Comenius_Mobilidade a Itália

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJECTO COMENIUS

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO DOS ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR NA MOBILIDADE A ITÁLIA EM MAIO DE 2009


I- Condições de candidatura:

1- Alunos que frequentem os 6º, 7º, 8º ou 9º anos de escolaridade na Escola B.I. Pe. Vítor Melícias.

2- De preferência com domínio da Língua Inglesa.

3- Ausência de participações disciplinares.

4- O trabalho deverá ser apresentado em nome individual.


II- Natureza dos produtos a concurso:

- Realização de pelo menos um dos seguintes trabalhos (os quais poderão ser desenvolvidos no âmbito dos Clubes: “Europeu”, “Ambiente”, “Companhia das Artes” e “Inglês”, ou através das Áreas de Projecto ou ainda por iniciativa própria), traduzido na Língua Inglesa:

  • 1 Cartaz sobre “Qualidade do ar”
  • 1 Cartaz sobre a “Preservação da água”
  • 1 Cartaz sobre a “Preservação da terra”
  • 1 Cartaz sobre “Energias Alternativas”
  • Vídeo sobre o Património natural da nossa região
  • Trabalho escrito e/ou em Powerpoint sobre um dos seguintes tópicos:

- Alfabeto da cidadania contendo os princípios e valores

- O ambiente: o ar, terra, água e energias alternativas.

- Princípios / práticas respeitadores do ambiente.


III- Critérios de selecção:

1- Qualidade do(s) trabalho(s) desenvolvido(s).

2- Criatividade do(s) produto(s) apresentados.

NOTA: Os trabalhos deverão ser entregues até dia 20 de Março à professora Teresa Carmo ou Sílvia Filipe.

Concurso de Máscaras de Carnaval

por Prof.POR Anabela Azevedo -
carn


O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras lançou um concurso de Máscaras de Carnaval, com o objectivo de valorizar as tradições carnavalescas da nossa região e de reforçar a necessidade de reutilização de materiais.

A desafio proposto consiste na elaboração de uma máscara de Carnaval alusiva ao tema previsto para este ano, "As Profissões".

As máscaras que irão representar a nossa escola foram executadas pelos alunos do 5ªB.

Campanha contra a violência no namoro

por Prof.POR Anabela Azevedo -
NV

Quando duas pessoas escolhem estar juntas significa que se amam.

Em Portugal, uma em cada quatro mulheres é vítima de maus tratos.

Maltratar não é amar.

Amar, para além de tudo é RESPEITAR.

DIZ NÃO À VIOLÊNCIA NO NAMORO.
NAMORO VIOLENTO NÃO É AMOR!


Não fiques indiferente! Deixa a tua opinião!

Concurso: A nõssa escola pela não-violência

por Prof.POR Anabela Azevedo -

O Ministério da Educação lançou um concurso que pretende premiar trabalhos de sensibilização produzidos por alunos e alunas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que divulguem todas as formas de violência.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) no âmbito da Campanha Nacional Contra a Violência Doméstica: Prevenção da Violência nas relações de namoro, que decorrerá no período 2008/09.

A inscrição no concurso deverá ser efectuada até ao dia 25 de Fevereiro de 2009 e deverá ser enviada por correio registado para a seguinte morada:

CONCURSO “A NOSSA ESCOLA PELA NÃO-VIOLÊNCIA”

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Avenida da República, nº32 – 1º

1050-193 Lisboa

O desenvolvimento dos trabalhos de sensibilização nas escolas, deverá ocorrer até ao final do ano lectivo de 2008/2009.


  • Consulta AQUI o Regulamento


Visita de estudo do 6º ano

por ex-Prof. Mª João Neto -
Visita de estudo do 6º ano

No passado dia 09 de Fevereiro os alunos do 6º ano realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e de História e Geografia de Portugal.
De manhã, foram ao teatro assistir à peça "O Mundo é a Nossa Casa". Da parte da tarde, visitaram o Palácio de Queluz, onde puderam contactar , directamente, com aspectos da nossa história e da nossa cultura.
Podes ver as fotos das actividades no moodle.

São Valentim

por Prof.ING Helena Narciso -
Até às 13:00 do dia 13 de Fevereiro, sexta-feira, entrega à tua professora de Inglês a mensagem romântica ou de amizade que queiras dedicar a alguém. A mensagem deve ter a forma de postal ou de carta (com envelope). Pode ser anónima, mas deve estar devidamente identificada com o nome, ano e turma da pessoa a que se destina. Na segunda-feira (dia 16), os "Carteiros do Amor" farão chegar as mensagens aos seus destinatários. Não existe limite de mensagens por aluno. Atreve-te! De que estás à espera?

Grécia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
GRÉCIA

Gre

Data de adesão: 1981

Capital: Atenas (Athina)
População: 11 125 milhões de habitantes
Superfície: 131.625,5 km2
Língua: Grego
Religião: Cristã (98% ortodoxos gregos), muçulmana (1%)

________________________________________________________________

Território
O território da Grécia é constituído pela Península Grega, muito recortada, e por numerosas ilhas, com uma superfície total de 131.625,5 km2. O seu relevo caracteriza-se pelo contraste entre as montanhas elevadas (o Olimpo atinge os 2.917 m de altitude) e as planícies e águas azuis do Mar Mediterrâneo, repleto de arquipélagos. Encontram-se dispersas pelo Mar Egeu e pelo Mar Jónico mais de 2.000 ilhas, das quais apenas 136 são habitadas, sendo a maior, alongada e montanhosa, a ilha de Creta. A área cultivada representa 44% do território, estando 22% coberto de floresta. A Grécia é o único país da União Europeia que não possui fronteiras directas com outro Estado-membro, fazendo fronteira a norte com a Albânia, Bulgária e Macedónia e a leste com a Turquia.


População
A Grécia tem uma população de 11 125 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 84 habitantes por Km2, uma das maiores dos países mediterrânicos. Tradicionalmente um país de emigração, o que explica o despovoamento dos campos, estima-se que os gregos que residem fora do país equivalem a 40% da actual população da Grécia, sendo os principais destinos de emigração os EUA, o Canadá, a Alemanha e a Austrália.

Irlanda

por Prof.GEO Ana Caldeira -
IRLANDA

Irl

Data de adesão: 1973

Capital: Dublin
População: 4 209 milhões de habitantes
Superfície: 68.894,6 km2
Língua: Inglês, gaélico
Religião: Cristã (94% católicos romanos, 3% membros da Igreja Irlandesa, 1% presbiterianos)

______________________________________________________________

Território
A República da Irlanda tem uma superfície total de 68.894,6 km2. Situada a Oeste da Grã-Bretanha e separada pelo mar da Irlanda, a ilha é formada por uma planície de origem calcária situada na zona central e por um relevo de colinas e de elevações ao longo da costa. De costas muito recortadas, especialmente na parte Norte e Ocidental, onde se encontram uma série de grandes baías, é uma ilha baixa – as maiores altitudes pouco ultrapassam os 1.000 m. O clima, sujeito a influências marítimas, é oceânico, muito húmido, com chuvas abundantes repartidas por todo o ano e temperaturas médias moderadas.

População
A Irlanda tem uma população de 4 209 milhões de habitantes e uma densidade média de 57 habitantes por km2. Desde o princípio do século passado até aos nossos dias a República da Irlanda tem tido uma corrente migratória muito elevada, especialmente para os EUA e para a Grã-Bretanha. A taxa de emigração do país é a mais elevada da Europa, estimando-se que o número de irlandeses que vivem fora do seu país corresponde a metade da população da República da Irlanda. A Irlanda tem cerca de 88.000 residentes estrangeiros, 68.000 dos quais são originários de países da comunidade, em especial do Reino Unido.

Bulgária

por Prof.GEO Ana Caldeira -
BULGÁRIA

bul

Data de adesão: 2007

Capital: Sófia
População: 7 718,8 milhões de habitantes
Superfície: 110 993 Km2
Língua: Búlgaro
Religião: Cristã Ortodoxa (85% ortodoxos, 9,7% muçulmanos, 3,3% outros)
____________________________________________________________________

Território
Situada junto à costa do Mar Negro, faz fronteira a norte com a Roménia, a sul com a Turquia e com a Grécia, a oeste com a Macedónia e é banhada a este pelo Mar Negro. A paisagem búlgara é muito diversificada. As vastas planícies fluviais, atravessadas pelo Danúbio, dominam o norte, enquanto o sul é montanhoso. Ao longo da costa do Mar Negro existem 130 Km de praias.

População A Bulgária apresenta uma grande diversidade populacional, embora 85% dos habitantes sejam de etnia búlgara. Os turcos representam 8,5% da população, os ciganos 2,5%, e os macedónios 2,5%., existindo ainda várias outras minorias, embora com uma expressão mais reduzida como sejam arménios e russos. De notar que a Bulgária é um país fortemente urbanizado, vivendo 74% dos seus habitantes em zonas urbanas.


Estónia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
ESTÓNIA

est
Data de adesão: 2004

Capital: Tallin
População: 1 345 milhões de habitantes
Superfície: 45 227 Km2
Língua: Estónio (oficial) e Russo
Sistema de Governo: República Parlamentar
Religião: Cristã (80% de luteranos)

_______________________________________________________________

Território

A Estónia fica situada junto ao Mar Báltico, sendo banhada por este a ocidente, possuindo uma extensa costa com mais de 774 Km. Faz fronteira a este com a Rússia e com a Letónia a sul. O território é plano e existem mais de 1400 lagos e 1521 ilhas e ilhotas. Grande parte do país está coberto por florestas.

População

A população da Estónia caracteriza-se pela existência de uma significativa maioria de estónios (dois terços da população), e por um forte contingente de origem russa (28,1%). Existem ainda grupos minoritários como os ucranianos (2,5% da população), bielorrussos (1,5%) e finlandeses (1%). A maioria da população (76% ) vive em centros urbanos, cerca de um terço vive em Tallin e nos seus arredores.

Encontro com o escritor Tiago Rebelo

por ex-Prof. Mª João Neto -
Encontro com o escritor Tiago Rebelo

No passado dia 29 de Janeiro, alguns alunos das turmas A e D do 6º ano, participaram no encontro com o escritor Tiago Rebelo, realizado na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
Os alunos apreciaram a actividade e foram bastante participativos, questionando o escritor de forma activa.
Só agora é dada a notícia por dificuldade na disponibilização das fotografias do encontro.
Vê aqui as fotos.
a

b

c

e
d

A Carochinha

por Prof.POR Anabela Azevedo -
a carochinha

No âmbito da formação PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português),
 Contos Tradicionais, na E.B.I Padre Vítor Melícias, o professor Filipe Rodrigues da EB1 da Boavista promoveu com os seus alunos da turma 3º B e com o 2º e 3º anos de escolaridade a ilustração do conto "A Carochinha".

Concursos da Câmara Municipal

por Prof.POR Anabela Azevedo -
tv


No âmbito do Programa " +Saúde - Hábitos Alimentares e práticas desportivas", a Câmara Municipal de Torres Vedras lançou dois concursos:
Para mais informações, consulta os regulamentos, clicando em cada um dos concursos acima referenciados.

Os prémios poderão ser bilhetes de cinema, bilhetes para espectáculo no Teatro Cine Ferreira da Silva e ainda livros.

Os trabalhos deverão ser entregues até ao próximo dia 27 de Fevereiro.

Não percas tempo! Participa!


Peddy Paper Ambiental

por ex-Prof. Mª João Neto -


PEDDY PAPER AMBIENTAL

És aluno do 5º e 6º ano? Então participa no Peddy Paper Ambiental que se irá realizar no dia 2 de Fevereiro das 11 horas às 12 horas.

As equipas devem ser constituídas por 4 elementos.

Para te inscreveres, fala com o teu Director de Turma.

Vem connosco divertir-te neste Peddy Papper!

Vamos ajudar o planeta!!!

Vê as fotos aqui!

pp


pppp


Visita de Estudo do 6ºano_EMRC

por Prof.POR Anabela Azevedo -
cr

No passado dia 22 de Janeiro, os alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica , sob orientação da professora Elsa Silva, deslocaram-se em visita de estudo ao Santuário do Cristo Rei e ao Pavilhão do Conhecimento.


Aqui ficam mais fotos do acontecimento!



Projecto GREEN CORK

por Prof.POR Anabela Azevedo -

GREEN CORK

Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

Dinamizado, na escola, pelos alunos do 6ºD com o poio do Clube do Ambiente.



Começa já a juntar as tuas rolhas de cortiça!

Trá-las e coloca-as nos garrafões distribuídos pela escola.



Sabe mais no site:

http://earth-condominium.com/port/green.html


Resultados das eleições JOGO MUNICÌPIO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJECTO DE SAÚDE ESCOLAR

JOGO DO MUNICÍPIO 2009

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES


LISTA A- 138 VOTOS

LISTA B- 92 VOTOS

Natação

por Prof.POR Anabela Azevedo -

natnat

DESPORTO ESCOLAR

1º ENCONTRO DE NATAÇÃO DE TORRES VEDRAS

Decorreu no dia 14 de Janeiro, pelas 13h30m, na piscina da Física de Torres Vedras mais um Encontro de Escolas, no âmbito do Desporto Escolar, na modalidade de Natação.

Neste evento, o qual constitui parte integrante do quadro competitivo da Equipa de Apoio às Escolas do Oeste, participaram alunos de quatro escolas da cidade de Torres Vedras: - Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira e, finalmente da nossa escola, Básica Integrada Padre Vitor Melícias.

Tratando-se de um primeiro Encontro, os alunos da nossa escola tiveram uma brilhante participação, tendo conquistado oito primeiros lugares nas diversas classificações. Parabéns a todos!

Lá para Março damos mais notícias, pois o 2º Encontro realizar-se-á no dia 18 desse mesmo mês. Entretanto, vamos nadando e treinando à 3ª e 4ª feira, na piscina da Física.

Apareçam!



 

Visita de Estudo do 8º.ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -
teat

As turmas do 8ºano estiveram no passado dia 6 de Janeiro em visita de Estudo.

De manhã assistiram à representação da peça de teatro " Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett, encenada pela Companhia de Teatro O Sonho.

No Período da tarde os alunos deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento para visitar a exposição interactiva "Espaço, A Última Fronteira".

A visita foi do agrado de todos e decorreu muito bem.

Aqui ficam as fotos do acontecimento!

Jogo do Município

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA PADRE VÍTOR MELÍCIAS

PROJECTO DE SAÚDE ESCOLAR



JOGO DO MUNICÍPIO 2009

ELEIÇÕES DIA 16 DE JANEIRO 2009

MESA DE VOTO JUNTO AO BAR, PARTICIPA!





LISTA A- ALUNOS DO 8ºC

PROPOSTA- MELHORAR AS EMENTAS ESCOLARES

LISTA B- ALUNOS DO 8ºB

PROPOSTA- MELHORAR A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO BAR DA ESCOLA.

2ª. Eliminatória das XXVII Olimpíadas da Matemática

por Prof.POR Anabela Azevedo -
XXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática

ALUNOS APURADOS PARA A 2ª ELIMINATÓRIA



Alunos da nossa escola apurados para a 2ª eliminatória das XXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática a realizar-se no dia 14 de Janeiro de 2009 das 15.30 às 17.30. na escola anfitriã, Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Madeira Torres

8.º B - Lucas Matheus Padilha Barros - Categoria A

8.º C - Ana Carolina Bento dos Santos - Categoria A


Brigada Verde

por ex-Prof. Mª João Neto -

Brigada Verde

1 - Objectivo:

tSensibilizar a comunidade escolar para questões ambientais e protecção do ambiente.

tConsciencializar os alunos para a promoção de um meio escolar mais limpo.

tIncentivar o espírito de participação e responsabilidade.

tPromover a separação dos lixos (papel e plástico) e seu reaproveitamento.

tIncentivar a participação dos alunos de forma a manter/ melhorar o recinto escolar.

tDesenvolver actividades que favoreçam a mudança de conduta da comunidade escolar.

2 - Trabalho a Desenvolver:

tA brigada actuará de forma permanente e rotativa ,em todos os intervalos.

tOs alunos desenvolverão o seu trabalho em pares.

tTarefas de supervisão:

- Verificar se os papéis são depositados no recipiente adequado.

- Depositar no respectivo recipiente, os resíduos da zona de convívio.

- Limpar, cuidar e manter os espaços verdes a escola.

- Verificar a utilização adequada dos ecopontos.

- Sensibilizar e informar os colegas acerca de atitudes cívicas e ambientalistas, de forma a manter limpo e agradável o espaço escolar.

Clica aqui para te inscreveres.

Actividade_SOM DA MALTA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

coro


Quem canta …

seus males ESPANTA!!!


O Som Malta parte os vidros,

Parte os vidros a cantar

Somos um grupo bué da fixe

Bora lá, é só bombar.


Entra lá neste som

Somos quem vos faz sorrir

Vê bem as nossas fotos

Pois só vais, é curtir.


Curtir é baril

Cantar também o é

O Som da malta sempre a abrir

É assim pois É.


Com a Stora Natércia a ajudar

Todo o mundo vai Bombar

Vá lá, toca a animar

Para ver talentos brilhar.

Actividades do Departamento de E. Especial

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No âmbito das Actividades da Vida diária, os alunos do Departamento de Educação Especial iniciaram hoje várias actividades em prol da comunidade, como:


  • Limpeza interior e exterior de veículos... 5 euros
  • Engraxamento de sapatos/botas...... 0,50 cêntimos

Estas actividades terão lugar à Quarta-Feira e as inscrições poderão ser feitas junto da professora Leonor Marinheiro.


Inscrevam-se!!!

6E_Presépios

por Prof.POR Anabela Azevedo -
PRESÉPIOS


Com o objectivo de angariar dinheiro para as visitas de estudo a realizar ao longo do ano lectivo, os alunos do 6ºE, da Oficina d'Artes, elaboraram presépios de Natal lindíssimos!

A exposição esteve patente no átrio principal da escola e foram vendidos todos os presépios através de licitação.

Muitos parabéns a todos pelo magnífico trabalho!


clica aqui, para veres as restantes fotos!

Futurália

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No passado dia 10 de Dezembro as turmas do 9º ano estiveram na FUTURÁLIA, Feira de Juventude, Qualificação e Emprego, na FIL em Lisboa (Parque das Nações).

A Futurália é maior evento de qualificação e emprego para jovens realizado em Portugal. O objectivo deste certame é disponibilizar informação e contactos que incentivem o desenvolvimento humano e permitam o encontro de soluções de qualificação e emprego para jovens, abrangendo diversas áreas temáticas, desde oferta de formação até à inserção na vida activa.


Clica aqui, para veres mais fotos!

Ernesto maestro e o mundo da música

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Ernesto maestro e o mundo da música

O 5ºA fez uma visita de estudo ao mundo da música na Biblioteca Municipal no dia 27 de Novembro de 2008.

O professor Joaquim Pinto Gonçalves dirigiu a visita guiada ao mundo da música, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.


Uma exposição de cartazes levava o visitante a conhecer a história da música, desde os sons da natureza à organização da orquestra.


Os alunos do 5ºA maravilharam-se com as miniaturas de instrumentos musicais. O professor tocou na tuba e na tarola que estavam em exposição. Seguiu-se a audição de um excerto da obra As quatro estações de Vivaldi tocado pelo professor em conjunto com as alunas Catarina e Andreia do 9ºA. Ainda houve tempo para marcar os ritmos com palmas.


Foi uma visita agradável e instrutiva. Os alunos voltaram à escola muito satisfeitos.

5ºA

Coroas de Natal

por Prof.POR Anabela Azevedo -
cn

A sala 2 do J.I. Da Póvoa De Penafirme também participou no Concurso Das Coroas De Natal promovido pelo Centro de Educação Ambiental.

Para tal, pedimos a colaboração das famílias que aderiram com sugestões e que ajudaram as crianças na elaboração do seu próprio projecto.

Com esta imagem, desejamos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a toda a comunidade educativa e familiares!

Concurso de Coroas de Natal

por Prof.POR Anabela Azevedo -

b

Com o objectivo de valorizar as tradições da época natalícia, o Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Torres Vedras, lançou um concurso para criação de uma Coroa de Natal, utilizando materiais reutilizáveis.

Os trabalhos foram
executados pelos alunos da turma B do 5º ano, que utilizaram garfos e colheres de plástico, embalagens de leite, embalagens de alumínio, cartão canelado e tampas de garrafas de coca-cola e seven up.

Estes trabalhos irão
ser expostos, posteriormente, em local a definir.

Os resultados deste concurso serão também publicitados no nosso. sítio.

clica aqui, para veres as fotos da fase de execução dos trabalhos e fica a aguardar por mais notícias!

Europa na Escola

por Prof.POR Anabela Azevedo -
europa
Os alunos da turma 2 das Palhagueiras, participaram no ano lectivo 2007/2008 neste concurso.

Chegou esta semana o resultado do mesmo, tendo este grupo obtido o primeiro lugar do seu escalão, a nível nacional.

Foram seleccionados aleatoriamente, pela entidade responsável pelo concurso, 5 alunos que receberam um cheque da FNAC para que possam aí comprar o que mais lhes aprouver.

Foi grande o entusiasmo das crianças, mesmo as que não receberam cheque. Todas se sentiram vencedoras.

DIA iNTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
EB1 de A dos Cunhados

Com o propósito de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os alunos da EB1 de A dos Cunhados realizaram alguns trabalhos colectivos e receberam a visita do Sr. António, uma pessoa com deficiência motora.


Ele explicou-nos o que é ser diferente e como se vive com este tipo de deficiência.


Disse-nos que era feliz!


Estava emocionado, emocionou-nos e tocou-nos no coração...


Um exemplo de vida para nós.

EMRC - campanha de Solidariedade

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CAMPANHA DE NATAL


NATAL


No âmbito da disciplina de EMRC está a decorrer uma Campanha de Solidariedade que visa ajudar a Casa Pia da Areia Branca.

A iniciativa está a ser dinamizada pela professora Cristina Alves e alguns dos alunos do 9º. ano de escolaridade.

Entrega os teus donativos junto da Triagem da Escola.


CONTRIBUI PARA MELHORAR O NATAL DESTAS CRIANÇAS!

Visita de Estudo à Quinta Pedagógica _ Runa

por Prof.POR Anabela Azevedo -
runa

Os alunos da Educação Especial deslocaram-se em visita de estudo à Quinta Pedagógica da Escola Profissional Agrícola de Runa.

Estes alunos passaram uma manhã muito agradável nesta quinta, onde puderam ouvir explicações muito interessantes acerca da produção vinícola e conhecer o local onde se produz o vinho.

Posteriormente, tiveram oportunidade de conhecer um espaço destinado aos animais domésticos, o ovil e a área reservada à pasagem das vacas.

Seguiu-se a actividade que todos ansiavam e que constituiu o momento alto desta manhã: os alunos puderam finalmente experimentar andar a cavalo! Terminada esta actividade os alunos fizeram uma visita guiada às "Boxes" onde estes animais são recolhidos.

No final da manhã, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar as estufas e de ouvir as instruções relacionadas com a plantação, tendo também sido convidados a plantar alfaces.


Foi certamente uma manhã muito divertida para todos!


Natal na Europa

por Prof.GEO Ana Caldeira -
NATAL NA EUROPA

Apresentação

Trata-se de um evento público que conta com a colaboração das Embaixadas dos países da UE e que visa dar a conhecer o calendário e as diferentes celebrações natalícias no espaço europeu, bem como os próprios Estados-Membros e ao mesmo tempo beneficiar a Fundação do Gil.

Objectivos

  • Promover a divulgação de informação sobre a União Europeia, os seus Estados-Membros, a sua história e tradições;
  • Sensibilizar o público para a cidadania europeia e para a importância do diálogo intercultural, através de diversas actividades de entretenimento, animação e lazer;
  • Permitir a recolha de recursos financeiros para a Fundação do Gil.

Destinatários

  • público infanto-juvenil
  • público em geral

Local

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações (Lisboa)

Horário

10h-22h | de Domingo a 5ª feira
10h-23h | 6ª feira e Sábado

Feira do Livro

por Prof.POR Anabela Azevedo -
l
O Departamento de Línguas, com a colaboração do Centro de Recursos do nosso Agrupamento, encontra-se a organizar mais uma Feira do Livro, que irá decorrer entre os dias 9 e 12 de Dezembro, no Centro de Recursos.

Como estamos próximo do Natal, aproveita e compra um livro para oferecer!

Este ano, poderás levar o teu livro/presente já embrulhado.
E não te esqueças:

O Livro é um amigo
Com ele viajamos sem cessar.
Além do horizonte, além do mar...

Ao ler um livro,
Posso ser nuvem que flutua no céu,
Ou barco que corta as ondas de um sereno mar...

A voar, a flutuar,
Ou a cantar, ao lermos um livro
Percorremos um arco-íris nas asas da imaginação!...

Um livro pode relatar uma vida
De amor ou de tristeza
Para sempre marcada no nosso coração...

Um livro pode também
Informar-nos da injustiça,
Da angústia, da tristeza
Que rodeia o mundo.
Como névoa
Que se não dissipa!...

Afinal, o livro é um amigo... o amigo...

JOÃO ANDRÉ SOARES
Escola E.B. 2.3. Grão Vasco, Viseu - Idade 14 anos

Lituânia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
LITUÂNIA
map

Data de adesão: 2004

Capital: Vilnius
População: 3 403 milhões de habitantes
Superfície: 65 300 Km2
Língua: Lituano
Religião: Cristã (80% católicos)
Moeda: litas (LTL)

A Lituânia é um país báltico, banhado por este a Ocidente. Faz fronteira a este com a Rússia e a norte com a Letónia. A sul faz fronteira com a Polónia, a Bielorússia e com o distrito de Kalinegrado (Rússia).A sua costa de 99 Km é formada por dunas de areia, com uma grande península (Curon) completamente formada por areia. A território é plano, coberto por várias florestas e atravessado por vários rios, possuindo, ainda, dezenas de lagos.

Finlândia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
FINLÂNDIA
map


Data de adesão: 1995

Capital: Helsínquia (Helsinki)
População: 5 256 milhões de habitantes
Superfície: 338.147,3 km2
Língua: Finlandês e sueco
Religião: Cristã (92% luteranos, 1% ortodoxos gregos)
Moeda: EURO


A Finlândia, um país de florestas e lagos, é talvez essencialmente conhecida pela sua beleza natural bem preservada. No extremo norte do país, a região das noites brancas, o sol não se põe durante quase dez semanas de Verão e no Inverno, nessa mesma região, não nasce o dia durante cerca de oito semanas.

O país desenvolveu uma economia moderna e competitiva, sendo líder mundial no sector do equipamento de telecomunicações. As exportações são constituídas principalmente por equipamentos de telecomunicações e produtos do sector metalomecânicos, papel, pasta de papel e madeira, artefactos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.

A cozinha finlandesa sofreu influência continental, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente ovas de salmão e rodovalho) e a carne de rena. Vale a pena provar os pastéis da Carélia (karjalanpiirakka) feitos de batata ou de arroz e o peixe e carne gorda de porco em crosta de pão de centeio (kalakukko).


Roménia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
ROMÉNIA

 
 
map


Data de adesão: 2007
Capital: Bucareste
População: 21 610,2 milhões de habitantes
Superfície: 238 391 Km2
Língua: Romeno (oficial) e Húngaro
Religião: Cristã (70% Cristãos Ortodoxos)
Moeda: leu (ROL)

A Roménia faz fronteira com os seguintes países: Ucrânia (norte e este), Moldávia (este), Bulgária (sul), Jugoslávia (sudoeste) e Hungria (oeste). A Roménia é banhada pelo Mar Negro a sudeste, possuindo uma costa de 225 Km. O território da Roménia é bastante diversificado. O norte e o oeste são muito montanhosos, com grandes formações montanhosas como os Cárpatos e os Alpes da Transilvânia. O sul e o este, pelo contrário, são vastas planícies, percorridas por vários rios, muitos deles afluentes do rio Danúbio.



Letónia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
LETÓNIA
let

Data de adesão à União Europeia: 2004

Capital: Riga
População: 2 295 milhões de habitantes
Superfície: 64 589 Km2
Língua: Letão (oficial) e Russo
Religião: Cristã (Luteranos 60%, Cristãos Ortodoxos 30%)
Moeda: lats (LVL)

A Letónia situa-se junto ao Mar Báltico, no nordeste da Europa. Faz fronteira com a Estónia a norte, com a Rússia a oeste, com a Bielorrússia a sudeste e com a Lituânia a sul. A Letónia é banhada pelo Mar Báltico a ocidente, com uma vasta costa de 570 Km. O país é praticamente plano, pois grande parte do seu território está apenas 100 metros acima do nível do mar. As florestas cobrem mais de 45% do território da Letónia.

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

por ex-Prof. Teresa Nunes -
lg
No dia 15 de Novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
Os alunos surdos do Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares virão à nossa Escola na próxima 2ª feira participar num encontro dinamizado pelo Departamento de Línguas e pelo Centro de Recursos.
Os objectivos deste encontro são promover a inclusão sócio-educativa e realçar a importância da Língua Gestual Portuguesa.


As mãos

Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

Manuel Alegre


Visita de Estudo a França

por Prof.POR Anabela Azevedo -
fp

Na sequência da 1ª reunião realizada no dia 4 de Novembro e que contou com a presença das professoras de Francês do Agrupamento, do representante da Associação de Professores de Francês e dos Encarregados de Educação, vimos por este meio, e como ficou acordado, disponibilizar a documentação referente à Visita de Estudo e que poderá ser útil, sobretudo no que diz respeito aos preparativos finais.



Para mais esclarecimentos, não hesitem em contactar-nos!




Projecto Saúde Escolar _ Concurso

por Prof.POR Anabela Azevedo -
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA PADRE VÍTOR MELÍCIAS

PROJECTO DE SAÚDE ESCOLAR

ASSUNTO: Concurso para alunos (JOGO DO MUNICÍPIO e PARLAMENTO DOS JOVENS)

TEMA: Alimentação e Saúde

DESTINATÁRIOS: Alunos 2º e 3º ciclos

OBJECTIVO: promover o debate democrático à semelhança de uma Assembleia Municipal/República

A Lista vencedora representará a Escola em diversas iniciativas (sessão escolar; assembleia distrital/municipal; assembleia da república), e terá direito a um fim-de-semana numa pousada de juventude (local a designar) com alunos de outras Escolas envolvidas.

1ª FASE: Desenvolvimento destas temáticas (Alimentação e Saúde) nas aulas de Formação Cívica e Área de Projecto;

2ª FASE: Constituição das Listas de Deputados

As listas são constituídas por 8 elementos (6 efectivos e 2 suplentes), podem ser da mesma turma ou de turmas diferentes.

Cada lista poderá apresentar até 2 propostas/medidas (ficha anexa)

Data limite para inscrição das listas – DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2008, NA «TRIAGEM».

3ª FASE: Campanha Eleitoral e Eleições

A campanha eleitoral decorrerá entre os dias 05 e 14 Janeiro de 2009.

As eleições irão decorrer no dia 15 de Janeiro de 2009.

4ª FASE: Sessão de Escola

A Sessão de Escola será realizada no dia 21 de Janeiro de 2009

7A_Adaptação contos para teatro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ACTIVIDADE DO 7A

A turma A do 7º ano de escolaridade dinamizou uma actividade de adaptação ao teatro, dos contos "Polegarzinho" e "O Rei Vai Nu".


No passado dia 28 de Outubro, os alunos fizeram a sua representação para os meninos da sala rosa do Jardim de Infância da Boavista.

Parabéns pela iniciativa!

Para veres as restantes fotos, clica aqui.

Eco-Escolas _ Cerimónia de entrega da Bandeira

por Prof.POR Anabela Azevedo -

eco

eco

mais fotos, aqui!


Parabéns !

Pela décima vez ganhámos o prémio das ECO- ESCOLAS.

Este galardão só é possível graças ao trabalho de todos.

Vem tu também contribuir para conseguirmos a décima primeira BANDEIRA.

Participa!

Inscreve-te nas actividades proposta ou sugere novas ideias para melhorarmos o AMBIENTE.


Contamos contigo!

Áustria

por Prof.GEO Ana Caldeira -
ÁUSTRIA

ma


Algumas curiosidades sobre a Áustria que aderiu à União Europeia em 1995.

Capital: Viena (Wien)
População: 8 266 milhões de habitantes
Superfície: 83.858 km2
Língua: Alemão (90%), magiar e esloveno
Religião: Cristã (78% católicos, 5% protestantes)
Moeda: EURO

A Áustria foi a terra natal de vários compositores famosos tais como Wolfgang Amadeus Mozart, o psicanalista Sigmund Freud, o actor e político Arnold Schwarzenegger e os pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e Gerhard Berger. A Áustria é também a terra natal do ditador nazista Adolf Hitler.

m
f
Mozart Freud
a
n
Arnold Schwarzenegger Niki Lauda

Actividade do Dia do Leite

por Prof.POR Anabela Azevedo -
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
DIA DO LEITE

todas as fotos, aqui!

d


No Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro, O nosso Agrupamento organizou a actividade "Dia do Leite", no âmbito do projecto da Saúde Escolar.

Esta iniciativa destinou-se a todos os alunos do 1º. ciclo da EB1 e contou com a colaboração da turma C do 7º.ano, que participou activamente na distribuição de leite e arroz doce a todas as crianças e na exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 1º. ciclo alusivos à alimentação.

Um agradecimento muito especial a todos os alunos do 7ºC, que participaram de forma entusiástica no desenvolvimento desta actividade.


Resultados do torneio de abertura de TENIS DE MESA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE VITOR MELICIAS


ANO LECTIVO 2008/09


T


TORNEIO DE ABERTURA -15 DE OUTUBRO DE 2008

Resultados


2º Ciclo

1º - MARCO RODRIGUES (6ºE)

2º - FLÁVIO MARQUES (6ºC)

3º - FILIPE FREITAS (6ºD)

4º - MARCELO BATISTA (6ºA)

5º - RÚBEN MIRANDA (6ºE)

6º - JOÃO ANDRÉ (5ºA)

7º - RODRIGO VICENTE (5ºA)

8º - IVO AZEVEDO (6ºA)


3º Ciclo

1º - TOMÁS MALAQUIAS (8ºB)

2º - SÉRGIO FIALHO (7ºC)

3º e 4º- LUCAS MANSOURI (7ºC)+ANTÓNIO TELES (8ºA)

5º - DUMITRU MORAR (8ºD)

6º - LUCAS COSTA (9ºC)

Workshop sobre a voz

por ex-Prof. Mª João Neto -

A Trupe Tábula Rasa, agora numa nova fase em que se assume como "Associação sem fins lucrativos" - a TRUPE ASSOCIADA - vai iniciar esta nova vida associativa com um convite à comunidade do Concelho de Torres Vedras.

E uma vez que a TTR é um grupo que visa criar espectáculos musicais e concertos encenados, com base na voz em colectivo, e muito vocacionada para novas criações, o convite que lançamos a todos os interessados (ou simplesmente curiosos de experimentar) pela voz e a criação em colectivo, é o de participar numa nova actividade:

Trata-se de um CICLO DE WORKSHOPS intitulado CICLO DE WORKSHOPS DE EXPRESSÃO E CRIAÇÃO VOCAL, com orientação artística de Luis Bragança Gil, nosso director artístico.

Vai realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, sendo o primeiro já no próximo Domingo, dia 12 de Outubro, no Grémio Artístico Torreense.

E tem por objectivo a redescoberta das potencialidades da voz.

Será que temos apenas uma voz? Será que falar e cantar é assim tão diferente? Será que as linguagens musicais de outros tempos e as contemporâneas são inconciliáveis? Será que já não temos capacidade de criar? A todas estas perguntas acreditamos que a resposta é "NÃO". Dizemos também não à indiferença e à rotina. E cremos e queremos que todos aqueles que também responderão "não" possam estar connosco nestes Workshops.

Consulta o programa aqui.

E.escolinhas - Magalhães

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
a
Informação para os Professores e Encarregados de Educação


1- Descrição do Programa
O programa e.escolinha destina-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público e privado e tem como finalidade garantir a generalização do uso do computador e da Internet, potenciando o acesso ao conhecimento.

No âmbito deste programa será entregue aos alunos o computador Magalhães. O Magalhães foi especialmente concebido a pensar nas crianças, é mais resistente ao choque e a líquidos e tem uma dimensão e peso reduzidos. Contudo, pode ser usado por toda a família. O Magalhães vem equipado com conteúdos educativos especialmente seleccionados para os alunos do 1.º ciclo e permite o acesso à Internet na escola. Toda a informação sobre as especificações técnicas e a lista de programas instalados está disponível no sítio da internet do e.escolinha, em www.eescolinha.gov.pt.

Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico podem optar entre este programa e o programa e.escola, em moldes cuja definição está em curso e que serão anunciados nos próximos dias. A informação será divulgada no sítio da Internet do programa e.escolinha e enviada às escolas.

Todos os professores do 1.º ciclo do ensino básico poderão receber formação para utilização do Magalhães em sala de aula. Numa primeira fase, na sede de agrupamento, em sessões organizadas pelo Coordenador TIC dos respectivos agrupamentos. Numa segunda fase, a formação será enquadrada no sistema de formação contínua de professores.

Durante o mês de Setembro os coordenadores TIC participaram em jornadas de trabalho sobre o Magalhães em acções organizadas pelas Direcções Regionais de Educação, promovidas pelo Ministério da Educação em parceria com a Intel, JP Sá Couto, Microsoft e Caixa Mágica.


2- Adesão ao programa e.escolinha
O Ministério da Educação emitirá códigos de validação para todos os alunos matriculados este ano lectivo no 1.º ciclo do ensino básico. A data será atempadamente anunciada e divulgada no sítio da Internet do programa e.escolinha e os estabelecimentos de ensino serão informados da disponibilização destes códigos.

Os estabelecimentos de ensino, através dos professores do 1.º ciclo, devem fornecer aos encarregados de educação dos alunos toda a informação relativa ao programa e.escolinha.

Durante o mês de Outubro, os estabelecimentos de ensino receberão as fichas de inscrição e termos de responsabilidade para os encarregados de educação. Estes documentos serão ainda disponibilizados no sítio na Internet do programa e.escolinha.

Os encarregados de educação, caso pretendam aderir ao programa e.escolinha, devem preencher e assinar estes documentos e entregar ao professor, declarando assim a sua intenção de adesão ao programa e delegando no professor a competência para efectuar a inscrição e acompanhar o processo.

A aquisição de um serviço de acesso à Internet de banda larga é facultativa. Na ficha de inscrição, os encarregados de educação devem optar pela aquisição do equipamento com ou sem o serviço de acesso à Internet de banda larga. Mesmo que o encarregado de educação opte por não aderir a nenhum serviço de acesso à Internet, deve obrigatoriamente indicar um dos operadores para que seja este a tratar de todo o processo de pagamento do computador Magalhães e de entrega na escola.

Para além da informação fornecida pelo professor e daquela que podem obter no sítio da Internet do programa e.escolinha, os encarregados de educação têm o direito de obter dos operadores de telecomunicações que participam no programa toda a informação relativa ao equipamento informático e às condições das ofertas de acesso à Internet.

Os operadores de serviço de acesso à Internet aderentes ao programa são os seguintes:
• Optimus
• TMN
• Vodafone
• ZON Multimedia

Apesar de ter adesão facultativa, deve ser salientado o carácter excepcional das condições que serão oferecidas pelos operadores que aderiram ao programa na aquisição do serviço de acesso de Internet de banda larga, no âmbito do programa e.escolinha.

Uma vez recolhidas estas informações, o professor inscreve os alunos no sítio da Internet do programa e.escolinha, obtendo do sistema o código de validação para cada aluno. Uma vez registados no sistema, estes dados podem ser consultados em qualquer altura e podem ser facultados aos encarregados de educação, se estes o solicitarem.

A escola deve verificar a veracidade dos dados exportados para o sistema. No caso de verificar alguma discrepância, esta deve ser comunicada pela escola através da correcção dos dados no sistema de gestão de alunos que actualiza as bases de dados centrais.

Depois da inscrição dos alunos, a escola terá de, no sítio da Internet do programa e.escolinha, marcar datas possíveis para a entrega dos equipamentos pelos operadores na escola. Uma vez encontrada uma data comum a todos os operadores seleccionados, esta é agendada.

Este processo pode repetir-se quantas vezes forem necessárias.

De acordo com a informação recebida, os operadores notificam então os encarregados de educação para procederem ao pagamento do computador Magalhães, de acordo com o escalão de Acção Social Escolar (ASE) do aluno.

O valor a pagar pelos encarregados de educação pelo computador Magalhães será de:
a) € 0 (zero euros) para os alunos abrangidos pelo escalão A da ASE
b) € 20 (vinte euros) para os alunos abrangidos pelo escalão B da ASE
c) € 50 (cinquenta euros) para os restantes alunos.

No caso de o encarregado de educação optar por aderir ao serviço de acesso à Internet de banda larga, quando recebe a notificação para o pagamento do equipamento, recebe ainda o contrato deste serviço para preencher e remeter ao operador. Neste momento, o encarregado de educação pode ainda desistir da sua opção de subscrever um serviço de acesso à Internet de banda larga.

Uma vez efectuado o pagamento pelo encarregado de educação através dos métodos disponibilizados pelo operador seleccionado, os computadores Magalhães serão entregues pelos operadores na escola, na data previamente agendada pela escola. A escola deve então proceder à sua distribuição pelos alunos.

Assim, para aderir ao programa e.escolinha e obter o computador Magalhães, o encarregado de educação deve seguir os seguintes passos:

1. Solicitar informação junto da escola e dos operadores de telecomunições aderentes, sobre as condições, respectivamente, de acesso ao programa e de acesso à Internet de banda larga.
2. Preencher e assinar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade facultados pela escola, optando por aderir ou não a um serviço de acesso à Internet.
3. Efectuar o pagamento do computador Magalhães quando notificado pelo operador (e preencher o contrato de adesão a um serviço de Internet de banda larga, remetendo-o ao operador, no caso de ter optado por este serviço).
4. Solicitar à escola informação sobre a situação da sua adesão, se assim o desejar.
5. Aguardar pela entrega do computador Magalhães na escola.


O professor e a escola devem seguir os seguintes passos:
1. Informar os encarregados de educação sobre o programa e.escolinha.
2. Receber os documentos para adesão ao programa e.escolinha (ficha de inscrição e termo de responsabilidade) e facultá-los aos encarregados de educação.


a

O SOM DA MALTA

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Grupo  Coral

“ O Som da Malta”

mÚSICA

Gostas de CANTAR?... Gostas de RITMO?... Gostas de Música?...

Todos os interessados em participar neste Projecto devem dirigir-se à sala 13.

      3as e 6as feiras  das 12:55h às 13:40h

 Junta-te ao nosso grupo e

Entra nesta onda e vem “curtir com a tua malta canções

Bué d’Fixes”!...

 

Inscreve-te!...

 

 

Professora responsável: Natércia Silva

Clube de Música

 

Campanha Informativa_DECO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ok

Campanha Informativa

“A Poupança de Energia Eléctrica”

Acção nas Escolas

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – realiza, entre Maio e Novembro, uma campanha de informação a nível nacional em que pretende informar os consumidores quanto à necessidade de poupança de energia eléctrica e estimular a mudança de comportamentos com vista à redução do consumo de electricidade. A campanha denomina-se “Poupança de Energia Eléctrica”. Esta é uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de energia eléctrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O objectivo das Brigadas Carbono para as escolas é, através da sensibilização de professores e alunos, levar à redução do consumo e dos desperdícios de electricidade. Será feita uma visita à escola no sentido de esclarecer os professores quanto ao tema, oferecer os materiais didácticos e pedagógicos e apoiar os professores na exploração dos mesmos. Pretende-se que cada professor informe e sensibilize os seus alunos quanto à importância da poupança de energia eléctrica.

Os materiais a disponibilizar destinam-se ao 1º, 2º e 3º ciclos, e são constituídos por:

- 1 CD-ROM que contém jogos e fichas de actividades específicas para as idades em questão, uma animação explicativa do tema de Poupança de Energia Eléctrica para o 1º ciclo, e três filmes em que os protagonistas são jovens actores, para os 2º e 3º ciclos;

- 1 guia elaborado especificamente para os professores, explicativo sobre a

poupança de energia e os materiais entregues;

- 1 cartaz para afixar na escola.

Adicionalmente, estaremos disponíveis para realizar acções de sensibilização com a comunidade educativa.

Chegou o Outono

por Prof.POR Anabela Azevedo -

POESIA

O

O

A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.

Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.

Sofia e Daniela - EB1 de Vila Chã

ACEITA O DESAFIO...

Experimenta tu também fazer um pequeno poema !

Data limite de entrega do teu trabalho: 15 de Outubro.

Para entregar, clica aqui

O melhor poema será publicado na página principal do Agrupamento.

(Não te esqueças de identificar o teu trabalho)

Curiosidades 1 _ Entrar com pé direito

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Esta expressão indica uma antiga superstição que o Império Romano espalhou pelo mundo inteiro. Nas festas realizadas na antiga Roma, os convidados eram avisados de que se deveria entrar nos salões dextro pede - com o pé direito- para evitar o azar.

E tu, entraste dextro pede neste novo ano escolar?

Um bom trabalho para todos!

INÍCIO DO ANO LECTIVO

por Prof.POR Anabela Azevedo -
OK
Início das aulas
15 de Setembro

Recepção ao 2º. Ciclo (alunos)

12 de Setembro
(10h às 12.30h)

Recepção ao 3ºCiclo (alunos)

12 de Setembro
(15.30 às 18.30)

Recepção aos E.Educação do 5º ano.

11 de Setembro
(18h)

Recepção aos E.Educação dos 6º,7º,8º e 9º anos

12 de Setembro
(18h)

CLUBE DE MATEMÁTICA_Problema do mês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

M

Problema do mês

Vencedores

Tendo em conta o número de participações, o tipo de resolução e o total de pontos adquiridos, os vencedores do Problema do Mês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias são:


1º Ciclo – Débora Vinha – A-dos-Cunhados

2º Ciclo – Daniel Vitorino – 6ºA

3ºCiclo – Lucas Barros – 7ºD


O Clube de Matemática agradece a participação de todos nesta actividade.

Acção promovida pela "Águas do Oeste"

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No passado dia 16 de Junho realizou-se na nossa escola uma acção de sensibilização alusivo ao tema “ A importância da água Uma actividade no âmbito da Eco-escola, dinamizada pela empresa Águas do Oeste e destinou-se a alunos dos 5º e 6º anos.

Nesta sessão a monitora da acção entregou os prémios aos alunos do 6º ano , que participaram no concurso promovido por esta empresa “A água em Banda Desenhada”.

A professora coordenadora da Eco-escola, dá os parabéns aos alunos vencedores e a todos os outros que, sem terem ganho o prémio, aprenderam as regras para poupar água e a serem eco-consumidores.


aqui as fotos da entrega de prémios!

Romale

por ex-Prof. Mª João Neto -

Romale

O espectáculo ROMALE representa o resultado de uma residência artística de 10 dias em torno das expressões artísticas ciganas.

Participam no projecto jovens e adultos, ciganos e não ciganos, cruzando tradições ciganas da Europa Central (os artistas dinamizadores são da República Checa) e da Europa do Sul.

Venha participar neste encontro de culturas em Torres Vedras!

r

Inquéritos on-line

por Prof.HGP Ilídia Pedro -

A equipa do Centro de Recursos solicita a todos os professores envolvidos no Sobre Rodas e PNL que preencham os inquéritos on-line, de modo a podermos fazer o relatório de avaliação.O prazo de preenchimento vai até 30 de Junho.

Obrigado e bom trabalho!

Campeonato de Ortografia_Resultados finais

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Na escola Sede do Agrupamento Padre Vítor Melícias, realizámos mais uma vez o Campeonato de Ortografia, que abrangeu todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, tendo os mesmos concorrido em três fases ao longo do ano lectivo.


Aqui ficam os nomes dos alunos vencedores:

Ano

Turma

Nome

Pontuação


A

C

Patrícia Moreira


Daniela Rodrigues

91


91

A

Daniel Vitorino

95

A

Ana Marta Cunha

89

C

Joana Santos

89

B

Jessica Francisco

94

Parabéns a todos !!!!!

A todos estes alunos será oferecido um prémio e um diploma pelo seu brilhante desempenho neste campeonato, no acto da matrícula.


Não podemos, contudo, terminar, sem antes deixar um cumprimento especial a todos os restantes alunos, pois todos participaram com entusiasmo, demonstrando que saber escrever é muito importante!

A Todos o nosso Obrigado!

O Departamento de Língua Portuguesa da APVM

aqui, os resultados globais deste campeonato!

(Editado por Prof.DT9ºB Teresa Nunes em Sexta, 20 Junho 2008, 12:23)

Sobre Rodas (recolha de livros)

por Prof.HGP Ilídia Pedro -

Caros colegas,

Mais um ano a terminar e... chegou a hora da recolha dos livros do Sobre Rodas. No dia 18 de Junho (4ª feira) será a última entrega deste ano lectivo e como temos de percorrer todas as escolas e Jardins de Infância será difícil apontar uma hora precisa. Saída: 9h30m / regresso: 17h00m.

Bom trabalho!

Ilídia Janela

Olimpíadas MIND LAB

por Prof.POR Anabela Azevedo -
o

Para veres as fotos desta actividade, clica aqui!

O Programa Educativo Mind Lab iniciou-se em Portugal no corrente ano lectivo, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo todos os alunos do 1º Ciclo de Torres Vedras beneficiado desta actividade.

Na continuidade de alguns dos seus principais objectivos, como o desenvolvimento do respeito mútuo, da tolerância, da honestidade e do espírito desportivo, nos jogos e na vida real, a realização das Olimpíadas Mind Lab, constituídas num torneio de jogos de pensamento, permite promover o desenvolvimento de competências de vida através da aplicação desta aprendizagem para além do contexto de aula e dos jogos em si.

Assim e no âmbito das iniciativas de encerramento do ano lectivo, realizou-se na nossa escola, no dia 13 de Junho de 2008, pelas 9h30m, as I Olimpíadas Mind Lab, na qual participaram todos os alunos do 4º ano de escolaridade da EBIPVM.

Todos os alunos participantes foram fantásticos, pois, de um modo geral, estiveram à altura do desafio, tendo com o seu empenho e entusiasmo, contribuído decisivamente para o sucesso desta organização.

De realçar o Prémio Fair-Play atribuído ao aluno Rafael Mendonça e o Prémio da MELHOR TURMA atribuído à turma E do 3º e 4º ano de escolaridade.

Na classificação individual foram os seguintes os alunos premiados:


1º Classificado – Estela Bento

2º Classificado – David Abreu

3º Classificado – Samuel Ramos

4º Classificado – David Colaço

5º Classificado – Catarina Margarido

6º Classificado – Fausto Santos

A todos os NOSSOS PARABÉNS!


Clube do Ambiente e "Bué d'Artes" no Eco-Escolas

por Prof.POR Anabela Azevedo -
O Clube do Ambiente e o Clube Bué d'Artes do nosso Agrupamento, participaram, no passado dia 16 de Maio, no Encontro Eco-Escolas, que se realizou no Parque da Várzea em Torres Vedras.

O Clube do Ambiente participou com uma tendinha de "Eco-bijuterias" e o Clube Bué d'Artes animou a festa com música e dança.

Queres saber mais?

Então, clica aqui para veres todas as fotos!!

Colóquio Internacional

por ex-Prof. Mª João Neto -
O Centro de História da Universidade de Lisboa vem por este meio proceder à divulgação do Colóquio Internacional Da Hispânia à Ibéria: Discursos identitários na Península Ibérica entre os séculos XI e XIX, organizado pelo Centro de História (no âmbito da sua linha de investigação em Modelos Identitários) em colaboração com o Instituto Cervantes de Lisboa, e coordenado pelo Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, investigador do C.H.U.L.
O Colóquio visa abordar a questão das identidades na Península Ibérica, contando com a participação de especialistas portugueses e espanhóis de reconhecido mérito, e terá lugar nos próximos dias 5 e 6 de Junho, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (sessões da manhã) e no Auditório do Instituto Cervantes, à rua de Santa Marta (sessões da tarde).
Vê o programa no canto superior direito da notícia.

Actividade "Caracol do Lixo"

por Prof.POR Anabela Azevedo -
CARACOL DO LIXO

No âmbito da actividade promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, os alunos dos 5º. e 6º. anos do nosso Agrupamento, realizaram diversos trabalhos alusivos ao tema na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.

Os trabalhos que se encontram em destaque na página principal da nossa escola, estarão expostos no Parque da Várzea no dia 5 de Junho, aquando da comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

Vê aqui os restantes trabalhos:




Resultado das eleições do Agrupamento

por ex-Prof. Mª João Neto -
CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO DO AGRUPAMENTO

Resultado eleitorais

Docentes
Não Docentes

fachada
----------------------------------------
DOCENTES
  • Ø Total de Eleitores - 135
  • Ø Total de Votantes – 113 (83,7 %)
  • Ø Abstenções – 22 (16,3%)
  • Ø Votos a Favor da Lista A - 58 (51,3 %)
  • Ø Votos a Favor da Lista B – 51 (45,1 %)
  • Ø Votos em Branco – 2 (1,8 %)
  • Ø Votos Nulos – 2 (1,8 %)

Da Lista A foram eleitos os docentes: Fernando Alberto Nunes Valério, Vítor Manuel Henriques Marques, Maria Manuela Costa Filhó Carvalho e Maria Helena Narciso Rodrigues.

Da Lista B foram eleitos os docentes: Joaquim Pinto Gonçalves, Maria Natália Dias Simões e Elisabete Maria Galvão Jerónimo.

---------------------------------------
NÃO DOCENTES

LISTA A
  • Ø Total de Eleitores - 59
  • Ø Total de Votantes – 42 (71,2%)
  • Ø Abstenções – 17 (28,8%)
  • Ø Votos a Favor da Lista A - 38 (90,5%)
  • Ø Votos em Branco – 3 (7,1%)
  • Ø Votos Nulos – 1 (2,4%)

Foram eleitos os não docentes Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues e Maria Inês Coelho Gouveia Caetano.

Dia do 4º ano

por Prof.POR Ana Cláudio -

a

No dia 4 de Junho, pelas 10.30h, o 6ºA representou "A Adivinha da Rainha", uma adaptação da história tradicional "A Adivinha do Rei", recebendo assim todos os alunos do 4ºano que transitarão para a nossa escola no próximo ano lectivo.

Vê aqui, as fotos desta actividade!



(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Terça, 27 Maio 2008, 19:15)

Eleição e designação dos membros do Conselho Geral Transitório

por Utilizador apagado -
 
 

Lista A - - - - Lista B


Dando cumprimento ao ponto 1 do Artigo 62º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril (novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário), está aberto o processo de eleição e designação dos membros do Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.

Composição do Conselho Geral Transitório

- 7 Representantes do pessoal docente (eleitos pelo respectivo corpo docente);

- 2 Representantes do pessoal não docente (eleitos pelo respectivo corpo não docente);

- 6 Representantes dos pais e encarregados de educação (indicados pelas respectivas organizações representativas);

- 3 Representantes do município (designados pela Câmara Municipal, podendo esta delegar tal competência nas juntas de freguesia);

- 3 Representantes da comunidade local (cooptados pelos demais membros do Conselho Gera Transitório;

Eleição dos Representantes do Pessoal Docente para o Conselho Geral Transitório

As listas devem conter a indicação de 7 candidatos a membros efectivos, bem como de candidatos a membros suplentes;

As listas devem integrar pelo menos 1 professor titular;

As listas devem integrar representantes dos educadores de infância e dos professores do 1º ciclo;

As listas devem ser entregues ao presidente da Assembleia do Agrupamento até ao dia 19 de

Maio de 2008, o qual procederá à sua validação e afixação na sala do pessoal docente da escola sede do Agrupamento, Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias.

Eleição dos Representantes do Pessoal Não Docente para o Conselho Geral Transitório

As listas devem conter a indicação de 2 candidatos a membros efectivos, bem como de candidatos a membros suplentes;

As listas devem ser entregues ao presidente da Assembleia do Agrupamento até ao dia 19 de Maio de 2008, o qual procederá à sua validação e afixação na sala do pessoal não docente da escola sede do Agrupamento, Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias.

Diálogo Intercultural

por Prof.HGP Ilídia Pedro -

Numa organização do Centro de Recursos e em comemoração do ano Europeu do diálogo Intecultural, a escola dinamizou de 26 a 30 de Maio uma semana Intercultural . Ao longo da semana, foram promovidas exposições, conferências e apresentação de leituras na língua de origem.


--> A 2ª feira foi dedicada à Europa de Leste e contou com a presença da Dra. Ana Miguel (15.45h) para um colóquio sobre a Etnia Cigana. - Fotos

--> Na 3ª feira foram dinamizadas actividades relacionadas com os países Africanos. - Fotos

--> Na 6ª feira esteve representado o Brasil e contámos com a presença da poetisa Vera Lúcia de Oliveira. - Fotos


(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Terça, 3 Junho 2008, 08:59)

Visita de Estudo a Tomar

por Prof.POR Anabela Azevedo -

3


No passado dia 13 de Maio, os alunos dos 8º. e 9º. anos de Educação Moral e Religiosa Católica, em parceria com os alunos da Escola Secundária com 3º. ciclo de Madeira Torres, deslocaram-se em visita de estudo a Tomar, onde visitaram a Sinagoga e o Convento de Cristo.

Clica AQUI, para veres mais fotos da visita!!!!!


Campanha de Solidariedade - Lar de S. Francisco.

por ex-Prof. Ana Mafalda Faria -
No 2º período, um grupo de alunos do 8º C, efectuou uma visita ao Lar de S. Francisco, onde se inteirou das carências daquela instituição, e passou uma tarde de convívio com os idosos, da qual se mostra o resultado.
Neste momento, depois de detectadas essas carências , avançam com uma Campanha de Solidariedade, no sentido de recolher algum material para ocupação dos tempos livres.
C

Dia Internacional dos Museus

por ex-Prof. Mª João Neto -

Ribombar anima Torres Vedras no Dia Internacional dos Museus

No próximo dia 18 de Maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Para assinalar a data, o Museu Municipal de Torres Vedras promove uma iniciativa, no Parque da Várzea.

O grupo Ribombar, da EBI Padre Vítor Melícias, irá participar na animação do evento.

Aparece!