Natação: Encontro Nacional de Escolas do Oeste - Piscina Municipal de Caldas da Rainha. Os alunos do APVM estão de Parabéns pelos excelentes resultados obtidos!

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

NATAÇÃO - Encontro de Escolas do Oeste
Piscina Municipal de Caldas da Rainha

Segunda Feira, 20 de Abril de 2009 - 9:30 às 13:30














O Encontro de Escolas do Oeste, junta todos os anos os alunos da zona Oeste que praticam Natação no âmbito do Desporto Escolar.
São seleccionados os melhores 8 tempos de cada escalão/sexo, os quais disputarão uma final em cada prova prevista no programa.
A nossa escola foi representada por 8 alunos em 13 provas, os quais nadaram muito bem, tendo subido 10 vezes ao Pódio.

PARABÉNS ....e continuação de boas braçadas!


Nome

Ano

Turma

Escalão

Gén

25 metros

50 metros

100 metros

Tempo
Apuram

Tempo
Prova

Classificação


Pedro Ferreira

D

Inf B

M

Mariposa



00:25,1

0:23,89


Kevin Rocha

B

Inf B

M

Mariposa



0:42,62

0:37,98


Carolina Francisco

B

Inf A

F


Bruços


01:02,0

1:09,11


José Figueiredo

B

Inf B

M


Bruços


01:15,7

1:16,58


Bruno Martins

A

Inf B

M


Bruços


1:09,10

1:02,33


Diogo Cunha

A

Inic

M


Bruços


00:46,2

0:41,89


Margarida Antunes

B

Inf A

F


Costas


01:02,3

0:58,28


André Meneses

B

Inf A

M


Costas


01:08,8

1:09,73


Carolina Francisco

B

Inf A

F


Livres


00:48,3

0:51,11


Kevin Rocha

B

Inf B

M


Livres


0:58,62

1:03,87

Área de Projecto do 9A - CIVISMO

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Aqui fica mais um trabalho desenvolvido pelos alunos na Área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Desta vez, o trabalho alusivo ao tema "CIVISMO", foi elaborado pela turma A do 9º ano.

Para além da apresentação feita em powerpoint, deixamos aqui, também em anexo, os questionários elaborados por estes alunos e aplicados à população escolar, nomeadamente, a alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade.

clica aqui, para acederes à apresentação powerpoint

clica aqui para veres o inquérito aplicado.

Workshop "Alimentação Saudável"

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -
saúde


Inserido no Projecto
Torres Vedras Saudável do Plano de Desenvolvimento em Saúde 2008-2010 e ao qual o nosso Agrupamento aderiu
, realizou-se no passado dia 20 de Março, pelas 21 horas, na sede do nosso Agrupamento, o Workshop subordinado ao tema "Alimentação Saudável", para o qual foram convidados os encarregados de educação dos nossos alunos.

Embora esta iniciativa tenha recebido pouca adesão por parte da maioria dos encarregados de educação, os que estiveram presentes consideraram ser de grande utilidade a promoção destas acções de sensibilização, tendo em conta a necessidade premente de promover hábitos de alimentação saudáveis junto das crianças e jovens.


Está aberto até ao dia 31 de Maio um concurso fotográfico sobre o Programa Europeu “Leite nas Escolas”.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

O Programa Europeu "Leite nas Escolas" é um projecto que proporciona subsídios às escolas e outros estabelecimentos educacionais, para que possam providenciar leite e produtos lácteos seleccionados aos seus alunos.

Com base neste programa, foi lançado um Concurso Fotográfico "Milk, drink it up" para que as crianças e os jovens possam demonstrar através da fotografia, o quanto gostam de leite.

O desafio destina-se a alunos de Escolas do 1º Ciclo a Secundárias, pertencentes à União Europeia, que não tenham mais de 20 anos, e cada estudante pode concorrer no máximo com duas fotografias.

Para participar apenas tem de preencher um Formulário de Inscrição disponível online.

Data limite de entrega dos trabalhos – Até 31 de Maiode 2009

Para outras informações sobre o concurso deverão consultar o site:

http://drinkitup.europa.eu/index.php?id=3&L=16

Polónia

por Prof.GEO Ana Caldeira -
POLÓNIA

p

Data de adesão: 2004

Capital: Varsóvia
Superfície: 312 685 Km2
Língua: Polaco
Religião: Cristã (95% de católicos)
Moeda: Zloty (PLN)
____________________________________________________________

Território
A Polónia faz fronteira com vários países da Europa: a nordeste com a Lituânia e com a Rússia, a este com a Bielorrússia, a sudeste com a Ucrânia e com a Eslováquia, a sul com a República Checa e a oeste com a Alemanha. A norte a Polónia é banhada pelo Mar Báltico. O terreno é basicamente plano em grande parte do país, mas o sul, principalmente junto à fronteira com a República Checa e a Eslováquia é muito montanhoso.

População
A população da Polónia é bastante homogénea, 98% dos seus habitantes são de etnia polaca. Existem apenas pequenas minorias como os alemães (1,3% da população), ucranianos (0,6%) e bielorrussos (0,5%). A população está relativamente bem distribuída por todo o território, sendo o sul a parte menos povoada.

Economia
A Polónia possuí muitos recursos naturais, nomeadamente carvão, cobre, zinco, ferro e algumas reservas de petróleo e gás natural. O sectores metalúrgico, aço, químico e têxtil são os mais importantes na economia polaca, bem como o sector alimentar e a pecuária.


 

Holanda

por Prof.GEO Ana Caldeira -

HOLANDA

h


Membro Fundador da U.E.

Capital: Amesterdão
Sede do Governo: Haia
Superfície: 41.526 km2
Língua: Neerlandês (Holandês), frísio, inglês e alemão
Religião: Cristã (40% católicos romanos, 34% protestantes)
Moeda: EURO

_______________________________________________________________

Território
Estado da Europa Ocidental, banhado pelo Mar do Norte, confrontando com a Alemanha e a Bélgica. Com uma superfície de 41.526 km2, as suas características topográficas e hidrográficas (grande parte da superfície do país está abaixo do nível do mar), assim como a instabilidade do litoral, levaram à realização ao longo dos séculos de gigantescos trabalhos de preservação e de conquista de novas terras através da construção de diques, secagem e saneamento de lagos e pântanos que deram origem aos polders, terrenos conquistados aos mares. Trata-se de um país quase plano onde apenas as regiões do sudeste apresentam montes e colinas. Os Países Baixos são, popularmente, denominados Holanda, que na verdade corresponde a duas das suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul.

Economia
A posição central dos Países Baixos contribuiu para a internacionalização da sua economia. Assim, o comércio e os transportes são dois dos sectores mais importantes. Este país possui uma das maiores marinhas mercantes do Mundo, apoiada por dois grandes portos: Roterdão e Amesterdão. Dispõe de indústrias de transformação muito diversificadas: siderurgia, mecânica, estaleiros navais, produtos eléctricos (Philips), química (Unilever e outras), alimentar e do tabaco. A exploração de petróleo e de gás natural reveste-se igualmente de importância económica significativa.
A agricultura é intensiva e de alto rendimento, destacando-se as produções de trigo, beterraba, cevada, aveia e batata. A floricultura e a horticultura constituem grandes fontes de riqueza, exportando grandes quantidades de flores e legumes. A criação de gado, particularmente nos sectores bovino, suíno e de aves, tem também importância na economia do país.


 

Proposta de Regulamento Interno

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -


Enquanto Presidente do Conselho Geral Transitório, órgão que têm a competência para aprovar o Regulamento interno, envio a Proposta de Regulamento Interno elaborada pela Comissão que foi criada no âmbito do órgão referido.

Todas as contribuições serão bem recebidas e podem ser enviadas para o email criado para este efeito:

A participação nesta discussão é aberta a toda a Comunidade Educativa. Assim, cada um, a titulo individual, pode e deve contribuir para enriquecer este documento que é da máxima importância para vida do Agrupamento.


Ficamos a aguardar os vossos contributos!
Obrigado!
Pinto Gonçalves

Dinamarca

por Prof.GEO Ana Caldeira -
DINAMARCA

d

Data de Adesão: 1973

Capital: Copenhaga (K||øbenhavn)
Superfície: 43.080 km2
Língua: Dinamarquês
Religião: Cristã (luterana evangélica)
Moeda: Coroa (não aderiu à moeda única)

_______________________________________________________________

Território

Quase uma ilha situada no Norte da Europa, a Dinamarca tem uma superfície de 43.080 km2 e faz fronteira a sul com a Alemanha. O seu litoral, com os seus 7.400 km é banhado a oeste e a norte pelo Mar do Norte e a este pelo Mar Báltico. A Dinamarca é constituída pela Península da Jutlândia e mais de 400 ilhas. Este país engloba duas regiões autónomas que não fazem parte da União Europeia – a Gronelândia e as Ilhas Feroé.

População

Cerca de 70% da população vive nas zonas urbanas e a capital, Copenhaga, tem 1 milhão de habitantes. Dos 189.000 estrangeiros residentes, cerca de 20% são oriundos de países comunitários, principalmente da Alemanha e do Reino Unido.

Economia

Tradicionalmente vista como um dos principais países agrícolas do mundo, a Dinamarca conta com uma agricultura modernizada e a sua indústria agro-alimentar é muito desenvolvida, destacando-se entre os principais produtos os queijos, as cervejas e o bacon. A pesca desempenha igualmente um papel importante na economia do país, ocupando um lugar de destaque a nível europeu. A Dinamarca dispõe igualmente de uma indústria moderna, destacando-se a diversidade das indústrias químicas: da petroquímica à indústria farmacêutica. No sector dos brinquedos o Lego é mundialmente conhecido, tal como são os móveis, os artigos de decoração e os equipamentos electrónicos. O turismo constitui também uma fonte de receitas considerável. Revestem-se de importância crescente para a economia do país os seus jazigos de petróleo e de gás natural no litoral e no Mar do Norte.


 

Visita de Estudo a França - O grupo de professoras de Francês do APVM promoveu uma visita de estudo a França entre os dias 21 e 27 de Março, destinada aos alunos que frequentam a disciplina de Francês no nosso Agrupamento.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

VISITA DE ESTUDO A FRANÇA





O grupo de professoras de Francês do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias promoveu uma visita de estudo a França, com o objectivo de enriquecer os alunos participantes, não só a nível cultural e linguístico mas também a nível pessoal e humano.

Esta visita realizou-se no final do 2º período, entre os dias 21 e 27 de Março de 2009 e destinou-se a alunos que frequentam a disciplina de Francês.



O programa foi o seguinte:

  • 1º dia - Val de Loire - Castelo de Chambord e Catedral de Chartres;

  • 2º dia - Paris: Catedral de Notre Dame, Museu do Louvre, subida à Torre Eiffel, passeio em “Bateau Mouche” e passeio em autocarro pelos Champs Elysées, Arc du Triomphe…;
  • 4º dia – Museu d’Orsay, Basilique du Sacré Coeur e passeio a pé por Montmartre;
  • 5º dia – Poitiers – Visita ao Futuroscope e Espectáculo “La Forêt des Rêves”.

A visita decorreu de acordo com o planeado e contou com a animação de todos os participantes.


Apesar de bastante cansativa, tratou-se, sem dúvida, de uma experiência bastante enriquecedora e inesquecível.


Obrigado a todos!

As professoras de Francês



Para veres as fotos, clica em cada um dos dias indicados no programa.


animação! diversão! determinação!

 

e ...


... exaustão!



"Escola entra em casa”: projecto da EBI Padre Vítor Melícias aceite no Concursos de Ideias da 7.ª Edição do prémio “Ciência na escola” da Fundação Ilídio Pinho 2008/2009.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -


Escola entra em casa



No âmbito do Concurso de Ideias da 7.ª Edição do prémio “Ciência na escola” da Fundação Ilídio Pinho 2008/2009, a EBI Padre Vítor Melícias concorreu com o projecto “Escola entra em casa” tendo sido uma das escolas seleccionada.


São responsáveis pelo projecto os Professores Bruno Ribeiro, Artur Jorge e Renata Carvalho.


Este projecto visa envolver os pais e encarregados de educação das turmas C do 5.º ano e B do 8.º ano no processo de aprendizagem dos seus educando de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das mesmas.


Recorrendo às tecnologias e envolvendo a Matemática, uma das áreas curriculares com maior insucesso, os professores, os alunos, os pais e encarregados de educação pretende-se:


  • Produzir recursos para o moodle e disponibilizá-los na plataforma da escola, para que haja uma maior flexibilidade de utilização e interactividade por parte de todos os intervenientes no projecto;
  • Fomentar o trabalho cooperativo e de inter-ajuda entre professores/alunos e pais/educandos. Envolver os pais na aprendizagem dos seus educandos apoiando-os em métodos e técnicas de estudo tendo como suporte a plataforma da escola e todos os recursos produzidos;
  • Despertar a curiosidade científica acerca da Matemática;

Com este projecto os professores pretendem produzir fichas de trabalho auto-correctivas, pequenos vídeos explicativos, etc. que colocarão na plataforma moodle da escola, para que pais e alunos possam ter acesso em casa a qualquer hora/dia. Em casa os pais devem apoiar os seus educandos na revisão de algumas matérias, através dos recursos disponibilizados.



mat


Passeio Pedrestre: A nossa escola esteve presente em mais um Raid Pedestre organizado pela Escola Secundária de Madeira Torres. Participaram cerca de 14 professores e 100 alunos. Parabéns a todos os que entusiasticamente participaram na iniciativa!

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

PASSEIO PEDESTRE


clica aqui, para veres as restantes fotos



Integrado nas actividades de final de período, na 4ª feira, dia 25 de Março de 2009, a nossa escola participou no Raid Pedestre, organizado pela Escola Secundária Madeira Torres.

Participaram cerca de 14 professores e 100 alunos desde o 5º ao 9º ano de escolaridade. A saída aconteceu por volta das 9h45m, tendo o passeio decorrido a bom ritmo de passada. O percurso, numa distância aproximada 13 Km e com algumas subidas e descidas bastante acentuadas, desde a saída da EBI, dirigiu-se para Casal de Vale de Canas, Casal Bombarda até à Quinta Velha, em Paio Correia. Com uma curta paragem para almoço, o retorno iniciou-se em direcção à Boavista-Olheiros, tendo terminado por volta das 13h30m.

PARABÉNS A TODOS … PORQUE TODOS CHEGARAM AO FIM!

Parabéns àqueles que pensavam que não conseguiam fazer um passeio assim … com tantas subidas e descidas!

Parabéns àqueles que ajudaram a manter o grupo unido!

Parabéns àqueles que, sem se queixarem, foram firmes e persistentes!

Parabéns àqueles que caíram, se levantaram e continuaram!

Parabéns àqueles que souberam esperar … !

Parabéns àqueles que “teimosamente” acompanharam o grupo de frente!

Parabéns àqueles que cumpriram as regras e orientações!

Parabéns àqueles que mesmo com bolhas nos pés …

continuaram até ao fim!

Parabéns àqueles que souberam ajudar e incentivar os companheiros!

Parabéns àqueles que não desistiram, e que mesmo cansados e doridos, terminaram o percurso!

Parabéns ao AFONSO!

Parabéns a todos nós … que fizemos algo que nem sonhávamos!

Afinal … SOMOS CAPAZES!

Acantonamento 2009 de EMRC

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
Nos dias 27 e 28 de Fevereiro os alunos de EMRC da E.B. Pe. Vítor Melícias, participaram em conjunto com os da Madeira Torres, num Acantonamento no Sr. Bom Jesus do Carvalhal.
Durante o evento tiveram oportunidade de realizar diversas actividades sendo de destacar, pelo seu entusiasmo e empenho, o Peddy-paper e o Karaoke.

[+] Vê as fotos aqui

Abertura do procedimento concursal para eleição do Director do Agrupamento PVM.

por Prof.GEO Artur Jorge Santos -
Em reunião ordinária realizada no passado dia 19 de Março, deliberou o Conselho Geral Transitório dar início ao Procedimento Concursal para a Eleição do Director.
Para tal elaborou o Regulamento que aqui se publica, bem como a Ficha de Candidatura.

Ambos podem ser acedidos a partir da Plataforma Moodle ou pedidos na Secretaria da Escola Sede do Agrupamento.
O concurso decorrerá nos 10 dias úteis após publicação em Diário da República.

[+] Todas as informações aqui

Dia do Pai: O JI/CAIC de Boavista convidou os pais a desfrutarem uns momentos com os seus filhos no dia 19 de Março. A manhã foi vivida com grande entusiasmo por parte de pais e filhos.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -
O JI/CAIC de Boavista convidou os pais a desfrutarem uns momentos com os seus filhos no dia 19 de Março, Dia do Pai
A manhã foi vivida com grande entusiasmo por parte de pais e filhos.
A equipa de JI/CAIC agradece aos pais participantes os momentos inesquecíveis que proporcionaram aos seus filhos.

Visita de Estudo: os alunos do 9º ano deslocaram-se a Lisboa, ao Museu da Electricidade e ao Museu da Presidência da República, no âmbito das disciplinas de História, Ciências Físico-Químicas e Educação Tecnológica.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Visita de Estudo

No passado dia 12 de Março de 2009, os alunos do 9º ano deslocaram-se a Lisboa, em visita de estudo, no âmbito das disciplinas de História, Ciências Físico-Químicas e Educação Tecnológica, acompanhados pelos professores Engrácia Prazeres, Fernando Valério e Maria José Faria.

De manhã visitaram o Museu da Electricidade e o Museu da Presidência da República e, pela tarde, o Pavilhão do Conhecimento.

No Museu da Electricidade ficaram a conhecer um pouco mais sobre como no século XX se produzia a energia eléctrica que alimentava a cidade de Lisboa, os processos e mecanismos utilizados e as condições de trabalho na central eléctrica.

Visitaram, seguidamente, o Museu da Presidência da República, onde se inteiraram sobre um pouco da história de todos os presidentes da república portuguesa até à data.

Por fim, no Pavilhão do Conhecimento, realizaram livremente várias experiências propostas.

Foi um dia agradável de convívio e aprendizagem.

Daniela Rodrigues – 9º B

Dia Internacional para a Descriminação Racial em todo o mundo: Assinala-se a 21 de Março com a presença da Dra. Ana Miguel na nossa escola, para um encontro com um grupo de alunos.

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -

Comemora-se a 21 de Março o Dia Internacional para a Eliminação da Descriminação Racial em todo o mundo.


Para assinalar esta data e reflectir sobre atitudes, preconceitos e actos racistas, deslocar-se-á nesse dia à nossa escola a Dra. Ana Maria Miguel, para um encontro com um grupo restrito de alunos de etnia cigana.


Ilustração e animação de histórias: Os alunos da EB1 da Boavista e o seu professor Filipe Rodrigues ilustraram e animaram mais um conto tradicional - O Gato das Botas. Parabéns e continuação do bom trabalho!

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -
O gato das Botas

No âmbito da formação PNEP, o professor Filipe Rodrigues e os seus alunos ilustraram e animaram mais um conto tradicional: O Gato das Botas.

Parabéns por mais um trabalho muito engraçado!

Área de Projecto 7ºB: Adaptação de contos tradicionais e representação para os meninos do Jardim de Infância da Boavista Olheiros que muito apreciaram. Parabéns pela iniciativa

por Utilizador apagado -
A turma B do 7º ano de escolaridade dinamizou, no âmbito da Área de Projecto, com a preciosa colaboração do Centro de Recursos, uma actividade de adaptação ao teatro dos contos «Capuchinho Vermelho» e «O Coelhinho Branco e a Formiga Rabiga».

No passado dia 17 de Fevereiro, os alunos fizeram a sua representação para os meninos do Jardim de Infância da Boavista Olheiros que muito apreciaram.

Parabéns pela iniciativa!


(Editado por Prof.DT8ºC Anabela Caldeira Reis em Terça, 17 Março 2009, 14:37)

NOITE DE FADOS: Realizar-se-á no próximo dia 27 de Março, pelas 22h mais uma edição da Noite de Fados no APVM. Inscreva-se!

por ex-Prof.POR Anabela Azevedo -



INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI!

Se não está inscrito nesta plataforma Moodle, bastará escolher a opção RESPONDER e enviar para este fórum o seu nome e número de acompanhantes, ou, em alternativa, ligar para um dos números de telefone indicados no cartaz.


Cartaz do Evento
cartz