O curso vai abordar temas como a utilização ética e responsável da IA e de que forma as ferramentas de IA podem ser aliadas no dia a dia dos professores através de apps de avaliação ou de criação de conteúdo. Ao longo da semana, serão aqui publicados vários registos sobre este curso e, claro, sobre alguns aspetos culturais.
Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
Número de respostas: 5
A professora Ana Isabel Alves participa num curso estruturado sobre os desafios que a utilização da inteligência artificial coloca nos dias de hoje.
Em resposta a 'Prof.ING Ana Isabel Alves'
Re: Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
#1
Primeiro dia de formação para um grupo de 25 professores europeus oriundos de Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, Turquia, Letónia, Lituânia e Roménia.
Esta primeira sessão focou-se no modo como a Inteligência Artificial tem evoluído e experimentámos ferramentas que nos ajudaram a perceber como as LLM (Language Learning Models) adquirem e processam dados e informação.
Houve tempo para utilizar aplicações de IA e refletir sobre o uso das mesmas.
No período da tarde, o grupo teve a oportunidade de fazer uma visita guiada pela cidade velha.
Em resposta a 'Prof.ING Ana Isabel Alves'
Re: Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
#2
A sessão de hoje debruçou-se sobre o uso da inteligência artificial (IA) na escola e de como esta exige uma abordagem ética para garantir o seu benefício sem comprometer valores como equidade, privacidade e autonomia dos alunos. Um dos principais desafios é evitar que a IA incentive o plágio ou prejudique o pensamento crítico. O grupo teve oportunidade de experimentar algumas ferramentas do chat GPT, perceber como funciona e, através dessa abordagem poder dar a conhecer aos nossos alunos que o verdadeiro talento será sempre o mais valorizado. Uma professora alemã apresentou ao grupo a sua preocupação perante o uso excessivo e abusivo de ferramentas electrónicas no seu contexto escolar. Esta questão é transversal a vários países europeus e foco da preocupação de todos os professores. A supervisão dos educadores, sejam pais ou professores, é fundamental para evitar a dependência excessiva da tecnologia. Dessa forma, a IA pode ser uma aliada na educação, promovendo inclusão e preparando os alunos para um futuro em que o uso responsável dessa tecnologia será essencial.
A sessão de hoje debruçou-se sobre o uso da inteligência artificial (IA) na escola e de como esta exige uma abordagem ética para garantir o seu benefício sem comprometer valores como equidade, privacidade e autonomia dos alunos. Um dos principais desafios é evitar que a IA incentive o plágio ou prejudique o pensamento crítico. O grupo teve oportunidade de experimentar algumas ferramentas do chat GPT, perceber como funciona e, através dessa abordagem poder dar a conhecer aos nossos alunos que o verdadeiro talento será sempre o mais valorizado. Uma professora alemã apresentou ao grupo a sua preocupação perante o uso excessivo e abusivo de ferramentas electrónicas no seu contexto escolar. Esta questão é transversal a vários países europeus e foco da preocupação de todos os professores. A supervisão dos educadores, sejam pais ou professores, é fundamental para evitar a dependência excessiva da tecnologia. Dessa forma, a IA pode ser uma aliada na educação, promovendo inclusão e preparando os alunos para um futuro em que o uso responsável dessa tecnologia será essencial.
Durante a tarde houve tempo para visitar e explorar o Castelo de Praga.



Em resposta a 'Prof.ING Ana Isabel Alves'
Re: Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
#3
Ao terceiro dia de formação tivemos a oportunidade de começar a produzir materiais úteis para a nossa prática docente. Todas as aplicações que nos são apresentadas são alvo de reflexão e análise no sentido de percebermos se efetivamente funcionam nas aulas de cada um. Também foi abordada a metodologia UDL (Universal Design for Learning) e como as ferramentas de AI facilitam a produção de materiais respeitando esta metodologia de trabalho.
Para além das 5 horas diárias de formação, já partilhei algumas fotos da cidade porque as mobilidades Erasmus nos permitem conhecer outras cidades europeias, professores de outros países com quem podemos colaborar no futuro e até fazer amigos. Exemplo disso é a mobilidade de professores da Lituânia que recebemos no nosso agrupamento em Dezembro, que tinha conhecido num curso em Amesterdão, e a amizade de vários anos com uma professora Checa que conheci num curso na Irlanda em 2006.
Ao terceiro dia de formação tivemos a oportunidade de começar a produzir materiais úteis para a nossa prática docente. Todas as aplicações que nos são apresentadas são alvo de reflexão e análise no sentido de percebermos se efetivamente funcionam nas aulas de cada um. Também foi abordada a metodologia UDL (Universal Design for Learning) e como as ferramentas de AI facilitam a produção de materiais respeitando esta metodologia de trabalho.
Para além das 5 horas diárias de formação, já partilhei algumas fotos da cidade porque as mobilidades Erasmus nos permitem conhecer outras cidades europeias, professores de outros países com quem podemos colaborar no futuro e até fazer amigos. Exemplo disso é a mobilidade de professores da Lituânia que recebemos no nosso agrupamento em Dezembro, que tinha conhecido num curso em Amesterdão, e a amizade de vários anos com uma professora Checa que conheci num curso na Irlanda em 2006.



Em resposta a 'Prof.ING Ana Isabel Alves'
Re: Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
#4
O quarto dia de formação foi passado a explorar aplicações com diversos objetivos. Compreendemos que para além da utilização que podemos fazer enquanto docentes na preparação de aulas, materiais e atividades, o verdadeiro desafio é como fazer com que os alunos utilizem a IA de uma forma segura e não perdendo o seu espírito crítico e criatividade.
O quarto dia de formação foi passado a explorar aplicações com diversos objetivos. Compreendemos que para além da utilização que podemos fazer enquanto docentes na preparação de aulas, materiais e atividades, o verdadeiro desafio é como fazer com que os alunos utilizem a IA de uma forma segura e não perdendo o seu espírito crítico e criatividade.


Em resposta a 'Prof.ING Ana Isabel Alves'
Re: Curso Estruturado - Teaching in the AI Age - Praga, República Checa
#5
Último dia de formação! Uma semana intensa que passou num instante porque foi repleta de novas aprendizagens e reflexões. Neste dia voltámos a experimentar outras ferramentas de IA, nomeadamente de como criar "chatbots" específicos para as nossas disciplinas e alunos. Estes ambientes artificiais são mais controlados e podem ser uma mais valia no estudo autónomo desenvolvido pelos alunos.
Uma vez que era a última sessão, houve mais tempo para networking entre os professores presentes o que nos permite criar uma rede de contactos úteis para mobilidades futuras e projetos eTwinning.
Como balanço final, devo dizer que estas oportunidades são ocasiões únicas para desenvolvimento das nossas competências enquanto professores, a aprendizagem é constante e, na partilha que é feita, podemos ver e dar mais valor às boas práticas que temos no nosso agrupamento e no sistema educativo português.
Último dia de formação! Uma semana intensa que passou num instante porque foi repleta de novas aprendizagens e reflexões. Neste dia voltámos a experimentar outras ferramentas de IA, nomeadamente de como criar "chatbots" específicos para as nossas disciplinas e alunos. Estes ambientes artificiais são mais controlados e podem ser uma mais valia no estudo autónomo desenvolvido pelos alunos.
Uma vez que era a última sessão, houve mais tempo para networking entre os professores presentes o que nos permite criar uma rede de contactos úteis para mobilidades futuras e projetos eTwinning.
Como balanço final, devo dizer que estas oportunidades são ocasiões únicas para desenvolvimento das nossas competências enquanto professores, a aprendizagem é constante e, na partilha que é feita, podemos ver e dar mais valor às boas práticas que temos no nosso agrupamento e no sistema educativo português.
