Programa + Saúde da CMTV

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA

+ SAÚDE

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Para conhecer as atividades a desenvolver no âmbito deste programa consulte o cartaz e o desdobrável em anexo!
Quanto aos passeios pedestres serão organizados pela autarquia, estes serão devidamente divulgados junto dos alunos, encarregados de educação, familiares e amigos.
A participação de cada um é livre ....e até pode ser um bom programa de atividade física e de convívio para essas datas.

Mexam-se ...  pela vossa saúde !

Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco-Escolas

por Prof.ING Helena Narciso -

Na passada quarta feira, dia 14, o Ribombar abriu a Cerimónia da Entrega das Bandeiras Eco Escolas, ao som da "Laurindinha" acompanhados com as palmas dos milhares de alunos de todo o país, presentes no Pavilhão da ExpoTorres.

Foi a primeira atuação, das muitas que se esperam neste ano letivo, em que o Ribombar chegará aos 10 anos de atividade.

Ribombar!

por Utilizador apagado -

Dia 7/10/2015 -  Hoje, de tarde, decorreu o 2º ensaio do ano letivo 2015/16, com um número interessante de 30 elementos. 12 são sobreviventes do ano passado e 18 novas inscrições. Este ano estaremos muito perto do recorde atingido em 2010, com 40 elementos. Obrigado a todos! O desafio para este ano vai ser muito estimulante, até porque contamos, ainda, com a possibilidade de haver mais elementos de Campelos, já que conseguimos negociar o transporte de, pelo menos, 8 elementos. Serão mais 5 a juntar aos 3 que nos acompanharam no ano transato. Vamos lá RIBOMBAR!!!

 
E no próximo dia 14, cabe ao RIBOMBAR, animar a abertura da Cerimónia da Entrega das Bandeiras, na ExpoTorres... Dia 14, às 14h... A ANIMAÇÂO É CONNOSCO... Não há malta como esta, com o RIBOMBAR é sempre em Festa!!!

Ação de Formação "À la Rencontre de Villenave d'Ornon"

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

FORMAÇÃO "À LA RENCONTRE DE VILLENAVE D'ORNON"

setembro de 2015

No âmbito do projeto de geminação entre Torres Vedras e Villenave d'Ornon

As docentes do grupo disciplinar de Francês, Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, realizaram a segunda parte da sua ação de formação, "À la rencontre de Villenave d'Ornon" que decorreu entre quatro e oito de setembro, em Villenave d’Ornon, cidade geminada com o Município de Torres Vedras. Esta formação surgiu a partir de um convite feito às docentes, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da continuidade da ação de formação, levada a cabo em novembro de 2014, promovida pelo mesmo Centro de Formação.

Esta ação teve como objetivos:

- “Aprofundar o conhecimento da geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon e os seus principais atores;

- “Desenvolver o conhecimento de aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da mesma cidade;

- “Compreender as dinâmicas culturais e associativas de Villenave; -“Promover o encontro entre agentes educativos das duas cidades;

-“Partilhar experiências e materiais pedagógicos;

-"Promover o desenvolvimento de competências de comunicação de professores e alunos;

- “Integrar, em sala, o conhecimento dos diferentes aspetos de Villenave d’Ornon;

- “Ancorar o desenvolvimento de competências em língua francesa na realidade da geminação”;

- “Adquirir conhecimentos que sustentem a criação do Dia de Villenave d’Ornon nos agrupamentos de escolas de Torres Vedras.

Durante cinco dias as docentes tiveram oportunidade de viver, ver e partilhar in loco, como é Villenave d'Ornon, como são de uma forma geral os Villenavais, pois conviveram com os seus principais atores e agentes educativos, que de diversas formas lhes deram a conhecer os aspetos geográficos, económicos, sociais e culturais da região, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das suas competências linguísticas em língua francesa. Para que tudo isto fosse possível, foi levado a cabo um programa criterioso e rigoroso, pela equipa do comité de geminação, da Câmara de Villenave d’Ornon, sob a orientação de monsieur Joel Raynaud.

O programa integrou receções oficiais com todos os agentes educativos presentes: Presidente da Câmara de Villenave d’Ornon e da Câmara Municipal de Torres Vedras, respetivamente monsieur Patrick Pujol e Dr. Carlos Miguel; Joel Raynaud responsável do comité de geminação; Nadine Dulucq, responsável pelo pelouro da Cultura e Educação; monsieur Barraud, diretor do colégio de Chambéry; Drª Hélia Morais, diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã; Drª Ana Isabel Miguel, no papel de formadora desta ação e dinamizadora desta iniciativa e Drª Ana Dulce Santos, no papel de formadora, bem como as respetivas famílias que acolheram as nove docentes.  Para além das iniciativas referidas, o programa contemplava ainda algumas visitas a locais, que nos proporcionaram também um conhecimento mais aprofundado das caraterísticas geográficas, económicas, históricas e socioculturais, desta região de Aquitaine, com um enfoque especial na vistita a escolas da cidade, já que se tratava de uma comitiva de professores, nomeadamente, a escola Jules Verne, (com alunos desde o berçário até ao 6.º ano); a escola primária, Jules Michelle e o Liceu de Chambéry. As docentes envolvidas, para além de terem tido acesso a toda a logística destes espaços, assistiram a aulas da primária (3.º e 4.º anos), bem como, a aulas do ensino básico (7º, 8º e 9º anos), quer do curso geral, quer profissional, onde puderam trocar impressões com os seus pares.

As docentes Anabela Azevedo, Margarida Cecílio e Otília Miranda, agradecem às entidades dinamizadoras deste projeto, Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e respetivas formadoras, Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como, à diretora do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Drª Elisabete Jerónimo, a oportunidade que lhes foi dada, de poderem fazer parte deste grupo que lhes permitiu criar laços, quer pessoais quer profissionais, assim como enriquecer os seus conhecimentos no que concerne, à cultura e civilização francesas e aperfeiçoar as suas competências linguísticas na língua estrangeira que lecionam.

Aqui fica o testemunho da nossa estada!

Problema do Mês - Uma atividade para alunos e muito mais!

por Utilizador apagado -

PM

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desafia a comunidade educativa, pelo segundo ano consecutivo, a participar na atividade "Problema do Mês".

Esta iniciativa consiste no convite à resolução de problemas como forma de desenvolver o raciocínio matemático e, simultaneamente, de promover momentos de boa disposição e convívio entre os elementos da comunidade educativa.

Este ano temos uma novidade - também os encarregados de educação poderão participar de forma autónoma. Assim, todas as primeiras 2ªs feiras de aulas de cada mês serão propostos três problemas diferentes, em três categorias:

- Alunos de 2º ciclo;

- Alunos de 3º ciclo;

- Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.

Todas as informações acerca do problema do mês, incluindo o regulamento e os enunciados dos problemas, serão disponibilizadas nesta página e afixados nas escolas de 2º e 3º ciclos do agrupamento.  

Este desafio inicia no mês de outubro e será já no dia 5 de outubro que serão lançados os primeiros problemas.

Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas com um professor de Matemática ou enviadas para o endereço de mail mat@apvm.net.

Participem!

Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
Almoço de Final de Ano Letivo para Professores e Funcionários do Agrupamento.

a
PEIXE:

 Bacalhau com natas
CARNE:
Carne assada com batata no forno

SOBREMESA:
Buffet de doces
BEBIDAS:
Vinho / Sumos / Água / Café / Digestivos



Dia 17 de julho de 2015, pelas 13 horas, na Escola Sede do Agrupamento.

Pode fazer a sua inscrição aqui ou nos locais habituais
(até 15 de julho)
PREÇO: 8 €

Ginástica

por Prof.GEO Ana Caldeira -
No passado dia 28 de Abril realizou-se no Agrupamento de Escolas da Lourinhã o Torneio de Encerramento de Desportos Gímnicos do desporto escolar. Foi o finalizar de um ano de trabalho e empenho por parte dos alunos assim como de uma participação muito positiva nos torneios do quadro competitivo. 
No torneio de encerramento os alunos para além da apresentação de uma coreografia tiveram a oportunidade de conviver com outros alunos de outras escolas participando nas atividades planeadas para esse dia. 
Todos os alunos que participaram no grupo de desportos gímnicos está de PARABÉNS pelo o empenho e dedicação. 
A professora responsável

Projeto FAROL

por Prof.EDF Rui Ruas -
farol

Para dar resposta a vontades expressas por encarregados de educação e alunos, vai dar-se início a uma Comunidade de Aprendizagem (percurso de aprendizagem diferenciada), na qual o processo de ensino está centrado no aluno, respeitando os interesses / ritmos / talentos individuais.

O professor tem o papel de tutor/ orientador no desenvolvimento desta metodologia de projeto, onde os valores de cidadania e participação ativa na comunidade são privilegiados.

Informem-se junto da escola sede do agrupamento ou através dos contactos abaixo:

tel: 261 334 200

email: farol@apvm.net

Descarreguem AQUI a ficha de pré-inscrição.

Canoagem

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Os professores do grupo de Educação Especial da Escola Básica Padre Vítor Melícias organizaram a saída de socialização, final, conjuntamente com o professor José Simões, no âmbito da oficina tecnológica. 

    Esta saída realizou-se no dia 2 de junho de 2015 e teve início, pelas 8. 30, com uma atividade de canoagem proposta pelo professor José Simões, na Foz do rio Sisandro. A qual, decorreu conforme o planeado e contou com a entusiasta participação e bom comportamento de todos os alunos que quiseram estar presentes. 

    Seguiu-se uma pequena viagem até Vale da Borra, para a realização de um almoço buffet no restaurante típico “O Camelo”.  

(Editado por Prof. Anabela Caldeira Azevedo em Quarta, 3 Junho 2015, 11:32)

Peça "De trombas..."

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Os Contadores de Histórias apresentaram no Teatro Cine a peça "De trombas..."

Estão de parabéns, pela história inventada, pela interpretação e pelo cenário. Os coordenadores da atividade foram: professoras Ana Cláudio, Natércia Silva e Olga Correia.

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA_ 14 A 19 DE MARÇO

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Os professores do grupo disciplinar de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias dinamizaram uma visita de estudo a França, com o objetivo de promover o enriquecimento dos alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico, mas também a nível pessoal e humano.

Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 14 e 19 de março de 2015 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.

O programa foi o seguinte:

1º dia –14/03- Em viagem;

2º dia – 15/03 - Paris - Disneyland;

3º dia – 16/03 - Paris: Cathédrale de Notre Dame, Musée du Louvre, Tour Eiffel, passeio em “Bâteau Mouche”, passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe e passeio a pé pelas ruas da cidade, sobretudo junto da Opera Garnier;

4º dia – 17/03 - Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre; partida para Versailles, visita ao palácio e partida para Poitiers;

5º dia – 18/03 - Poitiers: Visita ao Futuroscope e regresso a Portugal após o espetáculo final “FÉERIE NOCTURNE LADY Ô”

A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação, boa disposição e bom comportamento de todos os participantes. Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível, que culminou com a devolução do guião de exploração dos locais visitados, distribuídos aos alunos pelos professores de Francês no início da viagem.

De salientar o bom serviço prestado pela agência Pinto Lopes Viagens, na pessoa dos seus colaboradores a nível logístico e organizativo, dos motoristas (senhores Sá, Costa e Rui) e do nosso Guia Ricardo Alpuim, excelente profissional, que nos acompanharam ao longo de toda a viagem e a quem muito agradecemos pelo apoio, orientação e excelente disposição.

Obrigado a todos! Aqui ficam as imagens:

À LA PROCHAINE !!

 

Semana da Leitura EB1 Maceira_fevereiro

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Semana da Leitura, na E. B. 1 de Maceira

 de 23 a 27 de fevereiro.

Iniciativas Realizadas:
 
Atividades relacionadas com a Leitura dos Enc. de Educação com os seus educandos
Feira do Livro aberta à comunidade
Participação das educadoras do Centro Social, Recreativo e Cultural da Maceira: apresentação de três histórias com sombras chinesas.

AQUI as fotos!

À prova de fogo: Ana Alexandra Tomé apresenta livro na EB23 de Campelos

por Utilizador apagado -
  À prova de fogo: Ana Alexandra Tomé apresenta livro na EB23 de Campelos

No passado dia 17 de março, na EB23 de Campelos, esteve presente Ana Alexandra Tomé, autora do livro À prova de fogo, lançado no mercado em novembro último pela Chiado Editora. O livro aborda as diversas perspetivas dos sentimentos patentes nos familiares dos Bombeiros, quando estes partem rumo ao desconhecido que é um mar de chamas numa floresta densa. Tudo pode acontecer...

A autora, natural dos Campelos, conversou com os alunos do 3.º Ciclo sobre o livro que escreveu, mas também da sua experiência enquanto esposa de um Bombeiro Voluntário. Numa conversa agradável, e com participação ativa dos alunos, respondeu a questões e satisfez muitas das curiosidades relacionadas com esta missão tão nobre, a de ser Bombeiro.
Aqui fica o nosso sincero OBRIGADO...
O livro está à venda na Feira do Livro (EB23 de Campelos) e custa 10 €parte dos quais reverte a favor da Liga de Bombeiros Voluntários.

Veja Aqui as Fotos

Eclipse Solar

por Prof.GEO Ana Caldeira -

No dia 20 de março, 6ª feira, a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol, ou seja, haverá um Eclipse Solar. Este eclipse será visível em Portugal entre as 08:00h e as 10:00h (aproximadamente).

Para possibilitar uma observação segura deste fenómeno natural, e se as condições atmosféricas o permitirem, o agrupamento, com a colaboração do ATV (Académico de Torres Vedras), dinamizará duas sessões de observação do Sol utilizando telescópio, através do método da projeção, que terão lugar nas duas escolas de segundo e terceiro ciclos. Estas sessões possibilitarão, para além da observação do Eclipse Solar, a observação das manchas solares.  

IMPORTANTE: A observação do Eclipse obedece a um conjunto de regras de segurança.

Não se deve em caso algum observar o eclipse diretamente nem através de objetos como óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, folhas de alumínio ou outros objetos não certificados, correndo-se o risco de causar lesões graves para os olhos.

Para saberes tudo sobre regras de segurança clica aqui: http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/