JOSÉ GARCÊS
APVM
(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Quinta, 21 Fevereiro 2008, 13:10)
(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Sexta, 22 Fevereiro 2008, 11:08)
BIOBIBLIOGRAFIA DE ALICE VIEIRA
BIOGRAFIA
Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943.
Em 1967, concluiu a licenciatura
Em 1979, anunciou-se no romance para jovens com Rosa, Minha Irmã Rosa, obra que foi premiada com o Prémio de Literatura Infantil «Ano Internacional da Criança» editado por: Editorial Caminho.
Actualmente, Alice Vieira dedica-se somente ao trabalho literário, tendo editado em vinte anos de actividade quatro dezenas de livros para crianças e jovens. É também conhecida pelos artigos e crónicas que continua a publicar em jornais e revistas. Constantemente Alice Vieira é convidada para palestras e encontros com os seus jovens leitores, em escolas e bibliotecas.
Alice Vieira é actualmente a escritora portuguesa de livros para jovens mais traduzida e divulgada no estrangeiro. A sua escrita é associada a uma crescente capacidade na construção narrativa e ao dom de criar heróis problemáticos, verosímeis e psicologicamente consistentes, o que leva o leitor a "prender-se" ao livro.
Aqui está uma lista com apenas alguns dos seus livros.
· Rosa, Minha Irmã Rosa (1979)
· Lote12, 2º Frente (1980)
· A Espada do Rei Afonso (1981)
· Chocolate à Chuva (1982)
· Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho (1984)
· Flor de Mel (1985)
· Paulina ao Piano (1985)
· Úrsula, a Maior (1988)
· Leandro rei da Helíria (1991)
· Eu bem Vi Nascer o Sol ( 1994)
· Caderno de Agosto (1995)
· Se Perguntarem Por Mim, Digam Que Voei (1997)
Regulamento do Torneio de Ténis
de Mesa
2. Local de actividade
: pavilhão da escola Padre Vítor Melícias
3. Categorias
:dois singulares /par /dois singulares.Cada turma deverá inscrever de dois a
quatro elementos (as equipas podem ser mistas)
4. Condição :
Não é permitida a incrição de atletas no dia da prova
5. Data de
inscrição : até 31 de Janeiro de 2008
6. Local de
inscrição :
a) Junto do teu professor de Ed.Física.
7. Regime :
Eliminatório e por grupos.
8. N.° de jogos: 3 “sets”de 11 pontos cada. É vencedor
quem ganhe 2 “sets”.
9. Equipamento :
A Organização fornecerá raquetes e bolas de ténis de mesa, podendo os jogadores
utilizar raquetes próprias.
Para mais informações contacta o teu professor de Ed.Física
o teu colega Tomas Malaquias
O Carnaval de Torres Vedras é um acontecimento enraizado na identidade cultural e social desta cidade.
A primeira referência ao Carnaval de Torres data do tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574, no qual um morador da Vila de Torres Vedras apresenta uma queixa contra “uns moços folgando com um galo dia de Entrudo trazendo rodelas, espadas, paus como custumam o tal dia”.
Em meados de 1862 realiza-se na Igreja de S. Pedro o jubileu de 40 horas, nos três dias de Carnaval. Mas novas referências ao Carnaval de Torres só a partir de 1885, com a edição do primeiro jornal local. Durante muitos anos o Carnaval limitou-se aos bailes e récitas nas colectividades e em casas particulares, quase sem animação de rua.
Entretanto, começam a surgir, no início do século XX, alguns apontamentos de sátira política, uma característica que marcaria para sempre o Carnaval de Torres. Foi, no entanto, com o advento da República que o Carnaval de rua começou a adquirir maior animação.
Nos anos 20, o Carnaval de Torres conheceu o verdadeiro arranque, com a formação de uma comissão para organizar mais a sério os festejos de rua.
Os Reis do Carnaval, que surgiram por volta de 1925, e as “matrafonas”, que apareceram talvez em 1926, marcaram em definitivo a história do Carnaval desta cidade.
Em 1931 a Avenida 5 de Outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e os carros alegóricos, tendo participado nessa manifestação mais de 3000 pessoas.
Foi a partir de 1960 que o Carnaval de Torres começou a realizar-se regularmente, voltando a demarcar-se dos então existentes pelas suas características únicas. O Carnaval foi-se assumindo cada vez mais como um Carnaval popular e de massas, marcando a diferença em relação aos Carnavais urbanos da época. Prova disso foi a realização do 1.º passeio “auto-trapalhão”, em 1971, onde os participantes tinham de ir mascarados.
A partir de 1980, o Carnaval de Torres profissionaliza-se e cresce ano após ano, rejeitando figurinos externos e assumindo-se como o mais “Português de Portugal”.
"Ribombar" abre Espectáculo de Apresentação do Carnaval de Torres no
Teatro - Cine, no dia 25 de Janeiro
No próximo dia 25 de Janeiro, pelas 21,30h, realiza-se no Teatro Cine, o Espectáculo de Apresentação do Carnaval de Torres Vedras.
O Grupo "Ribombar" foi convidado para fazer a abertura e o encerramento deste espectáculo. A expectativa dos alunos participantes é grande, já que se trata de um evento importante para a cidade e para a região.
Estamos certos, no entanto, de que todos darão o seu melhor, no sentido de contribuírem para o sucesso do espectáculo.
(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Sexta, 11 Janeiro 2008, 11:13)
Janeiro de 2008
Ao longo dos últimos encontros de 4ª feira, no Clube de Português, temos vindo a trabalhar um texto dramático, de António Mota. Trata-se de “ História de um papagaio” e está inserido na obra Teatro às três pancadas (recomendada pelo Plano Nacional de Leitura).
Através dele, os teus colegas puderam rever algumas noções sobre texto dramático e, de forma simples, colocar-se na pele de “pequenos actores”.
Lê, agora, um excerto de “História de um Papagaio” (não te esqueças: podes conhecê-lo na íntegra, requisitando o livro na Biblioteca).
“Lavrador – Não vales um pataco e nem sequer para a panela serves, porcaria de bicho!
(Silêncio)
Lavrador –Fala! Diz qualquer coisa, nem que seja uma parvoíce!
(Silêncio)
Lavrador – Tempo perdido. Dinheiro perdido! Ah, que burro, que burro que eu fui em ter gasto o que gastei, por causa de um papagaio. Que burro que eu fui! Que burro!
Voz do Papagaio – Não há dúvida! Não há dúvida!
Coro- - Não há dúvida! Não há dúvida!
(O Apresentador agarra no pau onde está o papagaio e...)”
As opiniões dos “actores”…
“O meu nome é Gonçalo. Estivemos a ensaiar um texto de teatro com o título de: “História de um papagaio”.
Havia cinco personagens: apresentador, lavrador, imigrante, papagaio e coro.
Eu fazia de papagaio, um animal divertido, inteligente e que nunca se calava. Estava sempre a repetir: “Não há dúvida! Não há dúvida!”
Gosto de teatro porque posso imaginar e fingir que sou uma pessoa diferente e mudar o tom de voz, a forma de andar e, se me esquecer do texto, improvisar.”
Gonçalo Silva, nº 11, 5ºB
“Olá! Eu sou a Solange. Gosto muito de teatro. Nesta peça eu pertencia ao coro. Era muito giro! No coro participavam duas pessoas. Nós começávamos e acabávamos a história.
Gosto de teatro porque posso imaginar e fingir…”
Solange Jordão, nº 21, 5ºB
Programa – 8 de Outubro
Recepção ao Sr. Embaixador de Timor - Leste
10.00 - Cerimónia do hastear das bandeiras de Portugal e Timor Leste.
Presença do Sr. Padre Vítor Melícias e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
10.15- Apresentação de imagens sobre Timor - Leste
Poema a Timor
Actuação do clube de Música.
10.20 - Actuação do clube Bué d’ Artes.
10.25 - Actuação do Grupo Ribombar.
10.30 - Exposição sobre Timor - Leste.
10.50 -Visita às instalações da escola.
12.30 – Almoço
CLUBE DE LÍNGUA PORTUGUESA
“Conhece e vive a tua Língua!”
O Clube de Língua portuguesa vai entrar em funcionamento, a partir da próxima semana.