Notícias APVM

Dia do Pi

Dia do Pi

por Prof.ING Helena Narciso -
Número de respostas: 1

Os alunos do 8º ano da EBPVM assinalaram o dia do Pi através de uma exposição, no átrio da entrada da escola, sobre o número Pi. Esta exposição consistiu numa apresentação dos primeiros algarismos da expansão decimal do número Pi e de algumas das caraterísticas deste número emblemático. Para além disso, também se pode ver uma mostra de origamis realizados pelos alunos.

 

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do  (pi), mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. A UNESCO aprovou, na sua 40.ª Assembleia Geral, uma moção em que proclama o dia 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.

 

Porquê a escolha do dia 14 de março?

Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número.

= Pi (letra grega do alfabeto grego)

 

Pi “vive” nas circunferências: Em cada circunferência, representa o número de vezes que o diâmetro cabe no seu perímetro.

 

Todos os alunos do 8ºano da EBPVM estão de parabéns pelo empenho demonstrado nesta atividade!

0

As fotos AQUI!

0

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Prof. João Freire