Nesta mobilidade participam as docentes Nancy Pinto e Susana Fernandes. Ambas lecionam Português Língua Não Materna (PLNM) e o objetivo da mobilidade é conhecer como outras escolas europeias encaram o mesmo desafio que o nosso país. O número de alunos imigrantes é cada vez maior e o desafio de lhes ensinar Português está presente em todas as aulas e disciplinas. Pretendemos que estas duas docentes adquiram ainda mais competências nesta área através da observação de aulas e da interação com os docentes da CEIP SANTA ROSA DE LIMA. Esta escola localiza-se em El Palmar (Múrcia), Espanha e a mobilidade será entre os dias 17 e 20 de março.
Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha
Número de respostas: 5Re: Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha

Após a receção e reconhecimento do espaço escolar, foi-nos apresentado o Projeto Educativo do Colégio Santa Rosa de Lima e todas as suas linhas orientadoras.
Ao longo da manhã, assistimos a aulas de três turmas: 2.º ano; 5.º ano e 4.º ano.
Na turma do 2.º ano, desenvolveram-se várias competências, através da dinâmica de circuito:
1. Leitura e interpretação
2. Cálculo
3. Jogo (números pares e ímpares)
4. Divisão silábica, palavras e ordenação de frases.
Na turma do 5.º ano, assistimos à apresentação do tópico unificador que esta comunidade educativa decidiu adotar - definido com base nas principais problemáticas identificadas e sentidas pelos próprios alunos – “A Violência no Bairro”. Esta abordagem demonstrou um forte compromisso com a realidade social envolvente e uma clara intenção de promover a cidadania ativa e o sentido de responsabilidade.
No final, os alunos criaram uma norma de conduta comum, que contribuísse para a resolução dos problemas de violência identificados pela comunidade escolar.
Por fim, no terceiro grupo observado, composto por alunos do quarto ano, estavam presentes dois docentes em sala de aula, com uma dinâmica de debate perfeitamente estruturada, dentro do que se considera uma rotina normal de trabalho.

Re: Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha
Começámos o dia com a assembleia do 5.º ano (momento de partilha livre com objetivo de estreitar laços e de valorização das emoções de cada aluno)
No segundo tempo da manhã, acompanhámos os diferentes grupos de trabalho da turma do 6.º ano no desenvolvimento do projeto LÓVA (Ópera, um Veículo de Aprendizagem) - destacado pela Comissão Europeia como um dos principais projetos educacionais espanhóis para o desenvolvimento da consciência e expressão cultural. É um projeto educacional realizado, principalmente, em escolas primárias, onde um professor/tutor transforma a sua sala de aula numa companhia de teatro
. A turma, neste caso do 6.º ano, dedica um ano inteiro à formação da companhia, na qual os alunos são organizados em equipas profissionais: guionistas, atores, figurinistas, encenadores, costureiros, relações públicas, sonoplastas, encenadores, cenógrafos etc, No final do ano letivo (neste caso em maio), a companhia estreia sua própria ópera/teatro numa sala de espetáculos em Palmar e sem a ajuda de quaisquer adultos.
Os professores interessados em participar do LÓVA precisam de receber a respetiva formação pelo Teatro Real Espanhol.
Por fim, presenciámos as atividades de Tertúlias desenvolvidas pela turma do 3.º A e da sala dos 5 anos.
Re: Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha
Dia 3 (19-03-2025) Parte Cultural no âmbito do Projeto ERASMUS - Fotografias de Múrcia.
Re: Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha
Dia 4 (20/03/2025)
Atividades Observadas
Projeto Kalima – Educação Pré-Escolar (Grupo dos 3 anos)
Foi realizada uma sessão do Projeto Kalima, centrado no desenvolvimento da consciência gráfica, através de atividades lúdicas e interativas adequadas à faixa etária. As crianças de 3 anos participaram ativamente em exercícios que estimularam a motricidade fina, promovendo o contacto inicial com a grafia de forma natural e prazerosa. A proposta destacou-se pela criatividade dos materiais utilizados e pelo respeito ao ritmo individual de aprendizagem dos alunos.
Robótica – 4.º ano
Nesta sessão, os alunos estiveram envolvidos numa atividade de Robótica Educativa, com foco no desenvolvimento da competência digital e na introdução à programação. Utilizaram kits de robótica e softwares simples para programar movimentos e sequências, aplicando o pensamento lógico e a resolução de problemas. A atividade favoreceu o trabalho colaborativo, o raciocínio e a autonomia, sendo evidente o entusiasmo e envolvimento dos alunos.
Tertúlia Artística – 5.º ano
Assistimos a uma inspiradora Tertúlia Artística em torno de uma obra do pintor Kandinsky. A sessão foi moderada por uma aluna, o que conferiu um caráter inovador e empoderador à atividade. Os participantes foram convidados a refletir sobre a pintura, expressar sentimentos e partilhar interpretações pessoais, num ambiente de respeito e escuta ativa. A dinâmica valorizou a expressão oral, a sensibilidade estética e o pensamento crítico, promovendo um momento de profunda partilha e enriquecimento coletivo.
Conclusão
A visita ao CEIP Santa Rosa de Lima foi bastante enriquecedora, permitindo-nos ampliar a nossa visão sobre práticas pedagógicas diversificadas e inovadoras. As atividades assistidas servirão, certamente, de inspiração para a implementação de novas abordagens nos nossos contextos de ensino. Agradecemos a toda a equipa educativa deste colégio pela generosa partilha e acolhimento proporcionados.




Re: Job shadowing - CEIP SANTA ROSA DE LIMA - El Palmar, Múrcia, Espanha
