25.26 Campanha solidária

por Prof.ING Helena Narciso -
Um grupo de alunos do 6ºC, no âmbito da disciplina de CRIAR, está a promover uma campanha solidária para ajudar o Centro Comunitário de Torres Vedras – Renascer.


Até ao dia 10 de dezembro, a comunidade escolar pode contribuir com livros infantis, brinquedos que já não usam e roupas em bom estado para criança. A entrega deve ser feita no átrio APVM. 


Esta é uma das muitas atividades desenvolvidas na disciplina sobre o tema “Natal sem desperdício


Campanha solidária

25.26 Gala APVM

por Prof.ING Helena Narciso -

GALA APVM

Decorreu no dia 14 de novembro de 2025, a Gala APVM 2025, de entrega de diplomas sob o tema do Plano Nacional das Artes e do Plano Cultural de Escola: "E depois do medo?... o Sonho".

A cerimónia teve lugar no Pavilhão Desportivo Fernando do Couto Ferreira na Escola Básica Padre Vítor Melícias. Pavilhão decorado a gosto, cadeiras em formato coliseu, tudo estava pronto para o espetáculo.

Como habitualmente, o evento começou com a exibição dos Ribombar e dos Rufinhos perante o olhar das cerca de 600 pessoas presentes. 
A apresentação esteve a cargo dos alunos Francisco Silva e Teresa Lima, que foram chamando um a um os diplomados e os homenageados da noite, intercalados por intervenções artísticas de alunos dos clubes Bué d' Artes, da professora Silvia Sebastião, do clube "Contadores de Histórias", da professora Ana Cláudio e do grupo de percussão de alunos do 1º ciclo, do professor João Sousa, que fechou o evento com chave de ouro.

Com a presença da diretora do Agrupamento, a professora Rosário Lopes, do chefe de divisão da educação do Município de Torres Vedras, Miguel Neto, da presidente da Associação de Pais do APVM, Susana Martins, da representante da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Elsa Silva, e, claro, do nosso patrono, o Padre Vítor Melícias, a sessão decorreu com ritmo, tendo sido feitas homenagens a todos os que se reformaram no último ano, a professoras e assistentes que regressaram ao agrupamento em regime de voluntariado, aos alunos que se destacaram no SupertMatik, e  foram ainda entregues os diplomas de mérito académico, cívico, desportivo e de excelência aos alunos que mais se destacaram no último ano letivo.

Estão todos de parabéns. Também foi feita uma referência importante a todos aqueles que, não tendo obtido um diploma de mérito, se esforçaram diariamente para atingirem os seus objetivos e prosseguir com os seus estudos.

Todo o APVM está de parabéns.                                                                                                                                                                                                                               As fotos AQUI


25.26 Sunset do Pijama

por Prof.ING Helena Narciso -

Sunset do Pijama — Um final de tarde cheio de direitos, aconchego e comunidade no JI de A-dos-Cunhados


No passado dia 20 de novembro, o Jardim de Infância de A-dos-Cunhados assinalou, com muita ternura e significado, o Dia Nacional do Pijama que celebra a assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).

Este marco histórico recorda-nos que todas as crianças têm direito a proteção, afeto, educação, segurança, participação e a crescer em ambientes onde se sintam valorizadas e profundamente respeitadas.

O pijama, que é símbolo desta iniciativa, representa de forma doce e acessível a ideia de cuidado e aconchego, lembrando-nos que toda a criança tem direito a um lar seguro, carinho e estabilidade — mas também a muitos outros direitos fundamentais que vão muito além da família. No nosso Jardim de Infância, procurámos reforçar precisamente essa multiplicidade de direitos, celebrando-os de forma leve, alegre e próxima das crianças e das suas famílias.

Foi neste espírito que realizámos o nosso tão esperado “Sunset do Pijama”, um convívio especial que reuniu crianças, famílias e equipa educativa num início de noite mágico, repleto de partilha e bem-estar. A celebração incluiu uma encantadora sessão de história com fantoches, onde “A Mosca Fosca” ganhou vida e olhares atentos; um animado desfile de pijamas, onde pequenos e graúdos desfilaram com orgulho e sorrisos rasgados; e, claro, um momento de doçura com pipocas, chá e biscoitinhos para todos.

Cada detalhe ajudou a reforçar a mensagem essencial deste dia: quando a comunidade se junta, os direitos das crianças ganham voz, cor e sentido. Entre abraços, mantinhas, almofadas, sorrisos e muita proximidade, criámos um ambiente aconchegante que espelhou a identidade do nosso Jardim de Infância — um lugar para ser feliz.
Um obrigado especial a todas as famílias pela adesão, carinho e envolvimento. Juntos construímos memórias e valores que ficam para sempre.

A equipa do JI de A-dos-Cunhados                                                                                         As fotos AQUI

25.26 Atividade de Boccia na EB de Orjariça

por Prof.ING Helena Narciso -

Atividade de Boccia na EB de Orjariça reforça inclusão e resiliência em parceria com a APECI de Torres Vedras

No dia 18 de novembro, a EB de Orjariça - FAROL recebeu uma equipa da APECI de Torres Vedras, numa atividade que uniu alunos, utentes e educadores num momento de partilha, aprendizagem e celebração da inclusão.

O Luciano, o Mota, a Tânia, o Raul, a Sandra e o Simão, acompanhados pela treinadora Sónia, deram uma verdadeira lição de força interior e espírito desportivo, ao pequenos Faroleiros, demonstrando que a resiliência não se mede pelo que temos, mas pelo que fazemos com aquilo que a vida nos coloca no caminho.

Ao longo da tarde, todos tiveram oportunidade de experimentar o Boccia e Cross Boccia num ambiente de cooperação, boa disposição e motivação. Entre lançamentos certeiros, risos e desafios, ficou claro que resiliência é exatamente isto: cair, ajustar, tentar de novo e nunca desistir.

A atividade lembrou também que, mesmo quando a vida “atira limões”, existe sempre espaço para transformar dificuldades em aprendizagem, união e coragem. O encontro terminou com o sentimento comum de que ser diferente é ser único — e ser único é ser extraordinário.

Esta parceria entre a EB de Orjariça - FAROL e a APECI destacou-se pela promoção da inclusão, da cidadania e do respeito pela diversidade.

Elsa Jesus
Raquel Pedroso
Professoras 1 ciclo - EB Orjarica - FAROL                                                                 As fotos AQUI

25.26 Feira da Sustentabilidade – Hupex Junior, na ESCO.

por Prof.ING Helena Narciso -

Alunos da EB Padre Vítor Melícias participaram na Feira da Sustentabilidade – Hupex Junior, na ESCO.


Nos dias 6 e 7 de novembro, várias turmas da Escola Básica Padre Vítor Melícias participaram ativamente na Feira da Sustentabilidade – Hupex Junior, realizada na ESCO. Este evento teve como objetivo promover práticas sustentáveis e sensibilizar para a importância da preservação ambiental.


Os alunos envolveram-se em diversas atividades práticas no âmbito da Eco-Escola e das disciplinas de Ciências Naturais (CN) e Físico-Química (FQ), explorando temas ligados à sustentabilidade e à ciência. Entre os ateliês realizados destacam-se: Ecomusicando; Tecelagem e Madeirices; Fabrico de sabonetes e bálsamos naturais; Pinturas com Geotintas e Alimentação saudável e consciente.


A participação destacou-se pelo entusiasmo e pela cooperação entre todos, proporcionando aos alunos experiências práticas e criativas. O balanço final foi muito positivo, evidenciando o empenho e a curiosidade científica que marcaram cada atividade.


Parabéns aos nossos alunos pelo desempenho e pelo contributo para um futuro mais sustentável! Um agradecimento especial aos professores e alunos dinamizadores, pelo convite, apoio e dedicação, e um obrigado ao projeto CRIANA e aos Artesãos da Circularidade pela colaboração.


As fotos AQUI

As coordenadoras do Programa Eco-Escolas,

Fernanda Silva

Idália Miranda

eco-escols hupex junior

25.26 "Aceitar é fazer Voar" -  Promoção de Valores - EB1/JI PVM

por Prof.ING Helena Narciso -

0

Recentemente, os alunos da EB1/JI PVM participaram numa atividade especial dedicada à reflexão, prevenção e respeito, envolvendo os seus docentes na motivação para a temática e, sem os quais, a iniciativa não teria tido sucesso pleno.

Tendo por base o conto "Orelhas de Borboleta", o projeto foi desenvolvido em parceria entre a BE – SPOAS (cuja equipa concebeu e aplicou as dinâmicas, de acordo com cada faixa etária). 

As iniciativas desenvolvidas permitiram refletir sobre o desenvolver da empatia, o reforço de valores positivos e lembrar, sobretudo, que as pequenas diferenças podem fazer grande mudança no bem-estar de todos. Porque combater o Bullying não se limita a um dia mas, sim, a um compromisso diário da nossa comunidade educativa.

1

2

3

25.26 Feira das Sopas EBSC

por Prof.ING Helena Narciso -

A Escola também pode ser lugar de convívio e alegria!

Junte-se a nós e venha à Feira das Sopas. 

Venha degustar delícias gastronómicas diferentes e saborosas! 

Aproveite para dar dois pezinhos de dança ao som do duo "Liliana e Nuno".

Traga a sua família e amigos. Não importa a idade, só a vontade de usufruir de um serão bem passado e feliz! 

Feira das sopas

25.26 Outubro e Novembro na EB A-dos-Cunhados

por Prof.ING Helena Narciso -

Algumas das atividades realizadas ao longo dos meses de outubro e novembro na EB de A dos Cunhados.
  1. Visita aos Armazéns Ferreira da Silva
Os alunos da EB de A dos cunhados visitaram os Armazéns Ferreira e Silva, situados em Sobreiro Curvo. Esta saída permitiu conhecer um importante espaço comercial local, observar o funcionamento dos armazéns e compreender o papel deste na comunidade.
Entre os principais objetivos da atividade, destacam-se:
  • Dar a conhecer aos alunos o funcionamento de um armazém, desde o armazenamento à distribuição de produtos.
  • Compreender a origem dos frutos, distinguindo entre produtos regionais, nacionais e importados/exportados, promovendo o conhecimento sobre diversidade e sazonalidade;
  • Promover o contacto direto com empresas locais, valorizando a ligação da escola à comunidade.
 Esta experiência contribuiu para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o comércio e incentivar o espírito de participação ativa na comunidade local.
  1. Pão por Deus: Sacos criativos com materiais reciclados e reutilizáveis
No âmbito da celebração do Pão por Deus, a EB de A dos Cunhados convidou as famílias a elaborar sacos originais, utilizando materiais reciclados e reutilizáveis. 
Ao longo dos dias, as crianças trouxeram os seus sacos e participaram com entusiasmo num desfile na escola, valorizando a criatividade, imaginação e a sustentabilidade.
Os sacos encontram-se em exposição na Junta de Freguesia de A dos Cunhados, permitindo a toda a comunidade apreciar o trabalho conjunto das famílias e das crianças.

Fotos AQUI
  1. Há Sopas no S. Martinho
A Associação de Pais da EB de A dos Cunhados organizou a festa "Há sopas no São Martinho", uma iniciativa que reuniu famílias, alunos e toda a comunidade escolar num ambiente de grande convívio. Os restaurantes locais ofereceram diferentes sopas, que foram degustadas e votadas para eleger a preferida do público. 
Durante a festa, as crianças também fizeram uma pequena atuação, cantando algumas canções tradicionais alusivas ao outono e ao São Martinho.
Houve ainda quermesse, petiscos tradicionais e várias atividades de animação, como música com DJ e uma atuação do rancho folclórico.

Fotos AQUI

25.26 Pão por Deus EBPP

por Prof.ING Helena Narciso -

E eis que é chegado o tão esperado dia de pedir o Pão-por-Deus!

As famílias foram desafiadas a decorar um garrafão de água, em forma de cesto, para as crianças guardarem os tão desejados doces e broas que sempre fazem as delícias de miúdos e graúdos!

Agradecemos a criatividade, a envolvência e a participação das famílias neste desafio.

A todos os que nos ajudaram nesta atividade, o nosso: Muito Obrigada!

cestos 1

cestos 2

Pão por Deus EBPP

25.26 Confeção de Broas dos Santos EBPP

por Prof.ING Helena Narciso -

Mais uma vez a Escola Básica de Póvoa de Penafirme cumpriu a tradição de confecionar as Broas dos Santos com as Famílias e com a Comunidade Educativa.

Que manhã fantástica passámos com pais, mães, avós, vizinhos, amigos…que nos ajudaram a recordar tempos antigos, a conhecer cheiros e sabores e a aprender a importância de manter as tradições.

cojope 1


cojope 2


cojope 3




25.26 Visita da Presidente da APA à EB1/JI Póvoa de Penafirme

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 3 de novembro, recebemos na nossa Escola a visita da Ângela Assis, Presidente da Associação de Proteção aos Animais (APA) de Torres Vedras. Com a sensibilidade que tão bem a caracteriza, fez uma apresentação emotiva que tocou crianças e adultos, num apelo ao cuidado a ter com os animais; à adoção responsável e à ajuda que cada um de nós pode dar para salvar a vida de tantos animais abandonados e que esta Associação recolhe e apoia.

A si, Ângela, enviamos um abraço de gratidão!

Também queremos agradecer a todas as Famílias que colaboraram na recolha de bens alimentares, de produtos de higiene e limpeza, mantas, brinquedos… para esta Associação.

A todos, obrigada por nos ajudarem a AJUDAR!

apa 1

apa 2

apa 3

25.26 Halloween 1.º Ciclo

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Em mais um ano consecutivo, os alunos do 1.º Ciclo, das docentes Ana Luísa Agostinho, Patrícia Fonseca e Raquel Cândido, levaram a cabo um conjunto de atividades ligadas ao tema do "Halloween", em que o entusiasmo e a criatividade não faltaram! 


  Os alunos e respetivas famílias foram desafiados a seguirem a sua imaginação, sendo o tema, livre, este ano. Pretendeu-se assim, mais uma vez, enaltecer a participação ativa das famílias, tendo em conta a criação de momentos em que todos participassem e interagissem na vida escolar dos seus educandos. 


O resultado desta colaboração foi uma grande diversidade de criações artísticas. As famílias foram inexcedíveis e o entusiasmo de todos, contagiante!

 

 

25.26 Campanha de Recolha APA

por Prof.ING Helena Narciso -

Até à primeira semana de Dezembro, está a decorrer uma campanha de angariação de bens e alimentos a favor da Associação de Proteção Animal (APA). A entrega pode ser feita em qualquer estabelecimento de ensino do agrupamento.

Os objetivos são:
  • Apoiar famílias carenciadas: Fornecer alimentos a famílias de baixo rendimento que não conseguem suportar os custos de manter os seus animais de estimação. 
  • Garantir necessidades básicas: Assegurar a sobrevivência de animais abandonados ou em risco, fornecendo-lhes alimentação e cuidados essenciais. 
  • Ajudar a reduzir o abandono: Combater o abandono de animais atuando sobre as suas causas, como a vulnerabilidade económica das famílias.  
  • Sensibilizar para o bem-estar animal: Promover uma maior consciência na comunidade sobre a importância de cuidar dos animais e a sua integração no seio das famílias. 
  • Fortalecer o vínculo comunitário: Promover uma sociedade mais solidária e consciente em torno da causa animal. 
  • Aumentar o número de adoções: Apoiar os animais que aguardam adoção, promovendo a sua visibilidade através de campanhas e eventos.  
  • Melhorar a qualidade de vida dos animais: Contribuir para a melhoria das condições dos animais a cargo de associações, apoiando-os na vacinação, esterilização e desparasitação. 
  • Capacitar associações: Fornecer às associações ferramentas e apoio para gerir os seus recursos e divulgar os animais disponíveis para adoção. 
  • Facilitar a organização: Ajudar as associações a gerir o seu trabalho, aumentando a sua capacidade de dar resposta a mais animais e a rotatividade nos abrigos.  

Ajude a ajudar!

Cartaz APA



25.26 Valências de Ensino Estruturado

por Prof.ING Helena Narciso -

No mês de setembro, a Escola Básica de Campelos deu as boas-vindas as primeiras Valências de Ensino Estruturado (VEE). Esta valência acolhe seis crianças com diagnósticos vários, mas todas elas com necessidades específicas, oferecendo-lhes um ambiente educativo ajustado às suas características e ritmos de aprendizagem. Aqui cada passo conta. 

  Os objetivos desta nova resposta inclusiva será o de: 
  • favorecer o desenvolvimento global (cognitivo, social, emocional e comunicacional), 
  • promover a autonomia de cada aluno – tanto quanto possível - respeitando o seu ritmo e potencial 
  • proporcionar um ensino mais diferenciado, com currículos adaptados e estratégias personalizadas 
  • promover o bem-estar e o sucesso de cada aluno. 
A equipa pedagógica nesta VEE é composta por duas professoras de educação especial e duas assistentes operacionais. Juntas, garantem um espaço de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento, onde cada criança e a sua condição é valorizada e celebrada. 

  A abertura da Valência de Ensino Estruturado representa um passo importante no compromisso do Agrupamento de Escolas em assegurar uma escola inclusiva, onde todos têm lugar e oportunidades para crescer e aprender.





25.26 A Festa da Bruxa Mimi e da Bruxa Carlota

por Prof.ING Helena Narciso -

As escolas EB/JI da Póvoa de Penafirme e a EB1 de Sobreiro Curvo celebraram o Halloween e o Pão por Deus com muita magia, gargalhadas e aprendizagens.

As docentes das bibliotecas escolares encenaram um teatro adaptado das histórias da Bruxa Mimi e da Bruxa Carlota.
Este teatro permitiu fundir as tradições do Pão por Deus e o Halloween.

Foi um espetáculo cheio de cores, fantasia e humor, com momentos de canções e lengalengas das duas festividades.

1

2

3



25.26 Sessão de esclarecimento sobre Bullying e Cyberbullying

por Prof.ING Helena Narciso -

A problemática do Bullying e do Cyberbullying em contexto escolar esteve em destaque numa sessão dinamizada pela Cabo-Chefe Pena, da GNR. Com uma comunicação clara e assertiva, marcada pelo profissionalismo e pelo sentido de dever cívico, a oradora esclareceu e alertou os alunos do 6.º ano da Escola Padre Vítor Melícias para o enquadramento jurídico e as consequências destas práticas.


A iniciativa integrou o plano de ação do agrupamento na área da Educação para a Cidadania, promovendo a convivência saudável e o respeito mútuo entre todos os alunos.


As fotos AQUI

A Terra treme

por Prof.ING Helena Narciso -

O nosso Agrupamento irá participar no exercício público, nacional, “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que decorrerá no dia 5 de novembro, às 11:05, com a duração de apenas 1 minuto.

Este exercício visa sensibilizar a comunidade escolar para o risco sísmico e reforçar comportamentos de autoproteção através da prática dos três simples gestos que podem salvar vidas e que são: baixar, proteger e aguardar.

A Terra treme