Comemoração do S. Martinho na EBI

por Prof.GEO Ana Caldeira -

Na nossa cidade é feriado municipal no dia de S. Martinho, por isso fizemos a celebração na véspera.

Parecia um dia normal, igual a todos os outros mas foi um dia diferente e muito especial.

No intervalo comemos castanhas assadas e bebemos groselha.

As castanhas estavam quentinhas, acabadinhas de sair do forno.

Depois a turma 6B apresentou o teatro da Maria Castanha e uma dança, na Biblioteca, às várias turmas da nossa escola e à turma do jardim de infância da Boavista.

Já nas salas fizemos várias atividades de expressão plástica, pesquisamos sobre os castanheiros, fizemos receitas com castanhas e descobrimos que os ouriços podem ser dos castanheiros, do mar, e muitas coisas divertidas.

Este dia foi muito divertido e fez-nos lembrar outro dia também muito divertido que tivemos na nossa escola, foi a celebração do dia de Todos os Santos e do Pão por Deus.

Nesse dia com a colaboração dos encarregados de educação fizemos as Broas dos Santos na nossa escola.

Cada aluno colaborou com frutos secos, alguns pais ajudaram a amassar a massa e depois foram cozidas no forno, no refeitório da nossa escola. A seguir comemos e saboreámos as deliciosas broas. Com a colaboração de todos é bom festejar.

Texto coletivo Turma 6B

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CC2_Concurso: "A minha sobremesa tem pastel de feijão"

por Utilizador apagado -

No dia 11 de Novembro de 2011, feriado municipal, a turma do CC2 participou no Concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão”, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade e do “1º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras”.

Da parte da manhã os alunos deslocaram-se à EBI para confecionar a sua sobremesa: “Pastel de Feijão com creme de limão e menta”. Para tal confecionaram os seus próprios pasteis e o necessário creme de limão. Pelas 13horas deslocaram-se ao pavilhão multiusos para empratarem e exporem a sua sobremesa. Pelas 14horas, o júri, composto por dois chefes de cozinha e uma proprietária de um restaurante, iniciaram a sua avaliação das sobremesas apresentadas pelos sete concorrentes: AEPVM, Sotopal, Saborear, Moinho da Paúl, Império, Vasco Teixeira e Paloma Branca.

Mais tarde várias pessoas tiveram a oportunidade de provar os pastéis de feijão confecionados pelos nossos alunos, incluindo o Sr. Presidente da Câmara de Torres Vedras, bem como alguns Vereadores e Presidentes de Junta. Estiveram também presentes, no apoio aos seis representantes a Diretora e Sub Diretor da nossa escola. Registe-se com muita satisfação que o agrado foi geral. Estão portanto, e mais uma vez, de PARABÉNS os nossos alunos e a professora Sílvia Santos.

Os resultados do concurso foram anunciados às 17 horas. Desta vez não fomos distinguidos com nenhum prémio, mas afinal ganhámos à mesma. Após termos observado os alunos empenhados, a dar o melhor que sabiam e podiam, a prescindir de um dia feriado, a estarem disponíveis para representar com profissionalismo a escola que frequentam e sobretudo a terem muito gosto naquilo que fazem … como poderíamos perder?

Por outro lado, quando é que se aprende mais? Quando se perde ou quando se ganha? Pois … temos agora uma ótima oportunidade para refletirmos e podermos aprender com os nossos próprios erros – o que fizemos que podíamos ter feito melhor? Como podemos fazer da próxima vez para atingirmos os resultados que desejamos?

Mais do que simplesmente participar, importa aprender, crescer e melhorar. Na próxima oportunidade seremos com certeza melhores!

PARABÉNS a Todos!

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Sessão Solene de abertura do ano letivo 2011/2012 - 4 de novembro

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO

2011/2012

Na passada Sexta Feira, dia 4 de Novembro, pelas 21:30h, teve lugar, na Casa da Cultura de Ponte do Rol, a Abertura Solene de mais um ano letivo, no APVM. A sessão serviu, também, para distribuir os Diplomas de Mérito Académico e Desportivo aos alunos que se distinguiram, no ano transato.

Este ano, optou-se por um modelo de celebração diferente, com um programa protocolar mais recheado. Desde logo, porque contou com a presença do patrono, o Sr. Pe. Vitor Melícias. Por outro lado porque a Direção, quis tornar este dia mais significativo para os alunos distinguidos, oferecendo um jantar, confecionado pelos alunos do 2º ano do CEF de Cozinha. Este jantar, contou ainda com a presença dos membros do Conselho Geral do Agrupamento e com a equipa que organizou o evento, para além dos membros da Direção.

Após o jantar, todos se deslocaram até à Ponte do Rol, para assistirem ou participarem no espetáculo.

Os Clubes, Som da Malta, Bué D'Artes e Ribombar, contribuiram com a maior parte dos números apresentados, mas o CEF de Eletricidade, o Grupo "Wonderful Girls", grupo de dança constituído por alunas do 9º Ano, os alunos que participaram no Encontro de Poesia, Palavras Sentidas e a aluna Bruna Lino, ao acordeão, complementaram o elenco.

Para além destas intervenções, foram visionados dois vídeos; um em que foram recordadas as atividades desenvolvidas no ano anterior e o outro com momentos vividos pela delegação que se deslocou no verão passado a Timor, no âmbito da geminação com a escola de Soibada.

Os alunos distinguidos, num total de 28, foram também passando pelo palco para receberem os respectivos Diplomas de Mérito, das mãos de ex alunos de Mérito, convidados para o efeito.

Também um grupo de alunos que no ano passado se submeteram ao exame DELF Scolaire, de Francês, receberam os respetivos certificados, nesta cerimónia.

Foram ainda distribuídos prémios aos melhores leitores do Agrupamento, intitulados Diplomas do Viajante.

A Câmara Municipal esteve representada na pessoa da Sra. Vereadora da Educação Engª Laura Rodrigues.

A abertura do evento coube à Diretora do Agrupamento, Dra. Elisabete Jerónimo e o encerramento ao Pe. Vitor Melicias.

Com a sala repleta, esta cerimónia decorreu como se esperava, com muita animação e intensa participação de todos os presentes.

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No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de estudo à caravela Vera Cruz e Mosteiro dos Jerónimos

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No passado dia 25 de outubro, as turmas do 6º ano realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, à caravela Vera Cruz, onde puderam conviver com as dificuldades da navegação na época de quinhentos.

Esta visita foi conduzida por uma guia que entusiasticamente explicou aos alunos todos os pormenores relativos à vida quotidiana dos marinheiros nas descobertas, tendo os alunos sido convidados a dramatizar algumas cenas marcantes da época.

Na segunda parte da visita rumámos ao Mosteiro dos Jerónimos onde os alunos puderam observar o estilo Manuelino e ouviram explicações sobre a construção do mosteiro e a viagem de Vasco da gama à Índia.

Concluíram a visita com um jogo para consolidação de conhecimentos.

Profs. HGP Isabel Amado Jorge Leal Teresa Carmo

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Comemoração do Halloween

por Prof.ING Helena Narciso -
Está patente no Átrio da Escola uma exposição de trabalhos alusivos à época de Halloween. A pedido dos professores de Inglês, muitos alunos dos 2º e 3º Ciclos realizaram diferentes tipos de trabalhos repletos de criatividade e empenho.
A exposição de trabalhos foi montada com a colaboração dos alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha que, igualmente, confeccionaram um saboroso bolo que foi distribuído aos alunos no intervalo grande da tarde do dia 31 de Outubro. Fica aqui o agradecimento do grupo de Inglês à professora Sílvia e a estes alunos.


História da Educação Especial

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

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“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

                                                                     Fernando Pessoa

A Educação Especial No Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias 1999/2011

Vista através das práticas educativas desenvolvidas segundo o Modelo Inclusivo proposto por:

L.M.Correia (2002,2003)

Seguindo este modelo de intervenção sempre foi política educativa deste agrupamento privilegiar as N.E.E. no seio da própria sala de aula, existindo para o efeito um discurso educacional desde o social, ao legislativo e ao psicopedagógico.

Relativamente ao processo desenvolvido atente-se às práticas implementadas inicialmente, aquando da instalação desta escola e segundo o Dec. Lei n.º 319/91:

1. Conhecimento dos alunos para determinar a realização académica e social, passando para o efeito pela identificação do aluno; estilos de aprendizagem; interesses; capacidades; necessidades; ambientes de aprendizagem (académicos, sócio-emocionais, comportamentais e físicos) estando esta prática exclusivamente vocacionada para o conhecimento e não para rotular para segregar.

2. Planificação apropriada com base nesse conhecimento: elaborada a partir do Projecto Educativo; Avaliação Preliminar; P.E.I. (Avaliação Compreensiva) da responsabilidade da equipa interdisciplinar .

3. Intervenção adequada, que podia estar orientada para três situações distintas:

Preliminar (carácter preventivo) baseando-se na avaliação preliminar sendo a intervenção da Edu. Especial a título consultivo. Podiam aplicar-se Adequações Curriculares.

Compreensiva (carácter educacional) avaliação exaustiva.

Transaccional (carácter vocacional e pré-profissional) Esta última era desenvolvida quando não eram atingidos objectivos do currículo comum, para facilitar a inserção na sociedade e mundo laboral. Obedecia a programas de transacção individualizados, com alterações curriculares significativas, ensino aprendizagem em cooperação e actividades comunitárias.

Figuras Educacionais

Assistente ou auxiliar de acção educativa (tivemos uma única experiência)

(Registo de assiduidade, vigilância nas recreios, supervisão nas refeições, tarefas instrucionais, assistência ao professor da educação especial, apoio a alunos com critérios estabelecidos nas programações individuais, participar nos trabalhos de grupo)

Professor de educação especial

Técnico especializado com funções de consultoria a professores, pais, cooperação no ensino e apoio directo enquadrado na componente dos serviços de educação especial, caso estivesse prescrito no PEI.

Funções do Professor de educação especial

Adequava o currículo comum para facilitar a aprendizagem da criança com N.E.E.

Propunha ajuda suplementar e serviços que o aluno necessitasse para sucesso dentro e fora da sala de aula.

Colaborava com o professor da turma.

Trabalhava directamente com o aluno com N.E.E. na sala de aula ou sala de apoio a tempo parcial, se determinado no PEI do aluno.

Outros recursos serviços especializados

Psicologia; Assistência Social; Terapias; Médicos; Enfermeiros; Responsáveis pela avaliação e elaboração da intervenção adequada para alunos com N.E.E. nas suas áreas da especialidade.

Apoios Educativos

Visava um conjunto de intervenções prescritas pelas programações para munir o aluno de competências para a inserção futura na sociedade autonomizando-o e responsabilizando-o.

Figuras Educacionais

Professor de apoio educativo

Possui habilitação própria e devia desenvolver competências no aluno numa área determinada.

Com esta linha de orientação metodológica se desenvolveu o trabalho da Educação Especial, desde o início da sua abertura até 2008, data em que entrou em vigor um novo modelo de intervenção consubstanciado no DECRETO-LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO.

Contributo da Educação Especial no Agrupamento para a implementação da diferenciação de práticas pedagógicas conducentes à Inclusão de Todos os Alunos

1999/2000 - Acção de sensibilização destinada a auxiliares de acção educativa “Relações Pedagógicas e Histórias de Vida”.

1999/2000 – Começava um ciclo de formações e sensibilizações internas aos professores da escola, tendo o seu início em cada ano lectivo, no âmbito da Política Educativa relativa à Inclusão e que procurava simultaneamente acolher e aproximar os novos docentes nas relações interpessoais.

2002/03 – Decorrente da acção de Formação “ Escola Inclusiva, um Horizonte a Descobrir”, resultou uma brochura em que todos os intervenientes na formação deram o seu contributo através das reflexões individuais que a mesma suscitou.

2001/2002, desenvolveu-se a Acção de Formação “Observar para Melhor Intervir”, com a duração de 28 horas, destinada a auxiliares de acção educativa.

Os Projectos que a seguir se enunciam encontravam-se enquadrados no Desp. n.º 22 /SEEI/96, que aprovava medidas de combate à exclusão escolar, definindo o enquadramento legal para os currículos alternativos.

A Educação Especial nos apoios indirectos de então fomentou os seguintes projectos pedagógicos:

1999/2001- “Reencontro com a Escola e Com a Vida” foi um projecto para um 5.º ano de escolaridade destinado a alunos que estavam vocacionados ao fracasso não só escolar mas fundamentalmente para a vida.

2000/2001 - “Um Novo Jeito de Caminhar” – destinado a alunos dum 7.º ano de escolaridade, todos com retenções, e um percurso escolar à altura problemático.

Neste mesmo ano lectivo a promoção de um outro projecto com as mesmas características aplicado a alunos dum 8.º ano também com idênticas dificuldades e denominado “Projectar o Futuro”.

Não foram projectos de sucesso para todos mas foram projectos que agarraram à escola muitos dos alunos envolvidos e que inicialmente estavam predestinados ao fracasso e insucesso.

Em 2001/02 com a legislação em vigor, Decreto-lei 6/2001 de 18 de Janeiro, avançava mais um projecto com a colaboração da Educação Especial, a implementação na escola da flexibilização curricular.

Neste ano lectivo salienta-se também a promoção de um programa para o desenvolvimento de competências sociais, destinado a alunos dum 6.º ano de escolaridade, que apresentavam graves problemas ao nível do comportamento, com base no programa de Margarida Gaspar de Matos.

Devido ainda aos problemas de comportamento em 2000/01, promoveu-se uma Unidade de Atendimento, que tinha como objectivo atender todo e qualquer aluno que necessitasse duma intervenção urgente e imediata de acompanhamento individualizado.

A estratégia passava por tentar compreender o que se passava com os alunos através duma ficha que tinham de preencher, altura potenciada para tentar descontrair e “quebrar o gelo”, para depois aprofundar as respostas obtidas. Analisadas as respostas e colocando em evidência alguns factores, os mesmos eram transmitidos ao director de turma e dependendo das situações o estudo poderia passar ainda por entrevista ao encarregado de educação e encaminhamentos vários se necessário.

2001/02, decorrente de um Círculo de Estudos, “Para uma Escola Inclusiva” projectou-se e aplicou-se mais um projecto, “Parceria em Contexto de Sala de Aula”, pretendendo desenvolver um trabalho de parceria no âmbito da pedagogia diferenciada aplicada a dois níveis: dos professores, com a colaboração entre colegas, ou pares pedagógicos com partilha de sala de aula e ou ao nível dos alunos contemplando o trabalho autónomo ou o trabalho em grupo ou pares.

No mesmo ano lectivo fomentou-se no âmbito dos apoios indirectos a Sala de Estudo Acompanhado. O objectivo era contribuir para a promoção de aquisições de métodos de estudo e de trabalho que permitissem aos alunos realizar com maior autonomia a aprendizagem e desenvolver a capacidade de aprender a aprender.

No ano lectivo de 2004/05 foi aprovado e implementado mais um projecto “Trajectos Especiais”, que visava um trabalho de tutoria pedagógica, proposto pela Educação Especial, no acompanhamento de alunos ao abrigo do Desp. N.º 22/SEE/96 de 19 de Junho.

Quanto aos apoios directos os alunos portadores de NEE, recebiam os mesmos nas áreas de: Escola, Casa, Comunidade, Recreação e Lazer e Aprendizagem Pré-Profissional para os que tinham idade para a integrar.

Embora sem grandes condições logísticas e poucos recursos materiais as actividades eram desenvolvidas. As pequenas refeições e outras actividades de culinária muito simples, preparavam-se na sala de apoio, com as loiças e panelas trazidas de casa.

As janelas serviam de exaustor e a loiça lavava-se em alguidares.

O mesmo espaço servia para isso e todas as outras actividades referenciadas.

Quanto às saídas de socialização, imprescindíveis em currículos funcionais, uma carrinha tornava-se imprescindível, mas a escola não a possuía.

A Associação de Pais promoveu então uma noite de fados e com a benevolência também de outras figuras muito queridas à causa, foi possível adquirir a mesma, que acabou por servir a escola naquela e noutras valências.

No ano lectivo de 2007/08 foi implementada uma “loja de decoração”, fomentada e desenvolvida pela Educação Especial, no seio da própria escola, com artigos realizados pelos alunos com NEEcp. A receita revertia para a viagem final de ano lectivo destinada a esta população escolar.

De salientar que os alunos portadores de NEEcp, têm tido a oportunidade de vivenciar experiências únicas através das viagens finais de ano lectivo.

 Através do desenvolvimento de um trabalho com objectivos, em que os alunos com NEECP são intervenientes activos do processo e com a colaboração imprescindível da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, alguns destes alunos já tiveram oportunidade de viajar de avião, nomeadamente através duma visita pedagógica à Ilha da Madeira, bem como ao Algarve e praia de Santa Cruz.

Se as experiências para muitos destes alunos foram únicas e estamos crentes inesquecíveis, para nós professores, não o foram menos. A riqueza das interacções e a alegria contagiante desses momentos ficarão para sempre gravados na nossa memória.

2009/10 - Por não existir a possibilidade de desenvolver uma acção de formação/sensibilização no âmbito da dislexia, por decisão da Direcção, mas considerando contudo a Educação Especial, a pertinência da informação e esclarecimento neste âmbito, foi divulgado nos conselhos de turma onde frequentavam alunos em condição de dislexia uma pequena informação escrita, folheto, tentando esclarecer e informar acerca da temática sinalizada.

Com a aplicação da LEI Nº 3/2008 DE 7 DE JANEIRO, uma reviravolta processual se impôs filtrando cada vez mais o que é considerada situação elegível para os serviços da Educação Especial.

Desta forma relembra-se que este Decreto-Lei visa a criação de condições para a adequação do processo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação num ou mais domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente.

No desenvolvimento das nossas funções temos que salientar a colaboração indispensável que as diferentes Direcções nos têm dispensado. Sem essa cooperação o trabalho da Educação Especial ficava inevitavelmente comprometido.

No presente ano lectivo 2011/12, salientamos o esforço, colaboração e empenho da actual Direcção da Escola, que tem reconhecido e valorizado o trabalho a desenvolver em prol desta população escolar que já por si é muito frágil e necessitada.

Para que se entenda esta perspectiva devemos registar que actualmente contamos com quatro espaços de trabalho distintos, onde é possível desenvolver verdadeiros currículos funcionais, a alunos com NEEcp, nomeadamente: Área Escola; Área Casa; Área Comunidade; Área Recreação e Lazer; Transição para a Vida Pós –Escolar.

Numa outra vertente de salientar que após largos anos de solicitações, levantamentos e exposições podemos hoje coroar estes esforços vistos através do resultado final. Assim salientamos a possibilidade de contarmos com técnicos de Intervenção Específica nomeadamente uma psicóloga da escola e duas terapeutas da fala, estas últimas colocadas através dum projecto de parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão, imprescindíveis para um trabalho em equipa mais fortalecido e profissional.

 Como Escola de Referência à Deficiência Visual, ainda existe um caminho muito longo a percorrer. Faltam recursos humanos e materiais fundamentais para o apoio a alunos cegos e com baixa-visão, o que nos preocupa e inquieta.

Todos nós, Professores do Ensino Regular, Professores da Educação Especial, Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, Técnicos de Intervenção Específica e todos os que direta ou indirectamente trabalham e defendem esta população escolar, são inequivocamente a pedra angular para o sucesso destes alunos.

O Sucesso Deles é o Sucesso de Todos Nós.

Comemoração do Dia da Alimentação pelo 1º Ciclo

por Prof.ING Helena Narciso -

No dia 14 de Outubro de 2011, os alunos do 1º ciclo comemoraram o dia da alimentação.

Durante a semana realizamos na biblioteca a roda dos alimentos, com materiais reciclados.

Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre os vários grupos da roda dos alimentos e também sobre as regras para uma alimentação saudável.

Todas as turmas trouxeram fruta para fazermos uma salada de fruta conjunta.

A salada de fruta tinha uma diversidade de frutas: manga, abacaxi, laranja, pêra e maçã, banana e maracujá do Brasil, ricas em vitaminas e sais minerais. Estava mesmo boa e deliciosa. Vários alunos repetiram a salada de fruta. Foi um lanche muito saudável e animado.

Turma 6B (1º Ciclo)

Trabalho realizado por: Beatriz, Raquel e Hugo.

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RiBombar - 22/10 - Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

RiBombar

Encontro Pedagógico: "Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação", na ESCO

22 de outubro 2011

 

A Associação Vivenciarte realizou no passado sábado, 22 de outubro de 2011, um Encontro Pedagógico subordinado ao tema: Teoria, Técnicas e Práticas Expressivas na Educação".

O encontro teve lugar na ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e contou com a presença da Sra. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues e da Ex Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge.

A animação da Sessão de Abertura esteve a cargo do RiBombar que, com toda a sua expressividade rítmica, arrancou fortes e ritmados aplausos dos participantes do encontro que, praticamente lotavam o auditório da ESCO.

Deixamos aqui um video deste evento:

CEF de Cozinha visita o Património Local

por Utilizador apagado -

No dia 18 de outubro, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Atual e Cozinha2, os alunos do CEF de Cozinha realizaram uma visita de estudo ao centro histórico da cidade, a fim de consolidarem conhecimentos adquiridos no seu trabalho de pesquisa sobre o património histórico da cidade.

Os alunos Leonardo e Miguel Alves elaboraram o roteiro da visita, enquanto os outros alunos fizeram a leitura, no local, das características dos monumentos pesquisados: Paços do Concelho, Igreja de S. Pedro, Chafariz dos Canos, Castelo, Igreja da Mesericórdia, Igreja e Convento da Graça, Museu Municipal, Jardim e Monumento Comemorativo das Guerras Peninsulares.

Por fim, visitaram a Fábrica Coroa, dos Pastéis de Feijão, onde observaram as etapas de produção e degustaram os famosos doces regionais.

Acompanharam os alunos as professoras Teresa Carmo e Sílvia Santos.

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J.I. de Ponte do Rol de Parabéns!

por Utilizador apagado -

O J.I. de Ponte do Rol aderiu, em grande força, ao Projeto Eco-escolas: é o segundo ano que é galardoado com a Bandeira Verde (escola amiga do ambiente)!

Movidos por uma grande vontade de cuidar do nosso Planeta e empenhados na mudança de atitudes para preservar a sua qualidade ambiental, alargaram o projeto a toda a comunidade e a outros parceiros. Assim, aderiram à campanha Geração Depositrão (recolha de pequenos electrodomésticos) e foram contemplados, com dois prémios: numa fase, uma impressora, que foi um importante recurso para uso no J.Infância; numa fase posterior e recente, receberam 50 bicicletas que foram distribuídas pelas crianças envolvidas no projeto.

Esta foi uma das 10 escolas do Pais que mais resíduos recolheu: cerca de 2047kg, que se traduziu em 40,94kg por aluno!!!

Sentem todos uma maior responsabilidade de levar esta missão mais longe, pois conseguiram melhorar, de forma visível, o ambiente envolvente, seguindo a linha Orientadora do nosso Agrupamento de Escolas: “Melhorar é Possível”. Assim a campanha vai continuar e conta-se com a colaboração de todos!

A Direção do APVM congratula-se com esta iniciativa e felicita a comunidade educativa pelo envolvimento e interesse demonstrados.

“O futuro do nosso Planeta depende das ações das nossas crianças” – in artigo enviado pelo J.I. e publicado no jornal local.

[vê as fotos aqui]

Comemoração do Dia da Alimentação

por Prof.GEO Ana Caldeira -
Na próxima 2ªfeira, dia 17, como já vem sendo habitual no nosso agrupamento, vamos comemorar o dia mundial da alimentação.
Nesse sentido, a equipa PES, associou-se ao CEF de Cozinha e trabalhou a alimentação saudável, incidindo nas frutas e nas plantas aromáticas, como forma de prevenir e combater algumas doenças dos tempos modernos.
Assim, pelas 10h00,no bar, o CC2 e algumas turmas do 7º ano, irão presentear-nos com os seus trabalhos que incluem a degustação,(a que já nos habituaram), de frutas frescas e exposição de plantas aromáticas.
Convida-se toda a comunidade escolar a participar...
 
A equipa PES

Esclarecimento sobre concurso de contratação de escola para recrutamento de pessoal docente

por Prof.ING Helena Narciso -
ESCLARECIMENTO
 
Sendo vários os candidatos a colocarem questões referentes aos concursos de "contratação de escola" para recrutamento de pessoal docente e em particular em relação a um desses concursos, esclarece-se o seguinte:
 
Os concursos de "contratação de escola" regem-se pelo Decreto-Lei 35/2007, de 15 de fevereiro;
De acordo com o ponto 2 do artigo 6º desse normativo "cabe ao órgão de direção executiva da escola fixar os critérios objetivos de seleção em que assenta a decisão de contratar, colhido o parecer vinculativo do conselho pedagógico";
Assim sendo, o Conselho Pedagógico, em reunião de 15 de julho de 2011, decidiu que na definição dos critérios para seleção de docentes dos grupos de recrutamento definidos, dever-se-iam ter em conta as seguintes orientações:
     - incluir em 1º lugar condição que permita dar continuidade aos professores do Agrupamento de Escolas, desde que seja do interesse destes e da Escola;
     - considerar depois as condições do concurso nacional;
Deste modo, na generalidade dos concursos de "contratação de escola", com exceção dos concursos referentes à contratação de técnicos para a lecionação das disciplinas técnicas dos cursos CEF, foi estabelecido como primeiro critério de seleção o facto dos candidatos terem conhecimento do meio social/cultural envolvente em que a escola/agrupamento se encontra e, consequentemente conhecimento das turmas em questão, ou seja, o equivalente a terem lecionado no Agrupamento no ano letivo anterior, de forma a dar continuidade imediata à concretização de projetos iniciados e à implementação de soluções encontradas para problemas detetados no ano transato;
O critério seguinte e os demais, são aplicados, sucessivamente, para proceder a situações de desempate criadas pela aplicação do critério anterior (ver resumo dos critérios de seleção);
As listas ordenadas encontram-se publicadas em anexo, salvaguardando-se que apenas os dados referentes ao candidato colocado são verificados. 
 
No caso do concurso para a contratação de um professor de informática(grupo 550) para um horário de turmas CEF, com 18 horas, a concurso desde as Necessidades Residuais esclarece-se ainda que:
      - A docente aceite (selecionada) na data de 4 de outubro (a primeira na lista de graduação do concurso, de acordo com os critérios acima mencionados) lecionou neste Agrupamento nos últimos 2 anos letivos (2009/2010 e 2010/2011) dando assim sequência ao trabalho iniciado no ano transato nas várias turmas de CEF (referentes ao horário em causa).
 
Entretanto, este Agrupamento de Escolas, na pessoa da sua Diretora e, na sequência dos vários pedidos de esclarecimento por parte de alguns candidatos a este horário, interroga-se sobre as razões da não colocação dos mesmos em "bolsa de recrutamento", dado como os próprios afirmam, são profissionalizados e, uma vez que o horário em causa está a concurso desde as Necessidades Residuais, nunca tendo sido colocado nenhum docente, tal como acontece desde os últimos 2 anos, neste grupo de recrutamento e, no nosso Agrupamento de Escolas.
 
Em relação ao concurso para contratação de um professor de Educação Especial (grupo 930), para um horário anual de 22 horas, esclarece-se também que:
       - O concurso encontra-se em análise, de acordo com os critérios definidos em Conselho Pedagógico, no entanto o 1º critério não se aplica dado que nunca esteve ninguém colocado, neste grupo de recrutamento, desde a homologação deste Agrupamento como Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão (2008).
 
6 de outubro de 2011
A Diretora
Elisabete Mª Galvão Jerónimo

Comemoração do Dia Mundial da Música

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

No dia 1 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Música. Como não era um dia letivo, o Grupo de Educação Musical através do Clube da Música e o Clube Bué D'Artes, decidiram assinalar a efeméride no dia 30 de Setembro.

Para tal, organizaram uma apresentação, com alunos da escola que se dedicam à prática de algum instrumento, preparando números de conjunto em que os mesmos eram solistas.

Para além disso, contámos com um convidado muito especial, o Sr. Alfredo Cunha, excelente violinista, membro da extinta, "Nova Orquestra Torreense".

Assim, demos a conhecer os instrumentos e mostrámos que os mesmos estão acessíveis, desde que haja vontade e dedicação, para a sua aprendizagem e execução.

Alunos participantes:

1 - Beatriz Marques 9º C - Canção Vocês sabem lá – Acompanhamento com teclado

2 - Margarida Antunes 8º A - Canção Eu Sei – Play back musical

3 - Inês Santos 6º A – Clarinete Divertimento - Acompanhamento de Violino e Guitarra e Metalofone

4 - Bruna Lino 6º B – Acordeão 2 Valsas - solo

5 - Diogo Gonçalves 9º C e José Gabriel 9º B - Gaita de Foles Pasodoble Português - Acompanhamento de Concertina e Percussão; Saia da Carolina - Acompanhamento de Piano e Percussão

6 - Mafalda Roque 7º C – Flauta Alecrim – Acompanhamento de Flauta, Guitarra e Violino

7 – Convidado - Alfredo Cunha – Violino Viva España e Fado do Estudante - Acompanhamento de Guitarra

8 - Clube Bué D’Artes - Canção Music

9 - Tiago Santos 9º C – Bateria; Rui Antunes CEF Inf – Baixo Elétrico -  Woman no Cry - Acompanhamento com teclado, guitarra e violino.

 Os professores de Ed. Musical, Natércia Silva e Pinto Gonçalves, asseguraram a logística e o acompanhamento das peças ao piano, guitarra, concertina, flauta e melatofone.

A Apresentação decorreu no espaço multiusos da escola, durante o intervalo da manhã, entre as 9:45h e as 10:30h, com muita participação por parte de alunos, professores e funcionários que aplaudiram calorosamente os nossos artistas.

Para além disso, durante o dia a APVM TV, realizou uma emissão com programas relacionados com a música, como um vídeo com fotos de instrumentos musicais e alguns concertos.

Partilhamos aqui um vídeo com imagens do evento:

Turma Verde de 2010/2011

por Prof.ING Helena Narciso -

Na sequência do Projecto Brigada Verde, realizaram-se várias actividades no âmbito da Educação Ambiental. Realça-se a participação ativa de todas as turmas da escola, incluindo o 1ºciclo. De acordo com o que foi estipulado em regulamento próprio, a turma que somou mais pontos foi o 8ºA do ano lectivo 2010- 2011. O prémio será atribuído brevemente.

CEF de Cozinha - 2º Ano - XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL - APVM distinguido com Menção Honrosa

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

XVI FEIRA DO ARROZ DOCE - PAÚL

APVM distinguido com Menção Honrosa

Os alunos da Turma do CEF de Cozinha - 2º Ano, mesmo estando em período de férias disponibilizaram o seu tempo livre para participar na XVI FEIRA DO ARROZ DOCE, a qual se realizou na Paúl, no passado fim-de-semana.

Acompanhados pela professora Sílvia Santos, introduziram novidades no certame: fazer o arroz doce no momento, sendo servido ainda quentinho e confeccionar diferentes tipos de Arroz Doce: à Portuguesa, de Côco, de Chocolate, e Sem Ovos.

A iniciativa teve grande adesão do público tendo o Agrupamento servido cerca de 450 taças de Arroz Doce.

Como não poderia deixar de ser, os nossos alunos participaram também no concurso, tendo sido incluídos na difícil categoria dos Restaurantes. Foi com todo o mérito que, entre 12 concorrentes, o Arroz Doce à Portuguesa confeccionado pelos nossos alunos e pela nossa professora, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

A todos estes alunos e à professora, pela sua disponibilidade e boa disposição, pela sua perseverança e competência, os nossos sinceros PARABÉNS!

É um orgulho ser representado assim ... Bem Hajam!

Vê aqui as fotos do evento

Concurso Logótipo Óleão - Vencedora: Joana Dias 8ºA

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Concurso Logótipo Oleão

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No âmbito do Programa Eco-escolas foi lançado o concurso “ Logotipo para o Oleão”. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica, por alunos da turma 8º A, sob a supervisão da professora Margarida Silva.

O vencedor foi a Joana Miranda Dias.

p Joana!

AQUI todos os trabalhos!

Laboratório Aberto - 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Laboratório Aberto

08/06/2011

No passado dia 8 de Junho realizou-se na nossa escola o Laboratório Aberto, integrado no dia do 4º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram as turmas 8º A, 9º A e 9º C, que monitorizaram a actividade com os mais pequenos.

É de salientar que estes alunos participaram de forma muito activa e empenhada, pelo que os professores envolvidos nesta actividade agradecem a sua colaboração.

As fotos da actividade AQUI!

XXII Festa da Criança - Oeste Infantil

por Utilizador apagado -

Decorreu no espaço da Expotorres, mais uma “Grande Festa da Criança – Oeste Infantil”, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração de Agrupamentos de Escolas do concelho e de outras Instituições civis e militares.

Este ano o tema aglutinador do certame foi "Volta a Portugal" e o do nosso agrupamento “O Pomar do Sr. Rocha”, já que pudemos nele assumir o papel de agricultor e apanhar as tão deliciosas pêras rocha pelo “pomar”. No final, era inclusive possível saborear esta famosa fruta e receber uma das várias receitas possíveis de confeccionar com pêra – “Gelado de pêra”.

O Grupo de Trabalho responsável pela Actividade Oeste Infantil do nosso Agrupamento, dinamizador do evento, agradece a colaboração de todos os que nela participaram e colaboraram (alunos, docentes, não docentes e empresas – Campotec, Ferpal, Novodia).

[vê as fotos aqui]

Parceria CEF_Coz_1 e Agrupamento de Escolas de Campelos

por Utilizador apagado -
No dia 16 de Junho de 2011, os alunos do Curso de Cozinha 1, deslocaram-se à sede da Associação de Campelos para consolidação da parceria realizada entre os alunos do 7º ano de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Campelos e o CEF de Cozinha 1 do nosso agrupamento. Os alunos do 7º ano de Artes Visuais projectaram e executaram maquetas de bolos para eventos e os nossos alunos confeccionaram o bolo vencedor.

Estamos todos de parabéns pela iniciativa que foi muito apreciada pela comunidade educativa de Campelos. Parabéns aos nossos alunos e à Chef Sílvia que, mais uma vez, coordenou com grande entusiasmo toda a equipa.

Bem hajam e boas férias CC1.

A Presidente da CAP
Teresa Carmo

Desporto Escolar - Andebol de Praia

por Utilizador apagado -
Praia de Sta Rita
08 Junho 2011 

Mais uma vez os grupos-equipa de Andebol terminaram as suas actividades com um grande convívio de andebol na praia de Sta Rita. 

Estiveram presentes 7 escolas, divididas por 3 campos e cerca de 160 alunos, que se divertiram imenso praticando uma variante do andebol, que nesta altura do ano anima imensas praias do país. 

No final houve a “banhoca” da ordem e um almoço volante bastante reconfortante. 

A todos um bom ano desportivo e académico.