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PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS+ KA1, PROJETO MISSÃO EDUCAR II – PROFESSORES EM AÇÃO NA EUROPA

PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS+ KA1, PROJETO MISSÃO EDUCAR II – PROFESSORES EM AÇÃO NA EUROPA

por Prof.GEO Artur Santos -
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PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS+ KA1, PROJETO MISSÃO EDUCAR II –

PROFESSORES EM AÇÃO NA EUROPA

ORGANIZAÇÃO PROMOTORA: CÂMARA MUNICIPAL TORRES VEDRAS

(COORDENADOR DO CONSÓRCIO)

JOB SHADOWING – ZAGREB/CROÁCIA de 08 a 12 abril 2019


No âmbito do Consórcio «Missão Educar II - Professores em Ação na Europa», liderado

pela Câmara Municipal de Torres Vedras, as Educadoras de Infância, Graça Monteiro e
Ana Margarida Almeida, em funções nos Agrupamentos de Escolas de S. Gonçalo e
Padre Vítor Melícias, respetivamente, desenvolveram em Zagreb, capital da Croácia, no
período compreendido entre os dias 08 e 12 de abril de 2019, atividades Job Shadowing
para fins de aprendizagem, em 3 Jardins de Infância do grupo “Dječji Vrtić Matije”,
conhecidos pela sua participação em projetos internacionais e no Jardim de Infância de
“Trešnjevka”, conhecido pelo seu Programa Artístico e formativo destinado a crianças e
adultos.

No decorrer desta experiência internacional, foram desenvolvidas, em equipa e de forma
dinâmica, atividades muito diversificadas: - análise do sistema educativo, do currículo e
do funcionamento dos jardins-de-infância da Croácia; - análise do programa de
formação de educadores em projetos artísticos; - aprendizagem da exploração do
programa artístico em jardins-de-infância; - observação ativa de atividades ao ar livre; -
contacto com as diferentes possibilidades de exploração de atividades no exterior; -
aprendizagem de diferentes estratégias para exploração dos programas de inglês e de
música em jardins-de-infância; - aprendizagem das vantagens de combinar programas,
nomeadamente de expressão artística, de inglês e de música, em jardins-de-infância.
Junto dos profissionais de educação de Zagreb, as duas educadoras portuguesas
realizaram a divulgação do concelho de Torres Vedras e do sistema educativo
português; a apresentação da educação pré-escolar em Portugal, das Orientações
Curriculares, das publicações portuguesas do Ministério da Educação para apoio a boas
práticas em jardins-de-infância. Difundiram, ainda, alguns projetos realizados nos 2
Agrupamentos de Escolas participantes.

Esta mobilidade contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e
profissional das docentes envolvidas por terem sido proporcionadas oportunidades de
troca de experiências, reflexão sobre boas práticas, construção de parcerias de longo
prazo, através da observação participativa em jardins-de-infância da União Europeia,
contacto com novas metodologias pedagógicas designadamente: - “aprendizagem lúdica
com gestão autónoma das crianças” (no interior e no exterior dos estabelecimentos
educativos); - “brincadeiras no exterior para Aprender a Aprender”; - dinâmicas
diferenciadas de trabalho em equipa.


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