Notícias APVM

Dinamarca

Dinamarca

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Número de respostas: 0
DINAMARCA

d

Data de Adesão: 1973

Capital: Copenhaga (K||øbenhavn)
Superfície: 43.080 km2
Língua: Dinamarquês
Religião: Cristã (luterana evangélica)
Moeda: Coroa (não aderiu à moeda única)

_______________________________________________________________

Território

Quase uma ilha situada no Norte da Europa, a Dinamarca tem uma superfície de 43.080 km2 e faz fronteira a sul com a Alemanha. O seu litoral, com os seus 7.400 km é banhado a oeste e a norte pelo Mar do Norte e a este pelo Mar Báltico. A Dinamarca é constituída pela Península da Jutlândia e mais de 400 ilhas. Este país engloba duas regiões autónomas que não fazem parte da União Europeia – a Gronelândia e as Ilhas Feroé.

População

Cerca de 70% da população vive nas zonas urbanas e a capital, Copenhaga, tem 1 milhão de habitantes. Dos 189.000 estrangeiros residentes, cerca de 20% são oriundos de países comunitários, principalmente da Alemanha e do Reino Unido.

Economia

Tradicionalmente vista como um dos principais países agrícolas do mundo, a Dinamarca conta com uma agricultura modernizada e a sua indústria agro-alimentar é muito desenvolvida, destacando-se entre os principais produtos os queijos, as cervejas e o bacon. A pesca desempenha igualmente um papel importante na economia do país, ocupando um lugar de destaque a nível europeu. A Dinamarca dispõe igualmente de uma indústria moderna, destacando-se a diversidade das indústrias químicas: da petroquímica à indústria farmacêutica. No sector dos brinquedos o Lego é mundialmente conhecido, tal como são os móveis, os artigos de decoração e os equipamentos electrónicos. O turismo constitui também uma fonte de receitas considerável. Revestem-se de importância crescente para a economia do país os seus jazigos de petróleo e de gás natural no litoral e no Mar do Norte.