DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA
+ SAÚDE
CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS
APVM
DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA
+ SAÚDE
CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS
Na passada quarta feira, dia 14, o Ribombar abriu a Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco Escolas, ao som da "Laurindinha" acompanhados com as palmas dos milhares de alunos de todo o país, presentes no Pavilhão da ExpoTorres.
Dia 7/10/2015 - Hoje, de tarde, decorreu o 2º ensaio do ano letivo 2015/16, com um número interessante de 30 elementos. 12 são sobreviventes do ano passado e 18 novas inscrições. Este ano estaremos muito perto do recorde atingido em 2010, com 40 elementos. Obrigado a todos! O desafio para este ano vai ser muito estimulante, até porque contamos, ainda, com a possibilidade de haver mais elementos de Campelos, já que conseguimos negociar o transporte de, pelo menos, 8 elementos. Serão mais 5 a juntar aos 3 que nos acompanharam no ano transato. Vamos lá RIBOMBAR!!!
FORMAÇÃO "À LA RENCONTRE DE VILLENAVE D'ORNON"
setembro de 2015
No âmbito do projeto de geminação entre Torres Vedras e Villenave d'Ornon
As docentes do grupo disciplinar de Francês, Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, realizaram a segunda parte da sua ação de formação, "À la rencontre de Villenave d'Ornon" que decorreu entre quatro e oito de setembro, em Villenave d’Ornon, cidade geminada com o Município de Torres Vedras. Esta formação surgiu a partir de um convite feito às docentes, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da continuidade da ação de formação, levada a cabo em novembro de 2014, promovida pelo mesmo Centro de Formação.
Esta ação teve como objetivos:
- “Aprofundar o conhecimento da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon e os seus principais atores;
- “Desenvolver o conhecimento de aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da mesma cidade;
- “Compreender as dinâmicas culturais e associativas de Villenave; -“Promover o encontro entre agentes educativos das duas cidades;
-“Partilhar experiências e materiais pedagógicos;
-"Promover o desenvolvimento de competências de comunicação de professores e alunos;
- “Integrar, em sala, o conhecimento dos diferentes aspetos de Villenave d’Ornon;
- “Ancorar o desenvolvimento de competências em língua francesa na realidade da geminação”;
- “Adquirir conhecimentos que sustentem a criação do Dia de Villenave d’Ornon nos agrupamentos de escolas de Torres Vedras.
Durante cinco dias as docentes tiveram oportunidade de viver, ver e partilhar in loco, como é Villenave d'Ornon, como são de uma forma geral os Villenavais, pois conviveram com os seus principais atores e agentes educativos, que de diversas formas lhes deram a conhecer os aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da região, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das suas competências linguísticas em língua francesa. Para que tudo isto fosse possível, foi levado a cabo um programa criterioso e rigoroso, pela equipa do comité de geminação, da Câmara de Villenave d’Ornon, sob a orientação de monsieur Joel Raynaud.
O programa integrou receções oficiais com todos os agentes educativos presentes: Presidente da Câmara de Villenave d’Ornon e da Câmara Municipal de Torres Vedras, respetivamente monsieur Patrick Pujol e Dr. Carlos Miguel; Joel Raynaud responsável do comité de geminação; Nadine Dulucq, responsável pelo pelouro da Cultura e Educação; monsieur Barraud, diretor do colégio de Chambéry; Drª Hélia Morais, diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã; Drª Ana Isabel Miguel, no papel de formadora desta ação e dinamizadora desta iniciativa e Drª Ana Dulce Santos, no papel de formadora, bem como as respetivas famílias que acolheram as nove docentes. Para além das iniciativas referidas, o programa contemplava ainda algumas visitas a locais, que nos proporcionaram também um conhecimento mais aprofundado das caraterísticas geográficas, económicas, históricas e socioculturais, desta região de Aquitaine, com um enfoque especial na vistita a escolas da cidade, já que se tratava de uma comitiva de professores, nomeadamente, a escola Jules Verne, (com alunos desde o berçário até ao 6.º ano); a escola primária, Jules Michelle e o Liceu de Chambéry. As docentes envolvidas, para além de terem tido acesso a toda a logística destes espaços, assistiram a aulas da primária (3.º e 4.º anos), bem como, a aulas do ensino básico (7º, 8º e 9º anos), quer do curso geral, quer profissional, onde puderam trocar impressões com os seus pares.
As docentes Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, agradecem às entidades dinamizadoras deste projeto, Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e respetivas formadoras, Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como, à diretora do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Drª Elisabete Jerónimo, a oportunidade que lhes foi dada, de poderem fazer parte deste grupo que lhes permitiu criar laços, quer pessoais quer profissionais, assim como enriquecer os seus conhecimentos no que concerne, à cultura e civilização francesas e aperfeiçoar as suas competências linguísticas na língua estrangeira que lecionam.
Aqui fica o testemunho da nossa estada!
O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desafia a comunidade educativa, pelo segundo ano consecutivo, a participar na atividade "Problema do Mês".
Esta iniciativa consiste no convite à resolução de problemas como forma de desenvolver o raciocínio matemático e, simultaneamente, de promover momentos de boa disposição e convívio entre os elementos da comunidade educativa.
Este ano temos uma novidade - também os encarregados de educação poderão participar de forma autónoma. Assim, todas as primeiras 2ªs feiras de aulas de cada mês serão propostos três problemas diferentes, em três categorias:
- Alunos de 2º ciclo;
- Alunos de 3º ciclo;
- Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.
Todas as informações acerca do problema do mês, incluindo o regulamento e os enunciados dos problemas, serão disponibilizadas nesta página e afixados nas escolas de 2º e 3º ciclos do agrupamento.
Este desafio inicia no mês de outubro e será já no dia 5 de outubro que serão lançados os primeiros problemas.
Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas com um professor de Matemática ou enviadas para o endereço de mail mat@apvm.net.
Participem!
Por favor, preenche o questionário no link abaixo com a tua opinião acerca da visita que efetuaste:
Opinião - "Agora Escolhe!" - Mostra de Oferta Formativa e Orientação Vocacional de Torres Vedras
Para dar resposta a vontades expressas por encarregados de educação e alunos, vai dar-se início a uma Comunidade de Aprendizagem (percurso de aprendizagem diferenciada), na qual o processo de ensino está centrado no aluno, respeitando os interesses / ritmos / talentos individuais. O professor tem o papel de tutor/ orientador no desenvolvimento desta metodologia de projeto, onde os valores de cidadania e participação ativa na comunidade são privilegiados. Informem-se junto da escola sede do agrupamento ou através dos contactos abaixo: tel: 261 334 200 email: farol@apvm.net Descarreguem AQUI a ficha de pré-inscrição. |
Os professores do grupo de Educação Especial da Escola Básica Padre Vítor Melícias organizaram a saída de socialização, final, conjuntamente com o professor José Simões, no âmbito da oficina tecnológica.
Esta saída realizou-se no dia 2 de junho de 2015 e teve início, pelas 8. 30, com uma atividade de canoagem proposta pelo professor José Simões, na Foz do rio Sisandro. A qual, decorreu conforme o planeado e contou com a entusiasta participação e bom comportamento de todos os alunos que quiseram estar presentes.
Seguiu-se uma pequena viagem até Vale da Borra, para a realização de um almoço buffet no restaurante típico “O Camelo”.
(Editado por Prof. Anabela Caldeira Azevedo em Quarta, 3 Junho 2015, 11:32)
Esmeralda salva Cientistolândia Filme de animação criado por um grupo de alunos do 2º ciclo, respondendo a um desafio da Fábrica das Histórias. |
Concerto: "Viva quem Canta" atividade realizada em vários espaços escolares, dinamizada pela Profª Natércia Silva.
Estão de parabéns, pela história inventada, pela interpretação e pelo cenário. Os coordenadores da atividade foram: professoras Ana Cláudio, Natércia Silva e Olga Correia.
O 5ºA e o 5ºC apresentaram no Teatro Cine, leituras corais do Escritor António Pina
Os professores do grupo disciplinar de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias dinamizaram uma visita de estudo a França, com o objetivo de promover o enriquecimento dos alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico, mas também a nível pessoal e humano.
Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 14 e 19 de março de 2015 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.
O programa foi o seguinte:
• 1º dia –14/03- Em viagem;
• 2º dia – 15/03 - Paris - Disneyland;
• 3º dia – 16/03 - Paris: Cathédrale de Notre Dame, Musée du Louvre, Tour Eiffel, passeio em “Bâteau Mouche”, passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe e passeio a pé pelas ruas da cidade, sobretudo junto da Opera Garnier;
• 4º dia – 17/03 - Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre; partida para Versailles, visita ao palácio e partida para Poitiers;
• 5º dia – 18/03 - Poitiers: Visita ao Futuroscope e regresso a Portugal após o espetáculo final “FÉERIE NOCTURNE LADY Ô”
A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação, boa disposição e bom comportamento de todos os participantes. Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível, que culminou com a devolução do guião de exploração dos locais visitados, distribuídos aos alunos pelos professores de Francês no início da viagem.
De salientar o bom serviço prestado pela agência Pinto Lopes Viagens, na pessoa dos seus colaboradores a nível logístico e organizativo, dos motoristas (senhores Sá, Costa e Rui) e do nosso Guia Ricardo Alpuim, excelente profissional, que nos acompanharam ao longo de toda a viagem e a quem muito agradecemos pelo apoio, orientação e excelente disposição.
Obrigado a todos! Aqui ficam as imagens:
ESTE MES o escrito do mes e a aliçe vieira !!!!! vem a biblioteca de campelos e faz a ficha!!!
No passado dia 17 de março, na EB23 de Campelos, esteve presente Ana Alexandra Tomé, autora do livro À prova de fogo, lançado no mercado em novembro último pela Chiado Editora. O livro aborda as diversas perspetivas dos sentimentos patentes nos familiares dos Bombeiros, quando estes partem rumo ao desconhecido que é um mar de chamas numa floresta densa. Tudo pode acontecer...
Veja Aqui as Fotos
No dia 20 de março, 6ª feira, a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol, ou seja, haverá um Eclipse Solar. Este eclipse será visível em Portugal entre as 08:00h e as 10:00h (aproximadamente).
Para possibilitar uma observação segura deste fenómeno natural, e se as condições atmosféricas o permitirem, o agrupamento, com a colaboração do ATV (Académico de Torres Vedras), dinamizará duas sessões de observação do Sol utilizando telescópio, através do método da projeção, que terão lugar nas duas escolas de segundo e terceiro ciclos. Estas sessões possibilitarão, para além da observação do Eclipse Solar, a observação das manchas solares.
IMPORTANTE: A observação do Eclipse obedece a um conjunto de regras de segurança.
Não se deve em caso algum observar o eclipse diretamente nem através de objetos como óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, folhas de alumínio ou outros objetos não certificados, correndo-se o risco de causar lesões graves para os olhos.
Para saberes tudo sobre regras de segurança clica aqui: http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/