Reconhecimento da Caminhada

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Ficou assim definido o horário e trajeto do RECONHECIMENTO da CAMINHADA
 
08:30  Concentração na PVM
- 09:00  partida para o reconhecimento com inicio em CAMPELOS
- 12:30  fim do 1º percurso em A-dos-Cunhados
- 12:45  inicio do 2º percurso até à PVM
- 15:00/15:30  Horário previsto de chegada à PVM
nota: Os acompanhantes que quiserem podem fazer, o 1º percurso / 2º percurso ou o reconhecimento total
A Sofia deve estar em ADC pelas 11:45h para se puder, levar alguem a Campelos.
Depois segue para PVM ou regressa a casa consoante a sua disponibilidade
Alguns carros ficam na PVM outros levam as pessoas que vão realizar o reconhecimento para Campelos.
No fim o Pedro e eventualmente a Rosa levam os condutores que vão buscar os carros a Campelos
Um abraço para todos
Boa semana de trabalho

Acantonamento EMRC

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ACANTONAMENTO  E M R C

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro realizou-se um Acantonamento no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ao Sr. Jesus do Carvalhal, no Bombarral. Participaram alunos do 7º ano dos Agrupamentos de Escolas Pe. Vítor Melícias e S. Gonçalo que foram acompanhados pelos professores Elsa Silva/ Ângelo Vinagre e Cristina Alves/ Juliana, dos respetivos agrupamentos.

Depois de uma caminhada de convívio do Bombarral até ao Sr. Jesus foram realizadas várias atividades entre as quais peddy-paper, reflexão sobre o tema " Bullyng " e apresentação da mesma pelos diferentes grupos, cozer pão, entre outras. Os alunos tiveram um comportamento exemplar, aprenderam divertindo-se e, além disso, existiu um convívio salutar entre alunos dos dois agrupamentos.

No almoço de sábado participaram os encarregados de educação que puderam comparecer. Nessa altura tiveram oportunidade de ver os trabalhos que foram realizados por todos os alunos.

Vê as fotos da atividade

3º encontro de natação _ Alenquer

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DESPORTO ESCOLAR  AEPVM

3º ENCONTRO DE NATAÇÃO OESTE – ZONA SUL

19 de Fevereiro – Piscina Municipal de Alenquer

 

Realizou-se na Piscina Municipal de Alenquer, no dia 19 de Fevereiro, o 3º Encontro de Natação do Oeste/Zona Sul, no qual participaram cerca 150 alunos de 10 Escolas Básicas e Secundárias de Mafra, Ericeira, Torres vedras, Carregado e Alenquer.

Os alunos do nosso agrupamento fizeram-se representar por 8 alunos, em representação das duas escolas de 2º e 3º Ciclo (PVM e GC), os quais estiveram à altura da nossa expectativa.

Quando persistimos e trabalhamos para alcançar o que desejamos, conseguimos! PARABÉNS!

Foram os seguintes os resultados obtidos pelos nossos alunos:


25m Costas

Infantil B

3ª – Karollayne Silva – 25”53

9º - Natália Vieira - 33”44

 

Iniciados

3º - Victória Silva – 29”81

 

 

25m Livres

Infantil A

1º - Henrique Silva – 24”46

Infantil B

5ª – Karollayne Silva – 19”88

15ª – Mª Inês Batista - 29”35

16ª - Natália Vieira – 30”48

 

12º – Diogo Oliveira – 26”66

 

Iniciados

4º - Victória Silva – 24”11

 

25m Bruços

Infantil A

1º - Henrique Silva – 29”47

Infantil B

5ª – Mª Inês Batista - 34”91

 

3º – Diogo Oliveira – 31”31

 

100m Estilos

Infantil B

1º - Nadine Henriques – 2’15”49

 

50m Costas

Infantil B

1º - Beatriz Melo – 54”03

 

50m Livres

Infantil B

5º - Beatriz Melo – 48”59

 

 

50m Bruços

Infantil B

5ª - Nadine Henriques – 1’06”93

 

 

 

BEM HAJAM!

 

 As fotos, AQUI!

Visita de estudo do 9º ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 9º ANO

TEATRO, AUTO DA BARCA DO INFERNO

E MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

No passado dia 11 de fevereiro, as turmas do 9º ano do agrupamento de escolas Padre Vítor Melícias (PVM e Campelos) deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa.

No período da manhã,  e no âmbito da disciplina de Português, assistiram à representação  da peça de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, pela Companhia de Teatro O SONHO. No período da tarde deslocaram-se ao Museu da Presidência da República, em Belém, numa organização da disciplina de História.

A visita decorreu muito bem e de acordo com os objetivos preconizados por ambas as disciplinas, sendo que os alunos revelaram bastante interesse em ambas as atividades.

Aqui ficam algumas fotos!

RiBombar - Embaixada do Carnaval de Torres em Lisboa

por Prof.POR Anabela Azevedo -

RiBOMBAR

Na manhã de sábado, 22 de fevereiro, uma Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras, composta por Suas Altezas Reais e o seu séquito com delegações da Real Confraria do Carnaval, dos Ministros e Matrafonas, das Marias Caxuchas, de Grupos de Mascarados, de Motards do Moto Clube de Torres Vedras, mascarados, Cabeçudos e, como não podia deixar de ser, o Grupo RIBOMBAR, para alem do Sr. Presidente da CM de Torres Vedras e alguns vereadores, bem como da Administração da Promotorres EM, deslocou-se a Lisboa, com o intuito de agradecer ao Sr. Presidente da edilidade Lisboeta, Dr. António Costa, o facto de ter mantido a tradição da tolerância de ponto nos dias do Carnaval. Foi uma manhã muito animada em que a baixa de Lisboa, foi, literalmente invadida pelo espírito folião do Carnaval Mais Português de Portugal.

As televisões compareceram em peso, ou não fores o tema do nosso carnaval: O Mundo da Televisão.

O Dr. António Costa convidou esta embaixada a estar presente em Lisboa, de novo, no dia 12 de Junho no desfile da Marchas Populares de Lisboa.

Lá estaremos com a mesma ou ainda, maior animação que a demonstrada nesse dia!

As fotos, aqui!

St Valentine's day

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Atividade de “Valentine’s Day”

O grupo disciplinar de Inglês dinamizou, uma vez mais, a atividade relativa à celebração do “Valentine’s Day”.

Tem estado patente uma exposição, no átrio da escola, com trabalhos realizados pelos alunos no âmbito desta temática.

No 2º ciclo foram trabalhados os símbolos e o vocabulário específico; a turma A do 6º Ano contribuiu com alguns exemplares realizados sob orientação da Professora Olga Correia.

No 3º ciclo apostou-se na produção de texto com a elaboração de mensagens alusivas à efeméride. A turma 7º D participou com painéis de grande dimensão, da responsabilidade do Professor Rui Silva.

Os professores de Inglês congratulam-se com a expressiva adesão dos alunos!

Aqui ficam algumas fotos da atividade!

Corta-mato regional

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Corta mato CLDE Oeste

No passado dia vinte e nove de Janeiro o nosso agrupamento fez-se representar no corta mato promovido pelo Centro Local do Desporto Escolar do Oeste, que se realizou em À dos Cunhados, com a maior participação de sempre, oitenta e cinco alunos, provenientes das escolas Básica Padre Vítor Melícias e da Básica 2-3 de Campelos.

Apesar da instabilidade de tempo, frio e com períodos frequentes de chuva, os nossos atletas não se demoveram dos seus propósitos, tendo cumprido de forma adequada e empenhada os respetivos percursos.

As melhores classificações foram alcançadas no escalão de iniciados, feminino e masculino, um 19 º lugar para os alunos da Padre Vítor Melícias, Ana Rita Capelas e João Cabaça.

Parabéns aos dois e a todos, pela sua correta e persistente participação.

Salienta-se ainda a excelente convivência que se estabeleceu entre todos.

 

                   O Departamento de Educação Física e de Desporto Escolar

As Fotos, AQUI!

Concertos do Coro Arco-Íris

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CONCERTOS DE ANO NOVO DO CORO ARCO-ÍRIS

Para assinalar esta quadra natalícia, produzimos um CONCERTO DE ANO NOVO, com três dos projetos, cuja Direção Musical é do Prof. Pinto Gonçalves: O Grupo Coral Juvenil Arco-Íris do Agrup. de Escolas Padre Vitor Melícias, O ComCordas - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras e o Rufos & Roncos - Grupo de Gaitas e Percussão da Casa da Cultura de Ponte do Rol.

Realizámos já três sessões, uma no dia 11, na Igreja de Ponte do Rol, às 19h, outra no dia 12, na Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras, às 17h , outra, ainda, no dia 19, na Azenha em A dos Cunhados, pelas 16:30h. Está em estudo a possibilidade de realizá-lo em Albarraque, na Aldeia de Santa Isabel, equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde crianças, jovens e idosos, coabitam, num projeto intergeracional. Tratando-se de um concerto de três grupos envolvendo três gerações, faz todo o sentido apresentá-lo nesse local.

O Programa é constituido por temas de Natal, abordados com a diversidade sonora que proporcionam os instrumentos envolvidos: Cavaquinhos, Gaitas de foles e percussão, para além das vozes. Os temas vão desde o tradicional até ao clássico, passando por alguns temas incontornáveis do repertório internacional de Natal, como Joy to the World ou The Litle Drummer Boy.

Foram três concertos participados em que o público manifestou o seu agrado, dando-nos força e coragem para continuarmos a divulgar as nossas tradições musicais.

Vê as fotos!

Concerto de Ponte do Rol

Concerto da Igreja da Misericórdia

Concerto de A-dos-Cunhados

Obras de Arte em pasta de Papel

por Prof.POR Anabela Azevedo -

OBRAS DE ARTE EM PASTA DE PAPEL

Aqui fica a notícia publicada pelo Jornal BADALADAS do dia 17 de janeiro!

"Cerca de 120 alunos das turmas dos 5º e 6º anos da disciplina de EVT da nossa escola, coordenados pelos professores José Simões e Olga Correia, conceberam e executaram as "obras de arte" em pasta de papel conseguidas a partir de velhos jornais Badaladas.

O tema deste ano "chapéu" e o recurso a esse processo milenar já não é novo, porquanto o "coração" e os peixes "ruivacos" que voltaram a povoar recentemente os rios Alcabrichel e Sizandro também foram motivo de escolha para os trabalhos manuais dos alunos, os quais em breve poderão vir a ser apreciados numa exposição a estar patente ao público no Mercado Municipal.

Aqui está um bom exemplo para o tempo de crise que se atravessa: na natureza nada se perde, tudo se transforma!"

PARABÉNS!

Aqui ficam alguns exemplos! Em breve poderão ver todo o álbum de fotos.

Noel

por Prof.GEO Ana Caldeira -

O grupo disciplinar de Francês, em interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, dinamizou uma vez mais, as atividades natalícias, como já é um hábito na nossa escola.

Este ano, a Escola Básica 2.3 de Campelos, juntou-se a nós e presenteou-nos  com  trabalhos  muito criativos.

O vocabulário alusivo ao Natal e as mensagens de Boas Festas foram evidenciadas nos trabalhos dos alunos, expostos nos átrios de ambas as escolas.Os trabalhos dos alunos, Alice Gomes, e Beatriz Lúcio, Rita Marques e Jéssica Oliveira, e Madalena Pereira, das turmas, 9ºA e 8ºB, da Escola  Básica de Campelos, foram  os selecionados pelos docentes de Educação Visual e de Francês como os mais completos, nos domínios da Criatividade Artística  e da expressão escrita na língua francesa.

Na escola Padre Vitor Melícias, foram selecionados os alunos: Ana Figueiredo e Mariana  Vitor,  Beatriz Helena e Andreia  Marques. João Casimiro e Cátia Carvalhal respetivamente das turmas, 8ºA, 8ºB e 7ºD.    

Fotos aqui                    

Trabalhos de Natal de Inglês

por Prof.ING Helena Narciso -

O grupo disciplinar de Inglês dinamizou, uma vez mais, a atividade relativa à comemoração do Natal.

   Os alunos realizaram trabalhos alusivos à quadra. O 2º ciclo trabalhou o vocabulário específico, contribuindo para criação de um “Pictionary”. O 3º ciclo fez produção de texto, elaborando “Christmas Wishes” e “Letters to Santa”; fez ainda pesquisa de letras de canções com a temática natalícia.

   Como já vem sendo tradição, foi montada uma exposição, no átrio da escola, com os trabalhos elaborados pelos alunos para apreciação da comunidade educativa.

As fotos AQUI

Corrida de Escola _ 13 dezº

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CORRIDA DE ESCOLA 2013/14

No dia 13 de dezembro realizou-se a habitual CORRIDA DE ESCOLA, na qual participaram 106 alunos dos vários escalões.

Com a ajuda do tempo, sem chuva nem frio, foram os alunos mais jovens que melhor aderiram, participando em maior número.

Estão de parabéns os primeiros classificados (classificações em anexo) e também os últimos, pois é tão difícil ser primeiro como ser último, resistindo à tentação de desistir.

Um especial agradecimento para a excelente colaboração que os alunos da turma do CEF de Cozinha deram na organização. PARABÉNS A TODOS!

Resultados

As fotos AQUI!

Jogos de tabuleiro _ atividade de Matemática

por Prof.POR Anabela Azevedo -

JOGOS DE TABULEIRO

No dia 13 de dezembro o grupo de matemática dinamizou na sala 7 da escola a atividade “Jogos de Tabuleiro” , Aballone e Ouri. Os alunos que participaram revelaram interesse e comportamento adequado ao desenvolvimento da atividade.

Clica aqui para veres as fotos!

Visita de estudo ao aeroporto de Lisboa

por Prof.GEO Ana Caldeira -

No dia 02/12/2013 os alunos do 9º ano da EB Padre Vítor Melícias realizaram uma visita de estudo ao aeroporto de Lisboa onde ficaram a conhecer o funcionamento geral de um aeroporto: Operações Aeroportuárias, Falcoaria, Plataforma Central, Lado Ar, Serviço de Luta Contra Incêndios, Recolha de Bagagem, Rastreio de Segurança.

Fotos aqui

HALLOWEEN 2013

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ATIVIDADE DE HALLOWEEN

Realizou-se uma vez mais a comemoração de HALLOWEEN, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Inglês.

Estiveram envolvidas todas as turmas de 2º e 3º ciclos, tendo sido tratados os símbolos próprios desta quadra. Os trabalhos foram expostos no átrio da escola; cada turma foi representada por uma cartolina, para a qual os respetivos alunos deram o seu contributo. Foi também elaborado um cartaz de grandes dimensões pelos alunos do 7º D, do Professor Rui Silva.

Como já vem sendo habitual, a turma CEF de cozinha, sob orientação da formadora Sílvia Santos, preparou iguarias alusivas à efeméride, as quais puderam ser apreciadas visualmente e, last but not the least, degustadas pelos elementos da comunidade educativa.

Vê aqui as fotos!

1º ENCONTRO DE NATAÇÃO OESTE – ZONA SUL

por Prof.ING Helena Narciso -

Realizou-se na Piscina Municipal de Mafra, no dia 18 de novembro, o 1º Encontro de Natação do Oeste/Zona Sul, no qual participaram cerca 150 alunos de 10 Escolas Básicas e Secundárias de Mafra, Ericeira, Torres Vedras, Carregado e Alenquer.

Os alunos do nosso agrupamento fizeram-se representar por 18 alunos, entre os quais um aluno juiz árbitro. A grande maioria dos nossos alunos iniciou este ano a prática da natação, tendo participado pela primeira vez num evento competitivo do género. Foi com muita coragem que se dispuseram a competir com outros alunos já muito mais habituados a estas atividades. Estão portanto de PARABÉNS, pois todos fizeram o seu melhor, demonstrando que

A VONTADE é mais IMPORTANTE EU A CAPACIDADE!

Foram os seguintes os resultados obtidos pelos nossos alunos:


25m Costas

Infantil A

5º - Henrique Silva -38”78 (Campelos)

Infantil B

15º - Natália Vieiro - 38”85

16º - Mª Inês Batista – 43”68

 

17º - Diogo Oliveira – 31”29

Iniciados

3º - Irina Ene – 27”46

6º - Vitória Silva – 32”81

7º - Beatriz Teixeira – 39”06

11º - João Casimiro – 30”10

14º - Cláudio Duarte – 36”78

Juvenis

6º - Fred Silva – 26”87

7º - Fábio Carreira – 27”84

8º - Luís Freire – 35”43

25m Livres

Infantil A

3º - Henrique Silva – 24”72 (Campelos)

Infantil B

12º - Natália Vieiro – 29”51

13º - Mª Inês Batista – 30”90

 

17º - Diogo Oliveira – 28”21

Iniciados

4º - Vitória Silva – 23”29

6º - Irina Ene – 28”12

7º - Beatriz Teixeira – 33”38

5º - Cláudio Duarte – 18”42

10º - João Casimiro – 26”43

Juvenis

6º - Fred Silva – 20”12

7º - Fábio Carreira – 21”81

8º - Luís Freire – 24”91

50m Bruços

Infantil B

1º - Sara Esteves – 1’03”12

 

50m Costas

Infantil B

1º - Beatriz Melo – 56”03 (Campelos)

Iniciados

1º - Henrique Batista – 55”53

 

50m Livres

Infantil B

1º - Beatriz Melo – 46”56 (Campelos)

3º - Sara Esteves – 55”93

 

Iniciados

5º - Henrique Batista – 39”31

As fotos AQUI

 

Atividade no Parque "Mil Aventuras" - Montargil - dia 18 de julho

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

Atividades: Canoagem, Botes insufláveis, SUP, Escalada e slide, BTT´s, Tiro de precisão, piscina...

Preço - 15 euros com almoço incluído (O pagamento poderá ser feito em Montargil).

Viagem - Transporte próprio (Arranjar grupos de colegas e dividir as despesas de viagem)

O que levar: Roupa prática (calção, t-shirt´s, calção ou fato banho);Protetor solar; Sapatos práticos ou ténis, chinelos...

Mais informações sobre o local, consultar o site: http://milaventuras.com

Confirmar a presença até dia 15 de julho aos colegas:
João Fadista ou João Chamiça

Anexo [gickr.com]_5bfc3866-cc73-c384-95b9-b5622676851e.gif

DELFscolaire 2013

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DELFSCOLAIRE 2013

Pelo quarto ano consecutivo o grupo disciplinar de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias preparou alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2013, os quais conferem diferentes diplomas de acordo com o seu nível de aprendizagem do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Francês de Portugal.

Este diploma certifica as competências dos alunos dos ensinos básico e secundário a nível das compreensões oral e escrita e das produções oral e escrita, ao nível do quadro europeu comum de referência para as línguas da União Europeia, nos primeiros 4 níveis de dificuldade da língua francesa (A1, A2 - ensino elementar e B1, B2 – ensino independente).

Este diploma destina-se aos alunos que pretendem certificar internacionalmente as suas competências em língua francesa e/ou que queiram enriquecer o seu currículo. A certificação DELF é uma mais-valia para o curriculum vitae dos alunos que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas universidades francesas e francófonas (onde são exigidos os níveis B1 e B2), empresas francesas, multinacionais e até empresas nacionais, que também selecionam currículos pelo domínio de línguas estrangeiras dos seus candidatos.

Alguns dos alunos abaixo mencionados ao longo destes três anos têm vindo de uma forma gradativa a realizar exames com maior grau de dificuldade. Assim, os alunos que iniciaram no ano letivo 2010/2011, concluíram com sucesso este ano o exame B1, e os alunos que realizaram os exames nível A1 e B1 no ano letivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 e B2 com igual sucesso.

Mais uma vez constatamos que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca é em vão. Saliente-se que alguns alunos abaixo supracitados concorreram em pé de igualdade com alunos do secundário, com níveis de aprendizagem de língua mais avançado e o aluno, que realizou o exame, nível B2 foi o único a fazê-lo no centro de Passation da Escola Secundária Madeira Torres.

Felicitamos os alunos participantes:

Exame A2

9.ºA - Honório Vinicius Bernardino Oliveira – 66%

Exame B1

9.ºA - Bebiana Gomes Martins – 72,5% -

9.ºA - Maria Margarida Mendes Antunes - 70%

9.ºB - Carolina Miranda Francisco – 55,5%

Exame B2

9.ºB - Maurice dos Santos – 63%

Nos Félicitations!

Les professeurs:

Anabela Azevedo

Maria Otília Miranda

Margarida Cecílio

A turma + forte

por Prof.ING Helena Narciso -
Em resultado do concurso « A turma + Forte», dinamizado pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas no dia da Europa, foram entregues os respetivos prémios às turmas vencedoras, pelos docentes: Rui Silva da Direção, Teresa Carmo e Jorge Leal do Clube Europeu.
Congratulamo-nos pela excelente participação dos alunos e agradecemos a todos os docentes do departamento pela dinamização da atividade.

Vá ao mercado!

por Prof.ING Helena Narciso -

Exposição de trabalhos do Agrupamento no Mercado Municipal de Torres Vedras

No âmbito do ano internacional da cooperação pela água – 2013 – assim declarado pela ONU com o objetivo de aumentar a consciência sobre os desafios da gestão, acesso e distribuição deste recurso, cada vez mais escasso no planeta, o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias escolheu como tema aglutinador: (Per)curso de vida: da nascente à foz, com o objetivo de estudar os cursos de água doce integrados no território do Agrupamento: Rio Sizandro e Rio Alcabrichel

Os trabalhos expostos foram elaborados pelos alunos de todos os graus de ensino e mostram a envolvência de professores e alunos em torno da tema.

Os trabalhos resultam da aprendizagem e aplicação de diferentes técnicas, bem como do estudo dos rios e da sua importância para o desenvolvimento das regiões que atravessam, bem como a poética associada à água e aos rios.

Veja AQUI as fotos!

A disciplina de Inglês na Semana das Línguas

por Prof.ING Helena Narciso -

A disciplina de Inglês esteve presente na comemoração da Semana das Línguas através da exposição de trabalhos realizados pelos alunos, cuja participação foi bastante expressiva, os quais se encontram ainda nas vitrinas do átrio da escola.

Assim, os alunos do 2º ciclo realizaram biografias pessoais, ilustradas com fotografias do seu álbum familiar. Algumas turmas produziram também casas em três dimensões onde aplicaram os conhecimentos adquiridos da área vocabular em causa.

Os alunos do 3º ciclo fizeram pesquisa sobre personalidades famosas dos mais diversos setores da cultura inglesa e americana, para divulgação das suas biografias.

Os dois ciclos desenvolveram o domínio da produção escrita, tendo também revelado criatividade na apresentação dos trabalhos.

No dia 6 de maio teve lugar o Dia do Inglês, tendo ocorrido um English Brunch com a colaboração do Formador João Luís Alpalhão, a quem se deixa um agradecimento.

Vê AQUI as fotos

Dia da Europa

por Prof.POR Anabela Azevedo -

DIA DA EUROPA

No dia 9 de maio, o Clube Europeu em colaboração com o departamento de Ciências Sociais e Humanas, promoveu as atividades comemorativas do dia da EUROPA, na escola sede do agrupamento.

As atividades foram diversificadas e contemplaram os procedimentos do hastear da bandeira Portuguesa e da União Europeia, exposições alusivas aos vários países da Europa trabalhados pelos alunos, uma mostra gastronómica de pratos típicos destes países e o concurso «A Turma mais Forte», em que participaram representantes de todas as turmas do 5º ao 9º ano.

Os vencedores do concurso foram: 5º ano- turma A; 6º ano- turma D; 7º ano - turma D; 8ºano turma A e 9º ano – turma B.

A iniciativa, aberta à comunidade educativa, foi uma vez mais um grande sucesso e contou com a participação massiva dos alunos desta escola, complementada pela visita de alunos do 1º ciclo, da participação dos alunos da Educação Especial, do CEF de Serviço de Mesa que preparou as bebidas e do CEF de Cozinha que confecionou alguns dos pratos típicos apresentados.

As fotos, AQUI!

Canoagem _ Cursos CEF _ 21 de maio

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CANOAGEM EM SÃO MARTINHO

No passado dia 21 de Maio as turmas de CEF de Cozinha e de Serviço de Mesa deslocaram-se a São Martinho do Porto para exercitar as suas competências na área das atividades náuticas, nomeadamente da canoagem.

Participaram 24 alunos, que apoiados em terra pelo professor Pedro Espeçada e no mar pelos professores Ana Rodeia, Silvestre Brito e Miguel Barata de Almeida demonstraram enormes capacidades de adaptação a novas atividades em meio aquático.

Durante cerca de 2 horas remámos na baia de S Martinho de Porto, fazendo manobras com as canoas que os professores de EF, João e Luís, da Escola de S.Martinho nos tinham emprestado. De salientar o grande espírito de equipa e a boa camaradagem nas situações mais difíceis.

O dia esteve excelente para a prática da canoagem e o período de relaxamento e almoço passou-se com um sol espectacular que nos permitiu secar e “trabalhar para o bronze” numa praia deserta com uma água não muito fria.

Os objectivos foram cumpridos e mais uma vez o comportamento dos alunos foi de enaltecer quer no empenho nas tarefas solicitadas, quer nos horários a cumprir.

QUE BOM É FAZER “SAÍDAS” ASSIM!!!

As fotos, AQUI!

Semana das Línguas_Dia do Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

No dia 8 de maio comemorou-se, uma vez mais, o dia do Francês, que teve como objetivo divulgar a cultura e a civilização francesas e promover as relações interpessoais entre professores e alunos.

Para além de uma exposição de trabalhos de Francês, realizados pelos alunos, e de uma pequena amostra de documentos autênticos sobre a cultura francesa, realizou-se um workshop de crepes, durante o turno da manhã, para toda a comunidade escolar, levado a cabo pelos alunos do Cef de Serviço de Mesa, sob a orientação dos seus professores, Miguel Almeida e Silvestre Brito.

A atividade terminou em pleno com um almoço de gastronomia francesa, confecionado pela turma do CEF de Cozinha, sob a orientação da professora, Sílvia Santos.

O grupo disciplinar de francês agradece a colaboração da Direção da Escola, e a todos os alunos e docentes envolvidos pela sua disponibilidade na realização desta atividade.

Aqui ficam as fotos!

Dia do Francês

EBIPVM-Campeã Regional Equipas de Ténis de Mesa em Iniciados masculinos 2013

por Prof.ING Helena Narciso -
Decorreram nos dias 10, 11 e 12 de Maio de 2013 nas Caldas da Rainha, os Campeonatos Regionais de Ténis de Mesa do Desporto Escolar. Para além do Oeste, estiveram presentes delegações de Lisboa, Setúbal, Santarém, Amadora, Sintra e Cascais. Os nossos alunos  obtiveram excelentes resultados:
 
Campeões Regionais de Equipas de Ténis de Mesa em Iniciados Masculinos (Simão Andradre, Miguel Cunha, João Pedro Silvestre);
3º lugar Equipas Juvenis Femininos ( Virginia Santos e Catarina Margarido);
3º lugar Equipas Juvenis Masculinos ( Sérgio Fialho ( ESCO), Marco Rodrigues (ESCO) e Carlos Santos);
4º lugar Individual Juvenis Masculinos- Sérgio Fialho;
4º lugar individual Juvenis Femininos - Vírginia Santos;
4º lugar individual Iniciados Femininos - Catarina Margarido;
7º lugar Individual Juvenis Masculinos- Marco Rodrigues;
5º lugar individual Iniciados Masculinos - Simão Andrade;
10º lugar individual Iniciados Masculinos - Miguel Cunha;
16º lugar individual Iniciados Masculinos - João Paulo Silvestre;
 
Estiveram ainda presentes como árbitros os alunos Igor Maria, Miguel Oliveira e Diogo Santos.

Semana da Leitura

por Prof.POR Anabela Azevedo -

 Semana da Leitura

Durante a semana de 8 a 12 de abril decorreu a Semana de Leitura na Biblioteca Escolar da Boavista, na EBI Padre Vítor Melícias, no 1º ciclo.

Tivemos o privilégio de receber a visita do professor e escritor Jorge Durão e da escritora Ana Meireles, que partilharam connosco as suas experiências de escrita.

Realizou-se também um concurso de leitura para o 3º e 4º ano, tendo ficado nos três primeiros lugares as alunas Rebeca Eugénio, Inês Cabaça e Marta Silva.

Parabéns a todas!

Durante esta semana apresentámos vários projetos de leitura e de escrita, desenvolvidos na Biblioteca em parceria com a Fábrica das Histórias.

Foram apresentados os projetos ”Uma Alice Diferente” e “Uma biblioteca de vidro num mar de histórias” que incluiu a exposição Frota da Aventura.

Agradecemos aos escritores a disponibilidade e o carinho dispensado aos nossos alunos.

 

As fotos:

- Encontro com a escritória Ana Meireles;

- Encontro com o Escritor Jorge Durão;

- Histórias de A a Z;

- Concurso de leitura.

Palavras Sentidas

por Prof.POR Anabela Azevedo -

PROJETO PALAVRAS SENTIDAS 2013

11 de abril 2013

Gala no Teatro Cine de Torres Vedras


No passado dia 11 de abril realizou-se mais uma gala do Projeto Palavras Sentidas, que culminou com a entrega de Antologias Poéticas a todos os alunos que contribuiram para a criação de poemas e que foram selecionados para integrar a mesma. Foram treze os poemas selecionados no nosso agrupamento, elaborados pelos alunos:

- José Carôlo (5ºC);

- Raquel Veríssimo e Tiago Alves (7ºA);

- Ana Margarida Capinha; Cátia Veríssimo e David Cláudio (7ºC);

- Patrícia Santos; Rui Santos e Samuel Ventura (7ºD);

- João Avelar e Rafaela Carmões (8ºB);

- Bebiana Martins (9ºA);

- Beatriz Rosa (Cef SM).

 

Simultaneamente, e inserido no momento de Partilha de Palavras, foram declamados os poemas dos alunos que haviam previamente sido  selecionados em cada uma das escolas envolvidas no projeto.

À semelhança dos que se tem verificado nos últimos anos, os alunos do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias obtiveram bons resultados, a saber:

1º Escalão - 2º ciclo

- 1º Prémio - Bárbara Ribeiro (6ºC);

- 2º Prémio - Beatriz Teixeira (6ºD).

2º Escalão - 3º ciclo

- 1º Prémio - Andreia Marques e Daniela Silva (7ºB);

- 2º Prémio - Bebiana Martins, Margarida Antunes e Honório Oliveira.


PARABÉNS A TODOS!

 

As fotos, AQUI!

Comissão Administrativa Provisória (CAP) toma posse

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -

Na passada 6ª feira dia 26 de abril, pelas 11 horas, teve lugar na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra a tomada de posse das Comissões Administrativas Provisórias (CAPs) das últimas unidades orgânicas (mega agrupamentos) constituídas, entre as quais se insere o nosso Agrupamento, agora agregado com oAgrupamento de Escolas de Campelos, Torres Vedras.

O processo de agregação, como foi amplamente divulgado junto de toda a comunidade educativa, foi definido em dezembro, sendo que só agora, já no final do mês de abril, se precipitaram contactos diversos entre a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE) e os agrupamentos, no sentido de se formarem os órgãos de gestão (CAPs) dos novos agrupamentos para que tomassem posse ainda em abril. O motivo referido para a necessidade urgente de proceder agora a estas nomeações e tomadas de posse foi o concurso nacional de professores, que se encontra já neste momento a decorrer.

Importa pois dar conhecimento a toda a comunidade educativa de que o Agrupamento de Escolas de Campelos integra agora um novo agrupamento de escolas, com denominação Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, com uma nova direção, denominada Comissão Administrativa Provisória (CAP). Esta Comissão tem um mandato previsto de um ano, findo o qual se procederá à abertura de concurso para Diretor.

A Comissão Administrativa Provisória é constituída pelos seguintes professores:

Presidente - Elisabete Jerónimo

Vice-Presidente - Rui Silva

Vogal - Maria do Sacramento Serra

Vogal - Perpétua Franco

Vogal - Matilde Rebelo

Neste final de ano letivo tudo se fará para que o ano decorra dentro da normalidade, com o mínimo de perturbação para o dia-a-dia escolar e para a continuidade de todas as atividades previstas.

A todos, votos de continuação de um bom ano letivo.

ENEAGRAMA-Divulgação

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ENEAGRAMA

 

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, convidamos-vos a estarem presentes numa das ações sobre ENEAGRAMA - “Módulo Branco” (1º Nível), que se realizarão na EBIPVM, em Torres Vedras, nos dias 20 ou 21 de Abril, as quais estão também abertas à participação do público em geral.

O que pode esperar do Módulo Branco:

- Identificar o seu tipo de personalidade segundo o Eneagrama;

- Reconhecer outras formas de personalidade e entender o seu sistema de pensamento;

- Reconhecer mecanismos de progressão e regressão de cada tipo de personalidade;

- Reconhecer como cada personalidade tem acesso a formas de comportamento sob pressão e sob equilíbrio;

- Entender diferentes formas de pensamento para assim poder entender e melhor interagir com comportamentos terceiros;

O Módulo Branco desenvolve o recurso ao autoconhecimento de uma forma simples e simultaneamente profunda, funcionando como ferramenta de interpretação dos nossos padrões comportamentais e dos outros, para assim, de modo consciente, se obter mais equilíbrio pessoal e profissional.

Inscrições: geral@eneacoaching.com

211 582 109 ou 913 319 060 ou 919 609 993

Golfe 2012_2013

por Prof.POR Anabela Azevedo -

GOLFE - 2012-2013

Prosseguiu neste segundo período o desenvolvimento do quadro competitivo do circuito de Golfe do Desporto Escolar da zona Oeste, tendo de novo a nossa escola estado representada nos torneios dos escalões de Principiantes e de Intermédios que se realizaram no Campo Real.

Verificou-se a ausência dos nossos jogadores avançados devido a afazeres escolares.

Fruto da empenhada participação dos nossos golfistas, são de registar os resultados obtidos nesta segunda etapa de torneios:

Prova de Principiantes

Luís Resina – 5 º A - 2 º lugar

José Carôlo - 5º C – 7 º lugar

Tomás Antunes – 5 º B – 13 º lugar

Valdemar Ferreira – 6 º C – 17 º lugar

Loic Policarpo – 7 º -B – 20 º lugar

Prova de Intermédios

Ivo Ferreira e João Cabaça - 8 º C - 5 º classificados

João Paulo Oliveira – 8 º C – 8 º classificado

Madalin Patru - 5 º A – 11 º classificado

A professora responsável pelo Grupo/equipa de Golfe

Rosa Helena Oliveira

AS FOTOS, AQUI!

Caminhada da Água a Pé

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Caminhada da Água a Pé

Percurso do rio Sizandro – da cidade até à foz

Com sorte no dia, pois o tempo estava muito agradável para realizar a atividade, teve lugar no dia 14 de Março a Caminhada de escola, destinada a alunos do segundo e do terceiro ciclo e aberta à participação da comunidade educativa.

A prática da Caminhada, para além de ter objetivos próprios associados à melhoria da aptidão física e da socialização, surgiu também com intuito de que saibamos valorizar o nosso património natural.

A iniciativa contou com a participação de quase trezentas pessoas, duzentos e cinquenta alunos e trinta adultos entre professores, funcionários e encarregados de educação.

Partindo da EB Padre Vítor Melícias e acompanhando o rio Sizandro desde a cidade até à foz, num trajeto de vinte e um quilómetros, circulando pela ecopista, com paragens no parque da Ponte do Rol e na estação de serviço do “Aranha”, os nossos caminhantes com disciplina, entusiasmo, persistência e boa disposição concluíram o seu propósito.

Após a chegada à praia e tendo por fundo um deslumbrante mar prata, processou-se o regresso em autocarro de todos os participantes.

A todos os que connosco colaboraram, o Grupo de Educação Física deixa o seu agradecimento.

O Grupo de Educação Física

As fotos, AQUI!

Piquenique com Livros - 1ºC

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 15 de Março os alunos do 1º ciclo da EBI realizaram um “Piquenique com Livros” no Forte de S. Vicente.

Primeiro fizemos uma caminhada até lá aproveitando o sol e o contacto com a natureza.

Todas as turmas participaram no piquenique partilhando as suas experiências de leitura.

O 1º ano alegrou-nos com as suas lengalengas; ouvimos o reconto da histórias “João e o Pé de Feijão” por uma aluna do 2º ano ; o 3º ano dramatizou a história “ O velho, o Rapaz e o Burro”; o 4º ano apresentou a fábula “ O leão e o Rato” e as restantes turmas partilharam poesias.

Foi um dia muito divertido, passado com muitas histórias e um agradável convívio.

As fotos AQUI

Encontros com a APECI - 1ºC

por Prof.ING Helena Narciso -

Durante o segundo período realizaram-se na Biblioteca Escolar do 1º ciclo da EBI dois encontros com utentes da APECI, para falarmos sobre a pessoa diferente e sobre as suas rotinas diárias. Os alunos do 1º ciclo questionaram os nossos convidados e debateram as dificuldades que as pessoas diferentes sentem no seu dia a dia. Estes encontros enquadram-se no  projeto da escola, em que tentamos desenvolver valores e atitudes de respeito perante as diferenças. 

Os utentes gostaram de estar na companhia de tão agradável público e os alunos compreenderam que devemos respeitar as pessoas diferentes, e que estas têm muito para partilhar. Ficou o convite para uma partida de Boccia, uma modalidade praticada pelos nossos convidados.

Terminámos os encontros cantando a canção “Somos Iguais, Diferentes”, sensibilizando todos os presentes para a temática da Pessoa Diferente.

Obrigado a todos por estes momentos tão marcantes!

As fotos AQUI

Corta-Mato - Fase Regional 2012/2013

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CORTA – MATO - Fase Regional - 2012-2013

No passado dia trinta de Janeiro teve lugar no Parque de Alcabrichel em Á-dos-Cunhados o Corta-Mato - fase regional - que reúne centenas de participantes, provenientes das diferentes escolas da região Oeste.

A nossa escola fez-se representar com quarenta alunos que ficaram apurados na fase de escola que se realizou em Dezembro, os quais duma forma correta e empenhada cumpriram os seus respetivos percursos.

À semelhança de outros anos, contámos com a participação de alunos do 1º ciclo da nossa escola, que com entusiasmo e persistência concluíram também as suas provas.

Dos resultados obtidos destacam-se as classificações da aluna Joana Boaventura que se classificou no sexto lugar do escalão de iniciados femininos. Igualmente neste escalão as alunas Rafaela Santos e Ana Capelas posicionaram-se respetivamente em décimo e décimo quinto lugar.

O aluno Nuno Gomes, no escalão de iniciados masculinos cortou a meta em vigésimo sétimo lugar.

A todos os alunos intervenientes, os nossos parabéns pela sua participação.

O Grupo de Educação Física

As fotos, AQUI!

EB1 da Maceira e Clube Sénior de Santa Cruz

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito do Projeto Educativo da escola e do ano internacional de Cooperação de Acesso à Água, o Clube Sénior de Santa Cruz, orientado pela  Drª. Joana Maia, apresentou um documentário sobre o rio Alcabrichel seguido da  história “O descontentamento do Peixe Grande”, a lengalenga “Dona Carmo” e uma dramatização que incidia sobre  pesca da região.Os alunos ilustraram trabalhos no âmbito desta temática.

Fotos AQUI

EB1 da Maceira

Desporto Escolar - 2º encontro de Natação - Zona Sul

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Desporto Escolar - 2º Encontro de Natação – Zona Sul

No dia 06 de Fevereiro, realizou-se na Piscina Municipal de Alenquer, o 2º Encontro de Natação – Zona Sul, no qual a nossa escola foi representada por sete alunos. Neste encontro participaram alunos de onze escolas, dos conselhos de Mafra, Torres vedras e Alenquer e foram as seguintes as classificações:

25m Livres

Infantis B Femininos

       4ª – Karollayne Silva – 21”75

8ª – Bárbara Ribeiro - 25”18

Iniciados Masculinos 

1º - Dinis Valente – 16”55

Juvenis Masculinos

1º - Carlos Silva – 15”45 

25m Bruços

Juvenis Masculinos

2º - Carlos Silva – 21”84 

25m Costas

Infantis B Femininos

                            5ª - Karollayne Silva – 25”74                              

13ª – Bárbara Ribeiro – 34”52

15ª – Carolina Vitorino – 36”40

Iniciados Masculinos 

4º - Dinis Valente – 24”04

9º - Luís Freire – 23”16

Salientamos que na sua maioria se trata de alunos que aderiram à prática da natação apenas este ano, tendo todos cumprindo com empenho os seus desafios.

                                                                         Muitos parabéns a todos!!

Aqui ficam algumas fotos do evento

Clube Europeu _ Visita de Estudo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de Estudo do Clube Europeu

Os alunos do Clube Europeu, acompanhados pelos docentes Jorge Leal e Teresa Carmo, deslocaram-se a Lisboa para visitarem o Palácio de S. Bento - Assembleia da República e o Espaço Europa na sede da Comissão Europeia/ Centro Jean Monnet.

A visita ao Parlamento superou as expetativas dos alunos que puderam sentar-se nos lugares ocupados pelos deputados dos vários grupos parlamentares e tomar contacto com algumas dinâmicas do poder legislativo deste órgão de soberania.

A visita prosseguiu no Espaço Europa onde os alunos visionaram alguns filmes sobre os diferentes países da União Europeia e puderam aplicar alguns dos seus conhecimentos nos jogos interativos dedicados à constituição e aos vários alargamentos da UE.

Os elementos do Clube Europeu agradecem a todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade.

Aqui ficam as fotos!

Exposição de trabalhos e postais de Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

EXPOSIÇÃO DE POSTAIS E TRABALHOS DE FRANCÊS

ALUSIVOS À ÉPOCA NATALÍCIA

Na última semana de aulas, do 1º período, esteve presente no átrio da nossa escola, uma exposição de mensagens de Natal em Francês. Todos os alunos do 7.º ao 9.ºano participaram nesta atividade com entusiasmo, realizando trabalhos alusivos à época natalícia.

Os alunos do 9ºano decidiram completar esta atividade com a confeção de um bolo tipIcamente francês, “La bûche de Nöel”.

Os professores de Francês agradecem a colaboração dos alunos, pelo empenho, e bom gosto com que nos presentearam.

Bonne année 2013!

Aqui fica o registo da atividade.

Exposição de trabalhos e postais de Francês

por Prof.POR Anabela Azevedo -

EXPOSIÇÃO DE POSTAIS E TRABALHOS DE FRANCÊS

ALUSIVOS À ÉPOCA NATALÍCIA

Na última semana de aulas, do 1º período, esteve presente no átrio da nossa escola, uma exposição de mensagens de Natal em Francês. Todos os alunos do 7.º ao 9.ºano participaram nesta atividade com entusiasmo, realizando trabalhos alusivos à época natalícia.

Os alunos do 9ºano decidiram completar esta atividade com a confeção de um bolo tipIcamente francês, “La bûche de Nöel”.

Os professores de Francês agradecem a colaboração dos alunos, pelo empenho, e bom gosto com que nos presentearam.

Bonne année 2013!

Aqui fica o registo da atividade.

Visita de Estudo do 8ºano

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO

No passado dia 14 de janeiro, as turmas do 8º ano de escolaridade, deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa.

No período da manhã assistiram à representação da peça FALAR VERDADE A MENTIR, de Almeida Garrett, numa encenação da Companhia de Teatro O SONHO.

Da parte da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de Visitar o MUSEU COLECÇÃO BERARDO, onde contactaram com diversas obras de arte moderna e contemporânea, visita que culminou com o jogo "Monopólio da Coleção Berardo".

A visita decorreu de forma bastante agradável e foram cumpridos os objetivos da mesma.

Vê aqui as fotos!

Dia Mundial do Braille _ EB1 1ºC

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Notícia sobre o Dia Mundial do Braille

Hoje, dia 4 de Janeiro, comemorámos na escola do 1º ciclo o Dia Mundial do Braille, celebrando a data de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e escrita Braille. Os alunos deslocaram-se à Biblioteca Escolar para verem uma apresentação sobre a vida de Louis Braille “ O menino que trouxe Luz ao mundo da Escuridão”.

A comunidade escolar contactou com o alfabeto Braille, tiveram a possibilidade de escrever o seu nome em Braille e conhecerem alguns materiais que estão a ser construídos para os alunos com baixa visão e cegueira.

Terminámos as sessões com a canção “ Somos iguais, diferentes” apelando ao respeito pela diferença, celebrando-a de forma positiva.

A experiência foi interessante e motivadora para todos os participantes!

Obrigado a todos os que se envolveram nesta atividade.

Aqui ficam as fotos!

Circuito de Golfe

por Prof.ING Helena Narciso -

No passado mês de Novembro teve início o circuito de Golfe do Desporto Escolar da zona Oeste, tendo a nossa escola estado representada nos torneios dos diferentes escalões (Principiantes, Intermédios e Avançados) que se realizaram no Campo do Vimeiro e no Campo Real.

Com alguns estreantes na modalidade e com outros golfistas já com alguma experiência, os resultados obtidos nesta primeira etapa foram muito positivos.

Prova de Principiantes

José Carôlo- 5º C – 5 º lugar

Rui Ferreira – 5 º A - 8º lugar

Luís Resina – 5 º A - 20 º lugar

Igor Ferreira –5 º D - 34 º lugar

Gonçalo Beirão –5 º A-  37 º lugar

Prova de Intermédios

Ivo Ferreira – 8 º C - 7 º classificado

João Paulo Oliveira – 8 º C e Madalin Patru - 5 º A – 8 º classificados 

João Cabaça – 8 º C – 13º classificado

Prova de Avançados (resultado NET)

David Abreu – 9 º B – 1º classificado

João Barros – 8 º B – 3º classificado

Luís Lopes – 9 º B -10 º classificado

 

                   A professora responsável pelo Grupo/equipa de Golfe

                                      Rosa Oliveira

FOTOS AQUI

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Reis em Domingo, 23 Dezembro 2012, 19:58)

Abertura Solene do ano letivo

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Abertura Solene do Ano letivo

2012/2013

Decorreu, no passado dia 16 de novembro, a abertura oficial do ano letivo, no Centro Pastoral de S. Sebastião, em Sobreiro Curvo.

A entrega de diplomas e a animação a cargo dos clubes da escola animaram a noite e mostraram, mais uma vez, o bom trabalho deste Agrupamento.


 

Aqui ficam as fotos!

Atividade de Jogos de Tabuleiro_Ouri e Abalone

por Prof.POR Anabela Azevedo -

GRUPO DE MATEMÁTICA

 No dia 12 de dezembro o grupo de matemática dinamizou no refeitório da escola a atividade “Jogos de Tabuleiro” , Abalone e  Ouri.

Os alunos que participaram revelaram interesse e comportamento adequado ao desenvolvimento da atividade.

 

As FOTOS, aqui!

Visita de Estudo do 6º ano_ Forte de S. Vicente

por Prof.POR Anabela Azevedo -

FORTE DE S.VICENTE

Visita de Estudo do 6º ano

No dia 10 de dezembro, os alunos das turmas do 6º ano,  deslocaram-se ao Forte de S. Vicente no âmbito de disciplina de História e Geografia de Portugal, numa visita organizada pelos professores Jorge Leal e Teresa Carmo,com o objetivo de conhecerem um dos monumentos municipais  com grande relevo na Terceira Invasão Francesa: as  linhas defensivas, denominadas  Linhas de Torres Vedras; e assim tomarem  contato com o património local numa articulação com o Museu Municipal.

Aqui ficam algumas fotos!

Homenagem ao Professor Tomé Borges

por Prof.ING Helena Narciso -

Professor Tomé Borges

É com grande pesar que o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias se despede de um Homem que dedicou toda a sua vida ao ensino, à gestão escolar, ao desporto e à pedagogia aplicada e diferenciada.

Homem determinado, corajoso e que seguia com determinação os seus objetivos pedagógicos.

Contribuiu decisivamente para a implementação no nosso concelho de muitas Escolas, muitas delas inseridas em meios rurais com a Freiria, Maxial, Campelos e por último a Escola Padre Vítor Melícias em Boavista-Olheiros. Deu vida a projetos que ainda hoje se mantêm prioritários e dinâmicos.

O seu empenho e dedicação ao ensino marcaram um conjunto de profissionais que com ele colaboravam e que foram estimulados a desempenhar a sua função sempre com elevada qualidade ‘pedagógica.

Criou condições para a prática do desporto escolar na Escola Padre Vítor Melícias, tendo como objetivo a implementação do ténis de mesa, modalidade que muito acarinhava. Assim, a nossa Escola obteve sempre os melhores resultados nesta modalidade.

É bom lembrar a causa que abraçou com o povo Timorense, tendo geminado a nossa Escola com Soibada ( Timor-Leste).

Muitas personalidades passaram por esta Escola, dando testemunhos de vida importantes. Desde Xanana Gusmão a D. Ximenes Belo.

Foi a sua paixão pelo ensino e pelo desporto que deixou em nós, professores, auxiliares, alunos e antigos alunos uma profunda consternação e saudade pelo Homem, pelo Professor e pelo exemplo de dedicação que a todos nos deixou.

Até sempre Professor Tomé Borges!

Cá estamos para continuar o seu sonho.

Descanse em Paz.

 

A Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

Desporto Escolar - 1º encontro de natação - Zona Sul

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Desporto Escolar - 1º Encontro de Natação – Zona Sul

No dia 29 de Novembro, realizou-se na Piscina Municipal de Mafra, o 1º Encontro de Natação – Zona Sul, no qual a nossa escola foi representada por oito alunos. Não nos acompanharam outros alunos, que embora o desejassem optaram por ficar na escola a fazer “testes”, o que também é compreensível. Estes alunos estarão certamente presentes numa próxima vez e poderão assim disfrutar do contentamento de participar na festa escolar da natação.

Neste encontro participaram alunos de onze escolas, dos conselhos de Mafra, Torres vedras e Alenquer e foram as seguintes as classificações:

6ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

50m Livres

Henrique Batista

44.00

EBI Pe Vitor Melícias

Ini

M

7ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

25m Livres

Miriam Rodrigues

30.30

EBI Pe Vitor Melícias

InfA

F

Karollayne Silva

21.06

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

F

Bárbara Ribeiro

28.50

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

F

8ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

25m Livres

João Casimiro

29.44

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

M

Luis Freire

24.28

EBI Pe Vitor Melícias

Ini

M

Carlos Silva

17.05

EBI Pe Vitor Melícias

Juv

M

10ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

50m Costas

Henrique Batista

55.06

EBI Pe Vitor Melícias

Ini

M

15ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

25m Costas

Miriam Rodrigues

31.53

EBI Pe Vitor Melícias

InfA

F

Karollayne Silva

24.59

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

F

11º

Carolina Vitorino

33.67

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

F

12º

Bárbara Ribeiro

34.34

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

F

 

15ª Prova

Classif.

Nome

Tempo

Escola

Escalão

Sexo

25m Costas

João Casimiro

31.12

EBI Pe Vitor Melícias

InfB

M

17º

Luis Freire

42.06

EBI Pe Vitor Melícias

Ini

M

Carlos Silva

22.13

EBI Pe Vitor Melícias

Juv

M

Salientamos que na sua maioria se trata de alunos que aderiram à prática da natação apenas este ano, tendo todos cumprindo com empenho os seus desafios e tendo mesmo superado as melhores expectativas.

Muitos parabéns a todos!!

Em fevereiro estaremos de volta aos encontros de natação, sendo possível levarmos ainda mais alunos da nossa escola.

Aqui ficam as fotos!

Visita de estudo do 9º ano

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO 

04/12/2012


No passado dia 4 de dezembro, os alunos das turmas A e B do 9º ano e os alunos do Curso de Educação e Formação de Serviço de Mesa, deslocaram-se em visita de estudo a Lisboa.


No período da manhã os alunos assistiram à representação da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela Companhia de Teatro O Sonho, que foi muito divertida, pois houve interação dos atores com o público, o que agradou a todos.


No período da tarde, os alunos do 9º ano visitaram o Museu de Marinha, enquanto que os alunos do CEF de Sala de Mesa se deslocaram em visita ao Sana Lisboa Hotel.


Apesar de ter estado um dia chuvoso, foi, sem dúvida, um dia muito bem passado!

 

Texto redigido pelos alunos do 9ºB

 

Clica AQUI para veres as fotos!

 

Halloween 2012/2013

por Prof.ING Helena Narciso -

Entre o final do mês de outubro e o princípio de novembro, esteve patente uma exposição subordinada ao tema do "Halloween" dinamizada pelo grupo de Inglês.

Este ano o tema foi "A Caveira" e os alunos deram largas à sua imaginação e criatividade. Todos os outros trabalhos apresentados (bruxas, monstros, morcegos e outros) mostraram, igualmente, a grande criatividade e o empenho dos alunos na sua elaboração. Muitos parabéns a todos os "artistas"!

Também as turmas CEF apresentaram os seus trabalhos: os saborosos bolos dos alunos de Cozinha e as fantásticas abóboras decorativas dos alunos do Serviço de Mesa. Bom trabalho!

 FOTOS AQUI

Visita de estudo do 6º ano_outubro 2012

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de estudo dos alunos do 6º ano

Caravela Vera Cruz, Mosteiro dos Jerónimos e Museu do Teatro

No dia 11 de outubro os alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores de HGP e Português, rumaram a Lisboa, onde começaram por visitar a Caravela Vera Cruz e assistiram entusiasticamente a uma representação de história ao vivo da época dos descobrimentos, realizada por alguns dos seus colegas.

A visita prosseguiu e, no Mosteiro dos Jerónimos, tivemos a novidade dos audio-guias para nos ajudarem na explicação sobre a construção do Mosteiro e a vida dos monges Jerónimos.

Após o almoço no parque do Museu do Teatro,visitámos as várias salas de exposição e contactámos com a história do Teatro em Portugal.

Clica aqui para veres as fotos!

Corrente do Bem - 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

Ao longo deste ano letivo a nossa escola trabalhou o projeto “A corrente do Bem”, tendo como grandes objetivos a promoção de comportamentos adequados e atitudes que proporcionem o bem-estar de todos, sempre baseado no respeito pelos outros.

A nossa regra de ouro foi «Não faça aos outros o que não queres para ti».

Na escola esforçámo-nos para não corrermos nos corredores, para falarmos em segredo, para não batermos nem magoarmos os colegas.

Na sala e na Biblioteca ouvimos histórias com grandes lições e entendemos que precisamos de raiva mas não para bater, apenas para seguir em frente e para aprender.

Ao longo do ano muitos foram os progressos e sentimo-nos bem com os resultados alcançados, os quais nos trouxeram força para continuarmos a melhorar no próximo ano.

“Vais ver como é bom cumprir para vencer e perceber que a escola é para aprender e brincar. Anda connosco. Esquece o lutar!"

Vê o Vídeo !

                                                    

Projeto Yoga com crianças – EBI Padre Vítor Melícias 1º ciclo

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No seguimento do projeto iniciado no ano letivo anterior, “Yoga com crianças”, os alunos das turmas 4B e 3B, usufruíram semanalmente de aulas de yoga.

Na prática de yoga com crianças, o objetivo é orientar toda a sua vitalidade para o desenvolvimento harmonioso, ao nível físico, mental, emocional e social, sem forçar nada apenas a incentivar a criança a expandir a sua criatividade, a ouvir os seus sons internos (respiração e batimentos cardíacos) e a executar posturas físicas que promovem a flexibilidade, a resistência e uma boa coordenação corporal.

Além do desenvolvimento físico e respiratório, o yoga atua ao nível do sistema nervoso promovendo o relaxamento e a concentração, tão necessários ao saber estar na escola.

Testemunhos dos alunos sobre as aulas de Yoga

Gostei das aulas…

Diverti-me muito…

Gostei muito, a parte que mais gostei foi a 1ª parte, onde fazemos jogos…

As aulas são giras…

Eu gostava de fazer bem os exercícios…

Gostei dos exercícios todos que fizemos e dos jogos…

Gostei de fazer o menino, a cobra e a árvore…

Era bom…

Sentia-me bem e feliz…

Sentia-me calmo/a…

Gostei da professora…

Parecia que o meu corpo não se mexia, mas estava a mexer…

Eu na Saudação ao Sol, sentia-me bem…

Sentia o meu coração, sentia todo o meu corpo…

Sentia-me bem e o corpo mole…

Sinto o meu coração a bater…

Sentia-me bem depois das aulas de yoga, porque fazia muito relaxamento…

Senti a respiração…

Ouvi o meu estômago e o coração…

Senti-me calma, os pensamentos maus vão-se embora…

[vê as fotos aqui]

Desporto Escolar - Golfe

por Prof.ING Helena Narciso -

Aproxima-se o final do ano lectivo e concluiu-se já o circuito de Golfe do Desporto Escolar da região Oeste no qual, mais um ano, voltámos a estar presentes.

Tendo participado com jogadores nos três níveis de prova – Principiantes, Intermédios e Avançados, obtivemos as seguintes classificações:

Principiantes masculinos:

1 º lugar – Claúdio Duarte – 6 º A

2 º lugar – Ivo Ferreira – 7 º D

4 º lugar – Nuno Caseirito – 6 º A

17 º lugar – João Paulo Oliveira – 7 º D

Intermédios Masculinos

2 º lugar – Mihai Ene – 6 º B

4 º lugar – Luís Lopes – 8 º A

5 º lugar – Frederico Monteiro – 5 º B

Avançados Masculinos (Resultado Net)

2 º lugar – Renato Silva (aluno da ES Madeira Torres que continua a treinar com a nossa escola)

3 º lugar – João Barros - 7 º B

5 º lugar – David Abreu – 8 º C

6 º lugar – Lucas Barros (aluno da ES Madeira Torres que continua a treinar com a nossa escola)

Parabéns aos nossos jogadores e esperamos que para o ano mantenham o seu empenho e a sua vontade de progredir na modalidade.

Registamos também o nosso agradecimento ao Campo de Golfe do Vimeiro e ao Campo Real por nos disponibilizarem os seus espaços para trabalhar com os alunos, permitindo assim desenvolver o Golfe.

A professora responsável

Rosa Helena Oliveira

As fotos AQUI

Exame DELFscolaire 2012

por Prof.POR Anabela Azevedo -
ds

da

Pelo terceiro ano consecutivo, os docentes de francês da nossa escola prepararam alunos para a realização dos exames DELF SCOLAIRE 2012, os quais conferem o diploma de nível A1, A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. 

Os referidos diplomas em Língua Francesa são reconhecidos pelo Ministério da Educação Francês em parceria com a Alliance Française e o Instituto Francês de Portugal. 

Alguns dos alunos abaixo mencionados têm vindo ao longo destes três anos e de uma forma gradual a realizar exames com maior grau de dificuldade. Assim, os alunos que iniciaram no ano letivo 2009/2010, concluíram com sucesso o exame B1, e alguns dos alunos que realizaram o exame A1 no ano letivo passado, deram continuidade ao trabalho e este ano submeteram-se ao exame nível A2 com igual sucesso. 

Este exame compreende as seguintes competências: 

-  Compreensão oral; 
-  Compreensão escrita; 
-  Produção escrita; 
- Produção oral. 

Constatamos, mais uma vez, que estes alunos são o exemplo nítido de que o empenho, o esforço e a vontade de aprender nunca são em vão, não esquecendo que alguns alunos abaixo citados concorreram em pé de igualdade com alunos do secundário. 

Felicitamos, assim,  os alunos participantes: 

Exame nível A1 
7ºA 
- Miguel Martins da Cunha – 69,5%

7ºB 
- Ana Catarina Germano Marçal – 60% 
- Ana Rita dos Santos Capelas – 71% 
- Gonçalo Filipe Rito – 60% 
- João António Santos Avelar – 68,5% 
- Tiago Cristiano Portela da Silva – 66,5% 

7ºC 
- André Miguel Garcia – 53% 
- Ana Mafalda Roque – 70,5% 
- Felícia Chercez – 67% 
- Mariana Filipa Abreu – 59,5% 
- Rodrigo Mendes Farinha – 61% 

8ºA 
- Luís Carlos da Silva Lopes – 74% 
- Sílvia Daniela Machado – 67,5% 

8ºB - Honório Vinicius de Oliveira - 71,5% 

Exame nível A2 

6º D 
- Loic Policarpo Andrade – 81% 

8ºA 
- Bebiana Gomes Martins – 81,5% 
- Carolina Miranda Francisco – 60,5% 
- Maria Margarida Mendes Antunes - 78,5% 

9ºA 
- Solange Filipa Fernandes Jordão – 64,5 
- Beatriz Ferreira da Costa – 60% 

9ºB 
- Beatriz Ferreira da Costa – 60% 
- Bruna Raquel Dinis Rodrigues – 76% 
- Patrícia Roque Moreira – 80% 

 Exame nível B1 

8ºA 
- Maurice dos Santos – 73% 

9ºA 
- Cristiano Emanuel Ribeiro Esteves – 61,5% 
- José Gabriel da Silva Figueiredo – 56,5% 

9ºB 
- Daniela Sofia Antunes Rodrigues – 72,5% 

 Nos Félicitations! 


 Les professeurs: 

Agostinho Castro 
Anabela Reis 
Margarida Cecílio

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento e Museu da Carris

por ex-Prof. Ana Magda Janeiro -

No dia 25 de Maio fomos a uma visita de estudo ao Museu da Carris e ao Pavilhão do Conhecimento. Participaram na visita as turmas da Professora Paula, Raquel, Nancy, Jesus, a Professora Marta, Manuela e Alexandra.

No Museu da Carris vimos muitos eléctricos e autocarros de antigamente e aprendemos um pouco sobre a história dos transportes. No Pavilhão do Conhecimento fizemos várias actividades e experiências.

No Museu da Carris andámos num eléctrico de 1901, tinha 111 anos. Já tinha transportado os reis! A Carris foi fundada em 1901 por dois senhores brasileiros.

Depois fomos ao Pavilhão do Conhecimento, tínhamos três salas para de visitar. Na primeira sala vimos a exposição “O mar é Fixe” onde havia uma piscina de bolas, um barco onde espreitávamos lá para dentro e várias atividades relacionadas com diversas espécies de barcos. Na segunda sala havia coisas de tecnologia para explorar: a cortina de sabão, experiências com o som, luz, força, como tirar fotografias, etc. Na última sala havia um espaço/parque onde podíamos brincar e experimentar outras actividades.

A visita foi muito divertida e aprendemos coisas novas.

[vê as fotos aqui]

Semana das línguas, das ciências sociais e humanas e da leitura - de 14 a 18 de maio!

por Prof.POR Anabela Azevedo -

SEMANA DA COOPERAÇÃO

Entre os dias 14 e 18 de maio decorreu a SEMANA DA COOPERAÇÃO, que envolveu diversos departamentos do nosso Agrupamento.

Ao longo da semana dinamizaram-se várias atividades, o dia do Pré-Escolar, com a colaboração do Grupo RiBombar, do Projeto Cant’um conto e da nossa exímia cantora, professora Sílvia Filipe; seguiram-se, o dia do 4º ano, o dia do Francês, o dia do Português e o dia do Inglês, desenvolveram-se atividades de leitura, com Histórias da Cooperação, o Muro da Paz e dos Direitos Humanos, dramatizações e o encontro com o escritor José Fanha, em colaboração com a BECRE, não esquecendo ainda os magníficos trabalhos que ilustraram a Semana da Cooperação, com que nos presentearam os alunos e professores do departamento de Expressões e cuja exposição se encontra patente no Mercado Municipal.

Um obrigado a todos aqueles que se empenharam para que esta semana pudesse ser um sucesso e aqui fica um especial agradecimento, aos alunos do Curso CEF de Cozinha e à sua formadora, professora Sílvia Santos, pelo seu empenho e excelente colaboração na confeção de saborosos petiscos relacionados com a gastronomia portuguesa, francesa e inglesa, que em muito contribuíram para o sucesso desta semana. Esperamos que continuem a deliciar-nos com as vossas “saborosas” refeições.

Dia do Pré-Escolar

por Prof.ING Helena Narciso -

Os  Jardins de Infância do APVM, no dia 16 de maio de 2012, reuniram-se no Parque Verde da Várzea durante o período da manhã no V Encontro do Pré Escolar.

 Colaboraram neste evento a comunidade educativa: BECRE, grupo Ribombar, Projeto Cant’um conto, participação de professores, alunos e encarregados de educação que dinamizaram sessões de jogo, movimento e dança. Contamos mais uma vez com a participação dos alunos da ESCO, com a dinamização de várias atividades. A GNR de Torres Vedras esteve presente com uma sessão cinotécnica lúdica e pedagógica e houve também o apoio ao nível da segurança da PSP.

Após o tempo de atividades programadas as crianças puderam conviver e partilhar brincadeiras e um almoço de piquenique. Para finalizar o encontro foi feita uma troca de “corações criativos” realizados pelas crianças. Entre todos vivenciamos e partilhamos momentos divertidos como mostram as imagens…

Agradecemos a colaboração de todos os que contribuíram para o sucesso deste evento nomeadamente a Direção do Agrupamento.

Bem hajam!

As fotos, AQUI

Teatro "O Nabo Gigante"

por Prof.ING Helena Narciso -

Teatro O Nabo Gigante

No dia 12 de maio, no teatro-cine de Torres Vedras, teve lugar a apresentação do teatro O Nabo Gigante. Este conto tradicional russo foi escrito por Alexis Tolstoi, no século XIX e adaptado para texto dramático pelo 6ºA, na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Ana Cláudio e Agostinho Castro. As personagens animais foram representadas por bonecos articulados elaborados na disciplina de Educação Visual e Tecnológica com as professoras Olga Correia e Sílvia Filipe. A dramatização foi acompanhada por coro e orquestra (5ºA, 6ºC e Clube Som da Malta) conduzidos pela professora Natércia Silva.

Este projeto nasceu de um desafio da Fábrica das Histórias que escolheu O Nabo Gigante para trabalhar o tema da Cooperação no âmbito do Ano Europeu das Cooperativas.

O teatro-cine encheu para ver o teatro e as Curtas Infantis – animações realizadas por algumas escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância a partir das personagens do mesmo conto e todos foram muito aplaudidos.

Após a apresentação do teatro, os participantes foram brindados com uns doces elaborados pelos alunos do CEF de Cozinha.

Os alunos participantes adoraram a experiência – foi inesquecível!

O espetáculo vai ser novamente realizado no próximo dia 27 de maio, no Centro social de S. Sebastião, no Sobreiro Curvo.

Informação elaborada pelos alunos do 6ºA

Fotos: António Abreu e professor J. Pinto Gonçalves      AQUI

Visita ao Convento de Mafra e Olaria 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 18 de maio de 2012, as turmas 6B e 3B da escola Padre Vítor Melícias realizaram uma visita de estudo ao convento de Mafra e a uma Olaria da aldeia Típica de José Franco no Sobreiro.

O objetivo da visita, no âmbito do estudo do meio, era para os alunos conhecerem o meio local, monumentos, factos e datas sobre a história do nosso País.

No convento a visita foi orientada por guias (a criada Maria Joaquina e a princesa Maria Bárbara) que recriaram a época de D. João V, exemplificando como se vivia no séc. XVIII. Os alunos conheceram, de forma lúdica, os vários espaços do convento, desde corredores, salas, aposentos dos reis, enfermaria, Biblioteca entre outros.

Após a visita os alunos almoçaram no jardim do Cerco donde partiram para a aldeia típica de José Franco.

Já na Olaria, o senhor Armando explicou-lhes todo o processo manual de transformação do barro. Observaram o oleiro a trabalhar, as peças a secar, a pintura e a cozedura num forno elétrico. As peças eram vendidas numa loja da aldeia típica, a qual visitaram também como a ajuda de um guia.

O regresso à escola aconteceu por volta das 16 horas.

As fotos, AQUI

Exposição alusiva ao tema da COOPERAÇÃO _ Mercado Municipal de Torres Vedras. A não perder!

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Exposição do Mercado Municipal - “COOPERAÇÃO” 

m

Com base na nomeação do ano de 2012 como “Ano da Cooperação”, este APVM mobilizou a comunidade educativa no sentido de promover a união de esforços e vontades na realização de um projeto comum. 

Todo o trabalho realizado nas nossas escolas em torno daquele tema aglutinador esteve centrado nos valores que a própria cooperação envolve: a (inter) ajuda, a partilha, a união, a amizade, … sendo o CORAÇÃO símbolo por excelência dessa forma de interação entre todos. 

A exposição, aberta ao público durante o mês de maio/2012 no espaço do Mercado Municipal de Torres Vedras, é o resultado visível e material de como se envolveu esta comunidade educativa no desenvolvimento de um campo - que não se restringe ao conhecimento - mas, e sobretudo, à promoção de valores de que a sociedade atual tanto carece. 

Fica o louvor a quem tanto deu, partilhou e tornou possível esta colorida e “rica” exposição (de corações!).

Eletricidade no 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 26 de abril de 2012 vieram à escola do 1º ciclo EBI Padre Vitor Melicias o professor Nuno Taxa e dois alunos, Ricardo Santos e João Silva para explicarem alguns assuntos sobre a eletricidade.

Com esta apresentação os alunos da turma 6B compreenderam a importância da eletricidade e os cuidados a ter na sua utilização.

Durante esta aula, os alunos realizaram experiências com lâmpadas, uma bússola, uma campainha e uma ventoinha.

Mostraram que estes objetos funcionavam através da eletricidade.

Aprenderam ainda que uma pilha tem dois polos, um positivo e um negativo, e que, os eletrões são corpos minúsculos que não se veem a olho nu.

Após a exposição de conteúdos e a realização de experiências, a turma elaborou várias atividades de registo que contemplaram vários tipos de texto (notícia, carta, texto instrucional, poético) e pesquisas sobre o assunto.

Os trabalhos encontram-se registados na página da turma na plataforma Moodle.

Os alunos da turma 6B e a professora agradecem a disponibilidade e amabilidade do professor Nuno e dos alunos João e Ricardo.

aqui as fotos

Visita de Estudo do 5º ano_Centro interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de estudo dos alunos do 5º ano ao Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça

No dia 9 de maio, os alunos do 5º ano acompanhados pelos professores de HGP, rumaram aos campos da batalha de Aljubarrota( em S. Jorge),onde assistiram a uma simulação interativa da batalha e tomaram contato com protótipos das armas utilizadas.

A visita terminou com um passeio pelos campos onde as tropas estavam estacionadas e eclodiu a refrega.

Após o almoço, no parque de merendas do espaço visitado, o grupo dirigiu-se ao Mosteiro da Batalha a fim de observar o estilo gótico do monumento, tendo de seguida rumado ao Mosteiro de Alcobaça, onde realizou uma visita detalhada.

As fotos, aqui!

Encontro de bombos: O Ritmo da Escola invadiu a cidade de Torres Vedras...

por Prof.POR Anabela Azevedo -
O Ritmo da Escola Invadiu a Cidade de Torres Vedras...


Pelas nove horas da manhã, já a azáfama era grande nos dois locais da cidade onde estava previsto começar e acabar o primeiro desfile: o Jardim da Graça e a Praça do Mercado Municipal. As equipas de voluntários do "Staff" ajudavam a montar as mesas para o grupo que ai ficaria, alguns dos elementos mais velhos do RiBombar, ajudavam a montar o som, enquanto no Convento da Graça se faziam os preparativos para a receção aos grupos. Em permanente contacto com os responsáveis dos grupos participantes íamos, com os elementos da PSP, acertando a logística dos diversos percursos e os respetivos horários. 

Pelas 10:30h, hora prevista, iniciávamos o desfile, com três percursos diferentes em direção ao local de encontro, a Praça do Mercado Municipal, onde já se encontrava o grupo Eco Sound, que devido a dificuldades de mobilidade do grupo, dado tratar-se de um grupo que usa percussões feitas a partir de material reciclado, faria toda a sua atuação no local. 

De acordo com a numeração previamente estabelecida, e com a excelente colaboração dos elementos voluntários do nosso "Staff", 20 alunos dos 8º e 9º anos, e as professoras Ana Cláudio e Natércia Silva, tudo decorreu com relativa fluência e normalidade. 

O Grupo Batucando, seguiu o percurso 1, o Borabombar, o 2, o BungaRitmo, o 3, o Dagadágada, o 1, o Eclodir Azul, o 2 e o Ribombar o 3. 

O Grupo de Amares - Braga, havia entretanto comunicado que estava atrasado, pelo que decidimos avançar com o desfile e marcar o local de chegada para este grupo, no Mercado, onde iriam decorrer as exibições. A preciosa colaboração da PSP, ao colocar um batedor à frente do autocarro, à saída da A8, permitiu ao grupo Escolábombar chegar a tempo de fazer a sua exibição e integrar-se no programa que estava delineado. 

Por volta das 11h, de acordo, com o programado deu-se início às exibições dos grupos na Praça do Mercado. foram cerca de 90 minutos, de muito ritmo e animação, que culminou numa atuação conjunta de todos os participantes, cerca de duas centenas, ao rimo bem português da Chula. Os Gaiteiros do Ribombar fizeram soar a melodia e todos em uníssono fizeram troar os seus bombos, caixas, timbalões e outras percussões, que numa cadência bem ritmada se fizeram ouvir por todo o centro histórico da cidade. Fica aqui um video ilustrativo desse momento:

 Finda a atuação foi entregue a todos os grupos um saco, com algumas lembranças, material promocional da cidade e do concelho, bem com o uma placa comemorativa e uma caixa de pasteis de feijão, oferta da Fábrica Coroa. 

Mas a jornada não terminaria aqui, a parte mais árdua do dia estava para vir, um desfile dos grupos até à escola anfitriã, a EBI Pe Vitor Melícias, onde, após 2,2Km sob um sol intenso e um calor abrasador, chegámos finalmente por volta das 13:30h. Pelo meio, uma pequena paragem de cada grupo junto da ESCO, onde os alunos daquela escola nos aguardavam e aplaudiam com entusiasmo todos os grupos que ali se exibiam. 

 Chegados à escola cada um deu o seu melhor em mais uma exibição de cada grupo, no nosso espaço Multiusos. Já passava das 14h, quando chegou o merecido almoço, servido a todos no refeitório da escola. Não fora o lanche a meio da manhã, oferecido pela Câmara Municipal e o apetite seria muito mais voraz, atendendo ao esforço feito durante a longa caminhada. 

Dos participantes recolhemos a satisfação por terem participado nesta jornada de convívio e troca de experiências, promentendo encontrar-nos, muito em breve em qualquer outro evento do género. 

Da nossa parte a sensação do dever cumprido e a satisfação por pertencermos a uma escola que é dinâmica, empreendedora, criativa e motivadora. 

Agradecer à direção do Agrupamento pelo apoio recebido desde a fase de conceção até à concretização; aos alunos voluntários, aos funcionários que connosco colaboraram e aos professores que nos apoiaram, desde a elaboração do cartaz, à construção das placas identificativas, até à operacionalização; 

 À Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente que, desde a primeira hora apoiou o evento; às Juntas de Freguesia de S. Pedro e Santiago e Ponte do Rol e aos patrocinadores Sr. Carlos Antunes, do Moinho do Paúl e Sr Renato Valente, da Farmácia Sta Cruz e Laboratório Valanálises. 

Por Fim, ao nosso patrono, Sr Padre Vitor Melícias que manifestou sempre um grande apoio ao Grupo Ribombar e a este evento e, embora não podendo ter estado presente como estava previsto, não deixou de vir à escola no final do compromisso que o impediu de estar no evento à hora combinada, manifestar o seu apoio e justificar a sua ausência pessoalmente. 

Por fim, agradecer a todos os elementos do Ribombar, aos atuais e aos que ao longo destes seis anos, connosco dividiram e partilharam grandes jornadas de convívio, por esse Portugal fora, pela realização pessoal e profissional que nos têm proporcionado e que neste grande evento, esteve, mais uma vez, patente.

Aqui ficam as fotos do evento:

Concursos de Contratação de Escola para recrutamento de pessoal docente

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
ESCLARECIMENTO

Sendo vários os candidatos a colocarem questões referentes aos concursos de "contratação de escola" para recrutamento de pessoal docente para os 2 horários colocados a concurso, um para o grupo 620 (ANEXO 1) e outro para o grupo 510 (ANEXO 2), esclarece-se o seguinte:
Os concursos de "contratação de escola" regem-se pelo Decreto-Lei 35/2007, de 15 de fevereiro;

De acordo com o ponto 2 do artigo 6º desse normativo "cabe ao órgão de direção executiva da escola fixar os critérios objetivos de seleção em que assenta a decisão de contratar, colhido o parecer vinculativo do conselho pedagógico";

Assim sendo, o Conselho Pedagógico, em reunião de 15 de julho de 2011, decidiu que na definição dos critérios para seleção de docentes dos grupos de recrutamento definidos, dever-se-iam ter em conta as seguintes orientações:
- incluir em 1º lugar condição que permita dar continuidade aos professores do Agrupamento de Escolas, desde que seja do interesse destes e da Escola;
- considerar as condições do concurso nacional;

Deste modo, os candidatos selecionados, para ambos os grupos de recrutamento são profissionalizados (2º critério) e escolhidos primeiramente pelo critério da graduação profissional, colocado por ordem.
Mais, se informa, que no caso do grupo 620, os três primeiros candidatos não estavam interessados, por razões diversas e pessoais, de acordo com o contacto telefónico efectuado pela direção deste Agrupamento. Assim, o candidato selecionado, seguindo a ordem na lista encontra-se na 4ª posição.
As listas ordenadas encontram-se publicadas em anexo, salvaguardando-se que apenas os dados referentes ao candidato colocado são verificados.
8 de maio de 2012
A Diretora
Elisabete Mª Galvão Jerónimo


Anexo 1: Grupo 620
Anexo 2: Grupo 510

Projeto Palavras Sentidas_Partilha de Palavras e Antologia Poética _ 19/04 - Teatro Cine Ferreira da Silva

por Prof.POR Anabela Azevedo -
PROJETO PALAVRAS SENTIDAS 2012



No passado dia 19 de abril, teve lugar no Teatro-Cine Ferreira da Silva, mais uma apresentação inserida no âmbito do projeto Palavras Sentidas, que todos os anos nos proporciona momentos inesquecíveis de poesia.

A cerimónia contou com a já habitual Partilha de Palavras – momento de declamação de poemas de autores portugueses – e ainda com a entrega de prémios aos alunos cujos poemas foram selecionados, na primeira fase do concurso, para integrar a Antologia Poética.

A nossa escola esteve, mais uma vez, à altura do acontecimento:

Escalão A – 2º ciclo
1ºPrémio:
Mariana Silva e Samuel Ventura – 6ºA

Escalão B – 3º ciclo
1ºPrémio:
Daniela Rodrigues – 9º B

3ºPrémio:
Bebiana Antunes – 8ºA


Parabéns a TODOS os alunos que contribuíram com a sua excelente participação!

Parabéns aos professores responsáveis por este projeto, pelo facto de incentivarem o gosto pela poesia nas camadas mais jovens da população escolar!

pp
p
pp

Sessão de Sensibilização “Prevenção do Tabagismo”

por Prof.ING Helena Narciso -

  No âmbito do Programa de Educação para a Saúde e inserido na temática da prevenção dos consumos, realizou-se no dia 23 de abril, uma sessão de sensibilização de prevenção do tabagismo destinada aos alunos do 7º ano, sob a orientação do Doutor Luís Saboga Nunes, professor na Escola Nacional de Saúde Pública. Esta sessão teve como objetivos alertar os alunos para os efeitos nocivos do tabaco, assim como prestar esclarecimentos sobre a dependência física e psicológica do mesmo. No final da sessão os alunos puderam efetuar voluntariamente o teste ao monóxido de carbono existente no organismo.

 

As fotos AQUI

Feira da Saúde

por Prof.ING Helena Narciso -

Nos dias 13, 14 e 15 de Abril, realizou-se uma Mostra de Serviços de Saúde e Bem – Estar, promovido pela CMTV, no âmbito do projeto “Torres Vedras Saudável”. O nosso agrupamento, reforçando a parceria que tem vindo a desenvolver neste projeto, fez-se uma vez mais representar no evento, tendo ficado a coordenação do mesmo a cargo da equipa PES que promoveu e dinamizou o stand do agrupamento, com o apoio de outros docentes. A participação dos alunos do CEF de cozinha, orientados pela docente Sílvia Santos, foi um dos pontos altos do evento nas várias demonstrações que realizaram da cozinha saudável, muito apreciada pelo público. O tema central do stand incidiu na alimentação saudável e foi decorado com trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, tendo também promovido os produtos biológicos que alguns Jardins de Infância cultivaram nas suas hortas.

A equipa PES agradece a colaboração de todos os que se disponibilizaram para a concretização desta atividade, em especial às educadoras Manuela Filhó, Maria do Carmo Silva, Fátima Pires e professoras Eduarda, Celeste Simões, Nancy Pinto, Olga Correia e Ana Rodeia. Felicitamos igualmente os alunos de cozinha pelo profissionalismo e empenhamento demonstrados, mais uma vez, em representação do agrupamento.

  A Coordenação do PES

AQUI  algumas das fotos das atividades dinamizadas

aqui o texto elaborado pelos alunos do 5ºA!

Notícia da Semana da Leitura/PNL 2012

por Prof.ING Helena Narciso -

Decorreu de 12 a 16 de Março a Semana da Leitura /PNL na Biblioteca Escolar do 1º ciclo da EBI Padre Vítor Melícias.

Durante esta animada semana os alunos envolveram-se em atividades de leitura e partilha de trabalhos. Todas as turmas receberam a visita de alunos do 4º ano que partilharam leituras sobre a história “A árvore dos abraços” e “Quem mexeu no meu queijo?”.

Na biblioteca decorreram várias sessões de “Chá frio com letras” onde partilhamos histórias, lengalengas, poesias e outros trabalhos. Os alunos do JI/CAIC da Boavista também estiveram connosco.

O professor de música de AEC aceitou o nosso desafio e realizámos duas sessões de “Palavras Cantadas”, que muito agradaram a toda a comunidade escolar.

Este ano contámos com a presença de duas mães que vieram contar histórias aos alunos. Muito obrigado pela experiência.

Iniciámos a construção de um “Biombo com Histórias”, com materiais reciclados, que vai servir para expor trabalhos.

Agradecemos o envolvimento de todos os docentes, alunos e comunidade escolar. Obrigada a todos.

As fotos AQUI

17 a 22 de março de 2012 - Visita de Estudo a França (Paris, Versailles, Tours e Poitiers)

por Prof.POR Anabela Azevedo -
ve

O grupo de professores de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias promoveu uma visita de estudo a França, com o objetivo de promover o enriquecimento dos alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico mas também a nível pessoal e humano. Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 17 e 22 de março de 2012 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.

O programa foi o seguinte:

• 1º dia Em viagem;

• 2º dia18/03 - Paris - Disneyland;

• 3º dia19/03 - Paris: Catedral de Notre Dame, Museu do Louvre, subida à Torre Eiffel, passeio em “Bateau Mouche” e passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe, etc. e passeio a pé pelas ruas da cidade;

• 4º dia 20/03 - Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre; partida para Versailles e visita ao palácio e partida para Tours;

• 5º dia21/03 - Poitiers: Visita ao Futuroscope e regresso a Portugal após o espetáculo final “Le mystère de la note bleue”.

A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação, boa disposição e bom comportamento de todos os participantes, segundo a opinião da própria agência organizadora. Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível, que culminará com a devolução do guião de exploração dos locais visitados, distribuído aos alunos no início da visita, pelos professores de francês.

De salientar o bom serviço prestado pela agência Pinto Lopes Viagens, na pessoa dos seus colaboradores Freddy Castro e Carlos Costa, que nos acompanharam ao longo de toda a viagem, a quem muito agradecemos pelo apoio, orientação e excelente disposição. 

Obrigado a todos!

Aqui ficam as imagens:

Caminhada ao Castro do Zambujal

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 20 de Março, realizou-se na nossa EBI, uma caminhada aberta à participação da comunidade educativa, na qual participaram mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.

O percurso não foi muito fácil, principalmente para quem não está habituado a caminhar, pois tinha cerca de 13 Km e algumas subidas acentuadas …

O trajeto foi delineado para passar por diferentes marcos do património da nossa cidade - FORTE DE S.VICENTE, CONVENTO DO VARATOJO e CASTRO DO ZAMBUJAL – todos representativos de conjunturas históricas muito diferentes. Para uma melhor compreensão dos locais visitados, tivemos a valorosa colaboração do professor Moedas Duarte, da Associação do Património de Torres Vedras, que, com toda a sua simpatia nos desvendou a “magia” que emerge de cada um destes locais.

A caminhada decorreu ambiente alegre e descontraído, tendo-se cumprido plenamente os objetivos propostos.

De salientar a fantástica colaboração dos alunos das três turmas de CEF, os quais demonstraram grande responsabilidade e disponibilidade na organização deste evento. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO.

Parabéns a todos os caminheiros … particularmente àqueles que há uns dias atrás pensavam que não conseguiam aguentar 13Km. Poder-se-á agora perguntar : “Agora que já sabem que afinal são capazes, de que mais serão capazes e ainda não o sabem? O que se segue?”

E como o caminho se faz caminhando, quem sabe quando teremos outra oportunidade de caminhar todos juntos … até breve!

AQUI as fotos!

Comemoração do Dia da Terra - Concurso

por Prof.ING Helena Narciso -

Concurso - “ Um planeta de resíduos sem lixo”

No dia 22 Abril comemora-se o “Dia da Terra”, nosso planeta, nossa casa, mas nem sempre bem tratada.

Com o objetivo de alertar toda a comunidade para o estado atual do planeta, propomos a construção de um “Planeta Terra” utilizando apenas resíduos.

Este concurso está aberto à participação de todos os alunos da Escola - 1º, 2º e 3º ciclos.

O prazo de entrega dos trabalhos será no dia 21 de Abril (professoras – Fernanda Silva ou Idália Miranda).

Usa a tua imaginação e surpreende-nos.

O “nosso” planeta agradece.

Palavras Sentidas

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Projeto Palavras Sentidas

No dia 7 de março de 2012, na BECRE, realizou-se mais uma vez um concurso de declamação de poesia, tendo participado os alunos do 2º e 3º ciclos.
Este concurso integra-se no projeto “Palavras Sentidas” que envolve alunos de várias escolas que irão declamar poemas de autores portugueses ou da sua própria autoria, no dia 18 de abril, no Teatro Cine, em Torres Vedras.
Do 2º ciclo houve 9 participantes, tendo saído como vencedores:
• 1º lugar - Mariana Silva e Samuel Ventura, do 6ºA;
• 2º/3º lugar – Inês Santos, Joana Gomes e Margarida Vitorino, do 6ºA, e Beatriz Onofre, do 6ºD.
No 3º ciclo, houve 22 participantes, tendo ficado nos primeiros lugares:
• 1º lugar- Joana Boaventura e Zaqueu Umbelino, do 8ºC;
• 2º lugar - Rafaela Camões, do 7ºA;
• 3º lugar - Daniela Rodrigues, do 9ºB e Bebiana Martins, do 8ºA.

AQUI podes ver as fotos da atividade.


Parabéns a todos os participantes nesta iniciativa.


7ºD

(Editado por Prof. Helena Narciso Rodrigues em Thursday, 8 March 2012, 14:16)

JI de Penafirme - Carnaval 2012

por Prof.POR Anabela Azevedo -
JI DE PENAFIRME

CARNAVAL 2012

O JI de Penafirme concorreu a um concurso de expressão plástica promovido pelo grupo "Marias Cachuchas" com o tema "O Carnaval de Torres Vedras", tendo obtido o primeiro lugar de trabalho coletivo comum triptico. 

t

O prémio foi entregue no Mercado Municipal pelas 14h horas no sábado dia 25 com algumas das crianças da sala da  Educadora Teresa Mourão de Almeida.

Também no que se refere ao Carnaval e relativamente à participação deste JI no Corso Escolar, as pranchas de surf feitas pelas crianças encontram-se em exposição na montra principal da Loja ManelSport, no centro de Torres Vedras.


Parabéns!

Grupo de Educação Física - Caminhada de escola ao Castro Zambujal

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Colegas,

No próximo dia 20 de março realizar-se-á uma caminhada de escola ao Castro Zambujal.

A saída da escola está prevista para as 9h, em direção ao Varatojo, e o regresso por volta das 14h30m.

Os alunos terão de ser acompanhados por professores da turma, num rácio de dez alunos por professor, pelo que os diretores de turma deverão proceder à inscrição dos grupos de alunos das suas turmas e indicar o nome dos professores responsáveis pelos mesmos, em documento que se encontra afixado na sala de professores.

Para qualquer dúvida contactem um elemento do grupo de Educação Física.

Espera-se que todos adiram entusiasticamente a esta iniciativa e que possamos concretizar mais uma grande atividade que envolverá toda a comunidade educativa.

17/02 - CARNAVAL 2012 - Corso Escolar - APVM

por Prof.POR Anabela Azevedo -

CARNAVAL 2012

CORSO ESCOLAR!

No dia 17 de fevereiro, a nossa escola participou "em peso" em mais um corso escolar do Carnaval de Torres Vedras. 

Estiveram envolvidos nesta iniciativa os alunos dos Jardins de Infância, escolas do 1º ciclo e EB 2,3 do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, acompanhados dos respetivos professores, o grupo de percussões RiBombar e também o Clube Bué d'Artes, que muito contribuiram para a animação do desfile.

Este ano contámos também com a presença de dois professores da Escola de Soibada, que se encontram entre nós por um período de dois meses, no âmbito da geminação entre as duas escolas.

De salientar ainda, que o grupo de Repercussões RiBombar, contribuiu ainda para a animação dos Corsos de Carnaval de Domingo e Terça-feira, como já vem sendo hábito.

Mas, melhor que as palavras ...

                                                    ... aqui ficam as imagens!

A Arte, o Amor e a Poesia

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, os alunos da turma CEF CC2, levaram a cabo, uma vez mais, a produção de poesias da sua autoria para comemorarem o dia de São Valentim.

Também os alunos de  Educação Visual, do 8ºano, através da sua professora, Célia Duarte,  juntaram-se a esta atividade contribuindo com um décor mais vivo e realista  desta   fase de enamoramento e paixão, com a apresentação dos seus trabalhos.

AQUI fica um testemunho das produções da exposição “A Arte, o Amor e a Poesia”.

 

São Valentim na APVM

por Prof.ING Helena Narciso -
De 10 a 23 de Fevereiro esteve patente no Átrio da escola a exposição de trabalhos alusivos ao dia de São Valentim. Estes trabalhos foram realizados pelos alunos de Inglês dos 2º e 3º Ciclos e na elaboração de alguns deles houve a colaboração do Clube Companhia das Artes. 
Também o CEF de Cozinha 2 se associou a esta comemoração tendo apresentado e servido, no dia 14, um magnífico bolo, brigadeiros e deliciosas espetadas de fruta. A estes alunos e à sua formadora, Sílvia Santos, um agradecimento especial por terem tornado este dia mais "doce"! 

Podem ver AQUI uma pequena amostra dos trabalhos realizados e atividades desenvolvidas!

Encontro de "Nadadores Geniais" - 8 de janeiro

por Prof.POR Anabela Azevedo -
ENCONTRO DE “NADADORES GENIAIS


No dia 08 de janeiro, na piscina da Física em Torres Vedras, realizou-se um encontro de natação de alunos de Educação Especial das EBIs Padre Vitor Melícias e Padre Francisco Soares.

Com muita alegria e muito entusiasmo realizaram-se jogos de equipa e provas individuais, tendo todos os alunos recebido uma recordação deste evento de confraternização e convívio,

Uma experiência a repetir.
Até à próxima!!!!

aqui as fotos.

Corta-Mato

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Corta-Mato Desporto Escolar

No dia 01 de fevereiro de 2012 os nossos alunos (1º, 2º e 3º ciclos) participaram no Corta-Mato Fase Regional do Desporto Escolar que decorreu na Várzea em Torres Vedras. A participação dos nossos atletas decorreu de forma muito positiva e entusiasta.

Inauguração do monumento do Carnaval

por Prof.GEO Ana Caldeira -
RiBombar

Começou o Carnaval de Torres Vedras 2012...


Com a inauguração do Monumento do Carnaval, iniciou-se, oficialmente, o Carnaval mais Português de Portugal.

O Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2012, com o tema “Deuses do Desporto”, foi inaugurado hoje dia 4 de fevereiro, na praça da República, pelas 11h00.

A inauguração foi antecedida de um desfile, com partida da praça em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras e contou com vários elementos da Confraria do Carnaval, Ministros e Matrafonas, Fidalgos, grupo RiBombar e cabeçudos.

O RiBombar teve a seu cargo a animação do evento e encabeçou o desfile que uniu a Praça do Mercado Municipal com a Praça da República.


Teatro debate « Nem muito simples, nem demasiado complicado»

por Prof.ING Helena Narciso -
No âmbito do programa Educação para a Saúde e Sexualidade, e de acordo com o PAA, a coordenação do PES promoveu, no dia 24 de Janeiro, uma atividade destinada aos alunos do 9º ano e alunos dos Cursos de Educação e Formação sobre a temática dos Relacionamentos e da Sexualidade. O espetáculo de debate teatral, designado «Nem muito simples, nem demasiado complicado», dinamizado pela companhia de teatro Usina, permitiu aos nossos jovens uma abordagem diferente na apresentação e tratamento de questões relacionadas com as suas experiências ao nível dos relacionamentos afetivos, dando-lhes a possibilidade de interagirem abertamente com os atores e com os seus pares, através da discussão das situações tipo ali apresentadas e com as quais se identificaram verdadeiramente.
A atividade excedeu as expetativas de alunos e docentes ali presentes, tendo os alunos demonstrado um comportamento exemplar durante todo espectáculo, revelador da importância destas problemáticas para o seu desenvolvimento.

As fotos AQUI

Campanha de recolha de Alimentos

por Prof.ING Helena Narciso -

No âmbito do tema do Plano Anual de Atividades “ A Cooperação” a turma do 7º A em conjunto com alguns professores vai desenvolver um projeto de recolha de alimentos para atribuir a alunos/famílias da escola que necessitam de auxílio. Sendo assim, para que seja possível angariar diversos bens essenciais foram atribuídos a cada turma alimentos diferentes.

A Campanha decorrerá durante todo o mês de fevereiro e os alimentos poderão ser entregues na Triagem.

Apelamos ao vosso espírito de solidariedade, pois um gesto por mais pequeno que seja, pode sempre fazer a diferença!

Cada ano de escolaridade pode contribuir com tipos específicos de alimentos: consulte AQUI a tabela!

Campanha de Solidariedade para Timor

por Prof.ING Helena Narciso -

Campanha de recolha de brinquedos, jogos e livros para Timor

A Direção da Escola agradece a todos os Alunos, Professores, Educadoras, Assistentes Técnicas, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação pela participação de todos. A nossa campanha foi um sucesso e todo o material recolhido já se encontra a caminho de Timor.

Obrigada a todos.

Relembramos que já se encontram a decorrer novas campanhas de solidariedade. Participe.


Projeto Brigada Verde

por Prof.ING Helena Narciso -

Para  o  ambiente proteger,  um destino adequado  os resíduos devem ter!

No âmbito do Programa Eco Escolas, no presente ano letivo iremos dinamizar o Projeto Brigada Verde. Uma das atividades deste projeto é a recolha de resíduos para que possam ter o tratamento mais adequado, óleo alimentar usado, pilhas, rolhas de cortiça, toners e tinteiros, resíduos elétricos e eletrónicos de pequeno e grande porte e tampinhas de plástico.

Estes resíduos poderão ser entregues na escola e serão convertidos em pontos, atribuídos à respetiva turma, de acordo com a tabela do regulamento.

Agradecemos desde já a vossa colaboração. Vamos todos ajudar o ambiente!

Para mais informações contata as professoras Fernanda Silva e Idália Miranda.

Todas as informações estarão brevemente disponíveis na página da Eco Escola no moodle da escola.

4, 5 e 6 de3 janeiro - Cumpriu-se a Tradição!... Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Cumpriu-se a Tradição!...

Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

d

Começámos logo pela manhã. Às 8:30h do dia 4, quarta feira, lá estavam todos os convocados para esse dia. Dia que amanhecera solarengo, com um lindo céu azul, apesar de frio. Assim, em muitas das escolas seria possível, como aconteceu, cantar ao ar livre.

Duas carrinhas, cedidas pelas Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, partiam lotadas rumo ao Externato de Penafirme, onde se iniciaria a jornada.

O grande objetivo das Janeiras deste ano era angariar livros e brinquedos, para enviar para as crianças de Timor Leste, numa Campanha lançada a nível do Agrupamento: "Um Livro ou um Brinquedo Para Timor".

 Depois de cantarmos para a Direção do Externato, foi a vez da sala do JI, ainda a meio gás, uma vez que as crianças vão chegando até às 9:30h e ainda estavam poucas à hora da nossa atuação.

Mas havia que prosseguir, rumo ao complexo onde funcionam a EB1 e o JI da Póvoa de Penafirme. Cumprida esta etapa, rumámos à Maceira, a sede da Junta de Freguesia era a nossa primeira paragem, seguindo de imediato para a EB1. Aqui fomos brindados com uma cantiga de Janeiras em resposta às nossas, o que habitualmente acontece, acabando os dois grupos a cantar em conjunto.

Prosseguimos em direção à EB1 de A dos Cunhados, onde fomos recebidos com alguns mimos. No final final tivemos direito a chá e sumo com um bolo muito saboroso, que, àquela hora, soube muito bem e permitiu fazermos o resto da jornada com o estômago um pouco mais aconchegado.

A cena repetiu-se no JI da mesma localidade e, prosseguimos, mais doces ainda do que tínhamos chegado.

Dirigimo-nos à EB1 do Sobreiro Curvo e posteriormente ao JI. Aqui recebemos a confirmação de que a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, já tinha chegado à sede da Junta e para lá nos dirigimos, logo de seguida.

Depois de termos cantado as nossa janeiras, no local, terminámos o primeiro dia, na EB1 das Palhagueiras, entre uma colher de sopa e uma garfada de esparguete, já que as crianças estavam no seu período de almoço, já no refeitório.

Aqui ficam as fotos desta atividade!

Viagem de Estudo a França _ INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA E. EDUCAÇÃO

por Prof.POR Anabela Azevedo -

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA

17 A 22 de Março de 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA ENCARREGADOS EDUCAÇÃO

1 – Todos os menores não acompanhados pelos titulares do poder paternal precisam de uma autorização de saída de menores para o estrangeiro, reconhecida pelo notário, por advogado ou solicitador, a saber:

a) Se os pais forem casados, bastará o reconhecimento da assinatura de um dos progenitores e a autorização de saída deverá vir acompanhada de fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

b) Se os pais forem divorciados, deverá ser feita uma autorização por cada um dos progenitores OU por quem possui o poder paternal, devendo essa autorização vir acompanhada de uma cópia autenticada do acórdão do tribunal ou da certidão do registo civil que o ateste e ainda da fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização;

c) No caso de pai ou mãe falecido, a autorização deve vir acompanhada de uma cópia autenticada da certidão de óbito e também de uma fotocópia do BI ou do CC de quem assinou o documento de autorização.

2 – No caso de alunos de nacionalidade estrangeira, deve ser verificada a exigência por parte de estados terceiros de eventuais vistos ou outros documentos específicos, para efectuarem a viagem.

3 – Aconselha-se a que, atempadamente, solicitem o Cartão Europeu de Seguro de Doença, online - www.portaldasaude.pt ou na loja do cidadão.

Clique, para aceder:

Minuta da autorização de saída

Apólice da Companhia de Seguros – Vitória Seguros

Até dia 16/1 - Campanha de recolha de material para Timor-Leste

por Prof.POR Anabela Azevedo -

Campanha de recolha de material para Timor-Leste

UM LIVRO UM BRINQUEDO

No âmbito da geminação entre o nosso Agrupamento e a Escola Pré-Secundária de Soibada, Timor-Leste, decorrerá até ao dia 16 de janeiro de 2012, uma campanha de recolha de material a enviar. Aceitam-se brinquedos (sem serem elétricos ou a pilhas – em Timor só há eletricidade disponível 6 horas por dia, das 18h às 24h), livros em português (recebem-se manuais escolares de língua portuguesa para o nível da iniciação da leitura e escrita) e material escolar diverso.

A apresentação relacionada com a viagem efetuada este verão a Soibada, estará disponível a partir de amanhã na página da escola; os professores podem aceder-lhe em “professores server – imagens da escola – 2011/2012 – Timor”.

Apresentação do PowerPoint sobre a visita a Timor-Leste

Cântico timorense - clica para ouvires

Encontro com o Contador de Histórias Evaldo Barros - 9 de dezembro

por Prof.POR Anabela Azevedo -

ENCONTRO COM O CONTADOR DE HISTÓRIAS

EVALDO BARROS

No dia 9 de Dezembro o contador de histórias Evaldo Barros esteve em vários estabelecimentos do nosso Agrupamento para nos contar o “ Auto de Natal”.

Tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo os alunos do Jardim de Infância da Ribeira de Pedrulhos, da Fonte Grada , do Paúl e da Ponte do Rol.

Às 17:30h, realizou-se no refeitório da escola sede uma sessão aberta às famílias que contou com um elevado número de pais, avós e alunos do 1º ciclo da EBI.

Todos se deliciaram com a forma serena e doce com que a história foi contada, muito apropriada à quadra natalícia.

Um grande obrigado a todos os que tornaram possível estes maravilhosos momentos de partilha!...

As fotos AQUI!