Semana da Leitura_PNL

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -
PLANO NACIONAL DE LEITURA

"LIVROS EM MOVIMENTO"

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, vão ser desenvolvidas diversas actividades em todo o agrupamento, na semana de 3 a 7 de Março.

Estas actividades visam promover os hábitos de leitura dos alunos.

Serão disponibilizadas, oportunamente, informações detalhadas sobre as actividades que irão decorrer.

FICA ATENTO!!!

o



Corta-Mato

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -
CORTA MATO ESCOLAR - EAE LISBOA OESTE


Realizou-se no passado dia 22 de Fevereiro, no âmbito das actividades do Desporto Escolar, mais um corta-mato.

A participação da escola foi bastante positiva, tendo mesmo sido alcançado um primeiro lugar no Escalão de Juvenis Masculinos NA CLASSIFICAÇÃO GERAL pelo aluno: Isaac Gonçalves, um segundo lugar no Escalão Iniciados Masculinos na classificação por equipas, em que se destacaram os alunos Rúben Soares, Eliano Ferreira, Diogo Cunha e Flávio Batista, Rodolfo Cunha e Paulo Machado, entre outros resultados muito bons.

Mais informação disponível sobre os resultados finais em:
http://www.revistaatletismo.com/CROSS_EAE_LX_OESTE.htm


PARABÉNS A TODOS!!

Vê as fotos, aqui!

Projecto Comenius

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Entre 23 e 28 de Janeiro de 2008, o nosso Agrupamento recebeu a visita preparatória de uma Delegação ligada ao Projecto Comenius, composta de representantes oriundos de vários países da Europa (Alemanha, França, Itália e Roménia), sendo a coordenação deste projecto da autoria do professor Victor Marques, do nosso Agrupamento.





Ida ao Teatro

por Utilizador apagado -
A Estrela

No passado dia 15 de Fevereiro, os alunos do 5º ano da Escola Padre Vítor Melícias foram a Lisboa, ao Teatro Politeama, ver uma peça de teatro chamada "A Estrela", uma adaptação de uma obra de Vergílio Ferreira.
Esta visita fez-se no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, para consolidação de conhecimentos adquiridos.
Os alunos consideraram a peça muito engraçada e gostaram da visita.

Clica aqui para veres o vídeo:

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Quinta, 21 Fevereiro 2008, 13:10)

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Sexta, 22 Fevereiro 2008, 11:08)

Biobibliografia de Alice Vieira

por Utilizador apagado -

BIOBIBLIOGRAFIA DE ALICE VIEIRA


BIOGRAFIA alice

Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943.

Em 1967, concluiu a licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa, e em 1969 dedicou-se ao jornalismo, trabalhando primeiro no Diário Popular, e logo de seguida, no Diário de Notícias onde coordenou outro suplemento chamado «O Catraio». Alice colaborou também num programa de televisão chamado «Jornalinho».

Em 1979, anunciou-se no romance para jovens com Rosa, Minha Irmã Rosa, obra que foi premiada com o Prémio de Literatura Infantil «Ano Internacional da Criança» editado por: Editorial Caminho.

Actualmente, Alice Vieira dedica-se somente ao trabalho literário, tendo editado em vinte anos de actividade quatro dezenas de livros para crianças e jovens. É também conhecida pelos artigos e crónicas que continua a publicar em jornais e revistas. Constantemente Alice Vieira é convidada para palestras e encontros com os seus jovens leitores, em escolas e bibliotecas.

BIBLIOGRAFIA

Alice Vieira é actualmente a escritora portuguesa de livros para jovens mais traduzida e divulgada no estrangeiro. A sua escrita é associada a uma crescente capacidade na construção narrativa e ao dom de criar heróis problemáticos, verosímeis e psicologicamente consistentes, o que leva o leitor a "prender-se" ao livro.

Aqui está uma lista com apenas alguns dos seus livros.

· Rosa, Minha Irmã Rosa (1979)

· Lote12, 2º Frente (1980)

· A Espada do Rei Afonso (1981)

· Chocolate à Chuva (1982)

· Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho (1984)

· Flor de Mel (1985)

· Paulina ao Piano (1985)

· Úrsula, a Maior (1988)

· Leandro rei da Helíria (1991)

· Eu bem Vi Nascer o Sol ( 1994)

· Caderno de Agosto (1995)

· Se Perguntarem Por Mim, Digam Que Voei (1997)

CONCURSO "A EUROPA NA ESCOLA"

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, vai realizar-se o
55º Concurso Europeu : "A Europa na Escola 2008".

"A Europa Na Escola" é uma actividade que tem o objectivo genérico de promover a dimensão europeia na educação, e em que Portugal participa há 25 anos.


Tema geral: “Juntos na Diversidade”


Prazo para entrega dos trabalhos: 30 de Maio de 2008

Para participar, consulta o regulamento do concurso, aqui.

PARTICIPA!!!

S.Valentim

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

2

Até às 14 horas do dia 13 de Fevereiro, coloca a tua mensagem de São Valentim no "marco do correio do amor"!

As cartas ou postais serão distribuídos pelas várias turmas, no dia 14 - Dia dos Namorados.

--As mensagens podem ser em Inglês, Francês ou Português--


Participa na actividade!

34

Corrida da Escola e Corta Mato

por Utilizador apagado -
CORRIDA DA ESCOLA E CORTA-MATO
at


Realizar-se-á no próximo dia 18 de Janeiro, dentro das instalações escolares , a Corrida da Escola, das 10h30m às 12h30m.

Para participar nesta actividade os alunos deverão trazer equipamento próprio, uma garrafa de água e o seu dorsal devidamente preenchido.

No dia 22 de Fevereiro irá realizar-se o Corta-Mato do Desporto Escolar, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no qual irão participar em representação da EBIPVM, os primeiros classificados da Corrida de Escola.


PARTICIPA!!!

Torneio de Ténis de Mesa

por Utilizador apagado -

Regulamento do Torneio de Ténis de Mesa

 1. Data e horário : 01 de Fevereiro de 2008 das 09:00 às 15:25 

2. Local de actividade : pavilhão da escola Padre Vítor Melícias

3. Categorias :dois singulares /par /dois singulares.Cada turma deverá inscrever de dois a quatro elementos (as equipas podem ser mistas)

4. Condição : Não é permitida a incrição de atletas no dia da prova

5. Data de inscrição : até 31 de Janeiro de 2008

6. Local de inscrição :

a) Junto do teu professor de Ed.Física.

7. Regime : Eliminatório e por grupos.

8. N.° de  jogos: 3 “sets”de 11 pontos cada. É vencedor quem ganhe 2 “sets”.

9. Equipamento : A Organização fornecerá raquetes e bolas de ténis de mesa, podendo os jogadores utilizar raquetes próprias.

Para mais informações contacta o teu professor de Ed.Física

                                               o teu colega Tomas Malaquias

                                              

HISTÓRIA DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Carnaval em Torres Vedras carn

HISTÓRIA DO CARNAVAL EM TORRES VEDRAS!!!

O Carnaval de Torres Vedras é um acontecimento enraizado na identidade cultural e social desta cidade.

A primeira referência ao Carnaval de Torres data do tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574, no qual um morador da Vila de Torres Vedras apresenta uma queixa contra “uns moços folgando com um galo dia de Entrudo trazendo rodelas, espadas, paus como custumam o tal dia”.

Em meados de 1862 realiza-se na Igreja de S. Pedro o jubileu de 40 horas, nos três dias de Carnaval. Mas novas referências ao Carnaval de Torres só a partir de 1885, com a edição do primeiro jornal local. Durante muitos anos o Carnaval limitou-se aos bailes e récitas nas colectividades e em casas particulares, quase sem animação de rua.

Entretanto, começam a surgir, no início do século XX, alguns apontamentos de sátira política, uma característica que marcaria para sempre o Carnaval de Torres. Foi, no entanto, com o advento da República que o Carnaval de rua começou a adquirir maior animação.

Nos anos 20, o Carnaval de Torres conheceu o verdadeiro arranque, com a formação de uma comissão para organizar mais a sério os festejos de rua.

Os Reis do Carnaval, que surgiram por volta de 1925, e as “matrafonas”, que apareceram talvez em 1926, marcaram em definitivo a história do Carnaval desta cidade.

Em 1931 a Avenida 5 de Outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e os carros alegóricos, tendo participado nessa manifestação mais de 3000 pessoas.

Foi a partir de 1960 que o Carnaval de Torres começou a realizar-se regularmente, voltando a demarcar-se dos então existentes pelas suas características únicas. O Carnaval foi-se assumindo cada vez mais como um Carnaval popular e de massas, marcando a diferença em relação aos Carnavais urbanos da época. Prova disso foi a realização do 1.º passeio “auto-trapalhão”, em 1971, onde os participantes tinham de ir mascarados.

A partir de 1980, o Carnaval de Torres profissionaliza-se e cresce ano após ano, rejeitando figurinos externos e assumindo-se como o mais “Português de Portugal”.

O Carnaval de Torres, assumiu desde logo o carácter espontâneo da sua participação, na tradição das manifestações de Entrudo em Portugal, cortando a separação entre actores e espectadores.

O Carnaval de Torres Vedras, mantém a fidelidade às tradições do Entrudo português, por isso, reclama ser o "mais português de Portugal" e caracteriza-se pela participação espontânea dos cidadãos, mesmo nos Corsos organizados. Como afirma um estudioso da etnografia, essa participação "é desejada para a animação do desfile e assim vemos os mais variados foliões nos espaços entre os carros, fazendo a sua festa, exibindo as suas máscaras, pregando as suas partidas, enquanto simples curiosos, mesmo à paisana, podem ir ao lado dos mascarados"

A forte carga satírica aos costumes, com uma grande componente de ironia política e social, assumindo, na Tradição do Entrudo português, um palco para a crítica aos "desconcertos do mundo" de tradição popular, é uma das imagens de marca do Carnaval torriense. Esta fidelidade à matriz cultural do Entrudo português, traduz-se na arruada, na presença de Zés Pereiras e Cabeçudos, nas "matrafonas", no “Enterro do Entrudo”, e em muitas outras manifestações que fazem com que o Carnaval de Torres se reclame, justamente, desde há longos anos, o "Carnaval mais português de Portugal". Mais: é, actualmente, provavelmente, o único Carnaval português de Portugal, assumindo-se como uma
forma de resistência à aculturação e de defesa do património cultural nacional.

his
fonte: http://www.carnavaldetorres.com/historia/





Actuação do Grupo Ribombar no Carnaval de Torres

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

"Ribombar" abre Espectáculo de Apresentação do Carnaval de Torres no

Teatro - Cine, no dia 25 de Janeiro

No próximo dia 25 de Janeiro, pelas 21,30h, realiza-se no Teatro Cine, o Espectáculo de Apresentação do Carnaval de Torres Vedras.

O Grupo "Ribombar" foi convidado para fazer a abertura e o encerramento deste espectáculo. A expectativa dos alunos participantes é grande, já que se trata de um evento importante para a cidade e para a região.

Estamos certos, no entanto, de que todos darão o seu melhor, no sentido de contribuírem para o sucesso do espectáculo.

carnaval


Corrida da Escola e Corta-Mato

por Sala de Imprensa -
CORRIDA DA ESCOLA E CORTA-MATO
at


Realizar-se-á no próximo dia 18 de Janeiro, dentro das instalações escolares , a Corrida da Escola, das 10h30m às 12h30m.

Para participar nesta actividade os alunos deverão trazer equipamento próprio, uma garrafa de água e o seu dorsal devidamente preenchido.

No dia 22 de Janeiro, irá realizar-se o Corta-Mato do Desporto Escolar, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no qual irão participar em representação da EBIPVM, os primeiros classificados da Corrida de Escola.


PARTICIPA!!!

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Sexta, 11 Janeiro 2008, 11:13)

Teatro no Clube de Português

por Utilizador apagado -


teatro-4-733321.jpg

Janeiro de 2008

Ao longo dos últimos encontros de 4ª feira, no Clube de Português, temos vindo a trabalhar um texto dramático, de António Mota. Trata-se de “ História de um papagaio” e está inserido na obra Teatro às três pancadas (recomendada pelo Plano Nacional de Leitura).

Através dele, os teus colegas puderam rever algumas noções sobre texto dramático e, de forma simples, colocar-se na pele de “pequenos actores”.

Lê, agora, um excerto de “História de um Papagaio” (não te esqueças: podes conhecê-lo na íntegra, requisitando o livro na Biblioteca).

Lavrador  – Não vales um pataco e nem sequer para a panela serves, porcaria de bicho!

(Silêncio)

Lavrador  –Fala! Diz qualquer coisa, nem que seja uma parvoíce!

(Silêncio)

Lavrador  – Tempo perdido. Dinheiro perdido! Ah, que burro, que burro que eu fui em ter gasto o que gastei, por causa de um papagaio. Que burro que eu fui! Que burro!

Voz do Papagaio  – Não há dúvida! Não há dúvida!

Coro-  - Não há dúvida! Não há dúvida!

(O Apresentador agarra no pau onde está o papagaio e...)”

As opiniões dos “actores”…

“O meu nome é Gonçalo. Estivemos a ensaiar um texto de teatro com o título de: “História de um papagaio”.

Havia cinco personagens: apresentador, lavrador, imigrante, papagaio e coro.

Eu fazia de papagaio, um animal divertido, inteligente e que nunca se calava. Estava sempre a repetir: “Não há dúvida! Não há dúvida!”

Gosto de teatro porque posso imaginar e fingir que sou uma pessoa diferente e mudar o tom de voz, a forma de andar e, se me esquecer do texto, improvisar.”

Gonçalo Silva, nº 11, 5ºB

“Olá! Eu sou a Solange. Gosto muito de teatro. Nesta peça eu pertencia ao coro. Era muito giro! No coro participavam duas pessoas. Nós começávamos e acabávamos a história.

Gosto de teatro porque posso imaginar e fingir…”

Solange Jordão, nº 21, 5ºB


Já agora... aparece pelo Clube...
Prof. D.Inês.

Recepção ao Embaixador de Timor Leste

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

Programa – 8 de Outubro

Recepção ao Sr. Embaixador de Timor - Leste

10.00 - Cerimónia do hastear das bandeiras de Portugal e Timor Leste.

Presença do Sr. Padre Vítor Melícias e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

10.15- Apresentação de imagens sobre Timor - Leste

  Poema a Timor

 Actuação do clube de Música.

10.20 - Actuação do clube Bué d’ Artes.

10.25 - Actuação do Grupo Ribombar.

10.30 - Exposição sobre Timor - Leste.

10.50 -Visita às instalações da escola.

12.30 – Almoço