No dia 4 de abril realizou-se a Festa da primavera na Escola Básica Gaspar Campello. os alunos do 2,º e 3.º ciclos colocaram as placas de identificação nas árvores plantadas em novembro e declamaram poesias dedicadas á natureza.
Sob o lema de “Mais do que ganhar
ou perder, o mais importante é aprender”, na manhã de5 de abril realizou-se no FAROL, um torneio do jogo romano de 3 em Linha, no qual participaram 45 alunos como jogadores e4 encarregados de educação como árbitros.
O objetivo principal desta atividade foi o de proporcionar a aplicação da metodologia do Semáforo do
Pensamento, como alicerce do desenvolvimento da importante habilidade de vida de PENSAR ANTES DE AGIR.
Esta metodologia, numa analogia com um semáfororodoviário, divide a ação humana em 3 ETAPAS: Vermelho/PARAR, Amarelo/PENSARE DECIDIRe Verde/AGIR de acordo com aquilo que se decidiu,
permitindo a sua transferência e aplicação nas mais diversas áreas da vida.
O objetivo de realização deste torneio foi a criação dum espaço de incremento das competênciassócio emocionais, como a concentração, a empatia, o respeito, a persistência, a antecipação de consequências, a gestão da frustração, o adiamento da recompensa,
com um impacto muito significativo no autocontrolo comportamental.
De salientar o bom comportamento dos pequenos faroleiros, que cumpriram exemplarmente as regras do jogo e do torneio, demonstrando grande respeito pelo objetivo e regras de conduta da atividade. Embora se tenham apurado os quatro primeiros lugares
da competição, é de salientar que todos os jogadores estiveram muito concentrados e empenhados. Foi com orgulho e apreciação que podemos observar as várias rondas de apuramento e de eliminação. Estão todos de parabéns!!
No final, foram os alunos que arbitraram um pequeno torneio entre adultos, do qual se sagrou campeão um pai. Parabéns, também!!
Que o SEMÁFORO DO PENSAMENTO esteja presenteno nosso dia-a-dia, e nos ajude a tomar boas decisões e a concretizar melhores ações!
No dia 6 de abril o ator Pedro Giestas visitou a EB2,3 Padre Vítor Melícias para um encontro com a turma do 5º C e o Grupo de Teatro "Contadores de Histórias" onde falou sobre a sua experiência enquanto ator.
No fim, deu uma entrevista no estúdio de rádio onde falou ainda sobre o projeto Gangarilha, que está a desenvolver no nosso concelho.
O processo de migração do email foi concluído. A partir de agora, todos devem aceder ao seu email através do outlook, conforme as orientações no pdf anexo.
O acesso ao gmail (apenas para efeitos de consulta ou download de ficheiros do google drive) vai ser mantido por mais alguns dias. No entanto, não deve ser utilizado para enviar email.
O gmail já não está a receber novas mensagens.
Todo o correio eletrónico está a ser encaminhado para o outlook.
Muitos dos nossos ex-alunos têm hoje carreiras e profissões altamente qualificadas. Quando questionados sobre a contribuição do APVM para a formação da sua personalidade e para as escolhas que fizeram, são unânimes em afirmar que a sua passagem pelo APVM foi marcante nas suas vidas. Este projeto de divulgação dos testemunhos dos nossos ex-alunos é mais um contributo para a afirmação do nosso agrupamento como um exemplo de uma "escola" Diferenciadora, Inclusiva e Inovadora onde temos a preocupação de dar aos nossos alunos todas as oportunidades para vir a ter: "Percursos de Sucesso"!
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Regularmente serão apresentados novos episódios nesta página. Em destaque pode ver-se o mais recente. Todos os anteriores continuarão disponíveis para visualização.
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EPISÓDIO 2
A Alexandra Sousa regressou à nossa escola onde exerce agora a função de Técnica Superior de Serviço Social.
EPISÓDIO 1
O José Gabriel Figueiredo é Mestre em Bio Medicina Molecular pela Universidade de Aveiro e candidato a Bolseiro no Doutoramento em Ciências da Reabilitação/ Neurobiologia.
Nos termos do disposto no Decreto–Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, tendo em consideração as alterações conferidas pelo Decreto–Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, nomeadamente atendendo ao Artigo 25.º, nos números 1, 2 e 3, o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias deliberou, em 04 de abril de 2022, a recondução do senhor professor Joaquim Pinto Gonçalves, para o quadriénio 2022/2026, iniciando-se o novo mandato em julho de 2022. Mais se informa que, após aceitação da recondução, se desencadearam os procedimentos tendentes à homologação pela Direção Geral de Administração Escolar e subsequente tomada de posse.
No seguimento da Parceria de Colaboração entre a empresa Eugster&Frismag e o Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, por proposta da Direção, aprovada em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral, foi atribuída a designação de "Espaço Eugster&Frismag" ao sector da Escola PVM onde se encontra localizada a Sala de Informática, o gabinete de Manutenção TIC e onde foi criado o Estúdio para o novo Clube Rádio Escolar.
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A colaboração da referida empresa tem contribuído nos últimos 3 anos para a renovação do nosso equipamento informático e permitiu, já neste ano letivo avançar com a aquisição do equipamento para o novo Estúdio de Rádio.
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Assim, decorreu nodia 23 de março, pelas 10:00h, a cerimónia de atribuição do" naming" e inauguração do Estúdio, com a presença do Sr. Engº. João Cachatra da Administração da Frismag, da Sra. Engª. Laura Rodrigues, Presidente do Município de Torres Vedras e do Patrono do APVM, Sr. Padre Vítor Melícias. Este foi um importante momento na vida do agrupamento e da sua comunidade educativa, promovendo uma das grandes mensagens do nosso patrono relativamente à "responsabilidade social das empresas", espelhada nesta importante parceria.
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Partilhamos alguns momentos marcantes dessa manhã, nomeadamente as fotos que registam os momentos em que o nosso patrono, o administrador da Frismag e a Presidente da Câmara quiseram meter as "mãos na massa" e também eles experimentaram comandar a emissão...
Está patente, a partir do dia 10
de março, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEATV), uma
exposição de trabalhos sobre as Aves da foz do rio Sizandro, baseados no guia
com o mesmo nome, da autoria do ornitólogo Hélder Cardoso. As gravuras foram
feitas pelos alunos das turmas de 8º ano, da escola Padre Vítor Melícias, na
disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Célia Duarte.
Foram utilizadas várias técnicas como, lápis de grafite, lápis de cor e pastel
de óleo. A arte na proteção do ambiente e da biodiversidade. Parabéns pelos
excelentes trabalhos realizados!
Esta exposição resultou da
parceria entre o Programa Eco-Escolas, o CEATV e a disciplina de Educação
Visual.
Convida-se toda a comunidade
educativa a visitar o espaço para apreciar o detalhe e a beleza dos trabalhos
expostos.
Os alunos do 8º ano da EBPVM assinalaram o dia do Pi através de uma exposição, no átrio da entrada da escola, sobre o número Pi. Esta exposição consistiu numa apresentação dos primeiros algarismos da expansão decimal do número Pi e de algumas das caraterísticas deste número emblemático. Para além disso, também se pode ver uma mostra de origamis realizados pelos alunos.
O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do (pi), mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. A UNESCO aprovou, na sua 40.ª Assembleia Geral, uma moção em que proclama o dia 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.
Porquê a escolha do dia 14 de março?
Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número.
= Pi (letra grega do alfabeto grego)
Pi “vive” nas circunferências: Em cada circunferência, representa o número de vezes que o diâmetro cabe no seu perímetro.
Todos os alunos do 8ºano da EBPVM estão de parabéns pelo empenho demonstrado nesta atividade!
PROJETO MEMÓRIA DATAS E EFEMÉRIDES | ATIVIDADE DE CARNAVAL
Sendo O Carnaval uma festa que faz parte da nossa cultura e das nossas tradições, o PROJETO MEMÓRIAS DATAS E EFEMÉRIDES, em articulação com a Biblioteca Escolar Gaspar Campello e todos os grupos disciplinares, associaram-se e realizaram no passado dia 28 de fevereiro durante a parte da manhã, na Escola Gaspar Campello, uma variada programação de Carnaval que uniu sob um Sol radioso e campestre, alunos, professores e funcionários numa alegre e saudável convivência.
A celebração do Dia da Mulher foi o pretexto para uma conversa fantástica sobre as mulheres ciganas, em Portugal, com a família Prudêncio. O encontro aconteceu na Biblioteca da Escola Padre Vítor Melícias, na manhã do dia 8 de março.
Aproveitando toda a energia dos foliões, as coordenadoras do
Programa Eco-Escolas, lançaram o desafio da limpeza do recinto exterior da
escola, pelos alunos dos 2º e 3º ciclos. Todas as turmas participaram com empenho. Parabéns! As coordenadoras, Fernanda Silva Idália Miranda.
A Natureza e a necessidade de atitudes responsáveis
A turma BVM da escola Básica Padre Vitor Melícias participou na atividade intitulada "Quem vive nas poças de maré" com o objetivo de ajudar os alunos a relacionar as características dos seres vivos com o seu habitat e a relacionar as ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
A atividade foi muito enriquecedora para a construção de novos conhecimentos dos alunos e contou com a colaboração do Centro Ambiental de Torres Vedras a quem agradecemos.
No dia 8 de fevereiro
decorreu na Escola Básica Padre Vítor Melícias, uma sessão informativa relativa
à temática “Grupo Sanguíneo” para os alunos das turmas A e C do 9º Ano, no
âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Esta sessão foi
dinamizada pela Associação de Dadores de Sangue de Torres
Vedras, na parceria com a Câmara Municipal, no âmbito do Projeto + Saúde.
Esta
sessão teve como objetivos:
§ Compreender as compatibilidades e incompatibilidades
sanguíneas.
§ Conhecer o modo como é seccionado o sangue nos Bancos de
Sangue.
§
Compreender
a necessidade/importância de doação de sangue.
A iniciativa foi muito bem acolhida pelos alunos que
revelaram grande interesse pelos conteúdos abordados, colocando questões
pertinentes.