Vê as fotos aqui!
APVM
Uma vez que se comemora neste ano de 2011 o Ano Internacional da Floresta, o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias escolheu como tema aglutinador do seu Plano Anual de Actividades “A Floresta”. Neste âmbito foi sugerido pelo grupo de Educação Visual e Tecnológica que os alunos de todo o Agrupamento criassem uma árvore imaginária, a partir de um tronco pré definido.
Foram criadas árvores temáticas, abstractas, tridimensionais utilizando várias técnicas de expressão plástica e, sempre que possível, materiais reutilizáveis.
A empresa municipal Promotorres, indo ao encontro da vontade do Agrupamento de levar à comunidade o que de melhor se faz nas nossas escolas/jardins de infância, solicitou a colaboração do grupo de expressões do nosso Agrupamento para decorar o espaço do mercado municipal seguindo o tema “Ambiente e Alimentação Saudável” durante os meses de Março e Abril.
No seguimento desta proposta nasceu esta exposição tornando o nosso mercado municipal numa verdadeira “floresta imaginária”…
VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO
No passado dia 3 de Março os alunos do 8º ano e dos Cursos de Educação e Formação de Cozinha, Electricidade e Informática, deslocaram-se em visita de estudo ao Teatro, para assistir à representação da peça "Falar Verdade a Mentir", pela Companhia de Teatro O Sonho.
Da parte da tarde, os alunos dividiram-se em grupos e visitaram, de forma alternada, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Marinha.
A actividade decorreu conforme o previsto e foram alcançados os objectivos preconizados na planificação da mesma.
Clica aqui para veres as fotos!
Ao Encontro da Natureza - Visita de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias a Loriga, Serra da Estrela.
Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela.
Chegámos a Loriga por volta das 12:30h e após o almoço, foi tempo de arrumar as bagagens no local onde iríamos pernoitar, a antiga Escola Primária.
Largadas as bagagens, esperava-nos a primeira actividade: Visita à Central Hidroeléctrica da Srª do Desterro, em S. Romão. Uma visita muito curiosa e enriquecedora, porque permitiu aos alunos perceber como, a partir da água e da sua força motriz, se pode produzir energia eléctrica.
De regresso a Loriga, mais uma actividade: Um passeio pela História em contacto com a Natureza. Chamámos-lhe a "Rota da História". Deixámos o autocarro na estrada e seguimos a pé, pela calçada Romana, em direcção ao Caixão da Moura - que não tem nada a ver com os Mouros, dado tratar-se de um túmulo de origem visigótica. Os jovens entusiasmaram-se com os pormenores da Calçada Romana e o que ela representa, colocando questões sobre a época em que Viriato vigiava os montes, enquanto os invasores Romanos se deslocavam por estas vias. O túmulo, também foi mais um elemento interessante nesta viagem aos locais, que retratam a origem milenar de Loriga.
No segundo dia, a alvorada foi dada ainda antes da 7h. O Pequeno Almoço foi tomado na própria escola onde dormimos, seguindo-se a arrumação das bagagens, que seriam levantadas logo após o Almoço. Havia que despachar, uma vez que o tempo estava incerto e a equipa da Pista de Ski que partia de Loriga à 8h, iria informar-nos da possibilidade ou impossibilidade de cumprirmos a actividade prevista.
E assim foi. Às 8h estávamos junto ao autocarro prontos para o que desse e viesse. A informação que chegou foi recebida efusivamente por todos. Sim, era possível subir à Torre e brincar na neve, na Pista de Ski. Chegámos à Torre por volta das 9h e, depois de tratar das questões burocráticas na Estância, pudemos iniciar a actividade com Trenós e Donuts.
De regresso a Loriga fizemos uma curta passagem pelo "Mirante", para apreciar a paisagem e registar algumas fotos, parámos na Loja de Artesanato da Residencial O Vicente, onde alguns dos jovens compraram lembranças e alguns produtos regionais, para oferecer aos pais.
Depois do almoço, fomos recolher as bagagens à escola e após as últimas compras na Loripão e na Loja de Artesanato Moderna & Pitoresca, fizemo-nos à estrada, tendo chegado a Torres Vedras por volta das 19h30m.
AQUI FICAM ALGUNS VÍDEOS DA VISITA!
/embed>
/embed>
CARNAVAL 2011 Corso Escolar 04/03 |
Clica aqui para veres as fotos!
No passado dia 15 de Fevereiro, quatro alunos da turma C do 9ºano, desenvolveram uma actividade de leitura expressiva no Jardim de Infância da Boavista. O conto escolhido foi o Pedro e o Lobo, integrado no tema aglutinador do agrupamento, “A floresta”.
Esta actividade foi organizada no âmbito da Área de Projecto e constituiu a delícia dos mais pequenos que ficaram muito entusiasmados com a visita dos alunos mais velhos da EBI Padre Vítor Melícias.
RiBombar
Participação na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, em Mira Sintra
/embed>
No dia 21 de Fevereiro, o RiBombar deslocou-se a Mira Sintra, para participar na Semana da Música da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo.
Foi mais uma jornada de convívio e de promoção do grupo junto de outra comunidade escolar, que nos recebeu de forma entusiástica.
Ao Professor Hernâni Santos, agradecemos o convite e a hospitalidade, bem como à Direcção do Agrupamento de Escolas.
No dia 24 de Janeiro os alunos do Clube Europeu visitaram a Assembleia da República e o Centro de Informação Jacques Delors.
INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE CARNAVAL DE TORRES VEDRAS
RiBombar
Iniciou-se hoje, dia 5 de Fevereiro, a edição 2011 do Carnaval mais Português de Portugal - O Carnaval de Torres Vedras.
Com a Inauguração do Monumento do Carnaval, foi dado o pontapé de saida para o Carnaval de Torres 2011. O RiBombar, marcou presença nesta cerimónia, que levou o Cortejo Carnavalesco, desde o Mercado Municipal até à Praça da República, onde se procedeu à referida inauguração.
No Cortejo integraram-se os membros da Confraria do Carnaval, os Ministros e as Matrafonas, alguns Grupos que se destacaram no ano transacto, os habituais "Cabeçudos" e o RiBombar.
Aqui partilhamos fotos e video do evento
/embed>
CERIMÓNIA DE HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR FERNANDO DO COUTO FERREIRA
No passado Sábado, dia 29 de Janeiro de 2011, foi realizada uma homenagem póstuma ao Professor Fernando do Couto Ferreira, Director do nosso Agrupamento.
Nesta homenagem foi dado o nome do professor Fernando ao pavilhão gimnodesportivo, que agora passa a chamar-se Pavilhão Desportivo Fernando do Couto Ferreira.
Estiveram presentes nesta homenagem a família do homenageado, o Patrono, o Sr Padre Vítor Melícias, o Sr. presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, os Presidentes de Junta de Freguesia, das Freguesias abrangidas pelo Agrupamento: Maceira, A-dos-Cunhados, Ponte do Rol, São Pedro e Santiago e Santa Maria e toda a comunidade educativa, que praticamente lotou o pavilhão.
Esta homenagem começou pelo descerrar da Placa com o nome do Pavilhão Gimnodesportivo, ao que se seguiram os discursos das várias individualidades presentes da professora Teresa Carmo, Presidente da CAP, do Sr. Padre Vítor Melícias, do Dr. Carlos Miguel, Presidente da CM de Torres Vedras, do professor José Agostinho, em nome dos membros da Comissão instaladora da Escola e ainda dos Professores Tomé Borges e José Simões.
Nesta cerimónia houve um momento de poesia realizado pelo Clube de Contadores de Histórias. Contámos também com actuações do Som da Malta, das Gaitas de Foles do Grupo Ribombar e de canções cantadas por alunos e professores em simultâneo. Ocorreu, também, uma entrega de medalhas comemorativas da homenagem, à família e às entidades presentes..
A parte mais emocionante deste espectáculo foi o slide show de homenagem ao professor Fernando que soltou muitas lágrimas em boa parte dos presentes.
A encerrar, a melodia de John Lennon, Imagine, deu suporte a um poema alusivo ao Projecto Educativo do nosso Agrupamento, idealizado pelo homenageado, tocado e cantado ao vivo, com toda a gente de mãos dadas, como era sugerido pela letra da canção, entoando o refrão .
Foi um espectáculo bonito e muito emocionante, foi uma homenagem muito importante para a escola, agrupamento e comunidade educativa.
As fotos do evento, aqui!
Aqui fica o vídeo do momento final desta cerimónia, cuja mensagem transmite os ideais e os projectos do Professor Fernando para este Agrupamento.
Imaginei...
Catarina Ferreira | 25 Costas – 30,33” – 4º lugar 25 Bruços – 36,00” – 2º lugar |
Nilton Agostinho | 25 Costas – 26,22” – 2º lugar 50 Livres – 47,78” – 2º lugar |
Ofélia Carlos | 25 Mariposa – 27,30” – 1º lugar 50 Livres – 49,08” – 1º lugar |
Bruno Martins | 100 Livres – 1’ 36,40” – 1º lugar 25 Bruços – 55,11” – 2º lugar |
No sentido de estimular uma participação mais activa dos alunos e restante comunidade educativa nas acções que visam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos oferece, serão atribuídos pontos a todas as actividades e trabalhos desenvolvidos pelas turmas, no âmbito do Plano de acção do Programa Eco-Escolas.
Consulta aqui a lista de actividades com a respectiva pontuação
"Novos Gaiteiros de Torres Vedras" Participam em Concerto na Igreja da Misericórdia
Numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, decorre neste mês de Janeiro o 1º Ciclo de Órgão da Cidade de Torres Vedras.
Integrado neste ciclo, o Coro Infantil e Juvenil de Torres Vedras, apresentou-se hoje, dia 23 de Janeiro, na Igreja da Misericórdia, em concerto com o Organista, Daniel Oliveira. A sua Maestrina, a Prfª Filomena Calado convidou-nos a participar neste concerto, após uma conversa que tivemos, há uns tempos atrás, sobre a importância da Gaita de Foles, na tradição religiosa popular, da Região Oeste.
Foi com algum entusiasmo que decidimos cooperar neste concerto, numa inovação, de certa forma arrojada, que juntou as vozes do coro, o órgão e as gaitas de foles.
Foi uma experiência muito interessante e o público presente entusiasmou-se, quando, a encerrar o concerto, se juntou a nós entoando o Adeste Fidelis, enchendo aquele belo espaço, com uma sonoridade, certamente nunca ali ouvida. Pela nossa parte, adorámos a experiência que prometemos repetir, sempre que a ocasião se proporcione.
Deixamos aqui, um conjunto de fotos deste magnifico concerto.
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO BRAILLE
O Dia Mundial do Braille, que se comemora a 4 de Janeiro, evoca o nascimento de Louis Braille e a sua acção em prol da integração dos cidadãos com deficiência visual.
O Braille é uma forma de escrita própria para indivíduos com deficiência visual, composta por uma célula e constituída por 6 pontos em relevo que, através de várias combinações, correspondem aos sinais e às letras do alfabeto. É lido através dos dedos e escrito numa máquina própria.
Sem este sistema de escrita os deficientes visuais, dificilmente conseguiriam ler ou escrever mensagens.
O Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Escola de Referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, assinalou este dia com uma exposição no átrio da escola e, em simultâneo, a docente de Educação Especial Leonor Santos e o aluno Afonso Machado, realizaram acções de sensibilização ao Braille nas turmas de 5º Ano e numa turma de 1ºAno.
A receptividade por parte dos alunos e dos docentes envolvidos foi excelente.