As fotos AQUI
(Editado por Prof.ING Helena Narciso - segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 11:15)

APVM

As fotos AQUI
(Editado por Prof.ING Helena Narciso - segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 11:15)
Atividades desenvolvidas durante o 2º semestre no âmbito do PES na Escola Básica Padre Vítor Melícias e Escola Básica Gaspar Campello.
Veja AQUI



As fotos AQUI
No dia 5 de junho, realizou-se a 30.ª edição do evento “Costa Viva”, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, tendo como principal objetivo promover a consciência mundial e a ação para a proteção do ambiente.
Esta atividade é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Espeleo Clube de Torres Vedras, a qual este ano contou com o apoio das juntas de freguesia da Silveira e da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.
A EBPVM participou com alguns delegados Eco-Escolas e com as turmas, 6ºB e 6ºD, na limpeza da Praia Azul, na plantação de espécies autóctones, nas dunas e remoção de plantas invasoras.
O almoço decorreu no pinhal que se localiza junto ao parque de campismo de Santa Cruz, onde todos os participantes partilharam um churrasco, num ambiente de alegria e descontração.
Aproveitamos, no entanto, para alertar para a necessidade de contribuirmos todos, para a limpeza e conservação, do planeta em geral e das praias em particular, pois verifica-se que continua a existir muito lixo, todo resultante da atividade humana.
Agradecemos a colaboração de TODOS, alunos e professores acompanhantes.
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas,
No dia 4 de junho, comemorou-se o Dia Eco-Escolas na EBPVM. A dinamização deste Dia, é um dos elementos que constitui a metodologia de implementação do Programa Eco-Escolas.
Celebrou-se assim, o ambiente e a sustentabilidade, com atividades dirigidas a toda a comunidade educativa. Pretendeu-se, uma vez mais, envolver, motivar, inspirar e sensibilizar, todos, para a causa ambiental.
O Dia iniciou com a atuação do grupo “Ribombar”, seguido do discurso da Diretora, professora Rosário Lopes. O Clube Bué D’Artes cantou o Hino Eco-Escolas e as turmas 8º B e 8ºD, dinamizaram bancas com venda de comida saudável.
Às 11.30h teve início o “Eco-desfile”, organizado por alunos do 9º ano, em três escalões, 2º ciclo, 3º ciclo e adultos. O Dia culminou com a entrega de prémios aos vencedores de cada escalão do “Eco-Desfile”.
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas, na EBPVM, agradecem uma vez mais, a TODOS os que colaboraram na dinamização deste Dia, alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, entidades externas e Direção.
Agradecem também, de uma forma muito especial, a TODOS os que, ao longo dos 23 anos de implementação do Programa na escola, têm participado/colaborado, diariamente, sempre com o objetivo de, através da educação ambiental, cuidar mais e melhor do “nosso” PLANETA!
No passado dia 3 de junho, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) participaram num agradável almoço no restaurante "O Pirata", numa atividade organizada com o acompanhamento dos docentes responsáveis — Prof. Andreia Reis, Prof. Gabriel Rodrigues, Prof. Dina Santos e Prof. Conceição Jaques — e da Assistente Operacional Dulce Cruz.
Para além de assinalar o encerramento do ano letivo com um momento de convívio e celebração, este momento de convívio fora do ambiente escolar permitiu aos alunos pôr em prática e desenvolver diversas competências fundamentais para a sua autonomia e inclusão social. Entre as competências trabalhadas destacam-se a comunicação interpessoal, a etiqueta à mesa, a tomada de decisões em contexto real e a adaptação a novos ambientes.
Atividades como esta têm como objetivo proporcionar experiências significativas que promovem a aprendizagem em contextos naturais, contribuindo para o desenvolvimento global dos alunos.


No passado dia 29 de maio, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Gaspar Campello, acompanhados pelas docentes Amélia Neves e Ana Cristina Silva, tiveram o privilégio de “descobrir” a cidade de Lisboa numa viagem memorável, com muita diversão, riso e aventura, num veículo turístico anfíbio, denominado "Hippotrip" que os levou a "navegar" por Lisboa e a "mergulhar"no rio Tejo.
Por o veículo turístico estar sediado na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, investiu-se no conhecimento de “Conhecer Lisboa pela margem Tejo”. Conheceram “As Docas”, onde almoçaram e depois passearam a pé ao longo da margem do rio Tejo, onde viram e sentiram o movimento automóvel e de comboios da Ponte 25 de abril (vista de baixo), os parques verdes e de lazer e alguns monumentos.
Para os nossos alunos foram momentos de descoberta, de sentido crítico, de desembaraço (na procura de informações sobre transportes, horários, percursos, locais, etc.) de resistência física e sobretudo de muita alegria e espontaneidade.
Nesta viagem, desde Campelos a Lisboa e vice-versa foram sempre utilizados transportes públicos (Barraqueiro Oeste, Carris, Metro) cuja aquisição de bilhetes e informações foram sempre vivenciadas, efetuadas e partilhadas entre o grupo.
Esta visita só foi possível graças aos fundos angariados, ao longo do ano letivo, com o projeto “Sabores da Horta”, em que, semanalmente, o grupo de alunos do C.A.A. confecionaram sopas e saladas e com a realização do almoço convívio, realizado dia 15 de maio para a comunidade docente e não docente.
Para esta viagem foram convidados dois alunos da escola, do 6º ano e 9º ano, pela sua proximidade ao grupo de alunos do C.A.A.
Assim, terminou mais um ano letivo com um dia muito atrativo para todos onde não faltou a alegria, o convívio, a partilha e a inclusão.
As fotos AQUI



No passado dia 27 de maio, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Padre Vítor Melícias tiveram a oportunidade de participar numa visita inesquecível ao Parque Aventura da Cova da Baleia.
Durante este dia especial, os alunos realizaram atividades como slide, tiro ao arco e piscina, num ambiente de natureza, diversão e superação. Mais do que um simples passeio, esta saída pedagógica simbolizou a importância de proporcionar experiências diferentes e significativas a todos os alunos, reforçando que a inclusão também se faz oferecendo momentos únicos de aprendizagem, superação e convivência.
Este dia foi, também, o culminar de um ano letivo desafiante, em que o trabalho em equipa e o esforço conjunto se traduziram em conquistas importantes. A atividade contou com a participação dos docentes do CAA e da Assistente Operacional Dulce Cruz.
A concretização desta visita só foi possível graças ao dinheiro angariado através das várias iniciativas organizadas por este grupo ao longo do ano letivo.
Um agradecimento especial dirigido à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, pela constante disponibilidade e apoio, respondendo sempre de forma positiva às nossas solicitações.
Foi, sem dúvida, um momento de partilha, crescimento, superação e alegria
As fotos AQUI
As fotos AQUI
Consulte o Flyer:
No âmbito do projeto DAC “O Nosso Rio” e do Programa Eco-Escolas, realizou-se no dia 13 de maio, uma visita de estudo à praia Azul e à foz do rio Sizandro, com as turmas do 5º ano da EB Padre Vítor Melícias.
As atividades dinamizadas ao longo do dia, foram planeadas em parceria com Rita Ramos, do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras; com Olinda Almeida, do Serviço Educativo “Quero ser Cientista”; com o paleontólogo Bruno Camilo, da Sociedade de História Natural e com o ornitólogo Hélder Cardoso. O transporte foi assegurado pela CMTV.
As turmas participaram rotativamente nas atividades, orientadas pelos técnicos acima referidos. Fizeram, durante a manhã, observação de dunas; observação de aves na foz do rio Sizandro; observação de fósseis e de pormenores da história geológica/paleontológica, do local. Durante a tarde, caracterizaram a foz do rio Sizandro e as suas margens, com o preenchimento de um questionário que orientou a observação e a análise de vários parâmetros da água do rio. A última atividade foi a limpeza de uma zona de praia, junto à foz do rio. Cada aluno preencheu um guião com tarefas referentes a cada uma das atividades em que participou.
Foi um dia muito bom, de aprendizagem, de convívio e bem-estar, que só foi possível com a colaboração de todos, entidades cooperantes, alunos e professores acompanhantes.
O local visitado é património natural com características únicas. É muito importante “Conhecer para Preservar” e passar esta mensagem a todos, em especial, às gerações mais novas.
As fotos AQUI