Notícias APVM

Notícias do 

Actividades da última semana de aulas

por Sala de Imprensa -
O ano lectivo de 2006/2007 chega ao fim e, mais uma vez, terás oportunidade de dinamizar e participar em algumas actividades que ocuparão a semana que começa a 18 e termina a 22 de Junho.
Para além do Arraial Saloio, haverá actividades desportivas e musicais destinadas a determinados anos.
Consulta, então, a seguinte calendarização:


Dia
Data
Actividade


2ª Feira


18 de Junho
10h 25m até 11h 55m - Festival de Música - 2º Ciclo - representação dramática de A Meninado Mar para alunos do 6º ano

3ª Feira

19 de Junho
9h - Prova de Exame deLíngua Portuguesa9ºano
13h - Torneio de Ténis de Mesa


4ª Feira


20 de Junho
Manhã - O Jazz vai à Escola - alunos de 5º e 8º anos
Manhã e Tarde - Campeonato de Futebol

5ª Feira


21 de Junho

9h - Prova de Exame de Matemática 9º ano



6ª Feira



22 de Junho
14h - Arraial Saloio:
19h - Cerimónia de Bênção das Fitas e entrega de diplomas aos alunos de 9º ano.
bancas de petiscos, artesanato, escalada, ciclismo, patins em linha e outras

Participa e depois... Boas Férias! grande sorriso

Fotos de 2ª. Feira - Representação Menina do Mar/Festival de Música

Gravações do Filme "A Minha Comunidade"

por ex-Prof. Ana Teresa Santos -

GRAVAÇÕES "A MINHA COMUNIDADE"

No passado dia 7 de Junho (Quinta-feira), na praia da Formosa em Santa Cruz realizou-se a gravação das cenas para o filme "A Minha Comunidade". Este filme é mais uma das provas que a equipa "Drives" teve de superar e que contará para a classificação final do Concurso Sapo Challenge RTP.
O filme passará na televisão no dia 30 de Junho (Sábado), não percam!!!

Para a concretização deste filme contámos com o indispensável apoio dos pais dos alunos, e com os patrocínios da Farmácia de Santa Cruz e da empresa S.O.L. Eventos.
A todos eles um muito obrigada,

Ana Santos
Dulce Inês

Clique AQUI para ver as fotografias.


Exames de 9º. ano 2006_2007

por Sala de Imprensa -

Para informações detalhadas sobre os exames de Língua Portuguesa e Matemática do presente ano lectivo,  consulta o seguinte site:

http://www.gave.min-edu.pt/

Nele  poderás igualmente consultar  os exemplares dos exames realizados em anos anteriores.

Para praticar a Língua portuguesa, consulta o site:

 http://profteresa.no.sapo.pt/materiais.htm

                                                                                Bom trabalho!!

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em quinta-feira, 7 Junho 2007, 20:54)

TEMOS MAIS UMA ESCOLA AMIGA !!!

por Sala de Imprensa -

Estamos na era da comunicação e o contacto entre os povos de todo o mundo torna-se cada vez mais uma necessidade quotidiana.


A troca de experiências, o conhecimento de outras culturas e a promoção de uma amizade que se gera automaticamente através destes contactos, vem contribuir para o enriquecimento das nossas vivências, tanto a nível escolar e profissional, como a nível pessoal, como indivíduos de uma sociedade cada vez mais aberta. É no conhecimento e compreensão das diferenças, que mais facilmente encontramos o que existe de comum entre todos nós e o que também nos liga.


A nossa escola tem, desde o início, privilegiado estes intercâmbios e conta já com uma larga experiência a este nível. Escolas de Inglaterra (fruto da geminação de Torres Vedras com a cidade de Wellington), França, Alemanha, Itália e Roménia (através do Projecto Comenius) e claro a amizade que nos une à Escola Secundária Nossa Senhora de Aitara - Soibada – Timor Leste, são alguns exemplos disso.


No passado mês de Abril, numa deslocação da Professora Sílvia Filipe a Cabo Verde, encontrámos duas escolas com as quais poderemos dar continuidade a estas actividades de intercâmbio. Desta vez, num país do continente africano, o que decerto irá ser enriquecedor pelas diferenças culturais e também pela história de um país onde os portugueses têm um papel preponderante.


O sistema educativo em Cabo Verde é composto por:

Escolas Básicas Integradas: do 1º ao 6º ano de escolaridade.

Escolas Secundárias: do 7º ao 12º ano.

cabo verde

Escola Secundária Domingos Ramos – Cidade da Praia

Ilha de Santiago – Cabo Verde

Com a Escola Secundária Domingos Ramos pretendemos desenvolver actividades de intercâmbio a nível cultural, uma vez que, à semelhança da nossa escola, oferece aos seus alunos diversos actividades de complemento Curricular como: Clube de Arte; Clube de Teatro; Clube de Jornalismo; e Clube de Francês.


Cabo verde

Escola Primária da Cidade Velha

Ilha de Santiago – Cabo Verde


cabo verde

Alunos da Escola Primária da Cidade Velha

Ilha de Santiago – Cabo Verde


Com a Escola Primária da Cidade velha (vê os vídeos), deseja-se que se promovam algumas campanhas de recolha de materiais escolares, uma vez que se verificou que existem muitas carências nesta localidade.


Para o próximo ano lectivo pensamos dar início a estas propostas. Para isso, e como nada se faz sem a colaboração de todos, contamos com as tuas ideias, os teus trabalhos e o teu empenho!! Fica atento…

cabo verde

OESTE INFANTIL_Agradecimentos

por Sala de Imprensa -

A realização de mais uma edição da "OESTE INFANTIL", contou com a colaboração directa e indirecta dos Educadores de Infância, dos professores do 1º. ciclo e de um "punhado" de docentes da disciplina de Educação Artística dos 2º. e 3º. ciclos, assim como de alguns funcionários do nosso Agrupamento.


O estrondoso êxito que alcançámos nesta festa da criança, com o Atelier sobre os Bombeiros Voluntários, deve-se ao empenho, dedicação e muita disponibilidade de todos aqueles que participaram neste projecto.

O Conselho Executivo agradece e felicita toda a equipa de trabalho.

obrigado

O Presidente do Conselho Executivo,
Fernando do Couto Ferreira


Campanha de Solidariedade

por Sala de Imprensa -

coração

Decorrerá, entre 22 de Maio e 1 de Junho, uma Campanha de solidariedade no nosso Agrupamento, com o objectivo de ajudar a "Casa-Mãe do Gradil".

Para colaborar,  bastará depositar a(s)  sua(s)  oferenda(s)  (bens alimentares que não se deteriorem), nos caixotes destinados ao efeito e que se encontram junto à Triagem.

Colabora!!!

OESTE INFANTIL

por Sala de Imprensa -

oeste infantil

Decorre entre os dias 22 e 27 de Maio na Expotorres, em Torres Vedras, a XVII edição do “Oeste Infantil”. No evento, dirigido especialmente ao grupo etário dos 3 aos 12 anos, mas também ao público em geral, irão ser desenvolvidos temas relacionados com os Projectos Educativos implementados nos Estabelecimentos de educação participantes, onde milhares de crianças de Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo percorrerão dezenas de ateliers, virados para o seu mundo.



O certame é organizado, mais uma vez, pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Lisboa - Torres Vedras e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, contando ainda com a colaboração de trinta Instituições Particulares de Solidariedade e Segurança Social dos Concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, bem como de cerca de trinta Estabelecimentos de educação (rede Pública de Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo de Torres Vedras).


O nosso Agrupamento estará presente com um atelier alusivo ao tema:

DRIVES na Final - APVM: Escola do Futuro 2007

por Sala de Imprensa -
Chegou hoje ao fim mais uma etapa do PT Escolas com o anúncio das dez equipas vencedoras do SAPO Challenge.

A iniciativa, que decorreu em parceria com o Ministério da Educação/Plano Nacional de Leitura, dividiu-se em várias etapas de provas online tendo contado com a participação de 11 mil alunos inscritos e 3,8 mil blogues criados. A dezena de equipas vencedoras foi seleccionada de entre um total de 600 inscritas.

Os "Drives", do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, conseguiram o feito notável de representar o sempre competitivo distrito de Lisboa.


Agora que estão apuradas as equipas é tempo para as escolas se prepararem para o programa televisivo, a transmitir na RTP, que vai escolher o vencedor de entre os galardoados. Na final o grupo apurado vai ter direito a uma viagem à Califórnia, Los Angels e San Diego, sendo que nesta última os alunos vão visitar a maior feira de computação gráfica e de tecnologias interactivas, a Siggraph.

Por se encontrar entre as dez finalistas, a Escola Padre Vítor Melícias foi eleita Escola do Futuro 2007.

Parabéns à equipa Drives.
Parabéns ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.

Jornal da Noite RTP1 - 17 de Maio de 2007

Sapo Challenge - Lisboa 17 de Maio de 2007

Jornal da Noite RTP1 - 18 de Maio de 2007



Encontro de Coros 2007

por Sala de Imprensa -
Realizou-se no passado dia 13 de Maio, na Casa da Cultura / Salão Paroquial da Ponte do Rol, o 5º. Encontro de Coros Infantis e Juvenis.

O nosso Agrupamento esteve representado no certame através do grupo coordenado pela professora de Educação Musical, Natércia Silva.

A actuação do grupo foi do agrado de todos, a julgar pela forma efusiva como foi recebido e acompanhado pelo público aí presente.
Parabéns!!!

Vê os vídeos do evento!


(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em terça-feira, 15 Maio 2007, 12:42)

(Editado por Prof. Artur Jorge Santos em quarta-feira, 16 Maio 2007, 16:11)

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em quinta-feira, 17 Maio 2007, 10:26)

RTP1

por ex-Prof. Ana Teresa Santos -

No próximo dia 14 de Maio (segunda-feira) pelas 10 horas, a estação televisiva, RTP1, virá à nossa escola fazer uma reportagem com a equipa Drives.
Esta reportagem tem como principal objectivo, dar a conhecer ao público português a equipa representante do distrito de Lisboa, no concurso Sapo Challenge, bem como, o Agrupamento Padre Vítor Melícias.



Trabalho de Área de Projecto do 7º C

por Sala de Imprensa -
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, a turma C do sétimo ano decidiu fazer um trabalho de pesquisa relacionado com a nossa escola.
Assim, poderás encontrar, em anexo, os objectivos e conclusões do trabalho, bem como o modelo de inquérito utilizado e os gráficos com os resultados. Basta clicares no item pretendido.

Encontro com Filipe Faria

por Sala de Imprensa -

No dia 3 de Maio teremos na nossa escola o jovem escritor Filipe Faria que vem falar aos alunos do 8º ano sobre a aventura da escrita que iniciou apenas com 16 anos.
Nascido em Lisboa, em 1982, desde muito cedo que o estudante da Escola Alemã mostrou interesse pela leitura, especialmente de histórias relacionadas com o fantástico e com a Idade Média.
Autores como Margaret Weis, Tracy Hickman, George R. R. Martin e, muito especialmente, J.R.R. Tolkien povoaram e ainda povoam as suas leituras. Logo a seguir, surge o gosto pela escrita.

As Crónicas de Allaryia assinalam a sua estreia no mundo literário. Em 2001 vence o Prémio Branquinho da Fonseca, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Jornal Expresso. Em 2002 ganha o Prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil.

Da saga das Crónicas de Allaryia, fazem parte os seguintes volumes:


É, pois, com ansiedade e expectativa que aguardamos o encontro com um dos jovens autores mais prometedores da literatura juvenil.


Sobre Rodas

por Prof.POR Ilídia Janela -
A existência de actividades na semana do pré-escolar originou a alteração da data do Sobre Rodas.
No dia 24 de Abril ( terça feira) pelas 10.30h decorrerá o Sobre Rodas. Agradecia-se que as caixas estivessem completas.
Obrigado pela atenção,
Ilídia Janela

Saudades... :)

por ex-Prof. Catarina Vieira -

Olá a todos!!

Lembram-se de mim...?!? A Professora de Matemática Catarina Vieira. Pois é, tenho acompanhado a plataforma da nossa escolinha e vejo que têm feito coisas muito interessantes! Parabéns!!

Tenho visto as fotos dos colegas e dos meus alunos do ano passado com muitas saudades... Estão tão crescidos... sorriso

Fico a aguardar novidades vossas!

Beijinhos,

A professora Catarina Vieira

Visita de Estudo ao Centro Recuperação do Lobo Ibérico e Casa-mãe do Gradil

por Sala de Imprensa -



lobo Ibérico


Nos dias 11 e 14 de Abril, as turmas de 6º. ano de Educação Moral e Religiosa Católica e alguns alunos do 5º. ano, deslocaram-se em visita de estudo ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e à Casa-Mãe do Gradil.


A Casa-Mãe do Gradil é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que acolhe crianças e jovens em situação de risco na sua valência de Lar de Crianças e Jovens e presta apoio a idosos, na sua valência de Serviço de Apoio Domiciliário.


Para saberes mais sobre o Lobo Ibérico, clica no ficheiro em anexo.


Vê aqui as fotos da Visita de Estudo!!




Encontro com o Cineasta Luis Filipe Rocha

por Sala de Imprensa -
l


No próximo dia 19 de Abril, pelas 10.25, as turmas C e D do 9º. ano terão um encontro com o conhecido cineasta Português Luis Filipe Rocha.

Para saberes mais sobre Luis Filipe Rocha, consulta a sua Biografia e Filmografia, assim como o resumo de alguns dos seus filmes, em anexo!


Vê aqui as fotos do encontro

Semana do Pré-Escolar

por Sala de Imprensa -
Realizar-se-á de 16 a 20 de Abril a Semana do Pré-Escolar.

Do programa constarão diversas visitas de intercâmbio de alunos e docentes dos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, nomeadamente dos Jardins de Infância e do 2º ciclo do Ensino Básico, com o objectivo de realizar actividades organizadas pelos alunos/Educadores, no que se refere aos Jardins de Infância e alunos/Professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica e Estudo Acompanhado, no que diz respeito ao 2º. ciclo.

Para saberes mais sobre a actividade, consulta o PROGRAMA EM ANEXO.

As fotos das actividades irão sendo colocadas aqui, à medida que estas se forem realizando.

Mantém-te atento!!

Anabela Reis


a) fotos do dia 16/4

b) fotos do dia 17/4


d) Teatro Lenda das Amendoeiras e Música

e) Fotos do dia 20/4


20/04 - último dia de actividades do Pré-Escolar, recebemos o seguinte texto elaborado pelos meninos do JI do Paúl:

O que aconteceu aqui na escola na 6ª feira?

- Vieram cá os meninos da Escola Padre Vítor Melícias e os meninos da outra escola (EPEI da Ribeira de Pedrulhos).
- Fizemos jogos, o jogo dos sacos, o jogo dos balões e o das bolas.
- Fizemos pintura, brincámos na casinha das bonecas e fizemos lego.
- Gostámos muito!

Os meninos do Jardim de Infância do Paúl


Drives representam Lisboa

por ex-Prof. Ana Teresa Santos -

DRIVES

SAPO CHALLENGE

Equipa DRIVES é a escolhida para representar o distrito de Lisboa.

 

Depois de quatro semanas de empenho, esforço e muita dedicação, os blogs dos nossos participantes foram submetidos a uma avaliação por um júri regional que escolheu para representar o distrito de Lisboa o blog da equipa DRIVES.

A equipa Amiciii também se encontra numa posição de destaque, uma vez que foi colocada nas Menções Honrosas por parte do júri Regional.

Mais uma vez os nossos alunos estão de PARABÉNS!

Os representantes distritais vão ser agora submetidos à apreciação do júri nacional, que tem a responsabilidade de escolher os 10 finalistas que vão à finalíssima na RTP1. Resta-nos torcer pelo distrito de Lisboa, pois se este passar à fase final do concurso levará não só o nome da nossa escola à televisão, mas também terá a oportunidade de transformar a nossa escola, numa das dez escolas do FUTURO!

AQUI a lista dos representantes de cada distrito.

 

 

 

CONCURSO CANGURU SEM FRONTEIRAS

por Sala de Imprensa -

canguru

O Concurso Canguru Sem Fronteiras de 2007, realiza-se no dia 22 de Março das 14.45h às 16.15h.

O concurso consiste numa única prova a realizar no mesmo dia em todas as escolas.

Esta actividade é da responsabilidade do Agrupamento Disciplinar de Matemática e nela irão participar alunos de todos os anos de escolaridade.


LISTA DE RESULTADOS DO CONCURSO "CANGURU SEM FRONTEIRAS 2007"


CATEGORIA ESCOLAR - 5º. E 6º. ANOS

NOME
Nº.
ANO
TURMA
CLASSIF.
Jéssica Santos 12 B 87
Joana Bernardes 13 B 83
João Alves 11 B 79
Fátima Runa 9 D 78
Laura Antunes 10 A 77
Daniel Vitorino 3 A 75
Ana Patrícia Cardoso 3 B 74
João Domingos 15 B 67
Vera Antunes 21 B 67
Sílvia Martins 21 D 66


CATEGORIA BENJAMIN - 7º E 8º. ANOS
NOME
Nº.
ANO/TURMA
CLASSIF.
Joana Antunes 11 8º B 78
Eunice Dias 9 8º B 71
Vanessa Francisco 20 8º C 68
Soraia Gavinhos 17 8º C 67
Diana Fernandes 4 8º C 66
José Freitas 12 7º C 57
Maria Inês Bernardes 14 7º D 56
João Ferreira 11 7º C 56
Hugo Marques 11 7º A 51
Hélder Beirolas 10 7º B 51


CATEGORIA CADETE - 9º ANO
NOME
Nº.
ANO/TURMA
CLASSIF.
Pedro Miranda 18 9º D 67
Maria de Fátima Santos 15 9º D 58
Claúdia Dionísio 6 9º D 55
Paulo Veiga 11 9º C 52
Leila Luz 9 9º B 48
Joana Costa 9 9º C 47
David Serra 7 9º D 45
Rita Inverno 15 9º C 39
Hugo Santos 12 9º D 26





PROGRAMA SÓCRATES _ PROJECTO COMENIUS

por Prof.POR Anabela Caldeira -

De regresso!!!

O grupo que esteve em visita a Munique, constituido pelas alunas Joana Marques, da turma C e Ana Gomes da turma D, ambas do nono ano de escolaridade, devidamente acompanhadas pelas professoras Sílvia Sebastião, Coordenadora do Projecto; Ângela Dias, como tradutora e Teresa Carmo, como Coordenadora do Clube Europeu, já está de regresso.

Esta visita decorreu de 7 a 11 de Março.

Para o ano há mais! Ficamos a aguardar a visita de outras escolas!


Vê aqui as fotos da viagem !

(Editado por Sala de Imprensa em terça-feira, 20 Março 2007, 17:21)

(Editado por Sala de Imprensa em quarta-feira, 21 Março 2007, 10:40)

FEIRA DO LIVRO

por Sala de Imprensa -


SIM


A Feira do Livro do Agrupamento Padre Vítor Melícias é uma iniciativa que tem como objectivo incentivar a leitura, levando o livro ao aluno de forma a que este possa ter um contacto mais próximo com ele e adquiri-lo a um preço mais acessível, concretamente, com um desconto de 10%.

A Feira do Livro de 2007 iniciar-se-á no próximo dia 12 de Março e prolongar-se-á até ao dia 16. O seu horário será das 9.15 às 16.30.

À semelhança dos anos anteriores, estarão disponíveis centenas de títulos de diversas editoras o que permitirá aos alunos, professores e restante comunidade educativa, uma maior oportunidade de escolha.


Aproveita esta oportunidade e deixa-te transportar pelos livros!

ECLIPSE TOTAL DA LUA VISÍVEL EM PORTUGAL

por Prof.GEO Artur Santos -

ECLIPSE TOTAL DA LUA VISÍVEL EM PORTUGAL
Dia 3 de Março, Portugal vai poder assistir a um eclipse total da Lua, a partir das 20h16m.

O eclipse será também difundido via Internet no endereço http://live.fccn.pt/oal/.

O Observatório Astronómico de Lisboa, integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, terá as portas abertas com entrada livre a todas as pessoas que queiram observar o eclipse total da Lua na noite de 3 para 4 de Março. Diversos telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do eclipse. No local estarão astrónomos que explicarão as condições em que estes fenómenos ocorrem.

O público poderá levar binóculos ou mesmo pequenos telescópios para observar o fenómeno. A sessão de observação terá início às 20h. Todas as actividades dependem da existência de bom tempo atmosférico, podendo ser canceladas se o estado do tempo não permitir fazer observações.


Corta-Mato de Fevereiro

por Sala de Imprensa -

No dia 7/2/2007 realizou-se uma prova de corta-mato, pelas 10:00 horas, nos terrenos junto à escola. Esta prova foi organizada pelos professores de Educação Física, tendo participado alunos dos 2º e 3º ciclos. À chamada para a prova, os alunos mostraram-se entusiasmados, nervosos e com frio, mas ansiosos por competir com vista ao apuramento para o Corta-Mato Regional a realizar no dia 15 de Fevereiro, na Várzea.


Os vencedores, dos vários escalões, foram os seguintes:

Infantis A- Femininos – Tatiana Antunes 5ºC

Infantis A – Masculinos – Daniel Vitorino 5ºA

Infantis B – Femininos – Ana Patrícia Cardoso 6ºB

Infantis B – Masculinos – Diogo Cunha 7ºD

Iniciados – Femininos – Sara Martins 8ºC

Iniciados – Masculinos – João Pedro Reis 8ºC

Juvenis – Femininos – Elisabete Correia 8ºD

Juvenis – Masculinos – Rúben Silva 9ºA


As jornalistas de serviço, Rita Pereira, Raquel José e Vanessa Silvestre, entrevistaram alguns participantes antes da prova que mostraram muita vontade de ficar nos primeiros lugares.


Também os vencedores dos vários escalões responderam às perguntas das nossas repórteres:


1)Tatiana Antunes 5ºC

Infantis A femininos

S.I- Como te sentes agora que ganhaste?

Tatiana 5ºC- Cansada mas contente.

S.I- Já tinhas participado?

Tatiana 5ºC- Não, é a primeira vez.


2) Daniel Vitorino 5ºA

Infantis A masculinos

S.I- Como te sentes agora que ganhaste?

Daniel V. 5ºA- Valeu a pena participar.

S.I. – Já tinhas participado?

Daniel - Não.


3)Ana Patrícia Cardoso 6ºB

Infantis B femininos

S.I- Qual foi a sensação de teres ganho?

Ana 6ºB- Foi uma sensação melhor do que a do ano passado.

S.I- Foi difícil?

Ana 6ºB- Mais ou menos, mas depende das concorrentes.


4) Diogo Cunha 7ºD

Infantis B masculinos

S.I- Já algumas vez tinhas participado?

Diogo 7ºD- É a terceira e ganhei duas vezes.

S.I- Qual foi a sensação de teres ganho?

Diogo 7ºD- Foi espectacular, é uma sensação de campeão e dediquei a vitória à minha namorada.


5) Sara Martins 8ºC

Iniciados femininos

S.I- Como correu a prova?

Sara 8ºC- Muito bem. E o prazer de ganhar foi bom.

S.I- Já tinhas participado?

Sara 8ºC-Sim.

S.I- A prova foi difícil?

Sara 8ºC- Não, foi fácil.


6)João Pedro Reis 8ºC

Iniciados masculinos

S.I- Como correu a prova?

João 8ºC- Cansativa, mas foi boa.

S.I- Já tinhas participado?

João 8ºC- Sim, três vezes e ganhei sempre.

S.I- Foi difícil?

João 8ºC- Foi e muito suor.


7) Elisabete Correia 8ºD

Juvenis Feminino

S.I- Como correu a prova?

Elisabete –Foi boa.

S.I. – Já tinhas participado?

Elisabete – Não.

S.I. – Foi difícil?

Elisabete – Foi muito difícil.


8) Rúben Silva 9ªA

Juvenis Masculino

S.I.- Como correu?

Rúben – Muito bem.

S.I.- Participou nos outros anos?

Rúben – Sim, todos.

S.I.- Foi difícil?

Rúben – Não, foi fácil.


Alguns alunos foram desclassificados por desrespeitar as instruções dos professores mas, no geral, a prova correu bem, tendo terminado com a desmontagem da pista.

Esperamos agora pelos resultados dos atletas no Corta-Mato do próximo dia 15.

Estão de parabéns todos os participantes e organizadores do evento!



Para veres as fotos do evento,clica aqui.






Sapo Challenge

por ex-Prof. Ana Teresa Santos -

No passado dia 5 de Fevereiro, iniciou-se a 2ª fase do concurso Sapo Challenge que consiste na criação de um blog sobre um livro de um autor português consagrado.

Assim, até dia 5 de Março, as três equipas que representam a nossa escola têm de dar uso à imaginação e criatividade para conceber trabalhos originais.

Os blogs serão apreciados por um júri regional que apurará 20 trabalhos representantes dos 18 Distritos, Açores e Madeira.
Por fim, um Júri Nacional apurará 10 trabalhos para a finalíssima em TV, onde só um Clã será o vencedor!

Para que todos possam acompanhar a evolução dos trabalhos dos nossos concorrentes, aqui fica a constituição de cada equipa e o endereço do respectivo blog.

Turma

Elementos da Equipa

Endereço do Blog

9ºB

Gisela Sousa

Patrícia Santos

Ruben Ramos

Tânia Miranda

Flávio Moreira

http://mkgz.blogs.sapo.pt

9ºD

Ana Gomes

Ana Silva

Catarina Custódio

Filipa Antunes

Raquel Bento

http://amiciii.blogs.sapo.pt

9ºD

David Serra

Filipe Marques

Flávio

João Padilla

Pedro Miranda

http://drives.blogs.sapo.pt


MAIS INFORMAÇÕES sobre o concurso em http://turma.sapo.pt/challenge/como_jogar_criartt.php



100.000 Visitantes !!!!

por Sala de Imprensa -
Pois é!

O nosso Agrupamento está de parabéns!!!!!!!!!
grande sorriso

O sítio do nosso Agrupamento (http://moodle.apvm.net) ultrapassou as
100,000 visitas, desde 12 de Junho de 2006. (Uma média de 500 visitas por dia).pensativo

Os visitantes são maioritariamente portugueses, mas também há visitantes de outros países do mundo.
Clica aqui, para veres o mapa com a origem das visitas!

Estamos todos de parabéns!!



Visita de Estudo à RESIOESTE e PARQUE EÓLICO

por Sala de Imprensa -


No dia 1 de Fevereiro de 2007 os alunos dos 9ª B e 9º D foram a uma visita de estudo, ao Aterro Sanitário do Oeste (Resioeste) e ao Parque Eólico da Serra da Capucha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Os alunos puderam observar e avaliar, no local, a quantidade de lixo que produzimos diariamente bem como a necessidade e a dificuldade de lhes dar um fim, que nunca é isento de desvantagens. Ficaram assim mais sensibilizados para a necessidade urgente de aplicar a regra dos 3R’s no dia a dia.

Relativamente ao Parque Eólico os alunos puderam compreender a constituição e o funcionamento dos aerogeradores. Tiveram sobretudo a oportunidade de avaliar a vantagens de substituir a utilização de energias não renováveis pelas energias renováveis.

Acompanharam estas turmas, as professoras Engrácia Prazeres, Fernanda Silva e Ana Teresa Santos.


Fernanda Silva

VÊ AS FOTOS!!!

Visita de estudo - 8º D - Guliver

por Sala de Imprensa -

No âmbito da disciplina de Práticas Tecnológicas, os alunos do 8º D deslocaram-se, no passado dia 1 de Fevereiro, à empresa Guliver, para uma aula no exterior.

Os alunos puderam observar o processo de produção de objectos em fibra de vidro, principal actividade da empresa. Viram, concretamente, o desenvolvimento dos trabalhos relacionados com o Carnaval de Torres Vedras de 2007.

Clica para veres as fotos.

O 6º ano e o Clube de Música no teatro e no Palácio de Queluz

por Sala de Imprensa -
No passado dia 31 de Janeiro de 2007, os alunos do 6º ano, incluindo os que estão inscritos no Clube de Música, foram a Lisboa e a Queluz numa visita de estudo no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e de História e Geografia de Portugal.

Os alunos foram assistir a uma peça de teatro , na Casa do Artista, intitulada "A Flauta Mágica" e, de tarde, fizeram uma viagem no tempo, recuando ao século XVIII, ao visitarem os meandros do Palácio de Queluz.

A viagem decorreu sem sobressaltos, tanto na ida como no regresso à escola.

Pela reacção presenciada pelos docentes que acompanharam os alunos, estes gostaram da visita e divertiram-se imenso.

Clica aqui para veres as fotos.


Maria João Neto

Visita aos Bombeiros de Torres Vedras

por Sala de Imprensa -

   No dia 18 de Janeiro de 2007, os alunos da turma A do 7º ano visitaram o Quartel dos Bombeiros de Torres Vedras, com o objectivo de conhecer o trabalho dos "soldados da paz" e, mais concretamente, técnicas de primeiros socorros. Esta visita foi organizada por um grupo de alunos que estão a trabalhar o tema dos Bombeiros, no âmbito das disciplinas de Área de Projecto e Formação Cívica.

   Assim, os alunos fizeram o caminho a pé até ao Quartel, acompanhados pelas professoras Ana Marrucho e Glória Amaral, tendo-se juntado a este grupo a professora Ana Sofia Janela; durante a manhã, um dos bombeiros, especialista em primeiros socorros, ensinou técnicas de primeiros socorros e explicou os procedimentos dos bombeiros face a situações de emergência médica. Os alunos estiveram muito atentos e o Bruno serviu mesmo de "cobaia" para as explicações.

    Seguidamente, os alunos ficaram a conhecer as instalações do quartel, o equipamento dos bombeiros, e ouviram as explicações sobre o combate a fogos.

    O almoço foi divertido, embora não muito saudável, e a tarde foi de exercício físico com alunos e professoras a mostrar os seus dotes futebolísticos.  

    O regresso à escola foi feito a pé, ao fim da tarde, já com todos muito cansados, mas entusiasmados com o que tinham aprendido ao longo do dia. 

       

Jogo do Município: novidades!

por Sala de Imprensa -
No âmbito do Jogo do Município, os alunos do 3º Ciclo da nossa escola constituíram três listas de candidatos a deputados da Assembleia Escolar, as quais se encontram afixadas na vitrina junto da Papelaria e podem ser consultadas no ficheiro em anexo.

Para que a escola tenha uma participação digna nesta actividade, os alunos envolvidos devem começar a trabalhar rapidamente no tema definido e nas propostas a apresentar.

Reafirma-se a necessidade de respeitar a calendarização estabelecida para o desenvolvimento da actividade.

O coordenador do Jogo do Município, professor Fernando Valério, está à disposição dos alunos para prestar o apoio e os esclarecimentos que desejarem.

Bom trabalho!

CARNAVAL 2007

por Sala de Imprensa -
O CARNAVAL NA NOSSA ESCOLA JÁ "MEXE" !!!

carnaval


Inserido no tema do Carnaval de 2007 - "POVOS DO MUNDO", a nossa escola decidiu homenagear "OS PAÍSES DE LESTE", mais concretamente a Moldávia, a Ucrânia e a Roménia, uma vez que existem vários alunos destas nacionalidades a frequentar a nossa escola.

Será dado especial destaque à Roménia, em virtude deste país ter entrado recentemente na Comunidade Europeia, por fazer igualmente parte do Projecto "Coménius" e ainda por se enquadrar no espírito e dinâmica do "Clube Europeu".

Vê aqui as fotos da azáfama!!!

Passatempo Óbidos Challenge - 2º lugar

por Sala de Imprensa -

obidos

No passado mês de Dezembro, formaram-se três equipas de alunos do 9º Ano para representar a nossa escola no passatempo Óbidos Challenge.

Este passatempo foi desenvolvido pelo NET – Espaço Internet do Concelho de Óbidos, com o objectivo de divulgar as TIC e ao mesmo tempo a Região Oeste.
Foi jogado através da Internet com o intuito de testar as capacidades de pesquisa e investigação na rede e o uso de ferramentas de comunicação.

As equipas participantes estão desde já de PARABÉNS, sendo de salientar a equipa do 9ºD que ficou em 2º lugar neste passatempo:

- João Padilla;

- Pedro Miranda;

- Cláudia Dionísio.

Os vencedores arrecadaram os seguintes prémios, que foram levantados no passado dia 20 de Janeiro.

3 Webcam's + 3 Kits Oeste Digital

Os Kits são compostos por:

1 Pen Drive 128mb
1 Rato USB Anti Stress
1 Tapete para rato
1 Caneta
1 Fita Porta-chaves
1 Panfleto Institucional

Caminhada de Solidariedade

por Sala de Imprensa -

   Terá lugar, no dia 1 de Março, um passeio pedestre, por montes e vales a Oeste de Torres Vedras, em que poderão participar alunos e professores de várias escolas. Esta iniciativa é promovida pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Escola Secundária Madeira Torres e é integrada no "Projecto Escola e Cidadania", tendo também como objectivo a angariação de fundos para a construção de duas escolas em Moçambique.

    O percurso será em terreno de terra batida, alternando com carreiro de pé posto, e terá uma distância de 17 Km; a duração prevista é de 4.30 Horas e o passeio iniciar-se-á no espaço verde da Várzea de Torres Vedras, pelas 9.15 Horas.

   Para além do exercício físico e do convívio salutar, os participantes estarão também a contribuir para a Organização Médicos do Mundo, com uma quantia mínima de 1 Euro.

   Todos aqueles que queiram participar deverão pedir mais informações ao professor de Educação Física a quem deverão, igualmente, entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e com a autorização do Encarregado de Educação, bem como a quantia solicitada, até ao dia 15 de Fevereiro de 2007.

Participem!   

Concurso "Os Grandes Portugueses"- 2ª fase

por Sala de Imprensa -

Foram já escolhidos os dez grandes finalistas do concurso da RTP "Os Grandes Portugueses".

A votação está a decorrer até ao próximo mês de Março, quando decorrerá o debate sobre os dez finalistas e será divulgado o grande vencedor.

Para participares na votação clica aqui.



Neuza Duarte e Maria João Neto

CONCURSO LITERÁRIO ANTÓNIO MOTA

por Sala de Imprensa -
Se tens queda para a escrita e queres demonstrar o teu talento, participa no CONCURSO LITERÁRIO ANTÓNIO MOTA, lançado pela Editora Gailivro.

O Concurso destina-se a alunos dos 1º., 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

às vezes basta um pequeno salto para o sonho se tornar realidade...

PARTICIPA!!!!!

Para mais informações sobre o concurso, CLICA AQUI.

Anabela Reis

Corta - Mato

por Sala de Imprensa -

No próximo dia 7 de Fevereiro (4ª. feira), entre as 10 e as 13h. a maioria dos alunos desta escola irá participar no Corta- Mato, que terá lugar nos terrenos anexos à mesma.

Esta actividade estará aberta a todos os alunos.

Para mais informações, contacta o teu professor de Educação Física.

Participa !!!


Anabela Reis

Visita a Alemanha (Projecto Comenius)

por Prof.EDV Silvia Sebastião -

VISITA A MUNIQUE – ALEMANHA

(de 7 a 11 de Março 2007)

 

Como foi anunciado, a nossa escola candidatou-se em 2006 ao Projecto Comenius 1, do Programa Sócrates financiado pela Comissão Europeia, tendo sido aprovada. Este é o primeiro ano lectivo de três de duração do projecto, cujo tema é “Ambiente e Cidadania Europeia”, tendo como participantes: 1 escola de França, duas da Itália, uma da Alemanha , 1 da Roménia 1 de Portugal (a nossa).

 

Nesta primeira fase do Projecto não foram ainda apresentados trabalhos por parte dos alunos. Por razões que se prendem a questões de organização da visita a Munique – Alemanha no início de Março do presente ano, surgiu a necessidade urgente de seleccionar dois representantes da nossa escola para integrar o grupo de trabalho o qual se deslocará a esta cidade europeia, para um primeiro encontro com os nossos parceiros do Projecto.

 

Por conseguinte, pelo empenho, trabalho e atitudes positivas demonstrados, considerou-se adequada a escolha das alunas Ana Gomes do 9º   (Clube Europeu e do Ambiente) e Joana Marques do 9º (Clube “Bué d’Artes” e do Ambiente).

 

Esperamos a compreensão de todos e para aqueles que tenham interesse em participar numa experiência como esta, deixamos aqui o convite para continuarem a apresentar trabalhos que se enquadrem no tema do Projecto. Em 2008 esperamos a visita das outras escolas parceiras, aqui na Escola B. 2,3 Padre Vitor Melícias e estamos seguros de que vamos, todos juntos, acolhê-los com muito gosto. Em 2008/2009 irão ser seleccionados mais dois ou três representantes da nossa escola para outra visita, desta vez a Itália. Se estás interessado(a) e não sabes como participar, não hesites em contactar o C.E ou a professora Sílvia Filipe. Esperamos pela participação e empenho de todos!!

 

 

 

INSCRIÇÕES NO CLUBE SALA DE IMPRENSA

por Sala de Imprensa -

A partir de hoje e até ao final do mês de Janeiro, estarão abertas as inscrições para os alunos que queiram fazer parte deste Clube.

Poderás fazer a tua inscrição online, clicando aqui.                                   

                                       clica para mais informações sobre o clube

Círculo de Leitura

por Prof.POR Ilídia Janela -

O Centro de Recursos vai retomar a iniciativa de fazer circular livros e leituras...

Esta actividade, destinada a professores e funcionários da escola, pretende estimular a leitura do  livro "novidade" sem que seja necessário a sua compra. Cada prof/funcionário entrega um livro na biblioteca, o qual  lhe será devidamente devolvido no final do ano, podendo contudo usufruir da escolha de qualquer outro livro que lhe agrade.

Boas leituras! 

NATAL - Concurso Presépio

por Sala de Imprensa -
De acordo com a iniciativa lançada pelo CEA (Centro de Educação Ambiental), a nossa escola participou no Concurso Presépio, cujo objectivo era ajudar a valorizar as tradições associadas ao Natal.

As turmas e/ou grupos de alunos deveriam elaborar um presépio contendo as cinco principais figuras e deveriam ser privilegiados os materiais reutilizados, reciclados ou recicláveis.

Os trabalhos vencedores foram escolhidos pelo Executivo Camarário, tendo sido atribuido à nossa escola o 1º.Prémio referente ao 2º. escalão -Alunos do 2º. e 3º. ciclos do Ensino Básico.

Os trabalhos concorrentes estão em  exposição no Edifício Multiserviços da CMTV até ao dia 5 de Janeiro.

PARABÉNS   A  TODOS !!
                                                                                                       Anabela Reis

clica para veres as fotos desta actividade

Actividades de Natal-Presépios, árvore de Natal e postais

por Sala de Imprensa -
Para comemorar a quadra natalícia, os alunos do 5º. ano de escolaridade e os seus respectivos docentes, voltaram a trabalhar a partir de material reciclado, à semelhança do trabalho já apresentado no ano anterior.

Foram elaborados vários presépios , árvores de Natal , postais de Natal para o Conselho Executivo enviar a várias actividades e ainda outro tipo de artefactos decorativos e alusivos à época.

Os trabalhos estavam magníficos.

Parabéns a todos os envolvidos nesta actividade!!!

                                                                                                                Anabela Reis


Para veres as fotos das actividades,clica aqui.

Mensagem de boas festas

por ex-Prof. Teresa Carmo -

 

O Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias agradece a todos os membros da comunidade educativa a sua colaboração e deseja a todos os professores, funcionários, alunos e encarregados de educação um Feliz Natal e um Bom Ano Novo. 

SESSÕES DE CINEMA

por Sala de Imprensa -
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na sala 18, estarão em exibição os seguintes filmes:

4ª. Feira
cinema
CARS
5.ª Feira
cinema
PULAR A CERCA
6.ª Feira
cinema
NANNY McPHEE



1.ª  sessão
   10.25 h
2.ª  sessão
   13.55 h


                                                                        Anabela  Reis   e   Teresa Nunes

7.º ano viajou no tempo ....

por Sala de Imprensa -
   
    No passado dia 4 de Dezembro, as turmas de 7º ano participaram numa visita de estudo organizada pelas professoras de Língua Portuguesa e História.

    Os alunos assistiram a uma peça de teatro na Companhia "O Sonho", no auditório do BES, que adaptou a viagem realizada pelo Cavaleiro da Dinamarca em direcção à Terra Santa e o regresso à Dinamarca, para junto da família; esta história, da autoria de Sophia de Mello Breyner, foi muito bem representada pelos actores que também cantaram e dançaram, animando o público jovem.

    Da parte da tarde, os alunos continuaram na Idade Média e tomaram contacto com o quotidiano medieval, ficando a conhecer os hábitos das várias classes sociais: os frades copistas que se dedicavam à cópia dos manuscritos no Scriptorium, os nobres guerreiros que lutavam para defender a pátria e a fé cristã, mas também se divertiam em lautos banquetes e o povo, a classe trabalhadora que não tinha privilégios.

    Os alunos entraram, por um dia, no quotidiano medieval, tendo participado nas festas da nobreza, entrado nas casas do povo, passeado nas feiras e lutado, em torneios, pelo amor das suas damas.

     Foi um dia cansativo mas, acima de tudo, muito divertido que contribuiu para melhorar os conhecimentos sobre esta época, mas também para fomentar o agradável convívio entre todos.

                                                                                                 Ana Marrucho e Neuza Duarte

Para veres as fotos da actividade, CLICA AQUI!

Sobre Rodas 1

por Prof.POR Ilídia Janela -

12 de Dezembro pelas 10.30 horas faremos circular as caixas de livros, nas escolas do agrupamento.

Solicitamos a colaboração dos colegas na preparação das caixas, de modo a tornar célere a tarefa.

Cumprimentos da equipa do Centro de Recursos.

 

 

 

FESTA DE NATAL

por Sala de Imprensa -
No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21 h, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, haverá a Festa de Natal da nossa Escola.
Esta Festa contará com a participação do "Clube Bué d'Artes" do Clube de Dança e ainda do "Clube da Música".
Não faltes!!!

DIA MUNDIAL DO DEFICIENTE

por Sala de Imprensa -
No passado dia 3 de Dezembro comemorou-se o Dia Mundial do Deficiente.
A nossa Escola foi convidada a estar presente no Pavilhão Expo-Torres, a fim de colaborar nas actividades desenvolvidas neste âmbito.

Para veres as fotos da actividade, clica aqui!


Anabela Reis e Maria João Neto

ESCOLA FESTEJA O NATAL!

por Sala de Imprensa -
No âmbito da disciplina de EVT, os alunos do 6.º ano realizaram  trabalhos que poderás  encontrar à venda na "LOJINHA DE NATAL" que se encontra no átrio de entrada da Escola.

No átrio, poderás ainda observar o lindo Presépio elaborado pelo 6.ºB.

Esta é uma actividade feita para toda a comunidade escolar para assinalar o Natal de 2006.

Estão todos de parabéns! Os trabalhos estão magníficos!

Vem visitar-nos!

clica para ver as fotos
                     
Anabela   Reis, Teresa Nunes e Maria João Neto        

ALMOÇO DE NATAL

por Sala de Imprensa -
No próximo dia 21 de Dezembro , pelas 13 horas, vai realizar-se o já tradicional  almoço de Natal!
Poderás inscrever-te na lista que se encontra na Sala de Professores, onde encontrarás, igualmente, a respectiva ementa.
Quem quiser saborear e dar a saborear as suas "especialidades" de culinária e ter uma mesa cheia de doces, pode trazer uma sobremesa para o almoço de Natal.
Quem estiver interessado,  poderá trazer uma prendinha para dar e receber ( 5 euros) e entregar no Conselho Executivo.
Não percas esta oportunidade para "conbeber" com todos.
Inscreve-te já!

Anabela e Maria João

COASTWATCH 2006

por Sala de Imprensa -

No dia 28 de Novembro a turma do 8.º A, participou no programa COASTWATCH 2006, que teve lugar na Praia de Santa Cruz.
Apesar das ameaças de chuva, lá fomos acompanhados da nossa Directora de Turma, Professora Fernanda Silva, e ainda da professora Leonor Cruz.
O Projecto "Coastwatch Europe" é um projecto de defesa e estudo ambiental dos sistemas litorais europeus.
Anualmente é realizada uma campanha de recolha de dados ambientais na zona litoral, que ocorre em simultâneo em todos os países aderentes ao projecto.
Juntaram-se a nós as escolas E.B. 2,3 da Freiria e a E.B. 2,3 Padre Francisco Soares.
Aquilo que encontrámos em alguns locais da praia, não foi nada animador, como confirmam as fotos em anexo. Apesar de tudo, ainda houve tempo para alguma diversão.
O Projecto "Coastwatch" permite, através da Educação Ambiental, que cada cidadão envolvido contribua para a protecção dos sistemas litorais.


Colabora também!

Vê as Fotos aqui

Anexo Coast.jpg

AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

por Sala de Imprensa -

`A semelhança da votação das Sete Maravilhas do Mundo, também irá haver no nosso país uma votação para os sete lugares mais bonitos de Portugal entre os quais sobressaiem: a Torre de Belém, a Torre dos  Clérigos,a Sé Velha de Coimbra, o Castelo de Guimarães, o Castelo de S.Jorge, o Convento de Mafra, etc,etc.
Esta notícia foi divulgada pela estação de televisão TVI, durante este mês de Novembro, tendo a mesma adiantado que há uma comissão a trabalhar no sentido de escolher os vinte e um sítios .
É de referir que dos  vinte e um  somente se irá escolher sete na sua totalidade.
 
NESTE MOMENTO JÁ PODES ACEDER AO SITÍO. Clica aqui: http://www.7maravilhas.pt/
As votações estarão abertas a partir de 7 de Dezembro!!


Muito cordialmente.
Professor Vitor Varela

Concurso LOGOTIPO DA SALA DE IMPRENSA

por Sala de Imprensa -
Se és criativo e gostas de desenhar, participa no concurso para a escolha do LOGOTIPO DA SALA DE IMPRENSA.

O concurso estará aberto até ao final do 1º. Período e para o Logotipo vencedor haverá um PRÉMIO!!!

Coloca o teu trabalho na pasta:   "Concurso Logotipo", que encontrarás na Sala de Imprensa ou responde a esta notícia. (Não te esqueças de anexar o teu trabalho!)

Os resultados serão publicitados no início do 2º. Período.

A equipa de trabalho da SALA DE IMPRENSA  informa ainda,  que no próximo período, abrirão inscrições para os alunos interessados em integrar este grupo.


jornalista

  BOM TRABALHO!!!!
                                                                                Anabela Reis, Teresa Nunes e Maria João Neto

JOGOS DIDÁCTICOS DE MATEMÁTICA

por Sala de Imprensa -

No próximo dia 30 de Novembro, das 9.15 às 15.25, na sala  16, haverá uma demonstração de Jogos Didácticos de Matemática para os alunos do 2º. Ciclo.

Posteriormente, de dia 4 de Dezembro até ao dia 7 de Dezembro (penúltima semana de aulas do 1.º período), haverá no Centro de Recursos uma feira de Jogos didácticos de Matemática e que estará aberta a toda a comunidade educativa.

Aparece e aproveita para conhecer, e  quem  sabe  comprar,  alguns presentes de Natal !!

 Anabela  Reis

Coastwatch 2006

por Sala de Imprensa -
À semelhança de anos anteriores, a nossa escola irá participar no programa "Coastwatch 2006", que consiste na contagem de lixo numa praia de Santa Cruz, após a época balnear.

Esta actividade tem como objectivos principais:
  • Sensibilizar os alunos para a quantidade de lixos existentes na praia;
  • Desenvolver nos alunos atitudes de respeito pela natureza.
A actividade realizar-se-á no próximo dia 28 de Novembro e terá a participação da turma A  do 8º.ano.

Hora de saída:  12.30h
Hora prevista de chegada: 17h


Anabela Reis

7º Ano vai ao Teatro

por Sala de Imprensa -

   Os alunos do 7º ano irão ao teatro, dia 4 de Dezembro, assistir à representação de uma obra de Sophia de Mello Breyner AndresenO Cavaleiro da Dinamarca.  

  Esta obra, adaptada para o teatro pela Companhia O Sonho, é uma das muitas belas histórias que a escritora criou para o público mais jovem e trata da peregrinação de um cavaleiro que vive na Dinamarca e decide partir para a Terra Santa numa viagem que durará dois anos. Durante esta viagem, muitas aventuras acontecerão... Para as conheceres, lê o livro que podes encontrar na Biblioteca da nossa escola!     

                                                                                                       Ana Marrucho

Biografia e Bibliografia de Ana Meireles

por Sala de Imprensa -

ANA   MEIRELES

ana meireles

Ana Meireles nasceu em Lisboa em 1952 e é Professora do Ensino Secundário em Torres Vedras.

 Dando amplo espaço aos problemas pedagógicos e sociais, sem abandonar a fantasia e o humor, publicou no âmbito da Formação de Professores vários trabalhos de que se destacam Desventuras de uma Criança Prisioneira de um Revolucionário, de um Jarrão da Dinastia Ming e Outras Coisas e Os uns e os Outros.

Mas, é sobretudo conhecida como uma escritora para jovens:

Guardei as Lágrimas no Bolso,

Aqui há Gato,

Baunilha e Chocolate,

tendo já recebido vários prémios literários, entre os quais o Prémio Adolfo Simões Muller 1990 com o livro:

 O Mistério dos Cães Desaparecidos.

 

Anabela  Reis

Anexo ana_Meireles.jpg

Biografia e Bibliografia de Ana Meireles

por Sala de Imprensa -

ANA MEIRELES

ficheiro350_nwusjbhhvns.jpg

 

Ana Meireles nasceu em Lisboa em 1952 e é Professora do Ensino Secundário. Dando amplo espaço aos problemas pedagógicos e sociais, sem abandonar a fantasia e o humor, publicou no âmbito da Formação de Professores vários trabalhos de que se destacam Desventuras de uma Criança Prisioneira de um Revolucionário, de um Jarrão da Dinastia Ming e Outras Coisas e Os uns e os Outros. Mas é sobretudo conhecida como uma escritora para jovens (Guardei as Lágrimas no Bolso, Aqui há Gato, Baunilha e Chocolate), tendo já recebido vários prémios literários, entre os quais o Prémio Adolfo Simões Muller 1990 com o livro O Mistério dos Cães Desaparecidos.

Alteração da data do Eco-Conselho

por Prof.CNA Fernanda Silva -

A nossa Escola participa pelo oitavo ano consecutivo, no Programa Eco-Escolas um programa de Educação Ambiental, cujo objectivo é envolver a Comunidade Escolar em acções com o intuito de   melhorar do Planeta.

Um elemento chave para o desenvolvimento do programa nas escolas é  o Eco-Conselho constituído: pelas Professoras Dinamizadoras do Programa, Fernanda Silva, Paula Vilela  e Ana Cristina Menezes , alunos do Clube do Ambiente,Rep. do Conselho Executivo, Rep. Pessoal Não Docente, Rep. Serviços Administrativos, Delegados de Turma, Rep. Associação de Pais, Autarquia, Município, Empresas locais e Instituições várias.

Ao Eco-Conselho cabe  realizar a Auditoria Ambiental, a partir do qual elaborará um  Plano de Acção,  que inclui várias actividades, no sentido de melhorar a consciência e a acção ecológicas da Comunidade Escolar.

É neste sentido, que  convidamos os Delegados de Turma a participarem no Eco-Conselho, no dia 27 de Novembro pelas 10:25h, na sala 18 da  nossa Escola.

 

Não faltes e traz ideias ecológicas...

 

Violencia Doméstica - Reportagem

por Utilizador apagado -

     Entre 2000 e 2005, chegaram à PSP e à GNR 89 mil queixas de violência doméstica (em média 40 por dia). Apesar dos números de vitimas de violência doméstica serem assustadores, existem mais casos que não são denunciados por medo.
    Normalmente, os agressores agridem as mulheres e por vezes os filhos, e fazem-no quando estão sobre o efeito do álcool, drogas ou por outras razões incalculáveis.
    A partir de 2005, um estudo demonstra que tem vindo a aumentar a violência doméstica a homens.
    Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A UNICEF estima que, no Brasil, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes são espancados mas afirma que em Portugal os números são inferiores mas preocupantes.
    A violência doméstica é considerada um dos factores que mais estimula jovens a viver nas ruas. Segundo o site da Fundação da Juventude refere que 1/4 dos jovens vítimas de maus-tratos são vítimas de castigos físicos, violência sexual e conflitos domésticos, o que os motiva para sair de casa.
    Em Portugal existe uma Linha de Apoio cujo número é 800 202 148.

Fontes Consultadas (sites):

UNICEF
Diário de Notícias
Fundação da Juventude


Anexo violencia-domestica-copia.jpg

Área Projecto - o 7ºA foi ao 1º Ciclo

por Sala de Imprensa -
No dia 9 de Novembro, da parte da manhã, um grupo de alunas do 7º A foi à Escola do 1º Ciclo da Boavista desenvolver actividades que tem vindo a preparar nas aulas de Área de Projecto.

     Assim, a Carina, Cátia, a Joana e a Patrícia foram ler histórias aos \"pequenitos\" dos 1º e 4º anos, tendo depois feito perguntas e pedido para os colegas do 1º ano desenharem, enquanto os do 4º ano faziam um resumo.

   Os desenhos serão afixados no átrio da nossa escola e os resumos serão corrigidos pelas alunas que os devolverão aos colegas.

    Os fotógrafos de serviço foram o Miguel e o Octávio que executaram a reportagem fotográfica deste acontecimento.

    Parabéns a todos, dinamizadoras da actividade e público mais pequeno que se portou magnificamente. 

Anexo 9.11.06-1ociclo.JPG

Jogo do Município

por ex-Prof. Fernando Valério -

JOGO DO MUNICÍPIO”  -  2007

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

       Pelo 6º ano consecutivo, o Sector da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras promove mais uma edição do Jogo do Município.

      A actividade tem mobilizado centenas de alunos e professores de várias escolas do concelho e da cidade de Torres Vedras em torno dos mesmos objectivos: aproximar os eleitos locais dos jovens cidadãos, bem como proporcionar aos jovens um espaço de reflexão e debate sobre os principais temas que os preocupam ao nível local, estimulando a sua participação na vida do Município.

       O Jogo do Município desenvolve-se por várias fases a decorrer nas escolas e por uma final.

        Esta actividade bastante importante e que deveria interessar e movimentar os alunos do 3º ciclo da nossa escola é-lhes exclusivamente dirigida. O seu desenvolvimento depende pois do seu interesse, envolvimento e da sua dinâmica.

      Eu sou o coordenador da actividade nesta escola. Os alunos podem solicitar-me todas as informações, esclarecimentos, orientações e apoio que necessitarem.

      Podem consultar no ficheiro em anexo todos os detalhes e informações relacionadas com o jogo. A informação será actualizada sempre que se verifiquem novos dados.

 

Bom trabalho

 

 

Grandes Portugueses

por Sala de Imprensa -

Programa  Os Grandes Portugueses

É um projecto da RTP 1 que ultrapassa largamente as fronteiras de uma simples emissão televisiva.

Cobrindo vários níveis de multimédia, o programa combina entretenimento, documentário, biografia, grande espectáculo e informação. Em paralelo, inclui uma grande campanha, em todos os meios disponíveis, para motivar os portugueses a nomear a sua figura histórica preferida.

Numa terceira fase, numa Gala Final, após debate animado sobre os candidatos, os portugueses são convidados a eleger o melhor de entre os 10 candidatos finais… o Grande Português.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os Grandes Portugueses inclui, igualmente, um road-show, <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em camião TIR, que se deslocará pelo país promovendo a proximidade d’ Os Grandes Portugueses com a população.

 

De Outubro de 2006 a Março de 2007, o road-show "Os Grandes Portugueses" passará por várias localidades de Norte a Sul do País, abrangendo milhares de alunos que tomarão contacto com esta iniciativa, através de um ambiente estimulante que induz os jovens a um contacto mais próximo com as novas tecnologias e a uma maior motivação para o estudo e descoberta da História de Portugal, em todas as suas facetas.

 

 O  road-show dos “Grandes Portugueses” já está na estrada !

O camião dos Grandes Portugueses começou, no passado dia 23 de Outubro, a percorrer as escolas do país. O público escolar vai poder assistir a um vídeo que retrata de forma divertida os principais episódios da História de Portugal, bem como, utilizar uma série de computadores para visitar a página Internet do programa e votar no seu português preferido.

 

No próximo dia 23 de Novembro, estará na nossa Escola!!!!

Para consultares a extensa lista  de biografias de Grandes Portugueses, consulta o site:

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/bio_resultados.php?nome=&area_bio=&livre=&seculo=&Pesquisar=Ver+Todos

 

Fonte: RTP1

As Sete Maravilhas do Mundo

por Sala de Imprensa -

Sabes quais são as sete maravilhas do Mundo?

As maravilhas do Mundo Antigo eram, recordam-se as Pirâmides do Egipto, o Farol de Alexandria, o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilónia, a Estátua de Zeus, O Templo em Artemisa e o Mausoléu de Halicarnasso. Destas só as Pirâmides chegaram até nós.

Para que possas ajudar a escolher as Novas Maravilhasdo Mundo, cujo resultado será proclamado em Lisboa, clica em www.new7wonders.com

Encontro sobre Webquests

por Sala de Imprensa -

No dia 20 de Outubro, debaixo de um céu cinzento e copiosa chuva, os professores Jorge Pereira e Neuza Duarte puseram-se a caminho da Universidade de Braga, para participarem no encontro sobre Webquests.

          Uma webquest é uma aventura na web, em que o aluno constrói as suas próprias competências. Para se saber mais sobre este recurso didáctico, consulte o site de Bernie Dogde ou procure o tema no Google. 

Durante todo o encontro, foi sublinhada a ideia de que é uma actividade motivadora para alunos, que ficam muito entusiasmados com as tarefas propostas, assimilam com facilidade os conteúdos, além de aperfeiçoarem a sua “literacia informática”, conceito várias vezes referido, que diz respeito à capacidade de trabalhar em suportes informáticas.

            Para mais informações sobre o encontro, clique sobre a hiperligação: http://www.encontrowebquest.blogspot.com

                     <?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" /><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

XXV Olímpiadas Portuguesas da Matemática

por Sala de Imprensa -

 

símbolo

             À semelhança dos anos anteriores, irá realizar-se nesta escola a primeira eliminatória das     XXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática,   que irá decorrer no próximo dia 8 de Novembro de 2006, com início às 15.30, na sala 5 e terá uma duração de duas horas.

 

HALLOWEEN

por Sala de Imprensa -

 

 

Participa no concurso do Halloween fazendo:

- desenhos, caricaturas, abóboras, trabalhos manuais (bruxas, gatos pretos, fantasmas...)

Usa a tua imaginação e cria o que te apetecer, com os materiais que quiseres !

Há Prémios para os vencedores!

Entrega de trabalhos:

- na Biblioteca, na Triagem ou a um aluno da Turma do 9º.D, até ao dia 28 de Outubro.

                                                                                     Concurso organizado pelo 9º.D

Sobre Rodas 2006-2007

por Prof.POR Ilídia Janela -

No dia 24 de Outubro pelas 10h30m iniciaremos o  Projecto Sobre Rodas nas escolas do 1º ciclo  e jardins de infância do Agrupamento. Serão entregues em cada estabelecimento uma caixa de livros que vão rodando mensalmente. Poderão aceder ao Cronograma do Sobre Rodas e conhecer todas as datas estipuladas para o ano lectivo 2006-2007.

Bom ano!

Prémio Nobel da Literatura 2006

por Sala de Imprensa -

 

Prémio Nobel da Literatura 2006

premio nobel

O prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor turco Orhan Pamuk, 54 anos. O escritor tem dois livros publicados em Portugal pela Editorial Presença, que prepara o lançamento de duas novas obras.


O escritor Orhan Pamuk, que ganhou o Nobel da Literatura 2006, é um dos principais nomes da nova literatura turca e a sua obra está traduzida em mais de 20 idiomas.

Nascido a 7 de Junho de 1952 em Istambul, onde ainda reside, Pamuk viveu três anos em Nova Iorque, para além de breves estadas na Alemanha.

Aos 23 anos decidiu abandonar os estudos de arquitectura para se consagrar à literatura. Sete anos mais tarde publicou o seu primeiro romance, em 1982.

Mas, a obra que o daria a conhecer internacionalmente foi "O Livro Negro", em 1990, um dos romances mais lidos da Turquia.

Escreveu também "O Meu Nome é Vermelho" e "Neve". A sua última obra é um livro sobre a sua cidade natal, com um registo autobiográfico.

 

(Fonte RTP 1)

 

À descoberta do Centro de Recursos!...

por Prof.POR Ilídia Janela -

Bem-Vindos ao Centro de Recursos

(Actividades no âmbito da formação de utilizadores)

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A Equipa do Centro de Recursos promoveu actividades lúdicas / didácticas para dar as Boas-Vindas aos novos utilizadores da escola.

Os alunos do 5º ano deslocaram-se à Biblioteca, partindo para a descoberta do espaço e dos vários recursos disponíveis; responderam a questões relacionadas com o livro e respectivas regras de utilização.

 

A Equipa deseja que continuem a frequentar utilmente este espaço!

 (ver fotos)

Entrega de Diplomas

por Sala de Imprensa -

No passado dia 14 de Setembro, aquando da recepção feita por esta escola a alunos e Encarregados de Educação, foram entregues diplomas a alunos que no ano lectivo de 2005/2006 se destacaram em termos de mérito académico e mérito desportivo.

MÉRITO ACADÉMICO

5º.A - Ana Marta Cunha e Laura Antunes

5º.B - Jessica Santos

5º.D - Pedro Teodoro

6º.A - José Freitas

6º.B - Daniel Nunes; David Rito e Maria Bernardes

7º.A - Filipe Almeida e Joana Antunes

7º.C - Diana Fernandes; Soraia Gavinhos e Vanessa Francisco

8º.A - Rita Candeias

8º.B - Ana Filipa Gomes; Filia Antunes e Pedro Miranda

8º.C - Filipe Marques

 

MÉRITO DESPORTIVO

7º.C - Sara Martins

8º.A - Rita Candeias

8º.C - Nair Fernandes; Vânia Ramos e Vera Ramos

 

 

TEATRO

por Sala de Imprensa -

No passado dia 25 de Setembro, os alunos do 9.º ano deslocaram-se ao Cine-Teatro Ferreira da Silva, em Torres Vedras, para assistir à representação da peça «AUTO DA BARCA DO INFERNO», de Gil Vicente.

O  Teatro de Marionetas “Auto da Barca do Inferno”, aparece  Integrado num Projecto de Cooperação Ibero-Brasileiro que tem vindo a ser desenvolvido desde o passado mês de Maio.

Este ano lectivo, o 9.º ano irá ainda assistir à representação da peça «Os Lusíadas de Calções", pela Companhia de Teatro «O Sonho», em Lisboa.

Este tipo de iniciativas revestem-se de grande interesse, não só pelo seu carácter pedagógico, mas também pelo facto de constituírem, para muitos alunos desta escola, uma oportunidade única de assistir a este tipo de espectáculos.

Esperemos que, apesar de ainda não terem estudado o texto em questão, este espectáculo vos tenha agradado !

Comemoração do Dia do Animal

por ex-Prof. Mª João Neto -

4 de Outubro, Dia do Animal

 

           Dia 04 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Animal.

           Todos os anos milhares de animais são maltratados ou abandonados pelos seus donos, ou porque estão velhos, ou porque os donos querem ir de férias e não os podem ou querem levar.

           Não te esqueças que o animal doméstico é o melhor amigo do seu dono. Não nos devemos esquecer também dos animais que vivem em liberdade e que devemos proteger da extinção.

           O homem sem os animais não sobrevive, por isso: não maltratem nem abandonem os animais. O dia do animal deve ser todos os dias.

CLUBE EUROPEU - ANO LECTIVO 2006/2007

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Estão abertas as inscrições para o Clube Europeu.

Caso estejam interessados em integrar este clube devem ir ao Centro de Recursos pedir a ficha de inscrição.

O Clube Europeu funciona à 4ª feira, das 15h às 16h 30m na sala 6, a partir do dia 4 de Outubro.

As inscrições terminam no dia 29 de Setembro.

Ficamos à tua espera.

A equipa do Clube Europeu.

Adiado o Sobre Rodas 2

por Prof.POR Ilídia Janela -

A entrega de livros das escolas da Boavista Olheiros (1º ciclo e jardins de infância) deveria ser feita no dia 14 de Junho, mas foi adiada para o dia 20 de Junho (3ª feira). Solicita-se a colaboração dos colegas para disponibilizarem atempadamente as caixas. Obrigado pela participação. Caso pretendam, podemos dar continuidade ao projecto.

Resumo do Projecto - Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis.

por Prof.GEO Artur Santos -

Resumo do Projecto

O nosso projecto permitirá reforçar o investimento realizado nesta Escola nos últimos anos, com o objectivo de a dotar das infra-estruturas técnicas, humanas, organizacionais e pedagógicas, para enfrentar os novos desafios.

Do investimento global destacam-se:

-Rede estruturada, interligando todos o computadores e gerida por controlador de domínio

-Contas individuais, protegidas por p-passe, associadas a perfis ambulantes

-Cobertura total Wireless da escola (hotspot EPVM), e acesso seguro; (a concluir com o projecto)

-Sumários digitais; (a concluir com o projecto)

-Implementação do Moodle (moodle.apvm.net), já em campo desde o início do ano lectivo 2005/06, acompanhada de uma Of. de Formação que envolve 36 professores da escola até ao final do presente ano lectivo.

    Criadas as condições materiais e humanas necessárias para realizar o take-off tecnológico da escola, o nosso interesse actual centra-se em como e quando podemos fazer melhor uso da aprendizagem electrónica (e-learning), com ênfase na prática, na pedagogia e no conteúdo. Preocupam-nos agora questões de contexto, eficácia, eficiência, padrões e qualidade.

Nesse sentido, os computadores portáteis previstos neste projecto, aliados à conclusão do hotspot EPVM, acrescentam uma mais-valia à construção e consolidação da nossa comunidade de aprendizagem, ao permitir flexibilizar os modelos de organização de trabalho e suportar uma diversidade de projectos e actividades, dos quais daremos conta nesta candidatura, só possíveis perante este acréscimo de equipamento e de sinergias.

O nosso projecto prevê que todos os computadores portáteis permitam uma utilização partilhada, na perspectiva da inclusão, permitindo o acesso ao maior número possível de actores educativos. Ambicionamos a excelência, valorizando e estimulando os produtos de qualidade e os processos que os permitem alcançar; e apostamos na colaboração e nas parcerias, favorecendo as dinâmicas de projecto ao nível da escola e inter-instituições.

(com um agradecimento especial aos outros membros do grupo de trabalho Linhas de Torres, pelo excelente trabalho de equipa: prof. Rui Vaz, Ag. São Gonçalo, e prof. Pedro Crispim, ES Madeira Torres).

Agradecemos possíveis comentários ou sugestões.

GOLFE- Resultados finais

por Prof.EDF Rosa Oliveira -

Os nossos golfistas portaram-se bem no ano da estreia da modalidade na escola. Participaram em todas as provas do circuito de golfe do Centro Educativo do Oeste no qual estiveram presentes sete escolas. São de salientar as seguintes classificações:

Escalão de Principiantes Masculinos - 2 º Classificado -Nelson Sequeira do 7 º C e 3 º Classificado - Jorge Rolo do 5 º C

Escalão de Avançados Masculinos - 3 º Classificado - Ricardo Mona do 6 º A.

O Ricardo Mona ficou apurado para o Regional, no qual obteve um honroso 12 º lugar.

Anexo golfee.JPG

Visita de estudo ao Monumento Natural das pegadas de Dinossauros e ao Núcleo Museológico do Relógio

por Prof.CNA Fernanda Silva -

No passado dia 25 de Maio 2006 realizou-se a visita de estudo no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, Monumento Natural da Pegadas de Dinossauros, na Serra d`Aire, no período da manhã .

A meio do dia, dirigimo-nos aos Olhos de Água onde os alunos e professores puderam contemplar a beleza natural da paisagem e regalar-se com o almoço.

No período da tarde, no âmbito da disciplina de História,  viajamos em direcção a Santarém, onde visitamos o Núcleo Museológico do Tempo.

Foi um dia de actividades pedagógicas e de muita diversão.

Fotos do evento

Sobre Rodas 1

por Prof.POR Ilídia Janela -

Caros colegas!

No dia 9 de Junho (6ª feira) será efectuada a recolha final do Sobre Rodas.

Solicita-se a confirmação das caixas atempadamente, de modo a evitar outro percurso às escolas.

Obrigado pela participação e espero que este projecto tenha contribuído para aumentar os leitores.

Para o próximo ano haverá mais!...

Teatro na Escola

por Prof.POR Anabela Caldeira -
No passado dia 12 de Maio, integrado na semana da Europa e, mais concretamente no Dia de Portugal, os alunos do 9.ºD levaram a cabo a representação da peça de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno.
 
A todos os que contribuíram, de alguma forma, para a concretização da actividade, aqui ficam os nossos agradecimentos.
 
Estão todos de parabéns !!!
 
 
Obrigado e até breve,
Anabela Reis

Oeste Infantil - A grande Festa da Criança

por Prof.GEO Artur Santos -
oeste
"A Grande Festa da Criança" está de regresso, com a realização da XVII edição do Oeste Infantil, entre os dias 22 e 27 de Maio, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e as Escolas da Rede Solidária, Pública e Particular do concelho de Torres Vedras, é dirigido ao grupo etário dos 3 aos 12, mas

O Oeste Infantil tem, como objectivo primordial, constituir um evento com preocupações pedagógicas que favoreça o carácter lúdico das aprendizagens e, ao mesmo tempo, um espaço de reflexão entre profissionais da Educação e, este ano, da Saúde, possibilitando a divulgação e troca de experiências relativamente aos projectos educativos em desenvolvimento nas Escolas, Jardins de Infância e em Instituições que trabalham em parceria, realçando a mudança do papel da Escola no contexto das aprendizagens e no envolvimento com a Comunidade Educativa.

À semelhança de anos anteriores, os ateliers são acompanhados pedagogicamente por Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo e das Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos, Professores das Escolas Profissionais e Escolas Superiores de Educação e Saúde, Técnicos de Saúde e Auxiliares de Acção Educativa, permitindo que milhares de crianças percorram cerca de 60 stands, virados para o seu mundo, em dois Pavilhões e espaços envolventes.

Destaque-se que, de 22 a 26 de Maio, o Oeste Infantil funciona das 9h30 às 17h e, no dia 27 de Maio, estará aberta ao público das 14h30 às 19h e das 20h às 23h, sendo a entrada gratuita.

A Câmara Municipal de Torres Vedras garante o transporte gratuito de cerca de 5 mil alunos do concelho, tendo também financiado todas as instituições presentes que conceberam ateliers.

Está igualmente prevista, durante o evento, Animação Circense.

De realçar, ainda, que o Oeste Infantil receberá visitantes de estabelecimentos de ensino e instituições de vários pontos do país.

O Acto inaugural deste certame está agendado para o dia 22 de Maio, pelas 10h30.

De seguida apresentam-se as entidades participantes e os respectivos temas dos Ateliers.

InstituiçãoTema
CMTV - Sector da Educação / DesportoPrograma de Expressão Física-Motora
CiênciaDivertidaFun Science, CiênciaDivertida
CMTV - Paços do ConcelhoMalas de Artistas
CMTV - Biblioteca MunicipalRestaurante da Leitura
Esc.Sup.Saude Egas Moniz/Cent. Saúde T. VedrasCrescer Saudável
CMTV - Centro de Educação AmbientalCiclo Urbano da Água
MundiculturaMateriais Didácticos
TransformaKaraoke Infantil
Conhecer MaisAs Línguas e as TIC
Pax Optica
Rafa EditoraMateriais Didácticos
Bengaleiro
Recepção
Materiais Didácticos / BibesO Bibe da tua Escola
P.S.P.
G.N.R.Escola Segura
Escola de Jazz
27 FormasO Circo da Criança
Papelaria UniãoMateriais Didácticos
Papelaria IndexMateriais Didácticos
Restaurante / BAR
Sala de Refeições
InsuflândiaEspaço Lúdico



Nuclisol/Jean PiagetVamos "Graffitar"
ATL da Casa do Povo do RamalhalA Creche
Agrup. Escolas do Atlântico
Agrup. Escolas de São GonçaloO Convento de São Gonçalo
Agrup. Escolas Padre Vítor MelíciasA Europa
Casa do Povo da FreiriaFaz de Conta
Agrup. Escolas de CampelosO Mundo das Cores
Centro Social Paroquial da SilveiraA Magia do Sentidos
Creche do PovoCabelos & Companhia
APECIFaz de Conta
Bolinha de NeveA Aldeia da Roupa Branca
Agrup. Escolas do MaxialGrão a Grão se faz o Pão
Sagrada Família do VaratojoNa Praia com Stella
ESCOA Água e o Ambiente
Bar
Rede Municipal de ATL'sATL's Disco
Agrup. Escolas Padre Francisco Soares"Tudo às Avessas"
Agrup. Escolas da FreiriaVamos à Pesca
Escola Agrícola Fernando Barros Leal - Runa"A Florista"
Centro Social e Paroquial de Torres VedrasO Corpo Humano
Inst. Superior de Ciências EducativasDesenhar com o Elástico
Ass. Sol. e Prom. A-dos-CunhadosBrincar com as Emoções
Santa Casa da Misericórdia de Torres VedrasCientistas da Água
Creche e Jardim de Infância de São VicenteMulticulturalidade "Povos do Mundo"
Jardim Esc. João de Deus / ESE João de DeusLudotecas Itinerantes

Fonte: Site da Câmara Municipal de Torres Vedras

Virus na Escola

por Utilizador apagado -
"LAGARTA DO PINHEIRO" ATACA A ESCOLA!

No dia 17 de Maio, deram entrada 32 alunos no hospital de Torres com alergias.

No local estiveram presentes os bombeiros que foram chamados por volta das 13h e também a delegada de saúde.

Ao que tudo indica, estas alergias são provocadas pela chamada "Lagarta do Pinheiro".

No local os alunos foram desinfectados com soro e mais tarde transportados em 3 carrinhas de 9 lugares para o hospital.

Segundo Fernando Barão, comandante dos bombeiros de Torres Vedras, este virus é próprio da época e muito fácil de o apanhar, pois basta um aluno se encostam ou brincar perto de um pinheiro para ser o suficiente.

"Numa escola como a Padre Vítor Melícias, é fácil esta alergia se ir propagando depressa, pois um que ja está infectado, toca no outro e assim sucessivamente" diz Fernando Barão.

Já o presidente do concelho executivo, Fernando Couto, informa que é a primeira vez que isto acontece nesta escola e que a ideia de fechar a escola esteve presente mas felizmente não foi necessário.

Estiveram, também, presentes técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras para procederem à desinfestação da escola.

Os alunos infectados estão agora fora de perigo e já tiveram alta, apenas uma aluna permanece sob vigilância médica e provavelmente terá alta amanhã.


INFORMAÇÃO CONCEBIDA POR:

radio.jpg

logotipo.gif


Torneio de Ténis de Mesa – Atoguia da Baleia

por ex-Prof. Marco Martins -

No passado dia 9 de Maio de 2006 a nossa Escola deslocou-se até Atoguia da Baleia para disputar o Torneio de Ténis de Mesa individuais nos escalões de Infantis A e B.

Estiveram presentes mais cinco escolas do C.E Oeste, Fernão do Pó, D.João II Caldas da Rainha, D. João das Regras e Escola 2,3 Atoguia da Baleia.

 

A nossa Escola obteve as seguintes classificações:

Infantis A Femininos

1º Ana Beatriz Miranda ATL

 

Infantis A Masculinos

2º António Borges 5ºB

3º Tomás Malaquias 5ºC

4º Sérgio Fialho ATL

5º João Domingos 5ºB

 

Infantis B Masculinos

2º João Ferreira 6ºB

5º Hélder Beirolas 6ºA

6º Ruben Romão 5ºC

7º Tiago Franco 5ºC

 

Os alunos da EPVM tiveram uma atitude responsável no desenrolar do Torneio dignificando o nome da nossa escola!

Muitos Parabéns!!!

Anexo clip_image002.jpg

Regionais de Actividades Ritmícas Expressivas/Dança

por ex-Prof. Helena Leandro -
As nossas alunas do grupo de Dança foram convidadas a participar nos regionais, que se realizaram no passado dia 6 de Maio(Sábado). De 9 escolas foram seleccionadas 3 por este motivo e visto ser o primeiro ano da actividade, estão de parabéns.
Anexo DSC08692_1_.JPG

Torneio Regional de Ténis de Mesa - Iniciados e Juvenis

por ex-Prof. Marco Martins -

No passado dia 5 de Maio de 2006 a nossa Escola deslocou-se à Cidade de Lisboa para disputar o Torneio de Ténis de Mesa por equipas e individuais nos escalões de Iniciados e Juvenis. A Escola Secundária Eça de Queirós acolheu este Torneio como também os diversos atletas provenientes de toda a região de Lisboa.

A nossa Escola obteve um 1º lugar por equipas no escalão de Iniciados Femininos, equipa formada pela Rita Candeias 8ºA, Bárbara Baptista 9ºB e Nair Fernandes; obteve também o 4º lugar neste mesmo escalão em Masculinos, equipa formada pelo Miguel Pinto 8ºA, Miguel Leal 9ºB e Gil Gomes 8ºC.

A nível individual a Rita Candeias do 8ºA foi Campeã Regional no escalão de Iniciados Femininos. As classificações foram: 1º Rita Candeias, 3º Bárbara Baptista e 4º Nair Fernandes.

Os alunos da EPVM tiveram uma atitude exemplar no desenrolar do Torneio dignificando o nome da nossa escola!

Muitos Parabéns!!!

Anexo clip_image002.jpg

Dia da Europa - 9 de MAIO

por ex-Prof. Jorge Leal -

9 de MAIO

Dia da Europa

A sua celebração visa a aproximação de todos os europeus num projecto que lhes é comum: a construção de uma Europa mais unida e solidária, onde os valores da democracia, da tolerância e do respeito pelos outros prevaleça.

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou a sua proposta de criação de uma Europa unida, indispensável para a manutenção de relações pacíficas entre os estados.

Conhecida como a Declaração de Schuman é considerada da criação daquilo que hoje conhecemos como União Europeia.

Anexo UELOGO.gif

Natação: Encontro de Desporto Escolar do CE do Oeste

por Prof.EDF Ana Rodeia -

Realizou-se no dia 26 de Abril de 2006, na piscina Municipal das Caldas da Rainha, no âmbito dos quadros competitivos do Desporto Escolar, o ENCONTRO DE NATAÇÃO da Coordenação Educativa do OESTE, no qual participaram alunos de 10 escolas, oriundas de Mafra, Cadaval, Carregado, Alenquer, Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A nossa escola fez-se representar com uma comitiva de 20 alunos, tendo alcançado uma óptima prestação, pois 18 alunos regressaram orgulhosamente medalhados.

É de salientar que  apurámos 10 alunos para os REGIONAIS de Natação (somos a escola da nossa CE com a maior comitiva!), a realizar já no próximo dia 06 de Maio, na Piscina Municipal de Pinhal Novo (Palmela). Esta proeza é tão mais significativa se tivermos em conta que nesta competição apenas poderão participar alunos do escalão de iniciados e juvenis, e que na nossa escola os alunos são maioritariamente infantis e iniciados.

Estamos por isso, e mais uma vez, de PARABÉNS!

Anexo Natacao-_Caldas_da_Rainha_031.jpg

Semana da Europa - Fórum «Somos Cidadãos da Europa I»

por ex-Prof. Teresa Carmo -

Semana da Europa em contagem decrescente: estão abertas as inscrições para o Fórum « Somos Cidadãos da Europa I » para todos os docentes do agrupamento.

Para mais informações consultar o folheto em anexo.

As inscrições podem ser feitas no placard da nossa escola, ou enviando uma mensagem para o e-mail do Clube Europeu devidamente identificada. (clubeuropeu@apvm.net )

A equipa do clube europeu.