Notícias APVM

Prémio Nobel da Literatura 2006

Prémio Nobel da Literatura 2006

por Sala de Imprensa -
Número de respostas: 2

 

Prémio Nobel da Literatura 2006

premio nobel

O prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor turco Orhan Pamuk, 54 anos. O escritor tem dois livros publicados em Portugal pela Editorial Presença, que prepara o lançamento de duas novas obras.


O escritor Orhan Pamuk, que ganhou o Nobel da Literatura 2006, é um dos principais nomes da nova literatura turca e a sua obra está traduzida em mais de 20 idiomas.

Nascido a 7 de Junho de 1952 em Istambul, onde ainda reside, Pamuk viveu três anos em Nova Iorque, para além de breves estadas na Alemanha.

Aos 23 anos decidiu abandonar os estudos de arquitectura para se consagrar à literatura. Sete anos mais tarde publicou o seu primeiro romance, em 1982.

Mas, a obra que o daria a conhecer internacionalmente foi "O Livro Negro", em 1990, um dos romances mais lidos da Turquia.

Escreveu também "O Meu Nome é Vermelho" e "Neve". A sua última obra é um livro sobre a sua cidade natal, com um registo autobiográfico.

 

(Fonte RTP 1)

 

Em resposta a 'Sala de Imprensa'

Re: Prémio Nobel da Literatura 2006

por ex-Prof. Vítor Varela -
Foi com muito agrado que recebi esta notícia, pois para nós professores de Língua Portuguesa é um orgulho saber, que países como a Turquia muitas  que no plano internacional são muitas vezes esquecidos devido a inúmeras razões. Este escritor que para a maioria de todos nós é um ilustre deconhecido, tem obras publicadas na nossa língua, o que é muito bom, para quem gosta de ler ou que é apaixonado pela Literatura.