Notícias APVM

PALESTRA PARA EDUCADORES – ESCO e AEPVM

PALESTRA PARA EDUCADORES – ESCO e AEPVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

PALESTRA PARA EDUCADORES – ESCO e AEPVM


 


 

No dia 05 de maio de 2023, o auditório da ESCO recebeu, numa parceria entre a própria ESCO e o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, com a organização da Associação de Pais e do Gabinete de Apoio ao Aluno, a palestra denominada “SÓ NÃO LHE CHAMES AMOR”, dinamizada pelo autor, palestrante e coach, ANDRÉ FERNANDES.

 

Dirigida a todos aqueles que exercem uma ação educativa, a sala encheu-se de gente curiosa com o tema e o mote de “PARTILHAR EMOÇÕES, para uma Educação mais Consciente e Positiva”, plena de confiança e “mente aberta” sobre o que por ali se iria passar.

 

Anteriormente e com uma excelente recetividade, a 16 de março, tinha acontecido a mesma palestra dirigida a todos os alunos do 8º e 9º ano de escolaridade do agrupamento. E foram eles que nos alertaram: “Seria bom que o meu pai/mãe também ouvisse isto …”

 

O tema girou à volta da influência das nossas experiências de infância e dos padrões familiares na construção da nossa personalidade e da forma como educamos os nossos filhos/alunos.

 

Com um dom muito especial de comunicar de forma empática, o André, rapidamente captou a atenção da plateia com o exemplo da sua história de vida. Com a sua coragem e o seu maravilhoso dom de tocar corações, o André falou-nos de amor, de perdão e da esperança de não sucumbir àquilo que não podemos chamar “amor” …

 

Convidando a plateia a abrir o coração e a partilhar também as suas dúvidas e incertezas, a “conversa” passou rápido e terminou sem pressas para ir embora, tendo surgido pequenos círculos de conversa, aqui e ali … e a total disponibilidade do André para falar pessoalmente com quem assim o desejasse.

 

E assim aconteceu magia, mais uma vez, pois a luz que o André nos transmite, não se explica, sente-se!

 

Foi com enorme gratidão que recebemos o André Fernandes. Saímos de coração cheio.

 

E agora, educar através do medo ou do amor - o que escolhes?


As fotos, AQUI!