Notícias APVM

Consulta de Nutrição: os conselhos da dietista!

Consulta de Nutrição: os conselhos da dietista!

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0

A todos os alunos que estão a ser acompanhados na Consulta de Nutrição

Já chegaram as férias da Páscoa e por detrás destes dias de descanso esconde-se um grande perigo: os doces!

Nas férias, além de não se praticar tanta actividade física, há uma tendência a comer mais e de forma incorrecta, mas, mesmo sendo complicado resistir à tentação, é preciso reflectir nalgumas coisas importantes. Para quem está a tentar perder peso, qualquer pequeno erro que se cometa acaba por se sentir e reflectir quando se sobe à balança, e é precisamente isso que se quer evitar. Estar sempre a ganhar a perder peso, além de desmotivar também não é saudável.

O que têm de pensar é que, o objectivo a atingir é o de conseguir ter um peso adequado à altura e que para a vossa saúde todos os esforços, por mais pequenos que sejam, contam para uma vitória.

Assim recomendo que nestas férias, e com o bom tempo a começar, tentem praticar actividade física e que tenham alguns cuidados com a vossa alimentação. Deixo assim algumas dicas simples:

• Preferir beber água, principalmente fora das refeições. Guardem os sumos ou refrigerantes para dias mais festivos ou fim-de-semana, uma vez que contêm grandes quantidades de açúcar;

• Controlar o consumo dos doces, evitando o seu consumo diário. Se sentirem muita vontade de comer o truque é comer algo mais saudável antes (ex: peça de fruta ou até um pouco de pão), para tentar reduzir a quantidade de doce ingerida;

• Evitar comer e ver televisão em simultâneo. Quando se está concentrado na televisão perde-se a capacidade de saciedade, isto é, come-se muito mais do que se deveria.

Além destas dicas simples, recordem-se das regras de um dia alimentar saudável e não se esqueçam que os hábitos alimentares durante a infância e adolescência influenciam fortemente a saúde não só agora, mas também na vida adulta.

Dietista Silvana Garção