Notícias APVM

"Escola entra em casa”: projecto da EBI Padre Vítor Melícias aceite no Concursos de Ideias da 7.ª Edição do prémio “Ciência na escola” da Fundação Ilídio Pinho 2008/2009.

"Escola entra em casa”: projecto da EBI Padre Vítor Melícias aceite no Concursos de Ideias da 7.ª Edição do prémio “Ciência na escola” da Fundação Ilídio Pinho 2008/2009.

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0


Escola entra em casa



No âmbito do Concurso de Ideias da 7.ª Edição do prémio “Ciência na escola” da Fundação Ilídio Pinho 2008/2009, a EBI Padre Vítor Melícias concorreu com o projecto “Escola entra em casa” tendo sido uma das escolas seleccionada.


São responsáveis pelo projecto os Professores Bruno Ribeiro, Artur Jorge e Renata Carvalho.


Este projecto visa envolver os pais e encarregados de educação das turmas C do 5.º ano e B do 8.º ano no processo de aprendizagem dos seus educando de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das mesmas.


Recorrendo às tecnologias e envolvendo a Matemática, uma das áreas curriculares com maior insucesso, os professores, os alunos, os pais e encarregados de educação pretende-se:


  • Produzir recursos para o moodle e disponibilizá-los na plataforma da escola, para que haja uma maior flexibilidade de utilização e interactividade por parte de todos os intervenientes no projecto;
  • Fomentar o trabalho cooperativo e de inter-ajuda entre professores/alunos e pais/educandos. Envolver os pais na aprendizagem dos seus educandos apoiando-os em métodos e técnicas de estudo tendo como suporte a plataforma da escola e todos os recursos produzidos;
  • Despertar a curiosidade científica acerca da Matemática;

Com este projecto os professores pretendem produzir fichas de trabalho auto-correctivas, pequenos vídeos explicativos, etc. que colocarão na plataforma moodle da escola, para que pais e alunos possam ter acesso em casa a qualquer hora/dia. Em casa os pais devem apoiar os seus educandos na revisão de algumas matérias, através dos recursos disponibilizados.



mat