Notícias APVM

Teatro–Debate sobre sexualidade no anfiteatro da ESCO

Teatro–Debate sobre sexualidade no anfiteatro da ESCO

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

Os alunos do 9º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias, assistiram ao espetáculo de Teatro–Debate sobre sexualidade no anfiteatro da ESCO, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em parceria com a Câmara Municipal (Projeto + saúde), no dia 8 de fevereiro.

 

Tratou-se de uma forma de “Teatro-Debate” que abordou de maneira envolvente, direta e responsável as delicadas situações da sexualidade e da sua educação, das implicações individuais e sociais no complexo processo das várias vivências e sua necessária reflexão.

Neste espetáculo foi feita a representação de uma peça; a uma primeira representação seguiu-se, de imediato, uma segunda, durante a qual foi permitido aos alunos intervir e ensaiar, em palco, as suas propostas de alteração ao decorrer das cenas.


O espetáculo desenvolveu-se num tempo limitado – cerca de 90 minutos – sob a direção de uma “animadora” que moderou a participação dos alunos, enquadrando as suas intervenções e fazendo respeitar os diferentes pontos de vista.


O teatro ao serviço da prevenção aparece assim como um método inovador, criativo e imaginativo para oferecer aos alunos oportunidade de desenvolver conhecimentos no domínio da saúde dando-lhe, simultaneamente, a possibilidade de se questionar sobre as suas crenças, atitudes e comportamentos.


As professoras que acompanharam os alunos salientam o interesse e envolvimento dos mesmos no decorrer da atividade.