Notícias APVM

PAFC - Visita do Sr. Secretário de Estado da Educação

PAFC - Visita do Sr. Secretário de Estado da Educação

por Prof.EDF Rui Ruas -
Número de respostas: 0

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)

Visita do Sr. Secretário de Estado ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

“No âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi autorizada, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho).” (in site da Direção Geral de Educação).

-

Assim, e deste modo, o Agrupamento faz parte de um conjunto restrito de escolas, a única no concelho de Torres Vedras, que aderiu a esta experiência, primando por continuar a inovar as suas práticas pedagógicas e tornando-as mais motivadoras e interessantes para os jovens de hoje.

-

À exceção dos estabelecimentos do ensino pré-escolar, todos as escolas do agrupamento estão envolvidas neste desafio, pois estão abrangidas por este projeto, ao nível do 1º Ciclo, todas as turmas de 1º ano de escolaridade e o Projeto Farol, bem como todas as turmas do 2º Ciclo do agrupamento.

-

Dando cumprimento ao referido despacho e no sentido de tornar as aprendizagens mais significativas, tentamos encontrar as opções que melhor se adequam aos desafios do nosso Projeto Educativo, permitindo que as aprendizagens sejam úteis no dia-a-dia, transversais e resultem num produto final de maior capacitação individual e coletiva.

-

Pretendemos, assim, criar espaços escolares de envolvimento, participação e  realização pessoal que permitam desenvolver nos nossos alunos as competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, tão necessárias no século XXI.

-

É neste âmbito que o Agrupamento Padre Vítor Melícias tem vindo a organizar encontros que poderão ser inspiradores e motivadores para seguirmos tão árduo caminho: o da mudança e atualização do sistema de ensino.

-

Desta vez, trata-se dum 2º Encontro a realizar na Escola Básica Padre Vítor Melícias, sob o tema “CONVERSAS PARA MUDAR A ESCOLA”, o qual conta com o privilégio da presença do Sr. Secretário de Estado, Professor Doutor João Costa, na próxima 5ªfeira, dia 07 de dezembro, a partir das 16horas.

-

criar 1

criar 2

farol 1

farol2