Matiné de Fado no FAROL – Fado Farol

por Prof.EDF Rui Ruas -

No passado dia 12 de Março, na Comunidade de Aprendizagem O Farol, realizou-se uma Matiné de Fados denominada Fado Farol.

o

O evento foi delineado e preparado para possibilitar o envolvimento de todos: educadores, professores, crianças e famílias, empenharam-se em dar o seu melhor, para que, através do contributo de cada um, pudessem viver experiências colaborativas, promotoras do desenvolvimento integral das crianças “faroleiras”. Foram verdadeiros momentos de aproximação, envolvimento e celebração da vida da própria comunidade.

o

Contudo, o seu principal objetivo foi o de envolver os pequenos alunos na organização do evento, promovendo a sua responsabilidade, autonomia, respeito, espírito crítico, poder de decisão, espírito colaborativo, autoestima e realização pessoal. De salientar que as crianças (entre os 6 e os 12 anos) participaram em muitas tarefas, tendo sido elas que criaram as ilustrações que deram origem ao cartaz e aos convites para o evento, decoraram a sala, pintaram as criativas toalhas de mesa, aceitaram inscrições, realizaram um trabalho prévio de gestão de recursos, receberam e encaminharam os convidados para as respetivas mesas, venderam e serviram cafés/sobremesas, serviram à mesa, apresentaram o espetáculo, cantaram o fado (sim, também cantaram!) e arrumaram a sala. Sem o envolvimento de todas as crianças (cerca de 35 alunos e suas famílias), nada teria acontecido duma forma tão fresca, genuína, encantadora e simplesmente inesquecível.

o

Simultaneamente, pretendeu-se também angariar alguma verba para a própria comunidade, pelo que os apoios a esta iniciativa foram os mais diversos, tendo-se conseguido tudo o que mais se necessitava dentro da própria comunidade. Salienta-se a participação benemérita dos fadistas Mónica Severino e João Manuel Martins, que conjuntamente com a fadista e “mãe faroleira”, Sílvia Filipe, foram muito bem acompanhados por Fernando Silva na guitarra portuguesa e Eduardo Lemos na guitarra clássica. Com estes fadistas estiveram também em palco as lindíssimas vozes de Ângela Teodoro, Diana Gomes, Filipa Rodrigues, Joana Ghira, Lara Domingos, Lara Silva, Sofia Gomes e Matilde Belchior.

o

A este momento de festa não poderia faltar o patrono do agrupamento, o Sr. Padre Vítor Melícias, o qual teve oportunidade de expressar o seu contentamento e alegria pelo trabalho realizado, abrindo as portas da esperança para um futuro onde a luz do Farol ilumine cada vez mais os corações das crianças, das suas famílias e de todos os professores e colaboradores duma escola que respeita a individualidade de cada um e onde a educação pelo coração é uma prioridade. 

o

Vê AQUI as FOTOS

Natação

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR

Natação Adaptada

No âmbito do Projeto do Desporto Escolar e com a contribuição da Física de Torres Vedras na cedência da piscina, o agrupamento tem vindo, nos últimos anos letivos, a oferecer a prática da NATAÇÃO ADAPTADA para alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

No corrente ano letivo foram já quatro os encontros interescolas (Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Ericeira) em que os alunos do agrupamento participaram, realizando com muito empenho e sucesso as provas de 25 metros Costas e 25 metros Livres (Crol). Nestes encontros participaram alunos de 10 escolas da zona oeste, coexistindo simultaneamente provas regulares e de natação adaptada.

Considerando que o “saber nadar” é indiscutivelmente uma competência para a vida, principalmente num concelho perto do mar, bem como a possibilidade de podermos usufruir da utilização da piscina gratuitamente, e certos de que a prática da natação se reveste de significativa importância para alunos com NEE, nomeadamente a nível do desenvolvimento das suas competências psicomotoras, bem como a nível do desenvolvimento da sua autonomia, perseverança e autoestima, autoconfiança e capacidade de transferência das aquisições para outras atividades do dia-a-dia, é importante manter e alargar esta oportunidade de desenvolvimento a mais alunos do nosso agrupamento.

São todos bem-vindos!

As fotos, AQUI!

vídeo:

Valentine's Day

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

VALENTINE’S DAY

Como já vem sendo hábito, comemorou-se o Dia de S. Valentim, no âmbito da disciplina de Inglês, em parceria com Educação Visual.

Foram elaborados trabalhos pelos alunos das seguintes turmas: A, B e C do 8º ano; A e B do 9º ano.

Os trabalhos do 8º ano estiveram expostos nas vitrinas do átrio da escola.

Os alunos do 9º ano produziram painéis de grandes dimensões que ficarão expostos no corredor do 1º andar.

Agradece-se a colaboração de todos os intervenientes:

professoras Helena Narciso e Célia Duarte e seus alunos.

VÊ AS FOTOS AQUI

Goalball

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 3º ENCONTRO DE GOALBALL - Zona Oeste

EB do Cadaval

10 de fevereiro de 2016

O Goalball é um desporto adaptado para pessoas invisuais ou de baixa visão, podendo incluir também jogadores visuais, pois todos jogam vendados. Joga-se em silêncio e com uma bola com guizos, sendo necessário identificar a trajetória da bola pela audição. O objetivo do jogo, como se percebe pelo nome, GOAL=GOLO e BALL=BOLA, é a marcação de mais golos que o adversário.

Este encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 23 alunos praticantes, organizados em 7 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Realizaram-se 7 jogos (de 10 minutos - 5’ cada parte), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas das três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se num ambiente de convívio e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

VÊ AS FOTOS AQUI!

Mês dos Afetos na Biblioteca de Campelos

por Prof.ING Helena Narciso -

 Durante o mês de fevereiro os alunos da Escola Básica de Campelos abordaram o tema dos afetos em articulação com a disciplina de inglês .

 Os alunos foram incentivados à leitura de um bom livro, “Fall in love with a good book”, e partindo de algumas histórias, “O que é o amor?” e “O homem bestial”, escreveram mensagens subordinadas aos temas: “Amigo é…; “O que é o amor...?” e “What do you love doing?”

Os alunos do  5º e 6º anos realizaram corações com diversos materiais que estão expostos na biblioteca.

As FOTOS aqui

HOMENAGEM À PROFESSORA MARGARIDA CECÍLIO

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

HOMENAGEM À PROFESSORA MARGARIDA CECÍLIO

15/02/2017, 15h

Na sequência da partida da nossa querida amiga e professora Margarida, mais uma flor deste nosso jardim terrestre que nos foi subitamente levada, a Direção do Agrupamento, os seus professores, funcionários e os nossos alunos e ex-alunos decidiram prestar-lhe uma pequena e singela homenagem, à qual se juntará igualmente o nosso Patrono, Padre Vítor Melícias.

Neste dia irão ser lançados 53 balões brancos (a sua idade) que seguirão repletos de pequenas mensagens (que deverão trazer já escritas num pequeno retângulo de papel) pretendendo-se que estes lhe levem a mensagem de que, apesar da sua partida, ela permanecerá para sempre nos nossos corações.

O seu sorriso, alegria, determinação e força de viver serão para sempre recordados e desejamos agora que descanse em paz, como merece.

Nesta conformidade, convidamos todos aqueles que se queiram juntar a nós nesta homenagem a estarem presentes na nossa escola no próximo dia 15/02 (4ª.feira) pelas 15h.

Encontro com a escritora Paula Ruivo _ BECRE Campelos

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Encontro com a Escritora Paula Ruivo

na Biblioteca de Campelos

Nos dias 23 e 24 de janeiro a escritora Paula Ruivo esteve na Biblioteca Escolar de Campelos para apresentar a sua obra “Não quero ser o que sinto…”

Os alunos do 2º e do 3º ciclo leram parte da obra em sala de aula e debateram a temática do bullying. Na biblioteca realizaram um painel com palavras-chave sobre a obra. Os encontros decorreram de forma muito animada, o 8º BC apresentou um rap e os alunos do 5º e 6º anos partilharam alguns finais da história inventados por eles.

Obrigado a todos os docentes que se envolveram nestes encontros.

Janeiro de 2017

As fotos AQUI!

DE - DESPORTOS GÍMNICOS

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

  DE - DESPORTOS GÍMNICOS

No passado dia 12 de dezembro de 2016, o grupo de DE de Desportos Gímnicos, participou no 2º encontro da competição, na Escola Básica do Maxial em Torres Vedras. O nosso agrupamento foi representado por 12 alunos da Escola Básica de Campelos e da APVM, sendo 9 praticantes e 3 juízes. Todos competiram no nível 1 do Minitrampolim ou Tapete, tendo 4 alunos participado na prova combinada (Minitrampolim e Tapete). Foi uma manhã desportiva agradável, com muito convívio e confraternização entre praticantes da modalidade das diferentes escolas participantes. Os resultados desportivos também foram bastante positivos destacando-se o 1ºlugar, do aluno Bruno Piedade, na prova combinada e o 4ºlugar da aluna Inês Cabaça no Minitrampolim. Na prova combinada, a mesma aluna ficou em 5º lugar, num total de 22 atletas.

Resultados dos Alunos:

2ªconcentração de DE - Desportos Gímnicos

CLASSIFICAÇÕES MINITRAMPOLIM - NÍVEL 1 -

FEM (40 ATLETAS)

4º - Inês Cabaça - 76,65 pontos

8º - Marisa Santos - 71,40 pontos

12º- Érica Gomes - 62,90 pontos

26º - Bebiana Leonardo - 49,65 pontos

27º - Carolin Nascimnto - 48,90 pontos

TAPETE - NÍVEL 1 - FEM (30 ATLETAS)

7º- Inês Cabaça - 23,60 pontos

13º- Carolina Martinho - 20,10 pontos

19º - Matilde Machado - 19,70 pontos

20º - Carolina Henriques - 18,40 pontos

23º - Maria Rodrigues - 16,60 pontos

25º - Carolina Nascimento - 13,70 pontos

29º - Marisa Santos - 0 pontos

PROVA COMBINADA (MINITRAMPOLIM E TAPETE) - 22 ATLETAS

5º- Inês Cabaça - 49,15 pontos

17º- Carolina Nascimento - 30 pontos

21ºMarisa Santos 23,80

MINITRAMPOLIM - NÍVEL 1 - MASC. (5 ALUNOS)

5ºBruno Piedade - 52,90 pontos

TAPETE - NÍVEL 1 - MASC (1 ALUNO)

1º Bruno Piedade - 16,70 pontos

PROVA COMBINADA NÍVEL 1 - MASC.( MINITRAMPOLIM E TAPETE) - 5 ATLETAS

1º Bruno Piedade - 34,33 pontos

ALUNOS PARTICIPANTES:

- Isabel Martins (Juíz) - 5ºBC Nº7

- Carolina Nascimento - 6ºBC Nº5

- Carolina Henriques - 6ºBC Nº4

- Maria Rodrigues - 6ºBC Nº16

- Matilde Machado - 6ºBC Nº19

- Érica Gomes- 7ºBC Nº4

- Bruno Piedade - 8ºAC Nº2

- Carolina Martinho 6ºB Nº10

- Nadine Henriques (Juíz) 7ºB Nº20

- Filomena Clemente (Juíz) 7ºC Nº6

- Inês Cabaça 7ºC Nº9

- Marisa Santos 8ºB Nº18

VÊ AS FOTOS AQUI!

DIA MUNDIAL DO BRAILLE

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA MUNDIAL DO BRAILLE 04/01/2016

ESTE DIA FOI ASSINALADO NO APVM

A sala de Educação Especial (domínio visual) esteve aberta entre as 8.30 e as 10.30 para uma atividade de Braille, onde os alunos interessados puderam conhecer um pouco sobre a grafia Braille e aprenderam a escrever o seu nome na mesma.

as fotos aqui:

Hortas escolares sustentáveis

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Hortas escolares sustentáveis

De forma a desenvolver o projeto Hortas Bio coordenado pela professora Lélia Narciso, tivemos uma ação de sensibilização com Vasco Batista do Centro de Educação Ambiental, ensinando as várias técnicas de compostagem e as boas práticas de desenvolvimento sustentável.

Aqui ficam as fotos da atividade

Goalball - 2º Encontro 13/12/2016

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR 2º ENCONTRO DE GOALBALL- Zona Oeste

ES Henriques Nogueira – Torres Vedras 13 de dezembro de 2016

Este segundo encontro de Goalball, incluído no quadro competitivo da modalidade da zona Oeste, decorreu em muito bom ambiente, com a participação entusiasmada de 28 alunos praticantes, organizados em 8 equipas de 3 escolas - EB Padre Vítor Melícias (organização), EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira - Torres Vedras. A equipa da EBPVM incluiu uma aluna invisual, um aluno de baixa visão e um aluno NEE. A equipa da ESHN incluiu também uma aluna NEE.

Realizaram-se 8 jogos (de 10 minutos – 5 minutos cada parte), tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre as três escolas. As arbitragens foram realizadas rotativamente por árbitros das três escolas. Não se procedeu a uma classificação final, pois dado o baixo número de jogadores, as duas divisões jogaram misturadas.

Embora as idades fossem muito diferentes (os alunos da EBPVM eram do 2ºCEB, os do Cadaval do 3ºCEB e os da ESHN do Ensino Secundário), os jogos realizaram-se em ambiente de camaradagem e boa colaboração, tendo o nível de jogo sido muito equilibrado entre todas as equipas.

De salientar que para além de ser uma excelente modalidade para pessoas invisuais e/ou de baixa visão, o Goalball constitui uma experiência muito oportuna e interessante para qualquer jovem dos dias de hoje, pois, ao nos desconetar da visão, estimula a audição, ativando outros canais de concentração e de ação consciente.

Vê as fotos aqui!

Dia Nacional Língua Gestual Portuguesa_A-dos-Cunhados

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL

No passado dia 15 de novembro a EB de A-dos –Cunhados assinalou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Orientados pela monitora Mara Jorge os alunos, professores e auxiliares da nossa escola reproduziram frases em língua gestual alusivas aos temas “As mãos falam” e “Todos diferentes, todos iguais”.

Encontro com a escritora Sílvia Filipe BECRE-Campelos

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Encontro com a Escritora Sílvia Filipe

na BE de Campelos

No dia 17 de novembro a escritora e professora Sílvia Filipe esteve na Biblioteca de Campelos a apresentar o seu novo livro “Gema, a galinha muito verde”.

Realizaram-se duas sessões muito animadas com a participação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Os alunos gostaram de conhecer este novo livro, colocaram questões à escritora e foi lançado o desafio de imaginar o fim da história de Gema, a galinha muito verde.

A equipa da biblioteca agradece a disponibilidade da professora Sílvia Filipe e o momento fantástico que nos proporcionou.

Prof. Marta Rodrigues

As fotos, AQUI!

Classificações do Badminton do Agrupamento

por Prof.EDF Rui Ruas -

No passado dia 14 de novembro, os nossos alunos deslocaram-se a Alenquer, à escola Secundária Damião de Goes, onde participaram no primeiro encontro de Badminton com excelentes classificações. Os alunos do nosso Agrupamento venceram os escalões de Infantis A Masculinos, Infantis B Femininos e Masculinos, Juvenis Femininos e ainda obtiveram um segundo lugar nos Juvenis Masculinos! Parabéns a todos!!!

Vejam em anexo as Classificações completas do torneio (com os nossos alunos assinalados a amarelo)

e o Ranking provisório da Zona Sul da região OESTE

Halloween

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

APVM

 2016

Tem estado patente no átrio da escola a tradicional exposição comemorativa do Halloween.

Os trabalhos expostos foram realizados pelos alunos do 5º e do 6º Ano de escolaridade.

Participaram ainda os alunos do Percurso Curricular Alternativo.

O tema foi trabalhado privilegiando a abordagem dos animais que simbolizam o Halloween.

Agradece-se a todos os intervenientes a colaboração empenhada e criativa!

As fotos, AQUI

Halloween na Escola Básica de Campelos

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Halloween na Escola Básica de Campelos

Durante o mês de outubro os alunos da Escola Básica de Campelos comemoraram o “Halloween” em articulação com o Departamento de Línguas Estrangeiras, Expressões e a Biblioteca Escolar.

Na disciplina de Inglês os alunos, exploraram o vocabulário relacionado com os símbolos de Halloween focando-se nos animais. Articulando com o Departamento de Expressões, os alunos do 5º e 6ºanos criaram animais e outros elementos decorativos que foram expostos no átrio da escola e na Biblioteca Escolar. Na Biblioteca, os alunos exploraram histórias e canções relacionadas com este tema, realizaram sopas de letras e foi lançado o Desafio de Escrita Criativa “Receitas Fantásticas” partindo do “Caldeirão das Palavras”.

Obrigado a todos os alunos e professores que se envolveram nesta atividade.

Outubro de 2016

FOTOS

Desafio de Escrita “Receitas Fantásticas”

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Desafio de Escrita “Receitas Fantásticas”

Durante o mês de outubro os alunos da Escola Básica de Campelos trabalharam os temas “Alimentação” e “Halloween” na Biblioteca Escolar em articulação com o departamento de português, expressões e de inglês.

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo exploraram a história “O dia em que a barriga rebentou” de José Fanha e os alunos do 2º ciclo ouviram algumas receitas da obra “O livro das receitas malucas” de José Jorge Letria. Partindo destas histórias foi-lhes proposto um Desafio de Escrita Criativa. Cada grupo retirou do “Caldeirão das palavras” quatro palavras – chave, um verbo, um adjetivo, um nome e um ingrediente fantástico. Misturou-se tudo com muita imaginação e assim estão a nascer “Receitas Fantásticas” elaboradas pelos alunos em pequenos grupos de trabalho ou em contexto de turma.

Com as receitas elaboradas será posteriormente compilado um e-book.

Parabéns a todos os alunos e professores que aceitaram este desafio de escrita criativa.

Professora Bibliotecária Marta Rodrigues, outubro de 2016

FOTOS

IV semana da visão

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

IV SEMANA DA VISÃO

No âmbito da IV Semana da Visão, organizada pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do concelho de Torres Vedras (GADV), decorreu na Escola Básica da Fonte Grada uma iniciativa chamada Conversas revelando a (D)Eficiência, onde utentes do GADV puderam partilhar as suas histórias, dando a conhecer aos alunos como é viver com problemas visuais graves.

A seguir, os alunos puderam realizar algumas atividades de olhos vendados dinamizadas pelos utentes do GADV, nomeadamente utilizar a bengala branca, jogar jogos de tabuleiro e utilizar o computador com leitor de ecrã.

Foi uma tarde diferente que muito lhes agradou. Penso que esta experiência contribuiu para a sua formação cívica, num claro apelo à sua humanidade e respeito pelos outros e pela diferença.

Mais info e fotos em:

http://n1piscardolhos.blogspot.pt/2016/10/iv-semana-da-visao-dia-3-conversas.html