Semana da Alimentação
0
Os alunos da escola Básica Padre Vítor Melícias celebraram a semana da Alimentação de catorze a dezoito de outubro com atividades diversas e significativamente inseridas num espírito colaborativo e inclusivo, destacando-se o dia dezasseis, o dia da Alimentação.
0
Assim, todas as turmas se envolveram na construção e montagem de uma exposição, no hall da escola, de trabalhos de outono centrados na reciclagem e reutilização de materiais não perdendo de vista a responsabilidade de pertencer a uma eco-escola.
0
Com a recolha dos produtos da horta (abóbora e couves), os alunos participaram na preparação e confeção de doce de abóbora e de sopa de couve portuguesa. Suportados nestas duas atividades, os alunos trabalharam o género textual: receita (a qual se juntou a cada recipiente de sopa), e notícia das atividades desenvolvidas entre outros conteúdos. Ajudaram a escrever as etiquetas para os frascos de doce, desenharam, degustaram, vivenciaram...
0
Ambas as atividades, para além de estarem centradas no contributo interdisciplinar, contaram também com o contributo dos encarregados de educação com oferta de outros ingredientes para a sopa e da professora Rita António que ofereceu tomate.
0
No dia dezasseis, dia da alimentação, os alunos degustaram um ninho saudável (cenoura ralada) com um ovo cozido que eles próprios descascaram.
0
Na hora do conto, na Biblioteca, explorou-se a história: "A horta do senhor lobo" e desenvolveram-se atividades adequadas às diferentes faixas etárias (organização e pintura de imagens, listas de palavras, lista de adjetivos para a horta, cartazes com os nomes das culturas da horta, seleção de um nome para a horta entre outras).
0
As atividades decorreram com grande entusiasmo e contribuíram para trabalhar diversos conteúdos e, sobretudo, para apoiar os alunos a desenvolver atitudes ecológicas e de sustentabilidade e para promoverem uma alimentação saudável e equilibrada incluindo ainda o contributo importante no incentivo aos alunos a desafiarem-se e provarem alimentos que ainda não apreciam.
0