 28 alunos praticantes, organizados em 10 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Relembramos que este jogo foi inicialmente concebido para pessoas com dificuldades de visão, mas que nele podem participar todas as pessoas, independentemente do seu grau de visão, pois todos os jogadores são totalmente vendados, ficando assim em igualdade de circunstâncias (o Goalball joga-se com uma bola com guizos).

0

Embora com algum atraso (inicialmente marcado para dia 27 de outubro), este encontro foi também enquadrado na Semana da Visão, realizada pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual da Câmara Municipal de Torres Vedras.

0

Devido à grande diferença de idade e de escalão, realizaram-se duas séries, correspondentes a diferentes divisões. Uma divisão com os jogadores mais novos Infantis A e B da EBPVM, e uma outra com os restantes, iniciados e juvenis, das outras duas escolas. Em qualquer delas não existiu distinção de género.

0

Realizaram-se 9 jogos, pois o 10º jogo previsto foi cancelado devido ao insistente ruído provocado pela chuva intensa no telhado do pavilhão (o Goalball precisa de silêncio para se ouvir a bola).

0

As arbitragens e o secretariado foram realizados rotativamente por árbitros das três escolas. Dado o baixo número de jogadores, não se procedeu a qualquer classificação, e todos os jogos se realizaram em ambiente de saudável convívio e boa colaboração.

0

Para além de esta ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, o facto de taparmos a visão estimula a audição, sendo assim um excelente treino de outros canais de concentração e de ação consciente.

0

A representação da nossa escola teve uma prestação muito boa para jogadores que se estão a iniciar na modalidade.

0

Estão todos de parabéns!

0

AS FOTOS, AQUI!